Gerald escreveu: opala4cc escreveu:
Eu concordo com você com relação à qualidade das borrachas, Gerald, mas discordo sobre o AC.
As borrachas nitrílicas no Brasil são notoriamente de qualidade ruim. Isso ocorre até mesmo na indústria. Mas no ramo automotivo, ainda há uma combinação de fatores que reduzem drasticamente a vida das borrachas: contato com o óleo do motor (através dos vazamentos) mais o calor do motor.
Você pode notar que não há vazamento de óleo de nenhum tipo ao redor da polia do compressor. Logo... pelo menos não foi contato com óleo que estragou a borracha, que tem dupla função: fusível mecânico e diminuir a vibração da movimentação da borracha da correia multi-V.
Sobre o AC, eu concordo com o diagnóstico do técnico. De 700gr para 850gr é um excesso estúpido de fluido de trabalho. Pode, de fato, causar um calço no compressor, pois o excesso além de fazer o sistema perder drasticamente desempenho, também pode alterar o estado físico do fluido refrigerante nos diversos pontos do ciclo. Fica tudo bangunçado dentro do ciclo! Pode ocorrer chegada (parcial) de fluido refrigerante em estado líquido no compressor. O excesso também faz com que a pressão estática do sistema (que é uma pressão relativa à atmosférica) fique muito mais alta do que a de projeto. Com um compressor em bom estado, o delta "P" - que é a pressão da descarga menos a pressão da admissão - se mantém, porém o compressor precisa comprimir um gás (no compressor o fluido de trabalho é em estado gasoso) que já está mais comprimido do que deveria, exigindo mais esforço e provocando também superaquecimento. Isso pode ter feito a borracha da polia abrir por excesso de esforço, já que a correia multi-V é a motriz do AC e os pistões do compressor estavam oferecendo resistência anormal para o giro do eixo deste.
opala4cc
Sim,é possível que a desintegração da borracha do cubo tenha sido causada por contaminação por óleo, mas o técnico não faz nenhuma referência a isso. Ele se apressou a culpar o colega que fez a manutenção anterior, sem nem ao menos considerar outras possibilidades de falha, como, por ex, a baixa qualidade da peça.
Há vários vendedores vendendo o kit de embreagem+polia do compressor Sanden usado nos caminhões Volvo, o que sugere que a falha dessa peça é bastante comum.
Sobre o excesso de 150 gramas de fluido refrigerante, o volume adicional corresponde ao de uma xícara de café! Não creio que essa pequena quantidade explique a falha do acoplamento de borracha do cubo do compressor. Num sistema de ar condicionado bem projetado, o nível do fluido refrigerante na forma líquida não deve ultrapassar cerca da metade da altura do condensador e do evaporador. Seria preciso de uma carga absurdamente excessiva de fluido refrigerante para produzir calço hidráulico no compressor.
Quando comecei a estudar o sistema de ar condicionado o Opala, uma das coisas que me chamou atenção foi a excessiva preocupação, para não dizer pavor, que os "refrigeristas" nacionais têm do excesso de carga. Quase invariavelmente, esses técnicos tendem a colocar uma carga insuficiente, até porque assim também acabam economizando uns trocados (fluido refrigerante não é barato).
No Youtube tem um vídeo onde um técnico coloca uma carga de apenas 600 gramas no sistema original do Opala, e diz que o resultado ficou "bom". Isso é menos que a metade do necessário! Certamente, como eles costumam dizer, "gelou bem", porque qualquer redução de temperatura já é um ganho. E se o freguês reclamar, diga que o sistema é antigo, que o compressor está cansado, que o R-12 era melhor mesmo que o R-134a, que o isolamento térmico do Opala é ruim, etc. Há 1000 desculpas para dar.
A última coisa que um refrigerista quer é que o cliente volte alguns dias depois, fulo da vida, com o compressor estourado. Talvez o compressor já estivesse no final da vida, mas naturalmente o cliente não gostar de saber que terá que desembolsar uma grana adicional além do que estava previsto. Um refrigerista que passou por uma situação dessas vira "gato escaldado" e vai tender a dar uma carga de "gás" pequena, para minimizar a chance do compressor estragar.
Um detalhe técnico que certamente você conhece: os sistemas de ar condicionado mais modernos usam uma válvula de expansão que ajusta automaticamente o fluxo de refrigerante. Sem dúvida, o sistema de ar condicionado do caminhão Volvo é assim. Num sistema desses, é praticamente impossível que um excesso de carga (a menos seja tão absurdamente grande que inunde todo o sistema) provoque dano no compressor porque o fluxo de fluido refrigerante fica automaticamente controlado/limitado pela válvula de expansão.
Abraços
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