por marcoskle Qui 14 Fev - 12:35:53
O que realmente aconteceu é difícil saber, podem ser varias coisas já mencionadas..
Filtro com pouco aperto...
Problema na válvula...
Óleo frio que aumentou a pressão do sistema (acho que só isso não era pra causar o vazamento, mais não tenho conhecimento suficiente para afirmar).
Se me permite compartilhar o pouco que sei, eu diria para nunca acelerar um motor até que o mesmo esteja aquecido... (é lógico que na prática essa recomendação é impossível, mais enfim...)
O motor é projetado com suas folgas para o pleno funcionamento após aquecido, por isso existe a termostática, fazer que o motor aqueça o mais rápido possível. Não que acelerar o motor frio vá fazer ele "explodir", mais certamente sua durabilidade será reduzida. As folgas do motor frio são menores, após aquecido o metal dilata e as folgas alcançam as medidas "ideais" de funcionamento...
Meu avô, caminhoneiro, ensinou para meu pai, que repassou o conhecimento e a dica para mim. Pode parecer brincadeira, mais sempre que possível saia com o carro "ladeira abaixo". Nesse tempo o motor já vai aquecendo e mesmo que precise acelerar você força minimamente o conjunto. Minha garagem fica em uma rua bem íngreme, mesmo quando quero ir para cima, eu sai para baixo, ando umas 3 quadras relando o pé e depois vou morro acima, nesse pequeno tempo o motor já teve tempo de ter o mínimo de lubrificação e aquecimento. Pode ser "nóia" da minha família, mais eu acho bem coerente...
Outra coisa, motor "Novo/Reficado" pode usar óleo mais fino...
Meu 4 cilindros já deu algumas voltas ao mundo e continuo usando 15w40 com boa pressão no sistema.
20w50 é pra motor bem rodado mesmo...
Lindo carro na foto do perfil, parabéns!
Ontem à(s) 19:36:25 por Rubão6cc
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Ontem à(s) 14:16:11 por Marcos Marcos
» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Ter 30 Abr - 15:39:52 por Tonho_RS
» farol alto não liga
Ter 30 Abr - 15:28:42 por Tonho_RS
» Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst
Ter 30 Abr - 11:49:15 por Pagung
» Limitador Vidro Opala Coupé (onde encaixa essa peça?)
Ter 30 Abr - 8:49:03 por Paulo Corso
» Seção COMÉDIA
Seg 29 Abr - 21:28:04 por opala4cc
» INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Seg 29 Abr - 7:39:44 por lucas krause
» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Sáb 27 Abr - 17:25:56 por Goettens