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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Ventoinha não desliga Empty Ventoinha não desliga

    Mensagem por Rogério Mattioli Dom 28 Dez - 8:23:36

    Olá meu amigos.

    Venho pedir um auxilio a vcs, a ventoinha do radiador do meu opala 6cc não está desligando, já troquei o cebolão, já troquei o relê e nada, o nível da água do radiador está boa, fiz um esquema ligando um relê direto da bateria fugindo do original, e ela continua ficando ligada direto não desliga, vcs podem me dar um auxilio do que está acontecendo?

    Grato..

    Abraços..
    Rogério.
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    Ventoinha não desliga Empty Re: Ventoinha não desliga

    Mensagem por Rubão6cc Dom 28 Dez - 8:47:08

    Já pensou na hipótese de o motor estar esquentando acima do normal? Como fica o marcador? Tive um problema semelhante...mas no meu caso era válvula termostática não casando com o cebolão...use tudo correto..se o seu for álcool igual ao meu a termostática tem que ser com abertura em 90° e o cebolão tem que ser 92/87..abre com 92, fecha com 87....o meu estava com o cebolão errado, do modelo à gasolina (87/82) e por isso a ventoinha não desligava. Depois de colocar o cebolão correto o problema foi sanado.

    A princípio se tudo estiver ok no motor, no arrefecimento e na parte elétrica da ventoinha isso aí é sintoma clássico de erro de dimensionamento no arrefecimento. Termostática e cebolão do radiador não estão casando.


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    Ventoinha não desliga Empty Re: Ventoinha não desliga

    Mensagem por Rogério Mattioli Dom 28 Dez - 13:57:04

    o meu é gasolina, mas estou usando o cebolão do alcool 92/87º, o marcador do painel fica marcando no meio, a valvula termostática não reparei ainda, não seria por acaso a válvula que fica no cabeçote?

    Grato.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 28 Dez - 14:11:13

    Rogério Mattioli escreveu:o meu é gasolina, mas estou usando o cebolão do alcool 92/87º, o marcador do painel fica marcando no meio, a valvula termostática não reparei ainda, não seria por acaso a válvula que fica no cabeçote?

    Grato.

    Olha aí..já está errado..esses detalhes fazem diferença no funcionamento do carro...vc usando o cebolão do álcool vai fazer a ventoinha atrasar o acionamento, acionando com 92°, mais quente do que deveria...rodando na gasolina não tem necessidade de trabalhar mais quente...sugiro que verifique a válvula termostática (que fica no cabeçote como vc mencionou), veja se é a correta do modelo à gasolina...e coloque o cebolão correto do modelo à gasolina tb. Tanto a válvula quanto o cebolão são baratos e fáceis de trocar. Depois veja se o problema vai cessar. Se não parar aí parte pra outra hipótese.


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    Mensagem por Rogério Mattioli Dom 28 Dez - 14:19:44

    Obrigado amigo pelas dicas, mas a válvula que fica no cabeçote perto do carburador pode ter haver tb ou não?

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    Mensagem por Rubão6cc Dom 28 Dez - 14:36:29

    Rogério Mattioli escreveu:Obrigado amigo pelas dicas, mas a válvula que fica no cabeçote perto do carburador pode ter haver tb ou não?


    Pode sim, claro....essa válvula trabalha em conjunto com o cebolão para o correto funcionamento do arrefecimento, qualquer alteração aí já muda o comportamento do arrefecimento...honestamente não sei qual o resultado de se usar termostática e cebolão do álcool no modelo à gasolina, talvez seja esse seu problema...mas sei que o motor á álcool é feito pra trabalhar mais quente...tem maior taxa...diferente do motor à gasolina..e se os engenheiros projetaram as peças citadas pra trabalhar em determinada temperatura é porque tem que ser assim...mesma coisa de rodar sem a termostática..rodei assim por um tempo...um mecânico retirou sem meu consentimento mas não percebi de início...funcionar funciona sim..mas fica errado, o carro demora muito pra esquentar (o meu é álcool), é anulado o aquecimento no coletor fazendo o carro engasgar nas saídas e vai contribuindo pra reduzir a vida útil do motor a longo prazo, isso por trabalhar em temperatura inadequada.


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    Mensagem por Rogério Mattioli Dom 28 Dez - 14:43:18

    Muito obrigado pelas dicas amigo, vou amanhã comprar o cebolão 87/82º gasolina, e vou fazer o teste, caso continuar ai vou para válvula termostática.

    Grato.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 28 Dez - 14:53:59

    Rogério Mattioli escreveu:Muito obrigado pelas dicas amigo, vou amanhã comprar o cebolão 87/82º gasolina, e vou fazer o teste, caso continuar ai vou para válvula termostática.

    Grato.

    Se eu fosse vc já verificava a termostática já tb! Ai qualquer coisa vc faz uma viagem só!

    Obs: tanto a válvula quanto o cebolão pode comprar da marca Wahler, primeira linha...Thomson tb é boa!


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    Mensagem por Rubão6cc Dom 28 Dez - 14:54:31

    Se resolver poste aqui o resultado...abraço..


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    Mensagem por Rogério Mattioli Dom 28 Dez - 14:59:32

    claro que vou postar amigo, muito obrigado pelas dicas...abraços...
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    Mensagem por Rogério Mattioli Sáb 3 Jan - 18:03:42

    Olá amigo, peço desculpas por ter demorado para responder, eu estava viajando, fiz tudo o q vc falou, coloquei o cebolão novo gasolina, valvula termostática nova, e fiz o teste e não teve resultado, a ventoinha ficava ligada direta e não desligava, depois de tudo isso que fiz só faltava uma coisa, a tampa do radiador, coloquei outra nova, caso desvendado, era tampa do radiador que não estava segurando a pressão. Muito obrigado amigo pelas dicas, e um maravilhoso 2015 para vc e sua familia..abraços...
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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 3 Jan - 18:10:05

    Rogério Mattioli escreveu:Olá amigo, peço desculpas por ter demorado para responder, eu estava viajando, fiz tudo o q vc falou, coloquei o cebolão novo gasolina, valvula termostática nova, e fiz o teste e não teve resultado, a ventoinha ficava ligada direta e não desligava, depois de tudo isso que fiz só faltava uma coisa, a tampa do radiador, coloquei outra nova, caso desvendado, era tampa do radiador que não estava segurando a pressão. Muito obrigado amigo pelas dicas, e um maravilhoso 2015 para vc e sua familia..abraços...

    cheers  cheers  cheers

    Bom que resolveu amigo..agora está nos trinques...Feliz 2015 pra vc tb e sua família...

    Abraço..


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    Mensagem por hunzeker Sáb 3 Jan - 21:20:31

    não consegui entender sobre a "tampa do radiador" com o fato de desligar ou não a ventoinha. alguem me ajude por favor? Ventoinha não desliga 505453
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    Mensagem por bruno silverstar83 Sáb 3 Jan - 22:28:24

    hunzeker escreveu:não consegui entender sobre a "tampa do radiador" com o fato de desligar ou não a ventoinha. alguem me ajude por favor?   Ventoinha não desliga 505453

    A tampa do radiador dele não tava vedando corretamente,quando acontece isso a pressão do sistema diminui fazendo a temperatura aumentar,por isso que não desligava a ventoinha


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    Mensagem por hunzeker Dom 4 Jan - 14:12:22

    bruno silverstar83 escreveu:
    hunzeker escreveu:não consegui entender sobre a "tampa do radiador" com o fato de desligar ou não a ventoinha. alguem me ajude por favor?   Ventoinha não desliga 505453

    A tampa do radiador dele não tava vedando corretamente,quando acontece isso a pressão do sistema diminui fazendo a temperatura aumentar,por isso que não desligava a ventoinha




    obrigado brunoo!!   cheers    vivendo e aprendendo com todos daqui.
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Sex 1 maio - 9:04:37

    No meu 6cc álcool andando ela não desliga. Somente na lenta e depois de muito tempo.
    Já troquei válvula, cebolão, tampa
    Ponteiro não chega no meio (não sei se está certo)
    Última vez reparei que a mangueira inferior do radiador está murcha amassada.
    Reservatório de expansão não muda de nível.
    Não ferve o sistema
    Mistério!! Oq fazer???
    Já me falaram em bomba fraca. Será????
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    Mensagem por adpachec Sex 1 maio - 9:25:11

    Marcello raros e antigos escreveu:No meu 6cc álcool andando ela não desliga. Somente na lenta e depois de muito tempo.
    Já troquei válvula, cebolão, tampa
    Ponteiro não chega no meio (não sei se está certo)
    Última vez reparei que a mangueira inferior do radiador está murcha amassada.
    Reservatório de expansão não muda de nível.
    Não ferve o sistema
    Mistério!! Oq fazer???
    Já me falaram em bomba fraca. Será????

    Kct cara!
    Putz que desespero!
    Postou em um monte de tópicos.

    Qual a temperatura deste cebolão.
    Qual a posição em que ele foi instalado.
    A ventoinha é original (eletromagnética)?

    Vou apagar as mensagens dos outros tópicos.
    E depois se apresente lá em apresentação aos opaleiros.
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    Ventoinha não desliga Empty Re: Ventoinha não desliga

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 1 maio - 9:59:56

    adpachec escreveu:
    Marcello raros e antigos escreveu:No meu 6cc álcool andando ela não desliga. Somente na lenta e depois de muito tempo.
    Já troquei válvula, cebolão, tampa
    Ponteiro não chega no meio (não sei se está certo)
    Última vez reparei que a mangueira inferior do radiador está murcha amassada.
    Reservatório de expansão não muda de nível.
    Não ferve o sistema
    Mistério!! Oq fazer???
    Já me falaram em bomba fraca. Será????

    Kct cara!
    Putz que desespero!
    Postou em um monte de tópicos.

    Qual a temperatura deste cebolão.
    Qual a posição em que ele foi instalado.
    A ventoinha é original (eletromagnética)?

    Vou apagar as mensagens dos outros tópicos.
    E depois se apresente lá em apresentação aos opaleiros.



    kkkkkkkkkkkkkkkkkk


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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 1 maio - 10:24:20

    Marcello raros e antigos escreveu:No meu 6cc álcool andando ela não desliga. Somente na lenta e depois de muito tempo.
    Já troquei válvula, cebolão, tampa
    Ponteiro não chega no meio (não sei se está certo)
    Última vez reparei que a mangueira inferior do radiador está murcha amassada.
    Reservatório de expansão não muda de nível.
    Não ferve o sistema
    Mistério!! Oq fazer???
    Já me falaram em bomba fraca. Será????


    marcelo o importante é nao ferver e nao subir a temperatura....dependendo do clima é bem dificil ela desligar mesmo....porem vc tem q "casar" valvula termostatica e cebolao do radiador....se eles tiverem diferenças consideraveis nas temperaturas de trabalho algo vai dar errado mesmo....


    um exemplo é vc usar uma valvula termostatica de 90º (correta para o alcool) e um cebolao do radiador de 75º (q seria o cebolao para gasolina).....nesse caso temos o seguinte: a VT vai ficar abrindo e soltando a agua sempre com a temperatura na casa dos 90º e nunca vai dar um descanço para o cebolao e ventoinha q sempre estao em funcionamento.....

    outro exemplo e vc fazer o contario usar uma VT de 75 e um cebolao de 90º.....a VT vai soltar a agua na casa do 75º e vai demorar para acionar o cebolao q só ativa perto dos 90º....

    ****todos os valores de graus q eu disse foram aproximados para termos de comparaçao......



    sobre a mangueira murchando é por causa da tampa do radiador com defeito pois no sistema original e com funcionamento correto quando o motor aquece a pressao "expulsa" a agua e/ou vapor para o reservatorio de expansao por uma especie de "valvula" q existe na tampa....quando o sistema esfria é criado um vacuo q puxa novamente a agua do reservatorio para o sistema principal....por isso uma tampa ORIGINAL é importantissimo para o bom funcionamento do sistema.....tem q ser uma tampa propria para sistema semi-selado....se colocar uma tampa para sistemas selados nao da certo.


    se essa "valvula" da sua tampa estiver com defeito (obstruida ou com dificuldade de passagem) ou nao tiver a valvula a pressao q é muito grande consegue fazer com q a agua passe para o reservatorio.....mas o vacuo nao é suficiente pra puxar de volta entao ele "murcha" a mangueira.

    uma outra coisa tbem é a mangueira de ligacao entre o radiador e o reservatorio ela pode estar entupida ou dobrada ou obstruida....

    a minha domingo passado rachou de tao velha e ressecada e eu tive q fazer uma gambiarra e passar ela por cima do radiador pra poder rodar no domingo pq ela ficou curta.....amanha eu compro outra nova.

    Ventoinha não desliga Img_2045
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    Ventoinha não desliga Empty Re: Ventoinha não desliga

    Mensagem por adpachec Seg 4 maio - 10:47:10

    Marcello raros e antigos escreveu:No meu 6cc álcool andando ela não desliga. Somente na lenta e depois de muito tempo.
    Já troquei válvula, cebolão, tampa
    Ponteiro não chega no meio (não sei se está certo)
    Última vez reparei que a mangueira inferior do radiador está murcha amassada.
    Reservatório de expansão não muda de nível.
    Não ferve o sistema
    Mistério!! Oq fazer???
    Já me falaram em bomba fraca. Será????

    Onde está o autor da postagem.

    Postou em um monte de tópicos, desesperado, e agora sumiu?
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    Ventoinha não desliga Empty Re: Ventoinha não desliga

    Mensagem por Marcello raros e antigos Ter 12 maio - 12:22:18

    Fala galera. Desculpe. Sou meio ruim de fórum😁
    Vamos lá, já troquei tudo.... Termostática igual cebolao, sensor temperatura, tampa, fluídos e inclusive radiador. Tô ficando loco!!!! Agora vou trocar bomba. Já me falaram também em relé. Não sei mais oq fazer. Discordo do fato que e normal não desligar. Pq se pegar uma estrada longa, uma hora vai queimar a ventoinha.... Inclusive viajei 300km e ela não desliga. E a temperatura não passa do meio muito menos ferve. Agora se bomba não resolver nem relé, já tô quase pensando em cabeçote mesmo. Outro fato, e que não vai um pingo de água para o expansão. Mesmo com mangueira trocada bem como tampa radiador. Outra pergunta, tampa semilacrada??? Ou e selado ou não né? Grato pela ajuda e desculpe a demora na resposta. Aguardo mais idéias...
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    Mensagem por adpachec Ter 12 maio - 16:36:30

    Marcello raros e antigos escreveu:Fala galera. Desculpe. Sou meio ruim de fórum😁
    Vamos lá, já troquei tudo.... Termostática igual cebolao, sensor temperatura, tampa, fluídos e inclusive radiador. Tô ficando loco!!!! Agora vou trocar bomba. Já me falaram também em relé. Não sei mais oq fazer. Discordo do fato que e normal não desligar. Pq se pegar uma estrada longa, uma hora vai queimar a ventoinha.... Inclusive viajei 300km e ela não desliga. E a temperatura não passa do meio muito menos ferve. Agora se bomba não resolver nem relé, já tô quase pensando em cabeçote mesmo. Outro fato, e que não vai um pingo de água para o expansão. Mesmo com mangueira trocada bem como tampa radiador. Outra pergunta, tampa semilacrada??? Ou e selado ou não né? Grato pela ajuda e desculpe a demora na resposta. Aguardo mais idéias...

    Três coisas:

    Uma foto conjunta do radiador e motor.

    Onde se posiciona o cebolão de acionamento da ventoinha.

    E o passo a passo que você coloca água no radiador.
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    Ventoinha não desliga Empty Re: Ventoinha não desliga

    Mensagem por Marcello raros e antigos Ter 12 maio - 17:25:19

    Ops,vou tirar foto sim. Radiador neste caso estou colocando a água direto nele pois não está dando pra confiar no expansão. Pior que sou colecionador e restsurador 😂😂😂😂 já resolvi tanto BO e essa tranca tá tirando meu sono....
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    Ventoinha não desliga Empty Re: Ventoinha não desliga

    Mensagem por adpachec Ter 12 maio - 17:33:33

    Marcello raros e antigos escreveu:Ops,vou tirar foto sim. Radiador neste caso estou colocando a água direto nele pois não está dando pra confiar no expansão. Pior que sou colecionador e restsurador 😂😂😂😂 já resolvi tanto BO e essa tranca tá tirando meu sono....

    Estou ocupado agora para um "textão".

    Mas você acabou de revelar o problema.

    Vai aqui uma dica.

    Ventoinha não desliga Images?q=tbn%3AANd9GcTYRmBoiXxEStNZck4jpKOZEFm339VwJYO-yp8A-6YPGHtRPSeB&usqp=CAU

    Mais tarde eu volto....
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 12 maio - 17:46:55

    Marcello raros e antigos escreveu:Discordo do fato que e normal não desligar. Pq se pegar uma estrada longa, uma hora vai queimar a ventoinha.... Inclusive viajei 300km e ela não desliga.


    é um direito seu discordar mas q é verdade é!


    o exemplo q eu citei de ela quase nao desligar é dependendo do clima horario e principalmente no transito...meio dia....calorzao.....se a temperatura da agua nao baixar devido interferencias externas com ctz a ventoinha vai funcionar mais tempo.....ao contrario de um clima frio...com chuva...a noite e etc.....


    na pista ela desliga sim....a nao ser q estiver ligada direto....ou o rele estiver colado fechado....



    qual a temperatura da VT e do cebolao do Radiador?
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Ter 12 maio - 18:34:38

    Então, cebolão e válvula estão certos 87-92 e 90 ambos álcool. Ele parado .marcha lenta, depois de muito tempo desliga. Na estrada ou andando na rua não desliga nem a pau.... Sobre o amigo que mandou a foto do radiador não entendi.vou aguardar o texto
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Ter 12 maio - 18:35:01

    E as peças são novas okm
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    Mensagem por adpachec Ter 12 maio - 19:52:28

    Marcello raros e antigos escreveu:Fala galera. Desculpe. Sou meio ruim de fórum😁
    Vamos lá, já troquei tudo.... Termostática igual cebolao, sensor temperatura, tampa, fluídos e inclusive radiador. Tô ficando loco!!!! Agora vou trocar bomba. Já me falaram também em relé. Não sei mais oq fazer. Discordo do fato que e normal não desligar. Pq se pegar uma estrada longa, uma hora vai queimar a ventoinha.... Inclusive viajei 300km e ela não desliga. E a temperatura não passa do meio muito menos ferve. Agora se bomba não resolver nem relé, já tô quase pensando em cabeçote mesmo. Outro fato, e que não vai um pingo de água para o expansão. Mesmo com mangueira trocada bem como tampa radiador. Outra pergunta, tampa semilacrada??? Ou e selado ou não né? Grato pela ajuda e desculpe a demora na resposta. Aguardo mais idéias...

    Marcello raros e antigos escreveu:Ops,vou tirar foto sim. Radiador neste caso estou colocando a água direto nele pois não está dando pra confiar no expansão. Pior que sou colecionador e restsurador 😂😂😂😂 já resolvi tanto BO e essa tranca tá tirando meu sono....

    O radiador e o motor formam os chamados "vasos comunicantes".

    Ventoinha não desliga Images?q=tbn%3AANd9GcQxMdOwhfudQsdT5oOwPt6RCaJIrdGAAsrYT0MDYTxk8Q5kwiG6&usqp=CAU

    O problema é que o motor do opala pode ficar mais alto que o radiador, aí o radiador enche mas falta água no bloco.

    E O VASO DE EXPANSÃO TEM QUE TER ÁGUA, NÃO É "NÃO PINGA UMA GOTA NO VASO DE EXPANSÃO".

    Quando o motor funciona a bomba puxa a água mas pelo baixo nível de água, por causa da falta de água no bloco e no vaso de expansão, o radiador fica quase vazio.

    Quando a termostática se abre a água flui como um rio quase seco no topo do motor.

    E sem muito água alí O MARCADOR DE TEMPERATURA REGISTRA UM VALOR ERRADO, para menos.

    Mas o motor na verdade está fervendo porque tem pouca água.

    E se abrir o radiador com motor desligado tem a impressão do radiador cheio.

    O que eu aconselho é drenar a água e retirar o batatão da termostática.

    Encher o radiador até próximo do gargalo e o vaso de expansão até a metade entre o mínimo e o máximo, como pede o manual.

    Tampar os dois e completar pela abertura da termostática.

    Fechar o batatão com a termostática dentro, esperar se aplicou cola de junta e testar o carro.

    Ventoinha não desliga Img_2017

    Obs: quando o radiador está mais baixo que o motor, o reservatório de expansão fica no mesmo nível ou acima da parte mais alta de circulação de água do motor.

    Ventoinha não desliga Images?q=tbn%3AANd9GcRDGumzoPmKHQXhmn-71T_cq7hhkGWLMAkTBDDXSsvZjkKvS4n6&usqp=CAU

    Marcos Adriano escreveu:
    Marcello raros e antigos escreveu:Discordo do fato que e normal não desligar. Pq se pegar uma estrada longa, uma hora vai queimar a ventoinha.... Inclusive viajei 300km e ela não desliga.


    é um direito seu discordar mas q é verdade é!


    o exemplo q eu citei de ela quase nao desligar é dependendo do clima horario e principalmente no transito...meio dia....calorzao.....se a temperatura da agua nao baixar devido interferencias externas com ctz a ventoinha vai funcionar mais tempo.....ao contrario de um clima frio...com chuva...a noite e etc.....


    na pista ela desliga sim....a nao ser q estiver ligada direto....ou o rele estiver colado fechado....



    qual a temperatura da VT e do cebolao do Radiador?

    Concordo.....

    Subindo a serra do mar com outro carro a ventoinha ficou ligada toda a subida, chegou perto de 110°C.

    O mesmo carro de madrugada bem fria na via Dutra, o ponteiro não subiu, ficou lá embaixo, motor gelado.

    Só começou a subir quando cheguei a São José dos Campos.

    O clima e a carga influencia na temperatura.
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qua 13 maio - 0:55:47

    Legal. Vou fazer o teste do diagrama acima, assim como tirar as fotos solicitadas. Reintero que o ponteiro não passa do meio. Nem o carro ferve. Minha preocupação e simplesmente pq o fato da ventoinha ficar ligada em.um viagem mais longa, uma hora vai queimar. Ah, também comprei bomba nova. Vou trocar assim como o relé pra ter certeza. Vlw galera assim.que eu tiver os resultados posto aqui
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    Ventoinha não desliga Empty Re: Ventoinha não desliga

    Mensagem por adpachec Qua 13 maio - 1:28:35

    Marcello raros e antigos escreveu:Legal. Vou fazer o teste do diagrama acima, assim como tirar as fotos solicitadas. Reintero que o ponteiro não passa do meio. Nem o carro ferve. Minha preocupação e simplesmente pq o fato da ventoinha ficar ligada em.um viagem mais longa, uma hora vai queimar. Ah, também comprei bomba nova. Vou trocar assim como o relé pra ter certeza. Vlw galera assim.que eu tiver os resultados posto aqui

    O ponteiro não sobe porque não tem água circulando direito.

    Qualquer carro com sensor térmico que funciona pelo calor da água se não possuir o bendito fluido ele não funciona.

    E com o vento da ventoinha soprando no bloco ele não ferve logicamente.

    Ficar reiterando que o ponteiro não sobe e o motor não ferve é absurdo, ficar trocando peça com a intenção de concertar pela tentativa e erro (e sorte) é a contra mão de um restaurador.

    A ventoinha fica "ligada direto" porque a água no radiador está quente na parte inferior próximo ao cebolão.

    OU ALGUM JECA TATÚ LIGOU A VENTOINHA GIRANDO AO CONTRÁRIO SÓ ISTO.

    Aí ela (ventoinha) não esfria corretamente.

    E se você é restaurador possui o hábito de abrir e desmontar, já era para ter aberto o relé certo?
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    Mensagem por eleandro kalckmann Qua 13 maio - 6:04:05

    Acompanhando...
    Já olhou a cor das velas?
    Da uma olhada e diga a cor delas...
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    Mensagem por felipeleox Qua 13 maio - 11:13:08

    adpachec escreveu:

    OU ALGUM JECA TATÚ LIGOU A VENTOINHA GIRANDO AO CONTRÁRIO SÓ ISTO.

    Aí ela (ventoinha) não esfria corretamente.

    Lendo o tópico aqui, me ocorreu esta hipótese. Já vi vídeo no youtube de a pessoa ter problema pela hélice estar girando ao contrário...
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qua 13 maio - 16:01:17

    Já conferi s polaridade da ventoinha tá cetta
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qua 13 maio - 16:49:45

    Bom, fiz o procedimento do nivelamento das águas em seus limites máximo. Troquei a bomba. E a mesmíssima coisa. Sobre sair trocando tudo, sim pq o carro está comigo pouco tempo e costumo tricar as coisa baratas!!!!! Coisas baratas troca de por serem baratas, por estar com o carro a 15 dias e para otimizar tempo. Já fiz e mexi em motor a ar, 4cc, 6cc, 8cc, preparados ou não. Apenas pedi ajuda ao pessoal do fórum pois AS VEZES a pessoa pode estar em uma situação festa mesmo mexendo anos em antigos.
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qua 13 maio - 16:53:08

    Velas dão novas e ainda não reconferi. Não postei as fotos pq ficaram grandes. Depois tiro outras
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    Mensagem por adpachec Qua 13 maio - 19:20:28

    Marcello raros e antigos escreveu:Bom, fiz o procedimento do nivelamento das águas em seus limites máximo. Troquei a bomba. E a mesmíssima coisa. Sobre sair trocando tudo, sim pq  o carro está comigo pouco tempo e costumo tricar as coisa baratas!!!!! Coisas baratas troca de por serem baratas, por estar com o carro a 15 dias e para otimizar tempo.  Já fiz e mexi em motor a ar,  4cc, 6cc, 8cc, preparados ou não. Apenas pedi ajuda ao pessoal do fórum pois AS VEZES a pessoa pode estar em uma situação festa mesmo mexendo anos em antigos.


    Marcello Celico...... FOTOS........
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qua 13 maio - 20:39:46

    Não estou conseguindo anexar
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qua 13 maio - 20:44:44

    Ventoinha não desliga Img_2013
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qua 13 maio - 20:46:02

    Fotos
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qua 13 maio - 20:47:24

    Ventoinha não desliga Img_2018
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    Mensagem por adpachec Qua 13 maio - 21:09:07

    Marcello raros e antigos escreveu:Ventoinha não desliga Img_2013

    Isto aí é um radiador?

    Está horrível.

    Eu começaria retirando e verificando ele.

    Certamente tem dutos entupidos.
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qui 14 maio - 0:50:12

    Opa mestre.ja testei com outro... Tem 3 radiadores lá.
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qui 14 maio - 0:50:53

    Vou acabar metendo sistema mecânico por enquanto
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    Mensagem por adpachec Qui 14 maio - 10:50:39

    Marcello raros e antigos escreveu:Vou acabar metendo sistema mecânico por enquanto

    E acha que resolve?

    Se já trocou tudo e não resolveu, já mediu a tensão do painel de instrumentos, deve ser de 10,5 volts.

    Já olhou o resistor atrás do medidor de combustível, deve ter aproximadamente 85 ohms.

    Tem que utilizar o multímetro.

    Já abriu o relé da ventoinha?

    Retirou o ar do sistema do radiador, só colocar água pode deixar ar preso.

    Só porque os fios da ventoinha estão corretos não significa que está girando no sentido correto.

    Alguns países o sentido de circulação da corrente é o inverso do nosso, existe o sentido "eletrônico" (positivo para negativo) e o sentido "real" (negativo para positivo).


    Ventoinha não desliga Images?q=tbn%3AANd9GcQzM3RkWK_VOcFosSEemDXklzgqyHQ1XJ_k7flsf-gvisgDXkoz&usqp=CAU

    Tem que observar o girar da hélice, as vezes o ar "bate" no radiador e volta para trás e engana.

    Pelo foto do radiador a hélice tem que, olhando o carro de frente, girar para direita ( ou girar para esquerda do ângulo do motor).

    Ventoinha não desliga Img_2019

    E por ter ar condicionado ela trabalha um pouco mais, o condensador fica a frente.
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qui 14 maio - 12:57:23

    11981404151
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qui 14 maio - 12:57:44

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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qui 14 maio - 13:04:49

    Agora me toquei em uma coisa. Ela venta para trás, para o motor. Mas sim, pode o vento estar batendo no radiador e voltando...
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qui 14 maio - 13:12:34

    Anti horário e o correto. Certo? Pois puxa o ar da frente do carro
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    Mensagem por Marcello raros e antigos Qui 14 maio - 13:13:05

    Sim, vou ver relé também.
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    Mensagem por adpachec Qui 14 maio - 14:44:05

    Marcello raros e antigos escreveu:Anti horário e o correto. Certo? Pois puxa o ar da frente do carro

    Não...o que determina a rotação é o sentido das pás da hélice.

    Em um sentido ela se torna soprante (para frente), em outro aspirante (para trás).

    No seu caso, o modo aspirante é anti horário.

    Muitos modelos são soprantes.
    E muitos vendedores não informam.

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