Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Eletroventilador novo, opções. EmptyHoje à(s) 10:14:03 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Eletroventilador novo, opções. EmptyHoje à(s) 8:05:34 por FabioM

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Eletroventilador novo, opções. EmptyOntem à(s) 17:25:56 por Goettens

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Eletroventilador novo, opções. EmptySex 26 Abr - 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

» numeração de segurança opala 71
Eletroventilador novo, opções. EmptySex 26 Abr - 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Eletroventilador novo, opções. EmptySex 26 Abr - 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Eletroventilador novo, opções. EmptySex 26 Abr - 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Eletroventilador novo, opções. EmptySex 26 Abr - 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Eletroventilador novo, opções. EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

133 usuários online :: 1 registrado, 1 invisível e 131 visitantes :: 1 motor de busca

Rubão6cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Eletroventilador novo, opções. Bar_leftEletroventilador novo, opções. BarEletroventilador novo, opções. Bar_right 
tabarbosa (16850)
Eletroventilador novo, opções. Bar_leftEletroventilador novo, opções. BarEletroventilador novo, opções. Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Eletroventilador novo, opções. Bar_leftEletroventilador novo, opções. BarEletroventilador novo, opções. Bar_right 
BANDIT (13573)
Eletroventilador novo, opções. Bar_leftEletroventilador novo, opções. BarEletroventilador novo, opções. Bar_right 
Xann (10394)
Eletroventilador novo, opções. Bar_leftEletroventilador novo, opções. BarEletroventilador novo, opções. Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Eletroventilador novo, opções. Bar_leftEletroventilador novo, opções. BarEletroventilador novo, opções. Bar_right 
j ricardo (9376)
Eletroventilador novo, opções. Bar_leftEletroventilador novo, opções. BarEletroventilador novo, opções. Bar_right 
Jean Bida (9320)
Eletroventilador novo, opções. Bar_leftEletroventilador novo, opções. BarEletroventilador novo, opções. Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Eletroventilador novo, opções. Bar_leftEletroventilador novo, opções. BarEletroventilador novo, opções. Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Eletroventilador novo, opções. Bar_leftEletroventilador novo, opções. BarEletroventilador novo, opções. Bar_right 

5 participantes

    Eletroventilador novo, opções.

    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Eletroventilador novo, opções. Empty Eletroventilador novo, opções.

    Mensagem por fauzi Seg 27 Dez - 9:37:50

    Tô pensando em trocar a ventoinha da Caravan. Ela é ano 90, 6cc, gasolina, sem ar.
    Há pouco tempo mandei recondicionar o motor dela que ainda é original. Tá funcionando, mas tá barulhenta demais da conta. Dizem que o problema de recondicionar é o balanceamento (ou a falta dele).

    Teria a opção de comprar só o motor universal, mas além de não bater a fixação da hélice no eixo, também teria a falta de balanceamento da hélice.

    Achei no ML da marca Gauss e Klaus Drift, além de uma importada chamada Notus. Alguém já usou dessas marcas? Prestou?

    Outra dúvida: qual a diferença de uma ventoinha com indicação para carros com ar condicionado e sem ar e principalmente se a ventoinha com ar condicionado serve no carro sem ar.

    Obrigado.

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Eletroventilador novo, opções. Empty Re: Eletroventilador novo, opções.

    Mensagem por Rubão6cc Ter 28 Dez - 9:32:46

    Gauss = lixo


    _________________
    Eletroventilador novo, opções. Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    GustavoZorzi
    GustavoZorzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 467
    Idade : 26
    Localização : Santa Isabel do Ivaí
    Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
    Cilindros : Quatro
    Data de inscrição : 09/06/2014

    Eletroventilador novo, opções. Empty Re: Eletroventilador novo, opções.

    Mensagem por GustavoZorzi Ter 28 Dez - 21:00:28

    A marca mais top no mercado brasileiro que eu saiba é spaal
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Eletroventilador novo, opções. Empty Re: Eletroventilador novo, opções.

    Mensagem por BenKenobi Qua 29 Dez - 10:44:16

    Em sao paulo em dias quentes no transito eu notei que meu carro subia a um ponto nao tao desejado de temperatura, entao eu adicionei uma segunda ventoinha, alem da original, na parte frontal do radiador, do lado que a ventoinha original nao tem ação, olhando de frente para o carro do lado direito no caso.

    Eu utilizei uma ventoinha de 10 pol generica, dessas que vendem do mercado livre. Só precisei fazer um suporte na parte inferior para ela nao ficar balancando e bater no radiador, ou até quebrar o suporte na parte de cima.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1301714700-eletro-ventilador-ventoinha-universal-10-polegada-12v-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=fd8282ec-5511-480c-8e28-f684e3f61394

    Desse modelo que usei.

    Alguns amigos usaram 2 de 8 pol na parte frontal tambem. Particularmente, achei bem mais silenciosa que a original. Tanto que só escuto a ventoinha original do carro, essa quase não escuto.

    Acho uma opcao interessante se quer melhorar o arrefecimento.

    No transito o carro chega ficar gelado, do tipo 80 graus em pleno calor de sao paulo, o que não é nada ruim.
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Eletroventilador novo, opções. Empty Re: Eletroventilador novo, opções.

    Mensagem por fauzi Qua 29 Dez - 18:39:38

    GustavoZorzi escreveu:A marca mais top no mercado brasileiro que eu saiba é spaal

    Gustavo, parece que a Spal não tem um modelo próprio para Opalas. Teria que fazer um boa adaptação pelo visto. Mas é uma alternativa também.

    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Eletroventilador novo, opções. Empty Re: Eletroventilador novo, opções.

    Mensagem por fauzi Qua 29 Dez - 18:43:44

    BenKenobi escreveu:Em sao paulo em dias quentes no transito eu notei que meu carro subia a um ponto nao tao desejado de temperatura, entao eu adicionei uma segunda ventoinha, alem da original, na parte frontal do radiador, do lado que a ventoinha original nao tem ação, olhando de frente para o carro do lado direito no caso.

    Eu utilizei uma ventoinha de 10 pol generica, dessas que vendem do mercado livre. Só precisei fazer um suporte na parte inferior para ela nao ficar balancando  e bater no radiador, ou até quebrar o suporte na parte de cima.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1301714700-eletro-ventilador-ventoinha-universal-10-polegada-12v-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=fd8282ec-5511-480c-8e28-f684e3f61394

    Desse modelo que usei.

    Alguns amigos usaram 2 de 8 pol na parte frontal tambem. Particularmente, achei bem mais silenciosa que a original. Tanto que só escuto a ventoinha original do carro, essa quase não escuto.

    Acho uma opcao interessante se quer melhorar o arrefecimento.

    No transito o carro chega ficar gelado, do tipo 80 graus em pleno calor de sao paulo, o que não é nada ruim.

    Na caravan não tenho esse problema de temperatura. Nesse ponto tá legal. O que tá incomodando mesmo é o barulho da ventoinha.

    No meu Diplomata eu coloquei uma segunda ventoinha de 8" na frente do radiador, mas apenas para ajudar no ar condicionado. Ligando o ar liga essa segunda ventoinha, que permanece ligada enquanto o ar estiver ligado.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Eletroventilador novo, opções. Empty Re: Eletroventilador novo, opções.

    Mensagem por opala4cc Qui 30 Dez - 6:32:42

    O problema da sua ventoinha estar barulhenta são os mancais do induzido. No mancal dianteiro tem que trocar o rolamento e no mancal traseiro, se houver folga, tem que fazer um ajuste com nova bucha de bronze grafitado. Comprar uma ventoinha nova é péssima ideia porque ela vai vir com rolamento chinês que em poucos meses vai roncar mais do que a sua atual. Isso sem contar que não há como saber se a rotação da nova ventoinha é igual ou superior à original. Além disso, os chineses costumam usar fios mais finos nos enrolamentos, o que aumenta as chances de queima da ventoinha.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Eletroventilador novo, opções. Empty Re: Eletroventilador novo, opções.

    Mensagem por opala4cc Qui 30 Dez - 9:00:18


    Caso você resolva arrumar a sua ventoinha:


    Pelo que me lembro, o motor da ventoinha elétrica do radiador do opala usa este sistema:

    Eletroventilador novo, opções. Ventor23
    Foto1: mancal traseiro - bucha de bronze grafitado

    Eletroventilador novo, opções. Ventor21
    Foto 2: mancal dianteiro - rolamento rígido de esferas.

    Eletroventilador novo, opções. Ventor22
    Foto 3: bater com cuidado com uma talhadeira no local das setas, para abrir.

    Conforme a foto 3, prender o motor da ventoinha nessa posição na morsa e bater de leve com uma talhadeira (ou chave de fenda) e martelinho nos remanches indicados nas setas vermelhas para poder abrir a carcaça.
    No mancal dianteiro (foto 2), vai ter que furar os rebites originais (circulados em vermelho), para poder trocar o rolamento, sacando fora esta placa redonda (cuidado para não perfurar demais e estragar o induzido - melhor usar uma furadeira de bancada). Para fechar, usar rebite de repuxo (também conhecido como POP). Usar o rebite menor e mais curto possível. A rebitadeira deve puxar o rebite pelo lado interno da placa dianteira do motor para que o lado mais saliente do rebite não interfira no giro do induzido.
    Não prender o motor da ventoinha na morsa apertando-a pela superfície lateral, pois pode ovalizar a carcaça ou mesmo quebrar os ímãs permanentes do estator.
    Abraço.
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Eletroventilador novo, opções. Empty Re: Eletroventilador novo, opções.

    Mensagem por fauzi Qui 30 Dez - 14:42:00

    Muito útil esse detalhamento. Vou criar coragem pra tirar a ventoinha, que no caso do 6cc é bem trabalhoso sem tirar o radiador. Até tenho uma boa oficina pra tentar fazer eu mesmo esse serviço, mas tenho muita facilidade por aqui.

    Minha cidade é conhecida dos autoalétricos de todo o Brasil, pois aqui temos dezenas de indústrias, de todos os portes, que recondicionam tudo que é coisa elétrica de carro. É conhecida como a "Capital do Induzido", com dezenas (falam que tem mais de 100 mas eu não acredito) de indústrias de todos os portes que se dedicam a fabricar induzidos e estatores novos, mas principalmente recondicionamento dessas peças. Além disso, aqui existe várias empresas que recondicionam também eletroventiladores, limpadores de parabrisas, chaves de seta, bobinas de campo, automáticos de partida, etc.

    Quando tiver oportunidade pergunte para algum autolétrico sobre Pederneiras. Aqui tem dezenas de vendedores de induzidos, facilmente identificáveis, pois a maioria tem uma F250, que saem toda semana carregados de peças visitando as autoelétricas, vendendo a base de troca. Eles viajam literalmente o Brasil todo. Sei disso porque tenho um cunhado que recondiciona bobinas de campo e estou sempre conversando com esses vendedores. Cada um tem sua "linha", como eles chamam, ou seja, a região que percorrem.


    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Eletroventilador novo, opções. Empty Re: Eletroventilador novo, opções.

    Mensagem por opala4cc Qui 30 Dez - 16:05:01

    fauzi escreveu:Muito útil esse detalhamento. Vou criar coragem pra tirar a ventoinha, que no caso do 6cc é bem trabalhoso sem tirar o radiador. Até tenho uma boa oficina pra tentar fazer eu mesmo esse serviço, mas tenho muita facilidade por aqui.

    Minha cidade é conhecida dos autoalétricos de todo o Brasil, pois aqui temos dezenas de indústrias, de todos os portes, que recondicionam tudo que é coisa elétrica de carro. É conhecida como a "Capital do Induzido", com dezenas (falam que tem mais de 100 mas eu não acredito) de indústrias de todos os portes que se dedicam a fabricar induzidos e estatores novos, mas principalmente recondicionamento dessas peças. Além disso, aqui existe várias empresas que recondicionam também eletroventiladores, limpadores de parabrisas, chaves de seta, bobinas de campo, automáticos de partida, etc.

    Quando tiver oportunidade pergunte para algum autolétrico sobre Pederneiras. Aqui tem dezenas de vendedores de induzidos, facilmente identificáveis, pois a maioria tem uma F250, que saem toda semana carregados de peças visitando as autoelétricas, vendendo a base de troca. Eles viajam literalmente o Brasil todo. Sei disso porque tenho um cunhado que recondiciona bobinas de campo e estou sempre conversando com esses vendedores. Cada um tem sua "linha", como eles chamam, ou seja, a região que percorrem.



    UAU!
    Seria interessante perguntar para eles o que acham das ventoinhas chinesas, kkkkk!!!!

    Conteúdo patrocinado


    Eletroventilador novo, opções. Empty Re: Eletroventilador novo, opções.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 28 Abr - 10:23:20