Depois da retífica, eu andei por um tempo com o carro e tirei o coletor de admissão, pra minha surpresa tinha pocinhas de óleo nos dutos de admissão do cabeçote e o coletor de admissão um pouco melados. Isso é normal? O que pode ser?
Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 32 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 32 visitantes :: 1 motor de busca
Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15350) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
+2
^Marcos^
parrud0www
6 participantes
óleo nos dutos do cabeçote!
parrud0www- Opaleiro
- Número de Mensagens : 257
Localização : São José do Rio Preto SP
Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
Cilindros : 6cil Álcool
Data de inscrição : 11/11/2011
- Mensagem nº1
óleo nos dutos do cabeçote!
Pessoal, eu retifiquei todo o meu motor, inclusive o cabeçote. O motor tem uma preparação leve e de vez em quando vejo ele fumar na partida e já me falaram que sai fumaça na troca de marchas.
Depois da retífica, eu andei por um tempo com o carro e tirei o coletor de admissão, pra minha surpresa tinha pocinhas de óleo nos dutos de admissão do cabeçote e o coletor de admissão um pouco melados. Isso é normal? O que pode ser?
Depois da retífica, eu andei por um tempo com o carro e tirei o coletor de admissão, pra minha surpresa tinha pocinhas de óleo nos dutos de admissão do cabeçote e o coletor de admissão um pouco melados. Isso é normal? O que pode ser?
^Marcos^- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2522
Idade : 60
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 16/06/2008
- Mensagem nº2
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
oleo no coletor não é normal, verifque os retentores de valvulas
Pedro Fagundes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 962
Localização : Belo Horizonte - MG
Modelo do carro : cupê 72
Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado
Data de inscrição : 22/10/2012
- Mensagem nº3
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
qual comando, válvulas e molas tá usando?
FabioM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1774
Localização : Chapecó-SC
Modelo do carro : Comodoro 76
Cilindros : 6
Data de inscrição : 05/07/2010
- Mensagem nº4
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
Cara, quase certo que é retentor, dá uma conferida ai no cabeçote pra ver se está tudo certo.
Não é normal não, velho.
Não é normal não, velho.
parrud0www- Opaleiro
- Número de Mensagens : 257
Localização : São José do Rio Preto SP
Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
Cilindros : 6cil Álcool
Data de inscrição : 11/11/2011
- Mensagem nº5
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
Se for retentor, menos mal... é fácil resolver.
Pedro Fagundes escreveu:qual comando, válvulas e molas tá usando?
comando comp cams 268º, válvulas originais, molas originais.
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº6
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
Se usa for s retentores originais esquece,pra parar de descer óleo mesmo tem que adaptar um retentor de válvula,o da besta 3.0 é ideal,isso se suas guias já não tiverem gastas demais.
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
parrud0www- Opaleiro
- Número de Mensagens : 257
Localização : São José do Rio Preto SP
Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
Cilindros : 6cil Álcool
Data de inscrição : 11/11/2011
- Mensagem nº7
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
bruno silverstar83 escreveu:Se usa for s retentores originais esquece,pra parar de descer óleo mesmo tem que adaptar um retentor de válvula,o da besta 3.0 é ideal,isso se suas guias já não tiverem gastas demais.
Entendi, esse da besta 3.0 é melhor do que do chevette?
Se os guias estiverem mais ou menos, esse retentor já resolve o problema?
Esse retentor permite uma pequena lubrificação nas válvulas pra ela não desgastar o guia? Eu tenho medo de colocar e as válvulas trabalhar "no seco"
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº8
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
^Marcos^ escreveu:oleo no coletor não é normal, verifque os retentores de valvulas
Depende, se a mangueira da tampa de válvulas estiver conectada ao coletor sim.
Principalmente se estiver ligado na conexão lateral da tampa e não a superior.
Pressão da bomba e volume de óleo.
Retentor, vaza ao acelerar.
Anéis, vazam constantemente.
RESPIRO DE ÓLEO OBSTRUÍDO OU INSUFICIENTE GERA PRESSÃO NO BLOCO E VAZA ÓLEO PELOS RETENTORES.
VAZAMENTO NO SERVO FREIO, FLUIDO FREIO SENDO SUGADO PELA MANGUEIRA DE VÁCUO.
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº9
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
parrud0www escreveu:bruno silverstar83 escreveu:Se usa for s retentores originais esquece,pra parar de descer óleo mesmo tem que adaptar um retentor de válvula,o da besta 3.0 é ideal,isso se suas guias já não tiverem gastas demais.
Entendi, esse da besta 3.0 é melhor do que do chevette?
Se os guias estiverem mais ou menos, esse retentor já resolve o problema?
Esse retentor permite uma pequena lubrificação nas válvulas pra ela não desgastar o guia? Eu tenho medo de colocar e as válvulas trabalhar "no seco"
Bem melhor,só que precisa usinar a guia.
Se as guias estiverem com pouquinha folga até pode resolver,e ele não deixar as válvulas trabalhar seco,tem um pouquinho de olho pra lubrificar elas.
Da blazer 4.3 tambem dá
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
parrud0www- Opaleiro
- Número de Mensagens : 257
Localização : São José do Rio Preto SP
Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
Cilindros : 6cil Álcool
Data de inscrição : 11/11/2011
- Mensagem nº10
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
adpachec escreveu:^Marcos^ escreveu:oleo no coletor não é normal, verifque os retentores de valvulas
Depende, se a mangueira da tampa de válvulas estiver conectada ao coletor sim.
Principalmente se estiver ligado na conexão lateral da tampa e não a superior.
Pressão da bomba e volume de óleo.
Retentor, vaza ao acelerar.
Anéis, vazam constantemente.
RESPIRO DE ÓLEO OBSTRUÍDO OU INSUFICIENTE GERA PRESSÃO NO BLOCO E VAZA ÓLEO PELOS RETENTORES.
VAZAMENTO NO SERVO FREIO, FLUIDO FREIO SENDO SUGADO PELA MANGUEIRA DE VÁCUO.
Eu tirei umas fotos pra ver como eu fiz. Liguei umas mangueiras grossas num reservatório.
Sai fumaça do escapamento na partida e quando acelera na troca de marcha
Quanto ao volume de óleo eu também tenho uma dúvida. Quando eu retifiquei o motor não tinha 1 gota de óleo dentro certo? Aí eu coloquei 5 litros + filtro como manda o manual e o nível de óleo passou 1 litro do nível "maximo" da vareta, então eu me basiei por lá, 1litro a mais do que a marca de nível máx da vareta.
FOTOS:
https://i.servimg.com/u/f62/19/70/25/16/img_2010.jpg
https://i.servimg.com/u/f62/19/70/25/16/img_2011.jpg
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº11
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
Este respiro de óleo eu usei no 4cc, mas em uma conexão somente.
A outra era conectada a panela do filtro de ar.
Em um motor AP com tampa de válvulas nova em uma acelerada forte o respiro pulou fora.
Tente conectar uma mangueira do respiro da tampa de válvulas na panela do filtro de ar e depois de uns 15 minutos olhe se a fumaça para de sair no escape.
15 minutos para queimar o que tem no coletor.
E são cinco litros já contando o que está dentro do filtro (uns 500 ml's).
Mas o manual diz que sem filtro o cárter do 6 cc comporta 4 litros e não 5 litros.
Você está com excesso de óleo e um respiro de óleo limitado para um motor 6cc mexido.
parrud0www- Opaleiro
- Número de Mensagens : 257
Localização : São José do Rio Preto SP
Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
Cilindros : 6cil Álcool
Data de inscrição : 11/11/2011
- Mensagem nº12
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
adpachec escreveu:
Este respiro de óleo eu usei no 4cc, mas em uma conexão somente.
A outra era conectada a panela do filtro de ar.
Em um motor AP com tampa de válvulas nova em uma acelerada forte o respiro pulou fora.
Tente conectar uma mangueira do respiro da tampa de válvulas na panela do filtro de ar e depois de uns 15 minutos olhe se a fumaça para de sair no escape.
15 minutos para queimar o que tem no coletor.
E são cinco litros já contando o que está dentro do filtro (uns 500 ml's).
Mas o manual diz que sem filtro o cárter do 6 cc comporta 4 litros e não 5 litros.
Você está com excesso de óleo e um respiro de óleo limitado para um motor 6cc mexido.
Muito obrigado pela ajuda amigos!! Vamos continuar procurando o problema.
Não vai adiantar eu conectar a mangueira do respiro da tampa de válvulas na panela do filtro porque eu fechei o buraco da panela do filtro de ar. Mas o problema é que não sai fumaça no escapamento com o motor funcionando, é somente quando acelera acima dos 3mil RPM ou na partida, fora isso, não sai nada de fumaça.
Sobre o volume de óleo no motor, eu abri o manual do opala 88 (o meu é 86)
Está dizendo 4litros no motor e 1litro no filtro (não sei se nos litros de hoje vem com 500ml).
https://i.servimg.com/u/f62/19/70/25/16/oleo10.png
Quando eu retifiquei o motor, não tinha nada de óleo, motor limpo e sem filtro. Colocou filtro novo e colocou 5litros de oleo
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº13
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
500 ml's eu tirei do 4cc.
Independente do modelo o excesso é tão prejudicial quanto falta.
Fumacear a 300 rpm's é igual ao que eu vi em motores AP do VW Logus e Ford Royale.
A 3000 giros fumaceava.
Já vi isto no motor CHT também.
Motor Mazda e Mitsubishi de empilhadeiras quando acelerava para subir a torre do garfo com carga pesada o motor fumava.
Mas isto era sacanagem da empresa terceirizada para retificar o motor.
Era sempre o respiro (anti chama) entupido ou obstruído.
Cria pressão dentro do motor ao acelerar.
Na Ecosport do meu eu ex-chefe eu fiz uma gambiarra de emergência, usei uma mangueira de jardim (era laranja) porque a mangueira do respiro tinha rachado e o motor fica manco nas saída.
Mas na lenta você já sente um sopro do respiro, imagine em alto giro?
Não precisa ficar no "óbvio", ligar a mangueira na tampa de válvulas, que é impossível porque você tampou o furo.
Desconecte as mangueiras do respiro e deixe "soltas" e teste.
Que mal tem em soltar as mangueiras de deixar penduradas?
Se é problema no respiro depois de um tempo vai diminuir e sumir.
Basta queimar o que sobrou no coletor.
Isto é sintomas de pouca vazão da pressão que se cria no motor com o subir do giro.
Mensagem 213.
http://www.opaleirosdoparana.com/t31733p200-projeto-4-cilindros-turbo
Independente do modelo o excesso é tão prejudicial quanto falta.
Fumacear a 300 rpm's é igual ao que eu vi em motores AP do VW Logus e Ford Royale.
A 3000 giros fumaceava.
Já vi isto no motor CHT também.
Motor Mazda e Mitsubishi de empilhadeiras quando acelerava para subir a torre do garfo com carga pesada o motor fumava.
Mas isto era sacanagem da empresa terceirizada para retificar o motor.
Era sempre o respiro (anti chama) entupido ou obstruído.
Cria pressão dentro do motor ao acelerar.
Na Ecosport do meu eu ex-chefe eu fiz uma gambiarra de emergência, usei uma mangueira de jardim (era laranja) porque a mangueira do respiro tinha rachado e o motor fica manco nas saída.
Mas na lenta você já sente um sopro do respiro, imagine em alto giro?
Não precisa ficar no "óbvio", ligar a mangueira na tampa de válvulas, que é impossível porque você tampou o furo.
Desconecte as mangueiras do respiro e deixe "soltas" e teste.
Que mal tem em soltar as mangueiras de deixar penduradas?
Se é problema no respiro depois de um tempo vai diminuir e sumir.
Basta queimar o que sobrou no coletor.
Isto é sintomas de pouca vazão da pressão que se cria no motor com o subir do giro.
Mensagem 213.
http://www.opaleirosdoparana.com/t31733p200-projeto-4-cilindros-turbo
parrud0www- Opaleiro
- Número de Mensagens : 257
Localização : São José do Rio Preto SP
Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
Cilindros : 6cil Álcool
Data de inscrição : 11/11/2011
- Mensagem nº14
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
Certo amigo! Vou fazer um teste, pegar uma viagem curta pra ver se parou ou pelo menos diminuiu o consumo de óleo do motor.
Obrigado pelas dicas, em breve volto a falar do teste.
até
Obrigado pelas dicas, em breve volto a falar do teste.
até
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº15
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
Up...
parrud0www- Opaleiro
- Número de Mensagens : 257
Localização : São José do Rio Preto SP
Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
Cilindros : 6cil Álcool
Data de inscrição : 11/11/2011
- Mensagem nº16
Re: óleo nos dutos do cabeçote!
Me desculpem a demora em voltar a falar sobre esse assunto, mas, pra ajudar quem pode estar passando por esse problema, a solução foi o seguinte: fiz todos os testes q vcs podem imaginar, no fim, era muito mais grave que eu pensava. Anéis de pistão. Quem me vendeu os anéis, me vendeu como novos (no MercadoLivre) e na verdade tinha alguma coisa de errado com eles. Recomendo sempre comprarem de distribuidoras de peças oficiais das marcas. Troquei os anéis e resolveu tudo!
|
|
Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Qui 9 maio - 10:47:45 por junoccj
» diferencial braseixo
Qui 9 maio - 10:36:46 por junoccj
» Compro Diferencial braseixos 2.73
Qui 9 maio - 10:32:34 por junoccj
» Compro cardã opala 89
Qui 9 maio - 10:30:07 por junoccj
» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
Qui 9 maio - 10:27:25 por junoccj
» Compro Diferencial 6cc
Qui 9 maio - 10:15:42 por junoccj
» Compro Diferencial Braseixos 2,73
Qui 9 maio - 10:12:31 por junoccj
» Enchentes no Rio Grande do Sul
Qui 9 maio - 8:00:02 por FabioM