SEGURANÇA O mistério dos pneus Cooper Cobra que explodem Por Juliano "Kowalski" Barata11:15 - 16-05-2012553386
Pneus com letrado branco – o clássico estilo raised white lettering (RWL) – são o sonho de consumo de nove entre dez entusiastas fãs de muscle cars. Firestone Wide Oval, Goodyear Poliglas… muitos deles saíam de fábrica com estes pneus, cujo visual lembra o dos carros de corrida da época. No Brasil, infelizmente, só há basicamente uma opção RWL com cardápio respeitável de medidas nos aros 14 e 15: os Cooper Cobra Radial G/T. E, por algum motivo que estamos tentando descobrir, está acontecendo uma onda de explosões destes pneus com consequências nada agradáveis para os carros e seus donos. Veja alguns destes casos neste post.
Este foi um dos primeiros casos de que tive notícia. Fevereiro de 2009. Alexandre, dono deste belo Dodge preparado com um motor de 360 polegadas cúbicas, estava fazendo algumas aferições no dinamômetro quando, repentinamente…
…o pneu fez jus ao nome e, bem, descamou a banda de rodagem da estrutura. Felizmente, apesar da malha exposta nos ombros, ele não chegou a explodir e a carcaça manteve a pressão. De acordo com o dono, o dino chegou a registrar 222 km/h nas rodas antes da rasgação. O importante é lembrar que o código de velocidade dos Cooper Cobra é T, para até 190 km/h. Isso explica, mas não justifica. Sim, pela falta de vento relativo, um dinamômetro esquenta bastante o pneu. Sim, o carro estava 32 km/h acima do código dele. Mas não parece justificável o pneu se desagregar desta forma com diferença tão pequena de velocidade.
Contudo, é simplista demais botar a culpa nos donos nos dois primeiros incidentes e encerrar o caso. Principalmente quando vemos uma foto chocante como esta. Cooper Cobra Radial G/T, medida 235/60 R15. O relatório que recebi: “após 80 km de viagem, em asfalto de boa qualidade, em um final de tarde de 25 graus e na reta. O dono do carro estava com a família e vinha tocando numa boa, respeitando os limites de velocidade. Pneu com 28 libras de pressão
É chocante como a malha simplesmente se partiu como barbante podre. Outro fator preocupante: diferentemente do primeiro caso do post, o rompimento aconteceu no meio do flanco (lateral) do pneu, um lugar muito atípico. Com isso, nos perguntamos se não há um problema grave de projeto, controle de qualidade ou os dois.
Nesta outra situação, o dono teve a sorte de detectar o problema antes de algum acidente. A carcaça deste Cooper Cobra já era, está desestruturada. Seria uma questão de poucos quilômetros antes do pneu se desmembrar.
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