meu cambio 4M varetado...comecou a dar problema....roncava e nao engatava mais a 1º nem a 3º...fiquei uns 3 ou 4 meses andando com o carro em 2º, 4º e ré.......achando (tendo quase certeza) q o cambio iria dar muito trabalho pra arrumar...e o mecanico me desanimou mais ainda......enfim...comprei um REVISADO no ML...por 160 conto....com frete ficou 230 conto.....realmente o cambio era revisado...com os sincronizados..cachorretes (eu conheco como macaquinhos)e rolamentos....ZEROS!!!! estavao ate sem oleo....brilhando....emfim...o cambio esta lindo....seria um cambio otimo pra colocar no meu carro se ele nao fosse 3 MARCHAS!!!! o vendedor nao informou se o cambio era de 3 ou 4 marchas e eu tbem nao perguntei...so vi quando chegou..... .....o legal é q ele veio com caixa seca de aluminio....q é bastante valorizada....
bom resolvi desmontar pra ver como era...ja q a unica solucao seria comprar outro cambio.....pois mandar de volta pra o vendedor trocar seria ruim......desmontei e montei a crianca.....e vi q nao é um bicho de 7 cabeças....
fui atraz de um outro cambio por aqui mesmo...pois fiquei sabendo de um ferro velho na minha cidade q tinha um 4M de opala....fui la ver e o cara queria 400 conto nele....resolvi abrir a tampa das varetas pra ver como estava por dentro...pois quando abri o 3M tive uma boa ideia de como ele fonuncia....e vi la dentro q 3 dos 4 sincronizados estavam quebrados.....e nenhum dos 6 cachorretes (macaquinhos) estavam la....todos estavam quebrados......notifiquei isso ao dono do ferro velho.....falei q nao ia ficar com o cambio....dai eu ja tinha comentado sobre o meu 3M la em casa e ele falo se eu nao conseguiria arrumar esse 4M e quanto eu pagava nele....falei q eu pagava 230,00 conto....dito e feito.....levei ele embora por 230 conto....
o interessante é o seguinte:
com os dois cambios em casa desmontei completamente o 3M e tirei os 3 sincronizados e os 6 macaquinhos juntamente com os 4 aneis de aço (molas dos macaquinhos) e os dois rolamentos.....desmontei todo o cambio 4M tirei os 3 sincronizados quebrados os dois rolamentos limpei engrenagem por engrenagem....parafuso por parafuso....enfim limpei TODAS as peças do 4M com gasolina.....e fui montando....peguei os 3 sincronizados do 3M um q estava inteiro do 4M os 6 macaquinhos do 3M....montei os aneis de aço com os macaquinhos....coloquei o eixo piloto....engrenagem do velocimetro....caixa seca....garfos de mudanca de marchas....tampa de varetas.....e a rabeta.....so nao coloquei as varetas e o trambulador pois ia usar o q estava no cambio antigo....pois o meu trambulador é muito bom.....
cambio colocado no final do mes de março deste ano e ate agora esta perfeitamente bem......dentre varias....varias...varias e varias outras coisas q eu fiz no meu carro essa eu considero a minha maior proeza....é uma satisfacao imensa vc fazer um trampo desse no seu carro e ver q o resultado é muito positivo!!!
no fim das contas fiquei la em casa com duas caixas secas (uma de aluminio e outra de ferro fundido)...duas carcaças de ferro fundido...duas rabetas de aluminio....dois eixos pilotos....dois eixos secundarios....4 luvas....4 garfos....duas tampas de varetas....e varias engrenagens e peças....q estou pensando em colocar a venda.....alias ja tinha q ter anunciado.....kkkkkkkkk
aqui vao algumas fotos da minha empreitada....q eu realizei em uma semana....sendo mais exato de segunda a quinta....das 6 e meia da tarde ate umas 2 horas da manha no meu quarto da minha casa...so saia do quarto pra mijar e tomar agua....nem jantar direito eu jantava...tomava banho umas 2 horas e ia dormir pra acordas as 7 pra vir trabalhar......o cambio foi colocado na oficina na sexta feira......o mais dificil nesse meu trabalho foi a carencia de ferramentas especificas...pricipalmente um alicate pra tirar as travas......foi muito dificil tirar as travas de aço sem um alicate apropriado.....
Logo de cara repare na minha "bancada": sao duas portas de guarda roupa velho em cima de duas caixas de som antigas......kkkkkkkkkkkkkkkkk
aqui uma caixa seca de aluminio...uma de ferro fundido...duas rabetas de aluminio e a carcaça com a arvore de engrenagens do cambio 3M
aqui os dois eixos piloto....
ali no chao vairas peças q ficavam dentro daquele tambor onde esta a bateria eu despejei no chao pra procurar algumas coisas.....
repare q é o meu quarto mesmo.....olhe a cama...chinelo.....camiseta......kkkkk
esse copo eu estava usando pra tomar agua.......hehehehehe
repare no cantinho de baixo um motor de tanquinho...eu tava fazendo uma experiencia.....mas nao deu certo....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
nesse potinho branco de tampa verde eu tenho varios gicles de carburadores......ja mexi muito com isso...mas graças a Deus hj eu to mais tranquilo.....
duas torres gemeas......kkkkkkkkkk
aqui duas engrenagens interna do velocimetro e o pinhao do velocimetro juntamente com o "cachimbo"....
Bom pessoal....agradeço muito aos amigos q tiveram paciencia e viram esse topico até o fim.....as fotos nao estao na ordem certinha dos acontecimentos....mas ja pra ter uma ideia do q foi feito.....
um abraço a todos!!!
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