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5 participantes
Lona de freio vitrificada, é só lixar?
PedroV9- Opaleiro
- Número de Mensagens : 698
Idade : 28
Localização : Araraquara - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro 1981 Coupé + Fusca 1961 1200 + Escort MK5 XR3 AP 2.0 + Kawasaki Ninja 650
Cilindros : 4 + 4 + 4 + 2
Data de inscrição : 30/12/2013
- Mensagem nº1
Lona de freio vitrificada, é só lixar?
Pessoal, fiz a cagad@ de andar uns 7km com o freio de mão meio acionado, depois disso o freio ficou meio "borrachudo"... Neste caso é só lixar as lonas que estão vitrificadas? Qual grão de lixa eu uso? E as campanas, devo lixar também? Obrigado.
Pedro Opala90- Opaleiro
- Número de Mensagens : 840
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014
- Mensagem nº2
Re: Lona de freio vitrificada, é só lixar?
Se a "queimada" da lona for superficial, lixar, se não resolver trocar as lonas.
Pode lixas as panelas também.
Lixa 80 ou 100 deve dar.
Pode lixas as panelas também.
Lixa 80 ou 100 deve dar.
PedroV9- Opaleiro
- Número de Mensagens : 698
Idade : 28
Localização : Araraquara - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro 1981 Coupé + Fusca 1961 1200 + Escort MK5 XR3 AP 2.0 + Kawasaki Ninja 650
Cilindros : 4 + 4 + 4 + 2
Data de inscrição : 30/12/2013
- Mensagem nº3
Re: Lona de freio vitrificada, é só lixar?
Obrigado Pedro, só mais uma dúvida... Os burrinhos traseiros deveriam atuar assim que começa a pressionar o pedal ou só depois de certa posição? Como sei que tem ar no sistema? Obg novamente.
Pedro Opala90- Opaleiro
- Número de Mensagens : 840
Localização : Cacador-SC
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C10 4.1 branca 1972
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Data de inscrição : 13/06/2014
- Mensagem nº4
Re: Lona de freio vitrificada, é só lixar?
Do início:
tem o pedal do freio, uma haste até o vácuo, outra haste até o cilindro mestre.
Normalmente estas hastes tem folga pra encostar.
Quando o êmbolo do cilindro mestre é empurrado, começa a mandar fluído pra encher os cilindros e pinças.
Então é normal o pedal descer um pouco até começar a abrir os cilindros de roda.
O ar no sistema é comprimido quando pisa, enquanto o fluído não.
Se sentir o pedal "macio"no final, é possível que tenha ar.
tem o pedal do freio, uma haste até o vácuo, outra haste até o cilindro mestre.
Normalmente estas hastes tem folga pra encostar.
Quando o êmbolo do cilindro mestre é empurrado, começa a mandar fluído pra encher os cilindros e pinças.
Então é normal o pedal descer um pouco até começar a abrir os cilindros de roda.
O ar no sistema é comprimido quando pisa, enquanto o fluído não.
Se sentir o pedal "macio"no final, é possível que tenha ar.
onivaldo.gm- Opaleiro
- Número de Mensagens : 571
Idade : 58
Localização : Campinas
Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
Cilindros : 6Cil 4100cc
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- Mensagem nº5
Re: Lona de freio vitrificada, é só lixar?
pessoal, nao sei se tem a ver mas ao soltar o freio de mao parece que a lona do lado direito tá "colada" e o carro nao consegue sair...uma vez consegui destravar empurrando o carro...meu carro fica muito parado.
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4059
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Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº6
Re: Lona de freio vitrificada, é só lixar?
onivaldo.gm escreveu:pessoal, nao sei se tem a ver mas ao soltar o freio de mao parece que a lona do lado direito tá "colada" e o carro nao consegue sair...uma vez consegui destravar empurrando o carro...meu carro fica muito parado.
A dica para um carro q fica mto tempo parado é não deixar o freio de mão aplicado.
Possa ser q, no seu caso, as lonas do lado esquerdo não estejam travando td.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
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Pedrão B.- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: Lona de freio vitrificada, é só lixar?
onivaldo.gm escreveu:pessoal, nao sei se tem a ver mas ao soltar o freio de mao parece que a lona do lado direito tá "colada" e o carro nao consegue sair...uma vez consegui destravar empurrando o carro...meu carro fica muito parado.
Pode acontecer de colar a lona...
Mas pode tentar movimentar o carro pra frente e pra trás, com o freio pressionado, que provávelmente descola!
Agora se puder, não use o freio de mão quando ficar com o carro muito tempo parado.
Use calços nas rodas, pois deixar engatado também não é muito bom.
[]'s
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onivaldo.gm- Opaleiro
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- Mensagem nº8
Re: Lona de freio vitrificada, é só lixar?
desta vez tentei varias vezes empurrar para frente e para trás e nao resolve...to deixando engatado por enquanto...será que nao é o patim que tá enferrujado ? to pensando em abrir e jogar um WD40...é facil desmontar até chegar nas lonas ?
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4059
Idade : 41
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Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
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Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº9
Re: Lona de freio vitrificada, é só lixar?
onivaldo.gm escreveu:desta vez tentei varias vezes empurrar para frente e para trás e nao resolve...to deixando engatado por enquanto...será que nao é o patim que tá enferrujado ? to pensando em abrir e jogar um WD40...é facil desmontar até chegar nas lonas ?
Se vc já conseguiu destravar, é fácil! Se ainda estiver travado, vai dar trabalho. Tambor só vai sair na marretada.
A própria roda é quem segura o tambor. Tirou a roda basta puxar o tambor (com a alavanca baixada)e já tem acesso a todos os componentes do freio. Mas, às vezes, ele emperra nos prisioneiros. Aí vai jogando WD e vai puxando, dando umas pancadinhas.
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