Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:05:24 por Gerald

» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 EmptyHoje à(s) 6:48:40 por opala4cc

» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 EmptyOntem à(s) 10:47:04 por opala4cc

»  Tutorial Desmontando alternador 65a.
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 EmptyOntem à(s) 9:51:45 por opala4cc

» farol alto não liga
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 EmptySex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP

» Alocação dos relés - 81/84
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 EmptySex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 EmptySex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 EmptySex 3 maio - 8:47:24 por Tonho_RS

» Trinco da porta destravando sozinho
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 EmptySex 3 maio - 8:46:28 por Tonho_RS

Quem está conectado?

91 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 90 visitantes :: 2 motores de busca

delossantos


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_lefteletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bareletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_lefteletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bareletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15348)
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_lefteletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bareletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_lefteletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bareletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_lefteletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bareletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_lefteletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bareletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_lefteletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bareletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_lefteletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bareletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_lefteletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bareletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_lefteletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bareletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Bar_right 

+20
rennerfx
Lisboaphoto
Tonni_76
bigoll53
FF Rodrigues
FabioM
sezil
PedroV9
kuririn
lucasklaus
Mau_Glad
Tiago Dziedzic
Eduardo Cruz
Caravan87
willian fóquinha
Call
NickBecker
alca182
Rubão6cc
rodrgd
24 participantes

    ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS


    FF Rodrigues
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 322
    Data de inscrição : 28/03/2016

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por FF Rodrigues Qui 22 Ago - 19:05:54

    Estou desenterrando este tópico pois ele me foi muito útil no trabalho que fiz na parte elétrica da minha Caravan 1982. Obrigado galera.

    bigoll53
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 310
    Data de inscrição : 23/07/2011

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por bigoll53 Ter 19 maio - 23:25:18

    Nada melhor do que achar a solução no tópico...valeu turma!
    Tonni_76
    Tonni_76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 7
    Idade : 29
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Standard Coupé
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 25/07/2021

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por Tonni_76 Dom 25 Jul - 20:15:14

    Olá pessoal, sou novo no site, não tenho nenhum conhecimento em elétrica, mas acho que esses arquivos que vieram com o meu chicote possa talvez ser de alguma ajuda. Espero ter ajudado de alguma forma Smile quando o meu 76 tiver nessa parte da reforma eu vou precisar disso também então, já agradeço pelo material do tópico.

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Opala_13
    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Opala_14
    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Opala_15
    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Opala_16
    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Opala_17
    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Opala_18
    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Opala_19
    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Opala_20
    Lisboaphoto
    Lisboaphoto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Idade : 44
    Localização : São Paulo / SP
    Modelo do carro : Caravan 1979
    Cilindros : 4 cc
    Data de inscrição : 20/06/2018

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por Lisboaphoto Qua 24 Nov - 17:52:13

    Salve pessoal. Ressuscito este tópico pois estou há 2 dias em uma odisseia insana com o painel da minha Caravan (79, 4cc, painel com regulador de voltagem no circuito). eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 77560

    Vou resumir e, se puderem me ajudar, agradeço muito. Na verdade já agradeço pois este tópico aqui vem me ajudando muitíssimo já com os esquemas todos que vocês foram montando aqui.

    O marcador de temperatura estava desligado. Como usou pouco e em trajetos curtos, fui tocando assim até que esse FDS eu decidi mexer nisso pois vou viajar em Dezembro (perto, 80 km, mas pegando estrada, tem que estar marcando certo).

    Antes de sair trocando o cebolão de temperatura, comecei a seguir o fio que estava nele (todo ferrado, aliás). Descobri que ele estava "morto", acabava debaixo do carpete. Beleza. Era um fio verde que depois era emendado num branco. Fui ver no conector da placa do painel e na posição onde ele deveria estar, estava um fio azul.

    Comecei a investigar no cofre e descobri um fio azul cortado e isolado, saindo do chicote perto do hidrovácuo do freio. Testei com o multímetro nele e na posição do tal fio azul do conector da placa e, bingo - fechou circuito. Estranho mas beleza. "Deve ser ele" pensei eu.

    Já que eu estava ferrado mesmo (e com tempo) e o painel de vez em quando dava uns curtos (qdo dava seta piscava junto a luz da bateria, só acendia luzes do painel do lado do velocímetro, dimer não funcionava, etc), tirei o painel fora, limpei tudo, emendei circuito da placa que estava rompido, limpei a placa com álcool isopropílico, tirei um monte de fio velho de debaixo do painel que ia do nada pra lugar nenhum de um rádio antigo que o dono tinha (sou 3º dono), etc etc. Religuei tudo bonitinho, painel lindo, funcionando filé. Ainda não tinha religado o marcador da temperatura. Só faltava isso. Quando liguei o contato, ele ia direto pro máximo (vermelho). Pensei "beleza, tá fechado no negativo, deixei encostado na lata lá no cofre, tá certo".

    Comprei fio e conector novos, refiz o fio que sai do cebolão e emendei no mardito fio azul perto do hidrovácuo. Adivinhem? Quando ligo o marcador de temperatura meio que se meeeeexe mas só ameaça. E a luz de serviço do freio (laranja, ao lado da luz do pisca-alerta no meio do painel) acendia fraca e aumentava quando eu acelevara. Desliguei o fio que saia do cebolão e ia emendado no fio azul e parou.

    Então o que eu imagino: esse fio azul ali perto do hidrovácuo deveria ser de algum hidrovácuo anterior com sensor e bóia, que desligaram. Beleza. Porque ele fecha circuito no conector da placa do painel, na posição onde teoricamente seria o do sensor de temperatura, não sei (ou sei né, alguém teve a BAITA idéia de conectá-lo ali).

    Parei nesse ponto. Agora meu painel tá lindo, TUDO funciona direitinho, aproveitei pra substituir as lâmpadas antigas por lâmpadas de LED, tá chique. Mas esse maldito sensor de temperatura eu não resolvi.

    Alguém vê algum sentido nisso?

    Estou pensando em: passar o meu fio novo que vem do cebolão pelo caminho certo (dando a volta na tampa de válvulas e entrando na cabine pelo lado do passageiro), cortar lá o fio azul da 9a posição (onde pelo esquema que vcs fizeram lindamente aqui deveria estar o do sensor de temperatura) e fazer uma emenda. Aí eu GARANTO que ali está chegando mesmo o fio do cebolão. Claro que é um serviço meio porco mas eu vou trocar esse conector, quando fizer isso deixo mais decente.

    Se alguém puder me ajudar, agradeço muito, galera. E desculpem pela novela que era pra ser um resumo, mas a história é longa e já são dois dias entrando na madrugada (pelo menos deixei o painel zerado fazendo tudo eu memso, aprendi muito). Valeu desde já!!!!!!!!
    rennerfx
    rennerfx
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10
    Localização : Uberlândia
    Modelo do carro : Opala de luxo 1978 4cil gas
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 23/02/2021

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por rennerfx Seg 29 Ago - 22:39:45

    Boa noite opaleiros
    me tirem algumas dúvidas se puder:

    meu opala 78 tem 2 relés entre os fios abaixo do volante
    1- Marilia 2 polos im 11.420 e o outro é um 3 polos dni

    quando dou seta, o painel acende bem fraco indicando a seta em funcionamento, e ao mesmo tempo acende a luz do alternador.
    nem seta e nem pisca alerta estão funcionando, e antes pelo menos a seta funcionava
    queria saber se um relé depende do outro pra funcionar, pois testei o marilia de 2 polos e deu continuidade entre os polos, oq me leva a acreditar q esteja com defeito, mas esse b.o no painel q tá me quebrando a cabeça
    inclusive acende só metade do painel, um defeito idêntico ao que o Lisboa citou no post anterior.

    desde já agradeço
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 759
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por Gerald Ter 30 Ago - 12:45:54

    rennerfx escreveu:
    quando dou seta, o painel acende bem fraco indicando a seta em funcionamento, e ao mesmo tempo acende a luz do alternador.

    É possível que haja algum curto no circuito de seta ou o alternador esteja "fraco", não conseguindo fornecer em marcha-lenta a corrente necessário para as lâmpadas de seta.




    rennerfx escreveu: testei o marilia de 2 polos e deu continuidade entre os polos, oq me leva a acreditar q esteja com defeito

    Em primeiro lugar, "Marília" é uma marca de relê, não um tipo de relê específico.

    Segundo,  se chama de "polo" de um relê a cada chave comandada pela bobina de comando.
    Não está claro qual medida de continuidade foi feita...

    Um relê tem terminais externos para os contactos e à bobina de comando. Veja, p.ex., como é o diagrama de um relê bem simples, de um "polo" (Pole), duas posições (Throw). Esse relê  conhecido pela sigla em inglês de SPDT (Single Pole, Double Throw)

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 D_NQ_NP_860363-MLB31704791697_082019-O

    Os terminais da bobina de comando são indicados com os números 85 e 86. Quando a bobina de comando não está energizada, o terminal 30 fica conectado ao 87a. Quando a bobina é energizada, o terminal 30 se desliga do 87a e se liga ao 87.


    A figura abaixo mostra os tipos de relês mais comuns:

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Tipos-de-reles

    SPST = Single Pole, Single Throw
    SPDT = Single Pole, Double Throw
    DPST = Double Pole, Single Throw
    DPDT = Double Pole, Double Throw
    rennerfx
    rennerfx
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10
    Localização : Uberlândia
    Modelo do carro : Opala de luxo 1978 4cil gas
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 23/02/2021

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por rennerfx Ter 30 Ago - 13:26:21

    Boa tarde Gerald, n entendi muito bem se sua explicação foi pra me ajudar a resolver meu problema, ou pra mostrar que vc é o entendido do assunto!

    primeiramente eu sei q Marilia é a marca do relé, e só chamei assim pra saber de qual dos 2 estava falando, inclusive acredito que qualquer pessoa q ler vai conseguir entender de qual relé eu estava falando

    segundo q quando falo polo, qualquer pessoa q n entende de eletrica automotiva assim como eu, consegue saber q estou falando dos contatos onde vai os unicos 2 conectores

    se as pessoas pedem ajuda nos tópicos, é pq não entende do assunto
    se vc n tem paciência, ou humildade pra ensinar, ou até se expressar melhor nas palavras quando for corrigir alguem, é melhor n falar!
    de qualquer forma obrigado!

    rennerfx
    rennerfx
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10
    Localização : Uberlândia
    Modelo do carro : Opala de luxo 1978 4cil gas
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 23/02/2021

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por rennerfx Ter 30 Ago - 13:31:48

    atualizando o defeito,
    Hj troquei os 2 relés e o erro continuou
    desmontei o painel todo, limpei com limpa contato como o amigo Lisboa fez, e montei dnv e nada
    depois percebi q ao dar seta com o carro ligado, até o nivel de combustivel começa a descer

    agr vou aguardar alguem q já teve um problema parecido pra ajudar, ou vou levar numa auto eletrica pra ver oq houve
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por adpachec Ter 30 Ago - 13:32:40

    rennerfx escreveu:Boa noite opaleiros
    me tirem algumas dúvidas se puder:

    meu opala 78 tem 2 relés entre os fios abaixo do volante
    1- Marilia 2 polos  im 11.420 e o outro é um 3 polos dni

    quando dou seta, o painel acende bem fraco indicando a seta em funcionamento, e ao mesmo tempo acende a luz do alternador.
    nem seta e nem pisca alerta estão funcionando, e antes pelo menos a seta funcionava
    queria saber se um relé depende do outro pra funcionar, pois testei o marilia de 2 polos e deu continuidade entre os polos, oq me leva a acreditar q esteja com defeito, mas esse b.o no painel q tá me quebrando a cabeça
    inclusive acende só metade do painel, um defeito idêntico ao que o Lisboa citou no post anterior.

    desde já agradeço

    Este "relê" de 02 polos é o seu temporizador, ele que faz piscar as setas (pisca alerta).

    O relê de 03 pinos acredito ser o relê do pisca direita e esquerda.

    Tente desconectar 01 fio do relê de 03 pinos e observe o que acontece.

    Faça isto com os demais fios.

    O acender fraco a luz do painel pode ser falta de aterramento.


    Última edição por adpachec em Ter 30 Ago - 13:44:25, editado 1 vez(es)
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por adpachec Ter 30 Ago - 13:37:20

    rennerfx escreveu:atualizando o defeito,
    Hj troquei os 2 relés e o erro continuou
    desmontei o painel todo, limpei com limpa contato como o amigo Lisboa fez, e montei dnv e nada
    depois percebi q ao dar seta com o carro ligado, até o nivel de combustivel começa a descer

    agr vou aguardar alguem q já teve um problema parecido pra ajudar, ou vou levar numa auto eletrica pra ver oq houve


    Se o aterramento lá nas lâmpadas estiver ruim pode dar este problema.

    Inverter os fios nos soquetes das lâmpadas também.

    Alguém mexeu na fiação?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por adpachec Ter 30 Ago - 13:45:10

    Editei a mensagem n° 59.
    rennerfx
    rennerfx
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10
    Localização : Uberlândia
    Modelo do carro : Opala de luxo 1978 4cil gas
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 23/02/2021

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por rennerfx Ter 30 Ago - 14:26:14

    adpachec escreveu:
    rennerfx escreveu:atualizando o defeito,
    Hj troquei os 2 relés e o erro continuou
    desmontei o painel todo, limpei com limpa contato como o amigo Lisboa fez, e montei dnv e nada
    depois percebi q ao dar seta com o carro ligado, até o nivel de combustivel começa a descer

    agr vou aguardar alguem q já teve um problema parecido pra ajudar, ou vou levar numa auto eletrica pra ver oq houve


    Se o aterramento lá nas lâmpadas estiver ruim pode dar este problema.

    Inverter os fios nos soquetes das lâmpadas também.

    Alguém mexeu na fiação?

    vlw mesmo adpachec!
    realmente era problema no aterramento!
    bastou bater um limpa contato no parafuso de aterramento q fica proximo ao farol, e td voltou a fincionar!

    esses dias eu dei uma lavada boa no radiador, e deve ter ido agua e acabou oxidando!

    agora fica de aprendizado!
    vlw msm
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 759
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por Gerald Ter 30 Ago - 15:53:26

    rennerfx escreveu:Boa tarde Gerald, n entendi muito bem se sua explicação foi pra me ajudar a resolver meu problema, ou pra mostrar que vc é o entendido do assunto!

    primeiramente eu sei q Marilia é a marca do relé, e só chamei assim pra saber de qual dos 2 estava falando, inclusive acredito que qualquer pessoa q ler vai conseguir entender de qual relé eu estava falando

    segundo q quando falo polo, qualquer pessoa q n entende de eletrica automotiva assim como eu, consegue saber q estou falando dos contatos onde vai os unicos 2 conectores

    se as pessoas pedem ajuda nos tópicos, é pq não entende do assunto
    se vc n tem paciência, ou humildade pra ensinar, ou até se expressar melhor nas palavras quando for corrigir alguem, é melhor n falar!
    de qualquer forma obrigado!


    Gostaria de deixar claro que meu objetivo era de ajudar. Sim, conheço algumas coisas de eletricidade e eletrônica, mas nem de longe sou "entendido" em Opala 78. Laughing

    A minha experiência com manutenção de equipamentos elétricos e eletrônicos é que a pessoa precisa entender o que está fazendo para ter alguma chance de sucesso. Foi por isso que coloquei alguns comentários técnicos sobre relês, já que estava claro para mim que o autor da dúvida não tinha o menor conhecimento de eletricidade.

    Vi que o problema foi resolvido... Agora, é desfrutar do Opala enquanto não aparece outro defeito. Rolling Eyes

    rennerfx gosta desta mensagem

    Old_Guedes77
    Old_Guedes77
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3
    Localização : SÃO PAULO
    Modelo do carro : Caravan 76 Standart
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 28/01/2022

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Elétrica Caravan 75-79

    Mensagem por Old_Guedes77 Qui 28 Set - 13:41:09

    Boa tarde rapaziada , alguém poderia me enviar esses esquemas elétricos por email ou whatsapp, depois de muito tempo correndo atrás de eletricista que não querem mexer na minha velha Caravan vou eu mesmo ajeitar a elétrica , se alguém puder me enviar ficarei grato !
    yurisouquarelo@gmail.com
    yurisouquarelo@gmail.com
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 36
    Idade : 30
    Localização : Sao Paulo
    Modelo do carro : Opala azul Hawaii 1976 4 cilindros
    Cilindros : 2.5
    Data de inscrição : 03/11/2012

    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por yurisouquarelo@gmail.com Sex 29 Set - 6:37:18

    Old_Guedes77 escreveu:Boa tarde rapaziada , alguém poderia me enviar esses esquemas elétricos por email ou whatsapp, depois de muito tempo correndo atrás de eletricista que não querem mexer na minha velha Caravan vou eu mesmo ajeitar a elétrica , se alguém puder me enviar ficarei grato !


    Cara eu mesmo estou fazendo a elétrica do meu opala , assim aqui neste mesmo tópico tem as imagens dos esquemas elétricos. Mas tbm tem aqui no fórum um livro chamado "conheça seu opala" ele tem todos os manuais e procedimentos de reparação mecânica e elétrica

    Conteúdo patrocinado


    eletrica - ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS - Página 2 Empty Re: ESQUEMA ELÉTRICO OPALA 75-79, CRIAÇÃO DE UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES - AJUDA DOS MEMBROS

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 6 maio - 9:57:55