por JONNY1971 Ter 18 maio - 15:17:38
Olá Pedro,
Inicialmente saiba que os dois tipos de coletores podem ser usados com um otimo resultado na sua preparação, oque possibilita que vc escolha o ronco que quer ter no carro, o 4x1 lhe trará um ronco grave e uniforme enquanto que o 4x2 lhe trará um ronco grave e pulsado, como os motores em V.
A real função de um escape dimensionado é eliminar o fluxo contraposto de um coletor original, diminuir as curvas que os gases de escape devem passar, e o mais importante: O coletor DEVE manter uma determinada velocidade de maxima eficiencia dos gases com a menor obstrução possivel , afim de aproveitar a inercia dos mesmos para "puxar" mistura nova para dentro dos cilindros quando o pulso de descarga tem sua pressão diminuida e refletindo uma onda de pressão negativa devolta para o cilindro,(causada pela inercia do proprio pulso) refletindo no momento exato de rotação de torque maximo/Overlap( duas valvulas abertas ao mesmo tempo) que qualquer motor tem, para ajudar na sucção de mistura nova e total enchimento da camara de combustão/cilindro.Por este motivo,um coletor com digamos,4 polegadas de saída ,diminuiria drasticamente a velocidade dos gases, e tornaria o coletor ineficiente, porque quando os gases saem dos primarios, estão em alta velocidade,e encontrando um tubo maior ,se chocariam contra uma massa de ar em menor velocidade perdendo enegia de reflexão .Tudo isso que lhe digo, está relacionado ao fenomeno -Exaust Escavenge-,no qual os coletores bem "dimensionados" ,que se aproveitam deste fenomeno trazem os CV.
Resumindo, é preciso um balanço perfeito entre velocidade dos gases e vazão, para maxima eficiencia,do contrario seria muito simples colocar 4 canos retos de 3" cada um para maximizar apenas o fluxo...Não parece, mas existe uma ciencia enorme em cima desta peça. Isso que não comentei a influencia das ondas sonoras subsonicas e sonicas no comportamento dos gases que também variam com a temperatura.
Com o 4x2x1 a tendencia é a curva de torque se tornar mais plana, mas para que seja efetiva vc terá que "regular" alguns paramentros do escape. Como isso não é possivel sem um dino, não recomendo esta configuração.
Para mim fazer uma avaliação mais especifica do seu motor eu preciso saber mais dados do comando como levante, separação de cames, cruzamento, duração @.050", diametro das valvulas, taxa... mas a principio sua configuração é boa. Eu como sou fã de cfm usaria duas H34 ou até mesmo duas h40, pra reter custos.
Um 446 funcionaria muito bem na sua aplicação também.
Eu uso um rochester bijet 500 cfm no meu 2500, deu trabalho pra acertar, mas funciona muito bem.
ABS, qualquer duvida escreva..
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