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    Mensagem por lucas krause Qui 4 Abr - 11:16:14

    Pessoal, adquiri recentemente meu sonho (um Opala 6 cilindros), meu primeiro Opala.
    Vendi meu Omega 4.1 e comprei este Opala que os senhores podem ver na assinatura.
    Enfim.

    O carro hoje conta com:
    Motor Silverado 100% original (comando, bicos, tuchos, taxa)
    FT250
    6x2 bem feita de prateleira.

     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 20240115


    DÚVIDA 1:
    - Mantém injeção, passo para FT500, com injeção sequencial?
    OU
    - Monto ele na Weber e cabeçote de Opala?
    A Dúvida é por conta do consumo, apenas.

    Independente do cabeçote, receberá kit para o comando, pistões retos, junta de cabeçote baixa, valvula de blazer na admissao, valvula de admissao original no escape, pretendo rodar na nova gasolina com 35% etanol, no máximo 11 de taxa


    DÚVIDA 2
    Kit comando 525A 268x268
    OU
    Kit comando 525B 278x278?

    Carro é pra andar de boa/brincando de quinta a domingo, mas eu não quero abrir mão de embaralhar, é um sonho antigo.


    Última edição por lucas krause em Qui 25 Abr - 8:23:25, editado 3 vez(es)
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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800

    Mensagem por JCZBR Qui 4 Abr - 11:56:43

    Cara, acho muito bacana a duvida, eu tenho um carburado, com weber e tal, so nao tem comando, como o seu ja é injetado, e o cabeçote dele é pra carro injetado, diferente do original de opala mesmo que se da melhor com carburador, eu continuaria com ele injetado, ate pq tem uma ft250 ne? Da pra fazer um acerto mais fino, vai comsumir menos combustível, vai dar menos buraco, vai ficar mais confortável de andar. Mas se quiser seguir o carro pro lado mais original e tal, volta ele pra carburado kkk
    Enfim, tem pontos positivos e negativos de tudo isso, o meu pretendo colocar injeção nele, pq se fica 1 semaninha sem ligar, a weber ja entra algum cisco nela e fica meio ruim de pegar, mas depois ela "limpa" e volta ao normal, ja injeção esse problema é mais difícil de acontecer.

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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800

    Mensagem por JCZBR Qui 4 Abr - 12:00:53

    Respondendo a outra duvida, 268 aida da pra usar trava, prato e molar originais, 278 meu preparador falou que ja é bom trocar por causa de flutuação de valvulas e perigo de bater valvula com pistão por conta da flutuação.

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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800

    Mensagem por lucas krause Qui 4 Abr - 12:23:22

    JCZBR escreveu:Cara, acho muito bacana a duvida, eu tenho um carburado, com weber e tal, so nao tem comando, como o seu ja é injetado, e o cabeçote dele é pra carro injetado, diferente do original de opala mesmo que se da melhor com carburador, eu continuaria com ele injetado, ate pq tem uma ft250 ne? Da pra fazer um acerto mais fino, vai comsumir menos combustível, vai dar menos buraco, vai ficar mais confortável de andar. Mas se quiser seguir o carro pro lado mais original e tal, volta ele pra carburado kkk
    Enfim, tem pontos positivos e negativos de tudo isso, o meu pretendo colocar injeção nele, pq se fica 1 semaninha sem ligar, a weber ja entra algum cisco nela e fica meio ruim de pegar, mas depois ela "limpa" e volta ao normal, ja injeção esse problema é mais difícil de acontecer.

    Cara sinceramente não consegui me decidir a respeito. Gosto dos dois.
    Muitissimo obrigado pela opinião!

    JCZBR escreveu:Respondendo a outra duvida, 268 aida da pra usar trava, prato e molar originais, 278 meu preparador falou que ja é bom trocar por causa de flutuação de valvulas e perigo de bater valvula com pistão por conta da flutuação.

    Entao, sobre prato, trava, tucho, mola, engrenagem, será tudo novo, para acompanhar o comando e tirar o máximo que ele terá a oferecer...
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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800

    Mensagem por FabioM Qui 4 Abr - 13:28:06

    Eu acho que se você sair do injetado para o carburado vai ser um retrocesso.

    Se está injetado, só faz a troca das peças que você listou e refaz o acerto do motor.

    Se está tudo funcionando, não tem o porquê voltar para o carburador, ainda mais no preparado.

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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800

    Mensagem por Tonho_RS Qui 4 Abr - 13:33:34

    Minha opinião vai ser exclusivamente sobre carburador x injeção:

    Nessa altura do campeonato a racionalidade deve-se sobrepor ao saudosismo e a lealdade a certos princípios obsoletos, e onde eu quero chegar com isso, carburador é legal, é "raiz", fica lindo no cofre, principalmente se investir no estilo wire tuck (método para esconder os fios e deixar o cofre o mais limpo possível), também promove aquela patada, aquele pump que nenhuma injeção consegue (graças ao efeito venture), mas a grande questão que precisa ser considerada é poder ter prazer ao pilotar, o carro precisa promover alegria, e o carburador é um grande complicador disso, e vou explicar o porque, em primeiro lugar quem tem esse tipo de carro não usa diariamente, normalmente só aos finais de semana e olhe lá, às vezes o carro fica duas semanas, um mês parado, e aí você vai ligar pra dar uma volta e surpresa, o carro ta uma bosta, porque a nossa magnífica gasolina ferrou tudo, os 27,5% de álcool na gasolina viraram gel e entupiu os giclês, sem falar na corrosão a longo prazo em um carburador que não é niquelado, e aí o teu passeio virou uma manutenção, vai passar a tarde desmontando, limpando e regulando o carburador, para daqui duas/três semanas acontecer a mesma coisa, e falando em gasolina boa, tá aí o projeto quase aprovado que eleva para até 35% de álcool na gasolina, se antes já era ruim, depois vai ficar pior ainda.

    Com a injeção você elimina toda essa problemática, o carro pode ficar o mês todo parado, quando der na chave a bomba pressuriza e ele pega de primeira, ainda mais se tiver um sistema com atuador de marcha lenta. Tem também a questão do acerto, que está ao alcance dos dedos, não vai precisar ter um pote cheio de giclês, canetas, etc com várias medidas, ou ficar refurando os giclês, resolve tudo na central, sem falar que hoje em dia é muito mais fácil achar quem mexa em injeção programável do que quem saiba mexer de verdade em um carburador.

    Eu sempre fui o saudosista do carburador, defensor ferrenho, mas como eu disse, chega o dia que a lógica e a racionalidade se sobrepõem aos velhos conceitos, tu não tem mais saco pra ficar lidando com banalidades, só quer pegar o maldito carro/moto e dar o teu rolê, para fugir dos problemas, para esfriar a cabeça ou simplesmente porque isso te traz felicidade, simples assim.

    Então se quer um conselho, fica com a tua injeção eletrônica, teu motor já está pronto para isso, já tem uma ECU boa, instala o comando, faça o acerto e seja feliz, o máximo que vai precisar fazer é instalar bicos com maior vazão, quem sabe um dia uma ECU melhor, é isso.

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    Mensagem por lucas krause Qui 4 Abr - 13:41:15

    FabioM escreveu:Eu acho que se você sair do injetado para o carburado vai ser um retrocesso.

    Se está injetado, só faz a troca das peças que você listou e refaz o acerto do motor.

    Se está tudo funcionando, não tem o porquê voltar para o carburador, ainda mais no preparado.

    Muito obrigado pela opinião.
    Está funcionando bem, mas não tão bem quanto eu gostaria, a FT250 é uma injeção bem atrasada, nós sabemos.
    Muita gente me fala a mesma coisa.
    Por questões de originalidade e saudosismo, penso muito em instalar a Weber, fazer uma preparação oldschool com cofre bem limpo.
    Eu voltaria inclusive para a ventoinha padrão, realocando as ventoinhas elétricas na frente do radiador, pra ficar bem oldschool mesmo.
    Gosto bastante do visual limpo no interior do carro também, menos fios, sem o suporte para a Fueltech, etc...


    O que me prende ao injetado é o consumo, não consigo ver outra coisa além disto, se alguem tiver uma opinião sobre o que a injeção pode ajudar além do consumo, estou aberto a discussão, talvez ajude.
    É claro que beber ele vai, mas não quero inviabilizar o carro, não quero pensar ''hoje não vou sair com ele por que ele faz 2kml''.
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    Mensagem por lucas krause Qui 4 Abr - 13:50:04

    Tonho_RS escreveu:Minha opinião vai ser exclusivamente sobre carburador x injeção:

    Nessa altura do campeonato a racionalidade deve-se sobrepor ao saudosismo e a lealdade a certos princípios obsoletos, e onde eu quero chegar com isso, carburador é legal, é "raiz", fica lindo no cofre, principalmente se investir no estilo wire tuck (método para esconder os fios e deixar o cofre o mais limpo possível), também promove aquela patada, aquele pump que nenhuma injeção consegue (graças ao efeito venture), mas a grande questão que precisa ser considerada é poder ter prazer ao pilotar, o carro precisa promover alegria, e o carburador é um grande complicador disso, e vou explicar o porque, em primeiro lugar quem tem esse tipo de carro não usa diariamente, normalmente só aos finais de semana e olhe lá, às vezes o carro fica duas semanas, um mês parado, e aí você vai ligar pra dar uma volta e surpresa, o carro ta uma bosta, porque a nossa magnífica gasolina ferrou tudo, os 27,5% de álcool na gasolina viraram gel e entupiu os giclês, sem falar na corrosão a longo prazo em um carburador que não é niquelado, e aí o teu passeio virou uma manutenção, vai passar a tarde desmontando, limpando e regulando o carburador, para daqui duas/três semanas acontecer a mesma coisa, e falando em gasolina boa, tá aí o projeto quase aprovado que eleva para até 35% de álcool na gasolina, se antes já era ruim, depois vai ficar pior ainda.

    Com a injeção você elimina toda essa problemática, o carro pode ficar o mês todo parado, quando der na chave a bomba pressuriza e ele pega de primeira, ainda mais se tiver um sistema com atuador de marcha lenta. Tem também a questão do acerto, que está ao alcance dos dedos, não vai precisar ter um pote cheio de giclês, canetas, etc com várias medidas, ou ficar refurando os giclês, resolve tudo na central, sem falar que hoje em dia é muito mais fácil achar quem mexa em injeção programável do que quem saiba mexer de verdade em um carburador.

    Eu sempre fui o saudosista do carburador, defensor ferrenho, mas como eu disse, chega o dia que a lógica e a racionalidade se sobrepõem aos velhos conceitos, tu não tem mais saco pra ficar lidando com banalidades, só quer pegar o maldito carro/moto e dar o teu rolê, para fugir dos problemas, para esfriar a cabeça ou simplesmente porque isso te traz felicidade, simples assim.

    Então se quer um conselho, fica com a tua injeção eletrônica, teu motor já está pronto para isso, já tem uma ECU boa, instala o comando, faça o acerto e seja feliz, o máximo que vai precisar fazer é instalar bicos com maior vazão, quem sabe um dia uma ECU melhor, é isso.

    Mestre, que bela opinião! Obrigado.
    Fiz diversos cursos de injeção, eu mesmo acertei a FT250 com duas sondas emprestadas, esse post inclusive é bem irônico nesse sentido, já que conheço bastante de injeção...

    O meu preparador (que é saudosista) disse que ele acerta a Weber niquelada, e eu posso esquecer, não precisa mais mexer em acerto novamente, a não ser que haja uma nova preparação. Ele também me pediu para colocar 2 sondas no escape para monitorar a sonda, e que ele vai me ensinar a acertar (apesar de eu já ter conhecimento, como mencionei)
    Ele também fala que não terei problemas, por que saio para encontros de antigos sempre de quinta a domingo, o carro só fica parado de segunda a quinta...

    Como nunca andei dias, semanas, meses com carro carburado, só dei uma volta, não tenho noção, e por isso criei esse post...


    Última edição por lucas krause em Qui 4 Abr - 13:58:52, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por FabioM Qui 4 Abr - 13:50:35

    Eu uso carburado há 12 anos. Há 2 anos enfrento problema de má qualidade das peças de reposição do caburador.

    Tanto é verdade que estou com todas as peças necessárias para injetar e só aguardando o instalador.

    Carburador se ficou muito tempo parado é incômodo na certa, vai criar bora, vai entupir gicle e por ai vai.

    Não que injetado não dê problema, mas se bem feito a chance de problema é infinitamente inferior.

    No seu caso, na minha humilde opinião, eu trocaria a ft por uma 450+ e atualizaria outras peças caso precisasse, colocaria uma sonda e pronto.

    Já que está tudo nos conformes e funcionando bem, deixa assim e seja feliz.

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    Mensagem por lucas krause Qui 4 Abr - 14:33:35

    FabioM escreveu:Eu uso carburado há 12 anos. Há 2 anos enfrento problema de má qualidade das peças de reposição do caburador.

    Tanto é verdade que estou com todas as peças necessárias para injetar e só aguardando o instalador.

    Carburador se ficou muito tempo parado é incômodo na certa, vai criar bora, vai entupir gicle e por ai vai.

    Não que injetado não dê problema, mas se bem feito a chance de problema é infinitamente inferior.

    No seu caso, na minha humilde opinião, eu trocaria a ft por uma 450+ e atualizaria outras peças caso precisasse, colocaria uma sonda e pronto.

    Já que está tudo nos conformes e funcionando bem, deixa assim e seja feliz.


    Muitissimo obrigado!
    Está virando unanimidade.
    Estou bastante resistente de deixar o saudosismo de lado, mas acredito que não terei outra opção.
    Vamos deixar o pessoal opinar, caso alguem tenha uma opinião a favor de carburação...
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    Mensagem por Tonho_RS Qui 4 Abr - 17:15:39

    lucas krause escreveu:
    Tonho_RS escreveu:Minha opinião vai ser exclusivamente sobre carburador x injeção:

    Nessa altura do campeonato a racionalidade deve-se sobrepor ao saudosismo e a lealdade a certos princípios obsoletos, e onde eu quero chegar com isso, carburador é legal, é "raiz", fica lindo no cofre, principalmente se investir no estilo wire tuck (método para esconder os fios e deixar o cofre o mais limpo possível), também promove aquela patada, aquele pump que nenhuma injeção consegue (graças ao efeito venture), mas a grande questão que precisa ser considerada é poder ter prazer ao pilotar, o carro precisa promover alegria, e o carburador é um grande complicador disso, e vou explicar o porque, em primeiro lugar quem tem esse tipo de carro não usa diariamente, normalmente só aos finais de semana e olhe lá, às vezes o carro fica duas semanas, um mês parado, e aí você vai ligar pra dar uma volta e surpresa, o carro ta uma bosta, porque a nossa magnífica gasolina ferrou tudo, os 27,5% de álcool na gasolina viraram gel e entupiu os giclês, sem falar na corrosão a longo prazo em um carburador que não é niquelado, e aí o teu passeio virou uma manutenção, vai passar a tarde desmontando, limpando e regulando o carburador, para daqui duas/três semanas acontecer a mesma coisa, e falando em gasolina boa, tá aí o projeto quase aprovado que eleva para até 35% de álcool na gasolina, se antes já era ruim, depois vai ficar pior ainda.

    Com a injeção você elimina toda essa problemática, o carro pode ficar o mês todo parado, quando der na chave a bomba pressuriza e ele pega de primeira, ainda mais se tiver um sistema com atuador de marcha lenta. Tem também a questão do acerto, que está ao alcance dos dedos, não vai precisar ter um pote cheio de giclês, canetas, etc com várias medidas, ou ficar refurando os giclês, resolve tudo na central, sem falar que hoje em dia é muito mais fácil achar quem mexa em injeção programável do que quem saiba mexer de verdade em um carburador.

    Eu sempre fui o saudosista do carburador, defensor ferrenho, mas como eu disse, chega o dia que a lógica e a racionalidade se sobrepõem aos velhos conceitos, tu não tem mais saco pra ficar lidando com banalidades, só quer pegar o maldito carro/moto e dar o teu rolê, para fugir dos problemas, para esfriar a cabeça ou simplesmente porque isso te traz felicidade, simples assim.

    Então se quer um conselho, fica com a tua injeção eletrônica, teu motor já está pronto para isso, já tem uma ECU boa, instala o comando, faça o acerto e seja feliz, o máximo que vai precisar fazer é instalar bicos com maior vazão, quem sabe um dia uma ECU melhor, é isso.

    Mestre, que bela opinião! Obrigado.
    Fiz diversos cursos de injeção, eu mesmo acertei a FT250 com duas sondas emprestadas, esse post inclusive é bem irônico nesse sentido, já que conheço bastante de injeção...

    O meu preparador (que é saudosista) disse que ele acerta a Weber niquelada, e eu posso esquecer, não precisa mais mexer em acerto novamente, a não ser que haja uma nova preparação. Ele também me pediu para colocar 2 sondas no escape para monitorar a sonda, e que ele vai me ensinar a acertar (apesar de eu já ter conhecimento, como mencionei)
    Ele também fala que não terei problemas, por que saio para encontros de antigos sempre de quinta a domingo, o carro só fica parado de segunda a quinta...

    Como nunca andei dias, semanas, meses com carro carburado, só dei uma volta, não tenho noção, e por isso criei esse post...

    Realmente, o acerto de carburador se faz apenas uma única vez, só vai mexer nisso novamente se alterar algo no motor, porém ninguém fala dos problemas que você vai ter com nossa gasolina podre, com as peças de reposição de má qualidade, muito menos que não vai encontrar weber original, apenas réplicas.

    Sobre a injeção, por mais que a FT250 seja antiga, ainda é muito melhor que um carburador mal acertado ou entupido com borra de álcool e ainda te proporciona facilidade de acerto, novos mapas, segurança, etc.

    E quanto a questão da injeção sequencial, eu não acho que valha a pena para o teu uso e a tua preparação, é muito trabalho e investimento em adaptação de sensores para pouco resultado, no seu caso eu usaria dois bancos de injetores trabalhando de forma alternada, podendo permanecer com a FT250, mas caso você não abra mão de forma alguma de uma FT450/500, aí vale a pena pensar na injeção sequencial, só vai precisar pensar em como adaptar o sensor de fase no comando.

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    Mensagem por Goettens Qui 4 Abr - 17:47:29

    Fica com a injeção eletrônica, é a melhor opção. Carburador pode ser bacana, mas seria um retrocesso voltar a utilizá-lo quando se tem uma injeção funcional e eficiente. Quanto ao consumo, a diferença entre um carburador bem ajustado e uma injeção eletrônica também bem ajustada deve ser pequena.

    FT450/500 pra fazer injeção sequencial não vai trazer ganhos significativos, geralmente o que vem é a lenta mais suave e uma mínima melhora no consumo, mas muito pouco mesmo.

    No entanto, essas ECUs melhores (inclusive a FT300) podem utilizar ignição por roda fônica, talvez seja algo que lhe agrade

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    Mensagem por lucas krause Qui 4 Abr - 18:27:07

    Tonho_RS escreveu:
    lucas krause escreveu:

    Mestre, que bela opinião! Obrigado.
    Fiz diversos cursos de injeção, eu mesmo acertei a FT250 com duas sondas emprestadas, esse post inclusive é bem irônico nesse sentido, já que conheço bastante de injeção...

    O meu preparador (que é saudosista) disse que ele acerta a Weber niquelada, e eu posso esquecer, não precisa mais mexer em acerto novamente, a não ser que haja uma nova preparação. Ele também me pediu para colocar 2 sondas no escape para monitorar a sonda, e que ele vai me ensinar a acertar (apesar de eu já ter conhecimento, como mencionei)
    Ele também fala que não terei problemas, por que saio para encontros de antigos sempre de quinta a domingo, o carro só fica parado de segunda a quinta...

    Como nunca andei dias, semanas, meses com carro carburado, só dei uma volta, não tenho noção, e por isso criei esse post...

    Realmente, o acerto de carburador se faz apenas uma única vez, só vai mexer nisso novamente se alterar algo no motor, porém ninguém fala dos problemas que você vai ter com nossa gasolina podre, com as peças de reposição de má qualidade, muito menos que não vai encontrar weber original, apenas réplicas.

    Sobre a injeção, por mais que a FT250 seja antiga, ainda é muito melhor que um carburador mal acertado ou entupido com borra de álcool e ainda te proporciona facilidade de acerto, novos mapas, segurança, etc.

    E quanto a questão da injeção sequencial, eu não acho que valha a pena para o teu uso e a tua preparação, é muito trabalho e investimento em adaptação de sensores para pouco resultado, no seu caso eu usaria dois bancos de injetores trabalhando de forma alternada, podendo permanecer com a FT250, mas caso você não abra mão de forma alguma de uma FT450/500, aí vale a pena pensar na injeção sequencial, só vai precisar pensar em como adaptar o sensor de fase no comando.

    Goettens escreveu:Fica com a injeção eletrônica, é a melhor opção. Carburador pode ser bacana, mas seria um retrocesso voltar a utilizá-lo quando se tem uma injeção funcional e eficiente. Quanto ao consumo, a diferença entre um carburador bem ajustado e uma injeção eletrônica também bem ajustada deve ser pequena.

    FT450/500 pra fazer injeção sequencial não vai trazer ganhos significativos, geralmente o que vem é a lenta mais suave e uma mínima melhora no consumo, mas muito pouco mesmo.

    No entanto, essas ECUs melhores (inclusive a FT300) podem utilizar ignição por roda fônica, talvez seja algo que lhe agrade


    Senhores, muito obrigado pelos conselhos!
    Infelizmente, não acho o cofre injetado tão bonito quanto o carburado...
    Mas se ser saudosista é, de certa forma, sofrer da forma que vocês estão citando, prefiro me manter na modernidade.


    A pergunta que fica agora é, com relação ao comando:

    525A 268
    ou
    525B 278?



    Terei problemas demais rodando com o 278 seja ele injetado ou carburado?
    Meu carro tem cambio 5 marchas ré pra trás, Dana 30 3.07
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    Mensagem por Goettens Qui 4 Abr - 20:02:03

    Em geral, graduação maior entrega mais potência em RPM mais alta, mas perde torque em baixa e aumenta o consumo de combustível. Claro que há outros fatores a se considerar, mas o básico é isso.

    Comando 268: entrega torque mais cedo, menor potência máxima, lenta mais estável, menor consumo de combustível.
    Comando 278: entrega torque mais tarde, maior potência máxima em RPM mais alta, possivelmente lenta embaralhada (controlada até certo ponto pela injeção eletrônica, carburador deixa embaralhar com mais facilidade), maior consumo de combustível.

    Não é grande a diferença entre estes dois, um comando 250 seria ainda mais manso. Vai do que você deseja, conforto ou potência. Aliás, dirigir um carro com comando de alta graduação na cidade deve ser terrível, nunca presenciei, mas a falta de força em baixa rotação e a demora na resposta do acelerador são os indícios que me vem à mente. Já pegar estrada é tranquilo.

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    Mensagem por Rubão6cc Sex 5 Abr - 6:24:41

    Eu manteria a injeção já que está lá. A verdade inegável é que injeção eletrônica é MUITO melhor que carburador, especialmente em termos de manutenção. Tenho meu Opala há quase 15 anos e tem um probleminha que até hoje não conseguir resolver. É um pouco comum o entupimento do giclê de marcha lenta. No meu caso é uma coisa recorrente e tudo no carro foi feito novo, inclusive o carburador foi trocado. Tanque já foi limpo. Minha suposição é que possa ser alguma coisa relacionada a pressão da bomba elétrica. Fato é que eu acho que ele entope mais do que deveria, mesmo usando com alguma frequência. Com injeção eletrônica você se livra desses problemas.


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    Mensagem por lucas krause Sex 5 Abr - 8:17:39

    Goettens escreveu:Em geral, graduação maior entrega mais potência em RPM mais alta, mas perde torque em baixa e aumenta o consumo de combustível. Claro que há outros fatores a se considerar, mas o básico é isso.

    Comando 268: entrega torque mais cedo, menor potência máxima, lenta mais estável, menor consumo de combustível.
    Comando 278: entrega torque mais tarde, maior potência máxima em RPM mais alta, possivelmente lenta embaralhada (controlada até certo ponto pela injeção eletrônica, carburador deixa embaralhar com mais facilidade), maior consumo de combustível.

    Não é grande a diferença entre estes dois, um comando 250 seria ainda mais manso. Vai do que você deseja, conforto ou potência. Aliás, dirigir um carro com comando de alta graduação na cidade deve ser terrível, nunca presenciei, mas a falta de força em baixa rotação e a demora na resposta do acelerador são os indícios que me vem à mente. Já pegar estrada é tranquilo.

    Me passaram informação que como uso injeção, 278 não deve me incomodar tanto, por que posso estudar um mapa pra mitigar a falta de torque do comando.
    O meu receito é ficar galopando demais e ruim de sair no sinal, num morro, por exemplo.
    Já tive carro preparado, mas nunca com comando alto assim, sempre trabalhei na linha original.

    Rubão6cc escreveu:Eu manteria a injeção já que está lá. A verdade inegável é que injeção eletrônica é MUITO melhor que carburador, especialmente em termos de manutenção. Tenho meu Opala há quase 15 anos e tem um probleminha que até hoje não conseguir resolver. É um pouco comum o entupimento do giclê de marcha lenta. No meu caso é uma coisa recorrente e tudo no carro foi feito novo, inclusive o carburador foi trocado. Tanque já foi limpo. Minha suposição é que possa ser alguma coisa relacionada a pressão da bomba elétrica. Fato é que eu acho que ele entope mais do que deveria, mesmo usando com alguma frequência. Com injeção eletrônica você se livra desses problemas.

    Infelizmente é unanimidade, a cada 10 pessoas que eu converso, 9 me falam que injeção é melhor...
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    Mensagem por Goettens Sex 5 Abr - 20:21:02

    Rubão6cc escreveu:Eu manteria a injeção já que está lá. A verdade inegável é que injeção eletrônica é MUITO melhor que carburador, especialmente em termos de manutenção. Tenho meu Opala há quase 15 anos e tem um probleminha que até hoje não conseguir resolver. É um pouco comum o entupimento do giclê de marcha lenta. No meu caso é uma coisa recorrente e tudo no carro foi feito novo, inclusive o carburador foi trocado. Tanque já foi limpo. Minha suposição é que possa ser alguma coisa relacionada a pressão da bomba elétrica. Fato é que eu acho que ele entope mais do que deveria, mesmo usando com alguma frequência. Com injeção eletrônica você se livra desses problemas.

    O mesmo acontece com minha Bandit. Com o passar do tempo, um dos 4 carburadores acaba entupindo o giclê de lenta, falha muito na partida a frio, basicamente rodando em 3 cilindros. É só acionar o enriquecedor de mistura, acelerar até entrar o giclê principal, ou simplesmente esperar o motor esquentar, que o funcionamento fica suave.

    Provavelmente ocorre porque ando muito pouco com ela, às vezes fica mais de um mês parada. Dá vontade de convertê-la pra injeção eletrônica, mas neste caso considero que isso acabaria com o caráter e charme da moto e prefiro lidar com os problemas.

    Curioso que não tenho esse mesmo apego com a Caravan, converteria ela pra injeção eletrônica sem pensar duas vezes. Só falta $$$.

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    Mensagem por lucas krause Sex 5 Abr - 20:46:58

    Goettens escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Eu manteria a injeção já que está lá. A verdade inegável é que injeção eletrônica é MUITO melhor que carburador, especialmente em termos de manutenção. Tenho meu Opala há quase 15 anos e tem um probleminha que até hoje não conseguir resolver. É um pouco comum o entupimento do giclê de marcha lenta. No meu caso é uma coisa recorrente e tudo no carro foi feito novo, inclusive o carburador foi trocado. Tanque já foi limpo. Minha suposição é que possa ser alguma coisa relacionada a pressão da bomba elétrica. Fato é que eu acho que ele entope mais do que deveria, mesmo usando com alguma frequência. Com injeção eletrônica você se livra desses problemas.

    O mesmo acontece com minha Bandit. Com o passar do tempo, um dos 4 carburadores acaba entupindo o giclê de lenta, falha muito na partida a frio, basicamente rodando em 3 cilindros. É só acionar o enriquecedor de mistura, acelerar até entrar o giclê principal, ou simplesmente esperar o motor esquentar, que o funcionamento fica suave.

    Provavelmente ocorre porque ando muito pouco com ela, às vezes fica mais de um mês parada. Dá vontade de convertê-la pra injeção eletrônica, mas neste caso considero que isso acabaria com o caráter e charme da moto e prefiro lidar com os problemas.

    Curioso que não tenho esse mesmo apego com a Caravan, converteria ela pra injeção eletrônica sem pensar duas vezes. Só falta $$$.

    Eu não teria problema algum em passar por essa situação que voce passa com sua bandit, em meu opala.
    O meu receio é que quero um carro que não dê esse tipo de manutenção. Eu viajo bastante a encontros aqui por perto.
    Como eu falei, ando de quinta a domingo, quaaase que religiosamente.
    Uma partida ruim, uma volta na quadra, e o carburador limpou, eu fico feliz da vida se for assim.

    Ainda estou na dúvida, pois o custo de fazer o que quero na injeção é bem elevado.
    FT 500, injeção sequencial, ignição sequencial, é pelo menos, 35% mais caro que carburador.
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 5 Abr - 22:05:52

    Goettens escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Eu manteria a injeção já que está lá. A verdade inegável é que injeção eletrônica é MUITO melhor que carburador, especialmente em termos de manutenção. Tenho meu Opala há quase 15 anos e tem um probleminha que até hoje não conseguir resolver. É um pouco comum o entupimento do giclê de marcha lenta. No meu caso é uma coisa recorrente e tudo no carro foi feito novo, inclusive o carburador foi trocado. Tanque já foi limpo. Minha suposição é que possa ser alguma coisa relacionada a pressão da bomba elétrica. Fato é que eu acho que ele entope mais do que deveria, mesmo usando com alguma frequência. Com injeção eletrônica você se livra desses problemas.

    O mesmo acontece com minha Bandit. Com o passar do tempo, um dos 4 carburadores acaba entupindo o giclê de lenta, falha muito na partida a frio, basicamente rodando em 3 cilindros. É só acionar o enriquecedor de mistura, acelerar até entrar o giclê principal, ou simplesmente esperar o motor esquentar, que o funcionamento fica suave.

    Provavelmente ocorre porque ando muito pouco com ela, às vezes fica mais de um mês parada. Dá vontade de convertê-la pra injeção eletrônica, mas neste caso considero que isso acabaria com o caráter e charme da moto e prefiro lidar com os problemas.

    Curioso que não tenho esse mesmo apego com a Caravan, converteria ela pra injeção eletrônica sem pensar duas vezes. Só falta $$$.

    Pois é...isso sempre me incomodou um pouco porque eu sempre quis o carro bem confiável pra fazer viagens quando tivesse vontade e de fato em algumas viagens que fiz essa situação apareceu e me incomodou. Quando estava voltando do meu primeiro Opalapa (2017) logo na saída de Lapa o giclê entupiu. Eu parei e assoprei com a boca daí a sujeira saiu. Fiz a viagem toda (550 kms) daí faltando uns 15 km pra chegar na minha cidade o maldito giclê entupiu de novo. Estava difícil levar o carro que estava falhando muito, daí encostei, tirei o giclê e assoprei várias vezes mas não estava resolvendo. Tive que ligar pro meu pai vir ajudar e enquanto estava esperando tentei assoprar de novo e daí que o carro firmou melhor e fui embora pra casa. No outro dia tirei o carburador pra limpar e funcionei o carro. Já estava bom de novo.


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    Mensagem por lucas krause Sex 5 Abr - 22:10:25

    Rubão6cc escreveu:
    Goettens escreveu:

    O mesmo acontece com minha Bandit. Com o passar do tempo, um dos 4 carburadores acaba entupindo o giclê de lenta, falha muito na partida a frio, basicamente rodando em 3 cilindros. É só acionar o enriquecedor de mistura, acelerar até entrar o giclê principal, ou simplesmente esperar o motor esquentar, que o funcionamento fica suave.

    Provavelmente ocorre porque ando muito pouco com ela, às vezes fica mais de um mês parada. Dá vontade de convertê-la pra injeção eletrônica, mas neste caso considero que isso acabaria com o caráter e charme da moto e prefiro lidar com os problemas.

    Curioso que não tenho esse mesmo apego com a Caravan, converteria ela pra injeção eletrônica sem pensar duas vezes. Só falta $$$.

    Pois é...isso sempre me incomodou um pouco porque eu sempre quis o carro bem confiável pra fazer viagens quando tivesse vontade e de fato em algumas viagens que fiz essa situação apareceu e me incomodou. Quando estava voltando do meu primeiro Opalapa (2017) logo na saída de Lapa o giclê entupiu. Eu parei e assoprei com a boca daí a sujeira saiu. Fiz a viagem toda (550 kms) daí faltando uns 15 km pra chegar na minha cidade o maldito giclê entupiu de novo. Estava difícil levar o carro que estava falhando muito, daí encostei, tirei o giclê e assoprei várias vezes mas não estava resolvendo. Tive que ligar pro meu pai vir ajudar e enquanto estava esperando tentei assoprar de novo e daí que o carro firmou melhor e fui embora pra casa. No outro dia tirei o carburador pra limpar e funcionei o carro. Já estava bom de novo.

    Mestre, essa situação que você passou, era com carburador, linha de combustivel, tudo nova?

    Eu pergunto, por que tenho visto alguns topicos bem antigos aqui do fórum, onde BANDIT, j ricardo, e outros membros também experientes falam que carburador novo, linha nova, filtro de combustivel novo, não incomodam...
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 5 Abr - 22:20:00

    lucas krause escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Pois é...isso sempre me incomodou um pouco porque eu sempre quis o carro bem confiável pra fazer viagens quando tivesse vontade e de fato em algumas viagens que fiz essa situação apareceu e me incomodou. Quando estava voltando do meu primeiro Opalapa (2017) logo na saída de Lapa o giclê entupiu. Eu parei e assoprei com a boca daí a sujeira saiu. Fiz a viagem toda (550 kms) daí faltando uns 15 km pra chegar na minha cidade o maldito giclê entupiu de novo. Estava difícil levar o carro que estava falhando muito, daí encostei, tirei o giclê e assoprei várias vezes mas não estava resolvendo. Tive que ligar pro meu pai vir ajudar e enquanto estava esperando tentei assoprar de novo e daí que o carro firmou melhor e fui embora pra casa. No outro dia tirei o carburador pra limpar e funcionei o carro. Já estava bom de novo.

    Mestre, essa situação que você passou, era com carburador, linha de combustivel, tudo nova?

    Eu pergunto, por que tenho visto alguns topicos bem antigos aqui do fórum, onde BANDIT, j ricardo, e outros membros também experientes falam que carburador novo, linha nova, filtro de combustivel novo, não incomodam...

    Nesse dia aí nem tudo era novo...o carburador era velho, as mangueiras também...mas o tanque estava limpo e o filtro de combustível era novo...o problema é que um tempo depois eu comprei um carburador novinho original e troquei todas as mangueiras também, e até a bomba elétrica, daí que ficou realmente tudo 100% novo, porém o problema estava acontecendo novamente, dentro da cidade inclusive..daí que eu guardei o carro e saí do Brasil. Certeza que vou ter que tirar o carburador pra limpar quando tiver de volta.


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    Mensagem por lucas krause Seg 8 Abr - 10:53:08

    Bom, nesse meio-tempo do tópico rolando, o preparador montou cambio 5m fusado, diferencial dana 307 revisado, freios dianteiros do opala moderno, barra estabilizadora do opala 92, enfim.
    Desmontei e descobri que o carro está com bicos de BMW E36 325i (bicos pequenos para o futuro do projeto, obrigatória a troca), troquei mangueiras, radiador, bomba dágua, termostática, duas ventoinhas elétricas SPAL. Tudo zero, injeção e arrefecimento perfeitos.
    Rodei com o carro, de quinta a domingo, simplesmente fantástico.
    Acelerei bastante, ''homologuei'' pra ver se ficou bom mesmo.
    Está tudo pronto para receber preparação mais forte
    Marquei com meu preparador hoje, vou lá conversar sobre o futuro do projeto, pois vou parar o carro pra mexer.

    Até agora o que tenho certeza que vou fazer:
    Parte de baixo: 100% original Silverado pra girar até 6000RPM não preciso de mais que isso
    Vou trocar jogo de bronzinas e anéis
    Pistões de opala alcool com dome medida padrão
    Junta 0.4mm aço

    Gostaria de fazer 5100, pois como não vou usar comando gigante, nem nitro, nem girar muita RPM, uma forma de ganhar potência sem dor de cabeça é litragem.
    Mas não achei pistões 4'' para bielas 6''.
    E também não achei uma forma de passar o bloco silverado para 4800.
    (se alguem tiver uma idéia, estou aberto á sugestôes)

    Agora a dúvida.
    Se for injetado:
    Cabeçote Omega
    Dutos abertos
    Valvula de blazer na admissão, valvula de admissão no escape
    Não vou baixar o cabeçote por conta da fragilidade do mesmo
    6 ITB ou coletor santili com TBI 70mm
    6 bobinas onix individuais
    FT500 + 2 sondas wide
    Sensor de fase no distribuidor
    Kit comando 525A 268 (molas, pratos, travas, tuchos)
    6x2 general 44mm
    Kit balanceiros roletados


    Se for carburado:
    Cabeçote opala
    Lump port
    Valvula de blazer na admissão, valvula de admissão no escape
    Vamos testar taxa e vamos baixar o cabeçote até 11 de taxa
    Weber 44 niquelada
    Módulo ignição original
    Kit comando 525A 268 (molas, pratos, travas, tuchos)
    6x2 general 44mm
    Kit balanceiros roletados


    Caso alguém conheça, meu preparador é o Gordo preparações - old school engines, fica na grande Florianópolis. Ele participou com seu opala da arrancada na passarela neste ultimo final de semana, mas não lembro dos tempos.
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    Mensagem por FabioM Seg 8 Abr - 12:33:19

    lucas krause escreveu: freios dianteiros do opala moderno

    Peço desculpa por desvirtuar seu tópico, mas se puder me ajudar nessa.

    Você trocou só pinças e discos ou teve que trocar manga de eixo também para adaptar os freios? Do moderno que você se refere é os discos ventilados?

    Antes dessa troca o seu opala tinha discos sólidos?

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    Mensagem por lucas krause Seg 8 Abr - 13:32:14

    FabioM escreveu:
    lucas krause escreveu: freios dianteiros do opala moderno

    Peço desculpa por desvirtuar seu tópico, mas se puder me ajudar nessa.

    Você trocou só pinças e discos ou teve que trocar manga de eixo também para adaptar os freios? Do moderno que você se refere é os discos ventilados?

    Antes dessa troca o seu opala tinha discos sólidos?

    Opa mestre, não tem problema algum falar sobre este assunto.
    Eu comecei a mexer no carro de tras pra frente.
    Diferencial, cardã, caixa, freios, barras, molas esportivas, suspensão
    Falta algumas barras e amortecedores sob medida.

    No caso, antes da troca tinha discos solidos
    Colocamos discos ventilados, e pinças para o disco ventilado.
    Posteriormente vou colocar pinças dianteiras do opala 92 que são um pouco maiores, não as encontrei ainda.
    E as traseiras os kit opala 92 já está na mão, só não adaptamos ainda.
    Troquei discos, pinças, pastilhas, mangas de eixo.
    Mas ficaram raspando nas rodas do opala SS, tivemos que lixar as pinças
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 9 Abr - 8:35:45

    lucas krause escreveu:
    Rodei com o carro, de quinta a domingo, simplesmente fantástico.
    Acelerei bastante, ''homologuei'' pra ver se ficou bom mesmo.
    Está tudo pronto para receber preparação mais forte

    Ler isso acaba levantando algumas preocupações...
    O carro está muito bom, ajustado, pronto pra rodar pra qualquer lugar e garantir a sua diversão, daí que você vai desmontar tudo pra investir numa preparação...muita gente acaba tendo diversos problemas e incômodos com isso e às vezes até desanimando e desistindo do carro. Minha pergunta é se está realmente decidido a fazer isso e se está preparado financeiramente também.


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    Mensagem por FabioM Ter 9 Abr - 9:08:46

    lucas krause escreveu:
    FabioM escreveu:

    Peço desculpa por desvirtuar seu tópico, mas se puder me ajudar nessa.

    Você trocou só pinças e discos ou teve que trocar manga de eixo também para adaptar os freios? Do moderno que você se refere é os discos ventilados?

    Antes dessa troca o seu opala tinha discos sólidos?

    Opa mestre, não tem problema algum falar sobre este assunto.
    Eu comecei a mexer no carro de tras pra frente.
    Diferencial, cardã, caixa, freios, barras, molas esportivas, suspensão
    Falta algumas barras e amortecedores sob medida.

    No caso, antes da troca tinha discos solidos
    Colocamos discos ventilados, e pinças para o disco ventilado.
    Posteriormente vou colocar pinças dianteiras do opala 92 que são um pouco maiores, não as encontrei ainda.
    E as traseiras os kit opala 92 já está na mão, só não adaptamos ainda.
    Troquei discos, pinças, pastilhas, mangas de eixo.
    Mas ficaram raspando nas rodas do opala SS, tivemos que lixar as pinças

    Muito obrigado.

    Velho, tentei mandar MP mas teu perfil tá bloqueado pra receber.

    Se puder mandar uma MP pra mim com teu whats eu chamo você lá pra tirar umas dúvidas e não desvirtuar o tópico.

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    Mensagem por lucas krause Qua 10 Abr - 13:29:01

    Rubão6cc escreveu:
    lucas krause escreveu:
    Rodei com o carro, de quinta a domingo, simplesmente fantástico.
    Acelerei bastante, ''homologuei'' pra ver se ficou bom mesmo.
    Está tudo pronto para receber preparação mais forte

    Ler isso acaba levantando algumas preocupações...
    O carro está muito bom, ajustado, pronto pra rodar pra qualquer lugar e garantir a sua diversão, daí que você vai desmontar tudo pra investir numa preparação...muita gente acaba tendo diversos problemas e incômodos com isso e às vezes até desanimando e desistindo do carro. Minha pergunta é se está realmente decidido a fazer isso e se está preparado financeiramente também.

    Mestre, bem pontuado!
    É um sonho de 15 anos montar um opala desse jeito, portanto, não vou desistir.
    Mas de fato, o carro está em perfeitas condições, e, portanto, vou fazer tudo com bastante calma.
    Conversando com meu preparador ontem, chegamos próximos de um denominador comum:

    Se for injetado:
    Cabeçote Omega
    Dutos abertos
    Válvulas de admissão 1.94"
    Válvulas de escape. 1.60"
    Guias de bronze kyline
    Equalizado câmaras de combustão
    Um tapa bem leve no cabeçote devido a fragilidade
    Taxa 11:1
    Pistões retos ou com dome pequeno
    6 ITB
    6 bobinas onix individuais
    FT500 + 2 sondas wide
    Sensor de fase no distribuidor
    Kit comando 525A 268 (molas, pratos, travas, tuchos)
    6x2 general 44mm
    Kit balanceiros roletados


    Se for carburado:
    Cabeçote opala nível 3 do Jean da classic racing parts
    Sem lump port
    Válvulas de admissão 1.94"
    Válvulas de escape. 1.60"
    Guias de bronze kyline
    Equalizado câmaras de combustão
    taxa 11
    Pistões retos ou com dome pequeno
    Weber 40 niquelada
    FT 250 controlando ponto, bomba, lenta
    Kit comando 525A 268 (molas, pratos, travas, tuchos)
    6x2 general 44mm
    Kit balanceiros roletados



    FabioM escreveu:
    lucas krause escreveu:

    Opa mestre, não tem problema algum falar sobre este assunto.
    Eu comecei a mexer no carro de tras pra frente.
    Diferencial, cardã, caixa, freios, barras, molas esportivas, suspensão
    Falta algumas barras e amortecedores sob medida.

    No caso, antes da troca tinha discos solidos
    Colocamos discos ventilados, e pinças para o disco ventilado.
    Posteriormente vou colocar pinças dianteiras do opala 92 que são um pouco maiores, não as encontrei ainda.
    E as traseiras os kit opala 92 já está na mão, só não adaptamos ainda.
    Troquei discos, pinças, pastilhas, mangas de eixo.
    Mas ficaram raspando nas rodas do opala SS, tivemos que lixar as pinças

    Muito obrigado.

    Velho, tentei mandar MP mas teu perfil tá bloqueado pra receber.

    Se puder mandar uma MP pra mim com teu whats eu chamo você lá pra tirar umas dúvidas e não desvirtuar o tópico.

    Opa mestre, não sabia que estava bloqueado, vou tentar desbloquear agora


    Última edição por lucas krause em Qua 10 Abr - 14:39:51, editado 1 vez(es)
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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800

    Mensagem por Tonho_RS Qua 10 Abr - 14:24:07

    lucas krause escreveu:

    Conversando com meu preparador ontem, chegamos próximos de um denominador comum:

    Se for carburado:
    Cabeçote opala nível 3 do Jean da classic racing parts
    Válvulas de admissão 1.94"
    Válvulas de escape. 1.60"
    Guias de bronze kyline
    Equalizado câmaras de combustão
    Um tapa bem leve no cabeçote devido a fragilidade
    taxa 11
    Pistões retos ou com dome pequeno
    Weber 40 niquelada
    FT 250 controlando ponto, bomba, lenta
    Kit comando 525A 268 (molas, pratos, travas, tuchos)
    6x2 general 44mm
    Kit balanceiros roletados
    [/b]

    Amigo, me desculpe, mas colocar um carburador e manter uma injeção para controlar ponto, bomba e lenta, simplesmente não tem lógica alguma, sem falar que seria um retrocesso.

    No teu lugar eu faria por hora toda essa preparação acima, mas manteria a FT250 controlando todo o sistema de injeção, acertaria o carro e andaria por um tempo, caso ache necessário pode evoluir futuramente para a FT500, já vai estar com tudo pronto e acertado, e se tu quer mesmo usar sequencial, se não me engano a FT250 consegue fazer.

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    Mensagem por lucas krause Qua 10 Abr - 14:57:33

    Tonho_RS escreveu:
    lucas krause escreveu:

    Conversando com meu preparador ontem, chegamos próximos de um denominador comum:

    Se for carburado:
    Cabeçote opala nível 3 do Jean da classic racing parts
    Sem lump port
    Válvulas de admissão 1.94"
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    Kit balanceiros roletados

    Amigo, me desculpe, mas colocar um carburador e manter uma injeção para controlar ponto, bomba e lenta, simplesmente não tem lógica alguma, sem falar que seria um retrocesso.

    No teu lugar eu faria por hora toda essa preparação acima, mas manteria a FT250 controlando todo o sistema de injeção, acertaria o carro e andaria por um tempo, caso ache necessário pode evoluir futuramente para a FT500, já vai estar com tudo pronto e acertado, e se tu quer mesmo usar sequencial, se não me engano a FT250 consegue fazer.

    Opa chefe, um ótimo ponto!
    Então,
    Caso seja carburado, decidimos manter a FT250 exclusivamente por conta da lenta, meu carro tem ar condicionado, ventoinhas elétricas, não encontrei uma forma de compensar a lenta quando o ar/ventoinhas forem acionados...

    Infelizmente, pelo baixo poder de computação da FT250 ela não consegue fazer injeção sequencial de motor 6 cilindros..
    Acredito, que a única capaz é a FT450 ou superior...

    Hoje eu sofro com um problema de calibração, que já amenizei, mas incomoda:
    Como os 6 bicos ficam sempre pulsando, há momentos que o carro fica um pouco gordo, é pouco, mas fica.
    Há tambem momentos de retomada, que o carro dá ''socos'', pequenos, isso é também devido ao depósito de gasolina que ficam nos dutos, já que os 6 bicos estão sempre injetando, não importa a condição de uso.
    São detalhes? Com certeza, mas me incomodam.
    Nem sempre injeção eletrônica é mil maravilhas, há também seus graves defeitos, se mal projetada para o carro...
    Faltam também correções por temperatura do ar, por sonda lambda, falta sensor de fase para fazer sequencial, enfim.
    Lembrando que a FT250 não consegue trabalhar por malha fechada, ou seja, não consigo fazer um mapa e exigir que ela trabalhe dentro daquilo com base na leitura da sonda. Aliás, a FT250 não lê sonda, só grava no datalogger...

    Vamos pensar do ponto de vista da montadora, que tem mais conhecimento que nós.
    Quando ela lançou o Omega, desenvolveu ele para trabalhar com injeção sequencial, ignição por centelha perdida, com correções por temperatura do ar, temperatura da água, sensor MAF, etc.
    Aí vem um maluco, arranca tudo, e coloca um sensor MAP, um sensor de temperatura da água, bota os 6 bicos pra pulsarem, e fim de papo.

    Certamente, não é o ideal...
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 11 Abr - 7:24:11



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    Mensagem por lucas krause Qui 11 Abr - 9:18:21

    Rubão6cc escreveu:Lucas, talvez você goste de ler esse tópico:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45360-upgrade-do-motor-4100-projeto-finalizado

    Mestre, agradeço DEMAIS pela indicação. Li todo o tópico, pausei em cada foto/vídeo. Leitura extremamente interessante.

    O que mais me impressionou foi: Consumo, e como o comando 268 se comportou no carro.
    Me lembro do meu Omega como era, realmente para um 6 cilindros pesado como ele é, a média era relativamente boa (5/6kml cidade, 9/10kml estrada), pesando 400kg a mais que o Opala.

    Até agora não consegui mensurar a diferença de um carburador para injeção em termos de consumo.
    Quando eu conseguir mensurar se a diferença de consumo é grande ou pequena, vou tomar a decisão imediatamente com base nisso.
    Gosto de viajar para encontros com o carro, o consumo as vezes pode botar peso na consciência (vou até tal lugar, mas vai gastar X de gasolina), não gosto disso.


    Até o momento o projeto está bifurcado, prefiro MUITO mais a estética do carburador, mas tenho a pulga na orelha se com injeção não será mais economico.

    Opção injetado que acho mais bonito e interessante:
     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 Imagem10

    Opção carburado que pra mim é matadora:
     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 Imagem11

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    Mensagem por Goettens Qui 11 Abr - 10:12:33

    Esse injetado com 6 cornetas é maravilhoso, mantém a aparência de um motor carburado. O porém é a ausência de filtro de ar. Eu pessoalmente jamais eliminaria o filtro de ar, mas é preferência minha e pela região que moro, pois há um pouco de poeira. Muita gente anda sem filtro de ar.

    Minha opinião: em sua situação, usaria uma FT450 com injeção sequencial com malha fechada, e ignição por centelha perdida com roda fônica.

    A FT450 é razoavelmente mais barata que FT500/550, tem quase todas as funções destas, apenas tem um pouco menos de recursos. Acho que ela não consegue fazer injeção e ignição sequencial simultaneamente devido à não haver entradas suficientes, não me recordo exatamente.

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    Mensagem por lucas krause Qui 11 Abr - 10:38:10

    Goettens escreveu:Esse injetado com 6 cornetas é maravilhoso, mantém a aparência de um motor carburado. O porém é a ausência de filtro de ar. Eu pessoalmente jamais eliminaria o filtro de ar, mas é preferência minha e pela região que moro, pois há um pouco de poeira. Muita gente anda sem filtro de ar.

    Minha opinião: em sua situação, usaria uma FT450 com injeção sequencial com malha fechada, e ignição por centelha perdida com roda fônica.

    A FT450 é razoavelmente mais barata que FT500/550, tem quase todas as funções destas, apenas tem um pouco menos de recursos. Acho que ela não consegue fazer injeção e ignição sequencial simultaneamente devido à não haver entradas suficientes, não me recordo exatamente.

    Realmente, as 6 cornetas tem o problema da ausencia do filtro de ar, que é algo que me incomoda também, mas acredito que eu conseguiria achar uma solução para tal.
    No caso das webers tem aqueles filtros que ficam por baixo das cornetas, pra mim está ótimo.

    Como a diferença entre a Ft450 e a Ft500 não é grande, optei pela Ft500, mas se aparecer um bom negocio na Ft450 eu pego ela sem pestanejar.

    O que tá pegando em todo esse caso aqui é beleza (carburado), consumo (injetado?), saudosismo (carburado), praticidade (injetado).
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    Mensagem por Tonho_RS Sex 12 Abr - 8:52:18

    Quanto a ausência do filtro de ar nas TBI's (ou ITB's), acredito que seja fácil adaptar os filtros de tela que ficam entre as cornetas e as webers.

    Mas eu entendo a tua dúvida por conta do cofre limpo que um carburador proporciona, mas não acho que essa beleza valha arriscar a tranquilidade e recursos que uma injeção vai proporcionar.

    E você não vai ter um cofre tão limpo assim, pois citou que vai ter ar-condicionado, é um trambolho a mais no cofre, mesmo que esconda filtro secador e mangueiras atrás do paralamas, ou use um compressor elétrico escondido no paralamas.

    Com bastante capricho você consegue esconder e camuflar bastante os fios e sensores da injeção, sem falar que um conjuntos de 6 TBI's fica muito mais bonito e imponente do que apenas uma weber.

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    Mensagem por lucas krause Sex 12 Abr - 9:40:05

    Tonho_RS escreveu:Quanto a ausência do filtro de ar nas TBI's (ou ITB's), acredito que seja fácil adaptar os filtros de tela que ficam entre as cornetas e as webers.

    Mas eu entendo a tua dúvida por conta do cofre limpo que um carburador proporciona, mas não acho que essa beleza valha arriscar a tranquilidade e recursos que uma injeção vai proporcionar.

    E você não vai ter um cofre tão limpo assim, pois citou que vai ter ar-condicionado, é um trambolho a mais no cofre, mesmo que esconda filtro secador e mangueiras atrás do paralamas, ou use um compressor elétrico escondido no paralamas.

    Com bastante capricho você consegue esconder e camuflar bastante os fios e sensores da injeção, sem falar que um conjuntos de 6 TBI's fica muito mais bonito e imponente do que apenas uma weber.

    De 9 a cada 10 pessoas me recomenda injeção por conta da tranquilidade.
    Tem dias que estou decidido a fazer carburado, no dia seguinte, estou decidido a fazer injetado... difícil.
    Seria interessante vivenciar, infelizmente não tive contatos com carburadores, tudo que eu sei é o que me falam. Com injeção, convivo todos os dias, acerto meus carros, carros de amigos, é costumeiro...
    Vontade de fazer carburado pela experiência é grande, mas o medo de ter problemas com o mesmo é igualmente grande... Não sei até que ponto incomodam, precisam de limpeza, ou se variam muito conforme o dia...
    Na minha opinião se o carro originalmente vem carburado eu preferiria manter assim. Acho mais bonito o cofre, e também o interior, menos fios, menos relês...
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    Mensagem por FabioM Sex 12 Abr - 10:22:21

    Uma coisa que sempre precisamos ter em mente é que carro carburado original fica bom e a chance de dar problema é menor, mas ainda assim dá.

    Agora, começou a mexer no motor, comando, taxa, ponto, o incômodo é certo.

    Montar carburado e andar é uma coisa e não requer muito acerto.

    Agora, montar e andar "bem", sem se incomodar, sem falhas, buracos, excesso, sobra de baixa, falta de alta é o que normalmente ocorre.

    Não tô querendo dizer que vai acontecer no seu, mas em 80% dos casos é isso que ocorre.

    Entendo teu saudosismo com o carburado, se tem vontade mete ficha, mas aposto um churrasco contigo que vai se arrepender.

    E já que você mora perto, eu dou um pulo ai cobrar a aposta kkkk

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    Mensagem por lucas krause Sex 12 Abr - 11:00:51

    FabioM escreveu:Uma coisa que sempre precisamos ter em mente é que carro carburado original fica bom e a chance de dar problema é menor, mas ainda assim dá.

    Agora, começou a mexer no motor, comando, taxa, ponto, o incômodo é certo.

    Montar carburado e andar é uma coisa e  não requer muito acerto.

    Agora, montar e andar "bem", sem se incomodar, sem falhas, buracos, excesso, sobra de baixa, falta de alta é o que normalmente ocorre.

    Não tô querendo dizer que vai acontecer no seu, mas em 80% dos casos é isso que ocorre.

    Entendo teu saudosismo com o carburado, se tem vontade mete ficha, mas aposto um churrasco contigo que vai se arrepender.

    E já que você mora perto, eu dou um pulo ai cobrar a aposta kkkk


    Rapaz agora que vi que moramos próximos.
    Se ficar bom, faço churrasco, se ficar ruim, eu pago o churrasco também kkkkkk pode deixar.

    Hoje tava um amigo meu reclamando dos carburadores da Cb450 dele
    A semana toda estava quente, ontem esfriou muito e choveu, a moto não segurava mais lenta...
    Complicado...

    Uma dúvida que tenho, alguem saberia me dizer se pelo fato de ser injetado, eu perderia a chance de conseguir placa preta?
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    Mensagem por Tonho_RS Sex 12 Abr - 15:46:16

    lucas krause escreveu:Uma dúvida que tenho, alguem saberia me dizer se pelo fato de ser injetado, eu perderia a chance de conseguir placa preta?

    Segundo os conformes, sem chance de colocar placa preta com injeção, seria um item desclassificatório.

    Mas vamos a parte do "sincericídio", espero que não me crucifiquem por isso:

    Já faz muito tempo que sou um grande desabonador da placa preta, tenho até ranço para ser bem sincero, pois a placa preta virou um comércio, basta pagar para ter, de cada 10 carros que vejo na placa preta, 8 não cumprem os requisitos, carros que não passam nem perto do original, em mal estado de conservação, turbo, rodas esportivas que não são de época, etc, etc e etc...

    Mas se a placa preta é importante para você, faça como todos fazem, monta o carro original (ou ache um dos muitos clubes que vão fazer vista grossa para as modificações), faça o laudo de originalidade, coloque a placa preta e depois modifique o quanto quiser, no fundo você (e muita gente) vai saber que o carro não merecia a placa preta por não ser original, mas ela vai estar ali.

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    Mensagem por lucas krause Sex 12 Abr - 15:54:24

    Tonho_RS escreveu:
    lucas krause escreveu:Uma dúvida que tenho, alguem saberia me dizer se pelo fato de ser injetado, eu perderia a chance de conseguir placa preta?

    Segundo os conformes, sem chance de colocar placa preta com injeção, seria um item desclassificatório.

    Mas vamos a parte do "sincericídio", espero que não me crucifiquem por isso:

    Já faz muito tempo que sou um grande desabonador da placa preta, tenho até ranço para ser bem sincero, pois a placa preta virou um comércio, basta pagar para ter, de cada 10 carros que vejo na placa preta, 8 não cumprem os requisitos, carros que não passam nem perto do original, em mal estado de conservação, turbo, rodas esportivas que não são de época, etc, etc e etc...

    Mas se a placa preta é importante para você, faça como todos fazem, monta o carro original (ou ache um dos muitos clubes que vão fazer vista grossa para as modificações), faça o laudo de originalidade, coloque a placa preta e depois modifique o quanto quiser, no fundo você (e muita gente) vai saber que o carro não merecia a placa preta por não ser original, mas ela vai estar ali.

    A questão da placa preta não é por beleza, por exclusividade. É uma espécie de segurança, caso aconteça algum acidente, não podem pegar o valor de fipe pelo carro.
    Mas enfim, é secundário.

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    Mensagem por Rubão6cc Sex 12 Abr - 20:11:04

    lucas krause escreveu:
    Tonho_RS escreveu:

    Segundo os conformes, sem chance de colocar placa preta com injeção, seria um item desclassificatório.

    Mas vamos a parte do "sincericídio", espero que não me crucifiquem por isso:

    Já faz muito tempo que sou um grande desabonador da placa preta, tenho até ranço para ser bem sincero, pois a placa preta virou um comércio, basta pagar para ter, de cada 10 carros que vejo na placa preta, 8 não cumprem os requisitos, carros que não passam nem perto do original, em mal estado de conservação, turbo, rodas esportivas que não são de época, etc, etc e etc...

    Mas se a placa preta é importante para você, faça como todos fazem, monta o carro original (ou ache um dos muitos clubes que vão fazer vista grossa para as modificações), faça o laudo de originalidade, coloque a placa preta e depois modifique o quanto quiser, no fundo você (e muita gente) vai saber que o carro não merecia a placa preta por não ser original, mas ela vai estar ali.

    A questão da placa preta não é por beleza, por exclusividade. É uma espécie de segurança, caso aconteça algum acidente, não podem pegar o valor de fipe pelo carro.
    Mas enfim, é secundário.

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    Mas seu carro é SS caracterizado, certo ? Fora o motor de Silverado que está instalado. Creio que a chance da placa preta é zero.


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    Mensagem por Goettens Sex 12 Abr - 21:57:22

    Rubão6cc escreveu:Mas seu carro é SS caracterizado, certo ? Fora o motor de Silverado que está instalado. Creio que a chance da placa preta é zero.

    Tem razão, a mecânica já não é mais a original, então sem chance de conseguir placa preta.

    Quanto à questão de carros que tem placa preta sem merecê-la, a grande maioria destes carros que vejo aqui na região estão em conformidade com as regras de originalidade. Alguns tem rodas diferentes, ou molas mais baixas, ou uma Weber 40, nada de escandaloso. Nestes casos eu considero a placa preta válida. Mas também já vi Opala de placa preta com motor todo alterado e outras sem-vergonhices, isso é fato que existem.

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    Mensagem por lucas krause Sáb 13 Abr - 18:52:40

    Rubão6cc escreveu:
    lucas krause escreveu:

    A questão da placa preta não é por beleza, por exclusividade. É uma espécie de segurança, caso aconteça algum acidente, não podem pegar o valor de fipe pelo carro.
    Mas enfim, é secundário.

    O importante é agradar o dono (eu), e a realidade é que só conheço um lado da moeda, só tenho vivência com injeção...

    Mas seu carro é SS caracterizado, certo ? Fora o motor de Silverado que está instalado. Creio que a chance da placa preta é zero.

    Goettens escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Mas seu carro é SS caracterizado, certo ? Fora o motor de Silverado que está instalado. Creio que a chance da placa preta é zero.

    Tem razão, a mecânica já não é mais a original, então sem chance de conseguir placa preta.

    Quanto à questão de carros que tem placa preta sem merecê-la, a grande maioria destes carros que vejo aqui na região estão em conformidade com as regras de originalidade. Alguns tem rodas diferentes, ou molas mais baixas, ou uma Weber 40, nada de escandaloso. Nestes casos eu considero a placa preta válida. Mas também já vi Opala de placa preta com motor todo alterado e outras sem-vergonhices, isso é fato que existem.

    Exatamente! Uma parte da preparação será justamente para voltar tudo mais próximo ao original, justamente para atender á placa-preta.
    Tenho o bloco original guardado... Dentre outras coisas.
    Depois teria a retirada de adesivos, e mais outras particularidades.


    Mas vim aqui neste sábado responder vocês para dar o veredito.

    O carro será injetado, com Ft500, ignição, injeção sequencial, 6 borboletas, kit comando 278, trabalho no cabeçote, enfim.
    Depois de cursos e cursos, não posso jogar fora tanto investimento para aprender a acertar um carro injetado, no lixo...


    A dúvida que fiquei agora é: cabeçote de Opala, ou, cabeçote de Omega?

    Pergunto pois tenho uma proposta interessante pelo meu cabeçote de Omega, e sei que o cabeçote de Opala vem mais fluxo.
    Conversando com o Jean da Classic racing parts, ele desenvolveu um porta-bicos injetores diretamente no cabeçote, achei interessantíssimo a ideia.

     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 8334fa10


    O grande problema é que quero usar sequencial, e este tópico explica a inviabilidade de usar sequencial em cabeçote de opala:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t28039-nao-monte-opala-injetado-antes-de-ler-esse-topico


    Estou aberto a opiniões.
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    Mensagem por Tonho_RS Seg 15 Abr - 10:46:34

    lucas krause escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Mas seu carro é SS caracterizado, certo ? Fora o motor de Silverado que está instalado. Creio que a chance da placa preta é zero.

    Goettens escreveu:

    Tem razão, a mecânica já não é mais a original, então sem chance de conseguir placa preta.

    Quanto à questão de carros que tem placa preta sem merecê-la, a grande maioria destes carros que vejo aqui na região estão em conformidade com as regras de originalidade. Alguns tem rodas diferentes, ou molas mais baixas, ou uma Weber 40, nada de escandaloso. Nestes casos eu considero a placa preta válida. Mas também já vi Opala de placa preta com motor todo alterado e outras sem-vergonhices, isso é fato que existem.

    Exatamente! Uma parte da preparação será justamente para voltar tudo mais próximo ao original, justamente para atender á placa-preta.
    Tenho o bloco original guardado... Dentre outras coisas.
    Depois teria a retirada de adesivos, e mais outras particularidades.


    Mas vim aqui neste sábado responder vocês para dar o veredito.

    O carro será injetado, com Ft500, ignição, injeção sequencial, 6 borboletas, kit comando 278, trabalho no cabeçote, enfim.
    Depois de cursos e cursos, não posso jogar fora tanto investimento para aprender a acertar um carro injetado, no lixo...


    A dúvida que fiquei agora é: cabeçote de Opala, ou, cabeçote de Omega?

    Pergunto pois tenho uma proposta interessante pelo meu cabeçote de Omega, e sei que o cabeçote de Opala vem mais fluxo.
    Conversando com o Jean da Classic racing parts, ele desenvolveu um porta-bicos injetores diretamente no cabeçote, achei interessantíssimo a ideia.

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    O grande problema é que quero usar sequencial, e este tópico explica a inviabilidade de usar sequencial em cabeçote de opala:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t28039-nao-monte-opala-injetado-antes-de-ler-esse-topico


    Estou aberto a opiniões.

    Como você sabe os dutos de admissão dos cabeçotes do opala 153 e 250 são siameses, já nos cabeçotes do opala 151, ômega e silverado são dutos individuais.

    E o que isso quer dizer? Nos dutos siameses você consegue fazer um retrabalho que vai dar um fluxo melhor que no cabeçote com duto individual, inclusive podendo usar lump ports, mas qual é o grande porém nisso tudo? Na hora da admissão um cilindro vai roubar do outro, justamente por serem siameses, numa preparação leve isso não seria motivo de preocupação, mas no seu caso eu acredito que importa muito, pois a partir do momento que se cruza uma certa linha, qualquer vírgula importa.

    Acredito que o cabeçote com dutos individuais bem trabalhados vão suprir muito bem o teu projeto.
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    Mensagem por Goettens Seg 15 Abr - 15:24:19

    Tonho_RS escreveu:Acredito que o cabeçote com dutos individuais bem trabalhados vão suprir muito bem o teu projeto.

    O problema é que o cabeçote do Omega é frágil, segundo muitos relatos que já li pela internet, inclusive no inliners.org. Risco de trincas e tal. O que causa o problema, não sei. Material fraco? Paredes finas? Limite de potência, excesso de pressão/temperatura na câmara de combustão? Enfim, não pesquisei a fundo, não sei o motivo.

    Mas deve suportar uma preparação aspirada leve, como é o caso deste tópico.
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    Mensagem por lucas krause Seg 15 Abr - 15:57:46

    Tonho_RS escreveu:
    lucas krause escreveu:



    Exatamente! Uma parte da preparação será justamente para voltar tudo mais próximo ao original, justamente para atender á placa-preta.
    Tenho o bloco original guardado... Dentre outras coisas.
    Depois teria a retirada de adesivos, e mais outras particularidades.


    Mas vim aqui neste sábado responder vocês para dar o veredito.

    O carro será injetado, com Ft500, ignição, injeção sequencial, 6 borboletas, kit comando 278, trabalho no cabeçote, enfim.
    Depois de cursos e cursos, não posso jogar fora tanto investimento para aprender a acertar um carro injetado, no lixo...


    A dúvida que fiquei agora é: cabeçote de Opala, ou, cabeçote de Omega?

    Pergunto pois tenho uma proposta interessante pelo meu cabeçote de Omega, e sei que o cabeçote de Opala vem mais fluxo.
    Conversando com o Jean da Classic racing parts, ele desenvolveu um porta-bicos injetores diretamente no cabeçote, achei interessantíssimo a ideia.

     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 8334fa10


    O grande problema é que quero usar sequencial, e este tópico explica a inviabilidade de usar sequencial em cabeçote de opala:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t28039-nao-monte-opala-injetado-antes-de-ler-esse-topico


    Estou aberto a opiniões.

    Como você sabe os dutos de admissão dos cabeçotes do opala 153 e 250 são siameses, já nos cabeçotes do opala 151, ômega e silverado são dutos individuais.

    E o que isso quer dizer? Nos dutos siameses você consegue fazer um retrabalho que vai dar um fluxo melhor que no cabeçote com duto individual, inclusive podendo usar lump ports, mas qual é o grande porém nisso tudo? Na hora da admissão um cilindro vai roubar do outro, justamente por serem siameses, numa preparação leve isso não seria motivo de preocupação, mas no seu caso eu acredito que importa muito, pois a partir do momento que se cruza uma certa linha, qualquer vírgula importa.

    Acredito que o cabeçote com dutos individuais bem trabalhados vão suprir muito bem o teu projeto.

    Goettens escreveu:
    Tonho_RS escreveu:Acredito que o cabeçote com dutos individuais bem trabalhados vão suprir muito bem o teu projeto.

    O problema é que o cabeçote do Omega é frágil, segundo muitos relatos que já li pela internet, inclusive no inliners.org. Risco de trincas e tal. O que causa o problema, não sei. Material fraco? Paredes finas? Limite de potência, excesso de pressão/temperatura na câmara de combustão? Enfim, não pesquisei a fundo, não sei o motivo.

    Mas deve suportar uma preparação aspirada leve, como é o caso deste tópico.

    Senhores, conversando com alguns preparadores, me passaram as seguintes informações:

    ''Podemos fazer tudo o que é feito no cabeçote de Opala, neste cabeçote de Omega, dutos abertos, angulos de válvulas, valvulas grandes, mas vai ficar devendo pelo menos 60cfm de fluxo''
    ''Mas o cabeçote do omega é pior que do opala 4 cil 151 pra fluxo''
    ''9 a cada 10 cabeçotes de Omega que pego aqui, estão trincados''

    Sobre o cabeçote de Opala:
    ''O cabeçote de Opala não rouba por que só a valvula do cilindro específico vai estar abrindo e arrastando o ar. Justamente por ser injeção sequencial, trabalhará bem, há muitas pessoas montando assim''

    Insistiram comigo na utilização do cabeçote de Opala, pois virá mais potencia com menos esforço...
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    Mensagem por Tonho_RS Seg 15 Abr - 17:14:30

    lucas krause escreveu:
    Tonho_RS escreveu:

    Como você sabe os dutos de admissão dos cabeçotes do opala 153 e 250 são siameses, já nos cabeçotes do opala 151, ômega e silverado são dutos individuais.

    E o que isso quer dizer? Nos dutos siameses você consegue fazer um retrabalho que vai dar um fluxo melhor que no cabeçote com duto individual, inclusive podendo usar lump ports, mas qual é o grande porém nisso tudo? Na hora da admissão um cilindro vai roubar do outro, justamente por serem siameses, numa preparação leve isso não seria motivo de preocupação, mas no seu caso eu acredito que importa muito, pois a partir do momento que se cruza uma certa linha, qualquer vírgula importa.

    Acredito que o cabeçote com dutos individuais bem trabalhados vão suprir muito bem o teu projeto.

    Goettens escreveu:

    O problema é que o cabeçote do Omega é frágil, segundo muitos relatos que já li pela internet, inclusive no inliners.org. Risco de trincas e tal. O que causa o problema, não sei. Material fraco? Paredes finas? Limite de potência, excesso de pressão/temperatura na câmara de combustão? Enfim, não pesquisei a fundo, não sei o motivo.

    Mas deve suportar uma preparação aspirada leve, como é o caso deste tópico.

    Senhores, conversando com alguns preparadores, me passaram as seguintes informações:

    ''Podemos fazer tudo o que é feito no cabeçote de Opala, neste cabeçote de Omega, dutos abertos, angulos de válvulas, valvulas grandes, mas vai ficar devendo pelo menos 60cfm de fluxo''
    ''Mas o cabeçote do omega é pior que do opala 4 cil 151 pra fluxo''
    ''9 a cada 10 cabeçotes de Omega que pego aqui, estão trincados''

    Sobre o cabeçote de Opala:
    ''O cabeçote de Opala não rouba por que só a valvula do cilindro específico vai estar abrindo e arrastando o ar. Justamente por ser injeção sequencial, trabalhará bem, há muitas pessoas montando assim''

    Insistiram comigo na utilização do cabeçote de Opala, pois virá mais potencia com menos esforço...

    É meu amigo, preparação é isso, vai chegar em certos momentos que vai precisar escolher onde quer levar o tiro, na mão ou no pé, mas faz parte.

    Em altas rotações vai roubar sim, o coletor de admissão vai estar numa anarquia de gases e fluxos, mas entre perder um pouquinho com isso ou ter um cabeçote trincado, opte pelo do opala mesmo, dos males o menor.

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    Mensagem por lucas krause Ter 16 Abr - 7:22:27

    Tonho_RS escreveu:
    lucas krause escreveu:



    Senhores, conversando com alguns preparadores, me passaram as seguintes informações:

    ''Podemos fazer tudo o que é feito no cabeçote de Opala, neste cabeçote de Omega, dutos abertos, angulos de válvulas, valvulas grandes, mas vai ficar devendo pelo menos 60cfm de fluxo''
    ''Mas o cabeçote do omega é pior que do opala 4 cil 151 pra fluxo''
    ''9 a cada 10 cabeçotes de Omega que pego aqui, estão trincados''

    Sobre o cabeçote de Opala:
    ''O cabeçote de Opala não rouba por que só a valvula do cilindro específico vai estar abrindo e arrastando o ar. Justamente por ser injeção sequencial, trabalhará bem, há muitas pessoas montando assim''

    Insistiram comigo na utilização do cabeçote de Opala, pois virá mais potencia com menos esforço...

    É meu amigo, preparação é isso, vai chegar em certos momentos que vai precisar escolher onde quer levar o tiro, na mão ou no pé, mas faz parte.

    Em altas rotações vai roubar sim, o coletor de admissão vai estar numa anarquia de gases e fluxos, mas entre perder um pouquinho com isso ou ter um cabeçote trincado, opte pelo do opala mesmo, dos males o menor.

    Pelo que entendi conversando com preparadores, em baixas rotações, o fluxo interno do cabeçote irá se ''chocar'', mesmo utilizando LUMP PORT que melhora muito o enchimento de cilindro.
    Não é que um cilindro rouba do outro, é que o ar entra pelo duto siamês (que é enorme) e só encontra uma válvula aberta, ele bate na outra válvula fechada, volta, e cria turbulência dentro do duto, daí vem uma parte daquela embaralhada legal dos Opalas, justamente do fluxo de ar se chocando dentro dos dutos siameses...

    Em baixas rotações, perde-se torque, e o carro fica mais ríspido, embaralhando, mas em alta terá um ganho substancial de potência devido a maior quantidade de fluxo...

    Sobre o cabeçote de Omega, pela minha pesquisa, ele trinca por alta temperatura, ou, mistura pobre (mistura pobre tende a elevar a temperatura da câmara de combustão), já que a fabricante originalmente procura diminuir emissão de poluentes, ela utiliza mistura pobre em muitas faixas, o que não seria meu caso.

    Ou seja, provavelmente não terei problemas no cabeçote de Omega, o único ''problema'' seria o baixo fluxo CFM interno. Claro que o Jean faria um trabalho de melhoria substancial, mas, o ganho que podemos extrair do cabeçote de omega, não se compara com o do Opala

    Digamos, por exemplo, que no Omega conseguimos extrair 30% de fluxo, no do Opala, conseguimos 60%, mas terei esse problema do choque do fluxo em baixa RPM nos dutos siameses.
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    Mensagem por Tonho_RS Sex 19 Abr - 10:35:48

    lucas krause escreveu:
    Tonho_RS escreveu:

    É meu amigo, preparação é isso, vai chegar em certos momentos que vai precisar escolher onde quer levar o tiro, na mão ou no pé, mas faz parte.

    Em altas rotações vai roubar sim, o coletor de admissão vai estar numa anarquia de gases e fluxos, mas entre perder um pouquinho com isso ou ter um cabeçote trincado, opte pelo do opala mesmo, dos males o menor.

    Pelo que entendi conversando com preparadores, em baixas rotações, o fluxo interno do cabeçote irá se ''chocar'', mesmo utilizando LUMP PORT que melhora muito o enchimento de cilindro.
    Não é que um cilindro rouba do outro, é que o ar entra pelo duto siamês (que é enorme) e só encontra uma válvula aberta, ele bate na outra válvula fechada, volta, e cria turbulência dentro do duto, daí vem uma parte daquela embaralhada legal dos Opalas, justamente do fluxo de ar se chocando dentro dos dutos siameses...

    Em baixas rotações, perde-se torque, e o carro fica mais ríspido, embaralhando, mas em alta terá um ganho substancial de potência devido a maior quantidade de fluxo...

    Sobre o cabeçote de Omega, pela minha pesquisa, ele trinca por alta temperatura, ou, mistura pobre (mistura pobre tende a elevar a temperatura da câmara de combustão), já que a fabricante originalmente procura diminuir emissão de poluentes, ela utiliza mistura pobre em muitas faixas, o que não seria meu caso.

    Ou seja, provavelmente não terei problemas no cabeçote de Omega, o único ''problema'' seria o baixo fluxo CFM interno. Claro que o Jean faria um trabalho de melhoria substancial, mas, o ganho que podemos extrair do cabeçote de omega, não se compara com o do Opala

    Digamos, por exemplo, que no Omega conseguimos extrair 30% de fluxo, no do Opala, conseguimos 60%, mas terei esse problema do choque do fluxo em baixa RPM nos dutos siameses.

    Mas pense comigo, será que você não está se preocupando a toa com essa questão de perder fluxo com o cabeçote do ômega? O comando que vai usar nem é tão grande assim, se fosse um opala dragster, com comando acima de 300 que precisa tirar tudo que da, acho que seria realmente uma grande preocupação.

    No final das contas, o ideal mesmo seria montar o carro como você quer e passar ele no dinamômetro, testando os dois cabeçotes e ver qual traz mais potência e torque, que proporcione o melhor resultado, mas aí tem que preparar os dois cabeçotes, se torna uma brincadeira bem cara e no final vai ficar com um cabeçote sobrando.

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    Mensagem por lucas krause Seg 22 Abr - 15:29:44

    Tonho_RS escreveu:
    lucas krause escreveu:

    Pelo que entendi conversando com preparadores, em baixas rotações, o fluxo interno do cabeçote irá se ''chocar'', mesmo utilizando LUMP PORT que melhora muito o enchimento de cilindro.
    Não é que um cilindro rouba do outro, é que o ar entra pelo duto siamês (que é enorme) e só encontra uma válvula aberta, ele bate na outra válvula fechada, volta, e cria turbulência dentro do duto, daí vem uma parte daquela embaralhada legal dos Opalas, justamente do fluxo de ar se chocando dentro dos dutos siameses...

    Em baixas rotações, perde-se torque, e o carro fica mais ríspido, embaralhando, mas em alta terá um ganho substancial de potência devido a maior quantidade de fluxo...

    Sobre o cabeçote de Omega, pela minha pesquisa, ele trinca por alta temperatura, ou, mistura pobre (mistura pobre tende a elevar a temperatura da câmara de combustão), já que a fabricante originalmente procura diminuir emissão de poluentes, ela utiliza mistura pobre em muitas faixas, o que não seria meu caso.

    Ou seja, provavelmente não terei problemas no cabeçote de Omega, o único ''problema'' seria o baixo fluxo CFM interno. Claro que o Jean faria um trabalho de melhoria substancial, mas, o ganho que podemos extrair do cabeçote de omega, não se compara com o do Opala

    Digamos, por exemplo, que no Omega conseguimos extrair 30% de fluxo, no do Opala, conseguimos 60%, mas terei esse problema do choque do fluxo em baixa RPM nos dutos siameses.

    Mas pense comigo, será que você não está se preocupando a toa com essa questão de perder fluxo com o cabeçote do ômega? O comando que vai usar nem é tão grande assim, se fosse um opala dragster, com comando acima de 300 que precisa tirar tudo que da, acho que seria realmente uma grande preocupação.

    No final das contas, o ideal mesmo seria montar o carro como você quer e passar ele no dinamômetro, testando os dois cabeçotes e ver qual traz mais potência e torque, que proporcione o melhor resultado, mas aí tem que preparar os dois cabeçotes, se torna uma brincadeira bem cara e no final vai ficar com um cabeçote sobrando.


    Chefe, ótimo comentário!

    O certo realmente seria comparar os dois em dinamômetro...
    Mas vamos lá então, estamos chegando aos finalmentes
    A conclusão que cheguei é:

    Opção 1
    Cabeçote Omega, dutos abertos, valvulas grandes admissão e escape, 5 ângulos de válvulas
    Balanceiros roletados
    Kit comando 525B
    Injeção sequencial
    Ignição sequencial
    FT500
    Coletor tipo weber 40/44 injetada 6 bicos (foto abaixo)

     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 Screen10



    Opção 2
    Cabeçote Opala com lump port, valvulas grandes admissão e escape, 5 ângulos de válvulas
    Balanceiros roletados
    Kit comando 525B
    Injeção multiponto ou semi-sequencial com 4 bicos LONGE do cabeçote
    Ignição sequencial
    FT450
    Coletor weber injetado (foto abaixo) (idêntico ao que o Meliante do @braziliangaragee montou)
     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 Imagem12


    Nesta configuração no caso do cabeçote de Opala foi pela minha pesquisa, onde descobri que realmente é inviável injeção sequencial no cabeçote de Opala.
    Estou ainda cogitando a opção do cabeçote de Opala por dois motivos: Durabilidade e facilidade de encontrar outra peça caso eu tenha problemas.
    O cabeçote de Omega está escasso, não é por acaso que recebi ofertas altas (R$ 4000) pelo meu cabeçote de Omega atual...

    Estou aberto a opiniões
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    Mensagem por Tonho_RS Ter 23 Abr - 15:29:27

    lucas krause escreveu:
    Tonho_RS escreveu:

    Mas pense comigo, será que você não está se preocupando a toa com essa questão de perder fluxo com o cabeçote do ômega? O comando que vai usar nem é tão grande assim, se fosse um opala dragster, com comando acima de 300 que precisa tirar tudo que da, acho que seria realmente uma grande preocupação.

    No final das contas, o ideal mesmo seria montar o carro como você quer e passar ele no dinamômetro, testando os dois cabeçotes e ver qual traz mais potência e torque, que proporcione o melhor resultado, mas aí tem que preparar os dois cabeçotes, se torna uma brincadeira bem cara e no final vai ficar com um cabeçote sobrando.


    Chefe, ótimo comentário!

    O certo realmente seria comparar os dois em dinamômetro...
    Mas vamos lá então, estamos chegando aos finalmentes
    A conclusão que cheguei é:

    Opção 1
    Cabeçote Omega, dutos abertos, valvulas grandes admissão e escape, 5 ângulos de válvulas
    Balanceiros roletados
    Kit comando 525B
    Injeção sequencial
    Ignição sequencial
    FT500
    Coletor tipo weber 40/44 injetada 6 bicos (foto abaixo)

     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 Screen10



    Opção 2
    Cabeçote Opala com lump port, valvulas grandes admissão e escape, 5 ângulos de válvulas
    Balanceiros roletados
    Kit comando 525B
    Injeção multiponto ou semi-sequencial com 4 bicos LONGE do cabeçote
    Ignição sequencial
    FT450
    Coletor weber injetado (foto abaixo) (idêntico ao que o Meliante do @braziliangaragee montou)
     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800 Imagem12


    Nesta configuração no caso do cabeçote de Opala foi pela minha pesquisa, onde descobri que realmente é inviável injeção sequencial no cabeçote de Opala.
    Estou ainda cogitando a opção do cabeçote de Opala por dois motivos: Durabilidade e facilidade de encontrar outra peça caso eu tenha problemas.
    O cabeçote de Omega está escasso, não é por acaso que recebi ofertas altas (R$ 4000) pelo meu cabeçote de Omega atual...

    Estou aberto a opiniões

    No caso de usar 4 bicos afastados do cabeçote, não cogitou usar uma tbi quadrijet? Mesmo usando uma tbi com borboletas de 44, acho que será pouco CFM para esse cabeçote com esse nível de trabalho, de repente até teria que usar borboletas de 48, mas honestamente estou chutando.

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