por adpachec Sex 17 Abr - 14:16:38
Olá.
Eu parei de ficar prestando atenção em cores de fios, principalmente em coisas já muito mexidas.
Quando eu era mecânico de empilhadeiras uma empilhadeira apresentou problemas.
O chicote era novo mas tinha alguns fios que não chegavam do outro lado.
Abri o chicote e tinha emendas dentro e com fios de cores diferentes.
Na aviação me ensinaram que "cablagem de avião não faz emenda", quando fui trabalhar em uma empresa francesa eles faziam emendas na cablagem.
E a qualidade do fio francês era pior que a brasileira.
SEU PROBLEMA....
As lâmpadas costumam ter o positivo direto, o "liga desliga" é no negativo.
As portas e luz do teto são no pino da coluna que é aterrado, abrindo a porta ele fecha o contato com o terra.
OBS: com a porta fechada e a luz apagada, se medir com o multímetro nos fios e na lataria, os dois fios da lâmpada parecerão positivos, somente quando abrir a porta um fio será ligado ao negativo e a lâmpada acende.
Se você desconectar a lâmpada com a porta fechada vai ver que um dos fios não tem sinal positivo ou negativo, mas abrindo a porta ele fica negativo.
O botão do painel aciona um "jump" com o terra como se a porta estivesse aberta.
Se você retirou a luz do relógio e as outras lâmpadas apagaram provavelmente está faltando um aterramento, que " possivelmente" (POSSIVELMENTE) pode ser o conector que você achou.
As lâmpadas estão usando o negativo da lâmpada do relógio, retirando a lâmpada de rompeu o circuito.
O que você pode fazer é ver se o positivo chega às lâmpadas e procurar seguir os negativos, os da coluna da porta são jampeados (assim qualquer porta acende a luz do teto ou cortesia) e o botão do painel tem um pino negativo que quando acionado fecha contato com outro pino que é conectado ao jump dos pinos da porta.
Como as luzes acendem puxando o botão é mais fácil descobrir a pinagem, são dois pinos que fecham contato quando o botão é puxado e perdem contato com o botão pressionado.
Um multímetro em continuidade testando a pinagem se encontra os pinos, encostando as pontas do multímetro nos pinos até encontrar os correspondentes.
Última edição por adpachec em Sex 17 Abr - 14:23:24, editado 1 vez(es)
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