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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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temperatura
daniel.primes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 17
Localização : florianopolis
Data de inscrição : 31/01/2011
- Mensagem nº1
temperatura
olá pessoal,venho convivendo com um problema a algum tempo,a temperatura do meu opala anda muito elevada,quase no maximo,a ventoinha ta funcionando e tudo, já troquei várias coisas e não sei pq ainda continua,preciso de algumas sugestões para esse problema!!
obrigado!
obrigado!
Leo MG- Opaleiro
- Número de Mensagens : 696
Localização : Divinópolis - MG
Modelo do carro : Caravan Comodoro 79
Comodoro Las Vegas 78
Sedã 73
Corsa
Cilindros : 6+4+4+4
Data de inscrição : 15/09/2010
- Mensagem nº2
Re: temperatura
daniel.primes escreveu:olá pessoal,venho convivendo com um problema a algum tempo,a temperatura do meu opala anda muito elevada,quase no maximo,a ventoinha ta funcionando e tudo, já troquei várias coisas e não sei pq ainda continua,preciso de algumas sugestões para esse problema!!
obrigado!
Retire a válvula termostática e a jogue fora.
Depois você me conta.
Abraço.
branco 75- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4001
Localização : curitiba
Modelo do carro : coupe 1975 4 cil 2500
caravan 1978 6 cil 4100
Data de inscrição : 24/11/2008
- Mensagem nº3
Re: temperatura
Leo MG escreveu:daniel.primes escreveu:olá pessoal,venho convivendo com um problema a algum tempo,a temperatura do meu opala anda muito elevada,quase no maximo,a ventoinha ta funcionando e tudo, já troquei várias coisas e não sei pq ainda continua,preciso de algumas sugestões para esse problema!!
obrigado!
Retire a válvula termostática e a jogue fora.
Depois você me conta.
Abraço.
esse é meu palpite tb, vai na fé q resolve!!!!
Luis_555- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008
- Mensagem nº4
Re: temperatura
Deve funcionar, mas ao meu ver é tapar o sol com peneira hehe, se a peça ta ali é pq ela tem uma função...
allanfrz- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1874
Idade : 41
Localização : São Caetano do Sul, SP
Modelo do carro : Caravan 79
Cilindros : 151
Data de inscrição : 14/01/2009
- Mensagem nº5
Re: temperatura
Retire a termostática e veja se resolve. Se resolver, compra uma nova e coloque-a no lugar.
Fora isso, tente verificar bomba d`água, radiador, limpeza no sistema, aí se nada adiantar, veja junta de cabeçote e o próprio cabeçote.
Fora isso, tente verificar bomba d`água, radiador, limpeza no sistema, aí se nada adiantar, veja junta de cabeçote e o próprio cabeçote.
Edson Santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1273
Idade : 35
Localização : Santo André - SP
Modelo do carro : Comodoro SL/E 4.1/S 1988
Cilindros : 6
Data de inscrição : 07/08/2009
- Mensagem nº6
Re: temperatura
O problema parece ser termostática mesmo, deve ta travada. Mas se realmente for ela, compre uma nova amigo, andar sem termostática por muito tempo, gera desgaste de cilindro...
Abraço
Abraço
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3573
Idade : 45
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº7
Re: temperatura
Se você for mecher na termostática, pra não gastar grana à toa, primeiro tire ela e teste, só compre outra se o problema se resolver!
_________________
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
https://www.facebook.com/paulocorso
https://www.instagram.com/paulo_corso/
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
amador- Opaleiro
- Número de Mensagens : 562
Idade : 57
Localização : umuarama pr
Cilindros :
Data de inscrição : 20/11/2008
- Mensagem nº8
Re: temperatura
o motor ta quente mesmo? ou pode ser problemas eletricos com o painel. que ano modelo e motorizaçao do seu carro? pra ver se a valvula esta abrindo e fechando náo ha nescecidade de tirala. quando o motor apresentar nivel alto de temp. coloque uma mao na mangueira superior e a outra na inferior se as duas estiverem quentes é porque a valvula esta abrindo sim e circulando liquido de arrefecimento,porem se uma estiver quente e a outra fria ai nao esta circulando,e pode ser mesmo valvula, mas so da pra fazer este teste quando o motor estiver quente.
Leo MG- Opaleiro
- Número de Mensagens : 696
Localização : Divinópolis - MG
Modelo do carro : Caravan Comodoro 79
Comodoro Las Vegas 78
Sedã 73
Corsa
Cilindros : 6+4+4+4
Data de inscrição : 15/09/2010
- Mensagem nº9
Re: temperatura
Luis_555 escreveu:Deve funcionar, mas ao meu ver é tapar o sol com peneira hehe, se a peça ta ali é pq ela tem uma função...
É verdade Luis_555.
Sou da opinião que se um engenheiro que estudou pra caralho pra fazer uma peça, não devemos ser nós, humildes opaleiros que devemos desconfiar do tal feito.
Mas desconheço um Opala que a maldita válvula termostática não dá pau.
Os meus 4 carros tem a ventuinha direta no motor, e em todos eu retirei a bem-dita. Principalmente nos 6cc que esquentam até desligados.
Espero que o problema do amigo se resolva.
Abraço.
allanfrz escreveu:Retire a termostática e veja se resolve. Se resolver, compra uma nova e coloque-a no lugar.
Fora isso, tente verificar bomba d`água, radiador, limpeza no sistema, aí se nada adiantar, veja junta de cabeçote e o próprio cabeçote.
Eu não dei este palpite porque ele disse que já revisou praticamente tudo, então fui direto no calcanhar.
Edson Santos escreveu:O problema parece ser termostática mesmo, deve ta travada. Mas se realmente for ela, compre uma nova amigo, andar sem termostática por muito tempo, gera desgaste de cilindro...
Abraço
Uai Edson, vc me pôs medo agora.
Até onde isso pode ser verdade?
amador escreveu:o motor ta quente mesmo? ou pode ser problemas eletricos com o painel. que ano modelo e motorizaçao do seu carro? pra ver se a valvula esta abrindo e fechando náo ha nescecidade de tirala. quando o motor apresentar nivel alto de temp. coloque uma mao na mangueira superior e a outra na inferior se as duas estiverem quentes é porque a valvula esta abrindo sim e circulando liquido de arrefecimento,porem se uma estiver quente e a outra fria ai nao esta circulando,e pode ser mesmo valvula, mas so da pra fazer este teste quando o motor estiver quente.
Pode mesmo.
Se o painel tiver pifado, vc nunca vai arrumar o problema.
Mas pelo menos já sabe onde procurar.
Boa sorte.
Edson Santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1273
Idade : 35
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Modelo do carro : Comodoro SL/E 4.1/S 1988
Cilindros : 6
Data de inscrição : 07/08/2009
- Mensagem nº10
Re: temperatura
Léo, o desgaste do cilindro é por conta do motor sem termostática, demorar muito a estabilizar a temperatura. O carro roda frio por um bom tempo, isso é prejudicial, pode notar que com a valvula, em questão de minutos a temperatura já fica praticamente equalizada...
Abraço!!!
Abraço!!!
Leo MG- Opaleiro
- Número de Mensagens : 696
Localização : Divinópolis - MG
Modelo do carro : Caravan Comodoro 79
Comodoro Las Vegas 78
Sedã 73
Corsa
Cilindros : 6+4+4+4
Data de inscrição : 15/09/2010
- Mensagem nº11
Re: temperatura
Edson Santos escreveu:Léo, o desgaste do cilindro é por conta do motor sem termostática, demorar muito a estabilizar a temperatura. O carro roda frio por um bom tempo, isso é prejudicial, pode notar que com a valvula, em questão de minutos a temperatura já fica praticamente equalizada...
Abraço!!!
Tá, isso eu já sabia.
Até deixo meus carros funcionando na lenta antes de sair e tal, nem acelero pra ser mais exato.
Mas vamos fazer um supositório:
O desgaste seria uns 10% superior a um carro com a válvula?
Edson Santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1273
Idade : 35
Localização : Santo André - SP
Modelo do carro : Comodoro SL/E 4.1/S 1988
Cilindros : 6
Data de inscrição : 07/08/2009
- Mensagem nº12
Re: temperatura
Leo MG escreveu:Edson Santos escreveu:Léo, o desgaste do cilindro é por conta do motor sem termostática, demorar muito a estabilizar a temperatura. O carro roda frio por um bom tempo, isso é prejudicial, pode notar que com a valvula, em questão de minutos a temperatura já fica praticamente equalizada...
Abraço!!!
Tá, isso eu já sabia.
Até deixo meus carros funcionando na lenta antes de sair e tal, nem acelero pra ser mais exato.
Mas vamos fazer um supositório:
O desgaste seria uns 10% superior a um carro com a válvula?
Mas independente do motor estar rodando ou não, o motor trabalhando frio tem desgaste superior em relação a um motor que trabalha em temperatura normal. Deixar o carro na lenta antes de sair, ajuda, mas não resolve.
Reduz a vida util do motor, em quantos por cento eu não sei
Abraço!!!
Rogerio Jesus- Opaleiro
- Número de Mensagens : 160
Idade : 62
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Diplomata
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 11/03/2010
- Mensagem nº13
Re: temperatura
Tive um problema de temperatura nos dias mais quentes do verao, Sem termostatica, uma vez chegou a quase ferver, da uma olhada no nivel da agua no radiador, com o motor ligado e de olho no nivel da umas aceleradas o meu quando eu fazia isso a agua ia toda para o fundo do radiador, resolvi completando a agua e acelerandinho, até dar umas aceleradas mais forte e o nivel continuou no mesmo, depois disso nao tive mais problemas.
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
Localização : sao paulo
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº14
Re: temperatura
tópico para "mecanica" não?
demuner- Opaleiro
- Número de Mensagens : 262
Idade : 33
Localização : Ibiraçu-ES
Modelo do carro : Opala Comodoro 1979
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 25/07/2008
- Mensagem nº15
solução do problema.
NÃO TIRE A VÁLVULA TERMOSTÁTICA.
Acontece o seguinte, existe uma "orelhinha" mínima na válvula que ao haver passagem do líquito em determinada temperatura a válvula é acionada.
Aconteceu no opala que temos aqui em casa, 4 cilindros 1982, compramos uma valvula nova na caixa da GM, a temperatura sempre subia e eu sempre parava o carro no meio da rua !
aumente esse orifício para haver mais passagem do líquido e fazer com que a válvula seja acionada rapidamente.
DEPOIS EM CONTA O RESULTADO. ! É 100 % EFETIVO.
SE PRECISAR DE FOTOS, TE MANDO.
ABRAÇÃO E ESPERO TER AJUDADO. PEÇO DESCULPAS SE NÃO FICOU TÃO CLARA A EXPLICAÇÃO.
Acontece o seguinte, existe uma "orelhinha" mínima na válvula que ao haver passagem do líquito em determinada temperatura a válvula é acionada.
Aconteceu no opala que temos aqui em casa, 4 cilindros 1982, compramos uma valvula nova na caixa da GM, a temperatura sempre subia e eu sempre parava o carro no meio da rua !
aumente esse orifício para haver mais passagem do líquido e fazer com que a válvula seja acionada rapidamente.
DEPOIS EM CONTA O RESULTADO. ! É 100 % EFETIVO.
SE PRECISAR DE FOTOS, TE MANDO.
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daniel.primes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 17
Localização : florianopolis
Data de inscrição : 31/01/2011
- Mensagem nº16
Re: temperatura
se puder me mandar as fotos fica melhor!!
brigadão!
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Leo MG- Opaleiro
- Número de Mensagens : 696
Localização : Divinópolis - MG
Modelo do carro : Caravan Comodoro 79
Comodoro Las Vegas 78
Sedã 73
Corsa
Cilindros : 6+4+4+4
Data de inscrição : 15/09/2010
- Mensagem nº17
Re: temperatura
demuner escreveu:NÃO TIRE A VÁLVULA TERMOSTÁTICA.
Acontece o seguinte, existe uma "orelhinha" mínima na válvula que ao haver passagem do líquito em determinada temperatura a válvula é acionada.
Aconteceu no opala que temos aqui em casa, 4 cilindros 1982, compramos uma valvula nova na caixa da GM, a temperatura sempre subia e eu sempre parava o carro no meio da rua !
aumente esse orifício para haver mais passagem do líquido e fazer com que a válvula seja acionada rapidamente.
DEPOIS EM CONTA O RESULTADO. ! É 100 % EFETIVO.
SE PRECISAR DE FOTOS, TE MANDO.
ABRAÇÃO E ESPERO TER AJUDADO. PEÇO DESCULPAS SE NÃO FICOU TÃO CLARA A EXPLICAÇÃO.
uai demuner.
Quero ver as fotos, lá vai eu comprar a maldita de novo.
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº18
Re: temperatura
Se eu disser que válvula termostática se troca a cada 2 anos ......
parra- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1631
Localização : Campinas-SP
Modelo do carro : Caravan 1983
Cilindros : 4
Data de inscrição : 08/04/2009
- Mensagem nº19
Re: temperatura
eu ja sou mais radical e troco ela de ano em ano !
Pinduca do Bagre- Opaleiro
- Número de Mensagens : 714
Idade : 56
Localização : Parobé - RS
Modelo do carro : Diplomata Coupé 88 Saia-e-Blusa (Bagre)
Caravan Comodoro 89 (Bêuda)
Cilindros : 4.1 e 2.5 (álcool)
Data de inscrição : 18/02/2009
- Mensagem nº20
Re: temperatura
Olá!
Eu colocaria uma válvula nova, não se pode andar sem a termostática.
Mas antes devemos testá-la também, pra ver se abre direitinho.
E claro, revisão geral em radiador, mangueiras, bomba e sensores.
E não esquecer o aditivo pra não ferver.
Às vezes o instrumento do painel também nos engana.
O negócio é medir a temperatura em uma oficina especializada.
Os caras geralmente tem termômetros à laser.
1 abç!
Eu colocaria uma válvula nova, não se pode andar sem a termostática.
Mas antes devemos testá-la também, pra ver se abre direitinho.
E claro, revisão geral em radiador, mangueiras, bomba e sensores.
E não esquecer o aditivo pra não ferver.
Às vezes o instrumento do painel também nos engana.
O negócio é medir a temperatura em uma oficina especializada.
Os caras geralmente tem termômetros à laser.
1 abç!
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
Localização : sao paulo
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº21
Re: temperatura
se eu disser ninguém acredita...
to no meu sétimo opala e é o 11º carro desde 1997...
eu nunca tive problemas com termostática, de carro nenhum...
aliás meus carros nunca tiveram problemas de aquecimento...nenhum deles! aliás, meu ultimo 6cil que tinha um veneninho sem vergonha tinha problemas para chegar na temperatura certa... o carro trabalhava sempre frio demais...
ainda to com sorte... e espero continuar assim quando o meu '71 estiver pronto...
to no meu sétimo opala e é o 11º carro desde 1997...
eu nunca tive problemas com termostática, de carro nenhum...
aliás meus carros nunca tiveram problemas de aquecimento...nenhum deles! aliás, meu ultimo 6cil que tinha um veneninho sem vergonha tinha problemas para chegar na temperatura certa... o carro trabalhava sempre frio demais...
ainda to com sorte... e espero continuar assim quando o meu '71 estiver pronto...
frederico santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3117
Idade : 47
Localização : Guarapari es
Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
Cilindros : 6CILINDROS
Data de inscrição : 27/12/2008
- Mensagem nº22
Re: temperatura
No meu6CC a alcool tb esquenta p amenizar coloque valvula term. de gasolina e coloque o interuptor de fiat 147gasolina( caso ventoinha elétrica)no meu melhorou muito. mas confira o estado do seu radiador e bomba dágua tb. o meu radiador tá bem ferrado no caso..
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº23
Re: temperatura
j ricardo escreveu:se eu disser ninguém acredita...
to no meu sétimo opala e é o 11º carro desde 1997...
eu nunca tive problemas com termostática, de carro nenhum...
aliás meus carros nunca tiveram problemas de aquecimento...nenhum deles! aliás, meu ultimo 6cil que tinha um veneninho sem vergonha tinha problemas para chegar na temperatura certa... o carro trabalhava sempre frio demais...
ainda to com sorte... e espero continuar assim quando o meu '71 estiver pronto...
eu já tive alguns opalas e comprei alguns 6cc.....
e digo foram muito em que eu tirei a TERMOSTÁTICA em pedaços.......parecendo uma molinha quebrada .....
por algum motivo ou " milagre" ela normalmente quebra...emferruja ....vai pro saco , sempre totalmente aberta......
eduardobezera- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1369
Idade : 41
Localização : Fortaleza CE
Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 21/09/2010
- Mensagem nº24
Re: temperatura
ja ouvi falar que tem um lance de regular o marcador de temperatura no painel.
nunca fiz isso mas acredito que seu problema seja esse.
ou então o marcador esta com problemas.
nunca fiz isso mas acredito que seu problema seja esse.
ou então o marcador esta com problemas.
demuner- Opaleiro
- Número de Mensagens : 262
Idade : 33
Localização : Ibiraçu-ES
Modelo do carro : Opala Comodoro 1979
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 25/07/2008
- Mensagem nº25
Re: temperatura
vou arrumar as fotos sim.
bom RESOLVI o meu problema que por sinal, era igual ao seu.
100 % que da certo.
bom RESOLVI o meu problema que por sinal, era igual ao seu.
100 % que da certo.
frederico santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3117
Idade : 47
Localização : Guarapari es
Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
Cilindros : 6CILINDROS
Data de inscrição : 27/12/2008
- Mensagem nº26
Re: temperatura
. se tiver como regular tem q ter alguma ferramenta p calibrar pois no olhometro ñ existe precisão...eduardobezera escreveu:ja ouvi falar que tem um lance de regular o marcador de temperatura no painel.
nunca fiz isso mas acredito que seu problema seja esse.
ou então o marcador esta com problemas.
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