Boa noite, gente!
Estou na raia ainda, não fugi, também ainda não terminei meu projeto, embora falte muito pouco.
Só para atualizar este ano, breve posto as fotos, quase não atuei, o calor tira a vontade, esta é uma hora boa de trabalhar, mas minha garagem não é um palácio iluminado, então como só falta a conclusão de fiação, a tortura tem que ser diurna.
Como já comentei anteriormente, e alguns colegas concordaram, as réguas de fusíveis do opala são um fiasco, bem dimensionadas, mas montadas no pior lugar do carro, aliás uma tendência que persiste e até piorou nos carros modernos. UMA MAÇÃ PARA QUEM ACHAR DETRMINADO FUSÍVEL.
ÊLES ESTÃO BEM ESCONDIDOS E O QUE TEM NO MERCADO SÃO LIXOS.
Bom, para evitar uma aventura noturna ou na chuva, mantive as réguas com sua fiação original, porém instalei relés auxiliares com fusíveis próprios, para os componentes de corrente mais alta e incluí uma sinalização por LED em cada um, que me diz de imediato o estado do relé/fusível que estiver em dúvida. Faróis alto/baixo, buzina, ventoinha, limpador, vidros, espelhos, etc. deu uma trabalheira enorme, mas satisfação garantida, além da segurança caprichei no acabamento, parece até de fábrica. Também instalei o cardã, eu tinha comprado um trambulador novo, veio errado, troquei, tudo certo, embreagem na manteiga, marchas entrando sem barulho, só falta rodar.
Este mês, particularmente, venci meus medos e me atirei na maçaroca de fios do painel console acionador dos vidros e espelhos. Bom, se o cara já não estiver no finzinho do projeto, pare e venda tudo. É preciso além de muita paciência, vontade, entender um bom bocado de elétrica, mecânica, circuitos, espiritismo,
manuseio de ferramentas miúdas, tipo aeronáutica, sem contar o inferno que é lidar com a defasagem de cores nos comandos. Um esquema mostra um fio amarelo que na prática é branco. Outro fio é branco e combina com um branco/preto, e por aí vai. Os vidros seguem cores comuns em todos os motores, mas não encontrei em lugar nenhum que eles tem posição especifica, direita/esquerda, descobri na porrada e com todos montados. Bom, desmontar e refazer tudo nem pensar, acabei produzindo um extrator de terminais e recolocando-os na posição correta de acionamento. Pra ter graça, tive que fazer nos quatro. Ficou bom.
Alguém já tentou entender como funciona o retrovisor elétrico? É um só motor e uma embreagem plástica para um dos eixos. Por sorte só um estava OK. Primeiro olhei os preços de espelhos no ML, CARACA, quase 2 paus. Não deu. Tentei recuperar o motor ruim, não. Bom vamos esperar oportunidade., também tinha um chave táctil ruim. Só que essa tinha no ML há um preço justo, comprei e enquanto surfava dei de cara com o motor completo do espelho, os dois são iguais, lógico que são piratas, mas o carro é para cartão postal, o pior vai durar muito. Bom, com os dois espelhos funcionando perfeitos, os vidros subindo/descendo OK, agora era só fixar os espelhos nas portas. Que trombada. Tem um maldito parafuso que fica bem atrás da longarina da canaleta do vidro, com 3.000 parafusos para soltar, liberar o vidro, tudo já reguladinho. Não dá, vamos achar outra. Fixei o parafuso menos difícil, chave canhão 10 mm, no outro ele nem passa perto, e deixei montado para evitar um tombo, enquanto não chegava uma inspiração mais facilitadora, o que aconteceu dois dias depois, mais preciso dia 27/02, 17 horas. Quem conhece sabe que nesses malditos parafusos vão porca M8, com arruela lisa e de pressão, para ficar profissional, e que o parafuso em questão, para ajudar fica numa curvatura interna da porta que deixa menos espaço ainda entre o parafuso e a canaleta. Solução: moldei uma chave de boca 10/11mm, cortei a parte 11mm, afinei a parte 10 mm e alonguei a haste da chave e fui acertando a inclinação da chave até possibilitar um giro razoável da porca, acho uns 30/40 graus de cada vez. Doeu, mas resolveu. Imaginem depois de tudo montado, ter que tirar a forração porque apareceu barulho de espelho solto, nem pensar, ainda mais que queimei boas economias mandando todos os meus banco para Cambé, Tapeçaria Automotiva. Mandei todos os bancos e me devolveram todos os banco. Perfeição pura.
Este findi quero deixar o freio funcionando, até comprei um sangrador pneumático; colocar as luzes de teto e cortesia de maneira definitiva, já estão funcionando há tempos, vou dar uma analisada na ergonomia do carpete, mas ainda não vou colocar, só quando não tiver dúvida alguma sobre a fiação.
Vale frisar que tive que trocar os dois conectores dos vidros, ambos dando mau contato e falsa informação. Usei dois conectores mini de eletrônica, mas tive que me contentar com seis pinos, não achei com quatro e não quis cortar para não comprometer os guias de acoplamento.
Outra coisa que penso ter melhorado foi melhorar o posicionamento da fiação dentro da , tudo descabelado; fixei ancoragens auto colantes da FORTEC, e prendi com abraçadeiras plásticas convencionais, pois os chicotes passam perto demais das polias do mecanismo dos vidros.
Enfim pessoal, acho que mais um mês e ponho o bicho na rua. O motor está perfeito, pedindo pista, pneus novos MICHELAN e aros originais já montados. Até queria montar pneus tarja branca, mas só encontro 235, o que acho um banditismo para o conjunto direção hidráulica, acho que um 215 ficaria legal sem forçar o conjunto, se alguém tiver dicas, agradeço.
Então, se você não gostar e entender de elétrica, mecânica, eletrônica, manusear esquemateca desembestada, ou muuuiiito dinheiro, mão entre na fria da restauração. Hoje conheço pelo menos uns dez colegas com opalas/passat/maverick... jogados há mais de cinco anos por que passou o empolgação inicial, espalharam os carros em mais de um oficina e já nem localizam mais os pedaços e por aí vai. Um bom projeto com as pessoas certas, sem forças o bolso penso que dá para faze em um ano. Como o meu foi uma compra ruim, lata toda podre, e eu quis fazer a parte abaxi sozinho , em novembro fechou três anos desde que comecei, então acho vai chegar 3,5 anos.
Se o resultado final atingir 85/90% da minha meta já estou satisfeito.
Esqueci: o painel é uma encrenca a parte, tanto em pinagem como fiação e fica para a a próxima.
Continuo aceitando criticas e sugestões, muitos problemas resolvi por aqui, no grupo, via dicas de colegas que gostam tanto da arte como de ajudar, grato a vocês.
Abraço a todos.
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