Primeiramente meus sentimentos pelo seu pai. Comigo a história de elo dos pais e carros também é assim.
No caso do meu velho que ainda é vivo, apesar de ter tido dois AVCs é com um Monza Tubarão, ele teve 3 Monzas, um 88, 90 e por último este 95.
Ele estava com uma série de problemas mecânicos e pintura que nem vou detalhar, mas enfim, estou dando um trato nele e acertando a documentação. Agora ele está andando e meu pai deu umas voltas com ele junto comigo, me senti criança de novo, são momentos que marcam.
Mas voltando a sua questão, senão me engano para placa preta a cor tem que ser exatamente o mesmo código da cor do ano do seu Opala e isso é item reprovatório. Na vdd seria legal você procurar um clube de OPALA aí no Sul, que são eles que dão o certificado de originalidade.
Sinceramente, aqui em São Paulo eu acho meio "bagunçado" este lance de placas pretas, em encontros de antigos que fui, cansei de ver fuscas fora da originalidade, suspensão rebaixada, um até com capota cortada e com placas pretas. O sujeito vai lá, pega a placa preta e customiza o carro depois, aí perde o encanto da "placa preta"...
Abaixo o manual do avaliador do site opala.com:
MANUAL DO AVALIADOR
ITENS EXCLUDENTES – Impeditivos para a avaliação – Alguns itens descaracterizam a aparência do veículo e impedem sua avaliação, desclassificando o automóvel para obtenção da placa preta e são os seguintes.
• Qualquer modificação ou alteração da carroceria.
• Pinturas extravagantes ou fora dos padrões da época do veículo.
• Motores de épocas diferentes ou de outras marcas.
• Bancos individuais ou esportivos em carros de bancos inteiriços.
• Rodas inadequadas (tolerar opcionais de fábrica).
• Carros muito originais, porém malcuidados e mal-conservados, pois fogem ao nosso princípio básico de preservação e cuidado.
• Carros ainda em recuperação.
• Ausência de equipamentos obrigatórios, pois a segurança ao rodar. Preservando o seu patrimônio e a integridade de terceiros, deve ser regra básica entre os colecionadores.
1 - MECÂNICA (32 pontos):
Motor:
Bloco do motor/coletores (10 pontos): Atribuídos unicamente ao automóvel que estiver com motor original, em perfeito estado, inclusive de apresentação, cor correta, limpeza, etc.
O motor não original pode gerar duas situações distintas:
a) Desclassificar o automóvel, impedindo sua avaliação, se for inadequado, como de épocas e cilindradas diferentes, de outras marcas, etc.
b) Permitir a avaliação, perdendo o total dos pontos correspondentes, recebendo 0 (zero).
Não há pontuação intermediária: ou 10 pontos ou 0 pontos.
Carburador/Filtro de Ar (3 pontos): Cada peça vale 1,5 pontos. Carburador correto e filtro de ar não, ou ao contrário, pontuar com 1,5 ponto.
Distribuidor/Cabos de Velas (3 pontos): Não serão aceitos cabos de velas coloridas, de alta voltagem, tampas de distribuidor transparentes, etc.
Não há pontuação intermediária: ou 3 pontos ou 0 pontos.
Transmissão:
Caixa de Câmbio/Diferencial (2 pontos): Só para conjuntos originais. Carros automáticos ou fluid-drive transformados em mecânicos (ou o contrário), caixas over-drive suplementares quando não acessórios de época etc., perdem os 2 pontos.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Suspensão:
Amortecedores/Elementos Essenciais (2 pontos): devem ser os corretos do carro.
Autos com amortecedores de “bracinho” substituídos por tipo “garrafa”; a ausência de amortecedores; amortecedores a gás ou ar comprimido quando não existiam etc, zeras pontos.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Rodas (5 pontos): Só originais. Deve ser verificado o estado das mesmas; só aceitar rodas esportivas que fossem opcionais de fábrica na época. Exigir rodas perfeitas e bem pintadas.
Poder haver pontuação intermediária pela aparência e estado de conservação.
Pneumáticos (2 pontos): As medidas têm de ser corretas; o tipo( radial, wide-oval, ou diagonal, etc.) Idem. O estado de segurança deve ser observado.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Freios (5 pontos): Só para os sistemas de freio originais. Freios a disco ou hidrovácuos quando não os havia; substituição de travão por sistema hidráulico, etc. zeras pontos.
Não há pontuação intermediária: ou 5 pontos ou 0 pontos.
2-PARTE ELÉTRICA (11 pontos):
Voltagem (4 pontos): Unicamente para voltagem original. Se modificadas, zeras pontos.
Não há pontuação intermediária: ou 4 pontos ou 0 pontos.
Dínamo/alternador (3 pontos): Só para o sistema original. Se substituído o dínamo por alternador ou alternador por outro que não o do carro, independente da voltagem, zerar a pontuação.
Assim, por exemplo, o automóvel que passou de 6 para 12 volts e substituiu o dínamo por alternador, perde 7 pontos (4 do item voltagem e 3 do item alternador), não perdendo mais nenhum ponto por lâmpadas, motor de arranque, bobina, etc.
Não há pontuação intermediária: ou 3 pontos ou 0 pontos
Instalação elétrica (2 pontos): Deverá ser verificado a qualidade e o estado da fiação, sem emendas desnecessárias com fita isolante, etc, sua correta posição na parede de fogo, terminais adequados, etc.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Bobina/Magneto (2 pontos): Devem ser idênticas as originais, não sendo aceitas bobinas especiais de alta performance, coloridas, etc.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
3-PARTE EXTERNA DO VEÍCULO (38 pontos):
Pintura (8 pontos): As cores e o esquema de pintura devem ser os originais da época.
Não serão aceitas cores que definitivamente não se aplicavam ao modelo em exame.
A pintura deve estar em bom estado, sem manchas de retoques ou outras. A cor correta do motor deve ser também avaliada. Quanto mais original e antiga mais será tolerado o desgaste.
Pode haver pontuação intermediária, porém extremamente cuidadosa.
Carroceria (cinco pontos): Perfeição na funilaria, alinhamento de lataria e partes móveis etc. Não aceitar autos grosseiramente lanternados/reformados/restaurados, com partes deformadas, etc.
Pode haver pontuação intermediária.
Cromados, Frisos e Adornos (cinco pontos): Deverão ser observados a qualidade e estado das partes cromadas: não aceitar partes muito enferrujadas, cromados descascando ou mesmo disfarçados com tinta metálica. Ao avaliar este item, verificar também adornos, frisos, espelhos exteriores, etc; se eram adequados ao carro em análise.
Pode haver pontuação intermediária.
Pára-choques (5 pontos): Verificar se são os corretos do carro, bem como suas garras e protetores. O aspecto cromação já foi analisado no item anterior.
Calotas (3 pontos): Verificar também se são as corretas do auto, seu estado, etc. Se não forem corretas, zerar pontuação.
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