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    dúvida motor 4 cil . Empty dúvida motor 4 cil .

    Mensagem por midobar Ter 25 Ago - 10:16:47

    Olá galera opaleira , a dúvida é a seguinte : o meu opala está na fase final da tapeçaria e ele é 4 cil. original a gasolina mas o motor está rajando bastante , até pensei na possibilidade de trocar o motor por um 6 cil. "( por isso que quando restaurei ele não mexi no motor porque estava na dúvida se retificava esse ou colocava 6 cil ,somente pintei o motor e montei até decidir ) "mas andei vendo e pesquisando aqui no forum que é meio complicado e também teria um gasto elevado além de que já fiz toda nova a parte de suspenção e freio , aí pra por o 6 cil. teria que trocar tudo novamente né, além disso aqui na minha cidade os mecanicos me desanimaram e colocam um monte de obstáculos e tal, o que eu estou pensando em fazer é comprar um motor dos opalas mais modernos 4 cil.original a álcool e colocar , ou será que compensaria retificar o meu e já passar ele a álcool ,esses motor de opala a álcool funcionam bem? o que vocês me aconselham ,conto com todos os entendidos do assunto aí para me esclarecer mais essa dúvida, desde já agradeço pela ajuda , até mais.
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    dúvida motor 4 cil . Empty Re: dúvida motor 4 cil .

    Mensagem por Giovani Parra Ter 25 Ago - 10:20:23

    Fala parcero, blza???
    então cara, se fosse eu, retificaria o seu e transformaria a álcool e ainda dava uma apimentada no bixinho...
    meu carro antes de fazer a mudança de motor era 4cil álcool original, anda bem e é econômico dentro dos padrões opala...
    Se vc fizer o conversão como manda o figurino, trocando pistões, taxando pro álcool, etc, vai ter um ótimo motor nas mãos, além de saber exatamente como ele está, sem grilos e medos do motor te deixar na mão...

    Abraços


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    dúvida motor 4 cil . Empty Re: dúvida motor 4 cil .

    Mensagem por Xann Ter 25 Ago - 12:37:57

    Tb penso igual, fica com seu motor, até mesmo pq é original do seu carro, já tá nos docs etc, ou passa pra 6cc ou faz o seu mesmo e dê uma pimentada como disse o Gio.

    O problema da conversão pro álcool é que os caras passam e deixam taxa da gasosa aí vira uma porcar**, então já que vai abrir e trocar pistões já coloca do álcool mais taxa e seja feliz OKK


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    Mensagem por opaleiro_bva Ter 25 Ago - 14:46:30

    tbm digo o mesmo que os amigos acima, retifica o teu motor, e já converte a alcool, taxa, pistões, coletor aquecido, etc... um bom carburador (tipo o H34) já da um resultado ótimo!!! ainda mais se o teu é gasolina original, com o comando do gasolina (não troque o seu comando) e motor a álcool taxadinho e tal, fica bem fortinho, bom de andar e com potência podendo ser extraída até na casa dos 4800 a 5000 RPM.
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    Mensagem por midobar Ter 25 Ago - 15:13:01

    Mas se for fazer a retifica para a álcool esse motor meu fica bom ? é só trocar os pistões e taxar pro álcool e mudar a carburação e o resto do motor é tudo igual aos mais modernos? tenho que trocar o tanque de combustivel por ele ser de lata? valeu até mais .
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    dúvida motor 4 cil . Empty Re: dúvida motor 4 cil .

    Mensagem por tabarbosa Ter 25 Ago - 15:14:14

    se fosse para manter um 4cil eu compraria um motor usado.
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    Mensagem por opaleiro_bva Ter 25 Ago - 15:37:35

    midobar escreveu:Mas se for fazer a retifica para a álcool esse motor meu fica bom ? é só trocar os pistões e taxar pro álcool e mudar a carburação e o resto do motor é tudo igual aos mais modernos? tenho que trocar o tanque de combustivel por ele ser de lata? valeu até mais .
    sem dúvida, fica bom sim, desde que vc arrume um mecânico de confiança, experiente em retífica não tem erro, tbm utilize peças de qualidade, marcas renomadas, se for passar pra alcool, o cabeçote vai pra uma retífica, entao escolha uma que tenha máquinas modernas, que tenha tradição no mercado entende, uma retífica bem feita tem muita durabilidade, depois é só regular bem certinho, que não tem erro! tanque de lata tem que lavar ele muito bem lavado, e olhar se tem ferrugem, se tiver, é melhor trocar sim.
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    Mensagem por Giovani Parra Ter 25 Ago - 15:40:07

    Brother, fica bom sim...
    o tanque pode usar o mesmo, acho q não tem diferença, o meu é álcool e é de lata...

    Abraços


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    Mensagem por MALAKA_OPALA82 Ter 25 Ago - 16:09:23

    Opa ,,,,, a minha opniao é a seguinte ,, manda retifica esse motor rapaz ,,,, como os amigos a falaram ,, vc vai saber exatamente como ele esta ... e eu como usuário do 4cc a mas de 3 anos não tenho oq reclama ,,,,
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    Mensagem por Tiozinho do Rock Ter 25 Ago - 18:10:54

    Tava na mesma dúvida no meu... aí vi o quanto tem que mexer para passar pro 6cc que desisti antes de começar..hehehe. No meu 4cc fiz como os amigos falaram acima e dei uma apimentada.. rsrs: rebaixei o cabeçote aumentando a taxa (11:1), troquei os pistões pelos de cabeça plana na medida de 0,040",troquei o comando por um isky 278, tuchos mecânicos, aproveitei que mexi no cabeçote e mandei polir os dutos e troquei as válvulas de admissão por umas maiores (da blazer),coloquei uma weber 40 e um dimensionado 4x2. Aproveita que vai abrir o motor e troca a gaxeta pelo retentor bi partido, muiiiiiiiito melhor. Não é um 6cc mais vai ficar bem esperto (estimado 140-150cv).abs
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    Mensagem por opaleiro_bva Ter 25 Ago - 18:35:33

    boa essa configuração Léo, mas akela que eu citei acima, tbm não é ruim, até pq nao fica mto bebum o carro, e rodando com uma boa taxa no alcool, um bura bom, pode ser até o H34 bem regulado, com escape 4x2, comando do gasolina, bobina, cabos distribuição tudo certinho, eu acredito que chegue a uns 110 a 120CVs
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    Mensagem por Tiozinho do Rock Ter 25 Ago - 18:44:36

    concordo com vc Bva, no meu caso o carro é só para fds, então não tô muito preocupado com o consumo, vou rodar na gasolina, passei para ignição eletronica e bobina e cabos da accel. Acho que se conseguir uma afinação boa vai ficar legal...
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    Mensagem por opaleiro_bva Ter 25 Ago - 18:48:13

    sem dúvida Léo, eu tenho um 4cil. tbm alcool original, mas com comando a gasolina, e H34, e vai mto bem mesmo!!! apesar de estar parado a exatos 11 meses, (por estar em processo de restauração completa), mas qdo eu fiz o motor dele, antes de ir pro restauro, rodei uns 1000km com ele novo dava gosto de acelerar o 4trinho...rsrs
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    Mensagem por Tiozinho do Rock Ter 25 Ago - 19:00:40

    Verdade Bva, tenho um primo com um 4cc, 446, 4x1, taxado p/ alcool, bem acertadinho,rapaz... prá andar com ele tem que ser um 6cc bom, senão passa vergonha... hehehehe
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    Mensagem por Fogo Ter 25 Ago - 22:34:29

    leo65 escreveu:Tava na mesma dúvida no meu... aí vi o quanto tem que mexer para passar pro 6cc que desisti antes de começar..hehehe. No meu 4cc fiz como os amigos falaram acima e dei uma apimentada.. rsrs: rebaixei o cabeçote aumentando a taxa (11:1), troquei os pistões pelos de cabeça plana na medida de 0,040",troquei o comando por um isky 278, tuchos mecânicos, aproveitei que mexi no cabeçote e mandei polir os dutos e troquei as válvulas de admissão por umas maiores (da blazer),coloquei uma weber 40 e um dimensionado 4x2. Aproveita que vai abrir o motor e troca a gaxeta pelo retentor bi partido, muiiiiiiiito melhor. Não é um 6cc mais vai ficar bem esperto (estimado 140-150cv).abs

    Ai Leo ........parceiro eu não manjo muito d mecânica mas gostaria que vc me espricasse um pouco mais sobre esses numeros pq eu fico só boiando :?: tipo assim 4x2 (11.1) e por ai vai só pra mim ficar um pouco mais a par do assunto agradeço desde ja abraçussss :sunny:
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    Mensagem por gmleo Qua 26 Ago - 0:57:06

    Amigo, fogo, esses números que o meu chará postou são o seguinte, o 4x2 é o coletor de escape dimensionado, assim como o 4x1, o 6x2, entende?

    Quanto a 11:1 é a taxa de compressão, a original eu não me recordo ao certo de quanto que é, mas ele rebaixando o cabeçote, obteve uma taxa maior e assim ficando nos padrões de um motor a álcool, pois a taxa da gasolina é menor.

    Assim como o meu motor tava "adaptado" no álcool, apenas com carburador e velas trocadas, não rodava bem pois a taxa era taxa de gasolina, pistão pra rodar a gasolina.
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    Mensagem por midobar Qua 26 Ago - 8:06:53

    opaleiro_bva escreveu:tbm digo o mesmo que os amigos acima, retifica o teu motor, e já converte a alcool, taxa, pistões, coletor aquecido, etc... um bom carburador (tipo o H34) já da um resultado ótimo!!! ainda mais se o teu é gasolina original, com o comando do gasolina (não troque o seu comando) e motor a álcool taxadinho e tal, fica bem fortinho, bom de andar e com potência podendo ser extraída até na casa dos 4800 a 5000 RPM.

    Quanto que se gasta + ou - para faser ele inteiro nessa configuração que você citou , e mais esse carburador H34, e quanto ao câmbio eu posso deixar esse original clek clek 4 marchas mesmo ? me falaram que se colocar o câmbio de 5 marchas dos mais novos fica com melhor desempenho no motor 4 cil. isso procede ? desculpa aí galera por tantas perguntas é que esse negócio de mecânica eu não entendo muito não por isso conto com a ajuda de vocês bem mais experientes, valeu galera pela ajuda , até mais.até mais.
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    Mensagem por Giovani Parra Qua 26 Ago - 8:17:12

    midobar escreveu:
    opaleiro_bva escreveu:tbm digo o mesmo que os amigos acima, retifica o teu motor, e já converte a alcool, taxa, pistões, coletor aquecido, etc... um bom carburador (tipo o H34) já da um resultado ótimo!!! ainda mais se o teu é gasolina original, com o comando do gasolina (não troque o seu comando) e motor a álcool taxadinho e tal, fica bem fortinho, bom de andar e com potência podendo ser extraída até na casa dos 4800 a 5000 RPM.

    Quanto que se gasta + ou - para faser ele inteiro nessa configuração que você citou , e mais esse carburador H34, e quanto ao câmbio eu posso deixar esse original clek clek 4 marchas mesmo ? me falaram que se colocar o câmbio de 5 marchas dos mais novos fica com melhor desempenho no motor 4 cil. isso procede ? desculpa aí galera por tantas perguntas é que esse negócio de mecânica eu não entendo muito não por isso conto com a ajuda de vocês bem mais experientes, valeu galera pela ajuda , até mais.até mais.
    Eu creio que vai gastar em torno de uns 1200 reais pra fazer o motor inteiro...
    o câmbio eu deixaria o seu mesmo, pra colocar o 5 marchas vai ter que rasgar o túnel e não tem necessidade na minha opinião.

    Abraços


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    Mensagem por Fogo Qua 26 Ago - 9:58:57

    gmleo escreveu:Amigo, fogo, esses números que o meu chará postou são o seguinte, o 4x2 é o coletor de escape dimensionado, assim como o 4x1, o 6x2, entende?

    Quanto a 11:1 é a taxa de compressão, a original eu não me recordo ao certo de quanto que é, mas ele rebaixando o cabeçote, obteve uma taxa maior e assim ficando nos padrões de um motor a álcool, pois a taxa da gasolina é menor.


    Assim como o meu motor tava "adaptado" no álcool, apenas com carburador e velas trocadas, não rodava bem pois a taxa era taxa de gasolina, pistão pra rodar a gasolina.

    Valeu parceiro pelas dicas confesso que sou meio inexperiente no ramo mas vivendo e aprendendo
    brigado por enquanto ))0((
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    Mensagem por opaleiro_bva Qua 26 Ago - 15:30:56

    Giovani Parra escreveu:
    midobar escreveu:
    opaleiro_bva escreveu:tbm digo o mesmo que os amigos acima, retifica o teu motor, e já converte a alcool, taxa, pistões, coletor aquecido, etc... um bom carburador (tipo o H34) já da um resultado ótimo!!! ainda mais se o teu é gasolina original, com o comando do gasolina (não troque o seu comando) e motor a álcool taxadinho e tal, fica bem fortinho, bom de andar e com potência podendo ser extraída até na casa dos 4800 a 5000 RPM.

    Quanto que se gasta + ou - para faser ele inteiro nessa configuração que você citou , e mais esse carburador H34, e quanto ao câmbio eu posso deixar esse original clek clek 4 marchas mesmo ? me falaram que se colocar o câmbio de 5 marchas dos mais novos fica com melhor desempenho no motor 4 cil. isso procede ? desculpa aí galera por tantas perguntas é que esse negócio de mecânica eu não entendo muito não por isso conto com a ajuda de vocês bem mais experientes, valeu galera pela ajuda , até mais.até mais.
    Eu creio que vai gastar em torno de uns 1200 reais pra fazer o motor inteiro...
    o câmbio eu deixaria o seu mesmo, pra colocar o 5 marchas vai ter que rasgar o túnel e não tem necessidade na minha opinião.

    Abraços
    Certo o nosso amigo Parra, em torno desse valor mesmo, e tbm qto ao cambio, nao troque, esse 4M q vc tem, fica bom com essa configuração, ainda mais se vc usar o comando do gasolina, da pra esticar na casa dos 5000 RPM que ele responde bem!!
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    Mensagem por betodacaravan Qua 26 Ago - 17:38:18

    um motor 4 cil a alcool com 140, 150 cv da trabalho ate pra 6 cil original..

    faz o seu motor, fica joia.
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    dúvida motor 4 cil . Empty Re: dúvida motor 4 cil .

    Mensagem por Tiozinho do Rock Qua 26 Ago - 18:16:20

    Fogo escreveu:
    leo65 escreveu:Tava na mesma dúvida no meu... aí vi o quanto tem que mexer para passar pro 6cc que desisti antes de começar..hehehe. No meu 4cc fiz como os amigos falaram acima e dei uma apimentada.. rsrs: rebaixei o cabeçote aumentando a taxa (11:1), troquei os pistões pelos de cabeça plana na medida de 0,040",troquei o comando por um isky 278, tuchos mecânicos, aproveitei que mexi no cabeçote e mandei polir os dutos e troquei as válvulas de admissão por umas maiores (da blazer),coloquei uma weber 40 e um dimensionado 4x2. Aproveita que vai abrir o motor e troca a gaxeta pelo retentor bi partido, muiiiiiiiito melhor. Não é um 6cc mais vai ficar bem esperto (estimado 140-150cv).abs

    Ai Leo ........parceiro eu não manjo muito d mecânica mas gostaria que vc me espricasse um pouco mais sobre esses numeros pq eu fico só boiando Question tipo assim 4x2 (11.1) e por ai vai só pra mim ficar um pouco mais a par do assunto agradeço desde ja abraçussss sunny
    Aí Fogo, o gmleo já deixou bem explicadinho o que é.No caso do comando que estou usando (278x109x7,5) os números se referem á graduação(278), ao lobe center(109) e ao levante(7,5). Os pistões de 0,040" é a medida maior que encontrei (existem até 0,060")pois como meu motor é aspirado, quanto maior os pistões, melhor. As válvulas de admissão são de 49,5 mm, maiores que as originais, uma vez que o comando fica mais tempo aberto, as válvulas maiores permitem mais entrada da mistura, gerando assim mais potência.
    Agora o mais importante... esse espelho retrovisor do seu avatar é do palmeiras?? O Jason tá quase alcançando eles...hehehehe
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    Mensagem por gmleo Qui 27 Ago - 1:29:56

    Tô torcendo pra esse Jason ficar lá pra trás e esse retrovisor quebrar rs
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    Mensagem por Tiozinho do Rock Qui 27 Ago - 18:23:40

    gmleo escreveu:Tô torcendo pra esse Jason ficar lá pra trás e esse retrovisor quebrar rs
    Cuidado, hein...o Nenê é palmeirense, se ele descobrir que vc é corinthiano vai sapecar massa no seu carro...hehehehe
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    Mensagem por Fogo Qui 27 Ago - 22:08:18

    O Foda parceiros é q eu sou palmeirence só coloquei por causa da minha namorada que é são paulina mas pra mim significa q o são paulo está atras e nunca na nossa frente lol! dúvida motor 4 cil . 459730
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    Mensagem por gmleo Sex 28 Ago - 2:02:48

    Vixi Maria Léo, nem fala isso pra ele, sábadão vou com uma camisa verde só pra agradar rs
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    Mensagem por midobar Sex 28 Ago - 13:02:24

    Valeu galera pela ajuda de todos , logo vou decidir o que vou fazer .
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    Mensagem por Giovani Parra Sex 28 Ago - 13:11:57

    depois que decidir conta ae pra gente...

    Abraços


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    Mensagem por opaleiro_bva Sex 28 Ago - 15:27:54

    isso ae, posta ae o resultado pra gte ver como ficou..
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    Mensagem por Tiozinho do Rock Sex 28 Ago - 16:22:02

    Fogo escreveu:O Foda parceiros é q eu sou palmeirence só coloquei por causa da minha namorada que é são paulina mas pra mim significa q o são paulo está atras e nunca na nossa frente lol! dúvida motor 4 cil . 459730
    Garota de bom gosto futebolístico, já o gosto por namorado é meio fraquim...hahaha (brincadeirinha) OKK
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    Mensagem por Tiozinho do Rock Sex 28 Ago - 16:25:31

    gmleo escreveu:Vixi Maria Léo, nem fala isso pra ele, sábadão vou com uma camisa verde só pra agradar rs
    kkkkkkkkkk
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    Mensagem por midobar Dom 18 Out - 18:09:05

    E aí galera beleza! ainda estou naquele dilema de trocar o meu motor 4 cil. por um 6 cil, mas já estou ficando desanimando , conversei essa sexta-feira com o cara que faz a vitoria de veículos daqui da minha cidade e ele me disse que pra mudar de motor aqui está bem complicado e ainda tem que passar por uns testes lá no imetro , bom resumindo, acho que vou fazer o meu mesmo por já estar cadastrado no documento e tal e também pela suspenção que já fiz toda nova e que se for colocar 6 cil. teria que mudar tudo denovo , bom vamos ao que interesa .......como disse anteriormente o meu motor está rajando e já que vou retificar ele por eu não entender muito de motor quero saber de vocês como posso deixar o meu 4 cil. levemente apimentado como dizem aí, estava pensando em aspirar ele e também colocar um coletor 4x1 dizem que anda bem e o barulho fica muito bom ,mas eu quero algo bem leve mesmo e também sem exageros de $$$$, eu uso o carro somente em fins de semanas para dar umas voltinhas e vou deixar na gasolina mesmo, e aí o que me sugerem ? estou aguardando a ajuda de vocês para decidir o progeto, valeu galera até mais , obrigado.
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    Mensagem por gmleo Dom 18 Out - 23:21:54

    receita básica cara, dá uma taxadinha e dá-lhe 446, quanto ao coletor, daí cai no dilema de 4x1, 4x2, 4x2x1...
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    Mensagem por Leandro Pine Seg 26 Out - 19:24:44

    gmleo escreveu:receita básica cara, dá uma taxadinha e dá-lhe 446, quanto ao coletor, daí cai no dilema de 4x1, 4x2, 4x2x1...

    galera!! aproveitando o topico!!

    estou montando um opala 4 cil, motor original a gasolina, to fazendo retifica pra rodar no alcool com pistao a alcool, taxado... H34, comando 272 112 7,5, bobina de MI, igniçao e queria saber qual escape fica mais legal!!
    qual fica com o ronco mais legal? qual tem melhor desempenho?? 4x1? 4x2? 4x2x1? abraços
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    Mensagem por rogerioh Ter 27 Out - 18:03:57

    e ai galera.....

    tmbm começei hoje a fazer meu motor 4trinho.....

    o motor é ano 91 a gasolina e vou dar uma pequena apimentada nele, pra colocar na minha caravan...4m clek-clek...


    minha configuração que pretendo colocar é:

    * rebaixar cabeçote em 0,7mm
    * carburador 3E, mecanico
    * mudar um pouco o angulo das valvulas
    * comando 282º Indeco
    * Pistões chatos (alcool)
    * polir o coletor
    * polir as entradas


    e ai pessoal, o que me dizem...so meio inexperinte, preciso de dicas também....

    sera q vai para uns 120cv com essa preparação acima?????

    sera q vai ter risco de quebras????

    aguardo respostas amigos.....

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