- Porque você acha bonito
- Porque você acha que o cofre do motor esta meio vazio
- Porque você recebeu R$ 6.000,00 e não quer dividir com sua ex-mulher
- Porque você é profissional de arrancada.
Tripla de TBI não fica bom no cabeçote de opala ! Vamos lembrar sempre disso, é matemática pura e já foi provado no tópico do a_galvão. Esse assunto já foi falado mil vezes aqui no site, mas o pessoal não acredita. Pra ficar equalizado tem que ser tripla TBI com cabeçote de omega ou TBI com bicos mono antes da borboleta pra usar cabeçote de opala.
Como eu sei que muitos não vão acreditar em mim, quem sabe eles acreditem nesses caras abaixo:
- General Motors : pra injetar o omega eles aproveitaram todo o motor do opala, menos o cabeçote. Será porque ? Será que os engenheiros queriam gastar dinheiro a toa ou então será que eles não sabiam alguma coisa que só nós aqui do site sabemos
- Mini Cooper: tinha cabeçotes siameses e a BMW que é dona da Mini também não conseguiu injetar esse motor com dupla TBI. Será que a BMW sabe injetar um motor ?
- Fueltech: O próprio Anderson Dick dono da Fueltech disse em entrevista que o motor fica todo desequilibrado devido aos dutos siameses.
- Sissel: criou um cabeçote em alumínio para chevy 250 em linha com 12 dutos. Seria muito mais fácil pra ele só copiar o modelo original e faze-lo em alumínio, se fosse possível usa-lo com injeção.
Quem achar que sabe mais que esses caras, montem com tripla injetada, deixe com uma distribuição perfeita medida por 6 pirômetros e então mande um video esfregando o resultado na cara deles.
Ah Licínio, você não sabe de nada, todo mundo usa tripla injetada na arrancada e os tempos só estão caindo.
É sabichão, mas isso é porque eles não tem escolha, veja:
- Eles não podem usar o cabeçote do omega porque tem muito menos fluxo que o do opala.
- Eles precisaram ir para injeção pois as webers não conseguem alimentar mais que 30% de nitrometano.
- Um cabeçote Sissel custa R$ 20.000 e ninguem quer comprar porque com a praga do nitrometano, o fluxo perdeu um pouco da importância.
Ou seja eles preferem andar com o motor todo desequilibrado, sem lenta e encharcando, deixando 2 cilindros bem alimentados, 2 cilindros bem gordos e os outros 2 extremamente gordos, mas que baixa os tempos.
Então vou fazer assim também no meu carro de rua Licínio ! Problema: na arrancada eles só conseguem fazer isso porque o nitrometano aceita misturas riquíssimas 1,5: 1 contra 9:1 do alcool. Ou seja, pra mesma quantidade de ar, posso injetar 6 vezes mais combustível. O nitro aceita misturas bem gordas sem embolar o carro ou perder potência.
Ah Licínio, isso é porque você não conhece a Megasquirt que é a 8° maravilha do mundo e que tem um algoritmo pra cabeçote siames. Problema: só serve pra 4 cilindros e além disso só ameniza o problema, além de só servir pra baixas potências.
Licínio, meu primo é um nerd que só mexe com eletrônica e toca bronha o dia inteiro e ele disse que se eu fizer sequencial vai dar certo. Seu primo entende de eletrônica, mas colou na prova de matemática e não saca nada de mecânica. Pra fazer sequencial, a janela seria de somente 240 graus quando o ideal é injetar pelo menos uns 400 graus. Se colocarmos bicos gigante pra contornar o problema, não conseguiremos ter lenta nenhuma no carro, além de enxarcar (lavar) o motor com combustível, já que o pulso teria que ser tão pequeno que a central não conseguiria controlar. Em poucos dias o motor vai estar quebrado por falta de lubrificação.
Obs: O a_galvão esta fazendo um ótimo trabalho tentando criar uma injeção específica pra opala, mas ainda está em fase conceitual. Vamos torcer por ele.
Esse tópico já esta ficando muito grande então concluindo, só há uma maneira de usar tripla injetada no cabeçote de opala, usando produtos do mercado. A configuração é a seguinte:
- Uma bancada de 6 bicos pequenos para a parte de lenta e baixa
- Uma bancada de 6 bicos gigantes para a parte de alta
- Bombas elétricas gigantes
- Sensor de fase
- Uma central que faça full sequencial 6 cilindros em duas bancadas (12 bicos),ajuste de ângulo de injeção, e que tenha modo staged para duas bancadas com correção de entrada transitória. Coisa bem baratinha...
- Um Heraldo Bueno ou algum outro geniosinho da injeção pra acertar essa parafernalha.
Será que compensa tudo isso para andar de tripla injetada na rua ? Claro que não. Prefiro muito mais uma TBI com bicos mono antes da borboleta onde vou ter praticamente a mesma potência, e com custo infinitamente menor, alimentação equilibrada e facilidade de acerto.
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