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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Marciel Nery
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    Relação 2,73 na Blazer 4.3 V6, tenho dúvidas sobre esta mudança.

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    Relação 2,73 na Blazer 4.3 V6, tenho dúvidas sobre esta mudança. Empty Relação 2,73 na Blazer 4.3 V6, tenho dúvidas sobre esta mudança.

    Mensagem por Marciel Nery Qua 31 maio - 8:07:11

    Olá a todos do fórum,

    Tenho algumas dúvidas sobre como proceder nesta manutenção que pretendo fazer, possuo uma Blazer 4.3 V6 Automatica ano 1997, e atualmente estou pesquisando sobre o assunto porque quero trocar a relação coroa pinhão da minha Blazer (Diferencial Dana), e li num tópico mais antigo deste fórum sobre este assunto, mas ainda tenho muitas dúvidas, e um colega aqui do fórum sugeriu abriu um novo tópico para colher mais informações e que acredito que tem muita gente aqui entendida do assunto.

    Meu perfil é rodar tranquilo mesmo porque acredito que a Blazer não é um carro de arrancada e sim pra passeio, e analisando alguns comentários sobre rotação e velocidade a minha Blazer (Automática 04 marchas) quando está a 100 km/h o RPM está em 3.000 que acho muita aceleração pra essa velocidade onde eu gostaria que estivesse no máximo a 2.200 RPM a 100 km/h, então eu gostaria de saber se essa relação 2,73 aguentaria tocar a Blazer visto que ela é mais pesada que o Opala, pois de motor ela tem torque monstro, mas a minha preocupação é quebrar, já li aqui que alguns modelos de Opala tem essa relação como original de fábrica, mas será que esta relação caberia no diferencial da Blazer? ou seja, terão que trocar quais peças? e a disponibilidade em encontrar esse conjunto 2,73 é difícil?

    Desculpem minha ignorância, pois a minha ideia é essa a principio, preciso diminuir a rotação do motor para andar a 120 km/h com baixo giro e a única forma é trocando a relação.

    Agradeço a todos que puderem me ajudar com o máximo de informação.
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    Relação 2,73 na Blazer 4.3 V6, tenho dúvidas sobre esta mudança. Empty Re: Relação 2,73 na Blazer 4.3 V6, tenho dúvidas sobre esta mudança.

    Mensagem por Rubão6cc Qua 31 maio - 11:19:00

    Então..essa relação 2.73 que é específica do Opala só serve no diferencial braseixos original do Opala...não tem como você colocar esse conjunto coroa e pinhão na carcaça do diferencial Dana da Blazer....acredito que sua melhor opção seria trocar o eixo inteiro por algum mais longo que seja possível essa adaptação...mas aí eu já não saberia opinar exatamente qual você poderia usar e se ficaria bom na prática...na real a relação de câmbio e diferencial originais são em geral as mais adequadas...escolhidas pela engenharia, de forma a obter o melhor aproveitamento do motor em termos de desempenho e consumo.


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    Relação 2,73 na Blazer 4.3 V6, tenho dúvidas sobre esta mudança. Empty Re: Relação 2,73 na Blazer 4.3 V6, tenho dúvidas sobre esta mudança.

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 31 maio - 12:34:02

    primeiro:

    vc sabe qual é a relacao do seu diferencial?

    segundo:
    citado acima - impossivel vc colocar a relacao de um braseixos numa caraca de dana, mesmo se ambos fossem do opala....teria trocar o eixo inteiro. e pra isso tem q ver o sistema de freios, coxins, molas, batentes, barras e etc.

    terceiro:
    pelo q eu sei o cambio funciona juntamente com a relacao do seu diferencial.....existe ate um modulo pra isso....mudar a relacao do seu diferencial deixaria a troca de marchas do cambio louca.

    quarto:
    o braseixos 2.73 é o diferencial mais fragil da linha opala e com certeza iria requerer muita adaptacao.....se eu fosse vc e estivesse decido a fazer essa mudanca optaria por um dana 44 de maverick com relacao 3.07 (q é muito parecida com o 2.73)....nao pela resistencia....mas acredito q em termos de adaptacao seria muito mais facil ja q esse dif tbem foi aplicado em caminhonetes. e ele é mais largo q o dana 30 do opala.....


    porem pra vc fazer isso tudo...teria q se atentar ao item primeiro!
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    Mensagem por morrison Qua 31 maio - 13:03:21

    Rubão6cc escreveu:Então..essa relação 2.73 que é específica do Opala só serve no diferencial braseixos original do Opala...não tem como você colocar esse conjunto coroa e pinhão na carcaça do diferencial Dana da Blazer....acredito que sua melhor opção seria trocar o eixo inteiro por algum mais longo que seja possível essa adaptação...mas aí eu já não saberia opinar exatamente qual você poderia usar e se ficaria bom na prática...na real a relação de câmbio e diferencial originais são em geral as mais adequadas...escolhidas pela engenharia, de forma a obter o melhor aproveitamento do motor em termos de desempenho e consumo.


    desculpe me meter, mas me metendo

    essa parte "escolhidas pela engenharia, de forma a obter o melhor aproveitamento do motor em termos de desempenho e consumo."


    acho que isso não cabe a nós opaleiros, já que não respeitamos essa regra, pois o que mais acontece é encontrarmos opalas com alterações fora dos padrões de engenharia.
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    Mensagem por adpachec Qua 31 maio - 13:32:02

    Acho que a relação de sua blazer é 3,74:1, confere torque e aceleração de um quatro cilindros.
    Um diferencial de um seis cilindros é arriscado e propenso a quebrar.
    E não é a questão de andar sossegado, uma saída na subida com carro cheio já poderia quebrar.
    Com esta relação e esta faixa de giro considero normal porque a transmissão automática geralmente usa uma taxa de giro maior justamente devido a manter a pressão do óleo no conversor.
    Pode pesquisar por uma relação de 3,54:1, lembrando que o ganho de velocidade vem acompanhado de perda de torque.
    Antes de culpar o diferencial olhe o câmbio.
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 31 maio - 14:31:18

    morrison escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Então..essa relação 2.73 que é específica do Opala só serve no diferencial braseixos original do Opala...não tem como você colocar esse conjunto coroa e pinhão na carcaça do diferencial Dana da Blazer....acredito que sua melhor opção seria trocar o eixo inteiro por algum mais longo que seja possível essa adaptação...mas aí eu já não saberia opinar exatamente qual você poderia usar e se ficaria bom na prática...na real a relação de câmbio e diferencial originais são em geral as mais adequadas...escolhidas pela engenharia, de forma a obter o melhor aproveitamento do motor em termos de desempenho e consumo.


    desculpe me meter, mas me metendo

    essa parte "escolhidas pela engenharia, de forma a obter o melhor aproveitamento do motor em termos de desempenho e consumo."


    acho que isso não cabe a nós opaleiros, já que não respeitamos essa regra, pois o que mais acontece é encontrarmos opalas com alterações fora dos padrões de engenharia.

    Então colega...mas é fato que os carros mais otimizados para uso são os originais, dentro dos parâmetros designados pela engenharia...são os carros mais equilibrados em termos de economia e performance..isso é fato....agora nada impede de você pegar um Opala 6 cc e colocar diferencial de 4 cc...vai rodar..a arrancada fica muito boa...mas vai aumentar consumo e o carro vai ficar um lixo pra viajar....não há ganhos sem perdas...ou seja é uma "gambiarra". Continuando nesse exemplo a melhor relação de dif pra 6 cc é a 2,73 que une o máximo de economia com desempenho adequado que é proporcionado pelo bom torque do motor..aliado também a um câmbio adequado.
    Vou te dar um exemplo do que uma engenharia é capaz de fazer...tenho uma Ranger motor 4 cc 2.3 16 v gasolina....bom..sabemos que todo utilitário tem diferencial de relações curtas...se não me engano nesse caso é 4.56...curtíssimo...aí você vai dizer..deve beber pra caramba...mas não...faz uns 7 na cidade e já fiz 12 na estrada! E por quê? Por causa do escalonamento do câmbio...ou seja a Ford fez um belo serviço no acerto desse conjunto mecânico todo..
    Então não adianta que o que é projetado pela engenharia é sempre o conjunto mais equilibrado para uso "normal"....mudar câmbio, relação de dif é perfeitamente possível em qualquer projeto mas você vai ganhar em uma coisa em detrimento de outra e no final você vai ver que o conjunto estará desequilibrado pra algum lado.
    Tem gente que gosta de retirar a válvula termostática..mas o tonto não sabe que a engenharia desenvolveu aquilo com base em estudos, coisas que ele nem imagina relacionadas a temperatura, dilatação de peças etc...e que a retirada da vt vai trazer prejuízos a médio e longo prazo..
    O pessoal da engenharia estudou muito pra desenvolver as melhores soluções nos projetos e nós somos apenas leigos para fazer certos julgamentos.


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    Mensagem por Mirão Qua 31 maio - 14:55:26

    Apenas uma sugestão. Optaria por trocar a caixa automática por uma manual, aproveitando o diferencial da caixa automática. Calculo que essa V6 possua uma relação mais longa do que as que possuem caixa manual. Caso confirme, seu problema estará solucionado, e sem grandes alterações que lhe traga possíveis dores de cabeça. Vai perder a comodidade do câmbio automático mas ganha em economia, suavidade do motor ao rodar e em custos de manutenção. Parafraseando o Rubão, "não há ganhos sem perdas".
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    Mensagem por morrison Qua 31 maio - 18:00:21

    Rubão6cc escreveu:
    morrison escreveu:


    desculpe me meter, mas me metendo

    essa parte "escolhidas pela engenharia, de forma a obter o melhor aproveitamento do motor em termos de desempenho e consumo."


    acho que isso não cabe a nós opaleiros, já que não respeitamos essa regra, pois o que mais acontece é encontrarmos opalas com alterações fora dos padrões de engenharia.

    Então colega...mas é fato que os carros mais otimizados para uso são os originais, dentro dos parâmetros designados pela engenharia...são os carros mais equilibrados em termos de economia e performance..isso é fato....agora nada impede de você pegar um Opala 6 cc e colocar diferencial de 4 cc...vai rodar..a arrancada fica muito boa...mas vai aumentar consumo e o carro vai ficar um lixo pra viajar....não há ganhos sem perdas...ou seja é uma "gambiarra". Continuando nesse exemplo a melhor relação de dif pra 6 cc é a 2,73 que une o máximo de economia com desempenho adequado que é proporcionado pelo bom torque do motor..aliado também a um câmbio adequado.
    Vou te dar um exemplo do que uma engenharia é capaz de fazer...tenho uma Ranger motor 4 cc 2.3 16 v gasolina....bom..sabemos que todo utilitário tem diferencial de relações curtas...se não me engano nesse caso é 4.56...curtíssimo...aí você vai dizer..deve beber pra caramba...mas não...faz uns 7 na cidade e já fiz 12 na estrada! E por quê? Por causa do escalonamento do câmbio...ou seja a Ford fez um belo serviço no acerto desse conjunto mecânico todo..
    Então não adianta que o que é projetado pela engenharia é sempre o conjunto mais equilibrado para uso "normal"....mudar câmbio, relação de dif é perfeitamente possível em qualquer projeto mas você vai ganhar em uma coisa em detrimento de outra e no final você vai ver que o conjunto estará desequilibrado pra algum lado.
    Tem gente que gosta de retirar a válvula termostática..mas o tonto não sabe que a engenharia desenvolveu aquilo com base em estudos, coisas que ele nem imagina relacionadas a temperatura, dilatação de peças etc...e que a retirada da vt vai trazer prejuízos a médio e longo prazo..
    O pessoal da engenharia estudou muito pra desenvolver as melhores soluções nos projetos e nós somos apenas leigos para fazer certos julgamentos.


    então, colega.
    eu entendi o que quis dizer sobre a engenharia estudar o melhor conjunto para o carro (dado a disponibilidade de recursos e tecnologia da época).
    O que eu disse é que, é muito comum a maioria dos opalas serem totalmente diferentes do que saíram de fábrica e projetados pelos engenheiros.
    Sua ranger deve ser sim muito boa de andar.
    E eu adoraria fazer uma gambiarra de 3 webers 40 ou 44 no meu opala, com uma caixa de cambio decente, um dana sensacional, ou uma injeção programável bacana, com uma FT da vida, belas gambiarras.
    ganhar em uma coisa e perder em outra? claro, sempre é assim
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 31 maio - 18:10:32

    morrison escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Então colega...mas é fato que os carros mais otimizados para uso são os originais, dentro dos parâmetros designados pela engenharia...são os carros mais equilibrados em termos de economia e performance..isso é fato....agora nada impede de você pegar um Opala 6 cc e colocar diferencial de 4 cc...vai rodar..a arrancada fica muito boa...mas vai aumentar consumo e o carro vai ficar um lixo pra viajar....não há ganhos sem perdas...ou seja é uma "gambiarra". Continuando nesse exemplo a melhor relação de dif pra 6 cc é a 2,73 que une o máximo de economia com desempenho adequado que é proporcionado pelo bom torque do motor..aliado também a um câmbio adequado.
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    Então não adianta que o que é projetado pela engenharia é sempre o conjunto mais equilibrado para uso "normal"....mudar câmbio, relação de dif é perfeitamente possível em qualquer projeto mas você vai ganhar em uma coisa em detrimento de outra e no final você vai ver que o conjunto estará desequilibrado pra algum lado.
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    então, colega.
    eu entendi o que quis dizer sobre a engenharia estudar o melhor conjunto para o carro (dado a disponibilidade de recursos e tecnologia da época).
    O que eu disse é que, é muito comum a maioria dos opalas serem totalmente diferentes do que saíram de fábrica e projetados pelos engenheiros.
    Sua ranger deve ser sim muito boa de andar.
    E eu adoraria fazer uma gambiarra de 3 webers 40 ou 44 no meu opala, com uma caixa de cambio decente, um dana sensacional, ou uma injeção programável bacana, com uma  FT da vida, belas gambiarras.
    ganhar em uma coisa e perder em outra? claro, sempre é assim

    Concordo colega..vai da proposta de uso e não tenho nada contra isso...
    Com relação a seu projeto..não considero uma gambiarra porque todo conjunto seria alterado pra otimizar desempenho....o que é gambiarra é colocar dif de Opala 4 cc em Opala 6 cc por exemplo (carros originais), o que muitos fazem por questões de custo. Se for pra mudar algum ítem constante no conjunto mecânico deve-se pensar no restante pra se obter um bom equilíbrio.


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    Mensagem por Marciel Nery Qua 31 maio - 19:58:32

    Marcos Adriano escreveu:primeiro:

    vc sabe qual é a relacao do seu diferencial?

    segundo:
    citado acima - impossivel vc colocar a relacao de um braseixos numa caraca de dana, mesmo se ambos fossem do opala....teria trocar o eixo inteiro. e pra isso tem q ver o sistema de freios, coxins, molas, batentes, barras e etc.

    terceiro:
    pelo q eu sei o cambio funciona juntamente com a relacao do seu diferencial.....existe ate um modulo pra isso....mudar a relacao do seu diferencial deixaria a troca de marchas do cambio louca.

    quarto:
    o braseixos 2.73 é o diferencial mais fragil da linha opala e com certeza iria requerer muita adaptacao.....se eu fosse vc e estivesse decido a fazer essa mudanca optaria por um dana 44 de maverick com relacao 3.07 (q é muito parecida com o 2.73)....nao pela resistencia....mas acredito q em termos de adaptacao seria muito mais facil ja q esse dif tbem foi aplicado em caminhonetes. e ele é mais largo q o dana 30 do opala.....


    porem pra vc fazer isso tudo...teria q se atentar ao item primeiro!

    Então Marcos, tudo que você disse faz muito sentido principalmente no ítem terceiro, mas a questão da mudança de marchas está condicionada (eu acho) ao conversor de torque que somente muda as marchas de acordo com o torque exigido ou não (ao acelerar na subida pede marcha abaixo e no plano sobe marcha acima e suave, assim eu penso que é, "apenas deduzi"), mas de qualquer forma pensei muito no que você disse no ítem quarto sobre adaptar a relação 3.07 do maverick.

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    Relação 2,73 na Blazer 4.3 V6, tenho dúvidas sobre esta mudança. Empty Re: Relação 2,73 na Blazer 4.3 V6, tenho dúvidas sobre esta mudança.

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