Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Ar condicionado opala automático 90
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 EmptyHoje à(s) 15:30:27 por Tonho_RS

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 EmptyHoje à(s) 11:15:22 por Murilo R

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 EmptyQui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho

» diferencial braseixo
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 EmptyQui 9 maio - 10:36:46 por junoccj

» Compro Diferencial braseixos 2.73
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 EmptyQui 9 maio - 10:32:34 por junoccj

» Compro cardã opala 89
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 EmptyQui 9 maio - 10:30:07 por junoccj

» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 EmptyQui 9 maio - 10:27:25 por junoccj

» Compro Diferencial 6cc
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 EmptyQui 9 maio - 10:15:42 por junoccj

» Compro Diferencial Braseixos 2,73
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 EmptyQui 9 maio - 10:12:31 por junoccj

Quem está conectado?

100 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 99 visitantes :: 1 motor de busca

francisco6>8


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_leftPREPARAÇAO 4CC - Página 2 BarPREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_leftPREPARAÇAO 4CC - Página 2 BarPREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15350)
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_leftPREPARAÇAO 4CC - Página 2 BarPREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_leftPREPARAÇAO 4CC - Página 2 BarPREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_leftPREPARAÇAO 4CC - Página 2 BarPREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_leftPREPARAÇAO 4CC - Página 2 BarPREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_leftPREPARAÇAO 4CC - Página 2 BarPREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_leftPREPARAÇAO 4CC - Página 2 BarPREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_leftPREPARAÇAO 4CC - Página 2 BarPREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_leftPREPARAÇAO 4CC - Página 2 BarPREPARAÇAO 4CC - Página 2 Bar_right 

+22
glozer
frederico santos
Jean Michel Colet
Murilo R
Victor4100
WILMAR 250
diplomata82
MANDRAKE-PX®
Natan.Araldi
Eduh2800
Michel.S.G
Clenio SB
cazecrazy
edscarpes
riclaier
endrigo
BANDIT
*JOTA250s*
Mestre "C"
Glaucio Missioneiro
bruno silverstar83
Alan Montes
26 participantes

    PREPARAÇAO 4CC


    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 13573
    Data de inscrição : 22/06/2009

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por BANDIT Sex 4 Jul - 14:10:59

    Alan Montes escreveu:Alguém tem experiencia em turbo ?



    http://www.opaleirosdoparana.com/t31733-projeto-4-cilindros-turbo


    http://www.opaleirosdoparana.com/t29346p150-desafio-chegar-a-400-cv-no-4cc-para-aceleraaaaa

    endrigo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 894
    Data de inscrição : 12/05/2013

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por endrigo Sex 4 Jul - 14:12:25

    se tiver o coletor de aluminio melhor ainda..
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por BANDIT Sex 4 Jul - 14:13:55

    Alan Montes escreveu:O meu motivo para não querer por um um 6cc é seguinte são 4 ou 5 mil em um bom motor,mais colocação mais preparação e talvez mais transportadora ainda.4 ou 5 mil em um motor com 121cv que ainda vai precisa de preparação.O meu tem 98cv e eu só quero melhor sua potencia especifica.


    colocando um carburador DFV

    comando 250/S
    tuchos mecânicos
    molas duplas

    já vão pra 170hp (motor)

    com escape 6x2....
    e como esse teu motor de 12hp...é biela de 6pol. (com carburador 3E !!!)

    deve chegar nuns 180hp sem dificuldades !

    frederico santos gosta desta mensagem

    Michel.S.G
    Michel.S.G
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 80
    Idade : 40
    Localização : Diadema
    Modelo do carro : Opala Comodoro,ano 80, 2 portas, branco, cambio varetado 4 marchar em baixo.
    Cilindros : 4 cc.
    Data de inscrição : 08/01/2014

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por Michel.S.G Sex 4 Jul - 16:42:28

    Boa Tarde !!!

    Para esquentar o tópico em questão de valores ( No ABC paulista ) eu fiz alguns orçamentos: study  study  study 


    Para turbinar um motor 4cc  Suspect  Suspect  Suspect 

    Kit turbo com uma turbina .50 e caracol quente .48 PREPARAÇAO 4CC - Página 2 933234  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 933234  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 933234 

    Kit Completo Opala Parts 2014

    R$: 2,380

    Mão de obra ( só para instalar o kit ) R$: 1,500

    Escapamento + ou - R$: 800

    Opa se o carro for original provavelmente esta usando um Solex H 34 ... iiiii não recomendado segundo muitos tópicos aqui de turbina... ok PREPARAÇAO 4CC - Página 2 23718  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 23718  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 23718 

    Então um 3e álcool R$ 750
    Carburador 3e Opala Parts

    Ou uma Webber 40 ( niquelada ) por R$ 900,00

    Webber 40 Opalas Parts 2014

    Coletor Admissão Weber 40 por R$ 695,00

    Ou o kit já por R$ 1,730 PREPARAÇAO 4CC - Página 2 95353  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 95353  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 95353 

    Mercado livre webber e coletor



    Opa só isso???  Suspect  Suspect  Suspect não...

    Que tal uma MSD ( Módulo De Retardo Pro Mag Msd #8168 )??? R$ 850 PREPARAÇAO 4CC - Página 2 255810 
    ou  

    MSD Mercado Livre

    E Uma Bobina MSD ( Bobina De Ignição Msd Pro Power 8201 ) PREPARAÇAO 4CC - Página 2 933234  R$ 659,00

    Bobina MSD mercado Livre

    Msd Ignição 8515 - Distribuidor Para Chevrolet Gm Opala 6cc ( Não achei 4cc no mercado livre ) mais esse do 6cc  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 524788 R$ 1940,00

    Distribuidor Mercado Livre

    Vamos colocar uns cabos de Vela de 10mm PREPARAÇAO 4CC - Página 2 470880  R$ 89.90

    Cabos de Vela 10 mm Mercado Livre


    Valor do pre orçamento ate agora :  R$ 9,948 PREPARAÇAO 4CC - Página 2 40498  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 40498  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 40498 


    Só que não esta legal ainda... PREPARAÇAO 4CC - Página 2 459730  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 459730  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 459730 

    Falta mais ok Twisted Evil  Twisted Evil  Twisted Evil 

    Então vamos lá: study  study  study 


    Opala Cabeçote Preparado P/ Opala 4cc R$: 2,700  affraid  affraid  affraid 

    ( Cabeçote preparado de 4cc, projetado p/ até 200HPs com motores aspirados, e até 300 HPs em motores turbo. )

    Cabeçote Preparado Mercado Livre

    E o comando? um comando R$  368  confused  confused  confused 

    Comando Opala 4cc mercado Livre


    Se o comando for gringo...kkk  pale  pale  pale  



    Opa é o virabrequim  do 153 achei um por R$ 700

     affraid  affraid  affraid  affraid  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44056 

    Virabrequim 153 Mercado Livre

    Opa provavelmente tem que trocar o Diferencial colocar um DANA 44 R$ 3,600 PREPARAÇAO 4CC - Página 2 887383  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 887383  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 887383 

    Diferencial DANA 44 mercado livre


    E o Cambio vai aguentar? não sei tenho um amigo com um 6cc turbo com cambio do 4cc, e ate ontem... esta andando...kkk
     PREPARAÇAO 4CC - Página 2 420889  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 420889  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 420889 
    Quanto deu a minha conta ate agora?

    R$ 17,316 ( Sem a mão de obra de colocar o vira e o comando )
     PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44056  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44056  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44056 

    Espera para tudo...

    Esta faltando algo... PREPARAÇAO 4CC - Página 2 728473  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 728473  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 728473 

    Vamos abrir o motor!!!  Laughing  Laughing  Laughing 

    Colocar uma turbina, por que não colocar Bielas e pistões forjados? Twisted Evil  Twisted Evil  Twisted Evil 

    Bielas Forjadas R$ 750 cada ( R$ 3000 ) pale  pale  pale 

    Bielas forjadas Mercado Livre

    Pistões Forjados R$ 1,480 drunken  drunken  drunken 

    Pistões Forjados Mercado Livre


    Na minha conta deu ate agora R$ 21,796 sem mão de obra...fora retifica uns R$ 2,000 mais mão de obra uns R$ 2,000... PREPARAÇAO 4CC - Página 2 787251  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 787251  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 787251 

    R$ 25,796  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 85873  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 85873  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 85873 

    Minha pergunta é simples com esse motor chegou nos 300hp??? PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44056  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44056  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44056 

    (  ) Sim
    (  ) Não
    (  ) Nunca

    Muita grana... PREPARAÇAO 4CC - Página 2 695742  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 695742  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 695742 



    Bem vamos as variantes... PREPARAÇAO 4CC - Página 2 505453  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 505453  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 505453  ( No ABC paulista )

    Fui fazer um orçamento de trocar de mecânica para o 6cc PREPARAÇAO 4CC - Página 2 215399  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 215399  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 215399 

    6cc 4.100 ficou R$ 11,000

    6cc 4.100 250/s 13,000

    Tudo na Garantia, a base de troca com o que esta no meu carro, Diferencial, cambio, suspenção e por ai vai...kkk ( Opala Parts )

    Espera com R$ 11,000 eu consigo comprar outro Opala já 6cc...kkk PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44056  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44056  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44056 

    Opala 6cc 250s 11 mil

    Mais a melhor receita de preparação...segundo Bandit PREPARAÇAO 4CC - Página 2 95353  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 95353  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 95353 

    Colocar um V8

    Os GM 350 infelizmente eu não achei nenhum com valor abaixo dos 8 mil... seguindo a orientação do Bandit o cambio do 92 não e necessário nenhuma adaptação...

    Porem se for para pagar em um 8 mil usado e melhor comprar um zerado importado da GM Performace por 10,900

    Motor 350 Hot Chilli

    A ideia minha e custo beneficio:

    Então procurando no Mercado livre...sem chance... PREPARAÇAO 4CC - Página 2 561699  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 561699  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 561699 

    Porém no OLX é animador:

    Os 318 tem esse por apenas R$4.000 já retificado na medida STD  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 694540  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 694540  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 694540 

    Motor OLX 318 V8

    Gostei desse... PREPARAÇAO 4CC - Página 2 851505  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 851505  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 851505 

    Os Ford V8 292 e 272 foi recomendado a não mexer com eles...kkk peças caras... PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44737  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44737  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44737 

    Voltando ao V8 318 ele pesa 30 quilos a mais do que um V8... o sistema de adaptação o hidro vácuo tem que ser remanejado e colocar um diferencial DANA 44... PREPARAÇAO 4CC - Página 2 845456  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 845456  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 845456 

    Fui essa semana na oficina conversar com o mecânico do projeto e não sei quanto ainda fica a Mão de Obra...

    Enfim V8 é o que há...kkk PREPARAÇAO 4CC - Página 2 986324  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 986324  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 986324 

    Foi divertido escrever... PREPARAÇAO 4CC - Página 2 66140  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 66140  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 66140 

    Valeu galera, boa sorte com as preparações, mais aprendi aqui que não vou gastar um real com melhoras para o meu 4... eu quero um V8!!! PREPARAÇAO 4CC - Página 2 56741  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 56741  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 56741  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 56741 

    Ai parar no farol e vem aquela pergunta clássica '' è 6 ou 4 ???" ai eu respondo e 4... de cada lado '' aprendi essa aqui também!!! PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44056  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44056  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 44056 

    Não vejo a hora de falar ela...kkk PREPARAÇAO 4CC - Página 2 562542  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 562542  PREPARAÇAO 4CC - Página 2 562542
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1524
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por Murilo R Sex 4 Jul - 18:48:40

    se fazer tudo isso ai que estão falando acho melhor ver que tipo de freio vc vai ter que colocar em seu carro, porque sem freio não vai parar o carro com um torque desse.
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por BANDIT Sáb 5 Jul - 17:14:38

    Um motor 151.....todo bem feito com peças forjadas.....sai na casa dos R$20.000,oo

    o GM 350  completo sai na casa dos R$18.000.oo

    Só que tem um detalhe o motor GM 350(creat engine) é fabricado pra pick-up !!!
    o comando dele é baixinho....é pra caminhãozinho só trocando o comando dele....por um melhorzinho
    (tipo opala 4.1...e opala 250/S) 

    o motor GM350  já vai pra 300HP.....com lenta de 900rpm !

    o 4cc aspirado pra chegar nessa potencia (não chega!)  seria um motor DRAG RACE.....a nitromentano


    que dura 20.000 km ou menos  (provavelmente menos )  e o GM350.....ainda assim vai durar   os 3000.000km rodados !!!!
    Jean Michel Colet
    Jean Michel Colet
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2839
    Localização : Maringá - PR
    Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

    Chevette 89 SL - Aspirado
    Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
    Data de inscrição : 25/08/2009

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por Jean Michel Colet Sáb 5 Jul - 17:47:20

    Michel preparar 151 sempre foi e vai ser ilusão!!!

    Ao meu ver carro perdeu lenta... acabou o uso de conforto na cidade ao meu ver acabou o carro!!

    Na minha opinião, 4 cil se quer algo mais esperto é turbo com 0,5kg no motor original com um 3E.

    Talvez venha uns 150 cv e faça uns 4km/L no alccol na cidade com carro normal de uso!

    OBS: Pode turbinar na gasolina, mais perigoso e menos potencia..

    Quer torque é V8 ou um 6 cil mesmo.

    Até o 6 cil eu sou contra preparação quando tira o motor de uso de passeio normal...

    Como disse o (Carlos) bandit .... V8 350 com 300hp e de uso normal.....

    Pense bastante!!
    Alan Montes
    Alan Montes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 25
    Localização : Erechim
    Data de inscrição : 25/06/2014

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por Alan Montes Sáb 12 Jul - 23:38:35

    Boa noite opaleiros,alguém poderia me dizer oque seria necessário para turbinar meu 4cc em um 1kg,como peças que devo utilizar e também como montar um turbo.Obrigado.
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por frederico santos Dom 13 Jul - 19:42:46

    Esse é um camarada de opinião.A questão é que ele não quer abrir mão do 4cc.Nunca andei em um antes mas tenho curiosidade,naõ acredito que seja tão ruin assim.Independente de qualquer opinião gostaria de ter um tb e não mudaria o motor mas sempre ciente de suas limitações físicas.
    glozer
    glozer
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6
    Idade : 28
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala 1976 L
    Cilindros : 4cc 2.5
    Data de inscrição : 30/07/2019

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por glozer Qui 29 Out - 16:32:58

    Parceiro, tenho um 4cc na gasolina e o negócio é realmente trocar o escape pra um 4x1 e botar ignição eletrônica. Se quiser, coloca um bura de corpo duplo, mas um H-40 já dá conta do recado se mantiver o comando original. O carro na gasolina já vai chegar a uns 100cv, o que é mais que suficiente pra andar na estrada a 120km/h numa rotação confortável!

    DETALHE: Eu ainda uso o câmbio de 3 marchas!
    clovismr
    clovismr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Localização : Fernandópolis SP
    Data de inscrição : 06/10/2020

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por clovismr Qui 29 Out - 17:38:56

    Glozer:
    Não se fala em injeção? Ainda que simples, de um ponto só?
    Saberia dizer qual seria o ganho com uma injeção multiponto nesse motor?
    O melhor não seria dimensionar melhor os coletores de escape e admissão, um escape dimensionado, 4x1 ou 4x2, e colocar uma injeção?

    Ainda não comprei meu velhinho e estou entre o Opala e o Maverick. E aí tem uma diferença muito grande: O 4 caneco da Ford tem uma legião enorme de fãs. Muita alternativa de preparação. Era fornecido no Mustang com turbo, fabricado aqui e enviado pra matriz já turbinado. E é usado até hoje.
    Aí parece que o 4 caneco da GM é derivado do 6 (seria projeto brasileiro) tiraram dois pistões do 6 e pronto. Teria tido problemas com isso, logo ajustaram. Mas enfim, parece que só foi utilizado aqui.
    E sempre a discussão se vale a pena investir nele, e sempre a observação de que é melhor passar pro 6.
    Diferente do 4 e do v8 da Ford.
    Peço que não se ofendam em eu colocar Ford aqui, mas é que é muito curioso isso. A GM nadou de braçada, mas o 4 dela parece que não oferece muita alternativa ao contrário do 4 da Ford - até pouco tempo era usado na Ranger aqui sem turbina...

    hamilsilveira gosta desta mensagem

    hamilsilveira
    hamilsilveira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 227
    Idade : 51
    Localização : PORTO ALEGRE
    Modelo do carro : Opala Especial 1972 - Coupê
    Opala Diplomata SE 89/90
    Opala Diplomata 1987 - hidramático
    Opala Especial 1970 - Sedan - aguardando restauração
    Caravan Standart 1976
    Opala Standart 1976 - Sedan
    Cilindros : 4cc
    6cc
    6cc
    4cc
    4cc
    4cc
    Data de inscrição : 25/09/2020

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por hamilsilveira Sex 30 Out - 12:28:32

    Vou guardar este tópico - estou restaurando o meu, e vou manter o 4cc, mas quero "melhorar" o desempenho dele.
    glozer
    glozer
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6
    Idade : 28
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala 1976 L
    Cilindros : 4cc 2.5
    Data de inscrição : 30/07/2019

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por glozer Sex 30 Out - 13:14:30

    clovismr escreveu:Glozer:
    Não se fala em injeção? Ainda que simples, de um ponto só?
    Saberia dizer qual seria o ganho com uma injeção multiponto nesse motor?
    O melhor não seria dimensionar melhor os coletores de escape e admissão, um escape dimensionado, 4x1 ou 4x2, e colocar uma injeção?

    Ainda não comprei meu velhinho e estou entre o Opala e o Maverick. E aí tem uma diferença muito grande: O 4 caneco da Ford tem uma legião enorme de fãs. Muita alternativa de preparação. Era fornecido no Mustang com turbo, fabricado aqui e enviado pra matriz já turbinado. E é usado até hoje.
    Aí parece que o 4 caneco da GM é derivado do 6 (seria projeto brasileiro) tiraram dois pistões do 6 e pronto. Teria tido problemas com isso, logo ajustaram. Mas enfim, parece que só foi utilizado aqui.
    E sempre a discussão se vale a pena investir nele, e sempre a observação de que é melhor passar pro 6.
    Diferente do 4 e do v8 da Ford.
    Peço que não se ofendam em eu colocar Ford aqui, mas é que é muito curioso isso. A GM nadou de braçada, mas o 4 dela parece que não oferece muita alternativa ao contrário do 4 da Ford - até pouco tempo era usado na Ranger aqui sem turbina...

    Opa!

    Eu de verdade não conheço muito do 4cc da ford, mas o 151 foi usado em muuuuitos carros por aqui na época (C-10, Jeep Willys, pequenos caminhões) e o projeto foi inspiração pro "Iron Duke" da GM dos EUA, usado no Chevrolet Vega e no Pontiac Phoenix. É um motor que realmente não debita muita potência, mas tem torque de sobra e uma durabilidade animal.
    Com certeza se você mexer em cabeçote, polir dutos e fazer ângulos nas quinas a passagem de ar fica melhor, mas aí vai ter que abrir o motor e um carburador de corpo duplo fica indispensável, o que te faz ter que trocar o coletor de admissão tão (só aí vai mais de 2 mil reais tranquilamente).
    Muita gente também turbina o 151, mas tem que passar pra álcool, trocar pistão e etc.

    Se você quiser gastar pouco e melhorar o motor sem abrir mão de durabilidade (que na minha opinião é o ponto forte do 151), Ignição e Coletor de Escape é o caminho. Agora, se estiver disposto a torrar uns 10 mil reais, aí converte pra álcool, injeta o carro, mexe no cabeçote, virabrequim do 153 e Weber-40.

    Eu sou bem old school nesse ponto, não quero abrir mão do carburador hahahaha!! Inclusive mantenho meu H-40 (super fácil de regular). O carro tá ótimo, faz uns 10km/l na estrada e sobe serra de segunda numa boa.
    clovismr
    clovismr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Localização : Fernandópolis SP
    Data de inscrição : 06/10/2020

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por clovismr Sex 30 Out - 14:05:46

    Isso aí Glozer, o mais importante é se sentir feliz fazendo o que gosta e como gosta.
    Bruno Chumbinho
    Bruno Chumbinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 220
    Idade : 46
    Localização : Toronto
    Modelo do carro : Opala Especial 1973
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/12/2017

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por Bruno Chumbinho Sex 30 Out - 17:35:09

    clovismr escreveu:Glozer:
    Não se fala em injeção? Ainda que simples, de um ponto só?
    Saberia dizer qual seria o ganho com uma injeção multiponto nesse motor?
    O melhor não seria dimensionar melhor os coletores de escape e admissão, um escape dimensionado, 4x1 ou 4x2, e colocar uma injeção?

    Ainda não comprei meu velhinho e estou entre o Opala e o Maverick. E aí tem uma diferença muito grande: O 4 caneco da Ford tem uma legião enorme de fãs. Muita alternativa de preparação. Era fornecido no Mustang com turbo, fabricado aqui e enviado pra matriz já turbinado. E é usado até hoje.
    Aí parece que o 4 caneco da GM é derivado do 6 (seria projeto brasileiro) tiraram dois pistões do 6 e pronto. Teria tido problemas com isso, logo ajustaram. Mas enfim, parece que só foi utilizado aqui.
    E sempre a discussão se vale a pena investir nele, e sempre a observação de que é melhor passar pro 6.
    Diferente do 4 e do v8 da Ford.
    Peço que não se ofendam em eu colocar Ford aqui, mas é que é muito curioso isso. A GM nadou de braçada, mas o 4 dela parece que não oferece muita alternativa ao contrário do 4 da Ford - até pouco tempo era usado na Ranger aqui sem turbina...

    O 4 cilindros do Opala não é projeto brasileiro. Existe desde 1960 nos Estados Unidos e era usado nos Chevy II e Chevy Nova. Com a febre dos muscles cars e seus motores V8 ele perdeu espaço e acabou saindo de linha em 1970.

    E é até hoje fabricado no México, sendo usado em linha industrial (principalmente empilhadeiras) e marítima.  

    Estes motores turbinados que equipavam os Mustangs tinham apenas 131 cv. Se turbinar o 4 cilindros do Opala com 0,5 de pressão se alcança esta potência também...

    Vendo este comparativo da quatro rodas acho que os dois motores se equivalem...

    https://quatrorodas.abril.com.br/testes/grandes-comparativos-chevrolet-opala-ss-4-x-ford-maverick-gt-4/

    hamilsilveira gosta desta mensagem

    clovismr
    clovismr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Localização : Fernandópolis SP
    Data de inscrição : 06/10/2020

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por clovismr Sex 30 Out - 20:24:45

    Ok Bruno. Vou melhorando meu conhecimento.

    hamilsilveira gosta desta mensagem

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por adpachec Sex 30 Out - 21:37:12

    Tanto o 6cc como o 4cc (e até o 8cc em linha) são projetos dos anos de 1920.

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcTZwoidg77Sm65kmPHDjjBzDRSquWrvGOuE4Q&usqp=CAU

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcQ7TXcd09XwJu_MFC8B0niKg0E06qADGAfQQw&usqp=CAU

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcR9Elt6blna8jQkvbouWByDwWNWs2J0yVqVLA&usqp=CAU

    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcRK7znELOZo1J8gERBNxdUvyL4Lhe7yFw9QqQ&usqp=CAU

    Conteúdo patrocinado


    PREPARAÇAO 4CC - Página 2 Empty Re: PREPARAÇAO 4CC

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 13 maio - 16:14:51