por Diegoj Sáb 29 Dez - 11:05:00
Meu amigo tem um opala 91 e ajudei ele a limpar uma vez o sistema de arrefecimento, primeiro ele jogou um adivito corrosivo pra limpeza, na embalagem dizia pra por o aditivo e deixar o carro parado ligado por 15 minutos e depois esgotar tudo, mas a gente andou uma meia hora com o carro por ai e só depois voltamos pra casa pra esgotar a água e não furou selo nem nada. Só que a água do radiador dele tava um pouco suja só, não tava "podre" e parecendo lama igual em alguns opalas.
Depois disso ainda completamos e esvaziamos algumas vezes pra garantir que estava bem limpo e ai foi completado tudo com um outro aditivo, esse era só pra manter limpo, ele não 'come' a ferrugem, só não deixa ela voltar, se não me engano era agua destilada com mais alguma coisa, é vendido em garrafinhas de 1L e parece um liquido rosa meio transparente, ao todo deu mais de R$120 só nesse liquido. Não foi colocado mais água nem nada, todo o sistema de arrefecimento foi completado com esse liquido e até hoje não deu problema nenhum. Tudo sempre limpo, sem ferrugem nenhuma do reservatorio do radiador e temperatura mais baixa.
E outra, esses selos que furaram nos opalas de voces, estavam a quanto tempo já no motor?
Pq tem opala que quando se olha a água do radiador ela nem parece mais um liquido, já tá um 'caldo' de lama dentro né?
Por dentro do motor deve tá mais encardido ainda certo? Será que o selo vai tá 100% intacto igual quando foi montado ou já vai tá todo podre da ferrugem?
Ai não tem jeito, se botar aditivo pra tirar a ferrugem o selo podre vai pro pau mesmo.
Só que se tiver com os selos, bomba d'agua e etc bons, vale a pena sim fazer essa limpeza.
Até pq o bloco e cabeçote se tiverem tudo fudido de ferrugem ia estourar só com a pressao do motor, não ia nem precisar de aditivo pra isso.
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