Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Enquadramento de comando esportivo EmptyHoje à(s) 10:34:21 por Gerald

» Help no cambio 5 marchas opala 84
Enquadramento de comando esportivo EmptyHoje à(s) 10:19:56 por Americo

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Enquadramento de comando esportivo EmptyHoje à(s) 7:53:58 por Pagung

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Enquadramento de comando esportivo EmptyOntem à(s) 14:16:11 por Marcos Marcos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Enquadramento de comando esportivo EmptyTer 30 Abr - 15:39:52 por Tonho_RS

» farol alto não liga
Enquadramento de comando esportivo EmptyTer 30 Abr - 15:28:42 por Tonho_RS

» Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst
Enquadramento de comando esportivo EmptyTer 30 Abr - 11:49:15 por Pagung

» Limitador Vidro Opala Coupé (onde encaixa essa peça?)
Enquadramento de comando esportivo EmptyTer 30 Abr - 8:49:03 por Paulo Corso

» Seção COMÉDIA
Enquadramento de comando esportivo EmptySeg 29 Abr - 21:28:04 por opala4cc

Quem está conectado?

104 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 103 visitantes :: 1 motor de busca

Douglas Vaciliev


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

Os membros mais ativos do mês

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Enquadramento de comando esportivo Bar_leftEnquadramento de comando esportivo BarEnquadramento de comando esportivo Bar_right 
tabarbosa (16850)
Enquadramento de comando esportivo Bar_leftEnquadramento de comando esportivo BarEnquadramento de comando esportivo Bar_right 
Rubão6cc (15346)
Enquadramento de comando esportivo Bar_leftEnquadramento de comando esportivo BarEnquadramento de comando esportivo Bar_right 
BANDIT (13573)
Enquadramento de comando esportivo Bar_leftEnquadramento de comando esportivo BarEnquadramento de comando esportivo Bar_right 
Xann (10394)
Enquadramento de comando esportivo Bar_leftEnquadramento de comando esportivo BarEnquadramento de comando esportivo Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Enquadramento de comando esportivo Bar_leftEnquadramento de comando esportivo BarEnquadramento de comando esportivo Bar_right 
j ricardo (9376)
Enquadramento de comando esportivo Bar_leftEnquadramento de comando esportivo BarEnquadramento de comando esportivo Bar_right 
Jean Bida (9320)
Enquadramento de comando esportivo Bar_leftEnquadramento de comando esportivo BarEnquadramento de comando esportivo Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Enquadramento de comando esportivo Bar_leftEnquadramento de comando esportivo BarEnquadramento de comando esportivo Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Enquadramento de comando esportivo Bar_leftEnquadramento de comando esportivo BarEnquadramento de comando esportivo Bar_right 

+5
BANDIT
Wevertonvb
j ricardo
comodoro8quatro
VICTOR-73-6CC-
9 participantes

    Enquadramento de comando esportivo

    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Enquadramento de comando esportivo Empty Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Ter 14 Fev - 18:36:56

    È possível enquadrar um comando SEM o disco de enquadramento????? Se sim como proceder??

    Tenho um comando hidr. CROWER,272°-276°,com 112° de lobe, montei ele com a marca da engrenagem...
    Mas,um amigo nosso,o JOCA,esteve aqui esses dias e me explicou que este comando pode ser enquadrado com 108° de lobe...
    Se enquadrarmos ele,com 108,o comando renderá mais? vai embaralhar um pouco? ou não compensa,não melhoraria tanto que compensasse...
    O carro funciona bem,não tenho queixa até agora,puxa bem ficou bom de final e tem uma lenta ótima... mas eu preciso saber se posso melhorar mais isso... desde já agradeço aos companheiros. OKK
    comodoro8quatro
    comodoro8quatro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 432
    Localização : Passo Fundo - RS
    Modelo do carro : Comodoro Automatic 1984 2p
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/11/2010

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por comodoro8quatro Ter 14 Fev - 20:49:08

    se muda lobe nao sei, imagino que nao, mas se mudar de 112 pra 108 a lenta ja muda sim, ja ja alguem te responde isso direito!!!
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por j ricardo Qua 15 Fev - 5:22:57

    Impossivel mudar a separação de lóbulo de um comando...


    como é que se faz isso, se os lobes são fixos? como vai "rotacionar" o lobe no eixo do comando?


    mas que conversa estranha...

    o que pode ser feito é montar o comando adiantado ou atrazado... sendo que adiantado traz a o torque para mais perto da marcha lenta, e atrazado o torque vai para perto do limite de rotação... ou seja, quase a mesma função da separação de lóbulo, mas não tem nada a ver com isso...

    isso pode ser feito fazendo novo chavetamento na engrenagem, ou usando chavetas proprias para isso no vira: http://www.summitracing.com/parts/LUN-81003/


    ou engrenagem regulavel...


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    Wevertonvb
    Wevertonvb
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 512
    Idade : 41
    Localização : Brasília
    Modelo do carro : Comodoro 89
    Cilindros : 4.1 - 6cil
    Data de inscrição : 14/09/2009

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por Wevertonvb Qua 15 Fev - 6:48:54

    Mudar lobe center, só quando são dois comandos, um para admissão e outro para escape, como nos GM 16 v.
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por j ricardo Qua 15 Fev - 7:06:47

    Wevertonvb escreveu:Mudar lobe center, só quando são dois comandos, um para admissão e outro para escape, como nos GM 16 v.

    sim, sim... até pensei em citar isso, mas como no opala é impossivel, deixei pra lá...

    porque a seperação de lóbulo, é exatamente isso, a distancia em graus do centro de um lobulo de admissão, para o centro do lóbulo de escape de um mesmo cilindro...


    como nos comandos duplos, um eixo é para admissão e outro para o escape, aí consegue-se variar a separação de lóbulo facilmente...


    que alias nos carros modernos isso é feito eletricamente(maioria dos japoneses, e nos marea... por exemplo...) não confunda com os honda VTI...


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por BANDIT Qua 15 Fev - 10:13:02

    Eu faço sem o disco.....fiz uma ferramenta pra isso ....eu encontro o ZERO.....

    isso que o + dificíl !!!

    Tem que ter o disco.e o relógio ...ai vc. vc. consegue enuquadar ....é pouco provável acertar o zero ....mas antes um pouco adiantadinho



    Se vc. perguntar por aqui....cada um enquadra comando de um jeito....

    ou seja ....deve ter umas 5 maneiras de enquadrar comando....

    ou o + provável .....

    ninguém sabe enquadrar comando !!!
    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por RN_Willemann Qua 15 Fev - 11:00:51

    o comando com engrenagem original da marca (isky,crower etc) nao vem ZERADO ?
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por j ricardo Qua 15 Fev - 14:13:11

    BANDIT escreveu:Eu faço sem o disco.....fiz uma ferramenta pra isso ....eu encontro o ZERO.....

    isso que o + dificíl !!!

    Tem que ter o disco.e o relógio ...ai vc. vc. consegue enuquadar ....é pouco provável acertar o zero ....mas antes um pouco adiantadinho



    Se vc. perguntar por aqui....cada um enquadra comando de um jeito....

    ou seja ....deve ter umas 5 maneiras de enquadrar comando....

    ou o + provável .....

    ninguém sabe enquadrar comando !!!


    eu sei... What a Face


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Qua 15 Fev - 19:21:36

    Então caras,agradeço as respostas...
    Mas é assim:
    * na carta do comando veio descrito 112° de lobe center,e na mesma carta, uma entrelinha descrita no final dizia o seguinte,traduzindo no portugês, diretão:
    "pode ser enquadrado usando o méttodo de enquadramento 0,050"(????)
    com 108 de lobe...
    Aqui perto fica a oficina do palharini,tô pensando em trocar uma idéia com ele...





    Última edição por VICTOR-73-6CC- em Qui 16 Fev - 18:46:04, editado 1 vez(es)
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Qui 16 Fev - 18:14:46

    Num vai rolar uma luz por aí mesmo?????
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Qui 16 Fev - 18:16:07

    Sem chance mesmo???
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Qui 16 Fev - 19:57:05

    Sem chance mesmo???
    comodoro8quatro
    comodoro8quatro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 432
    Localização : Passo Fundo - RS
    Modelo do carro : Comodoro Automatic 1984 2p
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/11/2010

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por comodoro8quatro Qui 16 Fev - 19:59:58

    tem certeza nessa traduçao? bota uma foto da cartilha ae
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Qui 16 Fev - 20:08:32

    hí cara!!! a carta do comando ficou na minha oficina... cara tõ bom de deixar quieto esse treco,o carro tá umabeleza!!! hoje dei um trato nas vãlvulas,e o bichão é só saúde!!! num sei,acho que vou deixar assim mesmo...
    Cocones
    Cocones
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 144
    Idade : 37
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Modelo do carro : Opala Coupe 77 250-S
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 21/04/2009

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por Cocones Qui 16 Fev - 20:48:15

    108 a 0.050 para 112 "zerado" só muda a medida, o lob propriamente dito continua o mesmo.
    Até aonde sei os Comandos importados vem zerados no enquadramento...
    E outra, acho besteira gastar cerebro enquadrando ele (levando em conta que ele de fato está zerado), afinal mais potência não vai vir, ou realmente acham que se viesse mais potência em outro enquadramento ele já não viria zerado neste ponto?
    O que pode ser feito é um enquadramento para alguma caracteristica especifica, mais potência em menores rpm's ou mais folego em altos, mas ainda assim acho que neste caso (rua) é muito trabalho para pouco ganho, talvez para pista... talvez!

    Abraços
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Qui 16 Fev - 21:27:34

    Cocones escreveu:108 a 0.050 para 112 "zerado" só muda a medida, o lob propriamente dito continua o mesmo.
    Até aonde sei os Comandos importados vem zerados no enquadramento...
    E outra, acho besteira gastar cerebro enquadrando ele (levando em conta que ele de fato está zerado), afinal mais potência não vai vir, ou realmente acham que se viesse mais potência em outro enquadramento ele já não viria zerado neste ponto?
    O que pode ser feito é um enquadramento para alguma caracteristica especifica, mais potência em menores rpm's ou mais folego em altos, mas ainda assim acho que neste caso (rua) é muito trabalho para pouco ganho, talvez para pista... talvez!

    Abraços

    Obrigado amigo!!!! Poutz cara!! saí da dúvida e com a resposta que eu queria escutar!!!! VALEU!!! Enquadramento de comando esportivo 255810 Enquadramento de comando esportivo 255810
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por BANDIT Ter 21 Fev - 18:03:11

    VICTOR-73-6CC- escreveu:
    Cocones escreveu:108 a 0.050 para 112 "zerado" só muda a medida, o lob propriamente dito continua o mesmo.
    Até aonde sei os Comandos importados vem zerados no enquadramento...
    E outra, acho besteira gastar cerebro enquadrando ele (levando em conta que ele de fato está zerado), afinal mais potência não vai vir, ou realmente acham que se viesse mais potência em outro enquadramento ele já não viria zerado neste ponto?
    O que pode ser feito é um enquadramento para alguma caracteristica especifica, mais potência em menores rpm's ou mais folego em altos, mas ainda assim acho que neste caso (rua) é muito trabalho para pouco ganho, talvez para pista... talvez!

    Abraços

    Obrigado amigo!!!! Poutz cara!! saí da dúvida e com a resposta que eu queria escutar!!!! VALEU!!! Enquadramento de comando esportivo 255810 Enquadramento de comando esportivo 255810



    Mas sem dúvida é oque todo opaleiro quer escutar.....fazer o certo o correto é trabalhoso e dificil .....

    e Então o + fácil .....é montar o comando botar pra dentro....ligou...não explodiu.....andou não voou caco pra todo lado....ta acertado....essa é a mentalidade que se pratica aqui.....e é isso que eu sou contra !!!!

    E sobre o 1° comentário.....

    Os comandos são pra vir teoricamente no zero.....(desde que seu motor esteja no zero )

    Vc tem que saber exatamente onde está o seu comamdo pra que com segurança vc. possa adianta-lo ou até mesmo (rarissimas X atraza-lo)

    Imagine se vc. acho que o teu comando está no zero.....e está 1° adiantado.....

    se vc. quiser testar 2° adiantado.......vai estar a 3° REAL ......dependendo do cabeçote e pistão ....vc. com isso pode pegar valvula de escape no pistão !!!!

    E sobre potência .....no enquedramento...ele vem no zero.....o comnado é feito pra um motor 4.1L ....

    agora .....ele (o comando ) não sabe o tipo ..tamanho de pistão cabeçote tamanho de valvulas que vc. tem ......o comamdo é feito pra motor STD .....dai vc. adequa ele ao seu motor .....

    Por isso é importantissimo o enquadramento de comamando

    ( ele vem do zero pra partir de algum lugar !!)

    e te digo que é raramente ......MUITO raramente ....que um comando montado no zero...vem toda a potência .....

    Tanto que quem comprou um comando Isky zero na vida.....

    na caixinha Isky ...vem a papeleta com dados do comando.....e vem um encarte com enquadramento de comamando (V8) explicando como fazer e pra que serve ......

    Ou seja a própria cartilha diz que o zero nem sempre é o ideal .....e SIM dá muita diferença um enquadramento



    A muitos anos atraz a Stock de terra mudou o regurlamento pra baratear a categoria proibiram comando importado.....todo mundo tinha que usar o comando do 250/S (( iriam sair de um comando 310°x320° ou 298° )) pra um comandinho de rua !!!

    Esses motor foi um dos únicos comandos montado atrazado que realmente teve ....um ótimo rendimento ...ótimo .....a maioria dos preparadores não sabia nem por onde começa ...e nos já estavamos com o motor pronto.....e na pista virou 1s a baixo que um comamdo alto mãe !!!!

    é muita coisa e por burriche do chefinho....que era pra testar isso em Sc .....testou aqui.....os "zoiero" viram o carro andando....ahhh não deu outra .....se reuniram com outros chefes .....e foram bater na federação .....dai cancelaram essa decisão ....

    voltou pros comandos importados altos

    O outro comando atrazado que ficou bom foi os de gol 1.6..quando andavam no gás .....com 24 de taxa ....ficou bom ..mas derretiam o cabeçote antes do final ....com 22 chegava no final ....
    Cocones
    Cocones
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 144
    Idade : 37
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Modelo do carro : Opala Coupe 77 250-S
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 21/04/2009

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por Cocones Qua 22 Fev - 7:13:44

    BANDIT escreveu:
    Mas sem dúvida é oque todo opaleiro quer escutar.....fazer o certo o correto é trabalhoso e dificil .....

    e Então o + fácil .....é montar o comando botar pra dentro....ligou...não explodiu.....andou não voou caco pra todo lado....ta acertado....essa é a mentalidade que se pratica aqui.....e é isso que eu sou contra !!!!

    E sobre o 1° comentário.....

    Os comandos são pra vir teoricamente no zero.....(desde que seu motor esteja no zero )

    Vc tem que saber exatamente onde está o seu comamdo pra que com segurança vc. possa adianta-lo ou até mesmo (rarissimas X atraza-lo)

    Imagine se vc. acho que o teu comando está no zero.....e está 1° adiantado.....

    se vc. quiser testar 2° adiantado.......vai estar a 3° REAL ......dependendo do cabeçote e pistão ....vc. com isso pode pegar valvula de escape no pistão !!!!

    E sobre potência .....no enquedramento...ele vem no zero.....o comnado é feito pra um motor 4.1L ....

    agora .....ele (o comando ) não sabe o tipo ..tamanho de pistão cabeçote tamanho de valvulas que vc. tem ......o comamdo é feito pra motor STD .....dai vc. adequa ele ao seu motor .....

    Por isso é importantissimo o enquadramento de comamando

    ( ele vem do zero pra partir de algum lugar !!)

    e te digo que é raramente ......MUITO raramente ....que um comando montado no zero...vem toda a potência .....

    Tanto que quem comprou um comando Isky zero na vida.....

    na caixinha Isky ...vem a papeleta com dados do comando.....e vem um encarte com enquadramento de comamando (V8) explicando como fazer e pra que serve ......

    Ou seja a própria cartilha diz que o zero nem sempre é o ideal .....e SIM dá muita diferença um enquadramento



    A muitos anos atraz a Stock de terra mudou o regurlamento pra baratear a categoria proibiram comando importado.....todo mundo tinha que usar o comando do 250/S (( iriam sair de um comando 310°x320° ou 298° )) pra um comandinho de rua !!!

    Esses motor foi um dos únicos comandos montado atrazado que realmente teve ....um ótimo rendimento ...ótimo .....a maioria dos preparadores não sabia nem por onde começa ...e nos já estavamos com o motor pronto.....e na pista virou 1s a baixo que um comamdo alto mãe !!!!

    é muita coisa e por burriche do chefinho....que era pra testar isso em Sc .....testou aqui.....os "zoiero" viram o carro andando....ahhh não deu outra .....se reuniram com outros chefes .....e foram bater na federação .....dai cancelaram essa decisão ....

    voltou pros comandos importados altos

    O outro comando atrazado que ficou bom foi os de gol 1.6..quando andavam no gás .....com 24 de taxa ....ficou bom ..mas derretiam o cabeçote antes do final ....com 22 chegava no final ....

    Olha, eu discordo em alguns pontos (e não me leve a mal, só tamo trocando uma ideia de leve)
    Você como eu sabemos que enquadramento do Comando é sim importante, e obviamente o ideal seria conferir todo e qualquer Comando para saber se de fato está zerado. Como você mesmo disse, é raras as situações em que ele não está (levando em conta os importados). Eu particularmente nunca vi Comando importado que não veio zerado, mas adimito que não tenho tanta experiência assim....
    Quanto ao enquadramento e o papelete que acompanha o Comando Isky, na minha humilde opinião e interpretação ele faz uma menção a tipo de uso e/ou casos especiais, como um motor cursado. O pico de potência máximo vem com ele zerado, porém pode-se alterar em casos especificos e, como disse acima, em outras situações pode-se alterar o enquadramento para um uso especifico, alterando-se o pico de potência em algum caso, de acordo com o gosto do piloto. Porém numeros em HP o máximo vem com ele zerado (salvo as exceções).

    Novamente digo: Para uso civilizado, em rua, unicamente com o intuito de se divertir, ele zerado já vai trazer muitas alegrias.
    Se tiver bastante tempo sobrando, vale a pena tentar um enquadramento especifico, mas no Opala esta tarefa é bem chata (desmontar tudo ali na frente, tampa vazando, aquela alegria!)
    Acho um pouco de preciosismo preocupar-se com isto a este ponto para não ganhar tanto HP assim... mas lembrando, no caso acima! Pista é outro papo, e cada cabelézimo faz a diferença.

    Abraços!
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por BANDIT Qua 22 Fev - 10:09:53

    O Problema é que cada motor é um motor .....diferente !!!!

    Vamos pegar um comando isky 595-A (de 298° )

    Se pegarmos um motor com pistão STD .....cabeçote polido é só ....alimentado por 1 DFV......

    Se vc. andar com ele no zero.....vai ter um rendimento ( vai dar vontade de tocar fogo!!) ......pra esse caso é melhor 1 dente adinatado......+ou - ......6°

    Agora esse mesmo comando pra :

    Um motor 4pol. cabeçote muito bem preparado com valvulas ....balanceros ....e tripla carburação ......

    esse motor montado no zero....vai tre um rendimento muito melhor que o outro motor std....((não concorda ))

    E por experiência própria..esse mesmo motor "canhão"...se vc. adiantar em 2° ou 3° .....fica melhor que no zero .....e + potente !!!Sim

    Ou seja a fábrica não sabe que tipo de motor vc. vai montra ......se um STD .....ou um preparadaço !!



    Nos USA......quendo vc. faz uma preparaçaõ de verdade...não compra comando.....manda fazer pro seu motor .
    Cocones
    Cocones
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 144
    Idade : 37
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Modelo do carro : Opala Coupe 77 250-S
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 21/04/2009

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por Cocones Qua 22 Fev - 10:20:36

    BANDIT escreveu:O Problema é que cada motor é um motor .....diferente !!!!

    Vamos pegar um comando isky 595-A (de 298° )

    Se pegarmos um motor com pistão STD .....cabeçote polido é só ....alimentado por 1 DFV......

    Se vc. andar com ele no zero.....vai ter um rendimento ( vai dar vontade de tocar fogo!!) ......pra esse caso é melhor 1 dente adinatado......+ou - ......6°

    Agora esse mesmo comando pra :

    Um motor 4pol. cabeçote muito bem preparado com valvulas ....balanceros ....e tripla carburação ......

    esse motor montado no zero....vai tre um rendimento muito melhor que o outro motor std....((não concorda ))

    E por experiência própria..esse mesmo motor "canhão"...se vc. adiantar em 2° ou 3° .....fica melhor que no zero .....e + potente !!!Sim

    Ou seja a fábrica não sabe que tipo de motor vc. vai montra ......se um STD .....ou um preparadaço !!



    Nos USA......quendo vc. faz uma preparaçaõ de verdade...não compra comando.....manda fazer pro seu motor .

    Ai Bandit, cai numa questão que foge um pouco da minha alçada:
    EXPERIÊNCIA

    Não posso falar que não é assim, não tenho argumento para isto...

    Obs.: Já rodei de 595-A/DFV/4Pol/Cabeçotão. Comando instalado zerado, andava bem DEMAIS!
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por j ricardo Qua 22 Fev - 10:28:29

    sei que um tempo atras, opalas de arrancada andavam com o crower 310/320 com 2 graus adiantado...


    num outro fórum de apezeiros, comentei que num Gol 1.8 injetado por min, 3º de adianto ou atrazo faziam bastante diferença na curva de torque, teve preparador famoso,que disse que eu estava exagerando, que 3º não dá para notar não...

    lógico que não vou discutir com preparador de arrancada, pois estando certo ou errado, ningúem me conhece, nem mecanico eu sou... ningúem iria me dar razão...

    mas no caso do gol com polia regulavel, com 3º adiantado o torque melhorava tanto, que passava a bater pino entra 2500/3000rpm...alcool com mistura rica.... mas o motor acabava logo depois dos 5000, 5200 não chegava...

    com comando atrazado 3º, perdia bastante torque até os 3500, mas aí girava com gosto até os 6000rpm... acho que não ia mais por causa do comando 049G...

    mas o melhor para o dia-dia era mesmo zerado de fabrica... sem dúvida...


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por BANDIT Qua 22 Fev - 10:54:03

    O comando G49......

    tem 3 modelos.....isso mesmo 3 modelos de G49 ....que são separados por cor ....

    se não me engano o Roxo....atrazado em 1°.... gira 7200rpm ...no msd .....se não me engano esse comando ORIGINAL vw é 299°

    todos o G-49 são acima de 280° !!!!!

    E é claro que VW é outto motor é NÃO tem nada a ver com o 6cc !!!!!
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Qui 23 Fev - 19:32:56

    Meu motor é STD... Por isso disse que era o que queria escutar do amigo cocones... COM certeza o amigo bandit é, se não O que entende mais de preparaçao,um deles. Uma coisa que as vezes me dá raiva (vontade de morder o teclado) são os comentários tipo "dando uma juntada" em opaleiros... Só que eu acho que o cara(o Bndit) se não ganha a vida com isso,deveria.
    POUTZ!!! mesmo quem entende BEM mais do que eu não tem argumentos contra "O PRAGA".
    Eu mecho com opala por que gosto,e sou um cara que não tem medo de desmontar e montar,meter um comando,inventar moda com carburador,com freio,só isso,e estou me aventurando em mecher nos carros dos colegas daqui,que mesmo não sabendo a metade da parte "teórica" do esquema,tô no caminho certo,pode ter certeza,que tudo que aprendo aqui,guardo na idéia,e quero sim,um dia,se tiver dúvida sobre se meu comando é enquadrado certo ou não,SABER ENQUADRAR ELE,mas por enquanto EU NÃO SEI...
    Obrigado pela aula!!!! OKK
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Qui 23 Fev - 19:33:16

    Meu motor é STD... Por isso disse que era o que queria escutar do amigo cocones... COM certeza o amigo bandit é, se não "O" que entende mais de preparaçao,"um" deles. Uma coisa que as vezes me dá raiva (vontade de morder o teclado) são os comentários tipo "dando uma juntada" em opaleiros...HEHEHEHEHE se bem que eu não gosto de menininhas,que tem medo de falar as coisas... E que eu acho que o cara(o Bandit) se não ganha a vida com isso,deveria.
    POUTZ!!! mesmo quem entende BEM mais do que eu, não tem argumentos contra "O PRAGA".
    Eu mecho com opala por que gosto,e sou um cara que não tem medo de desmontar e montar,meter um comando,inventar moda com carburador,com freio,só isso.E estou me aventurando em mecher nos carros dos colegas daqui,que mesmo não sabendo a metade da parte "teórica" do esquema,tô no caminho certo... E também,eu sou dono de ferro velho,não sou preparador,mas se fosse,eu seria um dia,um dos bons!!! E pode ter certeza!!!!!,que tudo que aprendo aqui,guardo na idéia,e quero sim,um dia,se tiver dúvida sobre se meu comando é enquadrado certo,ou não,SABER ENQUADRAR ELE,mas por enquanto EU NÃO SEI...
    Obrigado pela aula!!!! OKK
    Hammer Fall
    Hammer Fall
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 752
    Idade : 35
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Opala Luxo 1974
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 11/09/2011

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por Hammer Fall Qua 28 Mar - 12:35:31

    resucitando o tropico aqui, pois não queria abrir um novo aqui só pra tirar uma duvida aqui.

    Um amigo e eu estavamos discutindo sobre comandos (nem eu e nem meu amigo entende muito dessas "girias") e veio a duvida, se eu for usar um comando exemplo 298x298 o que tem que ser mechido no motor, e outra duvida se eu for usar um comando exemplo 278x278, tem que se mecher as mesmas coisas que no comando 298x298?

    Agradesço quem puder ajuda.
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por BANDIT Qua 28 Mar - 18:03:43

    Hammer Fall escreveu:resucitando o tropico aqui, pois não queria abrir um novo aqui só pra tirar uma duvida aqui.

    Um amigo e eu estavamos discutindo sobre comandos (nem eu e nem meu amigo entende muito dessas "girias") e veio a duvida, se eu for usar um comando exemplo 298x298 o que tem que ser mechido no motor, e outra duvida se eu for usar um comando exemplo 278x278, tem que se mecher as mesmas coisas que no comando 298x298?

    Agradesço quem puder ajuda.



    Amigunho nem vc. está sabendo oque perguntar.......como a gente vai responder ....

    a principio num 6cc...é só vc. tirar o velho comando 4100 e meter um 298°x298°

    o carro vai andar .....e vai embora ...

    bom é claro que não...vai ficar (ser) um canhão.....vai ficar muito abaixo disso

    Vc vai obeter desse jeito uns 20% doque o comando pode oferecer ......

    se a sua dúvida era tiram um comando original e colocar outro no lugar o carro anda ...anda sim ....

    talvez até leve pau de outro 4100 original.....
    Hammer Fall
    Hammer Fall
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 752
    Idade : 35
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Opala Luxo 1974
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 11/09/2011

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por Hammer Fall Qui 29 Mar - 8:54:11

    BANDIT escreveu:
    Hammer Fall escreveu:resucitando o tropico aqui, pois não queria abrir um novo aqui só pra tirar uma duvida aqui.

    Um amigo e eu estavamos discutindo sobre comandos (nem eu e nem meu amigo entende muito dessas "girias") e veio a duvida, se eu for usar um comando exemplo 298x298 o que tem que ser mechido no motor, e outra duvida se eu for usar um comando exemplo 278x278, tem que se mecher as mesmas coisas que no comando 298x298?

    Agradesço quem puder ajuda.



    Amigunho nem vc. está sabendo oque perguntar.......como a gente vai responder ....

    a principio num 6cc...é só vc. tirar o velho comando 4100 e meter um 298°x298°

    o carro vai andar .....e vai embora ...

    bom é claro que não...vai ficar (ser) um canhão.....vai ficar muito abaixo disso

    Vc vai obeter desse jeito uns 20% doque o comando pode oferecer ......

    se a sua dúvida era tiram um comando original e colocar outro no lugar o carro anda ...anda sim ....

    talvez até leve pau de outro 4100 original.....

    Entao Bandit, como disse, eu não entendo de preparação, e nem quero preparar o meu carro, foi só uma duvida a tirar entre amigos, pq só queria saber se eu fosse colocar um comando 298x298, eu teria que mecher no que por exemplo no motor?
    pq que me disseram, teria que mudar tuchos por mecanicos e polia damper.
    tiagojborges
    tiagojborges
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 71
    Idade : 32
    Localização : Canoas-RS
    Modelo do carro : Opala Standard 1978/1979
    Cilindros : 4CIL
    Data de inscrição : 08/06/2020

    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por tiagojborges Sáb 24 Fev - 13:22:49

    Bom, comprei um comando 268A para o meu 78 4cil aqui, deixando tudo ajustado para aquela preparação oldschool com o VB 153 e weber 40. Sei que atualmente já temos muito conteúdo sobre preparação e enquadramento de comando pra Opala no Youtube, e o próprio Jean da Classic Racing Parts tem um bom conteúdo de preparação de cabeçote no site da empresa. O carro está parado a uns meses, mas vou montar com alguém que saiba fazer o enquadramento correto, pra não derreter o comando e o motor montando de qualquer jeito, sem as cargas de mola corretas, o devido amaciamento e tudo nos conformes. Se não precisasse enquadrar comando e preparar o cabeçote, os comandos não viriam com carta de informações técnicas.

    Conteúdo patrocinado


    Enquadramento de comando esportivo Empty Re: Enquadramento de comando esportivo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 2 maio - 13:18:14