hittokiri escreveu:Boa tarde pessoal, tudo bem?
Seguinte tenho um opala comodoro 79 4cil original, motorzinho bem novinho STD, porém penso em futuramente trocar o motor para o 6Cil, nunca andei em um 6 cil, mas dizem que é da agua pro vinho.
Eu sou mecanico, porém minha especializaçao é I.E., em relaçao a opala nao tenho tanto conhecimento.
Minhas duvidas sao:
O que é possivel aproveitar do 4 cil no 6c? Tipo volante do motor, embreagem e etc, Sei que o cambio eu vou ter que trocar, o meu é um cclec clec, quando eu mudar pra 6 vou deixar esse cambio mesmo ( vou andar da boa ) até eu juntar uma grana e achar um cambio de 6cil.
Radiador e suspençao sei que vou ter que mecher, agregado dizem ser possivel utilizar o mesmo, só mudando a posiçao dos coxins, confere isso?
Outra coisa, como faço para saber que o motor é realmente 6cil de opala e nao de caminhonetes? Pelo numero do motor?
Ultima coisa rs, como saber qual o diferencial e relaçao que estao no meu opala? Eu sei que meu diferencial é um Dana, mas de resto nao sei mais nada.
Esse [e um projeto que penso em fazer pra frente, pois vou juntar dinheiro aos poucos para pegar alguma oportunidade boa, entao ja penso em que vou precisar trocar para comprar aos poucos.
Brigadao pessoal.
Bom dia!
Fiz essa transição e vou te passar o que realmente é necessário trocar e o que pode se aproveitar do 4 cilindros.
Motor:
Se o volante do 4 cilindros estiver bom, use ele, é mais leve do que o do 6 cilindros. Há boatos e relatos de que os volantes dos opalas SS tinham um peso bem aproximado dos volantes dos 4 cilindros. Verdade ou não, vale uma pesquisa;
Suportes de alternador, direção e demais periféricos são o mesmo, tanto para 4 e 6 cilindros. Pode usar tudo que estiver no seu 4 cilindros.
Sensores de óleo e temperatura também são os mesmos, mas aconselho comprar novo.
Bomba dágua: aconselho colocar nova, mas em último caso, para não ficar com o carro parado, pode usar a do 4 cilindros. MAS, só em caso do carro ficar parado, do contrário, encontre uma nova para o 6 cilindros, preferencia pela marca URBA.
Câmbio: se for o varetado, pode usar o do 4 cilindros mesmo, só fique ligado com relação a coroa e pinhão do velocímetro, pois com a possível mudança do diferencial, a velocidade no ponteiro ficará errada, tem que trocar pelo menos o pinhão do velocímetro, e em último caso a coroa também, mas aí tem que tirar a rabeta do câmbio e tal, mais difícil. Há muitas controvérsias sobre o câmbio varetado, mas até onde pesquisei e vi pessoalmente, os câmbios não têm diferença, são todos iguais. Já nos modernos com trambulador interno, aí sim, tem diferenças entre 4 e 6 cilindros.
Diferencial: pode usar o mesmo que já está no carro, dana 30 é o melhor dos originais usados no opala. Troca de coroa e pinhão é questão de gosto e usabilidade. Com a relação 3,54, o carro ficará mais esperto na cidade, mas ficará ruim na estrada. 3,07 é um meio termo entre cidade e estrada. Eu recomendo colocar o conjunto 43x14 (acho que é essa a relação coroa e pinhão). Vai ser difícil achar, até lá você pode usar o que já está no carro.
Cardãn: Você precisará trocar o carrdãn ou cortar o original do carro. No meu eu uso diferencial braseixos, precisei cortar 5cm do cardãn pois o motor 6 cilindros empurra o cambio para trás. Verifique esta informação e tente cortar, ou se achar um cardãn original pronto talvez saia mais barato. Relação de preços colocarei abaixo.
Radiador: vai precisar de um original para 6 cilindros, o do quatro cilindros não dá conta. Também vai precisar dos suportes originais. Dos radiadores originais, hoje tem a opção de radiador de aluminio, mas fique atento, compre radiador com colmeia BRASADA, pois tem uns que vendem com colmeia de cano, esse NÃO é o ideal. Se encontrar um radiador usado barato, as vezes compensa pela estrutura (caixa como o pessoal diz) e você troca a colmeia por uma nova, assim terá um radiador novo e original. Fique atento, tem radiador de aluminio original dos modernos que o pessoal vende como do 6 cilindros, mas na verdade ele é do 4 cilindros com ar condicionado. NÃO COMPRE.
Suportes: hoje tem na internet a venda de suportes baseados nos originais (suporte do motor, radiador, etc). Se o motor 6 cilindros que você possui não tiver os suportes, pode comprar que são bons e precisam de muito pouco ajuste. São 2 suportes do agregago, 2 suportes dos coxins do motor e 4 suportes do radiador, sendo 2 superiores e 2 inferiores.
Embreagem: Se do 4 cilindros estiver boa, pode usar por um tempo, mas aconselho comprar um kit novo. Já que vai tirar a mecânica do carro, aproveite e faça a troca, não vai se arrepender.
Uma coisa que o pessoal não dá muita bola mas acho crucial é o reservatório de expansão. Fica um pouco salgado para instalar, mas ajuda bastante na refrigeração do motor.
Vou passar um resumo do que gastei para transformar meu opala em 6 cilindros:
Motor + revisão e peças: R$ 5.000,00
Kit de Embreagem: R$ 1.000,00
Relação 2,73 + serviço de troca: R$ 2.100,00
Radiador original: R$ 700,00
Suportes (motor e radiador): R$ 500,00
Corte e balanceamento do cardãn: R$ 400,00
Bomba dágua URBA: R$ 400,00
Escapamento dimensionado (ômega): R$ 2.000,00
Mão-de-obra troca do motor: R$ 3.500,00
Demais acessórios, peças e sensores: R$ 1.400,00
TOTAL: R$ 17.000,00
São valores aproximados, acredito que eu tenha gasto mais que isso, pois não anotei tudo, parei de contar pra não ficar doido kkk.
Enfim, é isso, se tiver alguma dúvida estou a disposição.
Fazendo no capricho fica muito bom, mas acredito que hoje só vale a pena se o carro tiver um valor sentimental, do contrário eu venderia e compraria um original 6 cilindros, ou pelo menos já pronto.
Documentação? não mexi, só me preocupei em verificar se o motor que coloquei não tinha registro no detran ou queixa de furto e roubo, pois veículos anteriores a 1990 não tinham obrigação de registrar o motor no documento. Hoje em dia eu sei que nas transferências já estão fazendo isso.
Em último caso, peça só pra registrar o motor no documento, sem mexer em potência, senão pode dar problema, e pra falar a verdade, tirando os opaleiros e afixionados pelo carro, ´nem vendo o motor o pessoal se liga na diferença, apesar de bem visivel rs, já cansei de ver gente olhando o cofre e perguntando se era 4 ou 6, acredito que muito opaleiro já passou por isso.
Minha dica é, faça bem feito e o mais próximo do original, assim não dá margem para suposições.
Hoje à(s) 8:28:08 por Paulo Corso
» Troca de cambio e diferencial (cardã ficou curto era pra acontecer?) (RESOLVIDO)
Hoje à(s) 5:36:53 por Rubão6cc
» Numeração motor
Hoje à(s) 5:23:23 por Rubão6cc
» Desmontar pivô do limpador do parabrisa
Ontem à(s) 16:35:40 por opala4cc
» Caravan Comodoro 1990 Preto Nobre
Dom 26 maio - 13:49:11 por Gui Rizla
» Instalação de rádio
Dom 26 maio - 9:56:52 por PauloCarvalho
» Alocação dos relés - 81/84
Dom 26 maio - 9:44:18 por PauloCarvalho
» Preparação para um Diferencial novo Dana 44.3
Dom 26 maio - 8:19:41 por francisco6>8
» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Dom 26 maio - 5:08:34 por ernani paulo damasceno