Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Bucha suspensão traseira EmptyHoje à(s) 9:04:50 por Rubão6cc

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Bucha suspensão traseira EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Bucha suspensão traseira EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Bucha suspensão traseira EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Bucha suspensão traseira EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Bucha suspensão traseira EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Bucha suspensão traseira EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Bucha suspensão traseira EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Bucha suspensão traseira EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

120 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 120 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Bucha suspensão traseira Bar_leftBucha suspensão traseira BarBucha suspensão traseira Bar_right 
tabarbosa (16850)
Bucha suspensão traseira Bar_leftBucha suspensão traseira BarBucha suspensão traseira Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Bucha suspensão traseira Bar_leftBucha suspensão traseira BarBucha suspensão traseira Bar_right 
BANDIT (13573)
Bucha suspensão traseira Bar_leftBucha suspensão traseira BarBucha suspensão traseira Bar_right 
Xann (10394)
Bucha suspensão traseira Bar_leftBucha suspensão traseira BarBucha suspensão traseira Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Bucha suspensão traseira Bar_leftBucha suspensão traseira BarBucha suspensão traseira Bar_right 
j ricardo (9376)
Bucha suspensão traseira Bar_leftBucha suspensão traseira BarBucha suspensão traseira Bar_right 
Jean Bida (9320)
Bucha suspensão traseira Bar_leftBucha suspensão traseira BarBucha suspensão traseira Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Bucha suspensão traseira Bar_leftBucha suspensão traseira BarBucha suspensão traseira Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Bucha suspensão traseira Bar_leftBucha suspensão traseira BarBucha suspensão traseira Bar_right 

+4
Pedro Opala90
Juliano comodoro 81
opala4cc
vicomodoro
8 participantes

    Bucha suspensão traseira

    vicomodoro
    vicomodoro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 728
    Localização : Novo Hamburgo - RS
    Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 29/10/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Bucha suspensão traseira

    Mensagem por vicomodoro Sáb 7 Nov - 15:15:34

    Achei alguns tópicos a respeito mas não respondem minha dúvida.
    Alguém sabe informar se é possível trocar as buchas da balança traseira(buchas da frente da balança) sem tirar a balança do lugar?     Ou só removendo ela e usar a prensa.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por opala4cc Sáb 7 Nov - 19:07:22

    vicomodoro escreveu:Achei alguns tópicos a respeito mas não respondem  minha dúvida.
    Alguém sabe informar se é possível trocar as buchas da balança traseira(buchas da frente da balança) sem tirar a balança do lugar?     Ou só removendo ela e usar a prensa.

    Tem de tirar a balança do lugar. Existe um extrator que vem com um espaçador, sendo o conjunto usado em uma prensa. Mas acho que não existem mais a venda. E sempre tem algum Professor Pardal para inventar alguma técnica de fazer a remoção sem tirar. Mas o espaçador entre os olhais é imprescindível, independente da técnica inventada. Senão, deforma o alojamento da bucha.
    Juliano comodoro 81
    Juliano comodoro 81
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 264
    Idade : 36
    Localização : corbélia
    Modelo do carro : Comodoro 1981/1982
    Cilindros : 4 cc
    Data de inscrição : 06/08/2014

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por Juliano comodoro 81 Sáb 7 Nov - 20:12:24

    eu fis sem tirar com um espaçador emprestado de um mecânico antigo ele tem uma rosca com uma bucha 1/2 mm menor que a bucha da suspensão com wd40 saiu relativamente fácil vou ver se consigo emprestado de novo e posto fotos
    Pedro Opala90
    Pedro Opala90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 840
    Localização : Cacador-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
    C10 4.1 branca 1972
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 13/06/2014

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por Pedro Opala90 Seg 9 Nov - 3:21:05

    Se tiver o extrator correto, não precisa
    retirar as bandejas do carro.
    vicomodoro
    vicomodoro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 728
    Localização : Novo Hamburgo - RS
    Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 29/10/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por vicomodoro Seg 9 Nov - 8:05:10

    Ok ! Pensei até em desenvolver ou copiar um extrator. Mas e a montagem será na marreta? Não sei a interferencia que tem entre a bucha e a balança. Se monta com facilidade ou não. Grato pelas respostas.
    Pedro Opala90
    Pedro Opala90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 840
    Localização : Cacador-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
    C10 4.1 branca 1972
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 13/06/2014

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por Pedro Opala90 Seg 9 Nov - 8:18:23

    A montagem é o inverso, com a mesma ferramenta.
    vicomodoro
    vicomodoro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 728
    Localização : Novo Hamburgo - RS
    Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 29/10/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por vicomodoro Qua 25 Nov - 12:44:56

    Cheguei a pensar em desenvolver uma ferramenta para retirar as buchas. Mas um mecanico a uma quadra de minha casa me cobrou R$ 50,00 para trocar-las. R$ 26,00 bucha Axios. Total R$ 112,00.
    As buchas dos amortcedores também estavam estouradas R$ 5,00 cada. Total geral R$ 122,00. E ta novo. hehehe.
    Tem coisa que não vale a pena tentar fazer. Melhor e mais em conta pagar para fazer.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por opala4cc Qua 25 Nov - 15:27:08

    vicomodoro escreveu:Cheguei a pensar em desenvolver uma ferramenta para retirar as buchas. Mas um mecanico a uma quadra de minha casa me cobrou R$ 50,00 para trocar-las. R$ 26,00 bucha Axios. Total R$ 112,00.
    As buchas dos amortcedores também estavam estouradas R$ 5,00 cada. Total geral R$ 122,00. E ta novo. hehehe.
    Tem coisa que não vale a pena tentar fazer. Melhor e mais em conta pagar para fazer.

    Depende. Depende de como o mecânico trocou essas buchas. Se ele meteu o alinhador de moléculas e ainda por cima sem usar o espaçador, teria sido melhor desenvolver a ferramenta e fazer o serviço você mesmo. Também depende da quantidade de buchas que precisam ser trocadas e da marca que será colocada. Se você colocasse buchas paralelas, logo precisaria trocá-las de novo. Nessa hipótese, também é melhor ter a ferramenta.
    Uma terceira hipótese em que se opta por ter a ferramenta é a vontade de fazer adquirindo o know-how.
    Tem gente que gosta de fazer, tem gente que não gosta e tem gente que não gosta mas precisa fazer pessoalmente porque a grana tá curta.
    rafaelopalaleiro
    rafaelopalaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 882
    Idade : 34
    Localização : PALMAS-PR
    Modelo do carro : Diplomata 1989 4

    Caravan 75 Rat.
    Data de inscrição : 18/10/2008

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por rafaelopalaleiro Qua 25 Nov - 18:22:55

    Prefiro eu mesmo fazer do que um Mecanico com pressa de ir pra casa deixa a bandeja frouxa rsrsrs

    Comodoro 81 e a foto do extrator tem como arranjar....
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por bruno silverstar83 Qua 25 Nov - 21:03:53

    opala4cc escreveu:
    Depende. Depende de como o mecânico trocou essas buchas. Se ele meteu o alinhador de moléculas e ainda por cima sem usar o espaçador, teria sido melhor desenvolver a ferramenta e fazer o serviço você mesmo. Também depende da quantidade de buchas que precisam ser trocadas e da marca que será colocada. Se você colocasse buchas paralelas, logo precisaria trocá-las de novo. Nessa hipótese, também é melhor ter a ferramenta.
    Uma terceira hipótese em que se opta por ter a ferramenta é a vontade de fazer adquirindo o know-how.
    Tem gente que gosta de fazer, tem gente que não gosta e tem gente que não gosta mas precisa fazer pessoalmente porque a grana tá curta.

    Ultimamente não confio em ninguem,só mando fazer serviço se eu não tiver a ferramenta tipo torneiro,retífica...mas a suspensão não vejo segredo,futuramente quero mexer na minha tambem,assim como fiz com o motor


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Bucha suspensão traseira 14tyfko
    vicomodoro
    vicomodoro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 728
    Localização : Novo Hamburgo - RS
    Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 29/10/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por vicomodoro Qui 26 Nov - 10:13:28

    A maioria dos consertos mecanicos e outros eu prefiro mesmo fazer. Justamente pela péssima qualidade dos prestadores de serviços. Normalmente arrumam uma coisa e estragam outra. Mas neste caso eu não estou podendo executar por ter sofrido uma fratura na perna e estou ainda me recuperando. Então achei melhor mandar fazer. A esposa que fica indignada, quando vou buscar o carro quero saber as coisas mais básicas. Até se fez aperto dos parafusos de roda. hehehe.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por opala4cc Qui 26 Nov - 21:15:07

    Bem, eu confesso que já fiz a extração da bucha dianteira do braço de suspensão traseiro com o extrator. O grande problema desse extrator é que o fabricante fez um projeto de ferramenta que é um verdadeiro "samba do petralha doido". A ferramenta deveria vir com um livreto-manual para ensinar a usar. Quando comprei, alguns anos atrás, ela já havia saído de linha. Depois de muita procura, consegui comprar a última unidade da ferramenta R-180 e R-166 de uma loja online. Por bastante tempo matutei como usaria aquelas porcarias e a combinação de componentes para extrair as buchas. Olhei o Conheça seu opala... Cheguei a cogitar que a loja que me vendeu tivesse misturado peças com outras ferramentas. Mas consultei imagens de anúncios dessas ferramentas "já esgotadas" em outros websites e condiziam com o que eu recebera. Não havia jeito daquilo extrair as buchas!
    Por fim, acabei por mesclar componentes da R-180 com a R-166 e adicionar anéis de rolamentos para compor algo utilizável na colocação/retirada das buchas.
    Vou fazer uma prévia das ferramentas que tenho específicas para aplicação em opala, a título de informação. Pode ser útil a alguém. Terminarei com as FERRAJUMENTAS R-166 e R180, que são o assunto mais complicado.

    Acho que a primeira ferramenta para opala que adquiri foi o extrator do volante de direção. Simples de usar. Usei uma boa quantidade de vezes. Por isso, valeu o investimento. Só comprei porque o valor que queriam para tirar o volante de direção era bem mais do que o dobro do preço da ferramenta na época. Levando em conta que saquei o volante algumas vezes, a ferramenta me economizou dinheiro.

    Bucha suspensão traseira 2mi2flv
    Foto 1: o extrator do volante de direção, da RAVEN.

    A segunda que adquiri foi a R-163, extrator da polia do virabrequim, também da RAVEN. Usei umas 6 vezes. Também valeu o investimento, pois o que cobram para trocar essa polia, sai mais caro do que a ferramenta. Depois da experiência com o extrator do volante, nem pestanejei em comprar. Até hoje, acho que essa ferramenta foi a que mais me poupou dinheiro. Mas o motivo é indireto: para trocar a polia do virabrequim, nos opalas 4 cilindros é necessário tirar o radiador. No processo, os mecânicos nem querem saber... jogam fora o aditivo sem pensar duas vezes para remover o radiador e lhe vendem aditivo novo. Só nesse aditivo, já deve dar o preço da ferramenta. Fazendo eu mesmo, se o aditivo ainda está longe do prazo de vencimento, eu posso sifonar o líquido de arrefecimento para fora do radiador e posteriormente recolocá-lo. Nessa operação perco, no máximo, 10% de líquido de arrefecimento. Não só o meio-ambiente agradece, mas ele todo. Assim como meu bolso. Bucha suspensão traseira 986324

    Bucha suspensão traseira 8zeflv
    Foto 2: O extrator da polia do virabrequim.

    Na ocasião da compra, quase fui "pego de calças curtas": estava quase indo pra casa quando me dei conta que o extrator não vinha com os parafusos! Pegadinha da raveeeeeennnn!!!!

    Bucha suspensão traseira 2hgsf89
    Foto 3: sifonando o radiador para a subsequente retirada.

    Depois de saber que a remoção dos terminais de direção (pivôs de direção) era feita com o alinhador de moléculas, transmitindo pancadas secas de martelo contra metal no sistema de direção, resolvi comprar o extrator de terminais de direção do opala (R-165) e fazer eu mesmo. Os mecânicos até tem extratores universais que servem no opala, mas alegam "que é mais rápido dar uma marteladinha seca ali que o pivô solta na hora do que usar o extrator". Tudo bem, pode ser viadagem minha, mas prefiro que não dêem porradas ali.

    Bucha suspensão traseira 3590mrm
    Foto 4: o extrator de terminais de direção do opala, R-165.

    Usei ele umas 4 vezes.

    Na mesma ocasião da R-165, comprei o R-175: extrator do pivô inferior da suspensão dianteira do opala. Fácil de usar. Usei umas duas vezes. Mas era bem baratinho...

    Bucha suspensão traseira Xdbg8w
    Foto 5: o extrator do pivô inferior de suspensão.

    Como pode ser visto na etiqueta do produto na foto 5, a raven insiste até hoje que essa ferramenta é para "terminal de direção". Foi aí que parei de confiar plenamente no fabricante.

    Da ferramenta a seguir eu tenho um certo orgulho: depois que um marginal abriu a tampa do porta-malas do meu opala com uma chave mixa e furtou uma maletinha de ferramentas chinesas de baixa qualidade que estava no porta-malas debaixo dos quatro forros de porta do carro que eu havia retirado temporariamente, resolvi que não podia contar com a sorte duas vezes. Eu tinha de desativar a fechadura da tampa do porta-malas. Então, construí a ferramenta da foto 6, que serve para soltar o anel-trava, de rosquear, que segura por dentro a fechadura do porta-malas para que eu pudesse desativar a abertura pela chave. Com essa ferramenta, acabou-se o suplício da simples remoção da fechadura!!!

    Bucha suspensão traseira 6qutfr
    Foto 6: Extrator da trava da fechadura do porta-malas, "feito-em-casa".

    A aquisição seguinte eu já havia perdido as esperanças de achar. O encolhedor de molas da suspensão dianteira do opala, da raven, R-170. Ninguém mais tinha, pois já saíra de linha coisa de um ou dois anos antes. Um dia, peguei uma relação enorme de lojas de auto-peças e comecei a telefonar uma por uma e perguntar pelo encolhedor. Achei na grande Porto Alegre, em uma obscura loja de periferia de uma cidade vizinha. Coberta com uma camada de poeira, indicava que estava por lá há pelo menos uns 5 anos. Me venderam na maior alegria, por um preço pra lá de defasado. Usei apenas uma vez até agora. Mas não me arrependo da compra, pois sem ele fica difícil montar as molas.

    Bucha suspensão traseira 2nbdp8n
    Foto 7: a caixa do encolhedor de molas.

    Bucha suspensão traseira 90mxc2
    Foto 8: o encolhedor de molas.

    Bucha suspensão traseira Orma2r
    Foto 9: detalhe do encolhedor de molas: peça raven R-170.

    As duas ferramentas seguintes ainda não foram utilizadas. A primeira é a chave para ajustar a cambagem da suspensão dianteira do opala. Comprei sabendo que eu nunca usaria com minhas próprias mãos mas decidi tê-la quando levei o carro para uma geometria em uma loja que disse que fazia a geometria em opala. Quando vi o geometrista pegar uma chave 15mm comum e meter ali embaixo do paralamas e rasgar o underseal de revestimento ao raspar a ferramenta na lataria, concluí que era hora de carregar essa ferramenta comigo toda vez que fosse fazer a geometria. Alguns podem achar coisa de cri-cri, de "Zé-frisinho"... Mas quem achar isso, peço a gentileza de que vá até o seu opala e remova com uma espátula metálica boa parte do underseal embaixo do paralamas, deixando-o exposto. Depois disso, terá o pleno direito de me acusar.

    Bucha suspensão traseira Vgl9ux
    Foto 10: chave para ajustar a cambagem do opala.

    A ferramenta seguinte eu comprei e ainda estou juntando coragem para "botar a mão na massa" e usá-la: o extrator dos rolamentos do diferencial do opala. Achei essa ferramenta por acaso, última do estoque, em uma loja online. O preço era bom e comprei. Eu sei, eu sei: parece uma bombinha peniana, daquelas para aumento do tamanho do pênis. Bizarro...

    Bucha suspensão traseira 167j9rq
    Foto 11: A bombinha peniana... ooops! O extrator de rolamentos do diferencial do opala.

    Por fim, o assunto que me fez escrever neste tópico: as ferrajumentas R-180 e R-166. Foram compradas simultaneamente. Não me lembro da loja.
    A seguir descrevo como fiz para retirar/colocar as buchas dianteiras e traseiras do braço de suspensão traseira inferior do opala.

    Em primeiro lugar, sobram peças do extrator! Se alguém depois de ler essa postagem tiver esses extratores e souber como se aproveita essas peças todas, peço encarecidamente que descreva o processo com fotos, pois eu duvido que o próprio fabricante saiba como usar o R-166 e R-180.

    Essa é uma foto de anúncio da ferramenta R-166, de um website:
    Bucha suspensão traseira Wvs8b9
    Foto 12: O extrator R-166 de anúncio.

    Bucha suspensão traseira Bjbfk1
    Foto 13: o extrator R-166 que recebi, idêntico ao do anúncio.

    Este espaçador que vem no conjunto não serve para nada. Não entra entre os olhais da parte dianteira do braço de suspensão inferior traseiro (fica muito grande) nem entre os olhais do diferencial (fica muito pequeno).

    Na foto 14, é mostrada a ferramenta R-180: seu fuso não entra em nenhuma das buchas do braço traseiro da suspensão, pois seu diâmetro é muito grande. Logo, a R-180 não deveria ser para nenhuma das duas buchas do braço inferior da suspensão traseira do opala!

    Bucha suspensão traseira 23jjryu
    Foto 14: A R-180.

    Pergunta: se esse fuso não entra em nenhuma das buchas do braço de suspensão, então para que servem as peças que vem com ele e que algumas têm o diâmetro exato das buchas grandes do braço de suspensão??? "Pra que tanta perna se ele voa" (o mosquito)?
    Larguei de mão esse enigma maldito, afinal, se eu gostasse desse tipo de coisa, não teria jogado fora aquele maldito cubo mágico em que a gente tinha de acertar com uma cor única em cada uma de suas seis faces...

    Para extrair as buchas TRASEIRAS do braço de suspensão traseiro (as buchas grandes nos olhais do diferencial), usei a sequência de peças da foto 15.

    Bucha suspensão traseira 2mx0576
    Foto 15: extração da bucha.

    Na foto 15, "G" é o fuso da R-166, e "M" e "N" também são peças da R-166. "J" é a bucha (grande) que fica prensada nos olhais do diferencial, representados pelas duas linhas vermelhas verticais. "H" e "I" são componentes da R-180. "K" é o anel interno de um rolamento separável, de código SKF L45449 e "L" é o anel externo de um rolamento rígido de esferas código 6203Z, blindado nos dois lados, que destruí para este uso. Na disposição mostrada entre "K" e "L", as duas peças se encaixam perfeitamente sem que ocorra desalinhamento ou deslizamento de uma sobre a outra. De quebra, "K" casa perfeitamente no diâmetro da parte metálica da bucha. A extração precisa ser feita com o espaçador entre os olhais (foto 16). A medida "alfa" do espaçador é a medida entre os olhais do diferencial. Esse componente eu tive de fazer, pois o espaçador que veio não serve em lugar nenhum.

    Bucha suspensão traseira 2h361ki
    Foto 16: o espaçador para os olhais do diferencial.

    Mais uma foto da sequência de peças para extração da bucha grande (a bucha que vai prensada nos olhais do diferencial:

    Bucha suspensão traseira Rtnj1i
    foto 17: sequência de extração da bucha grande.

    Simulação da extração da bucha:

    Bucha suspensão traseira Aub1g9
    Foto 18: A bucha a ser retirada.

    Bucha suspensão traseira 2n7li8n
    Foto 19: o espaçador "caseiro".

    Bucha suspensão traseira Dc3nep
    Foto 20: o conjunto pronto para extrair a bucha.

    Bucha suspensão traseira Ra7nmb
    Foto 21: a mesma coisa de outro ângulo.

    Para colocar essas buchas, uso a seguinte sequência de peças:

    Bucha suspensão traseira V3iyw6
    Foto 22: Sequência de colocação.

    Na foto 22 "A1" é o fuso da R-166, "A" e "F" também pertencem à R-166. "D" pertence à ferramenta R-180, enquanto que "C" é o anel externo de um rolamento Timken LM67010. Essa colocação foi feita em duas etapas: a primeira sem o anel externo do rolamento e a segunda com ele, como na foto 22, para terminar a colocação total da bucha. Na primeira fase, aperta-se a porca na ponta do fuso até que o miolo metálico da bucha toque no fundo do copo "D" da foto 22. Então, solto a porca para colocar o anel externo "C" da foto 22 e terminar de prensar a bucha até que seu flange - no lado oposto - encoste na chapa do olhal.

    Simulação:

    Bucha suspensão traseira 2l57ix
    foto 23: O conjunto montado, pronto para a primeira fase da prensagem da bucha.

    Bucha suspensão traseira 28722w3
    foto 24: A segunda fase da prensagem da bucha.

    Apesar de não estar com o espaçador na foto 23, TODA VEZ QUE UMA DESSAS BUCHAS FOR COLOCADA OU EXTRAÍDA, É IMPRESCINDÍVEL O USO DO ESPAÇADOR.

    Tentativa de retirar a bucha sem previamente lubrificar os olhais e sem o uso do espaçador causa dano ao olhal, conforme pode ser visto na foto 25! A extração normalmente exige mais esforço do que a colocação, já que antes da colocação, os olhais podem ser rigorosamente limpos e a superfície metálica externa da bucha é nova e livre de sujeira, ferrugem, etc... Em outras palavras, se não danificou o olhal na retirada da bucha, não vai danificar na colocação (desde que se use o espaçador também na colocação).

    Bucha suspensão traseira 2nj8phi
    Foto 25: o resultado de tentativa de retirar bucha sem ferramenta adequada, sem espaçador e/ou sem aplicação prévia de um WD-40 nos olhais.

    Na bucha dianteira do braço de suspensão traseiro (a bucha menor) eu uso a sequência de peças da foto 26.

    Bucha suspensão traseira 2193k3
    Foto 26: sequência de extração da bucha pequena.

    "O" é o fuso da ferramenta R-166. "U" também pertence à ferramenta R-166. "P" e "T" pertencem à ferramenta R-180. "Q" é o anel externo do rolamento LM67010 e "S" é o anel externo do rolamento 6203Z. "R" é a bucha pequena. Nessa operação bem como na colocação, é imprescindível o uso de espaçador entre os olhais, análogo ao espaçador que foi usado na bucha grande. Eu não achei o espaçador que construí na ocasião. Vou ter de fazer outro...Bucha suspensão traseira 787251

    Bucha suspensão traseira 2cr9gmc
    Foto 27: a mesma sequência, de outro ângulo.

    Bucha suspensão traseira 2hq6wlf
    Foto 28: a sequência de extração, fora do braço de suspensão.

    Para colocar essa bucha, eu dispus as peças conforme a foto 29.

    Bucha suspensão traseira 258wdnd
    Foto 29: sequência de colocação.

    "V" e "Z1" vieram da R-166. "X" e "Z" da R-180. "Y" é a bucha. A única coisa que precisei improvisar nessa operação foi o espaçador para os olhais do braço de suspensão.

    Bucha suspensão traseira 35hpanc
    Foto 30: a mesma sequência, fora do braço de suspensão.

    Conclusão: por causa dessa lambança do fabricante das R-180 e R-166, eu acho que pelo menos a bucha menor é melhor e mais rápido fazer a extração/colocação na prensa, o que também não dispensa o uso do espaçador.
    vicomodoro
    vicomodoro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 728
    Localização : Novo Hamburgo - RS
    Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 29/10/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por vicomodoro Sex 27 Nov - 8:16:34

    Parabéns Opala4cc é muito bom ter ferramentas para executar manutenções. Com o tempo quero ir adquirindo. Tenho bastante mas ferramentas comuns, tipo boca, estrela philips e outras. Mas nada de ferramentas especiais como tens.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por opala4cc Sex 27 Nov - 11:18:03

    vicomodoro escreveu:Parabéns Opala4cc é muito bom ter ferramentas para executar manutenções. Com o tempo quero ir adquirindo. Tenho bastante mas ferramentas comuns, tipo boca, estrela philips e outras. Mas nada de ferramentas especiais como tens.

    Eu não posso lhe dizer que com o tempo você vai adquirí-las, pois algumas já estão fora de linha. Mas aquilo que ainda está no mercado pode ser achado aqui:
    http://busca.lojadomecanico.com.br/?q=opala
    Eu hesitei em colocar o procedimento de extração da bucha com o braço de suspensão. Primeiro porque as ferramentas R-180 e R166, conforme já mencionei, estão fora de linha. Segundo, porque sobram peças sem finalidade na composição delas. Não há manual de instruções. A melhor dica é a ilustração do Conheça Seu Opala. Porém, ela é bem pequena. Só por esse fato ela já é de difícil visualização e entendimento. Se somar o fator desenho técnico... fica impossível para a maioria.
    Caso encontre essas ferramentas largadas em alguma oficina ou loja, eu não recomendo a compra. A não ser que o preço seja muito barato. Recomendo a fabricação própria. Não há componentes de geometria complicada na confecção da ferramenta: são apenas porcas longas, barras roscadas do comprimento adequado e copos metálicos de diâmetro interno e externo apropriados para colocação e extração. Todas essas peças podem ter suas medidas estimadas com a bucha, o braço de suspensão e o diferencial em mãos.
    Regra: tanto na colocação quanto na extração NUNCA permitir que as peças da ferramenta façam força na borracha ou no eixo metálico do miolo da bucha. Na extração de uma bucha estragada, fazer o esforço nos locais inapropriados da bucha não causará dano nenhum, mas seria inócuo para a remoção do componente, pois tenderia a extrair apenas o miolo da peça pelo fato de que a prensagem da colocação ocorreu no revestimento metálico externo da bucha em questão.
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por FR1974 Sex 27 Nov - 11:18:14

    Ter ferramental correto é o que há... não tem sofrimento
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por opala4cc Sex 27 Nov - 11:43:29

    FR1974 escreveu:Ter ferramental correto é o que há... não tem sofrimento

    Pois é. Mas tá ficando difícil, já que estão saindo de linha. Aliás, não sei como ainda tem tanto modelo e marca de pistola de ponto à venda no Brasil. De qualquer modo eu já comprei a minha faz tempo, achando que por volta de 2015 isso seria peça de museu.
    vicomodoro
    vicomodoro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 728
    Localização : Novo Hamburgo - RS
    Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 29/10/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por vicomodoro Sex 27 Nov - 12:50:29

    hahaha a tecnologia avança nas ferramentas também.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por Rubão6cc Sex 27 Nov - 15:58:09

    vicomodoro escreveu:Cheguei a pensar em desenvolver uma ferramenta para retirar as buchas. Mas um mecanico a uma quadra de minha casa me cobrou R$ 50,00 para trocar-las. R$ 26,00 bucha Axios. Total R$ 112,00.
    As buchas dos amortcedores também estavam estouradas R$ 5,00 cada. Total geral R$ 122,00. E ta novo. hehehe.
    Tem coisa que não vale a pena tentar fazer. Melhor e mais em conta pagar para fazer.

    Estou acompanhando o tópico mas confesso que não entendi "balança" e nem esses preços aí. Vc se refere às "bandejas"? Quais bandejas, as dianteiras? Estranhei esses preços aí. Essa semana levei numa oficina pra trocar as 4 buchas de bandeja traseiras. O serviço aqui na minha cidade pra fazer isso fica em média entre 150 e 180 e as 4 buchas paguei 170 da Axios e foi preço bom que consegui numa auto peça em Araçatuba. Um colega me enviou, o FR1974 aqui do fórum.


    _________________
    Bucha suspensão traseira Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por opala4cc Sex 27 Nov - 16:24:30

    Rubão6cc escreveu:
    vicomodoro escreveu:Cheguei a pensar em desenvolver uma ferramenta para retirar as buchas. Mas um mecanico a uma quadra de minha casa me cobrou R$ 50,00 para trocar-las. R$ 26,00 bucha Axios. Total R$ 112,00.
    As buchas dos amortcedores também estavam estouradas R$ 5,00 cada. Total geral R$ 122,00. E ta novo. hehehe.
    Tem coisa que não vale a pena tentar fazer. Melhor e mais em conta pagar para fazer.

    Estou acompanhando o tópico mas confesso que não entendi "balança" e nem esses preços aí. Vc se refere às "bandejas"? Quais bandejas, as dianteiras? Estranhei esses preços aí. Essa semana levei numa oficina pra trocar as 4 buchas de bandeja traseiras. O serviço aqui na minha cidade pra fazer isso fica em média entre 150 e 180 e as 4 buchas paguei 170 da Axios e foi preço bom que consegui numa auto peça em Araçatuba. Um colega me enviou, o FR1974 aqui do fórum.

    Balança=bandeja=braço da suspensão. O termo técnico é "braço de suspensão", mas o termo mais comum de ouvir é balança e bandeja. Pelo que entendi, o colega se referia aos braços de suspensão inferiores traseiros.
    Acho que os R$26,00 é o preço unitário da bucha do braço de suspensão inferior traseiro, na parte dianteira. Levando em conta os preços do RS, acho que ele pagou um preço prá lá de camarada nessas buchas axios:
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2410

    Já no seu caso, Rubão, não precisava ter pesquisado tanto. Poderia ter comprado aqui:
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2638
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2410

    2 X 47,88 + 2 x 20,73 = 137.22 + um custo de envio de uns R$20,00 a R$30,00, teria saído praticamente a mesma coisa.
    Já a ferramenta R-166 e a R-180, se achar para vender na internet, giram em torno de uns 70 a 80 reais cada. Com o custo de envio, uns R$30,00. Na pior das hipóteses, um total de R$190,00 as duas ferramentas entregues na sua casa. Praticamente o mesmo preço da mão-de-obra. Na próxima vez que você precisar trocar de novo essas buchas, vão de novo mais R$150 a 180 reais de mão-de-obra. Se você optasse por comprar as duas ferramentas, a troca seguinte custaria nada. É como se você levasse o carro na oficina para a troca das buchas e o mecânico lhe cobrasse um pouquinho mais (R$190,00) para trocar as buchas e lhe desse de presente as ferramentas utilizadas ao final do serviço...
    Em outras palavras, acho inaceitável o mecânico ter o retorno financeiro total da ferramenta utilizada a cada vez que a utiliza.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por Rubão6cc Sex 27 Nov - 16:51:21

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Estou acompanhando o tópico mas confesso que não entendi "balança" e nem esses preços aí. Vc se refere às "bandejas"? Quais bandejas, as dianteiras? Estranhei esses preços aí. Essa semana levei numa oficina pra trocar as 4 buchas de bandeja traseiras. O serviço aqui na minha cidade pra fazer isso fica em média entre 150 e 180 e as 4 buchas paguei 170 da Axios e foi preço bom que consegui numa auto peça em Araçatuba. Um colega me enviou, o FR1974 aqui do fórum.

    Balança=bandeja=braço da suspensão. O termo técnico é "braço de suspensão", mas o termo mais comum de ouvir é balança e bandeja. Pelo que entendi, o colega se referia aos braços de suspensão inferiores traseiros.
    Acho que os R$26,00 é o preço unitário da bucha do braço de suspensão inferior traseiro, na parte dianteira. Levando em conta os preços do RS, acho que ele pagou um preço prá lá de camarada nessas buchas axios:
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2410

    Já no seu caso, Rubão, não precisava ter pesquisado tanto. Poderia ter comprado aqui:
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2638
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2410

    2 X 47,88 + 2 x 20,73 = 137.22 + um custo de envio de uns R$20,00 a R$30,00, teria saído praticamente a mesma coisa.
    Já a ferramenta R-166 e a R-180, se achar para vender na internet, giram em torno de uns 70 a 80 reais cada. Com o custo de envio, uns R$30,00. Na pior das hipóteses, um total de R$190,00 as duas ferramentas entregues na sua casa. Praticamente o mesmo preço da mão-de-obra. Na próxima vez que você precisar trocar de novo essas buchas, vão de novo mais R$150 a 180 reais de mão-de-obra. Se você optasse por comprar as duas ferramentas, a troca seguinte custaria nada. É como se você levasse o carro na oficina para a troca das buchas e o mecânico lhe cobrasse um pouquinho mais (R$190,00) para trocar as buchas e lhe desse de presente as ferramentas utilizadas ao final do serviço...
    Em outras palavras, acho inaceitável o mecânico ter o retorno financeiro total da ferramenta utilizada a cada vez que a utiliza.

    Não me atentei ao site da Nafil. Confesso que nunca comprei de lá e o motivo é que sempre que procuro alguma coisa está indisponível no site. Isso é uma coisa que eles tem que corrigir, retirar de lá tanto produto indisponível. Mas menos mal que o custo seria o mesmo praticamente.
    Com relação à ferramenta muita coisa eu prefiro pagar tendo em vista a necessidade de aquisição de ferramental específico, dificuldade de informações de onde, qual modelo comprar e como usar e o tempo nosso que é corrido. Só pra citar esse esquema das buchas, ninguém citou aí mas tem uma técnica lá que o cara me explicou de fazer uns pontos de solda na carcaça da bucha com a bandeja, acho que é mais ou menos isso e tb o cuidado que se deve ter na hora de retirar a bucha velha pra não estragar a bandeja. Veja a grande demanda de informações que se necessitaria pra conseguir trocar uma bucha com qualidade profissional. Soma-se máquina de solda tb.
    Tenho por base a dificuldade que to tendo pra mexer no compressor...muitos neurônios queimados...rs..a gente perde horas vasculhando a internet a procura de peças e não encontra quase nada.


    _________________
    Bucha suspensão traseira Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por opala4cc Sex 27 Nov - 23:12:03

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Balança=bandeja=braço da suspensão. O termo técnico é "braço de suspensão", mas o termo mais comum de ouvir é balança e bandeja. Pelo que entendi, o colega se referia aos braços de suspensão inferiores traseiros.
    Acho que os R$26,00 é o preço unitário da bucha do braço de suspensão inferior traseiro, na parte dianteira. Levando em conta os preços do RS, acho que ele pagou um preço prá lá de camarada nessas buchas axios:
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2410

    Já no seu caso, Rubão, não precisava ter pesquisado tanto. Poderia ter comprado aqui:
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2638
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2410

    2 X 47,88 + 2 x 20,73 = 137.22 + um custo de envio de uns R$20,00 a R$30,00, teria saído praticamente a mesma coisa.
    Já a ferramenta R-166 e a R-180, se achar para vender na internet, giram em torno de uns 70 a 80 reais cada. Com o custo de envio, uns R$30,00. Na pior das hipóteses, um total de R$190,00 as duas ferramentas entregues na sua casa. Praticamente o mesmo preço da mão-de-obra. Na próxima vez que você precisar trocar de novo essas buchas, vão de novo mais R$150 a 180 reais de mão-de-obra. Se você optasse por comprar as duas ferramentas, a troca seguinte custaria nada. É como se você levasse o carro na oficina para a troca das buchas e o mecânico lhe cobrasse um pouquinho mais (R$190,00) para trocar as buchas e lhe desse de presente as ferramentas utilizadas ao final do serviço...
    Em outras palavras, acho inaceitável o mecânico ter o retorno financeiro total da ferramenta utilizada a cada vez que a utiliza.

    Não me atentei ao site da Nafil. Confesso que nunca comprei de lá e o motivo é que sempre que procuro alguma coisa está indisponível no site. Isso é uma coisa que eles tem que corrigir, retirar de lá tanto produto indisponível. Mas menos mal que o custo seria o mesmo praticamente.
    Com relação à ferramenta muita coisa eu prefiro pagar tendo em vista a necessidade de aquisição de ferramental específico, dificuldade de informações de onde, qual modelo comprar e como usar e o tempo nosso que é corrido. Só pra citar esse esquema das buchas, ninguém citou aí mas tem uma técnica lá que o cara me explicou de fazer uns pontos de solda na carcaça da bucha com a bandeja, acho que é mais ou menos isso e tb o cuidado que se deve ter na hora de retirar a bucha velha pra não estragar a bandeja. Veja a grande demanda de informações que se necessitaria pra conseguir trocar uma bucha com qualidade profissional. Soma-se máquina de solda tb.
    Tenho por base a dificuldade que to tendo pra mexer no compressor...muitos neurônios queimados...rs..a gente perde horas vasculhando a internet a procura de peças e não encontra quase nada.

    Eu já comprei várias vezes lá. Ninguém tem preços melhores. Esses caras são bruxos.
    Concordo com você com relação ao tempo, que é corrido. O faça-você-mesmo toma tempo, mas agrega conhecimento.
    Com relação à técnica de fazer pontos de solda na carcaça da bucha com o braço de suspensão, ninguém vai citar aqui porque é uma ação porca para disfarçar um problema. Quando os olhais do braço de suspensão estão muito gastos, as buchas foram retiradas/colocadas na porrada várias vezes e/ou não foram usados os espaçadores na operação, as buchas novas não dão pressão nos alojamentos (olhais) onde deveriam entrar com interferência. A solução seria trocar o braço de suspensão. Mas em vez disso, faz-se um improviso porco de com pontos de solda no braço de suspensão na junção com a bucha. A borracha da bucha fica um pouco danificada e esses pontos de solda não duram muito. Se braços de suspensão que não dão pressão nas buchas forem usados (sem fazer os pontos de solda), as buchas saem dos alojamentos com o movimento do veículo. Como os pontos de solda elétrica também não duram muito, essa técnica inexoravelmente termina do mesmo jeito: as buchas saem do lugar. Nessa situação, troque o braço de suspensão e não permita futuramente a trocadas buchas do modo incorreto.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 28 Nov - 6:09:34

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Não me atentei ao site da Nafil. Confesso que nunca comprei de lá e o motivo é que sempre que procuro alguma coisa está indisponível no site. Isso é uma coisa que eles tem que corrigir, retirar de lá tanto produto indisponível. Mas menos mal que o custo seria o mesmo praticamente.
    Com relação à ferramenta muita coisa eu prefiro pagar tendo em vista a necessidade de aquisição de ferramental específico, dificuldade de informações de onde, qual modelo comprar e como usar e o tempo nosso que é corrido. Só pra citar esse esquema das buchas, ninguém citou aí mas tem uma técnica lá que o cara me explicou de fazer uns pontos de solda na carcaça da bucha com a bandeja, acho que é mais ou menos isso e tb o cuidado que se deve ter na hora de retirar a bucha velha pra não estragar a bandeja. Veja a grande demanda de informações que se necessitaria pra conseguir trocar uma bucha com qualidade profissional. Soma-se máquina de solda tb.
    Tenho por base a dificuldade que to tendo pra mexer no compressor...muitos neurônios queimados...rs..a gente perde horas vasculhando a internet a procura de peças e não encontra quase nada.

    Eu já comprei várias vezes lá. Ninguém tem preços melhores. Esses caras são bruxos.
    Concordo com você com relação ao tempo, que é corrido. O faça-você-mesmo toma tempo, mas agrega conhecimento.
    Com relação à técnica de fazer pontos de solda na carcaça da bucha com o braço de suspensão, ninguém vai citar aqui porque é uma ação porca para disfarçar um problema. Quando os olhais do braço de suspensão estão muito gastos, as buchas foram retiradas/colocadas na porrada várias vezes e/ou não foram usados os espaçadores na operação, as buchas novas não dão pressão nos alojamentos (olhais) onde deveriam entrar com interferência. A solução seria trocar o braço de suspensão. Mas em vez disso, faz-se um improviso porco de com pontos de solda no braço de suspensão na junção com a bucha. A borracha da bucha fica um pouco danificada e esses pontos de solda não duram muito. Se braços de suspensão que não dão pressão nas buchas forem usados (sem fazer os pontos de solda), as buchas saem dos alojamentos com o movimento do veículo. Como os pontos de solda elétrica também não duram muito, essa técnica inexoravelmente termina do mesmo jeito: as buchas saem do lugar. Nessa situação, troque o braço de suspensão e não permita futuramente a trocadas buchas do modo incorreto.

    Boas informações...bem esclarecedor...não imaginava esses detalhes..agora o jeito é aguardar pra ver se não vai escapar...
    A bucha anterior (porcaria de Sambel) estourou o miolo e separou do resto. O mecânico disse que teve dificuldade pra tirar ela de lá.


    _________________
    Bucha suspensão traseira Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por opala4cc Sáb 28 Nov - 12:15:23

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Eu já comprei várias vezes lá. Ninguém tem preços melhores. Esses caras são bruxos.
    Concordo com você com relação ao tempo, que é corrido. O faça-você-mesmo toma tempo, mas agrega conhecimento.
    Com relação à técnica de fazer pontos de solda na carcaça da bucha com o braço de suspensão, ninguém vai citar aqui porque é uma ação porca para disfarçar um problema. Quando os olhais do braço de suspensão estão muito gastos, as buchas foram retiradas/colocadas na porrada várias vezes e/ou não foram usados os espaçadores na operação, as buchas novas não dão pressão nos alojamentos (olhais) onde deveriam entrar com interferência. A solução seria trocar o braço de suspensão. Mas em vez disso, faz-se um improviso porco de com pontos de solda no braço de suspensão na junção com a bucha. A borracha da bucha fica um pouco danificada e esses pontos de solda não duram muito. Se braços de suspensão que não dão pressão nas buchas forem usados (sem fazer os pontos de solda), as buchas saem dos alojamentos com o movimento do veículo. Como os pontos de solda elétrica também não duram muito, essa técnica inexoravelmente termina do mesmo jeito: as buchas saem do lugar. Nessa situação, troque o braço de suspensão e não permita futuramente a trocadas buchas do modo incorreto.

    Boas informações...bem esclarecedor...não imaginava esses detalhes..agora o jeito é aguardar pra ver se não vai escapar...
    A bucha anterior (porcaria de Sambel) estourou o miolo e separou do resto. O mecânico disse que teve dificuldade pra tirar ela de lá.

    Rsrsrsrs... Ele teve dificuldade porque ele não tem a ferramenta que usei. Ele tira na porrada. A ferramenta é indiferente ao miolo da bucha, pois não toca nessa parte. Toca apenas na periferia metálica externa. A bucha pode estar completamente oca da parte de borracha que a ferramenta tira e coloca sem problemas quantas vezes eu quiser, tanto buchas novas quanto buchas completamente destruídas no miolo.
    Tirar na porrada uma bucha velha não traz problemas para a bucha velha, pois será jogada fora mesmo... Mas se for feito sem espaçador, pode provocar mudança na distância entre os olhais que prensam a bucha, fazendo com que a bucha nova não dê mais pressão.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por opala4cc Sáb 28 Nov - 12:26:55

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Eu já comprei várias vezes lá. Ninguém tem preços melhores. Esses caras são bruxos.
    Concordo com você com relação ao tempo, que é corrido. O faça-você-mesmo toma tempo, mas agrega conhecimento.
    Com relação à técnica de fazer pontos de solda na carcaça da bucha com o braço de suspensão, ninguém vai citar aqui porque é uma ação porca para disfarçar um problema. Quando os olhais do braço de suspensão estão muito gastos, as buchas foram retiradas/colocadas na porrada várias vezes e/ou não foram usados os espaçadores na operação, as buchas novas não dão pressão nos alojamentos (olhais) onde deveriam entrar com interferência. A solução seria trocar o braço de suspensão. Mas em vez disso, faz-se um improviso porco de com pontos de solda no braço de suspensão na junção com a bucha. A borracha da bucha fica um pouco danificada e esses pontos de solda não duram muito. Se braços de suspensão que não dão pressão nas buchas forem usados (sem fazer os pontos de solda), as buchas saem dos alojamentos com o movimento do veículo. Como os pontos de solda elétrica também não duram muito, essa técnica inexoravelmente termina do mesmo jeito: as buchas saem do lugar. Nessa situação, troque o braço de suspensão e não permita futuramente a trocadas buchas do modo incorreto.

    Boas informações...bem esclarecedor...não imaginava esses detalhes..agora o jeito é aguardar pra ver se não vai escapar...
    A bucha anterior (porcaria de Sambel) estourou o miolo e separou do resto. O mecânico disse que teve dificuldade pra tirar ela de lá.

    No meu opala anterior, eu comprei essas buchas da Sampel no braço de suspensão traseiro. As borrachas rasgaram em menos de 1 ano de uso diário do carro. E não adianta o lojista jurar de pé junto que é de boa qualidade e oferecer de brinde os "serviços" da mãe dele na compra das buchas paralelas: elas não duram! Já usei borflex, Sampel, Olibor... só Axios vai durar. São poucos os lugares do opala onde você consegue comprar buchas dessas marcas paralelas e fazê-las durarem.
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por FR1974 Sáb 28 Nov - 12:41:15

    Rubão já comparei os preços com os da Nafil... nessa parte de buchas aqui é mais barato.
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por FR1974 Sáb 28 Nov - 12:44:55

    Na suspensão do meu opala vou fazer tudo com axios, mas tem algumas buchas que não existem mais axios, pensei em fazer um misto com buchas de mopu...
    Qual o opinião de vocês em relação a isso?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por opala4cc Sáb 28 Nov - 13:05:58

    FR1974 escreveu:Na suspensão do meu opala vou fazer tudo com axios, mas tem algumas buchas que não existem mais axios, pensei em fazer um misto com buchas de mopu...
    Qual o opinião de vocês em relação a isso?

    Pois é, estava pensando nisso também. Já me disseram que o mopu é um material auto-lubrificado. Desse modo, o carro não range nos locais aonde ficam as buchas. Só não tomei a decisão ainda porque não pareceu gente o suficiente para dar uma opinião, levando em conta o alto preço do jogo das buchas de mopu.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 28 Nov - 15:13:08

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Boas informações...bem esclarecedor...não imaginava esses detalhes..agora o jeito é aguardar pra ver se não vai escapar...
    A bucha anterior (porcaria de Sambel) estourou o miolo e separou do resto. O mecânico disse que teve dificuldade pra tirar ela de lá.

    No meu opala anterior, eu comprei essas buchas da Sampel no braço de suspensão traseiro. As borrachas rasgaram em menos de 1 ano de uso diário do carro. E não adianta o lojista jurar de pé junto que é de boa qualidade e oferecer de brinde os "serviços" da mãe dele na compra das buchas paralelas: elas não duram! Já usei borflex, Sampel, Olibor... só Axios vai durar. São poucos os lugares do opala onde você consegue comprar buchas dessas marcas paralelas e fazê-las durarem.

    Acho que já citei isso...essa bucha Sampel estourou com meses de uso..menos de um ano..na verdade estourou só uma da bandeja traseira esquerda...mas troquei todas de bandeja por Axios pra garantir.
    Tenho uma observação a fazer..creio que as outras buchas todas tb são Sampel e não estouraram. Acredito que as buchas de bandeja sofrem maior desgaste e por isso estouram logo se não forem Axios...as outras (ex: barra estabilizadora) devem sofrer menor desgaste e acaba que as Sampel seguram a onda.


    _________________
    Bucha suspensão traseira Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por opala4cc Sáb 28 Nov - 21:25:59

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    No meu opala anterior, eu comprei essas buchas da Sampel no braço de suspensão traseiro. As borrachas rasgaram em menos de 1 ano de uso diário do carro. E não adianta o lojista jurar de pé junto que é de boa qualidade e oferecer de brinde os "serviços" da mãe dele na compra das buchas paralelas: elas não duram! Já usei borflex, Sampel, Olibor... só Axios vai durar. São poucos os lugares do opala onde você consegue comprar buchas dessas marcas paralelas e fazê-las durarem.

    Acho que já citei isso...essa bucha Sampel estourou com meses de uso..menos de um ano..na verdade estourou só uma da bandeja traseira esquerda...mas troquei todas de bandeja por Axios pra garantir.
    Tenho uma observação a fazer..creio que as outras buchas todas tb são Sampel e não estouraram. Acredito que as buchas de bandeja sofrem maior desgaste e por isso estouram logo se não forem Axios...as outras (ex: barra estabilizadora) devem sofrer menor desgaste e acaba que as Sampel seguram a onda.

    Exato! Tem lugares da suspensão cujas buchas tem menos responsabilidade (batentes de borracha, buchas da barra estabilizadora, bucha dos amortecedores, etc...) e sofre menos esforço. Nesses lugares dá pra botar marca paralela.
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por FR1974 Sáb 28 Nov - 21:34:34

    opala4cc escreveu:
    FR1974 escreveu:Na suspensão do meu opala vou fazer tudo com axios, mas tem algumas buchas que não existem mais axios, pensei em fazer um misto com buchas de mopu...
    Qual o opinião de vocês em relação a isso?

    Pois é, estava pensando nisso também. Já me disseram que o mopu é um material auto-lubrificado. Desse modo, o carro não range nos locais aonde ficam as buchas. Só não tomei a decisão ainda porque não pareceu gente o suficiente para dar uma opinião, levando em conta o alto preço do jogo das buchas de mopu.

    Quem sabe tenhamos as respostas nesse tópico
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por opala4cc Seg 7 Dez - 9:21:08

    Acho que resolvi em parte o mistério de um desses extratores: o R-180 é para ser usado na suspensão dianteira, na colocação/extração indicados na figura abaixo, em opalas 1980 em diante, já que nos 1979 pra baixo as buchas são separadas como no desenho.

    Bucha suspensão traseira Eiqjol
    figura 1: local onde se aplica o R-180.

    Bucha suspensão traseira 2qkqety
    foto 1: a ferramenta r-180.

    Ainda não tenho certeza. Vou ver se em um futuro próximo confirmo isso.

    Conteúdo patrocinado


    Bucha suspensão traseira Empty Re: Bucha suspensão traseira

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 12:53:41