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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por rafa_pr Seg 20 Jan - 9:35:48

    Pessoal,

    Ontem (19/11) encarei meu segundo trackday com o Opala. Agora o motor está 100%, já peguei mais as manhas do traçado da pista, pontos de frenagem etc.

    Aí agora quem pediu arrego foram os freios!! Os freios originais fumacearam várias vezes, pedal ficou borrachudo e chegou ao extremo de dar mais de 400ºC de temperatura nos discos que, por sinal, empenaram!

    Em altas velocidades o carro pulava pra caramba de tanto que empenou os discos, tive que parar de andar até.

    Aí vem a pergunta, como melhorar os freios decentemente pra usar na pista?

    De opção nacional vi somente o kit da Powerbrakes, pelo que conversei com eles tratam-se de discos do Omega adaptados pro Opala e pinças da Blazer. Parece uma melhora boa já, pois os discos passam dos 268mm originais para 296mm, além de as pastilhas da Blazer terem mais ou menos o dobro da área de contato da pastilha do Opala, que é um quadradinho de nada...

    Importado, achei algumas msgs aqui no fórum de pessoas usando pinças Wilwood e discos maiores, mas não tem muitos detalhes de como adaptar isso no carro, além do que imagino que o custo deve ficar bem pesado. Outra coisa, pra usar essas pinças de 4 a 6 pistões, provavelmente tem que aumentar o cilindro mestre tbm, não tem??

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    freio - Freio pra pista Empty Re: Freio pra pista

    Mensagem por Brunugomes Seg 20 Jan - 9:46:41

    Acompanhando... Espero que consiga boas respostar Rafa.
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    Mensagem por Diegoj Seg 20 Jan - 9:51:02

    Mas vc fez as voltas de resfriamento?
    É importante ir alternando algumas voltas normais com uma ou duas voltas de resfriamento, tocando o minimo possivel no freito e tentando reduzir só nas marchas mesmo para permitir que o freio "esfrie" e evita essas situações. Também é recomendavel fazer uma volta dessas antes de parar nos boxes.

    No meu opala eu estou tentando um "esquema" com o preparador para colocar os discos de freio que eles usam nos opalas de corrida. O diametro acho até que é o mesmo, mas o disco é frisado e feito pra corrida. Aqui os opalas de corrida andam meia hora por bateria direto com o pé no fundo, pista cheia de curvas e entao abusam bastante dos freios e aguenta a corrida toda sem problema nenhum.
    Esses discos são feitos pela freemax, mas não é qualquer um que consegue comprar eles (deveria ser vendido apenas pra preparadores que mexem com opalas de veloterra).
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    Mensagem por WILMAR 250 Seg 20 Jan - 15:09:38

    Acompanhando, tenho grande interesse no assunto tb...
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    Mensagem por rafa_pr Seg 20 Jan - 16:23:58

    Diegoj escreveu:Mas vc fez as voltas de resfriamento?
    É importante ir alternando algumas voltas normais com uma ou duas voltas de resfriamento, tocando o minimo possivel no freito e tentando reduzir só nas marchas mesmo para permitir que o freio "esfrie" e evita essas situações. Também é recomendavel fazer uma volta dessas antes de parar nos boxes.

    No meu opala eu estou tentando um "esquema" com o preparador para colocar os discos de freio que eles usam nos opalas de corrida. O diametro acho até que é o mesmo, mas o disco é frisado e feito pra corrida. Aqui os opalas de corrida andam meia hora por bateria direto com o pé no fundo, pista cheia de curvas e entao abusam bastante dos freios e aguenta a corrida toda sem problema nenhum.
    Esses discos são feitos pela freemax, mas não é qualquer um que consegue comprar eles (deveria ser vendido apenas pra preparadores que mexem com opalas de veloterra).

    Não fiz voltas de resfriamento. É justamente isso que eu não quero fazer, quero ter freio pra moer o carro 10-15 voltas seguidas e ele guentar o tranco!!

    Se os discos que você quer forem os Fremax frisados na mesma medida do Opala (268mm), não tem que fazer esquema não, heheh. Eles vendem direto na loja virtual da Fremax, sai R$ 280 o par!! freio - Freio pra pista 428172 

    Estou achando a opção do Powerbrakes interessante, acho que já aguenta o que eu preciso. O problema eu acho que é a pastilha do Opala, pq ela é muito pequena, tem mto pouca área de contato!!

    Os importados vão acabar ficando muito caro, acho que fica uns $ 200 o par de pinças e pastilhas Wilwood de 4 pistões (olhei os modelos "padrão" deles), some mais adaptação de algum disco nacional, essa brincadeira deve passar fácil de R$ 2000!!

    Sente o drama da temperatura:

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    Mensagem por Claudio C. Cid Seg 20 Jan - 16:36:52

    EITCHA...  Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil


    Esquentou só um pouquinho...
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    Mensagem por Claudio C. Cid Seg 20 Jan - 16:48:33

    Tem um tópico aqui no fórum que o colega coloca discos de Cherokee e as pinças da Hilux...
     OKK


    (achei lá no Opala.com)

    http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=28341&p=190802&hilit=disco+cherokee#p190802
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    Mensagem por doido 76 Seg 20 Jan - 17:00:49

    os meus brakes sao disco de ranger de 305mm e pinça de blazer na dianteira e freia bem ......
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    Mensagem por gabriel.acosta Seg 20 Jan - 17:02:04

    acompanhando...
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    Mensagem por rafa_pr Seg 20 Jan - 17:08:39

    doido 76 escreveu:os meus brakes sao disco de ranger de 305mm e pinça de blazer na dianteira e freia bem ......

    A pinça da Blazer vai bem, doido?

    Pode me passar mais detalhes da sua adaptação? O que precisa ser feito pra colocar os discos da Ranger?
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    Mensagem por doido 76 Seg 20 Jan - 17:12:17

    muito facil fazer o suporte da pinça e a adaptaçao em geral é simples e robusta......

    200 os discos .....
    400 as pinças
    200 os suporte ....... eu gastei isso
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    Mensagem por doido 76 Seg 20 Jan - 17:15:01

    detalhe legal q eu passo é q rodas é só 16 pra cima

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    Mensagem por doido 76 Seg 20 Jan - 17:19:00

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-532480035-disco-de-freio-ventilado-sem-cubo-aplicaco-ford-ranger--_JM
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    Mensagem por doido 76 Seg 20 Jan - 17:24:32

    awwww
    esqueci ....... os flexiveis sao de blazer tbm
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    Mensagem por rafa_pr Seg 20 Jan - 17:37:56

    doido, e o cubo, usa do Opala mais antigo??
    doido 76
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    Mensagem por doido 76 Seg 20 Jan - 17:48:17

    ou o com disco mesmo apenas usinado ...... eu tenho um par de cubos dos antigos aki guardado mas nao vendo ..... mas no meu carro está os discos com cubos usinados retirados apenas o disco em si e parafuso eu uso de f 250 e porca de kombi .... anbos rosca m14 passo 1.50 eu acho....... dá certinho .......
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    Mensagem por doido 76 Seg 20 Jan - 17:50:09

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-533371414-prisioneiro-roda-f250-f350-_JM


    na época paguei 7 reais em cada um
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    Mensagem por Diegoj Seg 20 Jan - 18:05:11

    Agora vou ter até que falar com ele denovo pra ver certo sobre esses freios. Ele disse que os usados nos opalas são diferentes desses que tem a venda no site. Mas sei lá...

    Aqueles opalas de corrida abusam muito dos freios e chegam no domingo a tarde freiando normal.
    Isso aqui é o que fala no regulamento sobre os freios (tem a categoria de omega e opala ai no meio):

    Art. 19º - SISTEMA DE FREIO

    19.1 - Permitido o uso de Freio a Disco nas  04 (quatro) rodas.

    19.2 - É Obrigatório o uso de Duplo Circuito com ação independente.  02 (duas) Rodas devem
    ser acionadas por um Circuito e as outras 02 (duas) Rodas pelo outro Circuito.

    19.3 - Pinças: OMEGA: Pinça Nacional e ou AIMAR de 04 (quatro) pistões com as mesmas
    medidas  da  marca Varga. OPALA - “A”-“B”: - Nacionais.   Permitido  somente  01  (uma)
    Pinça por Roda.

    19.4 - Discos: Nacionais,  Frenar e /ou Fremax .
    Cat. Stock Car-Opala - “A”-“B”: - Dianteiros: - Nacional Frenar e/ou Fremax.  
    Para  a  Categoria  Stock Car-Opala - “A”-“B”,  nos  Discos  Dianteiros  será  permitido  o
    retrabalho  na  furação  dos  Discos,  para  passagem  dos  parafusos  de  rodas,  aumentando  o  seu
    diâmetro,  permanecendo  os  furos  na  posição  Original.  Nos  Discos  Traseiros  será  permitido
    refurar  os Discos  para  realinha-los  com  os  furos  dos  cubos  de  rodas,  bem  como  aumentar  seu
    diâmetro.  

    19.5 - Pastilhas e Lonas: Livres, marca e procedência.

    19.6 - Cilindro-Mestre: Livre procedência, fixação e adaptação. É Permitida a instalação de até  
    02  (dois) Cilindros-Mestres.

    19.7 - Pedaleiras: - Para  o Omega Livre  procedência  e  fixação. Para  o Opala - “A”-“B” as
    pedaleiras deverão ser montadas na posição original.

    19.8 - Válvulas: Livres.

    19.9 - Condutores e Canalizações: Livres.

    19.10 - Servo-Freio: Uso Facultativo. Quando utilizado deve ser Original.

    19.11 - Suportes das Pinças: Livres.

    19.12 - Resfriamento dos Freios: Opcional.

    19.13 - Placas e Pratos de Proteção dos Freios Dianteiros: Podem ser Retirados, Modificados
    e providos de aberturas de ventilação e/ou instalação dos Sistemas de Resfriamento Forçado dos
    Freios.

    19.14 -  Permitido  a  utilização  de  Sistema  Regulador  de  Balanço  de  Freio,  acionado
    Mecanicamente pelo Piloto sentado no cockpit, com o uso somente de Cabo de Aço.

    Quando eu voltar la na oficina vou perguntar certinho pra ele quais as peças que usam nos freios daqueles opalas.
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    Mensagem por WILMAR 250 Seg 20 Jan - 19:10:33

    Aproveitando o tópico, qual e o maior disco que da pra usar na roda 15?
    Vou usar as pinças Wilwood Dynalite de quatro pistões na dianteira e gostaria de saber qual e o maior disco que da pra usar.
    Na traseira vai ser os discos do Opala msm com as pinças do Golf.
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    freio - Freio pra pista Empty Re: Freio pra pista

    Mensagem por doido 76 Seg 20 Jan - 23:40:19

    acho q pinça d omega
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    Mensagem por BANDIT Ter 21 Jan - 5:29:36

    rafa_pr escreveu:Pessoal,

    Ontem (19/11) encarei meu segundo trackday com o Opala. Agora o motor está 100%, já peguei mais as manhas do traçado da pista, pontos de frenagem etc.

    Aí agora quem pediu arrego foram os freios!! Os freios originais fumacearam várias vezes, pedal ficou borrachudo e chegou ao extremo de dar mais de 400ºC de temperatura nos discos que, por sinal, empenaram!

    Em altas velocidades o carro pulava pra caramba de tanto que empenou os discos, tive que parar de andar até.

    Aí vem a pergunta, como melhorar os freios decentemente pra usar na pista?

    De opção nacional vi somente o kit da Powerbrakes, pelo que conversei com eles tratam-se de discos do Omega adaptados pro Opala e pinças da Blazer. Parece uma melhora boa já, pois os discos passam dos 268mm originais para 296mm, além de as pastilhas da Blazer terem mais ou menos o dobro da área de contato da pastilha do Opala, que é um quadradinho de nada...

    Importado, achei algumas msgs aqui no fórum de pessoas usando pinças Wilwood e discos maiores, mas não tem muitos detalhes de como adaptar isso no carro, além do que imagino que o custo deve ficar bem pesado. Outra coisa, pra usar essas pinças de 4 a 6 pistões, provavelmente tem que aumentar o cilindro mestre tbm, não tem??




    http://www.opaleirosdoparana.com/t26621-kit-freios?highlight=freio




    Tem que furar os discos !

    já que usa roda grande.....coloque os de ômega  ...... / discos /pinças
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    Mensagem por BANDIT Ter 21 Jan - 5:30:39

    WILMAR 250 escreveu:Aproveitando o tópico, qual e o maior disco que da pra usar na roda 15?
    Vou usar as pinças Wilwood Dynalite de quatro pistões na dianteira e gostaria de saber qual e o maior disco que da pra usar.
    Na traseira vai ser os discos do Opala msm com as pinças do Golf.



    ode ômega é de 285mm.    cabe de boa  OKK 

    (tem que ver o tamanho das pinças pro tipo de aro )
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    Mensagem por Brunugomes Ter 21 Jan - 5:41:47

    As opções por enqnto, Discos de: Omega ou Ranger. Pinças dianteira Omega ou Blazer. E traseira Tempra...

    Acham que vale a pena comprar isso usado?
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    Mensagem por doido 76 Ter 21 Jan - 8:37:18

    se eu pudesse vontar atraz pra mexer d novo no freio nao faria diferente nao
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    Mensagem por doido 76 Ter 21 Jan - 8:39:23

    disco de santa fé tem 321mm
    e é a mesma furaçao opala
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    Mensagem por rafa_pr Ter 21 Jan - 10:24:00

    BANDIT escreveu:
    rafa_pr escreveu:Pessoal,

    Ontem (19/11) encarei meu segundo trackday com o Opala. Agora o motor está 100%, já peguei mais as manhas do traçado da pista, pontos de frenagem etc.

    Aí agora quem pediu arrego foram os freios!! Os freios originais fumacearam várias vezes, pedal ficou borrachudo e chegou ao extremo de dar mais de 400ºC de temperatura nos discos que, por sinal, empenaram!

    Em altas velocidades o carro pulava pra caramba de tanto que empenou os discos, tive que parar de andar até.

    Aí vem a pergunta, como melhorar os freios decentemente pra usar na pista?

    De opção nacional vi somente o kit da Powerbrakes, pelo que conversei com eles tratam-se de discos do Omega adaptados pro Opala e pinças da Blazer. Parece uma melhora boa já, pois os discos passam dos 268mm originais para 296mm, além de as pastilhas da Blazer terem mais ou menos o dobro da área de contato da pastilha do Opala, que é um quadradinho de nada...

    Importado, achei algumas msgs aqui no fórum de pessoas usando pinças Wilwood e discos maiores, mas não tem muitos detalhes de como adaptar isso no carro, além do que imagino que o custo deve ficar bem pesado. Outra coisa, pra usar essas pinças de 4 a 6 pistões, provavelmente tem que aumentar o cilindro mestre tbm, não tem??




    http://www.opaleirosdoparana.com/t26621-kit-freios?highlight=freio




    Tem que furar os discos !

    já que usa roda grande.....coloque os de ômega  ...... / discos /pinças

    Legal o tópico com informações sobre freios, tem bastante coisa ali.

    Pelo que vi ali, esse kit da Powerbrakes é suficiente e o mais fácil de usar. Resta saber com eles como é montado, se não vai acabar pegando no agregado!

    Um detalhe interessante que eles já me passaram é que eles usam discos do Omega (296mmx28mm), mas com pinça de Blazer, não pinça do Omega. Parece bom, pois olhando nas fotos, as pastilhas da blazer são maiores que as do Omega e devem dar, mais ou menos, o dobro do tamanho das pastilhas do Opala...

    Pastilhas do Omega:
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=5880

    Pastilhas da Blazer:
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=13113
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    Mensagem por WILMAR 250 Ter 21 Jan - 12:07:49

    BANDIT escreveu:
    WILMAR 250 escreveu:Aproveitando o tópico, qual e o maior disco que da pra usar na roda 15?
    Vou usar as pinças Wilwood Dynalite de quatro pistões na dianteira e gostaria de saber qual e o maior disco que da pra usar.
    Na traseira vai ser os discos do Opala msm com as pinças do Golf.



    ode ômega é de 285mm.    cabe de boa  OKK 

    (tem que ver o tamanho das pinças pro tipo de aro )
    As rodas que vou usar são as Weld Pro star aro 15.
    A melhor opção de discos pra usar com as Pinças Wilwood de 4 pistões seria os do Omega, ou teria alguma outra opção?
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    Mensagem por rafa_pr Qua 22 Jan - 5:21:03

    doido 76, esse esquema dos cubos usinados com o disco da Ranger em cima, não jogou as rodas mais pra fora?? que medida de roda e pneu vc usa?

    valeu pelas dicas...
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    Mensagem por doido 76 Qua 22 Jan - 20:04:29

    joga pra fora a medida dos discos tipo os meus jogaram acho q 7 mm
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    Mensagem por rafa_pr Qui 23 Jan - 4:56:18

    Blz, então é isso mesmo, bate com a informação da Powerbrakes.

    Entrei em contato e eles me dissream que o cubo que eles utilizam tbm é dos Opalas modernos, usinado a partir do disco que vem com o cubo integrado, aí o disco de Omega vai por cima.

    O cara me passou que esse sistema deles deve jogar as rodas coisa de 6mm pra fora. Vou dar uma conferida nas medidas hj, pq os pneus 225/45/17 já ficam meio perto do para-lamas.

    Como o disco vai por cima do cubo original, ele tbm falou que não teve nenhum caso/relato da pinça pegar no agregado quando esterça!!

    Até então tá parecendo a opção mais interessante esse kit Powerbrakes, pelo preço e facilidade! Se for partir pra gringa, só o par de pinças Wilwood Dynalite vai dar uns R$ 1300, pastilhas giram em torno de 50-100 dólares, o que daria pelo menos mais R$ 300-400. Aí ainda some a isso todas adaptações que vão precisar ser feitas nos suportes, discos, cubo!! Além do sistema gringo encarecer todo custo da adaptação, tbm ficarão mais caras todas trocas de pastilha, fora o inconveniente de sempre precisar de importá-las...

    Hmmmm....estudando ainda todas essas opções!! study 
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    Mensagem por Brunugomes Qui 23 Jan - 6:07:57

    Faça por nós esses estudos Rafa. xD
    Quando chegar num veredito alguns irão lhe seguir.. Rsrs
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    Mensagem por FabioM Qui 23 Jan - 9:09:17

    Dai rafa, tava vendo no site da summit e encontrei esse kit, será que dá certo pra nós colocar nos opalas?
    http://www.summitracing.com/dom/parts/wil-140-10996-d/overview/
    Vai ficar bem mais caro que os powerbrakes também.
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    Mensagem por rafa_pr Qui 23 Jan - 10:01:09

    Acho que deve dar certo sim, adaptando essa peça "intermediária" que ele tem ali, entre disco e cubo, acho que se colocar direto no cubo do Opala usinado deve rolar, sei lá tb...

    Mas está caríssimo! $800 vai chegar aqui na casa de uns 4 mil reais, ou mais. E o disco nem é tão grande! Não que o tamanho do disco seja tudo, mas eu acho que com tanta opção de disco nacional pra adaptar é bobeira pegar também o disco da Wilwood. Que é bom, não duvido, mas acho que o custo X benefício não compensa!
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    Mensagem por Diegoj Qui 23 Jan - 10:12:10

    A um tempo atras eu vi alguem falando que ia usar pinça da amarok no opala e que ela tinha 4 pistões... Será que dá certo?
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    Mensagem por Diegoj Dom 2 Fev - 13:51:20

    freio - Freio pra pista Paraopost6

    Olha uma coisa ai que pode ser util pra vc, essa 'ventilação' dos discos tá num gol preparado, mas dá pra fazer no opala também.
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    Mensagem por BANDIT Dom 2 Fev - 16:45:25

    Diegoj escreveu:freio - Freio pra pista Paraopost6

    Olha uma coisa ai que pode ser util pra vc, essa 'ventilação' dos discos tá num gol preparado, mas dá pra fazer no opala também.





     freio - Freio pra pista 260807  freio - Freio pra pista 260807  freio - Freio pra pista 260807  freio - Freio pra pista 260807  freio - Freio pra pista 260807  freio - Freio pra pista 260807  freio - Freio pra pista 260807  freio - Freio pra pista 260807  freio - Freio pra pista 260807 
    eu adoro isso !

    (se vc. procurar aqui no fórum isso que eu vou dizer eu já disse a vários meses......talvez até anos )

    No Brasil tudo se copia nada se cria !

    O pessoal dos gols  copia o pessoal dos opalas  ....pois são + antigos nisso !

    Funciona assim :

    os opalas tem esse sistema de refrigeramento.....pois são carros + pesados e com motor em torno de 330HP !

    então eles precisam.....
    os caras do gol...olharam e um colocou....esse piloto por algum motivo...."andou pra frente"
    3 provas depois  TODOS gols tinham isso !
    o gol andando com esse sistema emprestado dos opalas fica com os pneus gelados...isso mesmo   gela os pneus......ficam abaixo da temperatura !!!!!
    cai o tempo por volta.....
    uma vez retiramos essa tralha......que pro gol é tralha.....(no opala é preciso) ...e colocamos calotas....feitas de pedaço de gols batidos......horríveis esteticamente.....e barulhentas andando....mas funcionais pra oque pretendíamos .

    o carro que andava  lá atrás 13°...... terminou em 5°

    na prova seguinte as calotas ...foram suspensas......porque já tinha cara fazendo....e por questão de segurança baniram elas !!!!
    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::;;


    Eu disse isso porque tudo tem que ser pensado e calculado......não é porque o Zé do ferro-velho...está andando com isso......que tal peça vai servir pro teu carro !!!!

    defletor de ar tem que ser muito bem planejado....

    será que um opala com rodas grandes realmente precisa disso ?
    no asfalto....tem vários fatores pra fazer um carro "grudar"....
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    freio - Freio pra pista Empty Re: Freio pra pista

    Mensagem por rafa_pr Seg 3 Fev - 5:19:55

    Diegoj escreveu:freio - Freio pra pista Paraopost6

    Olha uma coisa ai que pode ser util pra vc, essa 'ventilação' dos discos tá num gol preparado, mas dá pra fazer no opala também.

    Parece funcional, o piloto que eu conheci lá no autódromo que anda de Omega na turismo inclusive tinha me dado essa sugestão. Ele e outro amigo comentaram que antigamente os Opalas de stock usavam freio original, só com pinças maiores e esse sistema de dutos.

    Tenho dúvidas ainda se isso é necessário pro meu carro e, apesar de ser uma solução barata, não me parece muito prático. Parece que esses canos aí vão ficar "atrapalhando" a roda pra virar, sei lá, fica esquisito! Não sei se esses plásticos duram muito tempo sem quebrar!

    Por enquanto estou pendendo mais para utilizar discos e pinças maiores só, mas ainda não decidi quais. Existem discos maiores que o do Omega no mercado, com a furação do Opala (Ranger, Santa Fé etc), mas eu fico em dúvida pq a "altura" central desses outros discos é menor. Como a ideia da montagem é jogar em cima do cubo usinado, essa altura menor joga o disco ainda mais perto da roda e aí eu acho que a pinça corre um risco maior de pegar na roda. Mas por enquanto só suposições, ainda não parei pra medir nada!! study
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    freio - Freio pra pista Empty Re: Freio pra pista

    Mensagem por BANDIT Seg 3 Fev - 16:55:21

    Como a ideia da montagem é jogar em cima do cubo usinado, essa altura menor joga o disco ainda mais perto da roda e aí eu acho que a pinça corre um risco maior de pegar na roda. Mas por enquanto só suposições, ainda não parei pra medir nada!! freio - Freio pra pista Icon_study



    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


    Mas  é exatamente isso que acontece ......pois vc. vai (tem) que usar os cubos do opala ....e "vestir" com outro Disco.... as pinças vão + pra fora.....consequentemente a roda vai + pra fora .....dependendo de como se faça.....a diferença é em torno de 1.5cm. !   É dai pra + .

    freio de ómega  disco e pinça :


    freio - Freio pra pista Dscf4865g


    mesma roda  + com sistema de freio de opala ORIGINAL !

    freio - Freio pra pista Dscf4924l
    freio - Freio pra pista Dscf4906d


    freio - Freio pra pista Dscf6149t
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    Mensagem por rafa_pr Seg 3 Fev - 17:42:05

    A roda vai pra fora na espessura do disco, ali na "chapa"  central dele, isso deve dar mais ou menos 6-7mm, como falou o doido e tbm os caras da Powerbrakes.

    Mas oq eu quero dizer é que o "cubo" do disco do Omega tem 58mm de altura em relação a outra extremidade do disco, já o da Santa Fé tem 321mm de diâmetro, mas só 49mm de altura no "cubo", ou seja, a pinça vai ficar praticamente 1cm mais perto da roda por dentro do que com relação ao disco do Omega!!

    É a medida "B" que eu falo:

    freio - Freio pra pista X90m

    No seu sistema que vc falou no outro tópico que usa a pinça do Omega tbm, ela fica muito perto da roda por dentro? Pq a pinça original do Opala já fica quase colada na parte interna da roda!! Imagino que a pinça do Omega deve ser mais fina, nunca vi ela!
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    Mensagem por Diegoj Ter 11 Fev - 9:55:18

    rafa_pr escreveu:
    Se os discos que você quer forem os Fremax frisados na mesma medida do Opala (268mm), não tem que fazer esquema não, heheh. Eles vendem direto na loja virtual da Fremax, sai R$ 280 o par!! freio - Freio pra pista 428172 

    Eu olhei lá e tá R$404,82 o par. Foi esse mesmo que vc viu?
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    Mensagem por rafa_pr Ter 11 Fev - 19:17:25

    Não lembro mais, talvez eu tenha confundido com os de Omega, que aí sim custam R$ 280 o par de discos de alta performance!
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    Mensagem por BANDIT Ter 11 Fev - 19:21:22

    o opala é caro por que vem como cubo .
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    Mensagem por rafa_pr Qui 3 Jul - 7:50:00

    Srs, começamos as adaptações. Ficou um belo frankstein! Montei discos de Opala atrás, com pinças nacionais e os da Ranger na frente de 305mm, em cima dos cubos do Opala usinados. Usei também as pinças Wilwood de 4 pistões na frente.

    Agora vou passar pra outra parte: como esperado, o volume de fluído que essas Wilwood pedem é bem maior, pois agora são 4 pistões em cada uma. O freio ficou daquele jeito, pedal fundo e na segunda pegada, quando "enche" o sistema, ele vem forte.

    To com a ideia de adaptar outro cilindro mestre nacional, ainda usando o servo, achei várias opções que parecem boas de S10, D20, F1000, tem vários.

    Desses aí tem cilindros de 1" e outros de 1 1/8" de diâmetro. Será que já parto logo pro maior? Lembrando que o do Opala tem só 7/8" de diâmetro!

    Assim que der coloco umas fotos da adaptação aqui!
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    Mensagem por chicano Qui 3 Jul - 8:33:23

    acompanhando...
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    Mensagem por FR1974 Qui 3 Jul - 16:30:53

    rafa_pr escreveu:Srs, começamos as adaptações. Ficou um belo frankstein! Montei discos de Opala atrás, com pinças nacionais e os da Ranger na frente de 305mm, em cima dos cubos do Opala usinados. Usei também as pinças Wilwood de 4 pistões na frente.

    Agora vou passar pra outra parte: como esperado, o volume de fluído que essas Wilwood pedem é bem maior, pois agora são 4 pistões em cada uma. O freio ficou daquele jeito, pedal fundo e na segunda pegada, quando "enche" o sistema, ele vem forte.

    To com a ideia de adaptar outro cilindro mestre nacional, ainda usando o servo, achei várias opções que parecem boas de S10, D20, F1000, tem vários.

    Será que as pinças da Hilux não seria uma opção mais em conta em relação das wilwood...como no topico do opala.com. Seria legal esses discos da ranger pois é a mesma furação do opala.

    Desses aí tem cilindros de 1" e outros de 1 1/8" de diâmetro. Será que já parto logo pro maior? Lembrando que o do Opala tem só 7/8" de diâmetro!

    Assim que der coloco umas fotos da adaptação aqui!
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    Mensagem por BANDIT Qui 3 Jul - 17:58:41

    se usar hidro vácuo ...vai no maior....

    se não usar hidro vácuo....dai vc. entorta o pedal do freio !

    dai tem que pegar o com pistão interno de menor diâmetro.....
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    Mensagem por rafa_pr Qui 3 Jul - 20:36:15

    É, acho que vou no maior mesmo, já pra não ter erro, apesar que no outro tópico o 100 diz ter usado um cilindro de 1" da Wilwood e já ficou bom.

    FR1974, com certeza essas da Hilux são uma boa opção, pois o preço que falaram ali de 300tão o par é quase de graça!! Fora facilidade de achar pastilha e tal.

    Eu fui na Wilwood, pq não conhecia as da Hilux, huahua, e tbm pq elas são muito bonitas e nem precisa falar da qualidade, né? As duas pinças Wilwood (inteiras de alumínio) não devem dar o peso nem de uma do Opala!

    Fora isso, a Wilwood tem mais de 10 tipos de composto diferente de pastilha pra vc escolher, desde totalente de rua, meio termo, até totalmente de pista, o que eu acho bacana já que minha intenção é volte e meia andar no trackday com o carro!!  OKK 
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    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 3 Jul - 20:37:59

    Bom saber sobre a pinça da hilux


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    freio - Freio pra pista Empty Re: Freio pra pista

    Mensagem por rafa_pr Qui 3 Jul - 21:13:43

    Agora vão as fotos!

    Peças

    Disco traseiro do Opala (253mm) e dianteiro da Ranger (305mm):
    freio - Freio pra pista 20140312_220405

    Comparando o disco da Ranger com o original:
    freio - Freio pra pista 20140312_220241

    Pinças Wilwood e pastilhas:
    freio - Freio pra pista 20140317_170340
    freio - Freio pra pista 20140317_170317

    Montagem

    freio - Freio pra pista 10520878_519979004797166_458693129_n

    freio - Freio pra pista 10518870_519979011463832_212645772_n

    Antes e depois

    Disco e pinça originais:
    freio - Freio pra pista 20140312_220418

    Disco da Ranger já instalado:
    freio - Freio pra pista 20140703_202623

    Disco traseiro do Opala + pinças do New Civic (muito baratas de comprar e tem suporte pro cabo do freio de mão na pinça):
    freio - Freio pra pista 20140703_202555

    Infelizmente não tenho mais detalhes da montagem, pois tava na correria esses últimos dias e não pude acompanhar de perto. Mas não foi nada de outro mundo pro torneiro adaptar os suportes, acho que qualquer bom torneiro faz!

    Agradeço às dicas de todos amigos aqui do fórum, olhando aqui e com as dicas do pessoal que optei pelos discos da Ranger e as pinças Wilwood!  study 
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    freio - Freio pra pista Empty Re: Freio pra pista

    Mensagem por FR1974 Sex 4 Jul - 1:42:17

    bruno silverstar83 escreveu:Bom saber sobre a pinça da hilux

    É, da uma olhada no tópico do cara no opala.com... ficou bem explicadinho, no final ainda ele passa o desenho do suporte para a pinça de freio e relata que o ficou muito bom de frenagem. A única diferença é que ele uso discos da Cherokee mas a furação não é mesma do opala. As pinças da Hilux tem 2 pistões.

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