Como estava tendo muitas dores de cabeça com meu cilindro de ignição antigo (ele estava entortando e quebrando as chaves, e depois de um tempo era possivel até bater a partida com uma chave de fenda, ou qualquer coisa que girasse o cilindro), resolvi comprar um novo e trocar, agora vai ai pra vocês um tutorial com fotos para quem se interessar em fazer o mesmo, demora cerca de duas horas, e usa poucas ferramentas.
ps.1: peço desculpas pelas fotos, só consegui tirar fotos com um celular velho então a qualidade não está 100% mas dá pro gasto
ps.2: meu carro esta com muitos consertos alternativos (a popular gambiarra), por isso algumas coisas não sejam exatamente iguais as originais.
ps.3: como irão mecher com o comutador e na parte elétrica desliguem o polo negativo da bateria antes de tudo.
ps.4: deixe o carro com a direção alinhada (as rodas e o volante "apontando" para a frente do veiculo, como se fosse para andar em linha reta)
1º passo: retire o escudo acionador da buzina (é só puxar com geitinho que ele sai) após isso, retire os parafusos que seguram o sistema da buzina que fica fixado no volante.
2º passo: solte a porca que segura o volante, após isso retire o volante.
3º passo: após retirar o volante procure em baixo do painel o conector do sistema de setas, alerta e buzina e desconecte-o.
4º passo: retire a proteção que "esconde" o suporte superior da coluna de direção que se prende ao painel, após isso retire os parafusos do suporte superior, primeiro os parafusos amarelados, depois as porcas prateadas como na foto, MUITO CUIDADO COM ISSO, pois a coluna ficará sem suporte na sua parte de cima. Após retirar o suporte superior tire o chicote de fios do conector do sistema de setas, e recoloque o suporte para segurar a coluna de direção.
5º passo: hora de retirar o sistema de setas, alerta e da buzina, primeiramente retire a mola de contraforça do volante (foto 1 e 2), após isso retire todos os parafusos (foto 3) e o acionador do alerta (foto 4). Depois de retirar todos os parafusos puxe o sistema de setas para frente e ao mesmo tempo empurre o chicote do sistema de setas (no mesmo sentido em que você está puxando o sistema de setas).
foto 1
foto 2
foto 3
foto 4
6º passo: com o sistema de setas parcialmente retirado, solte os parafusos que prendem o comutador de ignição (ele fica preso na coluna de direção, embaixo do painel), com ele solto retire a vareta que o aciona (seta em verde na foto).
7º passo: com uma chave tipo canhão (acho que é esse o nome) retire os parafusos que prendem a carcaça à coluna de direção, após tirar os parafusos puxe a carcaça para frente para solta-lá da coluna de direção, novamente MUITO CUIDADO, pois quando você estiver tirando a carcaça a barra de direção ficará sem suporte, portanto cuidado.
8º passo: após retirar a carcaça, olhando para dentro dela, pela parte detrás, retire os parafusos.
9º passo: coloque uma chave de fenda no local indicado pela seta vermelha na foto 1 fazendo pressão, na parte detras da carcaça empurre o cilindro com outra chave no sentido da seta verde da foto 2, o cilindro irá sair.
foto 1
foto 2
10º passo: após ter retirado o o cilindro coloque o cilindro novo (com a chave em posição de desligada, mas não travada) e empurre-o até ele quase atingir a peça plastica (foto 1), ali tem um encaixe certo para mecher a vareta de acionamento do comutador, para acertar o ponto certo, com o cilindro em posição de desligado, empurre o suporte da vareta até o final (no sentido da carcaça)(foto 2) e após isso puxe-o para fora devagar até acertar o encaixe na parte prateada na foto 3 do cilindro e então epurre o cilindro até o final.
foto 1
foto 2
foto 3
PRONTO! seu cilindro novo está montado.
Agora para remontar tudo:
Siga o 8º passo recolocando os parafusos.
Siga o 7º passo primeiramente encaixando a carcaça na coluna depois apertando os parafusos.
Siga o 6º passo encaixando a vareta no comutador de ignição, e fixando-o novamente na coluna de direção.
Siga o 5º passo montando o sistema de setas e apertando todos os parafusos e recolocando a mola de contraforça do volante.
Siga o 4º passo soltando novamente o suporte superior da coluna para passar o chicote do sistema de setas como estava no começo e novamente monte o suporte.
Siga o 3º passo religando o conector do sistema de setas, alerta e buzina.
Siga o 2º passo colocando o volante no lugar, alinhado, e aperte a porca com uma pressão moderada, se a pressão for muito grande o volante ficará pesada, se ela for muito pequena o volande ficará fouxo, causando jogo no volante e desgaste nas estrias do volante e da barra de direção.
Siga o 1º passo recolocando o sistema da buzina no volante fixando seus parafusos, e por fim, encaixe o escudo do volante.
FIM!!!
Pessoal espero ter ajudado, e se pintar alguma dúvida é só perguntar que tentarei responder vocês.
Um abraço a todos os opaleiros.
ps.1: peço desculpas pelas fotos, só consegui tirar fotos com um celular velho então a qualidade não está 100% mas dá pro gasto
ps.2: meu carro esta com muitos consertos alternativos (a popular gambiarra), por isso algumas coisas não sejam exatamente iguais as originais.
ps.3: como irão mecher com o comutador e na parte elétrica desliguem o polo negativo da bateria antes de tudo.
ps.4: deixe o carro com a direção alinhada (as rodas e o volante "apontando" para a frente do veiculo, como se fosse para andar em linha reta)
1º passo: retire o escudo acionador da buzina (é só puxar com geitinho que ele sai) após isso, retire os parafusos que seguram o sistema da buzina que fica fixado no volante.
2º passo: solte a porca que segura o volante, após isso retire o volante.
3º passo: após retirar o volante procure em baixo do painel o conector do sistema de setas, alerta e buzina e desconecte-o.
4º passo: retire a proteção que "esconde" o suporte superior da coluna de direção que se prende ao painel, após isso retire os parafusos do suporte superior, primeiro os parafusos amarelados, depois as porcas prateadas como na foto, MUITO CUIDADO COM ISSO, pois a coluna ficará sem suporte na sua parte de cima. Após retirar o suporte superior tire o chicote de fios do conector do sistema de setas, e recoloque o suporte para segurar a coluna de direção.
5º passo: hora de retirar o sistema de setas, alerta e da buzina, primeiramente retire a mola de contraforça do volante (foto 1 e 2), após isso retire todos os parafusos (foto 3) e o acionador do alerta (foto 4). Depois de retirar todos os parafusos puxe o sistema de setas para frente e ao mesmo tempo empurre o chicote do sistema de setas (no mesmo sentido em que você está puxando o sistema de setas).
foto 1
foto 2
foto 3
foto 4
6º passo: com o sistema de setas parcialmente retirado, solte os parafusos que prendem o comutador de ignição (ele fica preso na coluna de direção, embaixo do painel), com ele solto retire a vareta que o aciona (seta em verde na foto).
7º passo: com uma chave tipo canhão (acho que é esse o nome) retire os parafusos que prendem a carcaça à coluna de direção, após tirar os parafusos puxe a carcaça para frente para solta-lá da coluna de direção, novamente MUITO CUIDADO, pois quando você estiver tirando a carcaça a barra de direção ficará sem suporte, portanto cuidado.
8º passo: após retirar a carcaça, olhando para dentro dela, pela parte detrás, retire os parafusos.
9º passo: coloque uma chave de fenda no local indicado pela seta vermelha na foto 1 fazendo pressão, na parte detras da carcaça empurre o cilindro com outra chave no sentido da seta verde da foto 2, o cilindro irá sair.
foto 1
foto 2
10º passo: após ter retirado o o cilindro coloque o cilindro novo (com a chave em posição de desligada, mas não travada) e empurre-o até ele quase atingir a peça plastica (foto 1), ali tem um encaixe certo para mecher a vareta de acionamento do comutador, para acertar o ponto certo, com o cilindro em posição de desligado, empurre o suporte da vareta até o final (no sentido da carcaça)(foto 2) e após isso puxe-o para fora devagar até acertar o encaixe na parte prateada na foto 3 do cilindro e então epurre o cilindro até o final.
foto 1
foto 2
foto 3
PRONTO! seu cilindro novo está montado.
Agora para remontar tudo:
Siga o 8º passo recolocando os parafusos.
Siga o 7º passo primeiramente encaixando a carcaça na coluna depois apertando os parafusos.
Siga o 6º passo encaixando a vareta no comutador de ignição, e fixando-o novamente na coluna de direção.
Siga o 5º passo montando o sistema de setas e apertando todos os parafusos e recolocando a mola de contraforça do volante.
Siga o 4º passo soltando novamente o suporte superior da coluna para passar o chicote do sistema de setas como estava no começo e novamente monte o suporte.
Siga o 3º passo religando o conector do sistema de setas, alerta e buzina.
Siga o 2º passo colocando o volante no lugar, alinhado, e aperte a porca com uma pressão moderada, se a pressão for muito grande o volante ficará pesada, se ela for muito pequena o volande ficará fouxo, causando jogo no volante e desgaste nas estrias do volante e da barra de direção.
Siga o 1º passo recolocando o sistema da buzina no volante fixando seus parafusos, e por fim, encaixe o escudo do volante.
FIM!!!
Pessoal espero ter ajudado, e se pintar alguma dúvida é só perguntar que tentarei responder vocês.
Um abraço a todos os opaleiros.
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