Todas as partes envolvidas - motor de partida, automático de partida, motor 4.1 a gasolina, etc. - estão com as especificações originais de fábrica. O motor 4.1 de 6 cilindros a gasolina está com 120.000 km e não apresenta desgaste significativo. Esse motor nunca sofreu modificação ou precisou de intervenção mecânica, exceto para a troca da junta da tampa de válvula.
Durante as medições, o Diplomata estava equipado com uma bateria Moura de 70 Ah praticamente nova, com carga quase total.
As medidas que serão apresentadas a seguir são inéditas, creio. Pelo menos, desconheço que medidas semelhantes para um Opala tenham sido publicadas anteriormente na internet.
Possivelmente as medidas realizadas possam ser úteis para quem quiser entender melhor o desempenho do sistema de partida do Opala. Certamente, podem servir também como referência para a manutenção do Opala.
Equipamentos utilizados:
1. Osciloscópio: Fluke Scopemeter 199C
2. Software de comunição: Flukeview 4.2
3. Ponta de prova de tensão: Fluke 10X
4. Pinça de corrente: Hantek CC-800
A chave de partida é acionada no instante 0 e desligada cerca de 2 segundos depois (1.84s para ser mais exato).
A escala de tempo, exceto para a última forma de onda, é sempre de 200 mili-segundos por divisão (200 ms/Div).
As medidas de corrente e tensão são tomadas simultaneamente.
Formas de ondas de tensão e corrente separadas, para melhor observação dos detalhes e valores principais:
O pico de corrente, que ocorre a 10ms após o acionamento da chave, é de aproximadamente 350A.
Após cerca de 500ms (1/2s), o motor de partida entra em regime de trabalho e a corrente fica oscilando entre 115A e 168A.
A tensão da bateria cai a 8.5V durante o pico inicial de corrente. Quando motor de partida entra em regime, a tensão oscila em torno de 10V.
Detalhe do pico de corrente no motor de partida nos primeiros 100 ms:
Uma informação complementar importante é fornecida no Manual de Reparações do Opala, edição de 1989, onde a GM fornece a medida de corrente como o motor de partida bloqueado:
Na verdade, essa informação veio de uma edição antiga do Manual de Reparações, que mostrava, inclusive, a corrente de rotor bloqueado dos antigos Opalas de 4 cilindros:
Como comentários gerais, a partir das formas de onda acima é possível tirar conclusões importantes, por exemplo, sobre a saúde de todos os componentes do sistema de partida de um Opala: bateria, cabos; escovas, coletor e enrolamentos do motor de partida; automático de partida, etc.
Também, a partir das medidas pode ser estimada a potência mecânica máxima e a efetivamente fornecida pelo motor de partida. Inclusive a rotação do motor a gasolina durante a partida pode ser determinada a partir das forma de onda da corrente.
Surpreendente à primeira vista, até mesmo falhas de compressão dos cilindros do motor a gasolina podem ser diagnosticadas com segurança.
Ontem à(s) 19:16:50 por edscarpes
» Embreagem 250mm
Sex 17 maio - 9:16:40 por Rubão6cc
» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Sex 17 maio - 8:10:59 por Tonho_RS
» Caixa de ar quente do opala
Qui 16 maio - 18:14:12 por Müller
» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Qui 16 maio - 15:04:50 por opala4cc
» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Qua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc
» Ar condicionado opala automático 90
Seg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc
» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Seg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Seg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R