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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
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PREPARAÇAO 4CC
Alan Montes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 25
Localização : Erechim
Data de inscrição : 25/06/2014
- Mensagem nº1
PREPARAÇAO 4CC
Boa tarde opaleiros,gostaria de saber de voces oque se pode ser feito em um 4cc para melhor seu rendimento,pois uso ele para tudo,inclusive viagens ele foi restaurado e retificado,e seu desempenho em viagens me deixa a desejar,pelo seu tamanho e cilindrada eu imagino algum potencial nele.Por favor nao indiquem 6cc eu o reconheço mas no meu caso seria um disperdicio,pois nao quero criar nenhum monstro apenas quero melhor o seu rendimento.Obrigado.
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº2
Re: PREPARAÇAO 4CC
Ai depende do quanto você está disposto a gastar.Tem a opção de usar o vira 153,mas pra uma preparação bem básica dá pra usar o 151 mesmo,colocar uma carburação maior,um comandinho um pouco maior,uma taxa maior e adequada pro combustivel que vai usar ...
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Opala muito mais que um carro,uma paixão.
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
hamilsilveira gosta desta mensagem
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº3
Re: PREPARAÇAO 4CC
bem básico:
taxa + carburador + ignição
e caso não tenha, câmbio de 5 marchas
taxa + carburador + ignição
e caso não tenha, câmbio de 5 marchas
Alan Montes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 25
Localização : Erechim
Data de inscrição : 25/06/2014
- Mensagem nº4
Re: PREPARAÇAO 4CC
para começar eu conseguiria uns 10 mil mas conforme a necessidade eu investiria mais sem problemas,dividindo o projeto em partes se for necessario,mas sou um tanto quanto sem experiencia quanto a preparaçao de motores e gostaria tambem de algumas dicas e informaçoes sobre o 4cc,quanto a limites do motor como rotaçao,compressao e cavalaria maxima sendo possivel sem turbo e outros adicionais,eu nao quero um carro para competir,mas para curtir so que o rendimento atual e original me deixa a desejar.
Mestre "C"- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
Idade : 53
Localização : Where the streets have no name
Modelo do carro : Cmomodoro SL/E 90
Cilindros : 4 cilindros, ainda 151" em breve181"
Data de inscrição : 22/03/2014
- Mensagem nº5
Re: PREPARAÇAO 4CC
Alan Montes escreveu:para começar eu conseguiria uns 10 mil mas conforme a necessidade eu investiria mais sem problemas,dividindo o projeto em partes se for necessario,mas sou um tanto quanto sem experiencia quanto a preparaçao de motores e gostaria tambem de algumas dicas e informaçoes sobre o 4cc,quanto a limites do motor como rotaçao,compressao e cavalaria maxima sendo possivel sem turbo e outros adicionais,eu nao quero um carro para competir,mas para curtir so que o rendimento atual e original me deixa a desejar.
Se tiver um pouco de paciência,em breve terei dois motores, para podermos comparar com preços acessiveis.Já venho nessa batalha a algum tempo.
http://www.opaleirosdoparana.com/t28932p300-preparacao-motor-4cil-151-comparativo
Olhe as mensagens das paginas 7,8 e 9 que são as mais atuais.
*JOTA250s*- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2351
Idade : 39
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Modelo do carro : Caravan Comodoro Prata 4.1 1989
Cilindros : 6 Cilindros bem aproveitados!
Data de inscrição : 06/02/2012
- Mensagem nº6
Re: PREPARAÇAO 4CC
O motor do 4cil é muito bom mas é pouco alimentado...
Sem gastar muito você faz um carro gostoso de andar e confiável...
1º - Invista em uma ignição eletrônica, bobina e distribuidor novos, se possível com uma amperagem maior.
2º - Monte uma dupla carburação, você terá mais ar no seu motor, e uma mistura melhor de ar+combustivel... seu carro terá uma melhora significativa
3º - Um escapamento dimensionado.
Não tem segredo... gastou pouco e tem resultado...
Quer algo mais forte? além do que disse acima você pode investir em um comando de valvulas... nada monstruoso...
Você terá um carro seguro, confiável e econômico (na medida do possível) para rodar no dia a dia.
Falow
Sem gastar muito você faz um carro gostoso de andar e confiável...
1º - Invista em uma ignição eletrônica, bobina e distribuidor novos, se possível com uma amperagem maior.
2º - Monte uma dupla carburação, você terá mais ar no seu motor, e uma mistura melhor de ar+combustivel... seu carro terá uma melhora significativa
3º - Um escapamento dimensionado.
Não tem segredo... gastou pouco e tem resultado...
Quer algo mais forte? além do que disse acima você pode investir em um comando de valvulas... nada monstruoso...
Você terá um carro seguro, confiável e econômico (na medida do possível) para rodar no dia a dia.
Falow
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DeLuxo 2.5 -1977 - Sem nome...
Caravan Comodoro 4.1 - 1989 - Urutu .
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A pior derrota de um homem é se acovardar diante dos seus sonhos.
4100 MOTIVOS PARA SORRIR
Pedro Haidar gosta desta mensagem
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
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Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº7
Re: PREPARAÇAO 4CC
Uma dupla carburação fica bom demais,tipo essa
É uma dupla de dfv 228
É uma dupla de dfv 228
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Opala muito mais que um carro,uma paixão.
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Pedro Haidar gosta desta mensagem
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº8
Re: PREPARAÇAO 4CC
Alan Montes escreveu:Boa tarde opaleiros,gostaria de saber de voces oque se pode ser feito em um 4cc para melhor seu rendimento,pois uso ele para tudo,inclusive viagens ele foi restaurado e retificado,e seu desempenho em viagens me deixa a desejar,pelo seu tamanho e cilindrada eu imagino algum potencial nele.Por favor nao indiquem 6cc eu o reconheço mas no meu caso seria um disperdicio,pois nao quero criar nenhum monstro apenas quero melhor o seu rendimento.Obrigado.
olá Alan Montes
seja bem vindo !
favor nao indiquem 6cc eu o reconheço mas no meu caso seria um disperdicio,pois nao quero criar nenhum monstro apenas quero melhor o seu rendimento
Mas esse é o melhor jeito e se encaixa exatamente oque vc. quer....inclusive em viagens ....
trocando um pelo outro vc. vai ter + potencia
+ torque
e mesmo consumo....viajando com um 6cc e diferencial 2;73:1 ....esse opala (6cc) na rodovia vai ser + econômico que um 4cc !
se vc. quiser mexer no 4cc ai sim vc. vai criar um monstro !!!!
porque pra ter a potencia de um 6cc álcool , vc. vai ter que ter :
carburador... comando....cabeçote ....
no 6cc vai ter lenta de 700rpm.....e no 4cc + potente lenta de 1200rpm !
ahhh....o consumo de um 4cc assim fica igual ao de um V8 ! Dos bons !
Alan Montes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 25
Localização : Erechim
Data de inscrição : 25/06/2014
- Mensagem nº9
Re: PREPARAÇAO 4CC
bom mesmo assim eu gostaria de continuar com um 4cc,sabe sem a responsabilidade o nome de um 6cc, bom eu gostaria de ter um carro como foi dito confiavel sem perigo de quebras,gostoso e macio de andar eu quero um carro para passeio mas que me satisfaça em viagens.alguem teria alguma preparaçao basica por onde começar,pois como nao tenho experiencia alguma gostaria de algumas indicaçoes de carburadores,comandos e de como aumentar a compressao com segurança e rodar com todas essas modificaçoes sem perigo de ter de ficar esperando o guincho na beira da estrada.Obrigado.
endrigo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 894
Idade : 47
Localização : Grande POA-RS
Data de inscrição : 12/05/2013
- Mensagem nº10
Re: PREPARAÇAO 4CC
Alan Montes escreveu: ele foi restaurado e retificado,e seu desempenho em viagens me deixa a desejar
??? deixa a desejar no que??
ta com caixa 4marchas é isso??
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº11
Re: PREPARAÇAO 4CC
o que seria essa satisfação?
não é puxar brasa pro meu carro, mas com carburador simples, 4 marchas, acho que tranquilo pra viajar
mantém de 80 a 100 numa boa, sem forçar
e se pisar meio pedal, rapidinho tá em 130
e outra, opala com suspensão original, não é carro pra ficar correndo muito (acima de 150)
se tu quer isso, aí tu não quer um carro só pra viagens, tu quer correr mesmo
não é puxar brasa pro meu carro, mas com carburador simples, 4 marchas, acho que tranquilo pra viajar
mantém de 80 a 100 numa boa, sem forçar
e se pisar meio pedal, rapidinho tá em 130
e outra, opala com suspensão original, não é carro pra ficar correndo muito (acima de 150)
se tu quer isso, aí tu não quer um carro só pra viagens, tu quer correr mesmo
riclaier- Opaleiro
- Número de Mensagens : 73
Idade : 45
Localização : Juiz de fora MG
Modelo do carro : opala Diplomata 84.
Cilindros : 4cc 76 cv.
Data de inscrição : 29/05/2014
- Mensagem nº12
Re: PREPARAÇAO 4CC
Concordo com o Glaucio.O 4cc tem torque de sobra pra vc andar com segurança e tranquilidade pelas estradas, não espere dele o mesmo comportamento de um carro acima do ano 2000 cuja mecânica e aerodinâmica é toda projetada por computação. E lembre-se: - Não é o 4cc que é pequeno, ele é um motor 2.5 em um carro com peso semelhante ao del rey, astra que usam cilindradas bem menores é o 6cc que é grandão mesmo. Bota um duplo H34 nele então e uma caia de 5 e já vai notar a diferença. Um abraço.
*JOTA250s*- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2351
Idade : 39
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Caravan Comodoro Prata 4.1 1989
Cilindros : 6 Cilindros bem aproveitados!
Data de inscrição : 06/02/2012
- Mensagem nº13
Re: PREPARAÇAO 4CC
Alan Montes escreveu:bom mesmo assim eu gostaria de continuar com um 4cc,sabe sem a responsabilidade o nome de um 6cc, bom eu gostaria de ter um carro como foi dito confiavel sem perigo de quebras,gostoso e macio de andar eu quero um carro para passeio mas que me satisfaça em viagens.alguem teria alguma preparaçao basica por onde começar,pois como nao tenho experiencia alguma gostaria de algumas indicaçoes de carburadores,comandos e de como aumentar a compressao com segurança e rodar com todas essas modificaçoes sem perigo de ter de ficar esperando o guincho na beira da estrada.Obrigado.
Olá Alan,
Seguindo a visão minimalista... menos é mais...
Não se iluda com preparações absurdas, taxas, comandos... a não ser que você queria um carro beberão, que não passe segurança, e tirar 300cv de onde não tem...
Quer gastar pouco, fazer algo confiável e que vai trazer essa "satisfação"? segue o que disse no tópico acima.
- Se o seu carro for platinado troque pelo distribuidor eletrônico
- Troque sua bobina por uma de maior amperagem
- Se achar interessante troque o módulo também
- Troque os cabos de vela originais por um conjunto que conduza maior carga, ex. um MSD 10mm
- Monte uma dupla carburação de DFV (+ ar para o motor, melhor mistura no combustível...)
- Por ultimo e se quiser coloque o escapamento 4x2 que irá melhorar o fluxo de ar saindo do motor...
Pronto... você não precisou abrir motor, mexer com retifica, não usou peças caras... você ganha torque e mais uns cavalinhos de potencia... não vai virar um dragster mas você terá um bom carro e seguro dentro de suas capacidades.
Falow
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DeLuxo 2.5 -1977 - Sem nome...
Caravan Comodoro 4.1 - 1989 - Urutu .
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Pablo Bizzarri gosta desta mensagem
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº14
Re: PREPARAÇAO 4CC
Dar uma melhoradinha na taxa do motor a gasolina seria a primeira "preparação" que eu faria no meu.
Tirar um "bifinho" do cabeçote.
E pra estrada, um cambio de 5 marchas pra aliviar o motor.
Tirar um "bifinho" do cabeçote.
E pra estrada, um cambio de 5 marchas pra aliviar o motor.
edscarpes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 129
Localização : Sapucaia do Sul - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 1986
Cilindros : 6
Data de inscrição : 10/07/2013
- Mensagem nº15
Re: PREPARAÇAO 4CC
Põe uma Weber40
Alan Montes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 25
Localização : Erechim
Data de inscrição : 25/06/2014
- Mensagem nº16
Re: PREPARAÇAO 4CC
Bom uma vez me disseram que a compressão é o melhor "veneno" no meu caso ,segundo a internet o meu opala 79 4m teria 7,5:1,então eu pensei em uma compressão maior ,e um carburador como foi dito para alimentar melhor.A minha "ideia" seria a seguinte:Uma webber como foi dito,mas peço a ajuda de vocês para saber qual?E aumentar a compressão,aqui tenho uma duvida até que ponto se pode aumentar a compressão sem comprometer o motor,eu teria problemas quanto a detonação e aquecimento e se existirem outros,quais outros problemas devo levar em conta, com uma compressão de 9,5:1 ou até de 10:1. Não quero deixa-lo a ponto de quebras,mas se diz por ai "se for fazer fassa bem feito"não é?e de certa forma quanto mais melhor se for possível 10:1,mas claro se não for comprometer o motor.Peço que me ajudem e obrigado.
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº17
Re: PREPARAÇAO 4CC
Pra gasolina 10:1 é o maximo pra rua,só que não consegue essa taxa rebaixando cabeçote,tem que colocar pistões planos
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
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BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº18
Re: PREPARAÇAO 4CC
Alan Montes escreveu:Bom uma vez me disseram que a compressão é o melhor "veneno" no meu caso ,segundo a internet o meu opala 79 4m teria 7,5:1,então eu pensei em uma compressão maior ,e um carburador como foi dito para alimentar melhor.A minha "ideia" seria a seguinte:Uma webber como foi dito,mas peço a ajuda de vocês para saber qual?E aumentar a compressão,aqui tenho uma duvida até que ponto se pode aumentar a compressão sem comprometer o motor,eu teria problemas quanto a detonação e aquecimento e se existirem outros,quais outros problemas devo levar em conta, com uma compressão de 9,5:1 ou até de 10:1. Não quero deixa-lo a ponto de quebras,mas se diz por ai "se for fazer fassa bem feito"não é?e de certa forma quanto mais melhor se for possível 10:1,mas claro se não for comprometer o motor.Peço que me ajudem e obrigado.
é tudo muito relativo....pois vc. usa pistão cavado....então vc. teria que arrancar um "bife" do cabeçote pra chegar a 10 de taxa .....eu acho que nem chega !!!!
E o cabeçote provavelmente nem aguente !
ou seja .....vai ter que trocar pistão ....segundo alguns caras que entende de 4cc.....o comando dele ...é igual ao do 4.1.....se realmente for....é uma bost$%$ de um comando...
vc pode colocar oque quiser em cima que não vai render ! Então vc. teria que ter um comandinho (tipo um 250/S) pra dai vc. retorno um retorno ....
e com comandinho....vc. vai ter que ter + taxa ....
Então se for colocar comando...retifica....coletor ...webber e parte de cima do trem de válvulas....
vc vai colocar ai em cima R$6.000,oo tranquilo dai pra cima ....
cazecrazy- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 40
Localização : lençóis paulista
Modelo do carro : 78 coupe
[|O|------ss------|O|]
4.40+525-b+ms+ig.crower= 328hp
Cilindros : 6cil
Data de inscrição : 17/05/2013
- Mensagem nº19
Re: PREPARAÇAO 4CC
*JOTA250s* escreveu:Alan Montes escreveu:bom mesmo assim eu gostaria de continuar com um 4cc,sabe sem a responsabilidade o nome de um 6cc, bom eu gostaria de ter um carro como foi dito confiavel sem perigo de quebras,gostoso e macio de andar eu quero um carro para passeio mas que me satisfaça em viagens.alguem teria alguma preparaçao basica por onde começar,pois como nao tenho experiencia alguma gostaria de algumas indicaçoes de carburadores,comandos e de como aumentar a compressao com segurança e rodar com todas essas modificaçoes sem perigo de ter de ficar esperando o guincho na beira da estrada.Obrigado.
Olá Alan,
Seguindo a visão minimalista... menos é mais...
Não se iluda com preparações absurdas, taxas, comandos... a não ser que você queria um carro beberão, que não passe segurança, e tirar 300cv de onde não tem...
Quer gastar pouco, fazer algo confiável e que vai trazer essa "satisfação"? segue o que disse no tópico acima.
- Se o seu carro for platinado troque pelo distribuidor eletrônico
- Troque sua bobina por uma de maior amperagem
- Se achar interessante troque o módulo também
- Troque os cabos de vela originais por um conjunto que conduza maior carga, ex. um MSD 10mm
- Monte uma dupla carburação de DFV (+ ar para o motor, melhor mistura no combustível...)
- Por ultimo e se quiser coloque o escapamento 4x2 que irá melhorar o fluxo de ar saindo do motor...
Pronto... você não precisou abrir motor, mexer com retifica, não usou peças caras... você ganha torque e mais uns cavalinhos de potencia... não vai virar um dragster mas você terá um bom carro e seguro dentro de suas capacidades.
Falow
concordo e com a ultima mensagem do bandit,
tenho um q fiz assim:
pistão chato (alcool)
vira 153
comando gasolina (mas se fosse um 260º tipo o do 250s seria melhor)
abri e poli os dutos do cabeçote valvulas originais e molas mais forte, pratos e travas novos e mais leve
taxa 10,5 quaaaaaase 11:1 na GASOLINA 10% a 20% alcool
2 corbura 228 com gicle alta 125
dosador hp
bomba eletrica ,
ignição eletronica,
cabos 8mm,
volante 30% aliviado
e mais alguma coisa q esqueci
isso com cambio clec 4m
diferencial 307
ta dando 12 na pista 9 na cidade, ñ piso, mudo de marcha e ñ acelero alto, na pista é quarta e 2.500 a 2.700 rpm, 3.000 acima apenas pra passar esses malditos bi ou tri trem de cana e o bixo responde q da gosto
Clenio SB- Opaleiro
- Número de Mensagens : 75
Idade : 31
Localização : Uruaçu-GO
Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4
Data de inscrição : 30/11/2013
- Mensagem nº20
Re: PREPARAÇAO 4CC
2 bura 228 com vira de 153 fazendo 9 na cidade ?
Michel.S.G- Opaleiro
- Número de Mensagens : 80
Idade : 40
Localização : Diadema
Modelo do carro : Opala Comodoro,ano 80, 2 portas, branco, cambio varetado 4 marchar em baixo.
Cilindros : 4 cc.
Data de inscrição : 08/01/2014
- Mensagem nº21
Re: PREPARAÇAO 4CC
Eu com o H 34 sem abrir o segundo estagio, andando no máximo a 2 mil giros, com carburador feito essa semana, não faço 7...
Última edição por Michel.S.G em Seg 30 Jun - 0:43:26, editado 1 vez(es)
endrigo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 894
Idade : 47
Localização : Grande POA-RS
Data de inscrição : 12/05/2013
- Mensagem nº22
Re: PREPARAÇAO 4CC
cara... não consigo entender... quer gastar 10 conto ou mais num 4cc recem feito.
não precisa trocar de motor cara, simplesmente COMPRE outro Opala mas 6 cilindros e seja feliz!
Com mais uns pilas tu busca "o" carro.
desculpe a sinceridade mas é a verdade.
não precisa trocar de motor cara, simplesmente COMPRE outro Opala mas 6 cilindros e seja feliz!
Com mais uns pilas tu busca "o" carro.
desculpe a sinceridade mas é a verdade.
Eduh2800- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1294
Idade : 29
Localização : Sinop, MT
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
Data de inscrição : 05/05/2014
- Mensagem nº23
Re: PREPARAÇAO 4CC
Concordo, deveria ter feito algo enquanto estava aberto, agora é um tanto que tarde... vale mais a pena comprar um 6 cilindros ( carro, não só motor ) do que gastar com abrir, trocar pistão , mexer no cabeçote, comando, virabrequim... agora o melhor que pode fazer é da uma baixadinha no cabeçote e uma carburação melhor. Por isto eu sempre falo ,
Preparar é um Projeto que primeiramente se coloca no papel, depois no motor.
Preparar é um Projeto que primeiramente se coloca no papel, depois no motor.
Natan.Araldi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 104
Idade : 33
Localização : Bento Gonçalves - RS
Modelo do carro : Opala coupe 77/78 Azul
Cilindros : 4
Data de inscrição : 08/04/2014
- Mensagem nº24
Re: PREPARAÇAO 4CC
Turbo! hueheuheuehue
MANDRAKE-PX®- Opaleiro
- Número de Mensagens : 86
Idade : 43
Localização : BIRIGUI-SP
Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
Cilindros : 4CC Á ALCOOL
Data de inscrição : 10/01/2012
- Mensagem nº25
Re: PREPARAÇAO 4CC
BOM DIA AMIGO SEGUE ALGUMAS COISAS QUE ACHEI NA NET, DERREPENTE TE AJUDA EM ALGUMA COISA, E PODE AJUDAR MAIS ALGUEM, MAIS COM 10 PILA EU COMPRARIA MAIS UM OPALÃO 6 CANECO ORIGINALZINHO E AUMENTARIA A FROTA, RSRSRS, ABRAÇOS, MANDRAKE-PX
RECEITA DE PREPARAÇÃO PARA O GM - OPALA MOTOR 1.51/2.5CC
Motor 151 2.5cc - OPALA - PREPARAÇÃO(ENVENENAR)
1-pistão Do Alcool (cabeça Reta)
2-rebaixar Cabeçote 1.5mm(verificar se ja não foi plainado e descontar)
3-comando do gasolina ou Preparado (286,292,294) pra Jeep melhor não muito brabo (286)
4-carburador de maior fluxo (446, weber40, ou até uma 3E mas tem Q ser do Opala)
5-base do Carburador de Alumínio de 2''
6-bobina do VW M.I. (gol, saveiro, santana)
7-Nada de platinado, hein pessoal... Tem Q ser Ignição Eletronica
8-Com essa Taxa é necessário usar Velas mais frias (7 ou 8 da NGK)
9-Tucho Mecânico
10-Ventoínha Elétrica
11-Polimento dos dutos do cabeçote e tubagem de admissão (Se quiser maior torque em baixa, não polir a admissão; somente os dutos)
12-A tubagem de admissão tem Q ser aquecida a água
13-Existem Tuchos e Balanceiros roletados, muito bom, mas são caros (esses eu queria pro meu )
14-Polir tbm as câmaras de combustão (evita Grilar)
15-Molas das válvulas do cabeçote mais fortes tbm é muito bom
16-Escape 4x1 tbm ajuda, mas fica mais difícil de acertar por não ajudar a aquecer a tubagem de admissão
E pra quem quer ou precisa fazer o motor inteiro, compensa fazer assim:
Motor 151 2.8cc.. Nesse Pode Fazer Tudu Q Tá Aí Em Cima Só Muda O Seguinte..
1-Virabrequim do motor 153 (opalas mais antigos 2.3)
2- Pistão do gasolina tirado 3.1mm da cabeça (vai ficar reto)
3- Do cabeçote melhor tirar apenas 1mm pois o curso é maior e a taxa tbm
Neste é necessário retificar as camisas pois os pistões sobem mais Q o original. Dá problema por causa do degrauzinho q fica na camisa.
RECEITA DO TURBO PARA O GM - OPALA - MOTOR 151 (TURBINAR)
- Motor 151 2.5cc ÁLCOOL
- Cabeçote Apenas plainado
- Comando 286
- bobina do Vw M.i
- Ignição eletronica Bosch Monza
- Velas Frias BP7ES Ngk
- tuchos Mecânicos
- ventoínha Elétrica do Opala 6cc (quase P&P)
- polimento dos dutos do cabeçote
- Tubagem de admissão aquecida a água
- Polimento das câmaras de combustão (não fiz para ganhar torque em baixa)
- Molas das valvulas do cabeçote mais fortes (Não coloquei porque iria acelerar muito o desgaste do comando)
- Escape 4x1 (esse eu pulei)
- TURBINA GARRET .50 (TÁ BOM. VCS VENCERAM. TROQUEI)
- CARBURADOR 3E ÁLCOOL COM BASE METÁLICA SOLDADA NA ADMISSÃO E 2" DE ALTURA
- COLETOR DE ESCAPE EM AÇO NODULAR HIPERLÍTICO
- AEROQUIP (2)
- MEDIDOR DO TURBO
- MEDIDOR DE ÓLEO
- MEDIDOR DO COMPRESSOR
- HALLMETER (TÁ CERTO O NOME?)
- MUFLA EM DURALUMÍNIO
- SAÍDA DE ESCAPE EM INOX
- OSTERGATE
- SAÍDA DE ÓLEO
- ENTRADA DE ÓLEO
- FILTRO ESPORTIVO CÔNICO COM PROTEÇÃO EXTERNA
- MANGUEIRA ALTA-PRESSÃO (DO TIPO DA DO MERCEDES 1113)
- SONDA LAMBDA
- VÁLVULA DE PRIORIDADE (ESPIRRO)
- DOSADOR DE COMBUSTÍVEL
- BOMBA ELÉTRICA (DO MONZA/CALIBRA)
- BOBINA DO GOL MI
- TUBULAÇÃO DE COMBUSTÍVEL EM COBRE 3/8"
- ESCAPE 2 1/2" COM SILENCIOSO "TURBÃO"
- SNORKEL DE ESCAPE 2"
- CASH DE 2 LITROS ACOPLADO (SEM SOLDA) EMBAIXO DO TANQUE,
COM FORMATO DE UM EXTINTOR E COM A BOMBA ACOPLADA DIRETAMENTE NELE
- ABERTURA DA SAÍDA DO TANQUE COM NIPPLE DE 1" LIGADO DIRETO NO CASH
- FILTRO DE COMBUSTÍVEL DUPLO COM COPO DE VIDRO (TIPO INDUSTRIAL)
- ADAPTAÇÃO DE UMA COIFA NO SNORKEL (PARA PROTEGER O FILTRO)
- CORTE DE GIRO ELETRÔNICO
IDENTIFICAÇÃO DO MOTOR
Fabricante: GENERAL MOTORS
Modelo: OPALA 151 4" Versão 2500
Combustível: GASOLINA/ALCOOL
Cilindrada: cm³ 2.474
Ano:
Nº e Disposição dos Cilindros: 4L
Aplicação: VEICULAR
Diâmetro X Curso: 101,60 X 76,20mm
BIELAS
Alojamento: 53,97~53,98mm
Folga radial: 0,02~0,07mm
Torque: 1ª etapa 41~47 Nm
BLOCO
Alojamento dos mancaes: 63,26~63,28mm
Folga axial: 0,05~0,15mm
Folga cilindro: 0,03~0,05mm
Folga radial: 0,02~0,07mm
Medida cilindro: 101,60mm
Saliência do pistão:
Torque nas capas dos mancaes: 1ª etapa 82~95 Nm
CABEÇOTE
Altura mínima: 78,00mm ( gasolina ) / 76,00mm ( alcool )
Folga das válvulas de admissão: 0,25mm ( mecânico )
Folga das válvulas de escape: 0,30mm ( mecânico )
Folga entre guia e haste de válvulas: admissão: 0,02~0,07mm escape: 0,02~0,07mm
Torque: 1ª etapa 125~135 Nm ( gasolina ) / 135~150 Nm ( alcool )
SEGUÊNCIA DE APERTO DOS PARAFUSOS
COMANDO
Alojamento: 50,77~50,82mm
Folga radial: 0,02~0,12mm
VIRABREQUIM
Curso: 76,20mm
Medida colo bielas: 50,77~50,80mm
Medida colo mancaes: 58,38~58,40mm
VOLANTE
Torque: 1ª etapa 75~95 Nm
MARCHA LENTA: 750~800 rpm
ORDEM DE INJEÇÃO E EXPLOSÃO: 1-3-4-2
PONTO DE INJEÇÃO (APMS): 10º~14º ( gasolina ) / 14º~18º ( alcool )
PRESSÃO DE COMPRESSÃO:
TAXA DE COMPRESSÃO: 8:1 ( gasolina ) / 11:1 ( alcool )
P E Ç A S
ANÉIS: Cofap CA.1016/SNA.1016, Dana/Albarus PC41300/PC51300
BOMBA D´ÁGUA: Indisa 7000254000 s/ ar, Urba UB-135 s/ ar, UB-136 c/ ar
BOMBA DE ÓLEO: Anroi AR-2020, Schadek 10.017
BRONZINA DE BIELA: Dana RB1009, Federal Mogul 4-2020RA, KS 86004 6, Malhe B 14184, Metal Leve BB-184, Sintermetal 10-062/4A
BRONZINA DE MANCAL: Dana MB1013, Federal Mogul 4123MRA, KS 86005 6, Mahle M 14182, Metal Leve BC-182, Sintermetal 20-062/5A
BUCHA DO COMANDO: Malhe H 14025 / Metal Leve EC-025 / Sintermetal 40-062/3B
CAMISAS: Centrigugal A1508
COMANDO DE VÁLVULAS: Aplic-Resolit 268
CORREIA DO ALTERNADOR: Dayco 10A1250C, Gates PO7392
ENGRENAGEM DO COMANDO: Aplic-Resolit 214 fibra / 212 alumínio
ENGRENAGEM DO VIRABREQUIM: Aplic-Resolit 211
FILTRO DO AR: Impeca SAR3589, Mann C 2639
FILTRO DO COMBUSTÍVEL: Impeca SUN0005, Mann WK 48/3
FILTRO DO ÓLEO: Impeca SLB0958, Mann W 930/6
JG DE JUNTAS DO MOTOR: Spaal 10.607-CB-SC / Taranto 24800B
JG DE JUNTAS SUPERIOR: Spaal 10.611-CB-RV
KIT DO COMANDO DE VÁLVULAS: Aplic-Resolit 268.9 s/ válvula de alívio
PISTÃO ALCOOL: KS 97062, Metal Leve P-1273
PISTÃO GASOLINA: KS 97004 / Malhe E 14420 / Metal Leve P-1109 / Suloy PS 326
RETENTOR DIANTEIRO: Orion RP0.448.300.01, Sabó 00222 BAG, Victor Reinz 9.0222 P/R
TUCHOS DAS VÁLVULAS: Aplic-Resolit 276
VÁLVULA DE ALÍVIO: Aplic-Resolit 209
VÁLVULA DE ADMISSÃO: Eaton VS-865/VS-866/VS-867, 3BBB 137-A
VÁLVULA DE ESCAPE: Eaton VS-1334/VS-1335/VS-1481/VS-1482, 3BBB 1138-E
VARETAS DAS VÁLVULAS: Aplic-Resolit 202
RECEITA DE PREPARAÇÃO PARA O GM - OPALA MOTOR 1.51/2.5CC
Motor 151 2.5cc - OPALA - PREPARAÇÃO(ENVENENAR)
1-pistão Do Alcool (cabeça Reta)
2-rebaixar Cabeçote 1.5mm(verificar se ja não foi plainado e descontar)
3-comando do gasolina ou Preparado (286,292,294) pra Jeep melhor não muito brabo (286)
4-carburador de maior fluxo (446, weber40, ou até uma 3E mas tem Q ser do Opala)
5-base do Carburador de Alumínio de 2''
6-bobina do VW M.I. (gol, saveiro, santana)
7-Nada de platinado, hein pessoal... Tem Q ser Ignição Eletronica
8-Com essa Taxa é necessário usar Velas mais frias (7 ou 8 da NGK)
9-Tucho Mecânico
10-Ventoínha Elétrica
11-Polimento dos dutos do cabeçote e tubagem de admissão (Se quiser maior torque em baixa, não polir a admissão; somente os dutos)
12-A tubagem de admissão tem Q ser aquecida a água
13-Existem Tuchos e Balanceiros roletados, muito bom, mas são caros (esses eu queria pro meu )
14-Polir tbm as câmaras de combustão (evita Grilar)
15-Molas das válvulas do cabeçote mais fortes tbm é muito bom
16-Escape 4x1 tbm ajuda, mas fica mais difícil de acertar por não ajudar a aquecer a tubagem de admissão
E pra quem quer ou precisa fazer o motor inteiro, compensa fazer assim:
Motor 151 2.8cc.. Nesse Pode Fazer Tudu Q Tá Aí Em Cima Só Muda O Seguinte..
1-Virabrequim do motor 153 (opalas mais antigos 2.3)
2- Pistão do gasolina tirado 3.1mm da cabeça (vai ficar reto)
3- Do cabeçote melhor tirar apenas 1mm pois o curso é maior e a taxa tbm
Neste é necessário retificar as camisas pois os pistões sobem mais Q o original. Dá problema por causa do degrauzinho q fica na camisa.
RECEITA DO TURBO PARA O GM - OPALA - MOTOR 151 (TURBINAR)
- Motor 151 2.5cc ÁLCOOL
- Cabeçote Apenas plainado
- Comando 286
- bobina do Vw M.i
- Ignição eletronica Bosch Monza
- Velas Frias BP7ES Ngk
- tuchos Mecânicos
- ventoínha Elétrica do Opala 6cc (quase P&P)
- polimento dos dutos do cabeçote
- Tubagem de admissão aquecida a água
- Polimento das câmaras de combustão (não fiz para ganhar torque em baixa)
- Molas das valvulas do cabeçote mais fortes (Não coloquei porque iria acelerar muito o desgaste do comando)
- Escape 4x1 (esse eu pulei)
- TURBINA GARRET .50 (TÁ BOM. VCS VENCERAM. TROQUEI)
- CARBURADOR 3E ÁLCOOL COM BASE METÁLICA SOLDADA NA ADMISSÃO E 2" DE ALTURA
- COLETOR DE ESCAPE EM AÇO NODULAR HIPERLÍTICO
- AEROQUIP (2)
- MEDIDOR DO TURBO
- MEDIDOR DE ÓLEO
- MEDIDOR DO COMPRESSOR
- HALLMETER (TÁ CERTO O NOME?)
- MUFLA EM DURALUMÍNIO
- SAÍDA DE ESCAPE EM INOX
- OSTERGATE
- SAÍDA DE ÓLEO
- ENTRADA DE ÓLEO
- FILTRO ESPORTIVO CÔNICO COM PROTEÇÃO EXTERNA
- MANGUEIRA ALTA-PRESSÃO (DO TIPO DA DO MERCEDES 1113)
- SONDA LAMBDA
- VÁLVULA DE PRIORIDADE (ESPIRRO)
- DOSADOR DE COMBUSTÍVEL
- BOMBA ELÉTRICA (DO MONZA/CALIBRA)
- BOBINA DO GOL MI
- TUBULAÇÃO DE COMBUSTÍVEL EM COBRE 3/8"
- ESCAPE 2 1/2" COM SILENCIOSO "TURBÃO"
- SNORKEL DE ESCAPE 2"
- CASH DE 2 LITROS ACOPLADO (SEM SOLDA) EMBAIXO DO TANQUE,
COM FORMATO DE UM EXTINTOR E COM A BOMBA ACOPLADA DIRETAMENTE NELE
- ABERTURA DA SAÍDA DO TANQUE COM NIPPLE DE 1" LIGADO DIRETO NO CASH
- FILTRO DE COMBUSTÍVEL DUPLO COM COPO DE VIDRO (TIPO INDUSTRIAL)
- ADAPTAÇÃO DE UMA COIFA NO SNORKEL (PARA PROTEGER O FILTRO)
- CORTE DE GIRO ELETRÔNICO
IDENTIFICAÇÃO DO MOTOR
Fabricante: GENERAL MOTORS
Modelo: OPALA 151 4" Versão 2500
Combustível: GASOLINA/ALCOOL
Cilindrada: cm³ 2.474
Ano:
Nº e Disposição dos Cilindros: 4L
Aplicação: VEICULAR
Diâmetro X Curso: 101,60 X 76,20mm
BIELAS
Alojamento: 53,97~53,98mm
Folga radial: 0,02~0,07mm
Torque: 1ª etapa 41~47 Nm
BLOCO
Alojamento dos mancaes: 63,26~63,28mm
Folga axial: 0,05~0,15mm
Folga cilindro: 0,03~0,05mm
Folga radial: 0,02~0,07mm
Medida cilindro: 101,60mm
Saliência do pistão:
Torque nas capas dos mancaes: 1ª etapa 82~95 Nm
CABEÇOTE
Altura mínima: 78,00mm ( gasolina ) / 76,00mm ( alcool )
Folga das válvulas de admissão: 0,25mm ( mecânico )
Folga das válvulas de escape: 0,30mm ( mecânico )
Folga entre guia e haste de válvulas: admissão: 0,02~0,07mm escape: 0,02~0,07mm
Torque: 1ª etapa 125~135 Nm ( gasolina ) / 135~150 Nm ( alcool )
SEGUÊNCIA DE APERTO DOS PARAFUSOS
COMANDO
Alojamento: 50,77~50,82mm
Folga radial: 0,02~0,12mm
VIRABREQUIM
Curso: 76,20mm
Medida colo bielas: 50,77~50,80mm
Medida colo mancaes: 58,38~58,40mm
VOLANTE
Torque: 1ª etapa 75~95 Nm
MARCHA LENTA: 750~800 rpm
ORDEM DE INJEÇÃO E EXPLOSÃO: 1-3-4-2
PONTO DE INJEÇÃO (APMS): 10º~14º ( gasolina ) / 14º~18º ( alcool )
PRESSÃO DE COMPRESSÃO:
TAXA DE COMPRESSÃO: 8:1 ( gasolina ) / 11:1 ( alcool )
P E Ç A S
ANÉIS: Cofap CA.1016/SNA.1016, Dana/Albarus PC41300/PC51300
BOMBA D´ÁGUA: Indisa 7000254000 s/ ar, Urba UB-135 s/ ar, UB-136 c/ ar
BOMBA DE ÓLEO: Anroi AR-2020, Schadek 10.017
BRONZINA DE BIELA: Dana RB1009, Federal Mogul 4-2020RA, KS 86004 6, Malhe B 14184, Metal Leve BB-184, Sintermetal 10-062/4A
BRONZINA DE MANCAL: Dana MB1013, Federal Mogul 4123MRA, KS 86005 6, Mahle M 14182, Metal Leve BC-182, Sintermetal 20-062/5A
BUCHA DO COMANDO: Malhe H 14025 / Metal Leve EC-025 / Sintermetal 40-062/3B
CAMISAS: Centrigugal A1508
COMANDO DE VÁLVULAS: Aplic-Resolit 268
CORREIA DO ALTERNADOR: Dayco 10A1250C, Gates PO7392
ENGRENAGEM DO COMANDO: Aplic-Resolit 214 fibra / 212 alumínio
ENGRENAGEM DO VIRABREQUIM: Aplic-Resolit 211
FILTRO DO AR: Impeca SAR3589, Mann C 2639
FILTRO DO COMBUSTÍVEL: Impeca SUN0005, Mann WK 48/3
FILTRO DO ÓLEO: Impeca SLB0958, Mann W 930/6
JG DE JUNTAS DO MOTOR: Spaal 10.607-CB-SC / Taranto 24800B
JG DE JUNTAS SUPERIOR: Spaal 10.611-CB-RV
KIT DO COMANDO DE VÁLVULAS: Aplic-Resolit 268.9 s/ válvula de alívio
PISTÃO ALCOOL: KS 97062, Metal Leve P-1273
PISTÃO GASOLINA: KS 97004 / Malhe E 14420 / Metal Leve P-1109 / Suloy PS 326
RETENTOR DIANTEIRO: Orion RP0.448.300.01, Sabó 00222 BAG, Victor Reinz 9.0222 P/R
TUCHOS DAS VÁLVULAS: Aplic-Resolit 276
VÁLVULA DE ALÍVIO: Aplic-Resolit 209
VÁLVULA DE ADMISSÃO: Eaton VS-865/VS-866/VS-867, 3BBB 137-A
VÁLVULA DE ESCAPE: Eaton VS-1334/VS-1335/VS-1481/VS-1482, 3BBB 1138-E
VARETAS DAS VÁLVULAS: Aplic-Resolit 202
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: PREPARAÇAO 4CC
Santo Deus .
Eduh2800- Opaleiro
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Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
Data de inscrição : 05/05/2014
- Mensagem nº27
Re: PREPARAÇAO 4CC
Fazer um motor não é como fazer um bolo... só achar um receita e pronto. tudo envolve Peças, Horas e Horas estudando o que quer e Preparador.
Mas boa sorte no seu projeto, espero que de tudo certo
Mas boa sorte no seu projeto, espero que de tudo certo
diplomata82- Opaleiro
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- Mensagem nº28
Re: PREPARAÇAO 4CC
Boa tarde Alan,segue ai uma dica de preparação de um bom custo beneficio p/ a mecânica 4cc já que vc não quer trocar o motor p/ um 6cc,foi feito por mim na minha oficina em Vila Velha Es num opala 90,o resultado superou as expectativas,pois foi elaborado p/ privilegiar o torque e não só a potência máxima,o motor foi todo desmontado p/ verificação geral e ficou assim,pistão std reto (flat com o bloco),virabrequim 0,10,balanceamento do conjunto móvel rotativo assim como os pistões e bielas,o comando é um desenvolvimento de um perfil diferente que se costuma usar foi feito pelo Seu Jorge da sobe que é meu parceiro á mais de 16 anos,tuchos mecânicos crower,engrenagem do comando de aluminio e do vira de ferro da sealeed power,muitos não gostam de usar comando cópia mais aqui eu posso te garantir como foi feito uma receita de custo moderado não foi utilizado as melhores peças que o mercado pode oferecer entende,o cabeçote foi todo revisado e foi mantido todo original,uma pena apenas foi adaptado retentor de válvulas do chevette,que uso a mais de 20 anos e até agora sem problema,a taxa de compressão ficou em 10:4 pois o cabeçote já havia sido plainado,o combustivel usado foi gasolina pois o dono do carro não abriu mão desse combustivel,a alimentaçaõ ficou por conta de uma weber 40 réplica porém nova,coletor de admissão drago e o de escape 4x1 general,bomba de combustivel original e a embreagem original nova,só foi acrescentado um jogo de parafusos arp p/ o volante tendo em vista que é muito barato e mesmo o conjunto estando todo balanceado coloquei p/ garantir afinal se trata de um 4cc e vibra um bocado kkkkkk,não foi acrescentado uma polia dumper devido ao custo e tb ao uso que iria ser feito do veiculo.O comando foi feito á partir de um comando original gm e é uma quase cópia do famoso 250s porém com 114 de lobe,isso mesmo 114 gostei muito do resultado o motor tem muita força em todas as rotações e vai bem forte até os 5000 rpm,ele até passa mais como o propósito foi privilegiar o torque não estamos passando disso,ainda não passei ele no dinamômetro pois ainda está em fase de acerto fino da carburação,mais ficamos muito contentes com o resultado,lembro que não estamos esperando nada perto de um 6cc ok,nem muito menos potências estratosféricas apenas um motor bem confiável e sem problemas pois o dono usa o carro todos os dias inclusive em viagens,quanto ao consumo ainda não medimos pois ainda falta um acerto fino com uma sonda de banda larga que está a caminho,assim que passar no dino eu posto aqui o resultado ok,um abraço e espero ter ajudado.Segue o link https://youtu.be/GEZklf5yOD0Alan Montes escreveu:Boa tarde opaleiros,gostaria de saber de voces oque se pode ser feito em um 4cc para melhor seu rendimento,pois uso ele para tudo,inclusive viagens ele foi restaurado e retificado,e seu desempenho em viagens me deixa a desejar,pelo seu tamanho e cilindrada eu imagino algum potencial nele.Por favor nao indiquem 6cc eu o reconheço mas no meu caso seria um disperdicio,pois nao quero criar nenhum monstro apenas quero melhor o seu rendimento.Obrigado.
diplomata82- Opaleiro
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Modelo do carro : Caravan 75
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- Mensagem nº29
Re: PREPARAÇAO 4CC
BANDIT escreveu:Alan Montes escreveu:Bom uma vez me disseram que a compressão é o melhor "veneno" no meu caso ,segundo a internet o meu opala 79 4m teria 7,5:1,então eu pensei em uma compressão maior ,e um carburador como foi dito para alimentar melhor.A minha "ideia" seria a seguinte:Uma webber como foi dito,mas peço a ajuda de vocês para saber qual?E aumentar a compressão,aqui tenho uma duvida até que ponto se pode aumentar a compressão sem comprometer o motor,eu teria problemas quanto a detonação e aquecimento e se existirem outros,quais outros problemas devo levar em conta, com uma compressão de 9,5:1 ou até de 10:1. Não quero deixa-lo a ponto de quebras,mas se diz por ai "se for fazer fassa bem feito"não é?e de certa forma quanto mais melhor se for possível 10:1,mas claro se não for comprometer o motor.Peço que me ajudem e obrigado.
é tudo muito relativo....pois vc. usa pistão cavado....então vc. teria que arrancar um "bife" do cabeçote pra chegar a 10 de taxa .....eu acho que nem chega !!!!
E o cabeçote provavelmente nem aguente !
ou seja .....vai ter que trocar pistão ....segundo alguns caras que entende de 4cc.....o comando dele ...é igual ao do 4.1.....se realmente for....é uma bost$%$ de um comando...
vc pode colocar oque quiser em cima que não vai render ! Então vc. teria que ter um comandinho (tipo um 250/S) pra dai vc. retorno um retorno ....
e com comandinho....vc. vai ter que ter + taxa ....
Então se for colocar comando...retifica....coletor ...webber e parte de cima do trem de válvulas....
vc vai colocar ai em cima R$6.000,oo tranquilo dai pra cima ....
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[|O|------ss------|O|]
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- Mensagem nº30
Re: PREPARAÇAO 4CC
nada contra o quatro, tenho um e gosto muito dele, mas o meu 6 ta bem economico, ñ fiz a media, mas hoje em quarta a 2.5rpm em 90 a 100, diz o manual q economia vem a 2.5rpm então ñ tenho nada a reclamar
( sobre o 9 na cidade como eu disse ñ piso fundo, acelero apenas pra sair depois é 3ª sem acelerar, e ñ tem transito onde moro aqui é bem sussa)
( sobre o 9 na cidade como eu disse ñ piso fundo, acelero apenas pra sair depois é 3ª sem acelerar, e ñ tem transito onde moro aqui é bem sussa)
MANDRAKE-PX®- Opaleiro
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- Mensagem nº31
Re: PREPARAÇAO 4CC
BANDIT escreveu:Santo Deus .
KKKKKK, E AI BANDIT FIRMEZA, , VIAJOU NA RECEITA DE BOLO ACIMA...RSRSRSR, DERREPENTE TEM ALGUM LOCO QUE ENCARA A PROEZA PRA VER SE DA RESULTADO, NAQUELE TEXTO ACHEI INTERESANTE NA ULTIMA PARTE "IDENTIFICAÇÃO DO MOTOR" TEM VARIAS DICAS IMPORTANTES, TEM ATE CODIGO DE PEÇAS, SAO RECEITAS ACHADAS NA NET, NAO ME RESPONSABILIZO PELOS ATOS DE NINGUEM AI EM,,,RSRSRS
MANDRAKE-PX®- Opaleiro
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Localização : BIRIGUI-SP
Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
Cilindros : 4CC Á ALCOOL
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- Mensagem nº32
Re: PREPARAÇAO 4CC
Eduh2800 escreveu:Fazer um motor não é como fazer um bolo... só achar um receita e pronto. tudo envolve Peças, Horas e Horas estudando o que quer e Preparador.
Mas boa sorte no seu projeto, espero que de tudo certo
É ISSO AI, TUDO DEPENDE DO QUE O DONO QUER(GRAU DA PREPARAÇÃO), MAIS TODA INFORMAÇÃO É BEM VINDA PARA UM PROJETO BEM SUCEDIDO, PARA FICAR POR DENTRO DAS ALTERAÇOES QUE PODEM SER FEITAS EM UM MOTOR DE OPALA PREPARADO LEVEMENTE(UM POUCO MAIS DE POTENCIA) OU UM MAIS BRAVO(TURBO), AI VC ACATA SÓ A INFORMÃO QUE SE ADEQUAR NO SEU PROJETO, TIPO ASSIM LA ENCIMA FALA DOS POLIMENTOS DOS DUTOS, DERREPENTE VC FAZ SÓ ISSO NO SEU PROJETO ENTENDE, DAS INFORMAÇÃO QUE EU PASSEI, AI JUNTA COM AS INFORMAÇOES DE OUTROS MEMBROS E ASSIM SERIA O ESTUDO, É QUE NAO CONTO COM PREPARADOR, NESSE CASO É VC CORRER ATRAS DE INFORMAÇOES E DEPOIS IR COMANDANDO MEDIDAS DE RETIFICA/PEÇAS/REVISÃO DE PERIFERICOS/MONTAGEM/PINTURA,
Alan Montes- Opaleiro
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- Mensagem nº33
Re: PREPARAÇAO 4CC
Boa tarde,bom como foi dito,agora com o bloco fechado e motor retificado é tarde,mas eu não gostaria de me desfazer dele pois de certa forma criei sentimentos por ele,pleo trabalho,tempo e dedicação que me tomou,pois o comprei com 16 anos para restauram-lo,hoje com 25 anos não tenho sequer o mais vago pensamento quanto a me desfazer do opalão,não espero que me entendam,mais vende-lo está fora de cogitação.
Bom uma ideia que eu desenvolvi pela internet e tomando um certo conhecimento foi a seguinte:
Aumentar a cilindrada para 3l. Segue a fonte(http://www.opalass.com.br/projetos/adaptacoes/tranformacao-opala-4-cilindros-de-2-5-para-3-0),aumentar a taxa de compressão para 9,5:1,por um comando isky 525-B,e webber 40(espero que seja a melhor escolha)e se possível um cambio 5m.
Corrijam-me se houver algum erro ou incoerência em minha ideia inicial.Obrigado.
Bom uma ideia que eu desenvolvi pela internet e tomando um certo conhecimento foi a seguinte:
Aumentar a cilindrada para 3l. Segue a fonte(http://www.opalass.com.br/projetos/adaptacoes/tranformacao-opala-4-cilindros-de-2-5-para-3-0),aumentar a taxa de compressão para 9,5:1,por um comando isky 525-B,e webber 40(espero que seja a melhor escolha)e se possível um cambio 5m.
Corrijam-me se houver algum erro ou incoerência em minha ideia inicial.Obrigado.
WILMAR 250- Opaleiro
- Número de Mensagens : 256
Idade : 35
Localização : Goiania-GO
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 14/08/2011
- Mensagem nº34
Re: PREPARAÇAO 4CC
Acabei de adquirir uma Caravan 1980 4cc, depois de arrumar todo acabamento interno, vou dar um leve upgrade no motor, assim como o amigo ai encima, tenho um grande sentimento pela Caravan porque era do meu pai, e como ele não tem coragem de vende-la, ele me passou ela.
Já tenho o vira do 153 aqui guardado, pretendo comprar o kit da Comp Cams 260H, estou esperando o j ricardo responder minha MP dizendo como e o comportamento do carro com esse comando.
Eu tenho um motor 6cc aqui guardado, mais não pretendo colocar nela, quero comprar outra Caravan pra fazer totalmente envenenada, essa 80tinha vou deixá-la o mais original o possivel.
Já tenho o vira do 153 aqui guardado, pretendo comprar o kit da Comp Cams 260H, estou esperando o j ricardo responder minha MP dizendo como e o comportamento do carro com esse comando.
Eu tenho um motor 6cc aqui guardado, mais não pretendo colocar nela, quero comprar outra Caravan pra fazer totalmente envenenada, essa 80tinha vou deixá-la o mais original o possivel.
Alan Montes- Opaleiro
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Data de inscrição : 25/06/2014
- Mensagem nº35
Re: PREPARAÇAO 4CC
Boa tarde de novo,bom,coo foi dito e tudo um conjunto,e então como eu poderia melhor tal conjuntos,como já disse meu opala(que não tem menor possibilidade de venda)é um 79 4m,eu já ouvi falar sobre adaptar os 4 freios a disco do diplomata em modelos mais antigos,então,eu teria algum problema com isso?devo tomar alguma precaução algo que devo saber sobre isso?
Seguindo,eu não conheço a mecânica do SS mas sei que os antigos como o meu tinham um cambio 4m que acredito que suportavam 171cv,esse cambio era um modelo em particular?ou meu original do 4cc e 4m seria igual? e suportaria uma potencia semelhante a 171cv?
Outra duvida, já ouvi falar que não precisa muito para quebrar o diferencial,entra então a mesma pergunta sobre o cambio,mas sobre o diferencial o meu é igual ao SS?aquenta uma potencia semelhante?
E quanto a suspensão já rodo com molas mais duras,pois as original tinha um jogo muito mole,preciso trocar os amortecedores também?
Seguindo,eu não conheço a mecânica do SS mas sei que os antigos como o meu tinham um cambio 4m que acredito que suportavam 171cv,esse cambio era um modelo em particular?ou meu original do 4cc e 4m seria igual? e suportaria uma potencia semelhante a 171cv?
Outra duvida, já ouvi falar que não precisa muito para quebrar o diferencial,entra então a mesma pergunta sobre o cambio,mas sobre o diferencial o meu é igual ao SS?aquenta uma potencia semelhante?
E quanto a suspensão já rodo com molas mais duras,pois as original tinha um jogo muito mole,preciso trocar os amortecedores também?
Alan Montes- Opaleiro
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- Mensagem nº36
Re: PREPARAÇAO 4CC
Bom na verdade tenho pesquisado sobre preparações e recentemente meu objetivo tem sido alcançar os 150,180cv ou potencia semelhante.gostaria de algumas dicas para um projeto bem sucedido.
Eduh2800- Opaleiro
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- Mensagem nº37
Re: PREPARAÇAO 4CC
Nossa... Alan, um 4 cilindros com 180cv acho que não é civilizado pra andar na cidade e transito ein?
pra chegar ai vai valor de outro opala 6 cilindros em bom estado pra fazer isto nele:
Vai comando bravo, parte de cima do cabeçote vai ter que trocar tudo pra aguentar...
Vai ter que mexer no fluxo, válvulas, enfim trabalhar o cabeçote em bancada...
Vai retifica completa... ainda mais que tem que trocar pistões e afins da parte de baixo...
Ignição vai ter que ser uma Msd pra render mesmo...
Dimensionado feito PARA seu motor
Isso SE for aspirado.
No turbo consegue mais fácil isto, porem vai ter que estar ou com o motor novo ou fazer ele, se não é colocar e desmontar tudo de novo pra abrir o motor quebrado...
Espero que tenha entendido um pouco de como funciona aumentar desempenho no 4 cilindros... Eu quero no máximo pra mim 150cv no 4 que é pra uso diário e passeio.
pra chegar ai vai valor de outro opala 6 cilindros em bom estado pra fazer isto nele:
Vai comando bravo, parte de cima do cabeçote vai ter que trocar tudo pra aguentar...
Vai ter que mexer no fluxo, válvulas, enfim trabalhar o cabeçote em bancada...
Vai retifica completa... ainda mais que tem que trocar pistões e afins da parte de baixo...
Ignição vai ter que ser uma Msd pra render mesmo...
Dimensionado feito PARA seu motor
Isso SE for aspirado.
No turbo consegue mais fácil isto, porem vai ter que estar ou com o motor novo ou fazer ele, se não é colocar e desmontar tudo de novo pra abrir o motor quebrado...
Espero que tenha entendido um pouco de como funciona aumentar desempenho no 4 cilindros... Eu quero no máximo pra mim 150cv no 4 que é pra uso diário e passeio.
Victor4100- Opaleiro
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- Mensagem nº38
Re: PREPARAÇAO 4CC
Quer um conselho?! Não faça nada de taxa, abrir motor, essas coisas! No maximo ignição, dimensionado e carburação.
Ou ande com ele original...que na minha opinião o 4cil. é motor de andar com a 228, diferencial 3,54 e cortir os 150 por hora de maxima que ele dá.
Ou ande com ele original...que na minha opinião o 4cil. é motor de andar com a 228, diferencial 3,54 e cortir os 150 por hora de maxima que ele dá.
Alan Montes- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: PREPARAÇAO 4CC
Ok,então partindo do turbo como seria?já disse que não possui experiencia ou conhecimento quanto a preparações.Gostaria de uma visão geral quanto a isso.Meu motor foi feito retificado no começo do ano.E outra coisa,oque seriam peças forjadas?elas são necessárias em todos os projetos para turbo?alguém poderia me explicar?
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
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- Mensagem nº40
Re: PREPARAÇAO 4CC
dá uma lida
http://www.opaleirosdoparana.com/f30-preparacao
http://www.opaleirosdoparana.com/f30-preparacao
Alan Montes- Opaleiro
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- Mensagem nº41
Re: PREPARAÇAO 4CC
Bom eu já tinha comentado antes minha ideia principal seria um isky 525-A ou B,uma webber 40 e aumentar a taxa para 9,5:1,essa continua sendo minha principal ideia,mas me disponho a conhecer o turbo.
Alan Montes- Opaleiro
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- Mensagem nº42
Re: PREPARAÇAO 4CC
E o virabrequim do 6cc adaptado para que atinja o 3.0
Alan Montes- Opaleiro
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- Mensagem nº43
Re: PREPARAÇAO 4CC
eu também estive pensando em um cambio 5m,o do opala mesmo e o da s10 v6
Victor4100- Opaleiro
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- Mensagem nº44
Re: PREPARAÇAO 4CC
Amigo...desculpa a sinceridade, mas do tanto de adaptação do qual está dizendo que está disposto a fazer, porque ainda renega a possibilidade de adaptar um 6cil? Com apenas um motor original 6cilindros e 4 marchas com o diferencial 2,73 você vai ter o carro potente, bom de saída e estrada e que não gasta muito.
Apenas uma opinião...
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BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº45
Re: PREPARAÇAO 4CC
Alan Montes escreveu:E o virabrequim do 6cc adaptado para que atinja o 3.0
Essa foi pesada filho....
aqui que vc. vê aqui do opala 4cc motor 3.0...isso ali não existe ...tira 140Hp dum motor de opala 4cc...sem cabeçote...sem comando com carburador 3E....isso não existe !
http://www.opaleirosdoparana.com/t28983-motor-opala-30-a-partir-do-25-materia-revista-oficina-mecanica
motor GM ...3.0....injeta ( USA) 93HP...injetado
http://www.opaleirosdoparana.com/t33867-motor-opala-4-cilindros-30l-fabricado-nos-eua
Veja bem nos estamos em 2.014.....esse motor é preparado desde 1975....e até hoje ninguém viu , sabe ....comenta de um motor 151...forte confiável e (principalmente ) potente !!
Nos vamos chegar em 2020 e não teremos um motor 4cc de opala potente (aspirado) isso nunca via existir !!!!
Oque vc. vê na intermete motor 4cc de 250HP....mas passa dos 160HP !!!
Tem coisa que na vida não vale apenas ....e esse motor ai é uma delas.....não vem potencia nele !!!!
São 40 anos mexendo nesse motorzinho e não se tem uma única noticia de um motor desse realmente potente....
O motor 6cc.....foi motor de Stock....tem diversos recordes na arrancada BR. e fora daqui....chegou a quebrar o recorde de velocidade no BR. 315km/h.....e foi superado por uma Porche de 900HP !!!
E o 4cc....continua gastando a mesma coisa que o 6cc....e só !
Esse virabrequim importado .....por aqui os caras pedem + de R$1.500,oo só na peça....
+ bielas pistão ...cabeçote...webber....vc. vai enfiar + de R$15.000,oo nesse motorzinho....pra mal chegar nos 200HP!
http://www.opaleirosdoparana.com/t28932p350-preparacao-motor-4cil-151-comparativo
Um motor desse com peças forjados....vc. tem que dar maior folga de cilindro....cabeçote...
um motor desse aio de 200Hp mas consegue rodar 20.000km ....é preparado!!!!
Quer gastar dinheiro com coisa que presta .....
http://www.hotchilli.com.br/index.php?route=product/product&path=75&product_id=272
Motor GM 350....0Km ....peça GM (USA) de reposição pra caminhonete ....
original com 260Hp ( potencia quase impossível pra um motor 4cc...151!!!)
e com certeza esse motor com esse potencia vai rodar ai uns 300.000 km até retificar....
dura + de 15X o que dura um 4cc ...com 200HP !
sendo que vc. tem 260HP....pra nadar na cidade...vai dar pau em quase todos opalas 6cc....e vc. pode pegar estrada e viajar na boa ....
com um consumo ai de boa de 6.0km por litro !
quer + vantagem que isso !
Alan Montes- Opaleiro
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- Mensagem nº46
Re: PREPARAÇAO 4CC
Alguém tem experiencia em turbo ?
Alan Montes- Opaleiro
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- Mensagem nº47
Re: PREPARAÇAO 4CC
O meu motivo para não querer por um um 6cc é seguinte são 4 ou 5 mil em um bom motor,mais colocação mais preparação e talvez mais transportadora ainda.4 ou 5 mil em um motor com 121cv que ainda vai precisa de preparação.O meu tem 98cv e eu só quero melhor sua potencia especifica.
endrigo- Opaleiro
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- Mensagem nº48
Re: PREPARAÇAO 4CC
se tem 98cv nos docs provavelmente é 151-s.. é isso? que carburador que ta hoje?
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº49
Re: PREPARAÇAO 4CC
Alan Montes escreveu:Alguém tem experiencia em turbo ?
http://www.opaleirosdoparana.com/t31733-projeto-4-cilindros-turbo
http://www.opaleirosdoparana.com/t29346p150-desafio-chegar-a-400-cv-no-4cc-para-aceleraaaaa
endrigo- Opaleiro
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- Mensagem nº50
Re: PREPARAÇAO 4CC
se tiver o coletor de aluminio melhor ainda..
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