por 100 Seg 22 Out - 18:41:52
umas coisas sobre freio que aprendi quando estudava engenharia na FIFUdQ
na hidráulica funciona +ou- assim: o embolo que irá empurrar o fluido,quanto maior diâmetro,maior volume e menos pressão...quanto menor o embolo,maior a pressão mas co menor volume...no caso do que recebe o fluído,e mais ou menos o contrário...com o mesmo volume de fluído,um cilindro maior,terá uma atuação com menor força e menos deslocamento... já um de menor diâmetro,teremos uma atuação com maior força e maior deslocamento...
é por isto que acontece como o Bandit disse que em carro sem servo freio,menor é o diâmetro do cilindro ou seja,com um embolo menor,vc faz menos força...
então,vejamos um palio Fire por ex.,vc rela o pé e já dá uma travada...se for olhar o cilindro,é mais curto que o Opala...só que é mais grosso ou seja,ele enche as pinças MAIS rápido e com isto,vc tem um menor curso de pedal...mas em contra partida,teríamos um freio duro sem servo...só que colocaram um servo MAIOR que do Opala...com isto,temos um freio com pouco curso,"alto" volume e macio pelo servo.
no caso da Stock como também disse o Bandit...eles usam cilindro de fusca pois é pequeno o diâmetro sendo assim ficará macio e com mais força de atuação...só que consequentemente terá um menor volume...por isto usarem 2 cilindros...p/ conseguir encher todo sistema...
vou relatar um caso que presenciei:
um conhecido que fazia trilha de Jeep,adaptou um 151 e junto,resolveu colocar pedaleira ,cilindro e servo do Opala também...só que aconteceu que sempre na primeira pisada,o freio ia lá em baixo...tirava-se o pé e pisava de volta rapidamente,tinha-se um freio alto forte(tarava bem)...ele tentou MUITAS coisa e não conseguiu resolver...eu era moleque,nem fazia ideia do que poderia ser...
depois de MUITOS anos,com o conhecimento mexendo e que adquiri na FIFUdQ entendi o que acontecia:
por causa do cilindro mestre não compatível com os de rodas,ele não mandava um volume de fluído suficiente p/ encher os cilindros de rodas a ponto de encostar as lonas na primeira frenagem...mas quando pisava-se novamente,os cilindros eram cheios...e com o cilindro mestre "fino" tinha-se MUITA força...
então,p/ o caso de colocar um cilindro maior e com freio macio,precisa-se usar servo ou pistões escravos de menor diâmetro...
por isto TAMBÉM que as pinças esportivas tem mais de um pistão pois além de ter maior área p/ "pisar" nas pastilhas,pode-se usar um cilindro de maior volume que terá um freio com pouco curso e bem preciso e sem uso de servo freio se quiser...
No caso de retirar apenas o servo do Opala,NÃO terão um freio absurdamente duro...será um freio mais pesado...não será como quando o carro está desligado,neste caso,vc tem que vencer além da força de frenagem,ainda a força da mola do servo...sem ele,vc só terá a força de frenagem...
na MINHA OPINIÃO,calibrar um freio acho mais difícil que um motor preparado...num motor,o máximo que terá é um rendimento aquém do esperado/projetado...num freio,além do rendimento,temos a questão da SEGURANÇA!!!
por isto,não adianta enfiar a MAIOR pinça,MAIOR cilindro...tem que ser calculado...
espero que tenha conseguido passar o que tinha em mente...
Até mais...
100
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