Vou explicar detalhadamente o que aconteceu para obter uma ajuda mais precisa e se possivel tbm ajudar mais alguns amigos que possam vir a ter um problema parecido.
Primeiramente identifiquei uma "anormalidade" que nao tem nada a ver, mas acho bom mencionar, desde que comprei o carro há um ano, reparei que a DH que originalmente é a servotronic (Progressiva, vai endurecendo conforme aumenta a velocidade) não tinha essa função, permanecendo sempre "mole". Fiz alguns testes eletronicos e depois vi que o problema é que a caixa da DH que esta no carro não é a original dele, e sim a do opala 1988/1990, sem esse opcional com o Cód.52277396 onde a servotronic original deveria ter o Cód.52259209
Vamos agora ao que aconteceu:
O carro nao apresentava nenhum tipo de vazamento no sitema da DH, nada na bomba, mangueiras ou caixa.
De repente, ontem a noite começou um pequeno chiado qdo esterçava levemente pra qq lado, mas continuava "molinha", continuei dirigindo e o chiado aumentando e a direção endurecendo. Como eu estava com a esposa e filhinha pequena, decidi vir "na marra" ate chegar em casa.
Quando desci do carro e abri o capô, reparei que havia vazado um pouco de óleo pela tampa do reservatorio da DH (aquele gordinho, preto e de plastico) e que nao dava nem pra colocar a mão nele, o óleo estava super quente! Como ja estava escuro e nao dava pra ver mais nada, aguardei ate hoje de manha.
Liguei o carro e nao faz mais barulho nenhum, mas a direção está permanentemente dura e a mangueira na foto abaixo (com o detalhe em amarelo) fica totalmente rígida. E no local onde tem aquela junção dos conectores (escondido onde esta a flexa), parece que houve algum pequeno vazamento tipo um espirro de oleo, mas nao consegui identificar onde exatamente.
Apesar de fazer muito tempo que o carro esta assim, queria perguntar tambem se o fato da mangueira passar bem atras do aparelho do GNV nao pode ter contribuido para algum dano.
Queria a opnião de voces no que seria a causa mais provavel:
A BOMBA (que aparentemente nao tem nenhum vazamento e a correia esta perfeita)
A MANGUEIRA (que poderia estar tipo "entupida" ficando super dura e talvez estar com algum problema por passar atras do GNV)
A CAIXA (que tem um minimo meladinho de oleo, que nao sei se é de agora ou ja exisitia e eu nunca havia reparado)
OBS: o reservatorio ainda tem oleo no nivel e esse nao é muito rosado, esta mais para amarelado!
Por favor, opinem!!!
desde ja agradeço a todos, Gil
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