Amigos, como a conversa tá ótima, eu vou detalhar o que eu fiz no meu Escort Zetec. Eu participo de 3 foruns do carro, o Ford HP, o Zetec Clube (finado) e ou Escort Clube. Em nenhum dele eu detalhei nada parecido com isso, porque as conversas não chegaram neste nível.
Vou tentar explicar aqui pra dar ideia aos amigos da sequência do fluxo de ar e da importância.
Lembrando que um perfil convergente é assim:
> entra maior e vai afunilando. Aqui diminui a pressão e aumenta a velocidade.
Já o perfil divergente é assim:
< entra menor e vai expandindo, aqui perde velocidade e aumenta a pressão.
Vamos lá:
IMAGEM 1
Nesta aparece a caixa do filtro de ar / Sensor MAF (medidor fluxo ar) / Mangueira em curva que estava faltando e usei garrafa com fita - Tubulação de 75mm
IMAGEM 2
Agora vemos a primeira das "brincadeiras" com os perfis convergente X divergente. Aqui temos um divergente que sai de 75mm e vai para 100mm, teoricamente diminui a velocidade e aumenta a pressão. Efeito benéfico dessa etapa: Pressurisa o Manifold de ar. Na caixa de ar tem o sensor de temperatura do ar fixado.
IMAGEM 3
Aqui a vista das etapas anteriores, o Manifold e seu formato convergente, entra 100mm e afina de acordo com o cálculo que fiz na época. Efeito benéfico dessa etapa: Acelera o fluxo que entrou, garantido uma melhor distribuição de ar dentro desta caixa, porque no caso geralmente o cilindro 3 e 4 teriam maior fluxo por ser a entrada, assim otimiza e equaliza um pouco melhor.
IMAGEM 4
Vista do Manifold antes de soldar, dá pra ver o perfil de corneta nas 4 bocas, mais uma vez convergente. Medida das bocas 63mm. Efeito benéfico dessa etapa: Acelera o fluxo.
IMAGEM 5
As curvas em silicone. Ai dá pra ver a grande e as 4 pequenas que sairam do manifold para as borboletas. Entrada de 63mm e saída de 51mm. Perfil convergente. Efeito benéfico dessa etapa: Acelera o fluxo.
IMAGEM 6 e 7
Todo o sistema somente lado a lado pra visualização.
IMAGEM 8 e 9
Vista dos TBI antes de cortar as partes de fora, solda e demais processos.
Novamente vemos bem nítido o perfil convergente em direção da borboleta. Efeito benéfico dessa etapa: Acelera o fluxo.
IMAGEM 10, 11 e 12
Não tenho foto da parte de trás, mas aqui vai o bico injetor, após a borboleta o perfil é justamente divergente, aqui pega toda aquela alta velocidade anterior pra arrastar e misturar o combustível no ar, porém já começa a necessidade de mudar o tipo de fluxo pra entrar no cilindro. Não adianta ter alta velocidade, aqui precisa aumentar a pressão, pra conseguir empurra e socar mistura pra dentro do cilindro, garantindo melhor enchimento e mais potência.
Já na placa onde elas vão soldadas eu continuei o perfil divergente, abri a medida em relação ao cabeçote
Dai pra frente acabaram as fotos, mas o perfil divergente permaneceu acontecendo, é só imagina que da entrada do cabeçote até chegar nas válvulas o diverngente continua, sai de um buraco pequeno e vai aumentando, assim diminuindo a velocidade e aumentando a pressão.
A moral de toda a história ai foi o seguinte, antes da borboleta e ponto de injeção de combustível foi feito de tudo para aumentar sempre a velocidade do ar. bem no ponto de venturi, que é a junção do convergente com o divergente (
>o< ) temos a injeção de combustível. Dai pra frente todo o esquema inverte e mantem-se divergente, visando aumentar a pressão.
Agora a parte triste, no fim de dezembro quando eu estava fazendo isso, tive que mudar de casa pq estou desempregado, agora em apartamento não tive tempo de terminar. Precisei do carro, montei como estava.
Se alguém tiver contato na área de mecânico de aeronaves aqui em São Paulo, puder me dar um força, fico grato.
Hoje à(s) 20:56:39 por opala4cc
» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Ontem à(s) 9:15:59 por Gerald
» Regulagem vidro opala cupê
Seg 6 maio - 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito
» Trinco da porta destravando sozinho
Seg 6 maio - 12:23:04 por geosordi
» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Seg 6 maio - 6:48:40 por opala4cc
» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Dom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc
» Tutorial Desmontando alternador 65a.
Dom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc
» farol alto não liga
Sex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP
» Alocação dos relés - 81/84
Sex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro