Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 EmptyHoje à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 EmptyHoje à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 EmptyHoje à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 EmptyHoje à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 EmptyHoje à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

» CATÁLOGO DE CORES
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 EmptyTer 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 EmptySeg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos

Quem está conectado?

184 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 183 visitantes :: 1 motor de busca

Goettens


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15340)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Bar_right 

+28
Christian brinquedo
Marcos Adriano
Rodrigo Ramalho
genilson
Wagner Botelho
Sergio Rocha
FelipeSebben
felipeleox
luizgugelmin@hotmail.com
adpachec
Gustavo Godoy
PTGSA
rafael genezelli
renangandini
eduardobezera
Paulo Corso
Pedro Malta
Buke_78 luxo
kdt_go
Wanderson G. Nunes
raphaelcaronti
Braga SC
betodacaravan
fontana
MALAKA_OPALA82
parra
Jean Bida
Bruno4100
32 participantes

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando


    FelipeSebben
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 63
    Data de inscrição : 19/03/2016

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por FelipeSebben Sáb 16 Abr - 13:20:51

    luizgugelmin@hotmail.com escreveu:junta ok
    montei um defletor e uma helice de 7 pas
    no transito muito intenso ele esquenta um pouco, na estrada ok..
    Está ai a tua resposta, como o PTGSA mencionou, verifica se essa hélice ai não esta invertida, pois se ele esquenta somente no transito intenso quer dizer que não está tendo refrigeração forçada o suficiente, de outro modo iria esquentar na estrada também.
    Verifica também o sensor de temperatura que pode estar com o grau termico incorreto.

    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 145
    Data de inscrição : 25/09/2015

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Sergio Rocha Sáb 16 Abr - 16:45:29

    Grande chance de ser radiador. É o que mais faz carro esquentar. A minha caravan era assim, até eu checar o radiador. Aparentemente não tinha nada, quando abriu estava quase a metade entupido. Eles entopem de baixo para cima , vão entupindo as canaletas de baixo e agente jura que ele etá bom, mas quando abre é uma surpresa.

    []´
    luizgugelmin@hotmail.com
    luizgugelmin@hotmail.com
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : Juara
    Data de inscrição : 07/04/2016

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por luizgugelmin@hotmail.com Sáb 16 Abr - 21:39:07

    valeu pela ajuda galera, amanha vou testar o carro e conto a voces!!!
    PTGSA
    PTGSA
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Localização : Espírito Santo
    Modelo do carro : Diplomata 1982
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 15/11/2011

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Idéia...

    Mensagem por PTGSA Seg 18 Abr - 11:13:21

    Tive uma idéia que deve te ajudar bastante:
    Nosso problema consiste em descobrir o que poderia fazer seu motor aquecer. Então, pegue um termômetro digital a laser (destes que se parecem com uma pistolinha) e, com ele você vai poder "mapear" a temperatura em vários pontos. De repente vai descobrir que um dos cilindros está mais quente que os demais, ou que a temepratura do cabeçote ou nas mangueiras está muito alta...
    Daí fica fácil vc isolar o problema Very Happy
    Antigamente esse troço era caro, mas com os made in China, ficou barato e há uma chance de vc conhecer alguém que tem um e te possa emprestar.
    Agora, acho que você avança; senão, a gente ficaria aqui perdido, podendo ser qualquer coisa - não só refrigeração, mas desde a mistura, comandos, tuchos, esmerilhamento das válvulas, retentores, óleo... tudo.
    Abraço.
    luizgugelmin@hotmail.com
    luizgugelmin@hotmail.com
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : Juara
    Data de inscrição : 07/04/2016

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por luizgugelmin@hotmail.com Seg 18 Abr - 22:42:57

    PTGSA muito obrigado, otima ideia mesmo!!
    vou atras disso
    Wagner Botelho
    Wagner Botelho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3
    Localização : Sao Paulo
    Modelo do carro : Opala ss 71
    Cilindros : ¨cilindros
    Data de inscrição : 18/12/2014

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Opala esquentando

    Mensagem por Wagner Botelho Qua 27 Jul - 19:00:42

    Boa noite amigos tem um problema frequente que acontece com com opalas aquecendo,e na maioria das vezes o problema esta na tampa do radiador e ninguem descobre,troca tudo o que tem de trocar e continua esquentando.A tampa do radiador funciona como uma valvula de pressao e cada radiador tem a sua pressao certa em libras,o radiador do opala 4 cilindros a tampa e de 13 libras e o do 6 cilindros e de 15 libras tampa celada,entao na hora de vc comprar a tampa pro seu opalao tem que pedir a libra certa se nao o mesmo nao vai parar de aquecer,fica ae a minha dica,ABRAÇO!
    luizgugelmin@hotmail.com
    luizgugelmin@hotmail.com
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : Juara
    Data de inscrição : 07/04/2016

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por luizgugelmin@hotmail.com Ter 2 Ago - 11:07:36

    VOLTANDO, fiz uma viagem com o opalao 2500km,na estrada sem nenhum problema de aquecimento, andando na cidade voltou a esquentar, decidi abri o motor!
    unica coisa que encontrei foi que o motor esta gasto muito carvao e o comando esta comido, acredito ser isso o motivo do carro esquentar!
    genilson
    genilson
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4
    Localização : Londrina
    Modelo do carro : opala cupe 88
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 12/11/2016

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty opala aquecendo

    Mensagem por genilson Sáb 12 Nov - 22:11:36

    pessoal sou novo aqui no forum porem sou opaleiro 13 anos com o mesmo carro , vejo amigos opaleiros sofrendo com superaquecimento ha 1 ano sofri com esse superaquecimento pessei por 3 mecanicos com 30 , 40 e 55 anos de profissão o meu opala e um 4cc 88 motor com pistao com cabeça chata repentinamente o carro começo superaquecer logo depois que tinha feito o cabeçote dele , ele era alcool e estava com o cabeçote em 75mm supergostoso de andar as vezes colocava 50% alcool e 50% gasolina inclusive no verao e nunca superaquecia porem um dia tive um probleminha de afogar nao sabia disso pois nunca havia passado por isso pensei logo em iguiniçao eletronica porem quando o mecanico foi me ajudar ele trocou 2 velas e percebeu que era o carburador arrumou ali na hora e fui embora , como ele tinha trocado 2 velas e tinha perdido la na rua resolvi comprar 1 jogo de velas para o opala a alcool , aí começou meu inferno com o opala perdi meu cabeçote pra arrumar outro estava dificil fui atraz de um preparador desses tipos de carros que por azar hora que estava na oficina dele passou um policial que tinha raiva dele , paguei o pato ele inventou 3 multas que jamais poderia ter acontecido , como ja nao bastasse todo o pepino no carro ainda levei 16 pontos na minha carteira de graça FDP , quando encontrei 1 cabeçote com 77,5 mm comprei e coloquei no carro pensando que era pela taxa e que estava superaquecendo , nao resolveu e aí fui trocando tudo que poderia ser coloquei ventuinha auxiliar do Pegeout afastei radiador do ar condicionado coloquei vaso expansor troquei comando radiador carburador bobina cabo caixinha de iguiniçao , por fim troquei tudo do motor mas o motor não resistiu , tive que retificar por inteiro , tinha enfraquecido os aneis e ovalizado a ultima camisa prejuizo total nesse 1 ano foi de 8.000,00 , pensei fiz tudo agora to sossegado , tudo novo e original vai valer a pena meu opala passado para gasolina vai ficar esperto , tirei o carro da oficina e sai dar uma volta com o mecanico no meio do caminho o bicho tava uma caldeira dinovo ai pensei nao tem mais o que trocar nesse carro "BATEU O DESESPERO" ja sem esperança pensei , deixa eu trocar alguns itens que nao troquei na retifica e parti pelos mais baratos que era cabo de velas , velas e por ultimo pra bomba dagua e radiador se nao for vou abandonar o carro , começei pelas velas quando achei esse topico

    http://www.opaleirosdoparana.com/t22674-usar-vela-de-dt-200-em-opala-ajuda-em-algo

    Usar vela de DT 200 em opala ajuda em algo?
    www.opaleirosdoparana.com
    dependendo do grau da vela, acima de 7 ou 8 ajuda a resolver problemas oriundos por exemplo de rebaixamento exagerado de cabeçote, pré-ignição.



    verifiquei as velas e vi que tinha 2 pares diferentes peguei o codigo delas e entrei na internet para ver a especificaçao de cada uma das 2 que eram diferentes , por fim o vendedor me vendeu 1 jogo de velas pra opala original a gasolina de grau 5 para cabeçote na altura original ate a altura limite 79mm original e 78mm minimo sendo que eu tinha pedido vela para opala alcool , coloquei o jogo para opala alcool que e de grau 7 acabou o problema na hora , estou muito feliz pois tenho meu opala de volta e com ODIO MORTAL do vendedor que me vendeu aquelas malditas velas de grau 5 , se tivesse pegado a nota entraria com processo contra essa loja aqui na cidade , espero ter ajudado


    Última edição por genilson em Dom 13 Nov - 10:01:24, editado 1 vez(es)
    genilson
    genilson
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4
    Localização : Londrina
    Modelo do carro : opala cupe 88
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 12/11/2016

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por genilson Sáb 12 Nov - 22:30:15

    luizgugelmin@hotmail.com escreveu:galera, sou novo por aqui e estou um um pequeno grande problema de aquecimento no meu comodoro 250s se puderem me ajudem!!
    coisas  feitas:
    junta cabeçote nova
    selos novos
    cabeçote plainado
    ponto certo
    radiador varetado
    tampa nova
    helice 5 pas
    bomba de agua nova
    mangueiras novas!
    fiz tudo isso e o carro ainda esta aquecendo! nao sei mais oque fazer
    alguem tem uma dica?
    Valeu grande abraço!
    genilson
    genilson
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4
    Localização : Londrina
    Modelo do carro : opala cupe 88
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 12/11/2016

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty aquecimento

    Mensagem por genilson Sáb 12 Nov - 22:31:27

    pessoal sou novo aqui no forum porem sou opaleiro 13 anos com o mesmo carro , vejo amigos opaleiros sofrendo com superaquecimento ha 1 ano sofri com esse superaquecimento pessei por 3 mecanicos com 30 , 40 e 55 anos de profissão o meu opala e um 4cc 88 motor com pistao com cabeça chata  repentinamente o carro começo superaquecer logo depois que tinha feito o cabeçote dele , ele era alcool e estava com o cabeçote em 75mm supergostoso de andar as vezes colocava 50% alcool e 50% gasolina inclusive no verao e nunca superaquecia porem um dia tive um probleminha de afogar nao sabia disso pois nunca havia passado por isso pensei logo em iguiniçao eletronica porem quando o mecanico foi me ajudar ele trocou 2 velas e percebeu que era o carburador arrumou ali na hora fui embora , como ele tinha trocado 2 velas e tinha perdido la na rua resolvi comprar 1 jogo de velas para o opala a alcool  , aí começou meu inferno com o opala perdi meu cabeçote pra arrumar outro estava dificil , quando encontrei 1 cabeçote com 77,5 mm  comprei e coloquei no carro pensando que era pela taxa e que estava superaquecendo , nao resolveu e aí fui trocando tudo que poderia ser coloquei ventuinha auxiliar do Pegeout  afastei radiador do ar condicionado coloquei vaso expansor , por fim o motor não resistiu , tive que retificar por inteiro , prejuiso total nesse 1 ano foi de 8.000,00 , pensei fiz tudo agora to sossegado , tudo novo e original vai valer a pena meu opala passado para  gasolina vai ficar esperto , tirei o carro da oficina  e sai dar uma volta com o mecanico no meio do caminho o bicho tava uma caldeira dinovo ai pensei nao tem mais o que trocar nesse carro "BATEU O DESESPERO" ja sem esperança pensei deixa eu trocar alguns itens que nao troquei na retifica e parti por ultimo pra bomba dagua e radiador se nao for vou abandonar o carro , começei pelas velas quando achei esse topico

    http://www.opaleirosdoparana.com/t22674-usar-vela-de-dt-200-em-opala-ajuda-em-algo

    verifiquei as velas e vi que tinha 2 pares diferentes peguei o codigo delas e entrei na internet para ver a especificaçao de cada uma das 2 que eram diferentes , por fim o vendedor me vendeu 1 jogo de velas pra opala original a gasolina de grau 5 com cabeçote na altura original ate a altura limite 79mm original e 78mm minimo sendo que eu tinha pedido vela para opala alcool , coloquei o jogo para opala alcool que e de grau 7 acabou o problema na hora , estou muito feliz pois tenho meu opala de volta e com ODIO MORTAL do vendedor que me vendeu aquelas malditas velas de grau 5 , se tivesse pegado a nota entraria com processo contra essa loja aqui na cidade , espero ter ajudado
    PTGSA
    PTGSA
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Localização : Espírito Santo
    Modelo do carro : Diplomata 1982
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 15/11/2011

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Batendo com a Cabeça na Parede

    Mensagem por PTGSA Dom 13 Nov - 13:33:05

    O que mais a gente faz é bater com a cabeça na parede mesmo. O que faz isso acontecer é, na verdade a mistura da falta de método com a falta de dinheiro... Falta de método porque a grande maioria de nós não teve uma formação de mecânica, muito menos específica do veículo que adoramos. Falta de dinheiro, nem preciso explicar por quê.
    Essas duas coisas é que atrapalham: na cabeça da gente fica uma mistura de frustração com ansiedade pelo tamanho do prejuízo que se aproxima. O pior, é que a gente acaba não raciocinando direito e os mecânicos que nos socorrem não têm aquele cuidado que a gente esperava que um profissional tivesse. Os caras só querem nos ver pelas costas, doidos para que o carro saia e o dinheiro fique. Foi observando coisas assim que me tornei mecânico. Hoje minha vida é outra; Os reparos são por conta apenas das peças - mdo é minha. Tenho mais ferramentas que algumas oficinas. Leio muito e, principalmente, converso com TODO mundo. Agradeço a cada membro desse Fórum. Os mais experientes me ensinaram sem reservas; os menos experientes, com suas perguntas, me ajudaram a perceber detalhes sobre os quais eu não havia me detido. E, muito legal, fico feliz porque sei que pude devolver um pouco disso tudo por aqui nas poucas linhas que já escrevi.
    Termino então com uma dica: SEMPRE procurem medir as coisas. É o basicão da metodologia. Lembrando o ditado: "Não se administra o que não se conhece; não se conhece o que não se mede".
    Abraços a todos, felicidade aos opalas!!
    Rodrigo Ramalho
    Rodrigo Ramalho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Localização : ararangua sc
    Data de inscrição : 29/06/2015

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Rodrigo Ramalho Seg 1 Jul - 15:02:03

    Boa tarde pessoal, abrindo o tópico, meu opala 86 4cc esta aquecendo muito na lenta, fica 15 minutos funcionando e a temperatura vai a 103 graus, medido com o laser no bloco. já troquei a junta, a bomba, o radiador e não resolve. já verifiquei rachaduras no bloco e no cabeçote e nada. quando passa dos 103 começa a ferver e bota a água fora. não mistura água no óleo, nada, não tem sintoma nenhum, mesmo assim segue fervendo. já testei com e sem a válvula termostática. não consigo mais saber o que pode ser..
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Sergio Rocha Seg 1 Jul - 17:23:44

    Provavelmente radiador com restrição. Ou bombq d'água.

    felipeleox
    felipeleox
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 971
    Idade : 29
    Localização : JARAGUÁ DO SUL - SC
    Modelo do carro : Opala 1982 - Câmbio na Coluna
    Del Rey L 1990

    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 25/04/2015

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por felipeleox Qua 3 Jul - 10:08:44

    Rodrigo Ramalho escreveu:Boa tarde pessoal, abrindo o tópico, meu opala 86 4cc esta aquecendo muito na lenta, fica 15 minutos funcionando e a temperatura vai a 103 graus, medido com o laser no bloco. já troquei a junta, a bomba, o radiador e não resolve. já verifiquei rachaduras no bloco e no cabeçote e nada. quando passa dos 103 começa a ferver e bota a água fora. não mistura água no óleo, nada, não tem sintoma nenhum, mesmo assim segue fervendo. já testei com e sem a válvula termostática. não consigo mais saber o que pode ser..

    Esse radiador que você colocou é novo ou recondicionado? Teoricamente com radiador e bomba dágua em boas condições, é pra dar certo...


    Já ouvi dizer que se estiver muito fora de ponto ou usando velas de código errado, pode acontecer também.




    Recentemente vi um caso onde (algum "mexanico tapado") trocaram  a polia da bomba dágua por de algum outro carro, no caso por uma de diâmetro maior. Assim a bomba girava menos justamente na marcha lenta, a circulação de água ficava muito baixa, não trocava calor suficiente e o carro ferveu.

    Recomento verificar se esta polia está correta no seu, se tiver um outro Opala de algum conhecido pra usar como referência, mais fácil.
    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Sem_tz13
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 3 Jul - 17:57:19

    ja verificou a valvula termostatica?


    se o motor for a alcool e tiver com velas grau 5 vai aquecer tbem.


    taxa de compressao muito alta tbem aquece motor.


    isso tudo foi verificado?
    Christian brinquedo
    Christian brinquedo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2
    Localização : Porto alegre
    Data de inscrição : 12/09/2017

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Tá com ar no sistema tem que sangrar esse radiador.

    Mensagem por Christian brinquedo Qua 2 Ago - 9:46:26

    Buke_78 luxo escreveu:
    Wanderson G. Nunes escreveu:Agradeço imensamente a resposta, pois penso ser isso de cara, pois ela deve ter estrado fechada, aí esquenta muito rápido mesmo.

    Agora uma dúvida que me surgiu, perdoe a ignorância, pois é um carro totalmente novo para mim, mas ontem com o motor ligado, vi que o vento das élices da ventoinha vão para o motor. É assim mesmo? Não era para ir para o radiador?

    Cra to com o mesmo problema seu,sou leigo tamben, percebi que o vento da helice vem p trás, o meu ta com a junta do cabeçote nova,uma coisa que percebi é que quando vc liga o carro e não anda a mangueira do radiador fica normal, mas quando desliga ela fica fervendo ela chega a se retorcer,,,uns dizem que é normal pois para de refrigerar o motor mas não sei !!!
    Lazzari4100
    Lazzari4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 70
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Caravan 88 4100

    Canal Race in Vein: https://www.youtube.com/channel/UCPhoX5aO_S7raqWbZJsJNqw
    Cilindros : 6zão
    Data de inscrição : 31/03/2017

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Lazzari4100 Qui 7 Mar - 7:41:41

    Bom dia galera opaleira!

    Bom, espero estar no tópico correto, meu opala está esquentando acima do normal.
    Primeiro contarei a configuração dele, depois tudo o que já fiz e não solucionei.

    Opala Comodoro 1989, muito zero, com AC de concessionária (usa o radiador pequeno), 4cil etanol, motor todo original.

    Sintoma: Conforme vou usando o carro em viagens, ele costuma 'cuspir' água pelo suspiro da tampa do radiador, naquela mangueira apontada para baixo. Quanto mais bota água pra fora, mais a temperatura aumenta. Quando chega no último risco antes do máximo, estaciono o carro e completo a água, geralmente vai uns 2,5 - 3L.

    O que já fiz:

    Radiador: Mandei varetar, percebi que nas descidas de serra a temperatura baixa bem rápida, quando não preciso acelerar.
    Válvula termostática: Uso uma Wahler, para o modelo etanol, já testei ela fora do carro, abre e fecha perfeitamente.
    Bomba d'água: Coloquei nova, manda água que é uma beleza.
    Carburador: Conferi toda a giclagem e cor das velas para ver se poderia estar com sintoma de mistura pobre, e está com a mistura perfeita.
    Junta do cabeçote? Pensei que poderia ser, mas isso é coisa de 5 anos já kk uso o carro poucas vezes ao ano, não mistura óleo com água, e a cor das velas estão todas parelhas.
    Hélice radiador é o modelo preso na bomba d'água, está montada corretamente, e ela possui o defletor que vai ao redor da mesma, assim como os defletores que vão a frente do radiador.

    Agora, eis os próximos passos, que gostaria da opinião de vocês:

    Estou pensando em colocar o reservatório externo (que no meu modelo vem sem, por se tratar de um comodoro 4cil 89 Sem AC de fábrica) para a água que for jogada fora, ir para o reservatório e ver se ela retorna para o radiador posteriormente.
    Pensei também em colocar eletroventilador, mas não curto muito pois fugiria da originalidade, últimos casos trocar o radiador por um maior, só que já vi uns 3 carros na mesma configuração do meu (etanol, AC de concessionária e radiador pequeno) e os donos falaram que a temperatura é perfeita.

    Agradeço a atenção desde já.
    Abraço!
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Müller Qui 7 Mar - 7:45:21

    Onde foi instalado o condensador?


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por adpachec Qui 7 Mar - 8:12:38

    Lazzari4100 escreveu:Bom dia galera opaleira!

    Bom, espero estar no tópico correto, meu opala está esquentando acima do normal.
    Primeiro contarei a configuração dele, depois tudo o que já fiz e não solucionei.

    Opala Comodoro 1989, muito zero, com AC de concessionária (usa o radiador pequeno), 4cil etanol, motor todo original.

    Sintoma: Conforme vou usando o carro em viagens, ele costuma 'cuspir' água pelo suspiro da tampa do radiador, naquela mangueira apontada para baixo. Quanto mais bota água pra fora, mais a temperatura aumenta. Quando chega no último risco antes do máximo, estaciono o carro e completo a água, geralmente vai uns 2,5 - 3L.

    O que já fiz:

    Radiador: Mandei varetar, percebi que nas descidas de serra a temperatura baixa bem rápida, quando não preciso acelerar.
    Válvula termostática: Uso uma Wahler, para o modelo etanol, já testei ela fora do carro, abre e fecha perfeitamente.
    Bomba d'água: Coloquei nova, manda água que é uma beleza.
    Carburador: Conferi toda a giclagem e cor das velas para ver se poderia estar com sintoma de mistura pobre, e está com a mistura perfeita.
    Junta do cabeçote? Pensei que poderia ser, mas isso é coisa de 5 anos já kk uso o carro poucas vezes ao ano, não mistura óleo com água, e a cor das velas estão todas parelhas.
    Hélice radiador é o modelo preso na bomba d'água, está montada corretamente, e ela possui o defletor que vai ao redor da mesma, assim como os defletores que vão a frente do radiador.

    Agora, eis os próximos passos, que gostaria da opinião de vocês:

    Estou pensando em colocar o reservatório externo (que no meu modelo vem sem, por se tratar de um comodoro 4cil 89 Sem AC de fábrica) para a água que for jogada fora, ir para o reservatório e ver se ela retorna para o radiador posteriormente.
    Pensei também em colocar eletroventilador, mas não curto muito pois fugiria da originalidade, últimos casos trocar o radiador por um maior, só que já vi uns 3 carros na mesma configuração do meu (etanol, AC de concessionária e radiador pequeno) e os donos falaram que a temperatura é perfeita.

    Agradeço a atenção desde já.
    Abraço!


    Ele esquenta QUANTO antes de vazar água ?

    E QUAL o nível de água neste radiador ?
    Lazzari4100
    Lazzari4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 70
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Caravan 88 4100

    Canal Race in Vein: https://www.youtube.com/channel/UCPhoX5aO_S7raqWbZJsJNqw
    Cilindros : 6zão
    Data de inscrição : 31/03/2017

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Lazzari4100 Sex 8 Mar - 11:40:05

    Müller escreveu:Onde foi instalado o condensador?

    Em frente ao radiador
    Lazzari4100
    Lazzari4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 70
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Caravan 88 4100

    Canal Race in Vein: https://www.youtube.com/channel/UCPhoX5aO_S7raqWbZJsJNqw
    Cilindros : 6zão
    Data de inscrição : 31/03/2017

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Lazzari4100 Sex 8 Mar - 11:44:38

    Sobre qual a temperatura que atinge quando começa a jogar água aos poucos pelo ladrão, não sei informar pois não tenho termômetro, chutaria algo em torno dos 90 e poucos graus. Quanto ao nível da água do radiador, é indiferente, pois se encher até a boca é normal ele jogar fora um pouco, mas ele continua jogando consecutivamente. O radiador é o modelo pequeno original do 4cil 89.
    Douglas Vaciliev
    Douglas Vaciliev
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 295
    Idade : 37
    Localização : Campo Mourão/PR
    Modelo do carro : Opala Coupê 1979

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 30/07/2015

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Douglas Vaciliev Sex 8 Mar - 12:47:43

    Lazzari4100 escreveu:Bom dia galera opaleira!

    Bom, espero estar no tópico correto, meu opala está esquentando acima do normal.
    Primeiro contarei a configuração dele, depois tudo o que já fiz e não solucionei.

    Opala Comodoro 1989, muito zero, com AC de concessionária (usa o radiador pequeno), 4cil etanol, motor todo original.

    Sintoma: Conforme vou usando o carro em viagens, ele costuma 'cuspir' água pelo suspiro da tampa do radiador, naquela mangueira apontada para baixo. Quanto mais bota água pra fora, mais a temperatura aumenta. Quando chega no último risco antes do máximo, estaciono o carro e completo a água, geralmente vai uns 2,5 - 3L.

    O que já fiz:

    Radiador: Mandei varetar, percebi que nas descidas de serra a temperatura baixa bem rápida, quando não preciso acelerar.
    Válvula termostática: Uso uma Wahler, para o modelo etanol, já testei ela fora do carro, abre e fecha perfeitamente.
    Bomba d'água: Coloquei nova, manda água que é uma beleza.
    Carburador: Conferi toda a giclagem e cor das velas para ver se poderia estar com sintoma de mistura pobre, e está com a mistura perfeita.
    Junta do cabeçote? Pensei que poderia ser, mas isso é coisa de 5 anos já kk uso o carro poucas vezes ao ano, não mistura óleo com água, e a cor das velas estão todas parelhas.
    Hélice radiador é o modelo preso na bomba d'água, está montada corretamente, e ela possui o defletor que vai ao redor da mesma, assim como os defletores que vão a frente do radiador.

    Agora, eis os próximos passos, que gostaria da opinião de vocês:

    Estou pensando em colocar o reservatório externo (que no meu modelo vem sem, por se tratar de um comodoro 4cil 89 Sem AC de fábrica) para a água que for jogada fora, ir para o reservatório e ver se ela retorna para o radiador posteriormente.
    Pensei também em colocar eletroventilador, mas não curto muito pois fugiria da originalidade, últimos casos trocar o radiador por um maior, só que já vi uns 3 carros na mesma configuração do meu (etanol, AC de concessionária e radiador pequeno) e os donos falaram que a temperatura é perfeita.

    Agradeço a atenção desde já.
    Abraço!

    Junta de cabeçote não mistura água com oléo, ok, tá vazando compressão do cilindro para galeria de água, por isso a pressão no radiador, cuspindo água fora e esquentando. Faça teste ele frio com a tampa do radiador aberta acelera, se borbulhar ou água subir o nível, pode tirar o cabeço para plainar e trocar junta. Colocando reservatório, a água não vai retornar para o radiador. Para ter mais certeza ainda, fazer esse mesmo teste retirando a correia da bomba d'gua.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por adpachec Sex 8 Mar - 15:51:53

    Lazzari4100 escreveu:Sobre qual a temperatura que atinge quando começa a jogar água aos poucos pelo ladrão, não sei informar pois não tenho termômetro, chutaria algo em torno dos 90 e poucos graus. Quanto ao nível da água do radiador, é indiferente, pois se encher até a boca é normal ele jogar fora um pouco, mas ele continua jogando consecutivamente. O radiador é o modelo pequeno original do 4cil 89.

    PQP, encher até a boca vai vazar mesmo.

    E vai continuar vazando porque tem ar dentro.

    PROVAVELMENTE encheu o radiador sem retirar o ar, ou seja, encher de água sem a termostática e a tampa instaladas.

    E a termostática deve estar sem o furo de respiro, bloqueando assim a saída do ar no sistema.

    Se não tem furo faça um de 1/8".


    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcSgloTiLROZUgEtA_SV6yuOAwsTiAoU9HHjtzV_JY2Vo2PyFfQ1apTZxc8&s=10
    Lazzari4100
    Lazzari4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 70
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Caravan 88 4100

    Canal Race in Vein: https://www.youtube.com/channel/UCPhoX5aO_S7raqWbZJsJNqw
    Cilindros : 6zão
    Data de inscrição : 31/03/2017

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Lazzari4100 Dom 10 Mar - 10:02:05

    "Junta de cabeçote não mistura água com oléo, ok, tá vazando compressão do cilindro para galeria de água, por isso a pressão no radiador, cuspindo água fora e esquentando. Faça teste ele frio com a tampa do radiador aberta acelera, se borbulhar ou água subir o nível, pode tirar o cabeço para plainar e trocar junta. Colocando reservatório, a água não vai retornar para o radiador.  Para ter mais certeza ainda, fazer esse mesmo teste retirando a correia da bomba d'gua."

    Respondendo ao amigo;
    Fiz o teste agora a pouco, água não borbulha, nem sobe o nível, bom saber sobre essa parte do reservatório. Abraço!
    Lazzari4100
    Lazzari4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 70
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Caravan 88 4100

    Canal Race in Vein: https://www.youtube.com/channel/UCPhoX5aO_S7raqWbZJsJNqw
    Cilindros : 6zão
    Data de inscrição : 31/03/2017

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Lazzari4100 Dom 10 Mar - 10:06:05

    "PQP, encher até a boca vai vazar mesmo.

    E vai continuar vazando porque tem ar dentro.

    PROVAVELMENTE encheu o radiador sem retirar o ar, ou seja, encher de água sem a termostática e a tampa instaladas.

    E a termostática deve estar sem o furo de respiro, bloqueando assim a saída do ar no sistema."

    Respondendo ao bom de palavras;
    Se ar fosse o problema, já teria sulucionado.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por adpachec Dom 10 Mar - 13:00:43

    Lazzari4100 escreveu:"PQP, encher até a boca vai vazar mesmo.

    E vai continuar vazando porque tem ar dentro.

    PROVAVELMENTE encheu o radiador sem retirar o ar, ou seja, encher de água sem a termostática e a tampa instaladas.

    E a termostática deve estar sem o furo de respiro, bloqueando assim a saída do ar no sistema."

    Respondendo ao bom de palavras;
    Se ar fosse o problema, já teria sulucionado.


    Se escreve SOLUCIONADO", mas você escreveu encher até a boca, e se continua a vazar é ar porque a água desce por um lado e empurra o ar pelo outro.

    Mas se a termostática não possuir um ponto de escape o ar fica dentro do bloco.

    A termostática demora a abrir, o sensor faz a leitura errada, a bomba fica cavitando, o ar se expande, empurra a água de volta, aumenta a pressão no radiador e este deixa vazar a água.

    Num 04 cc com capacidade de 5 litros, vazar 2,5 a 3,0 litros é ar empurrando a água.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por opala4cc Dom 10 Mar - 19:49:43

    Lazzari4100 escreveu:"PQP, encher até a boca vai vazar mesmo.

    E vai continuar vazando porque tem ar dentro.

    PROVAVELMENTE encheu o radiador sem retirar o ar, ou seja, encher de água sem a termostática e a tampa instaladas.

    E a termostática deve estar sem o furo de respiro, bloqueando assim a saída do ar no sistema."

    Respondendo ao bom de palavras;
    Se ar fosse o problema, já teria sulucionado.

    Poe uma foto do cofre do motor mostrando o radiador e o condensador para nós?
    Qual a pressão da tampa do radiador? Essa tampa é nova? Se não é, tem certeza de que está boa?
    Lazzari4100
    Lazzari4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 70
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Caravan 88 4100

    Canal Race in Vein: https://www.youtube.com/channel/UCPhoX5aO_S7raqWbZJsJNqw
    Cilindros : 6zão
    Data de inscrição : 31/03/2017

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Lazzari4100 Seg 11 Mar - 6:54:48

    adpachec escreveu:
    Lazzari4100 escreveu:"PQP, encher até a boca vai vazar mesmo.

    E vai continuar vazando porque tem ar dentro.

    PROVAVELMENTE encheu o radiador sem retirar o ar, ou seja, encher de água sem a termostática e a tampa instaladas.

    E a termostática deve estar sem o furo de respiro, bloqueando assim a saída do ar no sistema."

    Respondendo ao bom de palavras;
    Se ar fosse o problema, já teria sulucionado.


    Se escreve SOLUCIONADO", mas você escreveu encher até a boca, e se continua a vazar é ar porque a água desce por um lado e empurra o ar pelo outro.

    Mas se a termostática não possuir um ponto de escape o ar fica dentro do bloco.

    A termostática demora a abrir, o sensor faz a leitura errada, a bomba fica cavitando, o ar se expande, empurra a água de volta, aumenta a pressão no radiador e este deixa vazar a água.

    Num 04 cc com capacidade de 5 litros, vazar 2,5 a 3,0 litros é ar empurrando a água.



    Kkkk amigão, estava mexendo no carro e enviando os textos pelo celular, me desculpe se não conferi a mensagem antes de enviar. Agora, polemizar pelo modo que escrevi? Releia minha postagem e analise a ortografia para ver se isso é de meu feitio kkkk você nãó é obrigado a ajudar. Abraço!
    Lazzari4100
    Lazzari4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 70
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Caravan 88 4100

    Canal Race in Vein: https://www.youtube.com/channel/UCPhoX5aO_S7raqWbZJsJNqw
    Cilindros : 6zão
    Data de inscrição : 31/03/2017

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Lazzari4100 Seg 11 Mar - 7:00:35

    opala4cc escreveu:
    Lazzari4100 escreveu:"PQP, encher até a boca vai vazar mesmo.

    E vai continuar vazando porque tem ar dentro.

    PROVAVELMENTE encheu o radiador sem retirar o ar, ou seja, encher de água sem a termostática e a tampa instaladas.

    E a termostática deve estar sem o furo de respiro, bloqueando assim a saída do ar no sistema."

    Respondendo ao bom de palavras;
    Se ar fosse o problema, já teria sulucionado.

    Poe uma foto do cofre do motor mostrando o radiador e o condensador para nós?
    Qual a pressão da tampa do radiador? Essa tampa é nova? Se não é, tem certeza de que está boa?

    Falaa mestre! Assim que for no carro novamente tiro foto do cofre e já posto, quanto a foto do condensador será mais difícil, mas tentarei igual. Falando nele, tenho a impressão (vou verificar) que ele não possui eletroventilador (nos meus outros carros possuem).
    A tampa do radiador é de 13 Libras, ela deve ter uns 3 anos, visualmente está em bom estado, até fiz um teste uma vez com uma do 6cil, porém o problema persistiu kk
    Douglas Vaciliev
    Douglas Vaciliev
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 295
    Idade : 37
    Localização : Campo Mourão/PR
    Modelo do carro : Opala Coupê 1979

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 30/07/2015

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Douglas Vaciliev Qua 13 Mar - 13:18:27

    Lazzari4100 escreveu:
    adpachec escreveu:


    Se escreve SOLUCIONADO", mas você escreveu encher até a boca, e se continua a vazar é ar porque a água desce por um lado e empurra o ar pelo outro.

    Mas se a termostática não possuir um ponto de escape o ar fica dentro do bloco.

    A termostática demora a abrir, o sensor faz a leitura errada, a bomba fica cavitando, o ar se expande, empurra a água de volta, aumenta a pressão no radiador e este deixa vazar a água.


    Num 04 cc com capacidade de 5 litros, vazar 2,5 a 3,0 litros é ar empurrando a água.



    Kkkk amigão, estava mexendo no carro e enviando os textos pelo celular, me desculpe se não conferi a mensagem antes de enviar. Agora, polemizar pelo modo que escrevi? Releia minha postagem e analise a ortografia para ver se isso é de meu feitio kkkk você nãó é obrigado a ajudar. Abraço!


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Conteúdo patrocinado


    [PROBLEMINHA} Opala esquentando - Página 2 Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 17:12:04