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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
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Duvida Luz de Teto acente quando as portas traseiras são abertas nos Opalas 92?
Gudi021- Opaleiro
- Número de Mensagens : 319
Idade : 37
Localização : Petropolis-RJ
Modelo do carro : Opala SL 92
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 10/11/2009
Galera to dando uma geral no meu Opala SL 92 reparei que quando abro as portas traseira a luz do teto não acente sendo que a interrupitores nas portas traseiras. Alguem pode me dar uma ajuda. Quando abro as da frente a luz de teto acende agora as traseiras não. O fio da porta traseira e cinza.
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4059
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
Normal, não acende mesmo.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
gilmareu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 636
Idade : 50
Localização : Cosmopolis - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto
4.1 12v
Renault Fluence 2013 2.0 16v
Monza Tubarão 95 GL 2.0 (de pai pra fii, único dono)
Astra 2006 2.0 8v (ex)
Mondeo 2000 2.0 16v Zetec (Ex)
Escort 1998 1.8 16v Zetec (ex)
Escort Sapão 1995 2.0 AP (ex)
Gol Quadrado 1994 1.6 AP (ex)
Fusca 76 1.5 (ex)
Cilindros : 6cil
Data de inscrição : 10/06/2012
As da frente quando abre uma, acende as quatro luzes de cortesias das portas mais a do teto, as detrás acende só a cortesia da que vc abriu e acho eu que a luz do teto.
Vou olhar melhor e confirmo, o meu é Diplomata 89
LucasPiologo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1018
Idade : 34
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6
Data de inscrição : 15/12/2014
No meu tbm n acende qdo abre as de trás, acredito que está correto !
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7212
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Müller escreveu:Normal, não acende mesmo.
Acende, Muller. A fiação do carro dele foi modificada. Estamos falando de opala SL. Ele não tem as luzes de leitura no teto e sim, apenas uma luz central no teto. Essa luz central é acesa sempre que: puxa-se o botão de comando dos faróis ou é aberta uma das portas do carro.
Última edição por opala4cc em Sáb 21 maio - 22:40:52, editado 1 vez(es)
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7212
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
gilmareu escreveu:
As da frente quando abre uma, acende as quatro luzes de cortesias das portas mais a do teto, as detrás acende só a cortesia da que vc abriu e acho eu que a luz do teto.
Vou olhar melhor e confirmo, o meu é Diplomata 89
Não há luz de cortesia nas portas dos opalas SL. Pelo menos de 91 a 92.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7212
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Gudi021 escreveu:Galera to dando uma geral no meu Opala SL 92 reparei que quando abro as portas traseira a luz do teto não acente sendo que a interrupitores nas portas traseiras. Alguem pode me dar uma ajuda. Quando abro as da frente a luz de teto acende agora as traseiras não. O fio da porta traseira e cinza.
Eu começaria desaparafusando o interruptor de uma das portas traseiras, desconectaria ele da fiação do carro e testaria no multímetro. Na posição com o pino estendido, ele deixa passar corrente. Com o pino recolhido, ele interrompe a corrente. Se não passar corrente em nenhuma das posições, troque o interruptor.
Se o interruptor estiver bom... bem, agora você vai ter de descobrir aonde foi que sabotaram a fiação do carro.
Se não me engano, o fio cinza de cada porta tem uma lista de uma cor específica para cada porta.
Esse carro tem alarme original de fábrica?
Gudi021- Opaleiro
- Número de Mensagens : 319
Idade : 37
Localização : Petropolis-RJ
Modelo do carro : Opala SL 92
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 10/11/2009
opala4cc escreveu:Gudi021 escreveu:Galera to dando uma geral no meu Opala SL 92 reparei que quando abro as portas traseira a luz do teto não acente sendo que a interrupitores nas portas traseiras. Alguem pode me dar uma ajuda. Quando abro as da frente a luz de teto acende agora as traseiras não. O fio da porta traseira e cinza.
Eu começaria desaparafusando o interruptor de uma das portas traseiras, desconectaria ele da fiação do carro e testaria no multímetro. Na posição com o pino estendido, ele deixa passar corrente. Com o pino recolhido, ele interrompe a corrente. Se não passar corrente em nenhuma das posições, troque o interruptor.
Se o interruptor estiver bom... bem, agora você vai ter de descobrir aonde foi que sabotaram a fiação do carro.
Se não me engano, o fio cinza de cada porta tem uma lista de uma cor específica para cada porta.
Esse carro tem alarme original de fábrica?
Sim amigo tem alarme original de fabrica sim. Alguns amigos disse que os opalas não acende luz de teto com as portas traseiras aberta. Não entendo o porque dos interruptores traseira então. Meu carro também tem luz na mala e no cofre do motor.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7212
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Gudi021 escreveu:opala4cc escreveu:
Eu começaria desaparafusando o interruptor de uma das portas traseiras, desconectaria ele da fiação do carro e testaria no multímetro. Na posição com o pino estendido, ele deixa passar corrente. Com o pino recolhido, ele interrompe a corrente. Se não passar corrente em nenhuma das posições, troque o interruptor.
Se o interruptor estiver bom... bem, agora você vai ter de descobrir aonde foi que sabotaram a fiação do carro.
Se não me engano, o fio cinza de cada porta tem uma lista de uma cor específica para cada porta.
Esse carro tem alarme original de fábrica?
Sim amigo tem alarme original de fabrica sim. Alguns amigos disse que os opalas não acende luz de teto com as portas traseiras aberta. Não entendo o porque dos interruptores traseira então. Meu carro também tem luz na mala e no cofre do motor.
Então, depois de certificar-se de que os interruptores estão funcionando, dê uma olhada na fiação do chicote que vai no módulo do alarme. Procure alguma gambiarra de fio cortado e emendado com fita isolante, principalmente na ponta do chicote, onde entra no módulo do alarme.
A luz de cortesia no cofre do motor e no porta-malas era padrão de fábrica em todos os opalas (bem, pelo menos de 1974 em diante... antes disso eu não sei). Nessa época a GM ainda não havia descoberto a medíocre idéia da economia de escala em que tiravam a luz de cortesia do porta-malas, do porta-luvas, etc...
Mesmo que as luzes de cortesia não se acendessem com as portas traseiras abertas, haveria também os interruptores de porta traseiras pois estes também servem como sensores do alarme original de fábrica. Nesses opalas com alarme de fábrica, o acionamento da luz de cortesia funciona como um dos gatilhos de disparo do alarme.
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4059
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
opala4cc escreveu:Müller escreveu:Normal, não acende mesmo.
Acende, Muller. A fiação do carro dele foi modificada. Estamos falando de opala SL. Ele não tem as luzes de leitura no teto e sim, apenas uma luz central no teto. Essa luz central é acesa sempre que: puxa-se o botão de comando dos faróis ou é aberta uma das portas do carro.
Então, seria algo controverso.....
Meu Comodoro 90 não acende....vários Diplos aqui dos amigos tberm não acendem....pq o SL, versão básica teria esse privilégio?
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7212
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Müller escreveu:opala4cc escreveu:
Acende, Muller. A fiação do carro dele foi modificada. Estamos falando de opala SL. Ele não tem as luzes de leitura no teto e sim, apenas uma luz central no teto. Essa luz central é acesa sempre que: puxa-se o botão de comando dos faróis ou é aberta uma das portas do carro.
Então, seria algo controverso.....
Meu Comodoro 90 não acende....vários Diplos aqui dos amigos tberm não acendem....pq o SL, versão básica teria esse privilégio?
Porque meu comodoro 92 acende, porque meu SL 92 acendia...
LucasPiologo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1018
Idade : 34
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6
Data de inscrição : 15/12/2014
deve ter uma porção de de opala com mal contato nesses interruptores !
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4059
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
opala4cc escreveu:Müller escreveu:
Então, seria algo controverso.....
Meu Comodoro 90 não acende....vários Diplos aqui dos amigos tberm não acendem....pq o SL, versão básica teria esse privilégio?
Porque meu comodoro 92 acende, porque meu SL 92 acendia...
Hummm, será q só a linha 91/92 veio assim...?
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7212
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Müller escreveu:opala4cc escreveu:
Porque meu comodoro 92 acende, porque meu SL 92 acendia...
Hummm, será q só a linha 91/92 veio assim...?
É o que eu estou começando a cogitar... Se for, é uma curiosidade que nunca tenham mencionado essa mudança... Mas o diagrama elétrico da linha 91 a 92 muda bastante em relação aos opalas 90 para baixo.
Vamos ver se alguém com um diplomata 92 com a fiação ainda original se manifesta...
eleandro kalckmann- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1043
Idade : 36
Localização : fco beltrão
Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
Cilindros : 6 CIL
Data de inscrição : 06/10/2014
legal a discusao kkk o meu 90 sl/e nao acende o teto com as portas trazeiras abertas....acende somente a cortesia...acho q pro 91/92 mudou mesmo....ja quando abre uma dianteira acende as 4 cortesia mais o teto....doidera nao?kkk
Gudi021- Opaleiro
- Número de Mensagens : 319
Idade : 37
Localização : Petropolis-RJ
Modelo do carro : Opala SL 92
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 10/11/2009
eleandro kalckmann escreveu:legal a discusao kkk o meu 90 sl/e nao acende o teto com as portas trazeiras abertas....acende somente a cortesia...acho q pro 91/92 mudou mesmo....ja quando abre uma dianteira acende as 4 cortesia mais o teto....doidera nao?kkk
Coisas da GM mesmo, eu tinha um Monza 89 completo e as luz do teto não acendia com as portas traseiras aberta. Pelo que vi isso e original mesmo. Doidera......
eleandro kalckmann- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1043
Idade : 36
Localização : fco beltrão
Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
Cilindros : 6 CIL
Data de inscrição : 06/10/2014
Gudi021 escreveu:eleandro kalckmann escreveu:legal a discusao kkk o meu 90 sl/e nao acende o teto com as portas trazeiras abertas....acende somente a cortesia...acho q pro 91/92 mudou mesmo....ja quando abre uma dianteira acende as 4 cortesia mais o teto....doidera nao?kkk
Coisas da GM mesmo, eu tinha um Monza 89 completo e as luz do teto não acendia com as portas traseiras aberta. Pelo que vi isso e original mesmo. Doidera......
pensando aqui com os meus botoes kkk
se alguem quiser fazer com q ligue a luz do teto quando é aberto a porta trazeira...basta ligar um fio do interuptor trazeiro até no interuptor dianteiro....um de cada lado ...e uuuaaaallllaaaaa acende tudo kkkk.... ai os puristas piram kkkk
Gudi021- Opaleiro
- Número de Mensagens : 319
Idade : 37
Localização : Petropolis-RJ
Modelo do carro : Opala SL 92
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 10/11/2009
eleandro kalckmann escreveu:Gudi021 escreveu:
Coisas da GM mesmo, eu tinha um Monza 89 completo e as luz do teto não acendia com as portas traseiras aberta. Pelo que vi isso e original mesmo. Doidera......
pensando aqui com os meus botoes kkk
se alguem quiser fazer com q ligue a luz do teto quando é aberto a porta trazeira...basta ligar um fio do interuptor trazeiro até no interuptor dianteiro....um de cada lado ...e uuuaaaallllaaaaa acende tudo kkkk.... ai os puristas piram kkkk
Mais foi o que eu fiz kkkkk.
OpelCommodore - {Marcelo}- Opaleiro
- Número de Mensagens : 163
Idade : 47
Localização : Curitiba - Pr
Modelo do carro : OPALA LUXO 1978
OPALA COMODORO 1983
OPALA DIPLOMATA SE 1989
OPALA COMODORO SL/E 1992
OPALA DIPLOMATA SE COLLECTORS 1992
OMEGA CD 1995
BMW 540i 1993
Cilindros : 4.1i
2.5s
4.1s
4.1s
4.1s
4.1i
4.4i
Data de inscrição : 07/01/2008
Olá Amigo!
Possuo um Comodoro SL/E Ano e Modelo 1992 Original!
Acabei de ir até a garagem e verifiquei as luzes da seguinte forma:
- Abrindo a porta motorista acende a luz de teto e as duas cortesias dianteiras;
- Abrindo a porta passageiro acende a luz de teto e as duas cortesias dianteiras;
- Abrindo as traseiras cada uma acende a sua respectivamente menos a luz de teto;
- Abrindo a tampa do porta-luvas com chave ligada acende a luz do compartimento;
- Abrindo a tampa do porta-luvas com chave desligada não acende a luz do compartimento.
* Com as portas fechadas e ao puxar o interruptor do farol acende a luz de teto e o mesmo se aplica para o porta-luvas caso estiver aberto;
* Ao abrir tampa do porta malas ou compartimento do motor acende as luzes respectivas.
Ps.: No meu Opala independente da porta que for aberta aciona o alarme original e liga o pisca estacionário/emergência.
Marcelo
Possuo um Comodoro SL/E Ano e Modelo 1992 Original!
Acabei de ir até a garagem e verifiquei as luzes da seguinte forma:
- Abrindo a porta motorista acende a luz de teto e as duas cortesias dianteiras;
- Abrindo a porta passageiro acende a luz de teto e as duas cortesias dianteiras;
- Abrindo as traseiras cada uma acende a sua respectivamente menos a luz de teto;
- Abrindo a tampa do porta-luvas com chave ligada acende a luz do compartimento;
- Abrindo a tampa do porta-luvas com chave desligada não acende a luz do compartimento.
* Com as portas fechadas e ao puxar o interruptor do farol acende a luz de teto e o mesmo se aplica para o porta-luvas caso estiver aberto;
* Ao abrir tampa do porta malas ou compartimento do motor acende as luzes respectivas.
Ps.: No meu Opala independente da porta que for aberta aciona o alarme original e liga o pisca estacionário/emergência.
Marcelo
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7212
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
OpelCommodore - {Marcelo} escreveu:Olá Amigo!
Possuo um Comodoro SL/E Ano e Modelo 1992 Original!
Acabei de ir até a garagem e verifiquei as luzes da seguinte forma:
- Abrindo a porta motorista acende a luz de teto e as duas cortesias dianteiras;
- Abrindo a porta passageiro acende a luz de teto e as duas cortesias dianteiras;
- Abrindo as traseiras cada uma acende a sua respectivamente menos a luz de teto;
- Abrindo a tampa do porta-luvas com chave ligada acende a luz do compartimento;
- Abrindo a tampa do porta-luvas com chave desligada não acende a luz do compartimento.
* Com as portas fechadas e ao puxar o interruptor do farol acende a luz de teto e o mesmo se aplica para o porta-luvas caso estiver aberto;
* Ao abrir tampa do porta malas ou compartimento do motor acende as luzes respectivas.
Ps.: No meu Opala independente da porta que for aberta aciona o alarme original e liga o pisca estacionário/emergência.
Marcelo
Show!!!
Então, está esclarecido. Nos meus opalas donos anteriores devem ter causado o funcionamento diferente das luzes devido a instalações residuais de outros alarmes...
gilmareu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 636
Idade : 50
Localização : Cosmopolis - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto
4.1 12v
Renault Fluence 2013 2.0 16v
Monza Tubarão 95 GL 2.0 (de pai pra fii, único dono)
Astra 2006 2.0 8v (ex)
Mondeo 2000 2.0 16v Zetec (Ex)
Escort 1998 1.8 16v Zetec (ex)
Escort Sapão 1995 2.0 AP (ex)
Gol Quadrado 1994 1.6 AP (ex)
Fusca 76 1.5 (ex)
Cilindros : 6cil
Data de inscrição : 10/06/2012
O meu não tem luz no cofre do motor, agora fiquei curioso de saber como é
LucasPiologo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1018
Idade : 34
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6
Data de inscrição : 15/12/2014
gilmareu escreveu:O meu não tem luz no cofre do motor, agora fiquei curioso de saber como é
é uma idêntica a essa :
se você ficar do lado do passageiro olhando o motor a luz vai estar ao lado da trava do capô.
O meu tem, porém deixo desligada pq sempre esqueço o capô aberto na garagem !
galloorenato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 53
Localização : itupeva, sp
Modelo do carro : opala 1991 comodoro sl/e 1991
Cilindros : 6
Data de inscrição : 29/01/2016
- Mensagem nº23
Parou de acender
No meu caso quando abro as porta dianteiras parou de acender a luz do teto, porém no interruptor funciona normalmente, até o temporizador funciona. Quando acendo pelo interruptor funciona normalmente é quando ligo a chave, ela apaga na hora. O que será que tá errado?
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15356
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
galloorenato escreveu:No meu caso quando abro as porta dianteiras parou de acender a luz do teto, porém no interruptor funciona normalmente, até o temporizador funciona. Quando acendo pelo interruptor funciona normalmente é quando ligo a chave, ela apaga na hora. O que será que tá errado?
O Diplo87 teve um problema parecido com o seu esses tempos. Se não me engano no caso dele era algum problema na caixa de fusível.
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7212
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Rubão6cc escreveu:galloorenato escreveu:No meu caso quando abro as porta dianteiras parou de acender a luz do teto, porém no interruptor funciona normalmente, até o temporizador funciona. Quando acendo pelo interruptor funciona normalmente é quando ligo a chave, ela apaga na hora. O que será que tá errado?
O Diplo87 teve um problema parecido com o seu esses tempos. Se não me engano no caso dele era algum problema na caixa de fusível.
Pela foto, o carro dele é um 91 a 92, onde a caixa de fusíveis é diferente. É aquela caixa de fusíveis mais complexa e que não costuma dar problema.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7212
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
galloorenato escreveu:No meu caso quando abro as porta dianteiras parou de acender a luz do teto, porém no interruptor funciona normalmente, até o temporizador funciona. Quando acendo pelo interruptor funciona normalmente é quando ligo a chave, ela apaga na hora. O que será que tá errado?
Foi quando instalaram o alarme "aftermarket", não?
Diplo87- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2636
Idade : 50
Localização : Porto - Portugal
Data de inscrição : 05/10/2010
Rubão6cc escreveu:galloorenato escreveu:No meu caso quando abro as porta dianteiras parou de acender a luz do teto, porém no interruptor funciona normalmente, até o temporizador funciona. Quando acendo pelo interruptor funciona normalmente é quando ligo a chave, ela apaga na hora. O que será que tá errado?
O Diplo87 teve um problema parecido com o seu esses tempos. Se não me engano no caso dele era algum problema na caixa de fusível.
Isso mesmo Rubão, era pane de "OSMAR" kkkkk lavei a caixa de fusíveis com limpa contato e tirei um por um os fusíveis e limpei cada um deles, até troquei alguns que estavam mais oxidados e o bingo, voltou a funcionar tudo.
Mas eu não lembro nos outros opalas que tivemos se as luzes de teto também não acendiam quando abria as portas traseiras, tanto no diplomata 90 quanto no diplomata 92
galloorenato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 53
Localização : itupeva, sp
Modelo do carro : opala 1991 comodoro sl/e 1991
Cilindros : 6
Data de inscrição : 29/01/2016
- Mensagem nº29
Parou de acender
O meu é um 91...acredito que não seja nada na caixa de fusiveis...pois fiz alguns testes e tá tudo ok...acho que não está vindo sinal do interruptor das portas....aonde esse fio vai? Para o relé? Qual relê seria, o do controle da luz de teto o relê número 41, ou 94 659 797? O funcionamento do relógio está normal, e quando ligo a ignição, a luz do teto apaga, mesmo que o botão esteja acionado
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7212
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
galloorenato escreveu:O meu é um 91...acredito que não seja nada na caixa de fusiveis...pois fiz alguns testes e tá tudo ok...acho que não está vindo sinal do interruptor das portas....aonde esse fio vai? Para o relé? Qual relê seria, o do controle da luz de teto o relê número 41, ou 94 659 797? O funcionamento do relógio está normal, e quando ligo a ignição, a luz do teto apaga, mesmo que o botão esteja acionado
Você já desaparafusou o interruptor da porta para examiná-lo? Desconecte ele e coloque o multimetro na carcaça dele e no terminal dele em modo beep e veja se ele bipa quando o pino está expandido. Estes interruptores enferrujam, principalmente quando há umidade dentro da coluna A. Faz alguns anos que não entro no meu opala, mas pelo que me lembro, a luz de cortesia se apaga imediatamente (se estiver na temporização do relé) no momento em que a ignição é ligada. Aliás, se não me engano, isso é padrão na linha GMB.
galloorenato- Opaleiro
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normal...todos os interruptores funcionam normalmente, pois as luzes de cortesia das portas estão ok.
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Última edição por opala4cc em Ter 2 Jun - 13:53:05, editado 1 vez(es)
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galloorenato escreveu:normal...todos os interruptores funcionam normalmente, pois as luzes de cortesia das portas estão ok.
A luz do teto tem correlação com o módulo do alarme. Se consegui enxergar direito no diagrama, é na caixa de fusíveis (10A) que sai um fio vermelho até chegar na luz do teto. Ao sair da luz do teto é um fio cinza com lista vermelha que vai ao terminal 87 do relé. O relé, neste caso, é o mesmo que temporiza os vidros elétricos, os faróis e a luz de cortesia (esta última informação advém do manuel do proprietário).
Obs.: esta ligação é para comodoro e diplomata. Para as versões SL, é diferente.
galloorenato- Opaleiro
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Dei uma estudada no esquema eletrico e cada coisa tem seu relê...o vidro elétrico é um, a luz de teto outro e o temporizador do farol outro...imagina que vc abre a porta do opala e a luz de teto teria que acender ( no meu caso isso não acontece) por isso não pode estar no relê do vidro elétrico...teria que estar no relê da luz de teto, correto? Mas tá ligado. O fio cinza e vermelho 87 tido ok, pois quando acionou o interruptor a luz acende e da o temporizador e apaga...
opala4cc- Moderador
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galloorenato escreveu:Dei uma estudada no esquema eletrico e cada coisa tem seu relê...o vidro elétrico é um, a luz de teto outro e o temporizador do farol outro...imagina que vc abre a porta do opala e a luz de teto teria que acender ( no meu caso isso não acontece) por isso não pode estar no relê do vidro elétrico...teria que estar no relê da luz de teto, correto? Mas tá ligado. O fio cinza e vermelho 87 tido ok, pois quando acionou o interruptor a luz acende e da o temporizador e apaga...
Sim. Você está corretíssimo. Eu olhei no manuel do proprietário a distribuição dos FUSÍVEIS . O FUSÍVEL que alimenta o relé do vidro elétrico, a luz do teto e o temporizador de farol é que é o mesmo. Os relés são individuais.
galloorenato- Opaleiro
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Ok
galloorenato- Opaleiro
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Eurekaaaaa....consegui achar o problema. Na verdade eu estudei o esquema eletrico que encontrei aqui no opaleiro do Paraná e o problema de não acender a luz do teto era a falta de sinal no S do relê que temporiza a luz do teto. O interruptor das portas manda um sinal no S do relê que fecha o 87 e manda corrente para a lâmpada. Quando perde esse sinal no S do relê, conta 10 segundos e apaga. No meu caso, um Comodoro, esse sinal vai para o alarme original e volta para o relé. Algum ponto desse trajeto rompeu. Devido ao meu alarme original estar desativado, peguei o sinal direto do interruptor das portas para o S do relê. Voltou a funcionar perfeitamente. Aproveitei para dar uma examinada no sistema do vidro elétrico, pois as vezes parava de funcionar. Abri o relé e os contatos estavam sujos ...Limpei é por enquanto só alegria...Santo manual eletrico que encontrei aqui...
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muito bom!
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galloorenato escreveu:Eurekaaaaa....consegui achar o problema. Na verdade eu estudei o esquema eletrico que encontrei aqui no opaleiro do Paraná e o problema de não acender a luz do teto era a falta de sinal no S do relê que temporiza a luz do teto. O interruptor das portas manda um sinal no S do relê que fecha o 87 e manda corrente para a lâmpada. Quando perde esse sinal no S do relê, conta 10 segundos e apaga. No meu caso, um Comodoro, esse sinal vai para o alarme original e volta para o relé. Algum ponto desse trajeto rompeu. Devido ao meu alarme original estar desativado, peguei o sinal direto do interruptor das portas para o S do relê. Voltou a funcionar perfeitamente. Aproveitei para dar uma examinada no sistema do vidro elétrico, pois as vezes parava de funcionar. Abri o relé e os contatos estavam sujos ...Limpei é por enquanto só alegria...Santo manual eletrico que encontrei aqui...
Que bom que resolveu galloorenato. Encontrou um material técnico aqui para resolver o seu problema. Para você ver o que a geração "nutella" (whatsapp) está perdendo. Infelizmente o fórum tem sido cada vez menos frequentado por não ter forças para concorrer com essas novas plataformas.
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galloorenato gosta desta mensagem
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Sou grato pelas informações aqui postadas. Gosto muito desses fóruns. Acredito que se tivesse um aplicativo para usarmos no celular seria muito melhor.
opala4cc- Moderador
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galloorenato escreveu:Eurekaaaaa....consegui achar o problema. Na verdade eu estudei o esquema eletrico que encontrei aqui no opaleiro do Paraná e o problema de não acender a luz do teto era a falta de sinal no S do relê que temporiza a luz do teto. O interruptor das portas manda um sinal no S do relê que fecha o 87 e manda corrente para a lâmpada. Quando perde esse sinal no S do relê, conta 10 segundos e apaga. No meu caso, um Comodoro, esse sinal vai para o alarme original e volta para o relé. Algum ponto desse trajeto rompeu. Devido ao meu alarme original estar desativado, peguei o sinal direto do interruptor das portas para o S do relê. Voltou a funcionar perfeitamente. Aproveitei para dar uma examinada no sistema do vidro elétrico, pois as vezes parava de funcionar. Abri o relé e os contatos estavam sujos ...Limpei é por enquanto só alegria...Santo manual eletrico que encontrei aqui...
Nos diagramas do tipo boletim IT, só não vale a parte de numeração de fusiveis e suas capacidades, já que o diagrama é dos opalas 1990, ainda com a caixa de fusiveis antiga
Rubão6cc- Opaleiro
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galloorenato escreveu:Sou grato pelas informações aqui postadas. Gosto muito desses fóruns. Acredito que se tivesse um aplicativo para usarmos no celular seria muito melhor.
Mas tem! Dá uma fuçada lá no chrome pelo celular. Tem alguma opção lá para habilitar um app no smatphone. Só que a interface de utilização é igual ao site propriamente dito.
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opala4cc- Moderador
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Rubão6cc escreveu:galloorenato escreveu:Sou grato pelas informações aqui postadas. Gosto muito desses fóruns. Acredito que se tivesse um aplicativo para usarmos no celular seria muito melhor.
Mas tem! Dá uma fuçada lá no chrome pelo celular. Tem alguma opção lá para habilitar um app no smatphone. Só que a interface de utilização é igual ao site propriamente dito.
Verdade. No meu caso, ainda preferi a interface "clássica". Essa tal interface que o chrome oferece eu achei pouco eficiente.
Rubão6cc- Opaleiro
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opala4cc escreveu:Rubão6cc escreveu:
Mas tem! Dá uma fuçada lá no chrome pelo celular. Tem alguma opção lá para habilitar um app no smatphone. Só que a interface de utilização é igual ao site propriamente dito.
Verdade. No meu caso, ainda preferi a interface "clássica". Essa tal interface que o chrome oferece eu achei pouco eficiente.
Mas é possível utilizar a clássica. Estou usando no momento. Ta aberto pelo App.
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