Marcello raros e antigos escreveu:Fala galera. Desculpe. Sou meio ruim de fórum
Vamos lá, já troquei tudo.... Termostática igual cebolao, sensor temperatura, tampa, fluídos e inclusive radiador. Tô ficando loco!!!! Agora vou trocar bomba. Já me falaram também em relé. Não sei mais oq fazer. Discordo do fato que e normal não desligar. Pq se pegar uma estrada longa, uma hora vai queimar a ventoinha.... Inclusive viajei 300km e ela não desliga. E a temperatura não passa do meio muito menos ferve. Agora se bomba não resolver nem relé, já tô quase pensando em cabeçote mesmo. Outro fato, e que não vai um pingo de água para o expansão. Mesmo com mangueira trocada bem como tampa radiador. Outra pergunta, tampa semilacrada??? Ou e selado ou não né? Grato pela ajuda e desculpe a demora na resposta. Aguardo mais idéias...
O radiador e o motor formam os chamados "vasos comunicantes".
O problema é que o motor do opala pode ficar mais alto que o radiador, aí o radiador enche mas falta água no bloco.
E O VASO DE EXPANSÃO TEM QUE TER ÁGUA, NÃO É "NÃO PINGA UMA GOTA NO VASO DE EXPANSÃO".Quando o motor funciona a bomba puxa a água mas pelo baixo nível de água, por causa da falta de água no bloco e no vaso de expansão, o radiador fica quase vazio.
Quando a termostática se abre a água flui como um rio quase seco no topo do motor.
E sem muito água alí
O MARCADOR DE TEMPERATURA REGISTRA UM VALOR ERRADO, para menos.
Mas o motor na verdade está fervendo porque tem pouca água.
E se abrir o radiador com motor desligado tem a impressão do radiador cheio.
O que eu aconselho é drenar a água e retirar o batatão da termostática.
Encher o radiador até próximo do gargalo e o vaso de expansão até a metade entre o mínimo e o máximo, como pede o manual.
Tampar os dois e completar pela abertura da termostática.
Fechar o batatão com a termostática dentro, esperar se aplicou cola de junta e testar o carro.
Obs: quando o radiador está mais baixo que o motor, o reservatório de expansão fica no mesmo nível ou acima da parte mais alta de circulação de água do motor.
Marcos Adriano escreveu: Marcello raros e antigos escreveu:Discordo do fato que e normal não desligar. Pq se pegar uma estrada longa, uma hora vai queimar a ventoinha.... Inclusive viajei 300km e ela não desliga.
é um direito seu discordar mas q é verdade é!
o exemplo q eu citei de ela quase nao desligar é dependendo do clima horario e principalmente no transito...meio dia....calorzao.....se a temperatura da agua nao baixar devido interferencias externas com ctz a ventoinha vai funcionar mais tempo.....ao contrario de um clima frio...com chuva...a noite e etc.....
na pista ela desliga sim....a nao ser q estiver ligada direto....ou o rele estiver colado fechado....
qual a temperatura da VT e do cebolao do Radiador?
Concordo.....
Subindo a serra do mar com outro carro a ventoinha ficou ligada toda a subida, chegou perto de 110°C.
O mesmo carro de madrugada bem fria na via Dutra, o ponteiro não subiu, ficou lá embaixo, motor gelado.
Só começou a subir quando cheguei a São José dos Campos.
O clima e a carga influencia na temperatura.
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