Na última vez que havia aberto o câmbio, o mecânico me mostrou que o eixo piloto tinha sido soldado, assim como a luva tinha sido modificada ( muringa).
Comprei outro câmbio e, quando fomos comparar os dois câmbios, descobri que o antigo tinha sido soldado para que tivesse seu comprimento reduzido.
Então eu e o mecânico começamos a ir atrás de uma razão para o encurtamento do câmbio, mas não achamos nada! Verificamos volante do motor ( que descobri que algum dono antigo botou o do quatro cilindros), o platô, embreagem, tudo estava ok!! Também verificamos se havia algum calço no volante do motor, que pudesse indicar uma retífica no virabrequim, mas nada foi encontrado!!
Sem encontrar nada, com o carro parado há um mês, resolvi montar o câmbio novo no carro, mas 'puxando' a fresa do eixo piloto para que o câmbio funcionasse.
Botei o carro para andar e o câmbio estava roncando absurdamente, inclusive na marcha lenta. Como tenho outro carro e uso o Opala esporadicamente, resolvi ficar com ele assim mesmo. Agora, a novidade: com uma semana exata que carro saiu da oficina, o câmbio quebra novamente!!
Tinha estava longe de casa uns dois quilômetros somente, carro ainda frio. Saindo de um quebra-molas, de terceira marcha, o câmbio quebrou ainda na mesma marcha, antes dos dois mil giros, sem forçar nada.
Alguém pode me dar uma luz do que pode estar acontecendo?
Que gambiarra o antigo dono pode ter feito para ter que encurtar o câmbio?
Porque tantos câmbios quebram nesse carro, que usa motor original? Essa é, na minha mão, a segunda caixa de marcha, mas a primeira já tinha mandado abrir mais de uma vez...
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