por Ivo Filho Seg 26 Set 2011, 08:06
Vou explicar rapidinho para que serve de fato o contra-peso.
vamos falar de um motor imaginário de 2 cilindros para facilitar.
1º motor sem contra-peso:
O motor será regido pelo ciclo OTTO de 4 tempos.
primeiro tempo: o pistão desce asperando ar com valvula de admissão aberta (imaginem uma seringa sugando remedio de dentro de uma ampola)
segunto tempo: A valvula de admissão fecha e o pistão sobre fazendo uma força violenta por volta de 130PSI ou prox de uns 8 kilos ( imaginem vc tentando apertar uma seringa dom o dedo na ponta dela)
terceiro tempo: a faisca vem e tem a explosão (AGORA É UM DOS MOMENTOS QUE O CONTRA PESO FARÁ A DIFERENÇA)o pistão desce numa velocidade ferrada, mas nesse mesmo instante o pistão ao lado esta subindo para compressão (lembra, 8 kilos) assim a explosão tem de ser forte para fazer o pistão descer, fazer o carro andar e ainda vencer os 8 kilos.
O quarto tempo: é um momento inútil no trabalho do motor, pois não gera energia, consome energia dos outros pistões e so serve para soltar os gases do motor (imagine agora vc apertando a seringa com a ponta dela aberta).
FAlemos agora do contra-peso.
Ele armazena a energia de momento de inércia do pistão que desce após a explosão, ao fazer a volta na parte de baixo do vira brequim, é essa energia que vai ser utilizada para vencer os 8 kilos, reservando assim boa parte da energia da explosão para realmente fazer o carro andar.
Sem o contra peso a explosão teria de ser violenta o suficiente para fazer o carro andar e ainda comprimir a mistura do pistão ao lado.
Resumo, se tirar o contra-peso, tenha em mente: é necessario suprir a energia que faltará pois o motor não terá mais o momento de inécia dos contra-pesos e isso fara falta quando for criar o momento de Giro ou mais comumente conhecido como Torque.
Sei que muita gente sabe disso, mas tem gente que não sabe e pode querer ir tirando os contra-pesos como forma de preparação e ficar frustrado de o carro nao tiver força para passar por cima de uma lombada.
Com excessão do cabeçote que é muito basico rebaixar, MAS TAMBÉM TEM SEU LIMITE mexer na estrutura do motor tem de ser para quem realmente conhece, eu mesmo não tenho a menor ideia do que seria ideal para retirar em peso, portanto se fosse para ir pela tentativa e erro eu acho mais viavel, seguro e barato tirar peso (massa) do voltante da embreagem, afinal se não der certo é so comprar outro e trocar sem mexer no motor, ja o vira...mexeu, matou....fud....
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