Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 EmptyOntem à(s) 12:28:10 por lucas krause

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 EmptyOntem à(s) 10:29:24 por Paulo Corso

» Instalação de rádio
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

» CATÁLOGO DE CORES
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 EmptyTer 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 EmptySeg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos

» Esquema Chave de seta / buzina opala 72
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 EmptySeg 22 Abr - 17:12:22 por RHCESPECIAL1974

» Preparação para um Diferencial novo Dana 44.3
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 EmptySeg 22 Abr - 15:44:36 por ernani paulo damasceno

» Cambio CLARK 2205B
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 EmptySeg 22 Abr - 8:37:33 por Americo

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 EmptyDom 21 Abr - 10:06:52 por chevy250

Quem está conectado?

25 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 25 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_leftcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Barcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_right 
tabarbosa (16850)
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_leftcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Barcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_right 
Rubão6cc (15338)
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_leftcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Barcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_right 
BANDIT (13573)
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_leftcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Barcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_right 
Xann (10394)
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_leftcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Barcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_leftcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Barcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_right 
j ricardo (9376)
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_leftcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Barcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_right 
Jean Bida (9320)
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_leftcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Barcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_leftcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Barcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_leftcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Barcambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Bar_right 

+11
opala4cc
Mirão
bruno silverstar83
Ivo Filho
tcheco 8687
Rubão6cc
Murilo R
FR1974
BenKenobi
Pedrão B.
Marcos Adriano
15 participantes

    Cambio de c20 na caravan


    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 7198
    Data de inscrição : 09/06/2010

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por opala4cc Seg 17 Jul - 10:09:32

    Rubão6cc escreveu:cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 20031669_1733608306673553_2363988261274662212_n

    Olha o Marcos no volante! Taca-lhe pau Marcos! kkk



    O pessoal tá gritando de pânico ou é impressão minha?

    Kkkkkkkķ!!!

    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 4270
    Data de inscrição : 04/07/2012

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por tcheco 8687 Seg 17 Jul - 11:48:01

    E O PRIMEIRO CAMBIO DE C-20 QUE VEJO FUNCIONANDO EM OPALA CORRETAMENTE,,,,,,ENTAO O GRITO E DE .......................PARABENS.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 17 Jul - 13:14:36

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    obrigado galera!!!!!


    mas pessoal gritou na hora q passou no quebra molas e o escape quase ficou la kkkkkkkkkkkkkkkk


    sem contar q ele furou ou trincou...ta fazendo um barulho de assopro muito alto e feio Mad Mad Mad Mad Mad Mad Mad Mad


    mas o cambio é só alegria!!! finalmente estou tranquilo!!!

    agora falta apenas acertar o pinhao do velocimetro e trocar o dif pra 3.07...acho q vai ficar perfeito!!!

    lembrando q nunka acaba!!! kkkkkkkkkkk
    Douglas Vaciliev
    Douglas Vaciliev
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 295
    Idade : 37
    Localização : Campo Mourão/PR
    Modelo do carro : Opala Coupê 1979

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 30/07/2015

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Douglas Vaciliev Ter 22 Ago - 22:06:55

    Marcos Adriano escreveu:entao....eu resolvi colocar pra ver se ajudava com o ronco longo....realmente ajudou...sei q foi cedo....mas achei uma atitude pra se tomar agora e ficar mais tranquilo......vou usar ele mais alguns meses e talvez ate desmontar novamente pra ver como esta la dentro......mas isso vou ir vendo e decidindo com o tempo....na proxima troca de oleo eu coloco o restante do militec q sobrou...uns 100 ml de novo...sem problema....


    sobre o MILITEC ele realmente cumpre o q promete: reducao de atrito (isso eu assino embaixo)....reduziu muito o barulho de ronco das marchas....porém no cambio ele teve um efeito colateral COMIGO q EU percebi: ele deve ter agido nos aneis sincronizados e na parte das engrenagens onde ele atua e as marchas estao um pouco mais dificeis de engatar....nada de grave ou problematico....mas eu senti isso....principalmente na hora de baixar a marcha, tipo ta em terceira e vai reduzir pra segunda ou primeira num quebra molas ou esquina....esta um pouco mais resistivo o engate (vamos dizer assim).....

    quando coloquei o oleo deixei o carro funcionando parado em marcha lenta uns 40 min enquanto eu fazia outra coisa....justamente pra tentar evitar isso....mas acho q nao foi muito eficaz.....

    porem eu estou contente com o resultado....ontem fomos numa cidade vizinha e minha esposa nem comentou do cambio kkkkkkkkkkkk


    ele ainda esta fazendo um barulho q nao me procupa pois sei o motivo e é facil resolver (nao precisa tirar o cambio).....como o cambio foi mais pra traz e a travessa ficou no mesmo lugar...ela ficou muito perto da rabeta....e se passar numa rua ou estrada meio irregular (com lombadas, saliencias e etc) e da aquela movimentada na carroceria o motor e o cambio pelo proprio balanco tbem dao uma movimentada e a rabeta encosta na travessa e passa um pouco do som de vibracao pra carroceria pois isso "elimina" a acao do coxim de borracha....dessa vez q eu mexi consegui montar ela no limite dos furos mais pra traz.....mas ainda ta fazendo o barulho...porem menos......e pra resolver isso vou dar uma aumentada nos furos da travessa e posicionar ela uns milimetros mais pra traz q ja é suficiente.


    Rapaz... que trabalho que você fez, PARABÉNS.

    Sobre ficar mais duro para engatar, no meu eu comprei um cambio 5 marchas do moderno, ele ronca um pouco a 2ª, porém engata perfeitamente, sem jogo nenhum. Vou por o Militec para ver o que que dá.

    Coloquei no motor hoje, andei um pouco, não tem como não sentir a melhora. A partida muito mais leve, ruídos do motor diminuiram e a aceleração, acelera rápido.

    Estou ansioso para por no diferencial também, quando revisei, não sei se passou desapercebido, mas ronca os rolamento das rodas, principalmente o da esquerda a partir dos 80km/h. Vamos ver.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por opala4cc Qua 23 Ago - 10:37:50

    Douglas Vaciliev escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:entao....eu resolvi colocar pra ver se ajudava com o ronco longo....realmente ajudou...sei q foi cedo....mas achei uma atitude pra se tomar agora e ficar mais tranquilo......vou usar ele mais alguns meses e talvez ate desmontar novamente pra ver como esta la dentro......mas isso vou ir vendo e decidindo com o tempo....na proxima troca de oleo eu coloco o restante do militec q sobrou...uns 100 ml de novo...sem problema....


    sobre o MILITEC ele realmente cumpre o q promete: reducao de atrito (isso eu assino embaixo)....reduziu muito o barulho de ronco das marchas....porém no cambio ele teve um efeito colateral COMIGO q EU percebi: ele deve ter agido nos aneis sincronizados e na parte das engrenagens onde ele atua e as marchas estao um pouco mais dificeis de engatar....nada de grave ou problematico....mas eu senti isso....principalmente na hora de baixar a marcha, tipo ta em terceira e vai reduzir pra segunda ou primeira num quebra molas ou esquina....esta um pouco mais resistivo o engate (vamos dizer assim).....

    quando coloquei o oleo deixei o carro funcionando parado em marcha lenta uns 40 min enquanto eu fazia outra coisa....justamente pra tentar evitar isso....mas acho q nao foi muito eficaz.....

    porem eu estou contente com o resultado....ontem fomos numa cidade vizinha e minha esposa nem comentou do cambio kkkkkkkkkkkk


    ele ainda esta fazendo um barulho q nao me procupa pois sei o motivo e é facil resolver (nao precisa tirar o cambio).....como o cambio foi mais pra traz e a travessa ficou no mesmo lugar...ela ficou muito perto da rabeta....e se passar numa rua ou estrada meio irregular (com lombadas, saliencias e etc) e da aquela movimentada na carroceria o motor e o cambio pelo proprio balanco tbem dao uma movimentada e a rabeta encosta na travessa e passa um pouco do som de vibracao pra carroceria pois isso "elimina" a acao do coxim de borracha....dessa vez q eu mexi consegui montar ela no limite dos furos mais pra traz.....mas ainda ta fazendo o barulho...porem menos......e pra resolver isso vou dar uma aumentada nos furos da travessa e posicionar ela uns milimetros mais pra traz q ja é suficiente.


    Rapaz... que trabalho que você fez, PARABÉNS.

    Sobre ficar mais duro para engatar, no meu eu comprei um cambio 5 marchas do moderno, ele ronca um pouco a 2ª, porém engata perfeitamente, sem jogo nenhum. Vou por o Militec para ver o que que dá.

    Coloquei no motor hoje, andei um pouco, não tem como não sentir a melhora. A partida muito mais leve, ruídos do motor diminuiram e a aceleração, acelera rápido.

    Estou ansioso para por no diferencial também, quando revisei, não sei se passou desapercebido, mas ronca os rolamento das rodas, principalmente o da esquerda a partir dos 80km/h. Vamos ver.

    No câmbio não dá. Vai beneficiar os rolamentos e os mancais, mas vai prejudicar os anéis sincronizadores.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 23 Ago - 19:07:42

    opala4cc escreveu:
    Douglas Vaciliev escreveu:Rapaz... que trabalho que você fez, PARABÉNS.

    Sobre ficar mais duro para engatar, no meu eu comprei um cambio 5 marchas do moderno, ele ronca um pouco a 2ª, porém engata perfeitamente, sem jogo nenhum. Vou por o Militec para ver o que que dá.

    Coloquei no motor hoje, andei um pouco, não tem como não sentir a melhora. A partida muito mais leve, ruídos do motor diminuiram e a aceleração, acelera rápido.

    Estou ansioso para por no diferencial também, quando revisei, não sei se passou desapercebido, mas ronca os rolamento das rodas, principalmente o da esquerda a partir dos 80km/h. Vamos ver.

    No câmbio não dá. Vai beneficiar os rolamentos e os mancais, mas vai prejudicar os anéis sincronizadores.


    entao...

    minha opiniao sempre foi NAO colocar militec no cambio....meu amigos ate sabem o quanto eu comentava sobre isso.....tinha medo de perder a acao dos aneis sincronizados.

    porem devido uma excessao acabei usando nesse na tentativa de reduzir um pouco o ronco provocado pelo carretel "novo" e as engrenagens "velhas" coloquei 100 ml de militec e deixei funcionando o motor em marcha lenta por uns 40 minutos enquanto mexia em outra coisa no carro....

    o barulho quase q sumiu em todas as marchas em questao de alguns minutos andando com o carro.....tem um pouquinho em 3ª mas nada de preocupante.....e quanto ao engate senti apenas uma pequena resistencia a mais do q antes...mas nada de drastico.....

    minha opiniao final para isso foi q eu aprovei 100% o militec nesse cambio......ja deve ter rodado uns 4mil ok....tudo ok.


    talvez eu nao usaria o militec em um cambio q tivesse tudo ok....ficaria apenas com o bardhal G-A mesmo.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 23 Ago - 19:17:16

    Douglas Vaciliev escreveu:Rapaz... que trabalho que você fez, PARABÉNS.

    Sobre ficar mais duro para engatar, no meu eu comprei um cambio 5 marchas do moderno, ele ronca um pouco a 2ª, porém engata perfeitamente, sem jogo nenhum. Vou por o Militec para ver o que que dá.

    Coloquei no motor hoje, andei um pouco, não tem como não sentir a melhora. A partida muito mais leve, ruídos do motor diminuiram e a aceleração, acelera rápido.

    Estou ansioso para por no diferencial também, quando revisei, não sei se passou desapercebido, mas ronca os rolamento das rodas, principalmente o da esquerda a partir dos 80km/h. Vamos ver.


    vlw!!!

    foi um trampo em tanto....


    entao....experimente primeiro o bardhal G-A

    eu tinha um 82 com cambio 5m moderno q roncava em 5ª...na epoca nem existia militeco no braziu.....coloquei o G-A e parou o ronco.


    se nao der certo ai vc parte pro militeco.....nao tem problema usar os dois....eu uso ambos no cambio e dif....fica otimo!!
    RenanZorzan
    RenanZorzan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 128
    Idade : 31
    Localização : Veranopolis- RS
    Modelo do carro : Diplomata 1984/1985
    Cilindros : 6 250/s
    Data de inscrição : 14/09/2016

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por RenanZorzan Qui 24 Ago - 1:01:55

    Parabéns pelo trabalho Marcos!
    Esse seu post sempre me deixa em duvida kkkk
    Tenho um diferencial e caixa de v6 aqui mas vendo a sua caravan da um,a vontade de vende a caixa e correr atras de uma de c20 kkk
    Douglas Vaciliev
    Douglas Vaciliev
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 295
    Idade : 37
    Localização : Campo Mourão/PR
    Modelo do carro : Opala Coupê 1979

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 30/07/2015

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Douglas Vaciliev Qui 24 Ago - 6:57:02

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    No câmbio não dá. Vai beneficiar os rolamentos e os mancais, mas vai prejudicar os anéis sincronizadores.


    entao...

    minha opiniao sempre foi NAO colocar militec no cambio....meu amigos ate sabem o quanto eu comentava sobre isso.....tinha medo de perder a acao dos aneis sincronizados.

    porem devido uma excessao acabei usando nesse na tentativa de reduzir um pouco o ronco provocado pelo carretel "novo" e as engrenagens "velhas" coloquei 100 ml de militec e deixei funcionando o motor em marcha lenta por uns 40 minutos enquanto mexia em outra coisa no carro....

    o barulho quase q sumiu em todas as marchas em questao de alguns minutos andando com o carro.....tem um pouquinho em 3ª mas nada de preocupante.....e quanto ao engate senti apenas uma pequena resistencia a mais do q antes...mas nada de drastico.....

    minha opiniao final para isso foi q eu aprovei 100% o militec nesse cambio......ja deve ter rodado uns 4mil ok....tudo ok.


    talvez eu nao usaria o militec em um cambio q tivesse tudo ok....ficaria apenas com o bardhal G-A mesmo.


    Se você for ver faz sentido e está correto, visto que a função dos sincronizados é frear as engrenagens, trabalha por fricção, e com o Militec vai ficar mais lubrificado (mais liso).

    Eu vou acabar colocando mês que vem do mesmo jeito só por curiosidade, se ficar muito ruim, quando eu tirar ele para por o motor 6cc eu tiro o óleo, e acho que já vou aproveitar e revisar o câmbio, ver se sem algum rolamento fadigado e trocar.

    No diferencial vou por certeza, ronca as rodas, o pior que quando revisei para por no carro, os rolamentos estavam bons, e como provavelmente vai ter folga no eixo, prefiro por um militec também para ver se melhora, até porque não sou favorável de encher e tornear o eixo.

    Valeu, obrigado pelas dicas.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 24 Ago - 20:03:47

    RenanZorzan escreveu:Parabéns pelo trabalho Marcos!
    Esse seu post sempre me deixa em duvida kkkk
    Tenho um diferencial e caixa de v6 aqui mas vendo a sua caravan da um,a vontade de vende a caixa e correr atras de uma de c20 kkk


    olha cara....é uma transmissao incrivel!!!

    porem bate de frente com aquela chata adaptacao do cambio....q a alavanca fica muito na frente dai tem cortar isso aquilo e etc.


    o ngv é muito mais resistente q o 2215...porem pra quem usa motor original o 2215 é uma otima pedida....e se tratando dessa alteracao q eu fiz se torna algo muito interessante pra quem tem interesse em montar um.


    o meu esta tudo certinho....pretendo apenas fazer algumas outras alteracoes pra ver se fica ainda melhor a adaptacao....vamos ver mes q vem q estou de ferias. Cool
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 24 Ago - 20:13:10

    Douglas Vaciliev escreveu:Se você for ver faz sentido e está correto, visto que a função dos sincronizados é frear as engrenagens, trabalha por fricção, e com o Militec vai ficar mais lubrificado (mais liso).

    Eu vou acabar colocando mês que vem do mesmo jeito só por curiosidade, se ficar muito ruim, quando eu tirar ele para por o motor 6cc eu tiro o óleo, e acho que já vou aproveitar e revisar o câmbio, ver se sem algum rolamento fadigado e trocar.

    No diferencial vou por certeza, ronca as rodas, o pior que quando revisei para por no carro, os rolamentos estavam bons, e como provavelmente vai ter folga no eixo, prefiro por um militec também para ver se melhora, até porque não sou favorável de encher e tornear o eixo.

    Valeu, obrigado pelas dicas.


    trocar o oleo do cambio apos rodar com o militec nao tira o militec do cambio....nem do cambio e nem de nenhum lugar....ele demora muito pra sair das peças.
    Douglas Vaciliev
    Douglas Vaciliev
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 295
    Idade : 37
    Localização : Campo Mourão/PR
    Modelo do carro : Opala Coupê 1979

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 30/07/2015

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Douglas Vaciliev Sex 25 Ago - 6:52:12

    Uhum, ele gruda nas peças, como vou revisão, então concerteza vou lavar todas as peças hehe.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 25 Ago - 22:12:29

    lavando as peças acredito q nao deve sair tbem....mass...vai q cola....kkkkkk
    RenanZorzan
    RenanZorzan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 128
    Idade : 31
    Localização : Veranopolis- RS
    Modelo do carro : Diplomata 1984/1985
    Cilindros : 6 250/s
    Data de inscrição : 14/09/2016

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por RenanZorzan Sáb 26 Ago - 20:40:10

    Marcos Adriano escreveu:
    RenanZorzan escreveu:Parabéns pelo trabalho Marcos!
    Esse seu post sempre me deixa em duvida kkkk
    Tenho um diferencial e caixa de v6 aqui mas vendo a sua caravan da um,a vontade de vende a caixa e correr atras de uma de c20 kkk


    olha cara....é uma transmissao incrivel!!!

    porem bate de frente com aquela chata adaptacao do cambio....q a alavanca fica muito na frente dai tem cortar isso aquilo e etc.


    o ngv é muito mais resistente q o 2215...porem pra quem usa motor original o 2215 é uma otima pedida....e se tratando dessa alteracao q eu fiz se torna algo muito interessante pra quem tem interesse em montar um.


    o meu esta tudo certinho....pretendo apenas fazer algumas outras alteracoes pra ver se fica ainda melhor a adaptacao....vamos ver mes q vem q estou de ferias. Cool

    Acho que para a minha preparação a de c20 aguenta tranquilo ....
    Esse acabamento original é o mais legal, meu amigo tem um com a eaton da v6 e fica muito feio o interior kkk
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 28 Ago - 21:21:24

    isso...ele é um cambio muito bom.....

    fazendo essa mudanca louca q eu fiz fica bem legal.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 25 Set - 19:43:50

    dessa vez com a cereja do bolo kkkkkkkkkkkkk

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 20170916
    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 20170914
    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 20170913
    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 20170912
    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 20170915
    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 20170917


    tive q retirar o cambio novamente pra trocar aquele pino q fica na ponta haste seletora do trambulador....ja aproveitei e dei uma analisada em todas as peças internas pra ver sinais de desgaste ou marcas estrahas...

    e esta tudo ok....cambio funcionando perfeitamente sem problemas aparentes!!!
    Fernandinho SP
    Fernandinho SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 60
    Idade : 52
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : OPALA COMODORO COUPÊ 1979
    Cilindros : 6 Cil. 4100 cc
    Data de inscrição : 11/01/2018

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Fernandinho SP Sex 23 Mar - 21:42:13

    Ivo Filho escreveu:eu ia postar um projeto que mostro todo o passo a passo para montar esse cambio no opala, mas graças a um problema que tivremos com o antigo servidor de imagens a coisa se perdeu...

    http://www.opaleirosdoparana.com/t20181-resolvidoprojeto-opala-79-injetado-by-ivo-filho-ja-tem-foto-do-carro-pronto-na-pagina-13

    mas pra ajudar no item embreagem.....use o disco da s-10 2.2...é o mesmo disco do opala 3 marchas por mais incrivel que pareça...e dara certo nesse cambio sem mexer em nada no disco piloto. use o plato do opala mesmo.

    antes de montar o cambio no carro, pre monte a capa seca para marcar onde deve fazer um recorte nela para passar o motor de partida do opala....lembre-se de nunca deixar cantos vivos no corte.

    Outra opção seria usar o platô do Opala 6 cil. 89 em diante (250mm) e o disco da C20 (250mm 10 estrias) o pedal continuará macio pois o platô é o original do opala.

    E corrigindo alguns colegas que li aqui no post... o disco não tem nada haver com a embreagem ficar dura, pesada... o que torna a embreagem mais pesada é única e exclusivamente o PLATÔ ( ou um garfo mal posicionado no caso de adaptações).

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 562542 cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 851505 cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 410660
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 24 Mar - 18:23:45

    qual é a diferenca entre o disco com 4 molas e o disco com 6 molas?
    Fernandinho SP
    Fernandinho SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 60
    Idade : 52
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : OPALA COMODORO COUPÊ 1979
    Cilindros : 6 Cil. 4100 cc
    Data de inscrição : 11/01/2018

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Fernandinho SP Ter 3 Abr - 1:13:00

    Marcos Adriano escreveu:qual é a diferenca entre o disco com 4 molas e o disco com 6 molas?

    4 molas é para o 4 cil.
    6 molas pRa o 6 cil.

    Mas as molas são para amortecer o tracionamento no momento que você está tirando o pé do pedal de embreagem e o carro não daf aquele pulo repentino como nos carros de arrancada. No caso do 6 cil. tem 6 molas para compensar o torque do motor que é maior do que o 4 cil. Resumindo, oz dois funcionam tanto em um como no outro oque vai mudar é a suavidade no momento da saída.

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por opala4cc Ter 3 Abr - 8:26:42

    Fernandinho SP escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:qual é a diferenca entre o disco com 4 molas e o disco com 6 molas?

    4 molas é para o 4 cil.
    6 molas pRa o 6 cil.

    Mas as molas são para amortecer o tracionamento no momento que você está tirando o pé do pedal de embreagem e o carro não daf aquele pulo repentino como nos carros de arrancada. No caso do 6 cil. tem 6 molas para compensar o torque do motor que é maior do que o 4 cil. Resumindo, oz dois funcionam tanto em um como no outro oque vai mudar é a suavidade no momento da saída.


    Acho que muda também o número de espiras e o diâmetro (espessura) do aço que dá forma às molas. Também é importante mencionar que para os 6 cilindros existem dois tamanhos de disco de embreagem/platô: 230mm e 250mm. Então, discos com 6 molas podem ser encontrados com dois diâmetros diferentes (e por consequência, o platô).
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 7 maio - 20:04:31

    pessoal um problema sempre me acompanhou com esse cambio e com o antigo (o 4m original)

    um vazamento de oleo na regiao do retentor traseiro/luva

    troquei varias vezes o retentor se nao tive sucesso.....

    ate q ontem estava eu a trocar o carda (pois o q estava nela estava torto nenhum cristao deu jeito) resolvi fazer um teste q me sugeriram: lavar bem a luva com gasolina e depois encher a parte onde entra o entalhado com gasolina tbem....

    fazendo esse teste percebi q comecou a vazar gasolina por baixo da luva com ela erguida pra cima cheia de gasolina....

    a principio usei a unica cola melhorzinha q achei aqui em casa: super bonder....passei bastante em volta dali onde fica a uniao aquela peca q é tipo de uma tampa prensada.....

    tomara q resolva meu problema!!! to confiante q é isso.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por opala4cc Seg 7 maio - 22:31:38

    Marcos Adriano escreveu:pessoal um problema sempre me acompanhou com esse cambio e com o antigo (o 4m original)

    um vazamento de oleo na regiao do retentor traseiro/luva

    troquei varias vezes o retentor se nao tive sucesso.....

    ate q ontem estava eu a trocar o carda (pois o q estava nela estava torto nenhum cristao deu jeito) resolvi fazer um teste q me sugeriram: lavar bem a luva com gasolina e depois encher a parte onde entra o entalhado com gasolina tbem....

    fazendo esse teste percebi q comecou a vazar gasolina por baixo da luva com ela erguida pra cima cheia de gasolina....

    a principio usei a unica cola melhorzinha q achei aqui em casa: super bonder....passei bastante em volta dali onde fica a uniao aquela peca q é tipo de uma tampa prensada.....

    tomara q resolva meu problema!!! to confiante q é isso.

    O que acontece é que a luva é paralela. Nas peças paralelas, há uma tampa prensada ali. Só que essa tampa não é estanque. No canal no youtoba do Opala na Idosa tem um vídeo onde o cara dá a dica de fazer um cordão de solda na periferia da tampa. Eu acho que o cordão de solda pode causar alguma deformação na peça ou desbalanceamento. Se causar desbalanceamento, você pagará com uma menor vida útil dos mancais de rolamento. Talvez a melhor opção seja primeiro tentar fazer um filete de silicone. Use silicone para motores, com resistência ao calor e ao óleo. Faça o filete de silicone no local indicado em vermelho:

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Cardan10

    Se não der certo, então tente a solda. Mas não leve para um pangaré qualquer. Leve até um soldador decente, que consiga fazer um cordão contínuo e regular de solda. Um cordão mal feito pode criar ou manter vazamentos.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 8 maio - 22:38:22

    onde vc fez o filete eu passei super bonder....

    foi a unica cola melhorzinha q achei aqui no domingo quando mexi.....essa semana nao posso nem pensar em mexer.....

    vou se para ou ameniza ou nao vira nada.....


    se nao virar nada e o super bonder estiver intacto ai o problema nao é nessa tampa....é no retentor mesmo ou naquela bucha de bronze q fica dentro da rabeta...dizer q quando ela esta gasta nao ha retentor q aguente.....

    semana q vem vou viajar.....amanha ou depois vou tentar lavar bem aquela area onde vaza pra ver se vai continuar....dai depois dos 1000 km rodados da viagem vou ver se vai estar sujo novamente.

    eu pensei na solda mas nao teria tempo habil pra levar no torneiro/peça ficar pronta/montar no carro essa semana.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 16 Dez - 7:42:59

    dando um parecer sobre esse vazamento na luva:


    eu troquei a luva por outra e ainda continuou vazando....


    a unica solução foi trocar a bucha de bronze q fica na rabeta, e eu tbem diminui o tamanho da mola de pressao do retentor.

    agora o cambio ficou com 0 vazamento....ficou 10!
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por bruno silverstar83 Qua 19 Dez - 19:11:23

    Como comentei com o Marcos esses dias,fiz algo no meu que a princípio parou o vazamento.

    Troquei o retentor do diferencial,e tambem fui trocar o do câmbio já que estava vazando,prensei em diminuir a mola pra dar mais pressão,mas analisando os retentores,vi que o da ponta do pinhão do diferencial,é 4 décimos de mm menor que o do câmbio,a mola é ligeiramente menor.

    Acabei usando a mola do retentor do pinhão(sabó 01343BAG) no retentor da saída do câmbio(sabó 01877BAG).Já fazem 2 semanas e não apresentou vazamentos.

    Menor e maior
    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 333bfyu


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 14tyfko
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 19 Dez - 19:20:57

    kkkkkkkkkk

    é um opaçao interessante mesmo!!


    nao havia reparado isso....nem fazia ideia q daria certo....

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 20 Fev - 9:53:38

    chegando mais dor de cabeça!!!


    kkkkkkkkk




    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Img_2175

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Img_2174
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15338
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 20 Fev - 10:56:22

    Rico


    _________________
    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 20 Fev - 11:21:16

    "serviços"


    Kkkkkkkk
    GranTurismo
    GranTurismo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 105
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : 1981
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/04/2015

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por GranTurismo Dom 11 Abr - 12:50:22

    o home é loco.

    Marcos tu vai me ajudar no meu projeto de caixa também ! 
     só quero uma 5 marchas pra essa bixeira andar um pouco mais sem gritar 5.000rpm a 110 km/h hahahaha
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 11 Abr - 19:21:02

    oloco


    5 mil rpm?


    é vdd ?


    seu opala é 4 cilindros? se for é mais facil....nao precisa todo esse trampo q eu tive nao.
    GranTurismo
    GranTurismo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 105
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : 1981
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/04/2015

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por GranTurismo Dom 11 Abr - 19:47:37

    Marcos Adriano escreveu:oloco


    5 mil rpm?


    é vdd ?


    seu opala é 4 cilindros? se for é mais facil....nao precisa todo esse trampo q eu tive nao.
    não sei se chega a 5mil. é que com dimensionado 4x1 sem cano o berro é atordoante  hahaha  Evil or Very Mad

    sim é 151 a gasolina. ta com cambio varetado ruim, vou ter que abrir pra revisar ou trocar. a seletora ta boa e ajustada, ja resolvi os BO dela e ainda tenho uma nova reforçada guardada. parece que o dif. é dana 30 3,54. pensei em colocar um 3,07 pra alongar e atingir mais velocidade. qual a solução ? sera que só trocar o dif ja melhora ? study

    sendo que o motor vai ser mexido, quero colocar vira 153 + comando de grau e weber 40 etc receitinha basica pra usar no dia-dia com vontade e emoção. ja vai mudar o regime cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 851505

    te mandei PM/e-mail outro dia
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 11 Abr - 20:44:11

    o problema é vc conseguir um dana 30 3.07.....porem vc optar pelo braseixos.

    porem se vc conseguir montar e nao dar certo vc nao perde dinheiro....é venda na certa....só perde tempo e mao de obra....mas vale a pena o teste....porem recomendo fazer isso apos o trampo no motor....

    se vc quer manter originalidade do carro a troca do eixo é o mais indicado....porem nao sei se é a melhor coisa a ser feita....eu ja andei num 4 cilindros com 3.07 e na cidade nao me agradou nao....

    nao cheguei a andar com ele na pista mas o dono dizia q era infinito....kkkkkkkkkkkkkkkk

    hoje roda na minha caravan o 307 q era desse amigo meu do 4 cilindros.....na epoca eu tava com um dana 3.54 e a gente acabou fazendo um rolo.

    sobre o giro eu acho q nao é isso tudo nao....quando eu tava com 3.54 em quarta marcha em 100km/h ele tava com 3mil rpm.....110 deve ser uns 3200 por ai.


    nao chegou MP ou PM aqui pra mim nao.
    GranTurismo
    GranTurismo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 105
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : 1981
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/04/2015

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por GranTurismo Dom 11 Abr - 21:14:01

    Marcos Adriano escreveu:o problema é vc conseguir um dana 30 3.07.....porem vc optar pelo braseixos.

    porem se vc conseguir montar e nao dar certo vc nao perde dinheiro....é venda na certa....só perde tempo e mao de obra....mas vale a pena o teste....porem recomendo fazer isso apos o trampo no motor....

    se vc quer manter originalidade do carro a troca do eixo é o mais indicado....porem nao sei se é a melhor coisa a ser feita....eu ja andei num 4 cilindros com 3.07 e na cidade nao me agradou nao....

    nao cheguei a andar com ele na pista mas o dono dizia q era infinito....kkkkkkkkkkkkkkkk

    hoje roda na minha caravan o 307 q era desse amigo meu do 4 cilindros.....na epoca eu tava com um dana 3.54 e a gente acabou fazendo um rolo.

    sobre o giro eu acho q nao é isso tudo nao....quando eu tava com 3.54 em quarta marcha em 100km/h ele tava com 3mil rpm.....110 deve ser uns 3200 por ai.


    nao chegou MP ou PM aqui pra mim nao.
    bem... a historia do RPM foi piada. quando  fiz um teste rapido no asfalto em pleno verão, o carburador não tava 100% acertado e tive que pisar um bocado pra chegar a 100 em 4ª e o ponteiro da temperatura subiu muito dai soltei o pé, com a varetada e dana 30 3.54. não sei como ta a originalidade do carro. não mexi nele ainda.

    4cilindros ? 4 marcha 3.07 na cidade ficou ruim como ? o meu eu pego a avenida e estico até a 4ª em uns 70 metros, da pra andar em 3ª também mas ai tem que pisar um pouco, faz muito barulho e bebe mais atoa. só estico um pouco cada uma largo logo a 4ª  pra rolar mais solto pisando quase nada. a primeira é quase inutil.
    ta muito curto né ?  igual a belina tbm, chega em 100 falta marcha fica lutando contra o vento

    um vizinho aqui com um 4p 74 com 4 marcha varetado com dfv 228 jura que ja alcançou 170 a pique pra baixo, mas não sei qual dif tava usando, só pode ser o braseixos kkk
    outro mecanico velho aqui tbm disse que tinha um 80 mesma caixa mas não sei qual dif era tbm, jura que viajava a 180
    agora outro 76 motor original feito com weber 40, instalado 5 marchas não sei qual modelo, dana 30 3.54 tambem alcançou 150km/h, não foi mais pq se cagou eu acho
    na entrada da cidade tem um retão bem longo legal com descida e subida pra testar
    não quero poluir esse tópico, vou só deixar uma tabela de relações que acabei de achar e te mander MP de novo OKK



    MODELO
    VEÍCULO
    CL2205AA/C-20 Bonanza4,01:12,32:11,40:11,00:10,73:13,55:1
    CL2205BOpala 6 cil3,055:11,996:11,369:11,000:;10,802:13,411:1
    CL2205COpala 4 cil3,404:12,157:11,378:11,000:10,837:13,815:1
    CL2205DChevette 1.63,746:12,157:11,378:11,000:10,837:13,815:1
    CL2205EF1000 A/G/D - Bonanza diesel
    3,923:12,278:11,431:11,000:10,753:13,566:1
    CL2205FChevette 1.04,283:12,307:11,474:11,000:10,895:14,081:1
    CL2215C-203,92:12,27:11,43:11,00:10,83:13,56:1
    CL2615C 6,36:13,31:12,14:11,40:11,00:15,54:1
    CL2625B 5,82:13,31:12,14:11,41:11,00:15,54:1
    CLARK 260F 4,22:12,36:11,47:11,00:1---------------3,99:1
    GM M-14 2,91:11,75:11,00:1------------------------------3,76:1
    GM M-15C-10 3m.3,17:11,75:11,00:1------------------------------3,76:1
    GM M-16 6,32:13,09:11,69:11,00:1---------------5,80:1
    GM M-20C-10 4m.4,22:12,36:11,47:11,00:1---------------3,99:1
    GM M-37 5,08:12,60:11,53:11,00:10,77:14,66:1
    GM M-46Opala 4 cil3,92:12,28:11,43:11,00:10,84:13,57:1
    GM M-47 5,82:13,31:12,14:11,41:11,00:15,54:1
     Javali4,217:12,359:11,470:11,00:1---------------4,925:1
     F10003,90:12,25:11,49:11,00:10,80:13,41:1
    CL2205 B 3318553 E > 6cil
    CL2205 C 3318354 F > 4cil



    MODELO
    MODEL1ST.2ND.3RD.4TH.5TH.REV.
    33183533,0551,9961,3691,0000,8023,411
    33183543,4042,1571,3781,0000,8373,815
    33183553,7462,1571,3781,0000,8373,815
    3318351
    3318352
    3318356
    3,9232,2781,4311,0000,7533,566
    3318349
    3318377
    3,9232,2781,4311,0000,8393,566
    33182204,2832,3071,4741,0000,8954,081
    DESCRIÇÃO TRANSMISSÃONº CLARKCÓD.APLICAÇÃOANO
    TRANSMISSION DESCRIPTIONCLARK Num.CODEAPPLICATIONYEAR
    CL-2205 A3318349BGMB - A/C 20 - Bonanza1992/
    CL-2205 A3318377IGMB - A/C 201992/
    CL-2205 B3318353EGMB - Opala 6 cil.1992/
    CL-2205 C3318354FGMB - Opala 4 cil.1992/
    CL-2205 D3318355GGMB - Chevette 1.6 L1992/
    CL-2205 E3318351CFORD - F1000 Diesel1992/
    CL-2205 E3318352DGMB - Bonanza Diesel1992/
    CL-2205 E3318356HFord - F1000 A/G1992/
    CL-2205 F3318220AGMB - Chevette 1.0 L1992/
    se tiver errado avisa study
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 12 Abr - 18:53:38

    GranTurismo escreveu:bem... a historia do RPM foi piada. quando  fiz um teste rapido no asfalto em pleno verão, o carburador não tava 100% acertado e tive que pisar um bocado pra chegar a 100 em 4ª e o ponteiro da temperatura subiu muito dai soltei o pé, com a varetada e dana 30 3.54. não sei como ta a originalidade do carro. não mexi nele ainda.


    originalidade q eu falo é no quesito em trocar o cambio 4m original pelo de 5m.....vc "perde" a originalidade nessa troca....nao ha problema nenhum com isso.....apenas a tal originalidade.....fica mais em conta do q trocar o diferencial e muito melhor pra andar....poreeeeeeeem deixa de ser um carro com mecanica original.


    GranTurismo escreveu:4cilindros ? 4 marcha 3.07 na cidade ficou ruim como ? o meu eu pego a avenida e estico até a 4ª em uns 70 metros, da pra andar em 3ª também mas ai tem que pisar um pouco, faz muito barulho e bebe mais atoa. só estico um pouco cada uma largo logo a 4ª  pra rolar mais solto pisando quase nada. a primeira é quase inutil.
    ta muito curto né ?  igual a belina tbm, chega em 100 falta marcha fica lutando contra o vento


    quando ele estica e pega velocidade vai embora e é ate gostoso pra andar....o problema é o torque de saida do 4 cilindros pra colocar o carro em movimento com um eixo mais longo....eu achei o carro muito "pesadao" pra sair....passar em lombadas, quebra molas e rampas entao nem se fala....a embreagem sofre.


    GranTurismo escreveu:um vizinho aqui com um 4p 74 com 4 marcha varetado com dfv 228 jura que ja alcançou 170 a pique pra baixo, mas não sei qual dif tava usando, só pode ser o braseixos kkk
    outro mecanico velho aqui tbm disse que tinha um 80 mesma caixa mas não sei qual dif era tbm, jura que viajava a 180
    agora outro 76 motor original feito com weber 40, instalado 5 marchas não sei qual modelo, dana 30 3.54 tambem alcançou 150km/h, não foi mais pq se cagou eu acho
    na entrada da cidade tem um retão bem longo legal com descida e subida pra testar


    ser braseixos ou dana nao interfere em nada......o q vai interferir é a relacao.....a marca do eixo nao determina nada.....o q manda é coroa e pinhao q estao montado la dentro.....a unica vantagem do braseixos é ter a relacao 2.73 q é bastante longa....acho muito dificil usar ela no 4 cilindros.

    eu ja tive um 4 cilindros q chegava facil nos 175 180 com cambio 4m varetado e dif 3.54 isso depende muito do estado do motor, carburador e etc.....em contra partida ja tive um outro 4 cilindros com cambio 5m e dif 3.54 q nao passava de 140.


    pra vc curtir sem ter dor de cabeça eu RECOMENDO o cambio 5m ate pelo valor e facilidade q se encontra um por ai....se seu carro fosse 6 cilindros ai sim a troca do eixo ou da relacao do eixo era mais viavel.....pq o 6 cilindros roda bem com qualquer relacao.


    um exemplo meu ex comodoro 82 nao passava de 150kmh com cambio de 4m.....o cambio em si nao tava legal (encavalava muito) e ao invez de revisar eu optei por trocar ele por um 5m pra ver se ele desenvolvia mais na pista....acabou q a quinta marcha como era longa e mais "pesada" fazia o carro andar MENOS e nao passava de 140kmh em quinta marcha.....pq o problema era o motor fraco....se eu tivesse trocado a relacao do diferencial por um 3.07 acho q eu nem saia do lugar.

    GranTurismo gosta desta mensagem

    GranTurismo
    GranTurismo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 105
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : 1981
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/04/2015

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por GranTurismo Seg 12 Abr - 19:23:45

    Marcos Adriano escreveu:
    originalidade q eu falo é no quesito em trocar o cambio 4m original pelo de 5m...
    ah sim, não sou muito purista. algumas melhorias devem ser feitas, eu disse antes o motor deve receber alguma preparação leve. talvez um dia até injeção e turbo (talvez, um dia). só tenho pena de cortar o tunel. tem um pouco de podre na traseira do carro mas de resto até que não é tão ruim. por isso ja deveria resolver a historia do cambio antes de mexer na lataria.

    aqui opala e peças ta cada vez mais escaço e tem uns loucos que pedem uma fortuna numa peça sucateada e tbm tem os problemas com frete pra peça pesada. quando se tem um objetivo a gente tenta alcançar de qualquer jeito, não vou deixar de colocar uma 5m por causa do preço, só preciso saber como fica o resultado final antes de sair comprando peça.

    dana 3.54 é bem comum ainda nos opalas aqui por isso digo que ''não sei se tava com o dana (3.54) ou braseixos (2.73 ou 3.07) mais comum. pessoal compra muita caravan pra tirar peça por isso sobra os 3.54 eu acho.

    então a 5m fica boa mesmo com o 3.54 ? nesse ponto de vista pode ser mais facil trocar a caixa do que trocar o diferencial.
    minha duvida é se iria ficar muito curto por isso pensei em mexer no diferencial
    será que ajuda ? http://sapinhocambios.com.br/calculo.html
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 12 Abr - 19:32:49

    eu ja vi essa tabela do sapinho....ajuda sim.



    mas é o seguinte praticamente em REGRA a quinta marcha vai derrubar uns 700 a 800 rpm



    se vc tiver em quarta com 2800 rpm jogando a quinta vai cair pra 2000rpm.


    é uma diferença muito interessante e relativamente boa pra consumo e conforto ao dirigir.


    eu sinceramente recomendo trocar o cambio mesmo......

    GranTurismo gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    cambio - Cambio de c20 na caravan - Página 3 Empty Re: Cambio de c20 na caravan

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 3:34:02