fabão escreveu:tambem tenho o mesmo problema com a suspenção do meu opala sempre que pego ele pra dar um role percebo que ele sai de traseira principalmente quando pega um asfalto meio irregular, é só passar em alguma ondulação na pista ele da umas saidas de lado perdendo estabilidade, ja mendei alinhar umas 5 vezes conferi cambagem, caster,gabaritei agregado, a ultima tentativa foi por as buchas da bandeja inferior feitas em tecnil eu uma melhorada por uns dias mas ja não esta mais 100% não, confesso que to meio desanimado! A proxima tentativa agora vai ser trocar meu agregado pra ver se resolve.
Filho o negocio funciona + ou - assim :
Gente .....isso aqui que eu vou dizer serve pra todo mundo......
80% dos opalas NÃO possuem acerto de suspensão !!!! simplesmente eles tem um "alinhamento " ruim ou péssimo !!!!!
Porque hoje em dia ninguém sabe alinhar um opala.....grande parte dos novatos de auto-center.....não sabem fazer um Simples alinhamento de opala....muitos nem sabem que exitem calços pra se retirar da sunpenão so opala.....(Vc. retira calço a roda vai abrindo...)
Se vc. tem um opala que o alinhamento saiu.....cambagem negativa (((roda fechada))).....
( o opala se não me engano é 0.5 ° opalas antigos....os opalas 92 já vem com cambagem de 1.0° positivo roda aberta !!! + estávél.....)
e convergencia roda"" fechada"" esqueçe amigo nehum piloto em sã consciencia dá + de 140km/h em um carro assim.....
Ou seja.....80% dos opalas são mal alinhados....se vc. pegar uma Ferrari.....e fud$#$ com o "alinhamento" dela.....o carro fica uma Bost$## perfeita....vc. não da + de 160km/H
No caso citado acima rodas de Camber fechadas(+ ) e convergencia fechada......o teu opala parece uma "cobra bebada " pois ele anda todo "bobo " ou como chamam "passarinhando" !!!!
Isso ocorre porque nassa situação "uma roda quer brigar com ao outra " como o pneu está fechado e digamos angulado em 5° graus....(convergencia) ocorre que qualquer ondulação na pista...há uma força pro lado contraria...ou seja o carro parece uma cobra....
Os opalas normalmete (antigos ) vem com cambagem em 0°.....ou 0.5° ou seja roda reta.....se vc. tiver todos os outros dados corretos o carro foi projetado pra ser assim...roda reta.....quando vc. entra numa curva forte....essa roda da´parte de fora da curva "abre " e abre mesmo até 4° + .....pro carro se apoiar e contornar a curva....Veja de 0 ele sai até 4° positivos (aberto) então isso não pode ser uma coisa ruim....
Se vc. quer um carro rápido de curva....tem que.....tem que abrir a roda em 1.5° (cambagem positiva ).....e tem que abrir a convergencia da roda também...ai sim vc. tem um opala muuuuito firme e bom de curva....
(((Isso é um chute no saco dos caras que só sabem dizer.....o manual não diz isso !!!! porque é bem ao contrário doque diz o manual )
Agora imagine essa roda de 1,5° de cambagem entrando rápido numa curva....ela deve abrir (se agarrar até uns 6° ) ou seja vai segura e vc. vai SIM contornar uma curva rápida com o opala....
É SÓ VC'S VEREM FOTOS DE OPALAS DE CORRIDA DE ÉPOCA OU ATUAIS...... carros de arrancada não !!!!
Agora oque vc. ganha com isso estabilidade...firmeza.....
Oque vc. perde....kilometragem de pneu....andar com o carro assim come um pneu fudid$#$# !!!!! é o preço a se pagar.....no mínimo 50% da vida útil de um par de pneus dianteiros
Se vc. erquer a frente do opala ele "abre as rodas dianteira.....se vc. rebaixar ele....ele também abre as rodas dianteira !!!!!
Sabe porque !!!! por causa da bandeja inferior maiores da superior menor....ele faz esse tipo de movimento...se ele tivesse triangulos iguais...(superior e o inferior do mesmo tamanho) isso não aconteceria.!!!...se vc. erquer as rodas...elas seriam reta...se vc. rebaixasse o oapla as rodas seriam retas....
Ou seja :
Se vc. quer correr com um opala:
CAMBAGEM : roda aberta.....pode colocar 1,5°
CONVERGENCIA : pense num pneu de pé.....ele levemente inclinado pra dentro do paralama interno (motor )é FECHADO esse pneu levemente inclinado pro paralama externo....ABERTO é assim que tem que ser o opala.....pra Correr!!!!
CASTER: é o a roda em direção ao parachoque dianteiro.....ou em direção ao parachoque trazeiro.....ela é sempre no meio.....
Oque vc. ganha mexendo nisso :
Se vc. puxar ela.em direção ao parachoque dianteiro....vc. canha TRAÇÃO ..só que o carro sai de frente....´pois vc. mudou o apoioo peso dele....Opalas STT (arrancada )
Se vc. colocar a roda pra traz...em direção ao parachoque trazeiro....vc. perde tração....o carro patina +.....e só sai de trazeira
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