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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    A arte da preparação de motores 4cc e 6cc Empty A arte da preparação de motores 4cc e 6cc

    Mensagem por Convidado Qui 11 Abr - 10:30:09

    Saudações, eu acho que a maioria dos entusiastas como eu pensam em como é preparar um opala e como fazer isso do jeito certo? What a Face

     Queria ver as opiniões de vcs e tals. Querendo aprender mais de opaleira, fiz este post só pra isso mesmo. Como sabem, também tenho um que está em ordem.

     Máquinas antigas também exigem um conhecimento significativo e muitos testes. Quem é do ramo, manda umas dicas, que nem receita de bolo.

    Nada contra turbinados e tals. Essa geração nova aí.

    Mas pensando nos antigos....

    Podemos classificar as preparações em:

    - Opala de rua
    - Opala de pista
    - Opala de rolê



    - Na receita: qual a potência? Carburador? Comando? Quantos Cv? Km/l? Vel Máx? 0-100km? O que fez?
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    A arte da preparação de motores 4cc e 6cc Empty Re: A arte da preparação de motores 4cc e 6cc

    Mensagem por Marquim_Stovebolt Qui 11 Abr - 12:33:43

    Caro DanielBR, a resposta para todas as perguntas... Qual a potência? Carburador? Comando? Quantos Cv? Km/l? Vel Máx? 0-100km? O que fez? é depende!...
    Uma coisa puxa outra. Não existe receita de bolo, tem que ir testando e mensurando. Creio que você requer uma referência...
    Tudo depende de espaço, tempo, dinheiro e ferramentas. Você teria que indicar um projeto que gostou e perguntar se o dono poderia compartilhar as referencias. Não há tutorial para tudo...
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    A arte da preparação de motores 4cc e 6cc Empty Re: A arte da preparação de motores 4cc e 6cc

    Mensagem por Convidado Qui 11 Abr - 13:46:46

    Marquim_Stovebolt escreveu:Caro DanielBR, a resposta para todas as perguntas... Qual a potência? Carburador? Comando? Quantos Cv? Km/l? Vel Máx? 0-100km? O que fez? é depende!...
    Uma coisa puxa outra. Não existe receita de bolo, tem que ir testando e mensurando. Creio que você requer uma referência...
    Tudo depende de espaço, tempo, dinheiro e ferramentas. Você teria que indicar um projeto que gostou e perguntar se o dono poderia compartilhar as referencias. Não há tutorial para tudo...

    Yés, para tudo não existe um tutorial. Mas algumas info de certo ajudam.



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    A arte da preparação de motores 4cc e 6cc Empty Re: A arte da preparação de motores 4cc e 6cc

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 11 Abr - 18:53:56

    vc quer:

    opala pro role com a namorada ou a sogra no fim de senama?

    use o motor original....no maximo um escape dimensionado pra dar um ronco legal e o pessoal olhar quando vc tiver passando.


    um opala pra rua? pra dar uma pisadas na cidade e rodovia de vez em quando? e fazer umas graças e tirar onda com os outros?

    um comando 250s ou aquele kuir 260s q muita gente ta falando....carburador 446 ou weber 40....escape dimensionado 6x2 bem legal.....vc ja tem um carro mais esperto.....

    um opala pra pista?? pra arrancada??

    ai o ceu é o limite amigo....porem ja é necessario mudar cambio e diferencial.....comando bravo alto....msd.....cabeçote trabalhado...motor forjado....e etc....é uma infinidade de coisas.


    cv? km/l? 0-100? tudo depende de quem vai montar e do acerto do carro.

    tem gente q gasta horrores em peças boas e nao consegue nada pois quem monta nao só enrola e nao sabe nada.

    tem gente q investe pouco e tem um bom preparador e consegue muitos hps.


    antes de comecar vc tem q saber onde vc quer parar.....senao vc nunca para.
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    A arte da preparação de motores 4cc e 6cc Empty Re: A arte da preparação de motores 4cc e 6cc

    Mensagem por Convidado Qui 11 Abr - 18:56:51

    Marcos Adriano escreveu:vc quer:

    opala pro role com a namorada ou a sogra no fim de senama?

    use o motor original....no maximo um escape dimensionado pra dar um ronco legal e o pessoal olhar quando vc tiver passando.


    um opala pra rua? pra dar uma pisadas na cidade e rodovia de vez em quando? e fazer umas graças e tirar onda com os outros?

    um comando 250s ou aquele kuir 260s q muita gente ta falando....carburador 446 ou weber 40....escape dimensionado 6x2 bem legal.....vc ja tem um carro mais esperto.....

    um opala pra pista?? pra arrancada??

    ai o ceu é o limite amigo....porem ja é necessario mudar cambio e diferencial.....comando bravo alto....msd.....cabeçote trabalhado...motor forjado....e etc....é uma infinidade de coisas.


    cv? km/l? 0-100? tudo depende de quem vai montar e do acerto do carro.

    tem gente q gasta horrores em peças boas e nao consegue nada pois quem monta nao só enrola e nao sabe nada.

    tem gente q investe pouco e tem um bom preparador e consegue muitos hps.


    antes de comecar vc tem q saber onde vc quer parar.....senao vc nunca para.


    cheers  sábias palavras.
    preparar aliviando motor, polindo os dutos fazendo cabeçote e trocando os comandos. Essa é a minha ideia de preparação fora o carburador que peço ajuda aos universitários kkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 11 Abr - 19:08:42

    falaram do bolo ali em cima


    vc pode ter os melhores ingredientes das melhores marcas e tal.....


    quem for fazer nao souber fazer o bolo ele fica horrivel.

    isso é mais comum do que se imagina na preparaçao



    eu sempre quis meu carro um pouco mais esperto....porem nada de muito estupendo....até pq é meu unico carro...ou seja se precisar usar um carro todo dia...será ela.

    eu sabia onde queria parar....portanto comecei comecei passando meu motor a alcool original pra gasolina....depois veio o 6x2....depois coloquei o comando do omega e uma weber 40

    porem a weber fez com q meu projeto ja saisse um pouco do planejado....precisei de grana e ela foi embora na hora sem questionar.....ate q consegui o 3E...cambio 5m e dana 3.07

    enfim meu esperado de mecanica havia ficado perfeito pro MEU uso....e MEU gosto.

    UNICA coisa q vou tentar mudar agora é a injecao eletronica....q se nao me agradar eu volto o carburador....porem mexer em comando tucho valvula e etc...isso mais nao!
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    Mensagem por eleandro kalckmann Qui 11 Abr - 21:16:58

    receita pronta tem bastante,algumas consagradas e tals...tudo depene do que vc quer....do que vc gosta.. e quanto pretende gastar.

    minha ideia de carro top é a seguinte;pistao e biela forjadas,um caracol pra encher com 2500rpm pra mais. e uma injeçao bem acertada....quero um carro que de pra andar de boa tanto na cidade quanto na estrada,mas que tenha uma pegada boa na hora de pisar fundo,mas nao quero absurdo de potencia,uma caixa 5m e um dana 30 3,07 ja é de com agrado....prefiro um carro com uma potencia mais baixa e dure muito do que um canhao que cada pouco quebra.....freio a disco na trazeira,um pouquinho baixo e algumas coisinhas mais hehehe
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    A arte da preparação de motores 4cc e 6cc Empty Re: A arte da preparação de motores 4cc e 6cc

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 12 Abr - 8:42:33

    eleandro kalckmann escreveu:receita pronta  tem bastante,algumas consagradas e tals...tudo depene do que vc quer....do que vc gosta.. e quanto pretende gastar.

    minha ideia de  carro top é a seguinte;pistao e biela forjadas,um caracol pra encher com 2500rpm pra mais. e uma injeçao bem acertada....quero um carro que de pra andar de  boa tanto na cidade quanto na estrada,mas que tenha uma pegada boa na hora de pisar fundo,mas nao quero absurdo de potencia,uma caixa 5m e um dana 30 3,07  ja é de com agrado....prefiro um carro com uma potencia mais baixa e dure muito do que um canhao que cada pouco quebra.....freio a disco na trazeira,um pouquinho baixo e algumas coisinhas mais hehehe


    só isso???


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    eu tenho quase o mesmo plano q o seu porem nao pretendo turbina.

    injecao, dana 307 cambio 5m....logo sem turbo nao necessito tanto de bielas e pistao forjado.


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    A arte da preparação de motores 4cc e 6cc Empty Re: A arte da preparação de motores 4cc e 6cc

    Mensagem por BenKenobi Sex 12 Abr - 8:57:42

    Tem um topico falando sobre os 10 mandamentos da preparacao, é bem interessante. Tem um pouco de humor misturado, mas é a realidade.

    Em um dos mandamentos, fala: Em preparação, menos é mais. Isso é a mais pura verdade.

    Um 250s bem acertado, com valvula maior(só valvula, nada de cabecote trabalhado), relacao 3.54 e cambio 5m é setup perfeito, para dar trabalho, se divertir, andar no dia a dia e viajar.

    https://www.youtube.com/watch?v=zIX3UWLgs7w&

    Esse opala do video, de um amigo meu, rendeu 184cv motor no dino, com 446 de giclagem original. E nao da tranco, nao pipoca marcha lenta, nao faz ressonância dentro do carro. Perfeito. Isso é preparação de rua e role. E digo mais, se colocar mais um pouco em freio, ainda vai pra pista e volta andando.

    Opala de pista, ceu é limite. Vai pra arrancada? Vai pra track day? Vai pro drift? Ai sua conta bancaria é limite. Tem opalas de 200,300,400,500,700,1000cv por ai. Depende do que vc quer.

    Opala de role vc se refere aqueles que embaralham até a alma, fazem 1x1 de alcool e só anda de fds? Maior besteira. Quanto mais preparação no carro, menos vc anda nele. Fica mais na oficina arrumando do que andando de fato.

    Nao viaja com o carro, pq o consumo nao deixa, nao sai com a mulher, pq da pipoco em todas rotacoes, sua familia te odeia por causa do carro velho e barulhento, e vc nao fica mais que 1 hr no carro, pq a escola de samba do motor do cano direto da incomoda. Nao vai pra longe por medo de quebrar. Ou seja. Anda uma vez no fds e ja guarda.

    Vai no mais simples, e seja feliz.

    Só pra finalizar, diferencial 3.54, usando 5 marcha 0.83, a 100km/h fica omesmo rpm que um diferencial 2.73 de 4m. Porem vc tem muito mais arrancada.
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    A arte da preparação de motores 4cc e 6cc Empty Re: A arte da preparação de motores 4cc e 6cc

    Mensagem por marcoskle Sex 12 Abr - 15:11:25

    Pra quem tiver interesse em aprender um pouco mais sobre cabeçote e "desmistificar algumas coisas que estão no mercado, como abrir os dutos, colocar valvulão, etc(...)"
    Muita gente já deve conhecer, mais pra quem não conhece, o Fabio Franzoni (piloto da Old Stock) é engenheiro mecatrônico, atende empresas com VW, Audi, etc. Ou seja, sem dúvidas é alguém que tem muito know-how sobre os conceitos que apresenta nesse vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=0qPFFKVUE_I
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    A arte da preparação de motores 4cc e 6cc Empty Re: A arte da preparação de motores 4cc e 6cc

    Mensagem por marcoskle Sex 12 Abr - 15:16:38

    BenKenobi escreveu:Tem um topico falando sobre os 10 mandamentos da preparacao, é bem interessante. Tem um pouco de humor misturado, mas é a realidade.

    Em um dos mandamentos, fala: Em preparação, menos é mais. Isso é a mais pura verdade.

    Um 250s bem acertado, com valvula maior(só valvula, nada de cabecote trabalhado), relacao 3.54 e cambio 5m é setup perfeito, para dar trabalho, se divertir, andar no dia a dia e viajar.

    https://www.youtube.com/watch?v=zIX3UWLgs7w&

    Esse opala do video, de um amigo meu, rendeu 184cv motor no dino, com 446 de giclagem original. E nao da tranco, nao pipoca marcha lenta, nao faz ressonância dentro do carro. Perfeito. Isso é preparação de rua e role. E digo mais, se colocar mais um pouco em freio, ainda vai pra pista e volta andando.

    Opala de pista, ceu é limite. Vai pra arrancada? Vai pra track day? Vai pro drift? Ai sua conta bancaria é limite. Tem opalas de 200,300,400,500,700,1000cv por ai. Depende do que vc quer.

    Opala de role vc se refere aqueles que embaralham até a alma, fazem 1x1 de alcool e só anda de fds? Maior besteira. Quanto mais preparação no carro, menos vc anda nele. Fica mais na oficina arrumando do que andando de fato.

    Nao viaja com o carro, pq o consumo nao deixa, nao sai com a mulher, pq da pipoco em todas rotacoes, sua familia te odeia por causa do carro velho e barulhento, e vc nao fica mais que 1 hr no carro, pq a escola de samba do motor do cano direto da incomoda. Nao vai pra longe por medo de quebrar. Ou seja. Anda uma vez no fds e ja guarda.

    Vai no mais simples, e seja feliz.

    Só pra finalizar, diferencial 3.54, usando 5 marcha 0.83, a 100km/h fica omesmo rpm que um diferencial 2.73 de 4m. Porem vc tem muito mais arrancada.


    "Vai no mais simples, e seja feliz."
    Também compartilho desta ideia. Acho legal investir em melhorias que deixam o carro mais esperto, porém sem inviabilizar seu uso.
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    Mensagem por Convidado Sex 12 Abr - 15:20:57

    marcoskle escreveu:Pra quem tiver interesse em aprender um pouco mais sobre cabeçote e "desmistificar algumas coisas que estão no mercado, como abrir os dutos, colocar valvulão, etc(...)"
    Muita gente já deve conhecer, mais pra quem não conhece, o Fabio Franzoni (piloto da Old Stock) é engenheiro mecatrônico, atende empresas com VW, Audi, etc. Ou seja, sem dúvidas é alguém que tem muito know-how sobre os conceitos que apresenta nesse vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=0qPFFKVUE_I

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    Mensagem por adriano_ribeiro Sex 12 Abr - 16:56:38

    Meu plano tb é parecido com esse que citaram:

    W40/Comando kuir 260ss/5m/Dana 30
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    Mensagem por adpachec Sex 12 Abr - 18:54:59

    Eu aprendi que em motores a álcool a rugosidade ajuda na mistura de combustível.

    E nem sempre arrombar os dutos ajuda na sucção, a velocidade do ar na admissão pode diminuir, aí precisa turbinar ou taxar o motor, ou ele fica xoxo em baixa.
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    Mensagem por aluzjunior Sáb 13 Abr - 11:11:24

    Tudo que eu sei de mecânica é teórico. Sei como as coisas funcionam mas na hora de escolher a ferramenta nem sei qual pegar. Então escolhi a minha receita e passei para um profissional habilitado. Saiu caro mas só vou pagar uma vez.
    O motor precisava ser refeito então foram pistões novos, cilindros perfeitamente equalizados, kit comando completo compcams, volante de motor novo e aliviado, retrabalho de cabeçote em banca de fluxo, distribuidor Hei, bomba elétrica holley, quadrijet holley 650cfm, coletor de admissão trabalhado, estou fechando agora um 6x2 dimensionado com tubos de 44mm, escape será em inox de 2". Acessórios tudo novo: bomba de óleo, de água, alternador de s10, radiador de alumínio brasado com ventoinha elétrica. Câmbio da S10 5 marchas e apenas o diferencial é fraco pois é um braseixos 3.07. Mas primeiro quero por o carro na rua para depois ver se invisto em um Dana.
    Para quem quiser saber um pouco mais sobre o preparador:


    Procura por Ricardo Recka no YouTube que tem muito motor feito por ele.
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    Mensagem por eleandro kalckmann Sáb 13 Abr - 13:32:48

    Marcos Adriano escreveu:

    só isso???


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    eu tenho quase o mesmo plano q o seu porem nao pretendo turbina.

    injecao, dana 307 cambio 5m....logo sem turbo nao necessito tanto de bielas e pistao forjado.




    A principio será praticamente igual o seu,dana 30 3,07 cambio 5m,injeçao(depois,bem depois forjar e turbinar,e ainda restaurar a lata,mas isso é pra daqui muitos anos kkk)
    eu estava pensando em um comando melhor que de pra usar tanto com motor original e futuramente turbo,mas acho que nao vou encontrar kkk
    o barulho da turbina enchendo e depois a descarga é outra coisa que me ilude muito kkkk...
    no meu tenho o 4m e dana 3,54,estava vendo uns topicos sobre a transformaçao do 4m para 5m,será que compensa,,tenho uma caixa do 5m do 4cil ,acho que pra baixar o rpm na estrada vai,mas pra acelerar nao aguenta....
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 13 Abr - 15:42:19

    dizem q o comando do omega fica legal no turbo.

    sobre o cambio eu passo.
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    Mensagem por gel_pp Sáb 13 Abr - 16:05:05

    Vejo a Preparação mais ou menos assim
    Primeiro você avalia o quanto realmente pode gastar
    Depois define como quer seu carro com relação a consumo, conforto, durabilidade,etc
    Finalmente encaixa seu gosto ao valor pretendido.
    Ja vi muitos carros bem feitos e com muito investimento que no final ou ficam parados ou são vendidos pelo fato de o preparador não conseguir entender o que realmente o dono queria.
    Ande em alguns carros e veja como ficaram pra ter uma ideia e avalie qual se encaixa mais a seu modo de pilotar.
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    Marcos Adriano
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 13 Abr - 17:44:42

    gel_pp escreveu:Vejo a Preparação mais ou menos assim
    Primeiro você avalia o quanto realmente pode gastar
    Depois define como quer seu carro com relação a consumo, conforto, durabilidade,etc
    Finalmente encaixa seu gosto ao valor pretendido.
    Ja vi muitos carros bem feitos e com muito investimento que no final ou ficam parados ou são vendidos pelo fato de o preparador não conseguir entender o que realmente o dono queria.
    Ande em alguns carros e veja como ficaram pra ter uma ideia e avalie qual se encaixa mais a seu modo de pilotar.


    muito bom
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    Mensagem por marcoskle Ter 16 Abr - 16:44:12

    aluzjunior escreveu:Tudo que eu sei de mecânica é teórico. Sei como as coisas funcionam mas na hora de escolher a ferramenta nem sei qual pegar. Então escolhi a minha receita e passei para um profissional habilitado. Saiu caro mas só vou pagar uma vez.
    O motor precisava ser refeito então foram pistões novos, cilindros perfeitamente equalizados, kit comando completo compcams, volante de motor novo e aliviado, retrabalho de cabeçote em banca de fluxo, distribuidor Hei, bomba elétrica holley, quadrijet holley 650cfm, coletor de admissão trabalhado, estou fechando agora um 6x2 dimensionado com tubos de 44mm, escape será em inox de 2". Acessórios tudo novo: bomba de óleo, de água, alternador de s10, radiador de alumínio brasado com ventoinha elétrica. Câmbio da S10 5 marchas e apenas o diferencial é fraco pois é um braseixos 3.07. Mas primeiro quero por o carro na rua para depois ver se invisto em um Dana.
    Para quem quiser saber um pouco mais sobre o preparador:


    Procura por Ricardo Recka no YouTube que tem muito motor feito por ele.


    Esse é outro ponto crucial, QUALIDADE! Qualidade das peças e principalmente da mão-de-obra...
    Algumas pessoas investem um monte em peças caras e pecam pela mão-de obra, outras nem peças de qualidade...
    Já vi opala com tripla, "comandão" e "cabeçote preparado" levar bucha de opala com uma 40 e comando de 250s, o que diferenciava a o "X" da questão era acerto, ou seja, mão-de-obra de qualidade...
    Uma outra situação, um amigo comprou um "seizão" com "comandão" e na inocência do primeiro opala e não entender muito de mecânica, levou o carro numa oficina qualquer e o "mecânico" enforcou as válvulas e o "comandão" dele virou um cabo de vassoura...
    Enfim, é como o amigo comentou. Interessante é pensar numa ideia e encontrar um preparador bom para executar. E na minha humilde concepção não "impor" uma receita de bolo dessas que vemos por ai, porque um preparador bom, tem anos de experiência, sabe de cor e salteado o que fica legal de acordo com o uso, então já que vai pagar por uma mão-de-obra especializada, desfrute dela e deixe o cara trabalhar, porque mais do que ninguém ele quer um carro bom, forte e que traga mais clientes pra ele, afinal esse é o cartão de visita dos caras...

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