tenho tido muitos problemas com a coluna de direção do meu diplomata 89, tanto que a retirei e coloquei uma fixa, no entanto fica aquela pulga atras da orelha, tem que ser a original.
depois de mandar para dar manutenção em uma equipe local algumas vezes sem sucesso. resolvi eu mesmo encarar a bronca... ainda não sei se terei resultados mais como não custa nada irei colocando aqui minhas experiencias a fim de receber opiniões e tentar ajudar alguém que tenha o mesmo problema, ja que tive muitas duvidas e dificuldade em encontrar material a respeito.
comecei com três carcaças de colunas, cada uma pior que a outra.
how to do a screenshot on a pc
how to capture screen
aqui retirando a "parte de cima da carcaça" sacando os pinos, utilizei um parafuso rosca soberba, sairam relativamente facil.
upload image free
upload img
percebam que o grande problema da coluna foi a quebra das laterais da base do rolamento superior
20mb image hosting
percebam que o eixo foi torneado para utilização de buchas no lugar dos rolamentos, vejam a diferença, a esquerda o eixo torneado.
windows screen capture
a parte de baixo da coluna
photo upload
aqui a parte superior da carcaça que sera utilizada, notem que também está quebrada contudo bem mais integra que a anterior que esta a direita.
screen grab
aqui o rolamento superior, encontrei aqui por 35,00 reais. são dois rolamentos idênticos na parte superior um embaixo e outro em cima da carcaça, sendo que o que fica embaixo é utilizado sem a parte central ja que fica apoiado no eixo que ja tem essa parte.
post images
aqui a coluna parcialmente montada, não encontrei uma peça chamada retentor do rolamento superior, que vai após o rolamento, alem disso estou encontrando dificuldades por que o rolamento não "fixa" no lugar, assim o eixo desce e aparece a folga. estou tentando resolver com uma bucha de tecnil, que fica apoiada sobre o rolamento e após ela uma aruela que servira de apoio a mola, ressaltando que a bucha na parte interna tem o diamentro do eixo e na parte externa é menor que a base da carcaça para não ficar raspando. torcendo para a mola manter o eixo no lugar.
image hosting over 10mb
irei atualizar este tópico assim que terminar para passar minhas impressões e acima de tudo falar se deu certo. lembrado que esse é meu primeiro opala e fui na cara e na coragem.
Ontem à(s) 18:01:50 por Tonho_RS
» Gaxeta - Quais problemas se não trocar?
Ontem à(s) 8:28:08 por Paulo Corso
» Troca de cambio e diferencial (cardã ficou curto era pra acontecer?) (RESOLVIDO)
Ontem à(s) 5:36:53 por Rubão6cc
» Desmontar pivô do limpador do parabrisa
Seg 27 maio - 16:35:40 por opala4cc
» Caravan Comodoro 1990 Preto Nobre
Dom 26 maio - 13:49:11 por Gui Rizla
» Instalação de rádio
Dom 26 maio - 9:56:52 por PauloCarvalho
» Alocação dos relés - 81/84
Dom 26 maio - 9:44:18 por PauloCarvalho
» Preparação para um Diferencial novo Dana 44.3
Dom 26 maio - 8:19:41 por francisco6>8
» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Dom 26 maio - 5:08:34 por ernani paulo damasceno