Rubão6cc escreveu:
Olha o Marcos no volante! Taca-lhe pau Marcos! kkk
O pessoal tá gritando de pânico ou é impressão minha?
Kkkkkkkķ!!!
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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
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Rubão6cc escreveu:
Olha o Marcos no volante! Taca-lhe pau Marcos! kkk
Marcos Adriano escreveu:entao....eu resolvi colocar pra ver se ajudava com o ronco longo....realmente ajudou...sei q foi cedo....mas achei uma atitude pra se tomar agora e ficar mais tranquilo......vou usar ele mais alguns meses e talvez ate desmontar novamente pra ver como esta la dentro......mas isso vou ir vendo e decidindo com o tempo....na proxima troca de oleo eu coloco o restante do militec q sobrou...uns 100 ml de novo...sem problema....
sobre o MILITEC ele realmente cumpre o q promete: reducao de atrito (isso eu assino embaixo)....reduziu muito o barulho de ronco das marchas....porém no cambio ele teve um efeito colateral COMIGO q EU percebi: ele deve ter agido nos aneis sincronizados e na parte das engrenagens onde ele atua e as marchas estao um pouco mais dificeis de engatar....nada de grave ou problematico....mas eu senti isso....principalmente na hora de baixar a marcha, tipo ta em terceira e vai reduzir pra segunda ou primeira num quebra molas ou esquina....esta um pouco mais resistivo o engate (vamos dizer assim).....
quando coloquei o oleo deixei o carro funcionando parado em marcha lenta uns 40 min enquanto eu fazia outra coisa....justamente pra tentar evitar isso....mas acho q nao foi muito eficaz.....
porem eu estou contente com o resultado....ontem fomos numa cidade vizinha e minha esposa nem comentou do cambio kkkkkkkkkkkk
ele ainda esta fazendo um barulho q nao me procupa pois sei o motivo e é facil resolver (nao precisa tirar o cambio).....como o cambio foi mais pra traz e a travessa ficou no mesmo lugar...ela ficou muito perto da rabeta....e se passar numa rua ou estrada meio irregular (com lombadas, saliencias e etc) e da aquela movimentada na carroceria o motor e o cambio pelo proprio balanco tbem dao uma movimentada e a rabeta encosta na travessa e passa um pouco do som de vibracao pra carroceria pois isso "elimina" a acao do coxim de borracha....dessa vez q eu mexi consegui montar ela no limite dos furos mais pra traz.....mas ainda ta fazendo o barulho...porem menos......e pra resolver isso vou dar uma aumentada nos furos da travessa e posicionar ela uns milimetros mais pra traz q ja é suficiente.
Douglas Vaciliev escreveu:Marcos Adriano escreveu:entao....eu resolvi colocar pra ver se ajudava com o ronco longo....realmente ajudou...sei q foi cedo....mas achei uma atitude pra se tomar agora e ficar mais tranquilo......vou usar ele mais alguns meses e talvez ate desmontar novamente pra ver como esta la dentro......mas isso vou ir vendo e decidindo com o tempo....na proxima troca de oleo eu coloco o restante do militec q sobrou...uns 100 ml de novo...sem problema....
sobre o MILITEC ele realmente cumpre o q promete: reducao de atrito (isso eu assino embaixo)....reduziu muito o barulho de ronco das marchas....porém no cambio ele teve um efeito colateral COMIGO q EU percebi: ele deve ter agido nos aneis sincronizados e na parte das engrenagens onde ele atua e as marchas estao um pouco mais dificeis de engatar....nada de grave ou problematico....mas eu senti isso....principalmente na hora de baixar a marcha, tipo ta em terceira e vai reduzir pra segunda ou primeira num quebra molas ou esquina....esta um pouco mais resistivo o engate (vamos dizer assim).....
quando coloquei o oleo deixei o carro funcionando parado em marcha lenta uns 40 min enquanto eu fazia outra coisa....justamente pra tentar evitar isso....mas acho q nao foi muito eficaz.....
porem eu estou contente com o resultado....ontem fomos numa cidade vizinha e minha esposa nem comentou do cambio kkkkkkkkkkkk
ele ainda esta fazendo um barulho q nao me procupa pois sei o motivo e é facil resolver (nao precisa tirar o cambio).....como o cambio foi mais pra traz e a travessa ficou no mesmo lugar...ela ficou muito perto da rabeta....e se passar numa rua ou estrada meio irregular (com lombadas, saliencias e etc) e da aquela movimentada na carroceria o motor e o cambio pelo proprio balanco tbem dao uma movimentada e a rabeta encosta na travessa e passa um pouco do som de vibracao pra carroceria pois isso "elimina" a acao do coxim de borracha....dessa vez q eu mexi consegui montar ela no limite dos furos mais pra traz.....mas ainda ta fazendo o barulho...porem menos......e pra resolver isso vou dar uma aumentada nos furos da travessa e posicionar ela uns milimetros mais pra traz q ja é suficiente.
Rapaz... que trabalho que você fez, PARABÉNS.
Sobre ficar mais duro para engatar, no meu eu comprei um cambio 5 marchas do moderno, ele ronca um pouco a 2ª, porém engata perfeitamente, sem jogo nenhum. Vou por o Militec para ver o que que dá.
Coloquei no motor hoje, andei um pouco, não tem como não sentir a melhora. A partida muito mais leve, ruídos do motor diminuiram e a aceleração, acelera rápido.
Estou ansioso para por no diferencial também, quando revisei, não sei se passou desapercebido, mas ronca os rolamento das rodas, principalmente o da esquerda a partir dos 80km/h. Vamos ver.
opala4cc escreveu:Douglas Vaciliev escreveu:Rapaz... que trabalho que você fez, PARABÉNS.
Sobre ficar mais duro para engatar, no meu eu comprei um cambio 5 marchas do moderno, ele ronca um pouco a 2ª, porém engata perfeitamente, sem jogo nenhum. Vou por o Militec para ver o que que dá.
Coloquei no motor hoje, andei um pouco, não tem como não sentir a melhora. A partida muito mais leve, ruídos do motor diminuiram e a aceleração, acelera rápido.
Estou ansioso para por no diferencial também, quando revisei, não sei se passou desapercebido, mas ronca os rolamento das rodas, principalmente o da esquerda a partir dos 80km/h. Vamos ver.
No câmbio não dá. Vai beneficiar os rolamentos e os mancais, mas vai prejudicar os anéis sincronizadores.
Douglas Vaciliev escreveu:Rapaz... que trabalho que você fez, PARABÉNS.
Sobre ficar mais duro para engatar, no meu eu comprei um cambio 5 marchas do moderno, ele ronca um pouco a 2ª, porém engata perfeitamente, sem jogo nenhum. Vou por o Militec para ver o que que dá.
Coloquei no motor hoje, andei um pouco, não tem como não sentir a melhora. A partida muito mais leve, ruídos do motor diminuiram e a aceleração, acelera rápido.
Estou ansioso para por no diferencial também, quando revisei, não sei se passou desapercebido, mas ronca os rolamento das rodas, principalmente o da esquerda a partir dos 80km/h. Vamos ver.
Marcos Adriano escreveu:opala4cc escreveu:
No câmbio não dá. Vai beneficiar os rolamentos e os mancais, mas vai prejudicar os anéis sincronizadores.
entao...
minha opiniao sempre foi NAO colocar militec no cambio....meu amigos ate sabem o quanto eu comentava sobre isso.....tinha medo de perder a acao dos aneis sincronizados.
porem devido uma excessao acabei usando nesse na tentativa de reduzir um pouco o ronco provocado pelo carretel "novo" e as engrenagens "velhas" coloquei 100 ml de militec e deixei funcionando o motor em marcha lenta por uns 40 minutos enquanto mexia em outra coisa no carro....
o barulho quase q sumiu em todas as marchas em questao de alguns minutos andando com o carro.....tem um pouquinho em 3ª mas nada de preocupante.....e quanto ao engate senti apenas uma pequena resistencia a mais do q antes...mas nada de drastico.....
minha opiniao final para isso foi q eu aprovei 100% o militec nesse cambio......ja deve ter rodado uns 4mil ok....tudo ok.
talvez eu nao usaria o militec em um cambio q tivesse tudo ok....ficaria apenas com o bardhal G-A mesmo.
RenanZorzan escreveu:Parabéns pelo trabalho Marcos!
Esse seu post sempre me deixa em duvida kkkk
Tenho um diferencial e caixa de v6 aqui mas vendo a sua caravan da um,a vontade de vende a caixa e correr atras de uma de c20 kkk
Douglas Vaciliev escreveu:Se você for ver faz sentido e está correto, visto que a função dos sincronizados é frear as engrenagens, trabalha por fricção, e com o Militec vai ficar mais lubrificado (mais liso).
Eu vou acabar colocando mês que vem do mesmo jeito só por curiosidade, se ficar muito ruim, quando eu tirar ele para por o motor 6cc eu tiro o óleo, e acho que já vou aproveitar e revisar o câmbio, ver se sem algum rolamento fadigado e trocar.
No diferencial vou por certeza, ronca as rodas, o pior que quando revisei para por no carro, os rolamentos estavam bons, e como provavelmente vai ter folga no eixo, prefiro por um militec também para ver se melhora, até porque não sou favorável de encher e tornear o eixo.
Valeu, obrigado pelas dicas.
Marcos Adriano escreveu:RenanZorzan escreveu:Parabéns pelo trabalho Marcos!
Esse seu post sempre me deixa em duvida kkkk
Tenho um diferencial e caixa de v6 aqui mas vendo a sua caravan da um,a vontade de vende a caixa e correr atras de uma de c20 kkk
olha cara....é uma transmissao incrivel!!!
porem bate de frente com aquela chata adaptacao do cambio....q a alavanca fica muito na frente dai tem cortar isso aquilo e etc.
o ngv é muito mais resistente q o 2215...porem pra quem usa motor original o 2215 é uma otima pedida....e se tratando dessa alteracao q eu fiz se torna algo muito interessante pra quem tem interesse em montar um.
o meu esta tudo certinho....pretendo apenas fazer algumas outras alteracoes pra ver se fica ainda melhor a adaptacao....vamos ver mes q vem q estou de ferias.
Ivo Filho escreveu:eu ia postar um projeto que mostro todo o passo a passo para montar esse cambio no opala, mas graças a um problema que tivremos com o antigo servidor de imagens a coisa se perdeu...
http://www.opaleirosdoparana.com/t20181-resolvidoprojeto-opala-79-injetado-by-ivo-filho-ja-tem-foto-do-carro-pronto-na-pagina-13
mas pra ajudar no item embreagem.....use o disco da s-10 2.2...é o mesmo disco do opala 3 marchas por mais incrivel que pareça...e dara certo nesse cambio sem mexer em nada no disco piloto. use o plato do opala mesmo.
antes de montar o cambio no carro, pre monte a capa seca para marcar onde deve fazer um recorte nela para passar o motor de partida do opala....lembre-se de nunca deixar cantos vivos no corte.
Marcos Adriano escreveu:qual é a diferenca entre o disco com 4 molas e o disco com 6 molas?
Fernandinho SP escreveu:Marcos Adriano escreveu:qual é a diferenca entre o disco com 4 molas e o disco com 6 molas?
4 molas é para o 4 cil.
6 molas pRa o 6 cil.
Mas as molas são para amortecer o tracionamento no momento que você está tirando o pé do pedal de embreagem e o carro não daf aquele pulo repentino como nos carros de arrancada. No caso do 6 cil. tem 6 molas para compensar o torque do motor que é maior do que o 4 cil. Resumindo, oz dois funcionam tanto em um como no outro oque vai mudar é a suavidade no momento da saída.
Marcos Adriano escreveu:pessoal um problema sempre me acompanhou com esse cambio e com o antigo (o 4m original)
um vazamento de oleo na regiao do retentor traseiro/luva
troquei varias vezes o retentor se nao tive sucesso.....
ate q ontem estava eu a trocar o carda (pois o q estava nela estava torto nenhum cristao deu jeito) resolvi fazer um teste q me sugeriram: lavar bem a luva com gasolina e depois encher a parte onde entra o entalhado com gasolina tbem....
fazendo esse teste percebi q comecou a vazar gasolina por baixo da luva com ela erguida pra cima cheia de gasolina....
a principio usei a unica cola melhorzinha q achei aqui em casa: super bonder....passei bastante em volta dali onde fica a uniao aquela peca q é tipo de uma tampa prensada.....
tomara q resolva meu problema!!! to confiante q é isso.
não sei se chega a 5mil. é que com dimensionado 4x1 sem cano o berro é atordoante hahahaMarcos Adriano escreveu:oloco
5 mil rpm?
é vdd ?
seu opala é 4 cilindros? se for é mais facil....nao precisa todo esse trampo q eu tive nao.
bem... a historia do RPM foi piada. quando fiz um teste rapido no asfalto em pleno verão, o carburador não tava 100% acertado e tive que pisar um bocado pra chegar a 100 em 4ª e o ponteiro da temperatura subiu muito dai soltei o pé, com a varetada e dana 30 3.54. não sei como ta a originalidade do carro. não mexi nele ainda.Marcos Adriano escreveu:o problema é vc conseguir um dana 30 3.07.....porem vc optar pelo braseixos.
porem se vc conseguir montar e nao dar certo vc nao perde dinheiro....é venda na certa....só perde tempo e mao de obra....mas vale a pena o teste....porem recomendo fazer isso apos o trampo no motor....
se vc quer manter originalidade do carro a troca do eixo é o mais indicado....porem nao sei se é a melhor coisa a ser feita....eu ja andei num 4 cilindros com 3.07 e na cidade nao me agradou nao....
nao cheguei a andar com ele na pista mas o dono dizia q era infinito....kkkkkkkkkkkkkkkk
hoje roda na minha caravan o 307 q era desse amigo meu do 4 cilindros.....na epoca eu tava com um dana 3.54 e a gente acabou fazendo um rolo.
sobre o giro eu acho q nao é isso tudo nao....quando eu tava com 3.54 em quarta marcha em 100km/h ele tava com 3mil rpm.....110 deve ser uns 3200 por ai.
nao chegou MP ou PM aqui pra mim nao.
MODELO | VEÍCULO | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | RÉ |
CL2205A | A/C-20 Bonanza | 4,01:1 | 2,32:1 | 1,40:1 | 1,00:1 | 0,73:1 | 3,55:1 |
CL2205B | Opala 6 cil | 3,055:1 | 1,996:1 | 1,369:1 | 1,000:;1 | 0,802:1 | 3,411:1 |
CL2205C | Opala 4 cil | 3,404:1 | 2,157:1 | 1,378:1 | 1,000:1 | 0,837:1 | 3,815:1 |
CL2205D | Chevette 1.6 | 3,746:1 | 2,157:1 | 1,378:1 | 1,000:1 | 0,837:1 | 3,815:1 |
CL2205E | F1000 A/G/D - Bonanza diesel | 3,923:1 | 2,278:1 | 1,431:1 | 1,000:1 | 0,753:1 | 3,566:1 |
CL2205F | Chevette 1.0 | 4,283:1 | 2,307:1 | 1,474:1 | 1,000:1 | 0,895:1 | 4,081:1 |
CL2215 | C-20 | 3,92:1 | 2,27:1 | 1,43:1 | 1,00:1 | 0,83:1 | 3,56:1 |
CL2615C | 6,36:1 | 3,31:1 | 2,14:1 | 1,40:1 | 1,00:1 | 5,54:1 | |
CL2625B | 5,82:1 | 3,31:1 | 2,14:1 | 1,41:1 | 1,00:1 | 5,54:1 | |
CLARK 260F | 4,22:1 | 2,36:1 | 1,47:1 | 1,00:1 | --------------- | 3,99:1 |
GM M-14 | 2,91:1 | 1,75:1 | 1,00:1 | --------------- | --------------- | 3,76:1 | |
GM M-15 | C-10 3m. | 3,17:1 | 1,75:1 | 1,00:1 | --------------- | --------------- | 3,76:1 |
GM M-16 | 6,32:1 | 3,09:1 | 1,69:1 | 1,00:1 | --------------- | 5,80:1 | |
GM M-20 | C-10 4m. | 4,22:1 | 2,36:1 | 1,47:1 | 1,00:1 | --------------- | 3,99:1 |
GM M-37 | 5,08:1 | 2,60:1 | 1,53:1 | 1,00:1 | 0,77:1 | 4,66:1 | |
GM M-46 | Opala 4 cil | 3,92:1 | 2,28:1 | 1,43:1 | 1,00:1 | 0,84:1 | 3,57:1 |
GM M-47 | 5,82:1 | 3,31:1 | 2,14:1 | 1,41:1 | 1,00:1 | 5,54:1 | |
Javali | 4,217:1 | 2,359:1 | 1,470:1 | 1,00:1 | --------------- | 4,925:1 | |
F1000 | 3,90:1 | 2,25:1 | 1,49:1 | 1,00:1 | 0,80:1 | 3,41:1 |
MODELO | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | RÉ |
MODEL | 1ST. | 2ND. | 3RD. | 4TH. | 5TH. | REV. |
3318353 | 3,055 | 1,996 | 1,369 | 1,000 | 0,802 | 3,411 |
3318354 | 3,404 | 2,157 | 1,378 | 1,000 | 0,837 | 3,815 |
3318355 | 3,746 | 2,157 | 1,378 | 1,000 | 0,837 | 3,815 |
3318351 3318352 3318356 | 3,923 | 2,278 | 1,431 | 1,000 | 0,753 | 3,566 |
3318349 3318377 | 3,923 | 2,278 | 1,431 | 1,000 | 0,839 | 3,566 |
3318220 | 4,283 | 2,307 | 1,474 | 1,000 | 0,895 | 4,081 |
DESCRIÇÃO TRANSMISSÃO | Nº CLARK | CÓD. | APLICAÇÃO | ANO |
TRANSMISSION DESCRIPTION | CLARK Num. | CODE | APPLICATION | YEAR |
CL-2205 A | 3318349 | B | GMB - A/C 20 - Bonanza | 1992/ |
CL-2205 A | 3318377 | I | GMB - A/C 20 | 1992/ |
CL-2205 B | 3318353 | E | GMB - Opala 6 cil. | 1992/ |
CL-2205 C | 3318354 | F | GMB - Opala 4 cil. | 1992/ |
CL-2205 D | 3318355 | G | GMB - Chevette 1.6 L | 1992/ |
CL-2205 E | 3318351 | C | FORD - F1000 Diesel | 1992/ |
CL-2205 E | 3318352 | D | GMB - Bonanza Diesel | 1992/ |
CL-2205 E | 3318356 | H | Ford - F1000 A/G | 1992/ |
CL-2205 F | 3318220 | A | GMB - Chevette 1.0 L | 1992/ |
GranTurismo escreveu:bem... a historia do RPM foi piada. quando fiz um teste rapido no asfalto em pleno verão, o carburador não tava 100% acertado e tive que pisar um bocado pra chegar a 100 em 4ª e o ponteiro da temperatura subiu muito dai soltei o pé, com a varetada e dana 30 3.54. não sei como ta a originalidade do carro. não mexi nele ainda.
GranTurismo escreveu:4cilindros ? 4 marcha 3.07 na cidade ficou ruim como ? o meu eu pego a avenida e estico até a 4ª em uns 70 metros, da pra andar em 3ª também mas ai tem que pisar um pouco, faz muito barulho e bebe mais atoa. só estico um pouco cada uma largo logo a 4ª pra rolar mais solto pisando quase nada. a primeira é quase inutil.
ta muito curto né ? igual a belina tbm, chega em 100 falta marcha fica lutando contra o vento
GranTurismo escreveu:um vizinho aqui com um 4p 74 com 4 marcha varetado com dfv 228 jura que ja alcançou 170 a pique pra baixo, mas não sei qual dif tava usando, só pode ser o braseixos kkk
outro mecanico velho aqui tbm disse que tinha um 80 mesma caixa mas não sei qual dif era tbm, jura que viajava a 180
agora outro 76 motor original feito com weber 40, instalado 5 marchas não sei qual modelo, dana 30 3.54 tambem alcançou 150km/h, não foi mais pq se cagou eu acho
na entrada da cidade tem um retão bem longo legal com descida e subida pra testar
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ah sim, não sou muito purista. algumas melhorias devem ser feitas, eu disse antes o motor deve receber alguma preparação leve. talvez um dia até injeção e turbo (talvez, um dia). só tenho pena de cortar o tunel. tem um pouco de podre na traseira do carro mas de resto até que não é tão ruim. por isso ja deveria resolver a historia do cambio antes de mexer na lataria.Marcos Adriano escreveu:
originalidade q eu falo é no quesito em trocar o cambio 4m original pelo de 5m...
GranTurismo gosta desta mensagem
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