Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? EmptyOntem à(s) 18:22:31 por Goettens

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

77 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 77 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_leftMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? BarMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_right 
tabarbosa (16850)
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_leftMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? BarMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_right 
Rubão6cc (15340)
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_leftMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? BarMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_right 
BANDIT (13573)
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_leftMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? BarMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_right 
Xann (10394)
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_leftMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? BarMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_leftMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? BarMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_right 
j ricardo (9376)
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_leftMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? BarMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_right 
Jean Bida (9320)
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_leftMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? BarMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_leftMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? BarMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_leftMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? BarMotor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Bar_right 

+2
OpaleiroJlle
Porca Solta
6 participantes

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Porca Solta
    Porca Solta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Idade : 41
    Localização : Pirassununga
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1992
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 13/01/2012

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Empty Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Mensagem por Porca Solta Sáb 20 Fev - 14:31:49

    Oi amigos, boa tarde. Revirei o Google e o Fórum de cabeça pra baixo e não achei resposta à minha dúvida, então resolvi criar um tópico dedicado.

    Fala-se muito da adaptação do motor 6 cilindros em Opala 4 cilindros, mas e o contrário? É complicado do mesmo jeito, ou é mais simples?

    Quem viu o outro tópico que criei sabe que estou pretendendo reformar um cupê. Achei uma carcaça de um Diplomata 85/86 que era original 6 cilindros e quero botar o motor 4 cilindros nele, queria saber se dá certo e as adaptações necessárias.

    Minhas dúvidas:

    1 - O cupê que achei está com o câmbio Clark CL-2205-B do Diplomata 92 e diferencial 3,07. O motor 4 cilindros serve nesse câmbio certinho, é "plug and play"?

    2 - Ainda vou escolher um 4 cilindros pra comprar. Faz diferença o motor ser de gaxeta (antes de 90) ou já com retentor (depois de 90) em relação ao câmbio?

    3 - O motor 4 cilindros aguenta tocar o diferencial 3,07? (É pra economia, não pra desempenho).

    4 - Precisa mexer em suspensão, agregado e coisas assim, como acontece na mudança de 4 para 6 cilindros, ou é só meter o motor lá dentro e tchau?

    5 - Embreagem do 6 cilindros dá no 4 cilindros, ou preciso comprar a embreagem própria do 4 cilindros?

    A intenção desse carro é ser econômico pro dia a dia. Visando isso, pretendo combinar um 4 cilindros original a álcool com um carburador DFV228 e rodar com gasolina pra aproveitar a taxa de 10,5:1, ignição tora, e a relação do diferencial 3,07, por ser longa, contribuiria para a economia também, por isso me interessei por essa carcaça com o CL-2205-B e diferencial 3,07.

    Aguardo as orientações dos amigos e agradeço desde já.
    OpaleiroJlle
    OpaleiroJlle
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 829
    Idade : 23
    Localização : Joinville-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1982
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 09/07/2014

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Empty Re: Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Mensagem por OpaleiroJlle Sáb 20 Fev - 16:39:09

    O 3,07 fica longo para um 4 cilindros original..
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Empty Re: Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 21 Fev - 8:35:05

    1-Da pra montar sim,isso sem precisar mexer em posição de cambio,mas esse cambio é bom num 6 cil hein,se fosse você eu colocava um 5 marchas do 4cil mesmo e deixava esse clark guardado,vai que futuramente você consegue um 6zão,e esse cambio tá valorizando muito tambem,mas da pra usar sem problemas.Só acho que como é de 6cil a 1° dele é um pouco mais longa que a do 4cil,então vai ser um pouco ruim a saida dele,ainda mais com esse dif 3:07

    2-Não faz diferença nenhuma

    3-Aguenta sim,só que se for um 4cil totalmente original fica um pouco lerdo na saida

    4-Precisa sim,as molas do 4cil são diferentes,vai precisar por elas,quanto ao agregado você pode trocar os suportes do motor ou colocar um agregado do 4cil já

    5-Da pra usar sim

    Só uma dica quanto ao carburador,coloque no minimo um H34,porque se não vai passar raiva com essa relação longa ai OKK




    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? 14tyfko
    Porca Solta
    Porca Solta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Idade : 41
    Localização : Pirassununga
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1992
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 13/01/2012

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Empty Re: Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Mensagem por Porca Solta Seg 22 Fev - 1:05:49

    bruno silverstar83 escreveu:1-Da pra montar sim,isso sem precisar mexer em posição de cambio,mas esse cambio é bom num 6 cil hein,se fosse você eu colocava um 5 marchas do 4cil mesmo e deixava esse clark guardado,vai que futuramente você consegue um 6zão,e esse cambio tá valorizando muito tambem,mas da pra usar sem problemas.Só acho que como é de 6cil a 1° dele é um pouco mais longa que a do 4cil,então vai ser um pouco ruim a saida dele,ainda mais com esse dif 3:07

    2-Não faz diferença nenhuma

    3-Aguenta sim,só que se for um 4cil totalmente original fica um pouco lerdo na saida

    4-Precisa sim,as molas do 4cil são diferentes,vai precisar por elas,quanto ao agregado você pode trocar os suportes do motor ou colocar um agregado do 4cil já

    5-Da pra usar sim

    Só uma dica quanto ao carburador,coloque no minimo um H34,porque se não vai passar raiva com essa relação longa ai  OKK



    H-34 vai beber mais que o 228 não? Queria fugir de carburador duplo não só pra ter mais economia, mas também pra não ficar passando raiva com segundo estágio engripando... quanto menos manutenção pra encher o saco, melhor. Por tudo que já li internet afora, carburador duplo é bom pra quem gosta de dirigir esportivamente e tem o pé pesado, pois o segundo estágio aciona a todo instante e não engripa. Já pra quem dirige que nem vô, que é o meu caso, ele quase nunca aciona e vive engripado... então melhor ter um simples logo de vez.

    Original o 4 cilindros não vai ser, pois como disse, minha intenção é pegar um original a álcool e rodar com gasolina... só a taxa de 10,5:1 já vai dar um fôlego diferenciado ao quatrinho, mesmo com carburador simples, penso com meus botões. Rodo de 70 a 80 km por dia entre trabalho e faculdade... por isso a intenção de montar um 4 cilindros econômico, unindo truques como taxa maior, carburador simples e ignição forte, diferencial longo e tudo mais. Esse cupê que achei se encaixa bem nisso pela mecânica que está nele eu acho, que era de 6 cilindros.

    Grato pela ajuda, qualquer informação adicional é bem vinda.
    marcusvb
    marcusvb
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 130
    Localização : Marília
    Data de inscrição : 25/10/2015

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Empty Re: Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Mensagem por marcusvb Seg 22 Fev - 10:11:12

    Amigo só como base o meu é 4cil roda na gasola e um 228 a media na cidade é entre 6 e 7 numa boa e não ando tão "Vovo" embora o carro não é o rei das arrancadas tambem
    kelvisson
    kelvisson
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 472
    Idade : 32
    Modelo do carro : Opala Standart 1979 coupê
    Monza SL/E 87/88
    Pampa L 1988
    Toyota Bandeirante 1976
    F-1000 ss 1991
    Cilindros : 6+4+4+4+4
    Data de inscrição : 01/06/2009

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Empty Re: Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Mensagem por kelvisson Seg 22 Fev - 13:57:27

    Quase da mesma maneira q se adapta o 6cc no 4cc é o inverso, só q melhorado em relação a algumas coisas tipo:

    Molas dianteiras mais reforçadas devido ao peso do 6cc
    Embreagem do 6cc tem mais pressão no platô
    Cambio 5m se for do 6cc mesmo é bem mais resistente
    Diferencial eh a mesma coisa só muda a relação
    E o radiador vc pode usar até mesmo o do 6cc q eh grandão e vai refrigerar bem.

    Agora essa configuração 4cc, cambio 5m e diferencial 3.07 o opala vai ficar bem economico, porem fica meio fraco pra sair e em algumas subidas.

    Eu acho q a melhor carburação pra vc ( economia de rodagem e um pouco mais de desempenho devido a relação longa q vai usar ) é o 3e.

    O 228, 446 e h34 pelo menos pra mim não vai fazer vc economizar muito não. Mas tb td depende do acerto e do pe do motorista.


    Valeu
    Porca Solta
    Porca Solta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Idade : 41
    Localização : Pirassununga
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1992
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 13/01/2012

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Empty Re: Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Mensagem por Porca Solta Ter 23 Fev - 1:54:31

    marcusvb escreveu:Amigo só como base o meu é 4cil roda na gasola e um 228 a media na cidade é entre 6 e 7 numa boa e não ando tão "Vovo" embora o carro não é o rei das arrancadas tambem

    Nossa, mas só isso? É original a gasolina, 4 marchas... como é a configuração? Acho muito pouco 6 a 7km/l num 4 cilindros a gasolina, essa é a média dos 4 cilindros a álcool pelos relatos da galera e pelos testes de revista antigos de época, ou a média do 6 cilindros a gasolina também, no qual se faz 6km/l sem grandes esforços, dependendo do carburador. Tenho pra mim que um 4 cilindros a gasolina deveria fazer pelo menos uns 9 ou 10 km/l, bem reguladinho e com carburador tipo 3E... sei lá. Mas andando que nem vovô né... se pisar, aí a conversa é outra.

    kelvisson escreveu:Quase da mesma maneira q se adapta o 6cc no 4cc é o inverso, só q melhorado em relação a algumas coisas tipo:

    Molas dianteiras mais reforçadas devido ao peso do 6cc
    Embreagem do 6cc tem mais pressão no platô
    Cambio 5m se for do 6cc mesmo é bem mais resistente
    Diferencial eh a mesma coisa só muda a relação
    E o radiador vc pode usar até mesmo o do 6cc q eh grandão e vai refrigerar bem.

    Agora essa configuração 4cc, cambio 5m e diferencial 3.07 o opala vai ficar bem economico, porem fica meio fraco pra sair e em algumas subidas.

    Eu acho q a melhor carburação pra vc ( economia de rodagem e um pouco mais de desempenho devido a relação longa q vai usar ) é o 3e.

    O 228, 446 e h34 pelo menos pra mim não vai fazer vc economizar muito não. Mas tb td depende do acerto e do pe do motorista.


    Valeu

    Grato pelas informações... vou colocar o 3E na parada, pois o povo fala muito bem dele mesmo. Já imaginava que o carro ia ficar um pouco fraco de saída, não dá pra esperar desempenho de uma configuração longa assim, mas a economia é prioridade. Qto ao pé do motorista não me preocupo, meu estilo de dirigir é vovô. O acerto vai ser o segredo então, pra ficar legalzinho. Se conseguir uns 10km/l de gasolina na cidade, estou feliz.
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Empty Re: Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Mensagem por bruno silverstar83 Ter 23 Fev - 22:57:02

    Porca Solta escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:1-Da pra montar sim,isso sem precisar mexer em posição de cambio,mas esse cambio é bom num 6 cil hein,se fosse você eu colocava um 5 marchas do 4cil mesmo e deixava esse clark guardado,vai que futuramente você consegue um 6zão,e esse cambio tá valorizando muito tambem,mas da pra usar sem problemas.Só acho que como é de 6cil a 1° dele é um pouco mais longa que a do 4cil,então vai ser um pouco ruim a saida dele,ainda mais com esse dif 3:07

    2-Não faz diferença nenhuma

    3-Aguenta sim,só que se for um 4cil totalmente original fica um pouco lerdo na saida

    4-Precisa sim,as molas do 4cil são diferentes,vai precisar por elas,quanto ao agregado você pode trocar os suportes do motor ou colocar um agregado do 4cil já

    5-Da pra usar sim

    Só uma dica quanto ao carburador,coloque no minimo um H34,porque se não vai passar raiva com essa relação longa ai  OKK



    H-34 vai beber mais que o 228 não? Queria fugir de carburador duplo não só pra ter mais economia, mas também pra não ficar passando raiva com segundo estágio engripando... quanto menos manutenção pra encher o saco, melhor. Por tudo que já li internet afora, carburador duplo é bom pra quem gosta de dirigir esportivamente e tem o pé pesado, pois o segundo estágio aciona a todo instante e não engripa. Já pra quem dirige que nem vô, que é o meu caso, ele quase nunca aciona e vive engripado... então melhor ter um simples logo de vez.

    Original o 4 cilindros não vai ser, pois como disse, minha intenção é pegar um original a álcool e rodar com gasolina... só a taxa de 10,5:1 já vai dar um fôlego diferenciado ao quatrinho, mesmo com carburador simples, penso com meus botões. Rodo de 70 a 80 km por dia entre trabalho e faculdade... por isso a intenção de montar um 4 cilindros econômico, unindo truques como taxa maior, carburador simples e ignição forte, diferencial longo e tudo mais. Esse cupê que achei se encaixa bem nisso pela mecânica que está nele eu acho, que era de 6 cilindros.

    Grato pela ajuda, qualquer informação adicional é bem vinda.

    Mas aí depende,com esse 228 e relação 3:07 é muito provável que você vai precisar acelerar mais pra manter um bom torque pro carro não apanhar marcha,já com um carburador duplo como o H-34 já vai ter mais folego pra tocar esse diferencial mais longo sem muita aceleração,ai pode ser que fique mais econômico .


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? 14tyfko
    Porca Solta
    Porca Solta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Idade : 41
    Localização : Pirassununga
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1992
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 13/01/2012

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Empty Re: Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Mensagem por Porca Solta Qua 24 Fev - 3:42:00

    bruno silverstar83 escreveu:
    Porca Solta escreveu:

    H-34 vai beber mais que o 228 não? Queria fugir de carburador duplo não só pra ter mais economia, mas também pra não ficar passando raiva com segundo estágio engripando... quanto menos manutenção pra encher o saco, melhor. Por tudo que já li internet afora, carburador duplo é bom pra quem gosta de dirigir esportivamente e tem o pé pesado, pois o segundo estágio aciona a todo instante e não engripa. Já pra quem dirige que nem vô, que é o meu caso, ele quase nunca aciona e vive engripado... então melhor ter um simples logo de vez.

    Original o 4 cilindros não vai ser, pois como disse, minha intenção é pegar um original a álcool e rodar com gasolina... só a taxa de 10,5:1 já vai dar um fôlego diferenciado ao quatrinho, mesmo com carburador simples, penso com meus botões. Rodo de 70 a 80 km por dia entre trabalho e faculdade... por isso a intenção de montar um 4 cilindros econômico, unindo truques como taxa maior, carburador simples e ignição forte, diferencial longo e tudo mais. Esse cupê que achei se encaixa bem nisso pela mecânica que está nele eu acho, que era de 6 cilindros.

    Grato pela ajuda, qualquer informação adicional é bem vinda.

    Mas aí depende,com esse 228 e relação 3:07 é muito provável que você vai precisar acelerar mais pra manter um bom torque pro carro não apanhar marcha,já com um carburador duplo como o H-34 já vai ter mais folego pra tocar esse diferencial mais longo sem muita aceleração,ai pode ser que fique mais econômico .

    Ah tá, agora entendi... Então a pedida é o H-34 ou o 3E mesmo. Grato pela informação, cada detalhe faz a diferença. Wink
    SevenFifty
    SevenFifty
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1240
    Idade : 37
    Localização : Guaratinguetá-SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
    Cilindros : 4 (151)
    Data de inscrição : 06/09/2010

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Empty Re: Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Mensagem por SevenFifty Qui 25 Fev - 7:32:46

    Concordo com o Bruno... Uso o 228 porque já veio no meu 151, nada contra mas nada a favor também, meu carro é amarrado e não é econômico (7 - 8 km/l de média de gasolina).
    E outra, é um carburador que deixou de ser oferecido no início dos anos 80. O 3E é o mais moderno e econômico.

    Um exemplo de 4 cil. econômico e eficiente é o do Jean Michel Colet: virabrequim do 153 com pistões do 151 (2.8 L), comando hidráulico 260º, Weber 40, câmbio 5 marchas e dif. 3,08:1. Resultado: 8,5 km/l de ÁLCOOL de média, e longe de ser um carro amarrado. Essa receita vale copiar. OKK
    Porca Solta
    Porca Solta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Idade : 41
    Localização : Pirassununga
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1992
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 13/01/2012

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Empty Re: Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Mensagem por Porca Solta Ter 1 Mar - 1:36:03

    SevenFifty escreveu:Concordo com o Bruno... Uso o 228 porque já veio no meu 151, nada contra mas nada a favor também, meu carro é amarrado e não é econômico (7 - 8 km/l de média de gasolina).
    E outra, é um carburador que deixou de ser oferecido no início dos anos 80. O 3E é o mais moderno e econômico.

    Um exemplo de 4 cil. econômico e eficiente é o do Jean Michel Colet: virabrequim do 153 com pistões do 151 (2.8 L), comando hidráulico 260º, Weber 40, câmbio 5 marchas e dif. 3,08:1. Resultado: 8,5 km/l de ÁLCOOL de média, e longe de ser um carro amarrado. Essa receita vale copiar. OKK

    É sério isso? 8,5km/l de álcool na cidade com um Weber 40? e com a cilindrada aumentada pra 2.8? Qual é o milagre? Queria que o Jean Michel Colet desse um pitaco por aqui, já li muitas mensagens dele e ele parece que manja bastante. Ele não deve ter montado essa configuração pra economia, mas é de fazer cair o queixo.

    Eu tenho como segundo carro, um Del Rey 83 1.6 original a álcool, carro famoso por ser econômico... uso-o como carro do dia a dia. E ele faz entre 6,5 a 7km/l de álcool na cidade. Achava essa média boa, pelo tamanho do carro e tal, sempre o sustentei sem maiores problemas... até ler uns testes de época dos Opalas 4 cilindros pontuando a mesma média, entre 6,5 e 7 km/l de álcool, e ver muitos relatos semelhantes aqui no fórum.

    Desde então penso comigo: "Pow, é um motor com 1000 cilindradas a mais que o do Del Rey, e faz a mesma média, com muito mais torque e potência?" Veio daí a idéia de ter um coupé 4 cilindros como segundo carro. Ficaria com dois Opalas e sairia do Del Rey, que apesar de ser um bom carro e eu gostar muito dele, é socialmente mal visto infelizmente, fala mal do dono... ao contrário do Opala. E mantendo a mesma média de consumo e ganhando em potência e torque.

    Se os testes de revista e relatos dos amigos do fórum estiverem corretos e um Opala 4 cilindros original for capaz de fazer 7km/l de álcool na cidade, pensava mesmo que seria possível obter mais com mudanças como maior taxa, diferencial mais longo, ignição melhor... só estranhei conseguir 8,5km/l de álcool com um Weber 40, um carburador que em tese é voltado a desempenho e não economia, e ainda com cilindrada maior. Essa bruxaria eu queria aprender... rs
    SevenFifty
    SevenFifty
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1240
    Idade : 37
    Localização : Guaratinguetá-SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
    Cilindros : 4 (151)
    Data de inscrição : 06/09/2010

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Empty Re: Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Mensagem por SevenFifty Ter 1 Mar - 5:15:28

    Porca Solta escreveu:
    SevenFifty escreveu:Concordo com o Bruno... Uso o 228 porque já veio no meu 151, nada contra mas nada a favor também, meu carro é amarrado e não é econômico (7 - 8 km/l de média de gasolina).
    E outra, é um carburador que deixou de ser oferecido no início dos anos 80. O 3E é o mais moderno e econômico.

    Um exemplo de 4 cil. econômico e eficiente é o do Jean Michel Colet: virabrequim do 153 com pistões do 151 (2.8 L), comando hidráulico 260º, Weber 40, câmbio 5 marchas e dif. 3,08:1. Resultado: 8,5 km/l de ÁLCOOL de média, e longe de ser um carro amarrado. Essa receita vale copiar. OKK

    É sério isso? 8,5km/l de álcool na cidade com um Weber 40? e com a cilindrada aumentada pra 2.8? Qual é o milagre? Queria que o Jean Michel Colet desse um pitaco por aqui, já li muitas mensagens dele e ele parece que manja bastante. Ele não deve ter montado essa configuração pra economia, mas é de fazer cair o queixo.

    Eu tenho como segundo carro, um Del Rey 83 1.6 original a álcool, carro famoso por ser econômico... uso-o como carro do dia a dia. E ele faz entre 6,5 a 7km/l de álcool na cidade. Achava essa média boa, pelo tamanho do carro e tal,  sempre o sustentei sem maiores problemas... até ler uns testes de época dos Opalas 4 cilindros pontuando a mesma média, entre 6,5 e 7 km/l de álcool, e ver muitos relatos semelhantes aqui no fórum.

    Desde então penso comigo: "Pow, é um motor com 1000 cilindradas a mais que o do Del Rey, e faz a mesma média, com muito mais torque e potência?" Veio daí a idéia de ter um coupé 4 cilindros como segundo carro. Ficaria com dois Opalas e sairia do Del Rey, que apesar de ser um bom carro e eu gostar muito dele,  é socialmente mal visto infelizmente, fala mal do dono... ao contrário do Opala. E mantendo a mesma média de consumo e ganhando em potência e torque.

    Se os testes de revista e relatos dos amigos do fórum estiverem corretos e um Opala 4 cilindros original for capaz de fazer 7km/l de álcool na cidade, pensava mesmo que seria possível obter mais com mudanças como maior taxa, diferencial mais longo, ignição melhor... só estranhei conseguir 8,5km/l de álcool com um Weber 40, um carburador que em tese é voltado a desempenho e não economia, e ainda com cilindrada maior. Essa bruxaria eu queria aprender... rs

    Parece que o segredo está na configuração da W40, do tipo de caneta usada. Mas o que ajuda mesmo é o torque extra vindo da maior ciilndrada aliado à transmissão alongada... Também achei muito interessante. O tópico é esse: http://www.opaleirosdoparana.com/t40586-comodoro-87-vai-virar-seis-apimentadinho?highlight=opala+a+venda

    Abraço.
    Porca Solta
    Porca Solta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Idade : 41
    Localização : Pirassununga
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1992
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 13/01/2012

    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Empty Re: Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Mensagem por Porca Solta Seg 7 Mar - 2:01:34

    Olha que interessante... certa vez li em algum lugar que maior cilindrada nem sempre significa maior consumo, e isso parece ser verdade. Com um equilíbrio legal entre motor, carburador, ignição e transmissão, pelo visto um Opala 4 cilindros pode ser tão econômico quanto um popular moderno qualquer. Extremamente interessante, me dá mais sanha ainda de levar meu projeto a cabo! Agradeço por todas as informações meu amigos! Wink

    Conteúdo patrocinado


    Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa? Empty Re: Motor 4 cilindros em Opala 6 cilindros, o que precisa?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 3:14:51