Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Embreagem 250mm
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO EmptyHoje à(s) 21:30:23 por geyson riguete

» Caixa de ar quente do opala
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO EmptyHoje à(s) 18:14:12 por Müller

» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO EmptyHoje à(s) 15:04:50 por opala4cc

» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO EmptyHoje à(s) 14:53:44 por opala4cc

» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO EmptyOntem à(s) 10:35:33 por opala4cc

» Ar condicionado opala automático 90
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO EmptySeg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc

» [COMPRO] Weber 40 DCOE
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO EmptySeg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO EmptySeg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO EmptyQui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho

Quem está conectado?

67 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 67 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_leftSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO BarSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_right 
tabarbosa (16850)
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_leftSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO BarSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_right 
Rubão6cc (15351)
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_leftSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO BarSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_right 
BANDIT (13573)
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_leftSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO BarSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_right 
Xann (10394)
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_leftSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO BarSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_leftSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO BarSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_right 
j ricardo (9376)
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_leftSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO BarSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_right 
Jean Bida (9320)
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_leftSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO BarSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_leftSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO BarSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_leftSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO BarSUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Bar_right 

+24
Cojak
alexandre1971
Alex Udo
HelberCamargo
Glaucio Missioneiro
hunzeker
juniorfigueredo
carlito.vieira
adrianopascutti
Diegoj
SevenFifty
Paulo Corso
Projeto 676
Ghost
VICTOR-73-6CC-
andersonopala
Danilo bc
fabão
BANDIT
wyllerson punk
Müller
luciano76
luizmario caravan 76
Opalamor
28 participantes

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Opalamor
    Opalamor
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 450
    Idade : 53
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Coupe 1976
    Cilindros : 6 Bocas - 250S
    Data de inscrição : 02/04/2010

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Opalamor Sex 2 Mar - 7:06:48

    Salve Galera.

    Ontem pela primeira vez tive a oportunidade de dirigir um 6 canecos 91, galera... fiquei impressionado com estabilidade e segurança que o carro me passou em curvas e retas. Sou cada dia mais apaixonado pelo meu 250-S 76, carro forte, de pegada... só que já troquei tudo quanto é bucha de suspensão, está com amortecedores novos originais, molas novas originais com uma volta cortada, cambagem, caster...e mesmo assim não me sinto tão seguro acelerando o carro, ele está sempre meio molão, passa num buraco ou depressão na pista e tipo...dá uma saidinha de trazeira, coisas assim, totalmente diferente do 91 que peguei ontem. O dono é amigo meu, já tem o carro a uns 3 anos, roda pouco, e disse que a suspensão dele está toda original.
    Daí pergunto se os amigos sabem quais são as diferenças de projeto de suspensão dos modelos novos para os mais antigos, e como elas interferem no desempenho do carro, pois dependendo do que for quero adaptar no meu.

    Valeu Galera.
    luizmario caravan 76
    luizmario caravan 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1107
    Idade : 31
    Localização : santa ernestina sp
    Modelo do carro : caravan 1976 verde ouro metalico
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 30/11/2011

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por luizmario caravan 76 Sex 2 Mar - 8:56:31

    hum ja viii as suspensao do antigo e do novo mais num sei te dizer oq muda pelo menos meu pai diz q muda bandejas e mais umas coisinhas
    luciano76
    luciano76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1038
    Idade : 39
    Localização :
    Cilindros : 4c
    8c
    Data de inscrição : 12/11/2010

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por luciano76 Sex 2 Mar - 11:28:52

    Acredito que seja calibragem de molas amortecedores, mangas de eixo dianteiras, e os mais novos nao vieram com bara estabilizadora traseira??? scratch
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4059
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Müller Sex 2 Mar - 11:35:47

    Além da suspensão dianteira ser diferente, existe a questão da distribuição de massa e peso. teu carro é um cupê, traseira com menos estrutura e mais leve, a traseira "flutua" msm. Diferentemente dos modelos 91 q são 4 portas. É uma questão de física. E eu já acho a caravan bem mais estável do q os sedans.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por wyllerson punk Sex 2 Mar - 11:43:44

    cortar um pouco naos molas endurece mais o carro, fica bom de curva.... mas nao espere milagre
    Opalamor
    Opalamor
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 450
    Idade : 53
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Coupe 1976
    Cilindros : 6 Bocas - 250S
    Data de inscrição : 02/04/2010

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Opalamor Sex 2 Mar - 16:32:32

    Valeu amigos:

    Luiz Mário, o lance das bandejas eu já tinha ouvido falar, vamos ver se descubro o que são essas coisinhas....Valeu.

    Luciano76, vi que o meu não tem barra estabilizadora traseira, e pelo que li melhora bastante, vou correr atrás de uma...obrigado.

    E aí Muller, não tinha pensado na coisa desse jeito ainda, daí lembrei que muita gente diz para colocar um saco de areia no porta malas para melhorar a estabilidade rsrsrs... realmente você tem razão, coupe tem a traseira bem mais leve mesmo, mas com as dicas dos amigos vou procurar melhorar o que for possível, obrigado cara.

    Wyllerson, quando cortei as molas melhorou bastante mas também não acho que é o ideal, como disse antes, vamos ver o que consigo melhorar com as dicas de vocês, valeu amigo.

    Desculpem o mau jeito nas respostas, tentei fazer esse negócio de multi citação, cliquei no botão mas não aconteceu nada, então fiz desse jeito mesmo.

    Valeu galera.



    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por wyllerson punk Sex 2 Mar - 16:44:19

    Opalamor escreveu:Valeu amigos:

    Luiz Mário, o lance das bandejas eu já tinha ouvido falar, vamos ver se descubro o que são essas coisinhas....Valeu.

    Luciano76, vi que o meu não tem barra estabilizadora traseira, e pelo que li melhora bastante, vou correr atrás de uma...obrigado.

    E aí Muller, não tinha pensado na coisa desse jeito ainda, daí lembrei que muita gente diz para colocar um saco de areia no porta malas para melhorar a estabilidade rsrsrs... realmente você tem razão, coupe tem a traseira bem mais leve mesmo, mas com as dicas dos amigos vou procurar melhorar o que for possível, obrigado cara.

    Wyllerson, quando cortei as molas melhorou bastante mas também não acho que é o ideal, como disse antes, vamos ver o que consigo melhorar com as dicas de vocês, valeu amigo.

    Desculpem o mau jeito nas respostas, tentei fazer esse negócio de multi citação, cliquei no botão mas não aconteceu nada, então fiz desse jeito mesmo.

    Valeu galera.




    coloca amortecedores a gas.... pior nao fica
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4059
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Müller Sex 2 Mar - 17:16:15

    Nos nossos carros não tem milagre, cara...Tem q ter braço msm pra segurar o tranco! rsrs

    A suspensão é super simples, poucas peças e eixo rígido. O negócio é colocar buchas boas, molas corretas, amortecedores Turbogás, uma barra estabilizadora (ou a q vai sob o eixo ou a q vai nos braços de controle) e pneus mais largos.

    Nos cupês, particularmente, gosto da traseira empinada e a frente mais baixinha. Ver um carro desses pelo retrovisor se aproximando com uma anteninha elétrica e assoviando......Lindo!!!!



    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por BANDIT Sex 2 Mar - 19:39:47

    pelo oque eu me lembro....scratch scratch scratch

    estabilizador diantiro do 91 é bem maior que o dos antigos ....( é bem visivel ao olho ---maior--)

    batente da suspensão é diferente ....

    amortecdores são diferentes ....

    algumas buchas tambem .....

    mas tudo oque tem no 92 vc. pode colocar no seu ....

    e SIM isso da muita diferença ....

    é mesma comparação de uma camaro 68 pra um 91.....vc. vai sentir a mesma coisa ....

    a suspenção do 92 é bem diferente por causa das rodas 15 e da cambagem ....os 91 saem com 1 ° possitivo (roda aberta )

    o teu opala é 0.5° negativa...(roda fechada ...)...ou na mehor das hipóteses....ela é zero....roda centrada 100%.SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO 218127
    fabão
    fabão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 117
    Idade : 45
    Localização : carlinda MT
    Modelo do carro : Opala Diplomata cupe 1986
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 30/11/2008

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por fabão Sáb 3 Mar - 20:43:24

    tambem tenho o mesmo problema com a suspenção do meu opala sempre que pego ele pra dar um role percebo que ele sai de traseira principalmente quando pega um asfalto meio irregular, é só passar em alguma ondulação na pista ele da umas saidas de lado perdendo estabilidade, ja mendei alinhar umas 5 vezes conferi cambagem, caster,gabaritei agregado, a ultima tentativa foi por as buchas da bandeja inferior feitas em tecnil eu uma melhorada por uns dias mas ja não esta mais 100% não, confesso que to meio desanimado! A proxima tentativa agora vai ser trocar meu agregado pra ver se resolve. SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO 787251
    luciano76
    luciano76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1038
    Idade : 39
    Localização :
    Cilindros : 4c
    8c
    Data de inscrição : 12/11/2010

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por luciano76 Dom 4 Mar - 8:05:40

    fabão escreveu:tambem tenho o mesmo problema com a suspenção do meu opala sempre que pego ele pra dar um role percebo que ele sai de traseira principalmente quando pega um asfalto meio irregular, é só passar em alguma ondulação na pista ele da umas saidas de lado perdendo estabilidade, ja mendei alinhar umas 5 vezes conferi cambagem, caster,gabaritei agregado, a ultima tentativa foi por as buchas da bandeja inferior feitas em tecnil eu uma melhorada por uns dias mas ja não esta mais 100% não, confesso que to meio desanimado! A proxima tentativa agora vai ser trocar meu agregado pra ver se resolve. SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO 787251

    Seu carro é o do avatar? Posso estar enganado, mas com essas rodas bem largas e pneus de perfil bem baixo, transmitem mais as irregularidades do solo pro carro, faz ele pular mais e perde mais fácil a aderência,isso para pisos irregulares, como você disse.

    Abç!!!
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por BANDIT Dom 4 Mar - 9:44:59

    fabão escreveu:tambem tenho o mesmo problema com a suspenção do meu opala sempre que pego ele pra dar um role percebo que ele sai de traseira principalmente quando pega um asfalto meio irregular, é só passar em alguma ondulação na pista ele da umas saidas de lado perdendo estabilidade, ja mendei alinhar umas 5 vezes conferi cambagem, caster,gabaritei agregado, a ultima tentativa foi por as buchas da bandeja inferior feitas em tecnil eu uma melhorada por uns dias mas ja não esta mais 100% não, confesso que to meio desanimado! A proxima tentativa agora vai ser trocar meu agregado pra ver se resolve. SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO 787251



    Filho o negocio funciona + ou - assim :

    Gente .....isso aqui que eu vou dizer serve pra todo mundo......

    80% dos opalas NÃO possuem acerto de suspensão !!!! simplesmente eles tem um "alinhamento " ruim ou péssimo !!!!!

    Porque hoje em dia ninguém sabe alinhar um opala.....grande parte dos novatos de auto-center.....não sabem fazer um Simples alinhamento de opala....muitos nem sabem que exitem calços pra se retirar da sunpenão so opala.....(Vc. retira calço a roda vai abrindo...)

    Se vc. tem um opala que o alinhamento saiu.....cambagem negativa (((roda fechada))).....

    ( o opala se não me engano é 0.5 ° opalas antigos....os opalas 92 já vem com cambagem de 1.0° positivo roda aberta !!! + estávél.....)

    e convergencia roda"" fechada"" esqueçe amigo nehum piloto em sã consciencia dá + de 140km/h em um carro assim.....

    Ou seja.....80% dos opalas são mal alinhados....se vc. pegar uma Ferrari.....e fud$#$ com o "alinhamento" dela.....o carro fica uma Bost$## perfeita....vc. não da + de 160km/H

    No caso citado acima rodas de Camber fechadas(+ ) e convergencia fechada......o teu opala parece uma "cobra bebada " pois ele anda todo "bobo " ou como chamam "passarinhando" !!!!

    Isso ocorre porque nassa situação "uma roda quer brigar com ao outra " como o pneu está fechado e digamos angulado em 5° graus....(convergencia) ocorre que qualquer ondulação na pista...há uma força pro lado contraria...ou seja o carro parece uma cobra....

    Os opalas normalmete (antigos ) vem com cambagem em 0°.....ou 0.5° ou seja roda reta.....se vc. tiver todos os outros dados corretos o carro foi projetado pra ser assim...roda reta.....quando vc. entra numa curva forte....essa roda da´parte de fora da curva "abre " e abre mesmo até 4° + .....pro carro se apoiar e contornar a curva....Veja de 0 ele sai até 4° positivos (aberto) então isso não pode ser uma coisa ruim....

    Se vc. quer um carro rápido de curva....tem que.....tem que abrir a roda em 1.5° (cambagem positiva ).....e tem que abrir a convergencia da roda também...ai sim vc. tem um opala muuuuito firme e bom de curva....

    (((Isso é um chute no saco dos caras que só sabem dizer.....o manual não diz isso !!!! porque é bem ao contrário doque diz o manual )

    Agora imagine essa roda de 1,5° de cambagem entrando rápido numa curva....ela deve abrir (se agarrar até uns 6° ) ou seja vai segura e vc. vai SIM contornar uma curva rápida com o opala....

    É SÓ VC'S VEREM FOTOS DE OPALAS DE CORRIDA DE ÉPOCA OU ATUAIS...... carros de arrancada não !!!!

    Agora oque vc. ganha com isso estabilidade...firmeza.....

    Oque vc. perde....kilometragem de pneu....andar com o carro assim come um pneu fudid$#$# !!!!! é o preço a se pagar.....no mínimo 50% da vida útil de um par de pneus dianteiros

    Se vc. erquer a frente do opala ele "abre as rodas dianteira.....se vc. rebaixar ele....ele também abre as rodas dianteira !!!!!

    Sabe porque !!!! por causa da bandeja inferior maiores da superior menor....ele faz esse tipo de movimento...se ele tivesse triangulos iguais...(superior e o inferior do mesmo tamanho) isso não aconteceria.!!!...se vc. erquer as rodas...elas seriam reta...se vc. rebaixasse o oapla as rodas seriam retas....

    Ou seja :

    Se vc. quer correr com um opala:

    CAMBAGEM : roda aberta.....pode colocar 1,5°

    CONVERGENCIA : pense num pneu de pé.....ele levemente inclinado pra dentro do paralama interno (motor )é FECHADO esse pneu levemente inclinado pro paralama externo....ABERTO é assim que tem que ser o opala.....pra Correr!!!!

    CASTER: é o a roda em direção ao parachoque dianteiro.....ou em direção ao parachoque trazeiro.....ela é sempre no meio.....

    Oque vc. ganha mexendo nisso :

    Se vc. puxar ela.em direção ao parachoque dianteiro....vc. canha TRAÇÃO ..só que o carro sai de frente....´pois vc. mudou o apoioo peso dele....Opalas STT (arrancada )

    Se vc. colocar a roda pra traz...em direção ao parachoque trazeiro....vc. perde tração....o carro patina +.....e só sai de trazeira
    Danilo bc
    Danilo bc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 92
    Idade : 38
    Localização : Rio Verde Go
    Modelo do carro : Opala 76 coupê ac/dh
    Opala 79 coupê em restauração
    Cilindros : 4 cilindros
    6 cil canavieiro
    Data de inscrição : 23/08/2010

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Danilo bc Dom 4 Mar - 10:22:33

    Toda estrutura da suspensão e diferente, a maior diferença é a bandeja inferior, a mola adentra a bandeja nos mais novos .
    fabão
    fabão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 117
    Idade : 45
    Localização : carlinda MT
    Modelo do carro : Opala Diplomata cupe 1986
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 30/11/2008

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por fabão Dom 4 Mar - 10:23:18

    Caro Bandit! Como sempre dando uma aula! valeu mesmo cara com isso deu uma clariada na ideia. Um dos maiores problemas com o alinhamento e cambagem nos nossos opalas hoje em dia, são esses alinhamentos computadorizados os caras poem os carros nos trinhos e o computador se emcarrega do resto, quem garante que sairá serviço de qualidade? eu particularmente não confio nen um pouco! prefiro o metodo antigo feito manualmente.
    E respeito das rodas do meu carro como foi citado pelo amigo Luciano elas não são dele não fis uma montagem na foto, estão com originais ralinho alargadas na trazeira e originais na dianteira todas zeradas abraço
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por BANDIT Dom 4 Mar - 10:35:03

    fabão escreveu:Caro Bandit! Como sempre dando uma aula! valeu mesmo cara com isso deu uma clariada na ideia. Um dos maiores problemas com o alinhamento e cambagem nos nossos opalas hoje em dia, são esses alinhamentos computadorizados os caras poem os carros nos trinhos e o computador se emcarrega do resto, quem garante que sairá serviço de qualidade? eu particularmente não confio nen um pouco! prefiro o metodo antigo feito manualmente.
    E respeito das rodas do meu carro como foi citado pelo amigo Luciano elas não são dele não fis uma montagem na foto, estão com originais ralinho alargadas na trazeira e originais na dianteira todas zeradas abraço



    Não são as rodas é a falta de conhecimento do pessoal de auto center que NÃO sabem alinhar um opala hoje em dia .....e agredite a 15 anos atraz .....já não sabiam ....tem lugar que ficava bom ...tem lugar que ficava ótimo....tinha lugar que ficava opior que quando o carro entrou ...

    eu uso rodas 18 com pneu 245 nas 4......só isso já dá muuuito + estabilidade ao opala ...

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO 006gq


    http://www.opaleirosdoparana.com/t21895-restauracao-comodoro-82-2012-motor-5100-com-4-jet-rodas-18-dana-44-cambio-5m
    andersonopala
    andersonopala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2366
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
    Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
    Data de inscrição : 03/02/2011

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por andersonopala Dom 4 Mar - 10:48:36

    É bem por aí mesmo... O ideal é vc voltar sempre onde o alinhamento ficou ótimo e fazer o serviço sempre com o mesmo funcionário que fez o alinhamento dá última vez...

    Geralmente eu procuro sempre os 'cabeça branca', da mesma época... Conhecem muito e sabem de cada truque!! Rrrsss!!
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por BANDIT Dom 4 Mar - 10:54:53

    é bem por ai fazer alinhamento com os veios.....é uma possibilidade....

    eu sempre indico...procurem oficina de preparação...esse cara devem conhecer alguém que faça um bom alinhamento.....porque não adianta o carro ter motor e não conseguir andar em liha reta !!!!



    o alinhamento do oapala é tão complexo...tão complexo que eu faço em casa no SOL com fita crepe no chão .....faço 2 meios quadrados ....que são minha base pra fazer o alinhamento.....dai leva pro auto center PRA MIM ....somente conferir o alinhamento.....normalemnte ta certo....

    e os caras com máquinas a lazer cagam com o carro Question Question No
    andersonopala
    andersonopala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2366
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
    Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
    Data de inscrição : 03/02/2011

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por andersonopala Dom 4 Mar - 11:06:12

    A ideia da fita crepe no chão p/ dar uma conferida é uma boa tbêm!!

    É como já dizia a propaganda de uma marca de pneus: "Potencia não é nada sem controle"...

    Essa frase nunca mais saiu da minha cabeça!!
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Dom 4 Mar - 12:04:24

    Troquei a barra estabilizadora dianteira do meu(original 73,fininha pra burro) coloquei uma do 88,bem mais grossa,dizem que as do 92 são mais grossas\duras ainda.
    Coloquei,na trazeira uma barra estabilizadora extra,que vinham nas caravans,esta barra passa por baixo do diferencial,é presa nele com abraçadeiras,e tem bieletas nas pontas,que são presas na carroceria.
    Reforcei as bandejas,troquei o sistema de terminais de direção pelo do 88,que são mais reforçados também.
    Meu carro melhorou bastante de suspensão,principalmente na traseira.
    andersonopala
    andersonopala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2366
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
    Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
    Data de inscrição : 03/02/2011

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por andersonopala Seg 5 Mar - 3:00:08

    VICTOR-73-6CC- escreveu:Troquei a barra estabilizadora dianteira do meu(original 73,fininha pra burro) coloquei uma do 88,bem mais grossa,dizem que as do 92 são mais grossas\duras ainda.
    Coloquei,na trazeira uma barra estabilizadora extra,que vinham nas caravans,esta barra passa por baixo do diferencial,é presa nele com abraçadeiras,e tem bieletas nas pontas,que são presas na carroceria.
    Reforcei as bandejas,troquei o sistema de terminais de direção pelo do 88,que são mais reforçados também.
    Meu carro melhorou bastante de suspensão,principalmente na traseira.

    Verdade!! A barra da dianteira é bem fininha mesmo... Isso eu já notei... Qualquer pancada ali, ela vai p/ saco na hora!! pale
    Opalamor
    Opalamor
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 450
    Idade : 53
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Coupe 1976
    Cilindros : 6 Bocas - 250S
    Data de inscrição : 02/04/2010

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Opalamor Seg 5 Mar - 15:04:20

    Galera, obrigado por todas as respostas, já vi que tem bastante coisa que posso fazer para melhorar, para deixar meu 76 andando como carro novo.

    Obrigado a todos.
    Ghost
    Ghost
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2412
    Modelo do carro : Caravan 84/85
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 12/12/2011

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Ghost Seg 5 Mar - 15:40:19

    Eu vou postar aqui para acompanhar o tópico e para deixar marcado no meu email o dia que eu precisar... Esse tópico é super importante, bandit é um ninja dos teclados, só que dos opalas rsrsrs ... Essa parada de cambagem tem um cara aqui que faz e me aconselhou esse meio grau ai pra melhorar nas curvas, o opala dele é assim, nem parece opala ... (aro 15, não sei quais pneus)


    _________________
    Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

    Vendidos:
    Positivo Positivo Positivo Positivo
    Projeto 676
    Projeto 676
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 335
    Idade : 45
    Localização : Cariacica E.S
    Modelo do carro : Opala Standard 1978.
    Cilindros : 4 Baldes
    Data de inscrição : 21/09/2010

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Projeto 676 Seg 5 Mar - 16:23:58

    Müller escreveu:Além da suspensão dianteira ser diferente, existe a questão da distribuição de massa e peso. teu carro é um cupê, traseira com menos estrutura e mais leve, a traseira "flutua" msm. Diferentemente dos modelos 91 q são 4 portas. É uma questão de física. E eu já acho a caravan bem mais estável do q os sedans.

    Falou tudo.

    Como dizia os antigos, coloca um saco de cimento no porta malas, Rsrsrsrsrs..
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por BANDIT Seg 5 Mar - 17:59:37

    Projeto 676 escreveu:
    Müller escreveu:Além da suspensão dianteira ser diferente, existe a questão da distribuição de massa e peso. teu carro é um cupê, traseira com menos estrutura e mais leve, a traseira "flutua" msm. Diferentemente dos modelos 91 q são 4 portas. É uma questão de física. E eu já acho a caravan bem mais estável do q os sedans.

    Falou tudo.

    Como dizia os antigos, coloca um saco de cimento no porta malas, Rsrsrsrsrs..



    quer dizer que só opala 4portas e carvan são estáveis ....

    isso é virula ....

    ACERTO É TUDO !!!
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3573
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Paulo Corso Sex 9 Mar - 9:26:24

    Olha ai o Bandit detonando, dando aulas.

    Em termos gerais, hoje em dia ta difícil achar alguém que saiba mecher no opala, os bons mecanicos estão sumindo do mercado. Eu levei o meu pra alinhar em um local aqui em Londrina e ficou show, dai um amigo levou no mesmo local e ficou uma porcaria e olha que que suspa dele tava melhor que a minha na época. eu ja curto seguir a regulagem do manual, pior que tem uns locais que os caras insistem em dizem que la ta errado, que coisa viu.


    _________________
    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4059
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Müller Sex 9 Mar - 15:22:20

    BANDIT escreveu:
    Projeto 676 escreveu:

    Falou tudo.

    Como dizia os antigos, coloca um saco de cimento no porta malas, Rsrsrsrsrs..




    quer dizer que só opala 4portas e carvan são estáveis ....

    isso é virula ....

    ACERTO É TUDO !!!

    Não foi o q eu disse! hehehe

    Eu tenho 3 carros e 2 motorizações diferentes e digo o q eu sinto ao diriji-los: a caravan 4 cil é super estável. O Opala já dança um poukinho, mas ainda é estável. A Caravan 6 boca é estável até certo ponto. Desgarrou....abraço!!!!

    É claro q cada carro tem seu limite e cada motorista tem sua perícia. O q eu exijo da Caravan e do Opala 4 portas, ambos 4 cil., não exijo da 6 boca, pois sei q vou passar susto......E exijiria menos ainda de um cupê seizão.

    Mas só digo isso pra suspensão original. Nada de rodão, pneu largo e baixo, bucha de poli sei lá o q, molas e amortecedores recalibrados, rebaixado blá, blá, blá....


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    SevenFifty
    SevenFifty
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1240
    Idade : 37
    Localização : Guaratinguetá-SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
    Cilindros : 4 (151)
    Data de inscrição : 06/09/2010

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por SevenFifty Sex 27 Abr - 14:58:25

    Amigos, quer dizer então que se o meu agregado estiver em boas condições (4 cil. 1973), posso colocar as bandejas inferiores/superiores, terminais de direção, panelas, pivôs, amortecedores e molas de um 92???

    Abraço a todos.
    SevenFifty
    SevenFifty
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1240
    Idade : 37
    Localização : Guaratinguetá-SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
    Cilindros : 4 (151)
    Data de inscrição : 06/09/2010

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por SevenFifty Sáb 28 Abr - 17:26:12

    SevenFifty escreveu:Amigos, quer dizer então que se o meu agregado estiver em boas condições (4 cil. 1973), posso colocar as bandejas inferiores/superiores, terminais de direção, panelas, pivôs, amortecedores e molas de um 92???

    Abraço a todos.

    Segundo a Nafil, a bandeja superior é a mesma para qualquer Opala... Very Happy

    http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=591

    E os terminais de direção são os mesmos até 87...

    http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7115
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Diegoj Sáb 28 Abr - 18:49:32

    Müller escreveu:
    BANDIT escreveu:




    quer dizer que só opala 4portas e carvan são estáveis ....

    isso é virula ....

    ACERTO É TUDO !!!

    Não foi o q eu disse! hehehe

    Eu tenho 3 carros e 2 motorizações diferentes e digo o q eu sinto ao diriji-los: a caravan 4 cil é super estável. O Opala já dança um poukinho, mas ainda é estável. A Caravan 6 boca é estável até certo ponto. Desgarrou....abraço!!!!

    É claro q cada carro tem seu limite e cada motorista tem sua perícia. O q eu exijo da Caravan e do Opala 4 portas, ambos 4 cil., não exijo da 6 boca, pois sei q vou passar susto......E exijiria menos ainda de um cupê seizão.

    Mas só digo isso pra suspensão original. Nada de rodão, pneu largo e baixo, bucha de poli sei lá o q, molas e amortecedores recalibrados, rebaixado blá, blá, blá....

    Mas ai também depende de carro pra carro, mais precisamente do acerto da suspensao, porque tem uns opalas que "desgarra" facil, mas tem outros que parecem que vao desgarrar mas pode continuar sentando o cacete porque o bicho vai embora mesmo assim. É igual galaxi e essas banheiras antigas (no bom sentido claro, ahh uma banheira dessa la na minha garagem... Twisted Evil Twisted Evil ) se tu ta na br e força o bicho ele parece que vai desgarrar, dá até medo, mas pode continuar afundando o pé porque ainda falta muito pra desgarrar de verdade. É tudo muito relativo, no geral o cara tem que conhecer o carro, ter braço e uns parafusos a menos pra continuar forçando o carro mesmo depois que começar a ficar "passarinhando" na pista geek SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO 562542 SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO 562542
    adrianopascutti
    adrianopascutti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 956
    Idade : 46
    Localização : Maringá
    Modelo do carro : Como sair do fórum?
    Data de inscrição : 17/11/2009

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por adrianopascutti Sáb 28 Abr - 21:01:29

    Na minha caravela acho ela estável até uns 120.
    A 190 só na reta e que dê para o carro desacelerar só no motor.
    carlito.vieira
    carlito.vieira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 51
    Localização : Brasília-DF
    Modelo do carro : Opala Diplomata - 1992
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 31/08/2013

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por carlito.vieira Sex 18 Out - 13:30:47

    Amigos Opaleiros,

    Gostaria de saber se o agregado de suspensão de uma Caravan 88 6 canecos é o mesmo do Opala Diplomata 92 6 canecos?

    Agradeço quem puder me ajudar a retirar essa dúvida.

    abs,
    juniorfigueredo
    juniorfigueredo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Idade : 35
    Localização : sapucaia do sul RS
    Modelo do carro : opala 90 sl/e 4cc turbo
    Cilindros : 4 cilindros 2.5
    Data de inscrição : 02/02/2014

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por juniorfigueredo Qui 6 Fev - 1:11:50

    O meu opala é bom de curva mas em reta acima de 150 ele fica com a frente boba(tenho que ficar corrigindo)sera que pode ser alguma folga?a geometria dele foi feita a pouco tempo mas esta nas medidas originais.
    hunzeker
    hunzeker
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 624
    Localização : sp
    Modelo do carro : caravan 75
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 18/02/2010

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por hunzeker Qui 6 Fev - 7:37:21

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO 695742 
    avatar
    Glaucio Missioneiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4821
    Idade : 36
    Localização : RS
    Data de inscrição : 12/07/2012

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Qui 6 Fev - 8:18:27

    juniorfigueredo escreveu:O meu opala é bom de curva mas em reta acima de 150 ele fica com a frente boba(tenho que ficar corrigindo)sera que pode ser alguma folga?a geometria dele foi feita a pouco tempo mas esta nas medidas originais.

    amortecedor...mola cansada
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por HelberCamargo Sáb 22 Fev - 14:28:01

    Ola pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de saber se existe algum calço para a mola traseira da caravan, pois a minha está um pouco mais baixo que a frente e gostaria de nivelar ela...
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4059
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Müller Sáb 22 Fev - 16:20:09

    HelberCamargo escreveu:Ola pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de saber se existe algum calço para a mola traseira da caravan, pois a minha está um pouco mais baixo que a frente e gostaria de nivelar ela...

    Existir, existe. Tem um calço de borracha em cima, na lata, e outro, na bandeja. Mas são calços q servem pra evitar o contato metal-metal. Não é suficiente pra determinar as altura.

    Provavelmente, a suspensão tá cansada...ou a dianteira tá com molas erradas.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por HelberCamargo Sáb 22 Fev - 18:56:13

    Müller escreveu:
    HelberCamargo escreveu:Ola pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de saber se existe algum calço para a mola traseira da caravan, pois a minha está um pouco mais baixo que a frente e gostaria de nivelar ela...

    Existir, existe. Tem um calço de borracha em cima, na lata, e outro, na bandeja. Mas são calços q servem pra evitar o contato metal-metal. Não é suficiente pra determinar as altura.

    Provavelmente, a suspensão tá cansada...ou a dianteira tá com molas erradas.

    Mas é pouca diferença, mais ou menos uns 4 dedos mais baixo por exemplo, o que você me indicaria a fazer para melhorar?
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Diegoj Sáb 22 Fev - 19:01:45

    Olha a mola, se ela não estiver cortada e mesmo assim a traseia está baixa, pode ser mola de opala 4c
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por HelberCamargo Sáb 22 Fev - 19:05:25

    Diegoj escreveu:Olha a mola, se ela não estiver cortada e mesmo assim a traseia está baixa, pode ser mola de opala 4c



    Mas a mola traseira do opala 4cc é diferente da caravan 4cc?
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Diegoj Sáb 22 Fev - 19:35:11

    HelberCamargo escreveu:
    Diegoj escreveu:Olha a mola, se ela não estiver cortada e mesmo assim a traseia está baixa, pode ser mola de opala 4c



    Mas a mola traseira do opala 4cc é diferente da caravan 4cc?

    Finge que não leu isso...   Embarassed  tava pensando que tua caravan era 6c e tava com mola de 4c (falei opala, mas queria falar caravan kkk)

    Mas acredito sim que as molas sejam diferentes, pq tem varios modelos de molas diferentes pra opala e pra caravan também deve ter um modelo especifico, pelo menos na traseira, pq a capacidade de carga dela é bem maior que de um opala.

    Eu to usando molas inteiras de opala 4c na traseira do meu 6c e a traseira ficou bem baixa, seguindo essa logica, se colocasse mola de opala na caravan, é bem possivel que fique baixo também.
    Alex Udo
    Alex Udo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 258
    Idade : 54
    Localização : Itapecerica da Serra - SP
    Modelo do carro : Standart 1976
    Diplomata 1988




    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/01/2009

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Alex Udo Sáb 22 Fev - 20:26:56

    Mandei este tópico para um amigo que só faz alinhamento, cara das antigas, alinhou meu 76 e ficou perfeito, veja o que ele respondeu...

    "Eu aprendi com um cara q trabalhava com ingo hoffman
    Opala na pista - 2 graus de cambagem
    Caster com + 4 graus ,qto mais caster melhor ideal de um carro origina de 2 a 3 graus +
    E 2 graus convergente no max ou 1 grau conv
    Nunca divergente pq qdo vc breca tende a abrir as rodas
    Se vc andar com 1 grau e meio de cambagem fica indirigivel .
    Outra coisa qdo rebaixa o carro nao tem essa da bandeja ser diferente elas trabalham em paralelo"
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por HelberCamargo Sáb 22 Fev - 20:41:10

    Diegoj escreveu:
    HelberCamargo escreveu:



    Mas a mola traseira do opala 4cc é diferente da caravan 4cc?

    Finge que não leu isso...   Embarassed  tava pensando que tua caravan era 6c e tava com mola de 4c (falei opala, mas queria falar caravan kkk)

    Mas acredito sim que as molas sejam diferentes, pq tem varios modelos de molas diferentes pra opala e pra caravan também deve ter um modelo especifico, pelo menos na traseira, pq a capacidade de carga dela é bem maior que de um opala.

    Eu to usando molas inteiras de opala 4c na traseira do meu 6c e a traseira ficou bem baixa, seguindo essa logica, se colocasse mola de opala na caravan, é bem possivel que fique baixo também.


    Ok normal, mas que marca de mola é boa?
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por HelberCamargo Sáb 22 Fev - 20:43:17

    Alex Udo escreveu:Mandei este tópico para um amigo que só faz alinhamento, cara das antigas, alinhou meu 76 e ficou perfeito, veja o que ele respondeu...

    "Eu aprendi com um cara q trabalhava com ingo  hoffman
    Opala na pista - 2 graus de cambagem
    Caster com + 4 graus  ,qto mais caster melhor ideal de um carro origina de 2 a 3 graus +
    E 2 graus convergente no max ou 1 grau conv
    Nunca divergente pq qdo vc breca tende a abrir as rodas
    Se vc andar com 1 grau e meio de cambagem  fica indirigivel .
    Outra coisa qdo rebaixa o carro nao tem essa da bandeja ser diferente elas trabalham em paralelo"

    Boa noite Alex, você tem o endereço desse seu amigo, ele trabalha com alinhamento?
    Alex Udo
    Alex Udo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 258
    Idade : 54
    Localização : Itapecerica da Serra - SP
    Modelo do carro : Standart 1976
    Diplomata 1988




    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/01/2009

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty susp

    Mensagem por Alex Udo Sáb 22 Fev - 20:48:57

    HelberCamargo escreveu:
    Alex Udo escreveu:Mandei este tópico para um amigo que só faz alinhamento, cara das antigas, alinhou meu 76 e ficou perfeito, veja o que ele respondeu...

    "Eu aprendi com um cara q trabalhava com ingo  hoffman
    Opala na pista - 2 graus de cambagem
    Caster com + 4 graus  ,qto mais caster melhor ideal de um carro origina de 2 a 3 graus +
    E 2 graus convergente no max ou 1 grau conv
    Nunca divergente pq qdo vc breca tende a abrir as rodas
    Se vc andar com 1 grau e meio de cambagem  fica indirigivel .
    Outra coisa qdo rebaixa o carro nao tem essa da bandeja ser diferente elas trabalham em paralelo"

    Boa noite Alex, você tem o endereço desse seu amigo, ele trabalha com alinhamento?

    Amigo segue o e mail dele jjulio1956@hotmail.com, Jose Julio, troque umas ideias com ele gente fina.
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por HelberCamargo Sáb 22 Fev - 21:01:29

    Alex Udo escreveu:
    HelberCamargo escreveu:

    Boa noite Alex, você tem o endereço desse seu amigo, ele trabalha com alinhamento?

    Amigo segue o e mail dele jjulio1956@hotmail.com, Jose Julio, troque umas ideias com ele gente fina.

    Ok muito obrigado.
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Diegoj Sáb 22 Fev - 21:22:11

    HelberCamargo escreveu:
    Diegoj escreveu:

    Finge que não leu isso...   Embarassed  tava pensando que tua caravan era 6c e tava com mola de 4c (falei opala, mas queria falar caravan kkk)

    Mas acredito sim que as molas sejam diferentes, pq tem varios modelos de molas diferentes pra opala e pra caravan também deve ter um modelo especifico, pelo menos na traseira, pq a capacidade de carga dela é bem maior que de um opala.

    Eu to usando molas inteiras de opala 4c na traseira do meu 6c e a traseira ficou bem baixa, seguindo essa logica, se colocasse mola de opala na caravan, é bem possivel que fique baixo também.


    Ok normal, mas que marca de mola é boa?

    Cofap
    Tem outras marcas boas também que logo alguem aparece pra indicar, mas tem umas marcas ai que não valem nada. Comprei um par de molas dianteiras de opala 6c novas (novas, mas de estoque antigo) de um conhecido, ainda estavam dentro da caixa e tudo, a caixa tava quase desmanchando mas as molas estavam perfeitas, sem nenhuma marca de uso, com aqueles risquinhos coloridos e etc, mas quando coloquei no opala, a frente enterrou no chão e ficava 'quicando' nas imperfeiçoes das ruas. Tive que por as molas velhas denovo.
    Ai um dia colocamos essas molas na dianteira de um opala 4c pra ver e aconteceu a mesma coisa, a frente foi lá no chão...
    Ela tem o mesmo tamanho das minhas molas velhas, inclusive aparenta ser mais grossa que a original e mesmo assim não deu certo.
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por HelberCamargo Sáb 22 Fev - 21:32:25

    Diegoj escreveu:
    HelberCamargo escreveu:

    Mas era de opala mesmo?


    Ok normal, mas que marca de mola é boa?

    Cofap
    Tem outras marcas boas também que logo alguem aparece pra indicar, mas tem umas marcas ai que não valem nada. Comprei um par de molas dianteiras de opala 6c novas (novas, mas de estoque antigo) de um conhecido, ainda estavam dentro da caixa e tudo, a caixa tava quase desmanchando mas as molas estavam perfeitas, sem nenhuma marca de uso, com aqueles risquinhos coloridos e etc, mas quando coloquei no opala, a frente enterrou no chão e ficava 'quicando' nas imperfeiçoes das ruas. Tive que por as molas velhas denovo.
    Ai um dia colocamos essas molas na dianteira de um opala 4c pra ver e aconteceu a mesma coisa, a frente foi lá no chão...
    Ela tem o mesmo tamanho das minhas molas velhas, inclusive aparenta ser mais grossa que a original e mesmo assim não deu certo.

    Mas era da linha opala/caravan?
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Diegoj Sáb 22 Fev - 21:42:19

    HelberCamargo escreveu:
    Diegoj escreveu:

    Cofap
    Tem outras marcas boas também que logo alguem aparece pra indicar, mas tem umas marcas ai que não valem nada. Comprei um par de molas dianteiras de opala 6c novas (novas, mas de estoque antigo) de um conhecido, ainda estavam dentro da caixa e tudo, a caixa tava quase desmanchando mas as molas estavam perfeitas, sem nenhuma marca de uso, com aqueles risquinhos coloridos e etc, mas quando coloquei no opala, a frente enterrou no chão e ficava 'quicando' nas imperfeiçoes das ruas. Tive que por as molas velhas denovo.
    Ai um dia colocamos essas molas na dianteira de um opala 4c pra ver e aconteceu a mesma coisa, a frente foi lá no chão...
    Ela tem o mesmo tamanho das minhas molas velhas, inclusive aparenta ser mais grossa que a original e mesmo assim não deu certo.

    Mas era da linha opala/caravan?

    Sim, tava escrito na caixa, opala 6 cilindros. Não especificava se era pra um 6c com ar, dh, cambio automatico e etc ou se era pra um 6c 'pelado'.
    Visualmente ela também era igualzinha a que eu tinha no opala, até parecia ser mais grossa, mas no funcionamento parecia que tinha colocado mola de chevette
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por HelberCamargo Sáb 22 Fev - 21:45:34

    Que coisa, pois se era para opala 6cc não era para acontecer isso, ainda mais sendo uma peça nova.
    alexandre1971
    alexandre1971
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 51
    Idade : 33
    Localização : Petrópolis Rio de Janeiro
    Modelo do carro : opala Especial 1971
    Cilindros : 3800
    Data de inscrição : 07/04/2013

    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por alexandre1971 Dom 14 Set - 13:29:27

    BANDIT escreveu:pelo oque eu me lembro....scratch scratch scratch

    estabilizador diantiro do 91 é bem maior que o dos antigos ....( é bem visivel ao olho ---maior--)

    batente da suspensão é diferente ....

    amortecdores são diferentes ....

    algumas buchas tambem .....

    mas tudo oque tem no 92 vc. pode colocar no seu ....

    e SIM isso da muita diferença ....

    é mesma comparação de uma camaro 68 pra um 91.....vc. vai sentir a mesma coisa ....

    a suspenção do 92 é bem diferente por causa das rodas 15 e da cambagem ....os 91 saem com 1 ° possitivo (roda aberta )

    o teu opala é 0.5° negativa...(roda fechada ...)...ou na mehor das hipóteses....ela é zero....roda centrada 100%.SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO 218127


    salve amigo!

    cara os discos de freio do meu opala 71 foram desta para uma melhor e quero aproveitar a oportunidade para por os discos do opala moderno... ja li aqui mesmo no clube que so terei que mudar o disco e o alojamento das pastilhas e as pastilhas, pois a manga de eixo é a mesma.
    isso esta certo????? Question Question Question

    Conteúdo patrocinado


    SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO Empty Re: SUSPENSÃO OPALA NOVO X ANTIGO

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 16 maio - 22:27:14