Só lembramos dele na pior das hipôteses... quando de vai usar num chuvão e o danado está com uma preguiça daquelas de trabalhar, sendo que o serviço a ser feito é muito simples, com calma e algumas ferramentas se consegue fazer o serviço.
Materiais utilizados: Chave 10mm, chave de fenda grande, chave de fenda fina, chave philips, pincel, gasolina, lixa, esmeril com escova, espaguete, estanho e ferro de solda
Pra quem ainda não conheçe, (creio que todos conheçem rsrsrs) este é o motor do limpador.
Iniciamos sua desmontagem retirando a porca com a chave 10 e retire o braço..
ATENÇAO!! marque a posição do braço, pois se montar em outro lugar os limpadores se movem em outro sentido!
Após retirar e braço e MARCAR SUA POSIÇÃO, com uma chave de fenda retiramos os 3 parafusos e tiramos a chapa que prende o motor a carroçeria.
Com uma chave philips retiramos os parafusos que prendem a capinha de cobertura dos fios.
Com isso temos acesso a engrenagem que movimenta o eixo.
Reparem como estava velha a graxa.
Não to bem lembrado se é uma chave 10 ou 11, deve soltar a porca e com uma chave e fenda desrosquear este tipo de bujão.
ATENÇÂO, ai dentro tem uma esfera, cuidado para não perde-la.
Com uma chave philips solte os 2 parafusos que prendem a tampa traseira, é só puxar que sairá a tampa e a carcaça com 2 imãs, girando o eixo ele tende a sair.
Quando puxar o eixo para fora as escovas sairão do lugar e sobrara apenas as molinhas, é assim mesmo.
Reparem na sujeira que estava e no estado dos espaguetes de isolação.
Para retirar a engrenagem, devemos retirar uma travinha bem chata de tirar por sinal, eu usei uma alicate para isso, mas com uma chave de fenda com jeito sai também, aqui a posição das arruelas depois da trava.
As arruelas que ficam do lado interno da carcaça do lado da engrenagem.
Eu usei a escova do esmeril para limpar o estator e o coletor onde corre as escovas, usei uma lixa fina para brunir o coletor onde corre as escovas, o restante das peças limpei com gasolina.
Troquei os espaguetes das escovas, e tentei inverter os fios para montar o motor em uma posição mais discreta no cofre, não deu certo, não tentem isso em casa!
Montagem da engrenagem com graxa de rolamentos nova.
A montagem das escovas é um pouco chata, mas nada impossível, tem que empurrar ela pro lugar e segurar ela ali pelo fio, após as 3 estiverem assim se coloca o eixo no lugar.
Cuidado para não deixar os fios das escovas encostando no rotor, deixe eles bem organizados nesta parte.
Hora de colocar a esfera que falei anteriormente e o bujão com a porca para travar, aperte o bujão ate sentir que encostrou, de uma folguinha e trave com a porca.
O motor montado com a travinha do eixo que falei antes.
Agora é só remontar a chapa e o braço, eu MONTEI FORA DA POSIÇÃO, e tive que após instalado no carro soltar o braço e voltar para a posição correta, aprende da pior maneira, por isso aviso aos amigos.
Aqui o motor pronto e como eu gostaria que ficasse no carro, mas assim ele pega na lataria, tem que ficar meio "virado" como é original mesmo!
Espero que seja de grande ajuda aos demais
Abraçoss
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