Tem tutoriais de varias manutenções aqui no forum e seria interessante uma listagem de ferramentas que precisamos para efetuar as manutenções/reparos.
Que ferramentas os membros tem em casa?
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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
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gadams escreveu:Galera, como estão? Comecei comprar ferramentas agora, na primeira compra
1 jogo chave de boca, chave de fenda, alicate.. E posso pegar 1 jogo de chave catraca ou em L.. Qual dos 2 vocês recomendam primeiro? Desmontar motor, etc..
Abraçoooo
Ivo Filho escreveu:gadams escreveu:Galera, como estão? Comecei comprar ferramentas agora, na primeira compra
1 jogo chave de boca, chave de fenda, alicate.. E posso pegar 1 jogo de chave catraca ou em L.. Qual dos 2 vocês recomendam primeiro? Desmontar motor, etc..
Abraçoooo
Olá, chave de catraca, a menos que seja de marca com belzer para alto torque, so serve para retirar ou montar parafuso, mas nao aguenta torque, na primeira apertada de verdade arrebenta tudo.
Compre o jogo de L, vai te ajutar muito mais.
O jogo de soquete para alto torque vc pode usar o torquimetro.
DIEGO DIPLOMA88 escreveu:*1 Jg de chave combinada de 8 ~ 22
*L de 1/2 e uma 19
*alicate pressao
*compressor
*esmeril
*cavaletes (meu cavalete é bujao de gas rsrsss)
*chave de rodas
*macaco jacare
*cabo de força (pra arranca aquele parafuso do motor de arranque q não sai nem fu*****)
*alicate comum
*jogo de chave (fenda, philips)
*talha
*furadeira
*lixadeira
*multimetro
*luz de teste
*morsa
*martelo
E AE VAI....
E UMA BOA GARAGEM COBERTA BEM LONGE DE TODOS PRA NINGUEM ESCUTAR AS CHAVES CAINDO E OS NOMES CABELUDOS, QUANDO ALGO NAO DA CERTO! EHEHEHEHEHEHEE
opala4cc gosta desta mensagem
Ivo Filho escreveu:Esse bujão é uma salada, vai desde 14mm até 19mm...tem até hallen.
Como é um item que volta e meia é trocado, é dificil precisar.
Um detalhe importante, embora muitas chaves em mm deem conta do recado, parafuso de opala é em polegada!
Hammer Fall escreveu:Só vai precisar disso haha, brincadeira
gadams escreveu:Ivo Filho escreveu:Esse bujão é uma salada, vai desde 14mm até 19mm...tem até hallen.
Como é um item que volta e meia é trocado, é dificil precisar.
Um detalhe importante, embora muitas chaves em mm deem conta do recado, parafuso de opala é em polegada!
Ivo, essa diferença que você citou é só pra facilitar, certo? Tipo14mm é x Pol? Qual a diferença entre chaves MM e POL? (A pergunta tinha que ser feita.. Foi mal) kkkkkkkkkkkkk
adpachec escreveu:gadams escreveu:
Ivo, essa diferença que você citou é só pra facilitar, certo? Tipo14mm é x Pol? Qual a diferença entre chaves MM e POL? (A pergunta tinha que ser feita.. Foi mal) kkkkkkkkkkkkk
Para saber a medida em polegada divide 25.4 pela fração e depois multiplica.
Ex: Chave 3/8, é 25.4 X 3 Dividido por 8 igual a :9.525 mm.
Nota 25.4 é igual a 1 polegada.
A medida em polegada é o sistema americano/inglês o métrico é europeu, elas não são apenas no diâmetro dos parafusos, mas também na rosca (passo), a rosca (passo) de um parafuso M10 é diferente de um 3/8 (mas não lembro agora de cabeça, tá na apostila do Senai não sei aonde rssss).
Também deixo no KIT uma barra de 1/2 polegada para alavanca quando a chave é pequena.
Existe diferença entre o sistema de polegadas e o sistema métrico (nosso sistema). Embora possa "parecer" que as medidas são as mesmas, na verdade não o são. Na verdade, eu acho tão diferente que não consigo nem considerar parecido. Mas vamos lá. Vou usar como exemplo a sua comparação entre 6mm e 1/4", que você afirma serem "iguais".
Veja, uma polegada equivale a 2,54 cm. Logo, 1/4 de polegada é igual a 2.54/4 = 6,35mm. Como pode ver, 6mm NÃO é a mesma coisa que 6,35mm!
Pode parecer que 0,35mm seja uma diferença insignificante. Em algumas situações até pode ser. Mas quando se trata de uso de chave, não é aconselhável intercambiar chaves de uma medida pela outra.
Se você tentar usar uma chave de 1/4" num parafuso de medida 6mm a chave não vai nem entrar. Se você tentar o inverso, a chave vai entrar mas não vai ficar justa. É o mesmo que acontece quando você tenta usar uma chave de boca 13 num parafuso 12. Até dá alguma "pega", mas fica folgado. Daí o que vai acontecer quando o parafuso estiver muito duro???? Vai roletar a cabeça e daí depois disso nem com a chave certa você conseguirá tirá-lo mais! Assim, use sempre a ferramenta certa. Sempre. Em parafusos métricos, use chaves métricas. Em parafusos de polegada, use chaves de polegada!
Retirado de: http://marceneiros-e-bricoleiros.forums-free.com
gadams escreveu:adpachec escreveu:
Para saber a medida em polegada divide 25.4 pela fração e depois multiplica.
Ex: Chave 3/8, é 25.4 X 3 Dividido por 8 igual a :9.525 mm.
Nota 25.4 é igual a 1 polegada.
A medida em polegada é o sistema americano/inglês o métrico é europeu, elas não são apenas no diâmetro dos parafusos, mas também na rosca (passo), a rosca (passo) de um parafuso M10 é diferente de um 3/8 (mas não lembro agora de cabeça, tá na apostila do Senai não sei aonde rssss).
Também deixo no KIT uma barra de 1/2 polegada para alavanca quando a chave é pequena.
Obrigado adpachec! Informações uteis, não tinha idéia disso tudo..
Aqui vai abrir uma turma do Senai em Fev, como que é o curso?
Achei esse exemplo em um site da net:
Existe diferença entre o sistema de polegadas e o sistema métrico (nosso sistema). Embora possa "parecer" que as medidas são as mesmas, na verdade não o são. Na verdade, eu acho tão diferente que não consigo nem considerar parecido. Mas vamos lá. Vou usar como exemplo a sua comparação entre 6mm e 1/4", que você afirma serem "iguais".
Veja, uma polegada equivale a 2,54 cm. Logo, 1/4 de polegada é igual a 2.54/4 = 6,35mm. Como pode ver, 6mm NÃO é a mesma coisa que 6,35mm!
Pode parecer que 0,35mm seja uma diferença insignificante. Em algumas situações até pode ser. Mas quando se trata de uso de chave, não é aconselhável intercambiar chaves de uma medida pela outra.
Se você tentar usar uma chave de 1/4" num parafuso de medida 6mm a chave não vai nem entrar. Se você tentar o inverso, a chave vai entrar mas não vai ficar justa. É o mesmo que acontece quando você tenta usar uma chave de boca 13 num parafuso 12. Até dá alguma "pega", mas fica folgado. Daí o que vai acontecer quando o parafuso estiver muito duro???? Vai roletar a cabeça e daí depois disso nem com a chave certa você conseguirá tirá-lo mais! Assim, use sempre a ferramenta certa. Sempre. Em parafusos métricos, use chaves métricas. Em parafusos de polegada, use chaves de polegada!
Retirado de: http://marceneiros-e-bricoleiros.forums-free.com
Tabela de conversão POL EM MM: http://www.tnpetroleo.com.br/pdfs/pol_para_mm_sda.pdf
DIEGO DIPLOMA88 escreveu:
Qual parafuso do arranque? Eu tiro tão de boa! O difícil é segurar akele troço pesado....rs
Tirar e colocar caixa de DH sozinho tbem é um bom exercício pra bíceps e tríceps! rs
aquele que fica pro lado do carter, o segredo é deixar parafusado "L" que segura ali em cima, so soltar quando for tirar
rsrsrss
mais que é divertido é heim?? rsrsr
Müller escreveu:Na maior parte das manutenções é possível usar ferramentas comuns (boca, estriada, soquete, fenda, martelo.....)
Aki em casa comprei apenas quatro ferramentas específicas: torquímetro, encolhedor de molas, saca polia e extrator de terminais de direção.
Tenho tbem morsa, esmirilhadeira/lixadeira de bancada e manual, furadeira, compressor de ar, lâmpadas e extenções, multimetro e cavaletes.
Com isso consigo fazer a manutenção dos carros numa boa!
jomilk escreveu:Müller escreveu:Na maior parte das manutenções é possível usar ferramentas comuns (boca, estriada, soquete, fenda, martelo.....)
Aki em casa comprei apenas quatro ferramentas específicas: torquímetro, encolhedor de molas, saca polia e extrator de terminais de direção.
Tenho tbem morsa, esmirilhadeira/lixadeira de bancada e manual, furadeira, compressor de ar, lâmpadas e extenções, multimetro e cavaletes.
Com isso consigo fazer a manutenção dos carros numa boa!
Müller,
Onde vc comprou o encolhedor de molas ? vou ter de trocar o pivo inferior da balança e sinto que o troço não vai ser fácil...
JL
Müller escreveu:jomilk escreveu:
Müller,
Onde vc comprou o encolhedor de molas ? vou ter de trocar o pivo inferior da balança e sinto que o troço não vai ser fácil...
JL
Comprei no ML.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-445162887-encolhedor-de-molas-opala-_JM
Donida6cc escreveu:Cara, fiz o encolhedor no torno, gastei 30 konto, só precisa de um emprestado pra copiar.detalhe, mais forte que o comprado.
Donida
jomilk escreveu:Donida6cc escreveu:Cara, fiz o encolhedor no torno, gastei 30 konto, só precisa de um emprestado pra copiar.detalhe, mais forte que o comprado.
Donida
dá pra tirar uma foto?
se me fizer 50 conto o par eu compro de vc
JL
È simples, uma barra de rosca quadrada em aço 1020, 3 polcas e o quadrado do fundo, vo posta umas fotos dele. quanto o vender vo te quebra no frete.jomilk escreveu:Donida6cc escreveu:Cara, fiz o encolhedor no torno, gastei 30 konto, só precisa de um emprestado pra copiar.detalhe, mais forte que o comprado.
Donida
dá pra tirar uma foto?
se me fizer 50 conto o par eu compro de vc
JL
rafinha2 escreveu:Vou começar a comprar uma ferramentas devagar também..
A principio já tenho um jogo de chave de fendas e philips, alicate de corte, bico e universal e um multimetro
A primeira leva de compra de ferramentas vai ser: chave de vela, chave do filtro de óleo e chave L para bujão do cárter, alias, qual o tamanho dele? 13.. 15 ?
Dai pelo menos já posso trocar o óleo em casa, velas, cabos de vela e mais umas coisinhas básicas.. mais para frente vou comprando mais itens
rafinha2 escreveu:Me tira outra dúvida, esses cavaletes ai, com essa alavanca do lado, ela serve para erguer ele, tipo, sem macaco, ou é só uma trava para regular a altura ? ?
E quanto ao meu bujão.. vou ver antes de comprar a chave então
francisco6>8 gosta desta mensagem
Gerald escreveu:
Ontem, eu estava trabalhando na suspensão traseira do meu Diplomata, e usei os machos e cossinetes de 8mm, 10mm e 12mm para limpeza das roscas dos parafusos e porcas das buchas e do fixador da barra estabilizadora ao braço de controle superior. As roscas não estavam más, mas após o retrabalhado, dá para rosquear na mão, sem chave.
francisco6>8 escreveu:Esse kit que você postou é bem bacana mas 190 dólares é uma boa grana até nos USA, quem dirá aqui
Joey Ramone gosta desta mensagem
opala4cc escreveu:
7)Torquímetro.
O melhor, para iniciante, ainda é o torquímetro de estalo. Não é o mais barato, mas penso ser o melhor custo-benefício:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1217452066-torquimetro-de-estalo-12-pol-28-a-21kg-crv-reversivel-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=70838336-8b14-4366-9b10-3dd65902c11d
Não é a melhor marca, mas para o iniciante está mais do que bom. O preço é honesto e factível no orçamento.
Gerald escreveu:opala4cc escreveu:
7)Torquímetro.
O melhor, para iniciante, ainda é o torquímetro de estalo. Não é o mais barato, mas penso ser o melhor custo-benefício:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1217452066-torquimetro-de-estalo-12-pol-28-a-21kg-crv-reversivel-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=70838336-8b14-4366-9b10-3dd65902c11d
Não é a melhor marca, mas para o iniciante está mais do que bom. O preço é honesto e factível no orçamento.
Os comentários de opala4cc são todos muito interessantes, mas vou me restringir aqui ao comentário sobre torquimetro para o post não ficar muito longo.
O "problema" de ter um torquímetro é que não basta ter um apenas. De fato, para cobrir todas as possibilidades, é preciso ter uns 3 torquímetros. Vou explicar com mais detalhes depois...
Torquímetros que medem até 200 Nm estão entre os mais úteis para trabalho em automóveis. Servem por exemplo, para apertar os parafusos das rodas do Opala, cujo torque especificado é de 90-100 Nm. De passagem, o meu Diplomata estava com mais de 200 Nm depois que voltou da troca de pneus! Os "profissionais" das lojas de pneu usam chaves de impacto, que não têm torque controlado.
Um coisa importante nos torquímetros, em geral, e nos de estalo, em particular, é que a exatidão decai nos extremos da faixa, principalmente no limite inferior. Os torquímetros de qualidade para uso profissional geralmente trabalham numa faixa relativamente limitada, de 5x, isto é, o torque máximo é 5x o torque mínimo que pode ser ajustado com exatidão garantida (±4% pelas normas internacionais). Um torquímetro de boa qualidade de 200 Nm é tipicamente especificado para torques entre 40 Nm e 200 Nm.
O torquímetro MTX citado cobre a faixa 28 Nm a 210 Nm, que é uma especificação muito otimista, mas que é comum em torquímetros nessa categoria.
O erro para torques próximos do limite inferior pode facilmente atingir altos valores até em torquímetros de marcas conhecidas, mas que foram se descalibrando com o (mau) uso. Isso fica claro neste vídeo, onde foram comparados dois torquímetros Gedore com um torquímetro chinês novo. Um dos Gedores tinha erro de quase 40% no extremo inferior da faixa!
O ideal é escolher um torquímetro com faixa de trabalho tal que os torques a serem usados estejam próximos da METADE do limite superior. Por exemplo, um torquímetro de 40-200 Nm deve ser usado preferencialmente para torques entre 70 e 140 Nm.
Para uso em manutenção de Opala, uma possibilidade seria contar com 3 torquímetros nas seguintes faixas:
1. 40-200 Nm
2. 20-100 Nm
3. 10-50 Nm ou 6-30 Nm
Outra possibilidade, mais econômica, seria:
1. 40-200 Nm
2. 6-30 Nm
Abaixo eu apresento alguns valores de torque REAIS que encontrei nos parafusos ao fazer a manutenção da suspensão traseira do meu Diplomata nesta semana:
1. Parafuso M12 da bucha traseira do braço de controle inferior: 75 Nm
2. Parafuso M12 da bucha dianteira do braço de controle inferior: 80 Nm
4. Parafuso M10 da buchas do braço superior: 40 Nm
5. Parafuso M8 do grampo de fixação da barra estabilizara ao braço de controle superior: 17 Nm
Para que não tem idéia do que é um torque de 80 Nm, basta dizer que usando uma chave de 19 mm (medida de cabeça do parafuso M12) com cabo de 200mm é preciso fazer uma força de 40 kgf para soltar/apertar um parafuso. Com uma chave de boca, uma pessoa normal provavelmente teria que bater na chave com um martelo ou uma marreta para soltar o parafuso. Aí você começa a entender porque martelo e marreta são ferramentas tão populares nas oficinas de carro nacionais...
Para um torque de 100 Nm, como a dos parafusos da roda do Opala, a força subiria para 50 kgf se usasse uma chave de boca comum. Nenhuma surpresa de porque criaram a tal "chave de roda", que, aliás, é sextavada e não de boca ou em "estrela" de 12 pontas.
Por falar em chaves em "estrela", elas são muito populares, mas também são notórias em arredondar cabeças de parafuso. Quer soltar ou apertar parafusos sem danificar a cabeça do parafuso? Use chaves sextavadas!
Finalmente, para trabalhar no Opala, precisa ter chaves em polegada para o motor e em milímetros para o resto (suspensão, carroceria, etc.)
luis gobbi gosta desta mensagem
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