Adrianofb escreveu:
Vi você comentando que com o uso do pistão flat e comando com lob mais alto pode dar pré-ignição, será que não pode ser isso que faz meu motor esquentar? Antes eu rodava com cabeçote preparado/rebaixado e tava com 9.5 de taxa rodando na gasolina e achei que por causa disso que esquentava ai coloquei um cabeçote todinho original, inclusive tirei de um motor que nunca foi feito, só dei banho químico e montei as peças nele mas mesmo assim o motor na marcha lenta faz subir a temperatura, o que acontece muito aqui pelo transito ser bem travado, rodando o ponteiro vai lá pra baixo, eu uso pistão a álcool. Acabei colocando uma ventoinha elétrica na frente para quando a temperatura subir auxiliar a hélice mecânica, não quis deixar só a elétrica pois rodando a mecânica dá conta tranquilo.
Abraxxx!
Adriano, 9,5:1 de taxa para rodar com nossa gasolina, só se for com comando mais forte, a não ser que use gasolina podium, ou tenha um distribuidor que possa trabalhar a curva de avanço para compensar um pouco, mesmo assim não resolve completamente, o problema maior disso que é a pré-ignição, são os danos que causa ao motor, além de prejudicar o desempenho também, acaba com bielas, bronzinas e junta de cabeçote principalmente, pois o combustível acaba tendo auto-combustão antes mesmo da faísca da vela, um sinal de pré-ignição são os grilados que ouvimos durante aceleração, ou então, quando desligamos o motor percebe-se que ele dá uma girada à mais, como se ele tivesse tentando continuar ligado mesmo depois de desligado a chave da ignição.
Por mais que eu tente corrigir isso travando o ângulo máximo de avanço, ele não terá o aproveitamento máximo do motor se comparado ao que teria com a taxa ideal e todo o aproveitamento do avanço do distribuidor.
Quanto a seu motor esquentar poder ser mistura muito pobre ou então mau funcionamento do sistema de arrefecimento.
Eu nunca tive problema de aquecimento no meu carro, sempre usei válvula termostática e aditivo na proporção de 50% do volume total do líquido no sistema, e olha que a única modificação que fiz no sistema original foi reforçar todas as soldas do radiador para poder usar uma válvula de maior pressão e colocar um reservatório parecido com o dos opalas mais novos, e colocar uma polia da hélice de menor diâmetro para ela girar com maior velocidade, além de trocar a hélice pela de plástico dos opalas mais novos, a de aço dos antigos não aguentaria a maior velocidade.
Como aparece nas fotos, o reservatório de expansão e a válvula de inox da tampa do radiador de maior pressão.
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