pézão opaleiro escreveu:E sobre esse caso que eu tenho medo, por que o virabrequim do meu motor não tem os guias,
algum FDP cortou não sei por que motivo.
entao Pézão....para se ter uma ideia os motores antigos so tinham 1 guia. Motor 6 cil tem problema crônico de vibração entre 2700 e 3500 rpm, dai a necessidade da polia harmônica na frente do motor e nao se pode de Jeito nenhum usar polia de 4 cil.
Vou aproveitar e explicar um pouco porque dessa polia, nao tem nada haver com o tópico, mas no final vc vai entender o pq das guias.
Tudo no mundo tem o que chamamos de frequencia natural e essa frequencia possui hamônicos que indicam de quanto em quanto tempo um evento vai acontecer e como isso ocorre com certa "frequencia" temos entao as famosas frequencias de vibração!
Bom, porque a polia na frente daquele tamanho e peso:
a formula de frequencia é:
Raiz quadrada da taxa de amortecimento dividida pela massa....
______
Fn=\/ k/n Como a massa está no denominador da equação, quanto maior a massa, menor vai ser a frequencia natural de vibração, desta forma quando maior a massa da polia, menor vai ser a vibração do vira brequim na ponta dianteira, mas se a massa for muito grande, ai entramos nos harmonicos de novo, pois a vai mudar a frequencia de posição e nao eliminar. como o volante é extremamente pesado, os harmonicos se entrelaçam e as vibrações voltam a ocorrer de novo dentro da faixa de rotação do motor, mas como o volante é um acumulador de energia cinetica, nao tem como tirar fora, se nao o carro nao tem força para encarar uma subida por exemplo (lembr ado carrinho de fricção)
bom, chegamos entao aos pinos...
os primeiros motores tinham um so pino e volta e meia soldava o volante. Foram acrescentados nos 6 cil mais 2 pinos igualmente equidistantes, isso para favorecer mais ainda o balanceamento.
tirar os pinos permite que haja deslizamento (micro), suficiente para causar milesimos de desgaste na região de encosto dos parafusos, e isso os afrouxa e acaba soltando.
Infelizmente para vc tirar os toquinhos dos pinos que foram cortados só tirando o carter fora e na pior das hipoteses talvez tenha ate de tirar o vira do motor. os pinos vc pode comprar em ferro velho retirando de virabrequins mortos.
belê!
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