Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 EmptyHoje à(s) 17:00:20 por Wagner Botelho

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 EmptyHoje à(s) 10:47:45 por junoccj

» diferencial braseixo
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 EmptyHoje à(s) 10:36:46 por junoccj

» Compro Diferencial braseixos 2.73
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 EmptyHoje à(s) 10:32:34 por junoccj

» Compro cardã opala 89
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 EmptyHoje à(s) 10:30:07 por junoccj

» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 EmptyHoje à(s) 10:27:25 por junoccj

» Compro Diferencial 6cc
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 EmptyHoje à(s) 10:15:42 por junoccj

» Compro Diferencial Braseixos 2,73
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 EmptyHoje à(s) 10:12:31 por junoccj

» Enchentes no Rio Grande do Sul
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 EmptyHoje à(s) 8:00:02 por FabioM

Quem está conectado?

79 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 79 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_leftgostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bargostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_leftgostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bargostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15350)
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_leftgostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bargostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_leftgostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bargostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_leftgostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bargostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_leftgostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bargostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_leftgostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bargostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_leftgostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bargostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_leftgostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bargostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_leftgostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bargostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Bar_right 

+8
rafinhajuliao
alex force
j ricardo
Brunugomes
PIZZOLO
Luis_555
Opalamor
Ré.
12 participantes

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.


    Ghost
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 2412
    Data de inscrição : 12/12/2011

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Ghost Seg 18 Fev - 9:50:48

    "Ré." Só respondendo sua duvida ..

    Você não precisa remover o motor do carro para trocar o comando, você desmonta a grade frontal, remove o radiador, solta os suportes do motor, vai precisar erguer ele com uma girafa ou com uma talha ou do jeito que você achar mais viável/fácil e já era ...
    Remover o capô faz do serviço MUITO mais fácil também ...

    Ré.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 72
    Data de inscrição : 05/02/2013

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Ré. Ter 19 Fev - 19:09:17

    Wevertonvb escreveu:
    Ré. escreveu:Wevertonvb, vc poderia me explicar o que é esse "morrer" da turbina ?

    Dê uma olhada no mapa de um compressor da turbina:

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Compressor-Maps-Explained

    A linha ao lado direito do gráfico chamado de "Choke Line" é o que eu chamei de "morrer da turbina". No eixo longitudinal que representa o fluxo do compressor, vc pode enteder que ele é diretamente proporcional a rotação do seu motor. Então quanto maior a rotação, mais para o lado direito do gráfico. Nesta figura, os desenhos formados pelas linhas são chamadas de ilhas de eficiência, o ideal é coincidir a potência máxima do seu motor com a ilha que representa maior eficiência. No seu caso que já foi falado anteriormente, seu compressor iria trabalhar fora das ilhas de eficiência e para o lado direito da linha de Choke Line. Neste ponto, a eficiência é baixíssima e o compressor deixa de gerar pressão suficiente para continuar o ganho de potência. A temperatura do ar de admissão que sai do compressor se eleva muito pela baixa eficiência, o que é péssimo. Além disso, a rotação do compressor vai ser mais alta do que foi projetada e isso vai diminuir e muito a durabilidade do compressor.


    então, eu poderia tentar conciliar a faixa útil do comando com a da turbina ?

    Sim, mas faria um motor de arrancada, inútil para o dia-a-dia. E precisaria utilizar um turbo-compressor adequado para o que se espera,ou seja, um "bem grande".

    Por exemplo, se o seu comando tem faixa de 3000 até 6500. Vc vai utilizar um turbo-compressor que entrará lá pelos 4000 rpm e terminaria em 6500.

    Será um tipico carro de arrancada e isso envolverá grande potência que vai precisar readequar todo o projeto do seu motor, câmbio, diferencial, embreagem, etc, etc.

    entendi, muito bem explicado. OKK
    bom, de qualquer maneira, não é que esse comando não é para turbo, ele não é para carro de rua ?
    mas é isso que eu estou querendo, um carro bruto mesmo.
    consumo não é um problema muito grande, pois vai ser um carro pra sair de final de semana.

    e quanto a readequação do projeto, acho que não vai ser necessária.
    porque como é uma camionete, o conjunto de cambio e diferencial é mais do que o suficiente para suportar a potencia.

    alem disso uso pistões metal leve com tratamento térmico, o famoso "forjado"
    e meu bloco é STD, acho que aguenta de boa.

    que tamanho de turbo devo usar ?
    um .70/.84 pulsativo ?
    ou coisa maior ?

    ah, e a proposito, coletor de escape dimensionado.
    existe pronto ou devo mandar fazer um projeto especifico para o meu motor ?
    espaço é o que não falta no camionetão, então dá pra usar tubos bem grandes.
    avatar
    Ré.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Chevrolet A20
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/02/2013

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Ré. Ter 19 Fev - 19:14:42

    Ghost escreveu:"Ré." Só respondendo sua duvida ..

    Você não precisa remover o motor do carro para trocar o comando, você desmonta a grade frontal, remove o radiador, solta os suportes do motor, vai precisar erguer ele com uma girafa ou com uma talha ou do jeito que você achar mais viável/fácil e já era ...
    Remover o capô faz do serviço MUITO mais fácil também ...

    então, o problema é que na camionete tive que levantar o motor, por causa de uma bendita travessa do chassis, se não fosse ela era só tirar o radiador e a grade.

    ai surgiu a duvida, se no opalão tambem tinha que fazer esse trampo.

    valeu pela resposta. OKK
    Wevertonvb
    Wevertonvb
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 512
    Idade : 41
    Localização : Brasília
    Modelo do carro : Comodoro 89
    Cilindros : 4.1 - 6cil
    Data de inscrição : 14/09/2009

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Wevertonvb Qua 20 Fev - 8:02:14

    Ré. escreveu:bom, de qualquer maneira, não é que esse comando não é para turbo, ele não é para carro de rua ?

    Para rua definitivamente não é. Para arrancada serve, não é o ideal, mas se encaixa, na realidade, um próprio para arrancada teria mais duração com mais lobe center, ou até mesmo, a mesma duração com mais lobe center.

    mas é isso que eu estou querendo, um carro bruto mesmo.

    Vamos dizer que vc teria um carro bruto para rua com uma configuração bem inferior a que pretende. O que vc está querendo montar vai acabar não sendo muito aproveitado na rua. Vai ser muita potência para um carro que não terá tração de arrancada. O custo será bem mais alto e não será aproveitado. Mas cada um sabe o que quer.

    consumo não é um problema muito grande, pois vai ser um carro pra sair de final de semana.

    O problema não é consumo. As desvantagens que vejo são alto custo para baixo aproveitamento.

    e quanto a readequação do projeto, acho que não vai ser necessária.
    porque como é uma camionete, o conjunto de cambio e diferencial é mais do que o suficiente para suportar a potencia.

    Vai ter que mudar algumas coisas, senão não vai durar nada. No mínimo, vai precisar de bielas muito mais resistentes, diferencial mais longo e mais resistente e o câmbio talvez suporte. Suspensão não é adequada e pneus tb não. Estamos falando em algo em torno de 60 kgf.m de torque e 500 cv, se vc não deseja no mínimo isso de torque e potência, o projeto não é adequado.

    alem disso uso pistões metal leve com tratamento térmico, o famoso "forjado"

    Pistões Metal Leve forjado? Sinceramente não conheço. Poderia me mandar algum link para ver?

    Forjamento não é processo de tratamento térmico. Forjamento é processo de fabricação. Os pistões comuns são feitos através de fundição e posterior usinagem e tratamentos térmicos para dureza e alivío de tensão. Os pistões forjados são fabricados em prensas de forjamento. Procure saber mais a respeito.

    que tamanho de turbo devo usar ?
    um .70/.84 pulsativo ?
    ou coisa maior ?

    Primeiramente, não se escolhe turbo por tamanho de caixa quente e fria. Olhar o tamanho da caixa fria não faz a menor diferença, o importante é o rotor. A caixa quente é importante saber, mas é muito mais importante escolher o tamanho do eixo da turbina. Resumindo, não se escolhe turbos pelos A/R das caixas. Isso não faz o menor sentido.

    Um turbo para o que deseja seria no mínimo um desses: Garret GT 4294 R, cujo rotor tem 70,3 mm e eixo com 82 mm. Quanto as caixas seria .60/1.44.

    Olhas os mapas, o fluxo seria de 48 lb/min e pressure ratio de 2,3 para os 500 cv citados anteriormente.

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 451888-9comp

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 757708-1-4turb



    ah, e a proposito, coletor de escape dimensionado.
    existe pronto ou devo mandar fazer um projeto especifico para o meu motor ?
    espaço é o que não falta no camionetão, então dá pra usar tubos bem grandes.

    Se for coletor tubular tem que mandar fazer mesmo.

    Espero que tenha entendido o meu ponto de vista. Abs.
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Brunugomes Qua 20 Fev - 8:39:36

    Cara no meu ponto de vista é tão mais simples vc trocar o comando xD
    Assim o resto fica muito mais simples.. Vc vai ter que adequar todo o projeto para seu comando, e seria mais facil usar o que vc tem com o comando certo! Gerar ai uns 350 cavalos e pronto.. Wink Carro bom de andar, forte ai gasta o resto com suspenção e freios xD
    avatar
    Ré.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Chevrolet A20
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/02/2013

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Ré. Qua 20 Fev - 14:40:52

    então Wevertonvb, na verdade não existe pistões forjados.
    como vc mesmo disse, forja é um processo de metalurgia.
    e é impossível fazer um pistão com esse processo, sei porque trabalho com metalurgia.

    a fabricação do pistão "forjado" é igual ao dos pistões "comuns"
    que no caso é o processo de injeção de alumínio.

    a diferença esta no tratamento térmico que o "forjado" recebe.
    um processo de têmpera, que aumenta muito sua resistência.
    vc já deve ter visto um pistão chamado, "forjado", é possível perceber um cor opaca e de tom mais escuro de cinza, este é uma denuncia de que o material foi exposto a um tratamento térmico.

    sobre o "forjado" da metal leve, eu achei em um distribuidor oficial mahle, aqui de SP.
    comprei pistões, bronzinas, anéis, jogo de juntas e tuchos mecânicos originais GM por cerca de 1000 reais.
    realmente muito barato.
    posso passar o telefone se interessar, mas acho que eles não tem site, pois se trata de uma loja muito antiga.
    o nome da loja é "comercio paulista de peças" fica bem no centro da cidade de SP.

    mas voltando o assunto do motor com turbo.
    pretendo chegar na potencia que vc mencionou.
    quanto ao diferencial e o cambio, tenho certeza que aguenta, pois o diferencial é praticamente o de um caminhão, enorme mesmo, e desmontado, percebe-se que as peças são feitas de forma mais forte do que a necessária, coisa bruta mesmo.

    e o cambio é o famoso clark 260F.
    conhecido tambem pelos apelidos de "ré pra frente" , "cleck cleck"
    e "cambio de dodge"

    e as bielas, as originais aguentam quanta força mais ou menos ?
    o que acontece se montar em um motor muito forte, ela quebra ?

    a suspensão também ta um pouco mexida, feixes aliviados na traseira e suspensão independente por duplo braço articulado na frente com molas reforçadas.
    o carro esta mais baixo também.
    não ta rebaixada, mas ta uns 15 cm mais baixa que uma D20 comum.

    os pneus são 255/75/R15 da goodyear, estão novos.

    ah e quanto o problema de custo, não sei se vai ser um problema muito grande não, pois possuo quase todas as peças e falta só retificar o bloco, fazer o cabeçote, instalar a injeção, o escape dimensionado e o turbo.

    estou calculando mais uns 6 a 8 mil reais.
    mas vou montar aos poucos até o final desse ano.

    se eu mudar o projeto agora acho que ficaria mais caro ainda.

    e sobre o turbo, valeu me indicar.
    tenho uma noção de preparação aspirada, mas turbinada não entendo nada, e peço desculpas de tantas perguntas, é que quero aprender sobre esse tipo de preparação.
    e claro que eu entendo seu ponto de vista, e francamente não tenho nada que te questionar, pois tudo o que vc me falou é realmente muito coerente e sei que vc esta falando porque sabe.
    a proposito agradeço muito a atenção.
    abraço.
    avatar
    Ré.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Chevrolet A20
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/02/2013

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Ré. Qua 20 Fev - 14:53:18

    Brunugomes escreveu:Cara no meu ponto de vista é tão mais simples vc trocar o comando xD
    Assim o resto fica muito mais simples.. Vc vai ter que adequar todo o projeto para seu comando, e seria mais facil usar o que vc tem com o comando certo! Gerar ai uns 350 cavalos e pronto.. Wink Carro bom de andar, forte ai gasta o resto com suspenção e freios xD

    Very Happy Very Happy , é que eu quero o motor embaralhando Laughing
    alem disso, quero chagar nos 500 cv sem meter muita pressão.

    quanto a freio e suspensão, não a nada o que fazer.
    no opala, realmente esse fatores são um tanto deficientes para um carro mexido.
    mas na camionete a GM, pensou que ambos iam sofrer bem mais do que no opala.
    instalando disco ENORMES na frente e tambores sarados atrás, é impressionante como um carro de mais de 2000 kg freia com tanta eficiência, estanca e não rabeia.

    e a suspensão é bem rígida, pois foi pensada originalmente para trabalho.
    também eu dei uma mexida e rebaixei um pouquinho.
    logo logo eu posto umas fotos dela, pra vc ver.

    acho que todos o fatores alem do motor já estão mais do que o suficiente.
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Brunugomes Qua 20 Fev - 15:27:57

    Ré. escreveu:
    Brunugomes escreveu:Cara no meu ponto de vista é tão mais simples vc trocar o comando xD
    Assim o resto fica muito mais simples.. Vc vai ter que adequar todo o projeto para seu comando, e seria mais facil usar o que vc tem com o comando certo! Gerar ai uns 350 cavalos e pronto.. Wink Carro bom de andar, forte ai gasta o resto com suspenção e freios xD

    Very Happy Very Happy , é que eu quero o motor embaralhando Laughing
    alem disso, quero chagar nos 500 cv sem meter muita pressão.

    quanto a freio e suspensão, não a nada o que fazer.
    no opala, realmente esse fatores são um tanto deficientes para um carro mexido.
    mas na camionete a GM, pensou que ambos iam sofrer bem mais do que no opala.
    instalando disco ENORMES na frente e tambores sarados atrás, é impressionante como um carro de mais de 2000 kg freia com tanta eficiência, estanca e não rabeia.

    e a suspensão é bem rígida, pois foi pensada originalmente para trabalho.
    também eu dei uma mexida e rebaixei um pouquinho.
    logo logo eu posto umas fotos dela, pra vc ver.

    acho que todos o fatores alem do motor já estão mais do que o suficiente.





    Entendo suas ideias cara, mas o que eu vejo por tudo que li que eh o seguinte, vc monta com seu comando, tem o carro embaralhando e com 500 cvs se ultilizando de potencia entre ex: "4,500 e 6,500" Rpm.. Pressão de sei lá.. 2 bar... OU coloca o comando correto, que tbm embaralha.. Mas aproveita muito mais a faixa de potencia da turbina.. E alem de td consegue a mesma potencia com menos pressão.. E quanto aos freios e suspensão eu pensei baseados na minha caminhonete Brasil 62, Freios a tambor nas 4 e suspensão extremamente Dura. Pra tracionar é uma Mer%&*
    Eu n sei pq ir contra tudo que todos falam em relação ao teu comando para um carro turbo.. MASS cada um faz a receita que prefere.. Rsrs E eu mesmo Estou indo contra varias opniões na minha preparação.. Rsrs Abraço!
    avatar
    Ré.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Chevrolet A20
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/02/2013

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Ré. Qua 20 Fev - 17:19:55

    Brunugomes escreveu:
    Ré. escreveu:

    Very Happy Very Happy , é que eu quero o motor embaralhando Laughing
    alem disso, quero chagar nos 500 cv sem meter muita pressão.

    quanto a freio e suspensão, não a nada o que fazer.
    no opala, realmente esse fatores são um tanto deficientes para um carro mexido.
    mas na camionete a GM, pensou que ambos iam sofrer bem mais do que no opala.
    instalando disco ENORMES na frente e tambores sarados atrás, é impressionante como um carro de mais de 2000 kg freia com tanta eficiência, estanca e não rabeia.

    e a suspensão é bem rígida, pois foi pensada originalmente para trabalho.
    também eu dei uma mexida e rebaixei um pouquinho.
    logo logo eu posto umas fotos dela, pra vc ver.

    acho que todos o fatores alem do motor já estão mais do que o suficiente.





    Entendo suas ideias cara, mas o que eu vejo por tudo que li que eh o seguinte, vc monta com seu comando, tem o carro embaralhando e com 500 cvs se ultilizando de potencia entre ex: "4,500 e 6,500" Rpm.. Pressão de sei lá.. 2 bar... OU coloca o comando correto, que tbm embaralha.. Mas aproveita muito mais a faixa de potencia da turbina.. E alem de td consegue a mesma potencia com menos pressão.. E quanto aos freios e suspensão eu pensei baseados na minha caminhonete Brasil 62, Freios a tambor nas 4 e suspensão extremamente Dura. Pra tracionar é uma Mer%&*
    Eu n sei pq ir contra tudo que todos falam em relação ao teu comando para um carro turbo.. MASS cada um faz a receita que prefere.. Rsrs E eu mesmo Estou indo contra varias opniões na minha preparação.. Rsrs Abraço!

    kkk Very Happy vou montar com esse comando, porque eu quero ver como vai ficar, não sei se sou cabeça dura ou é só pra satisfazer minha curiosidade.

    mas de qualquer maneira, se ficar ruim.
    eu troco o comando, gasto uns 400 paus e já era.
    tenho um carro completamente diferente.

    mas acho que o único jeito mesmo de saber se vai ou não ficar bom é testando no carro.
    lógico que a opinião dos outros que entendem muito mais do que eu é importantíssima, mas talvez o "não ficar bom" seja somente ruim para o gosto de quem preparou.
    e talvez um carro ruim para um, seja gostoso de dirigir para outro, é relativo na minha opinião.

    acho a suspensão da minha, muito boa.
    pois não é dura como um kia bongo.
    nem macia demais como a das F1000 com suspensão twin bean.

    feixe de molas atrás e duplo A na frente.
    nem mole, nem dura.
    no ponto. Very Happy

    mas é como vc disse, as vezes agente tem que fazer nos mesmo pra aprender. kkk Laughing
    abraço.
    Wevertonvb
    Wevertonvb
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 512
    Idade : 41
    Localização : Brasília
    Modelo do carro : Comodoro 89
    Cilindros : 4.1 - 6cil
    Data de inscrição : 14/09/2009

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Wevertonvb Qua 20 Fev - 22:05:44

    Ré. escreveu:então Wevertonvb, na verdade não existe pistões forjados.
    como vc mesmo disse, forja é um processo de metalurgia.
    e é impossível fazer um pistão com esse processo, sei porque trabalho com metalurgia.

    Ré, existe sim pistões forjados, não é atoa que se chama Forjados, não é? Eu conheço 3 processos de fabricação de pistões, o Forjamento, a Fundição Comun e a Fundição Injetada. Pelo forjamento se consegue maiores resistência mecânica em relação às demais. A Fundição injetada tem um controle mais preciso sobre a comum e se consegue fazer pistões mais leves com a mesma resistência da comum. Mas nenhuma delas se compara as Forjadas.

    a fabricação do pistão "forjado" é igual ao dos pistões "comuns"
    que no caso é o processo de injeção de alumínio.

    Não, é o que disse acima. Forjamento usa as prensas sobre os tarugos do metal que vai se utilizar. Os demais, liquidificam o metal.

    Bom, vou postar alguns vídeos que mostram claramente as diferenças no processo de produção de cada um:

    Pistões Forjados da Wiseco - repare em 1:32 a prensa sendo utilizada.



    Pistões por Fundição (0:30 - Molde e Metal Fundido)



    Diferença entre Pistões Forjados (Forged) e Pistões Fundidos (Cast)




    a diferença esta no tratamento térmico que o "forjado" recebe.
    um processo de têmpera, que aumenta muito sua resistência.
    vc já deve ter visto um pistão chamado, "forjado", é possível perceber um cor opaca e de tom mais escuro de cinza, este é uma denuncia de que o material foi exposto a um tratamento térmico.

    A têmpera aumenta a dureza superficial, ou seja, resistência ao desgaste e abrasão nas superficies do pistão. A resistência mecânica vem em sua grande maioria pelo Forjamento mesmo.

    sobre o "forjado" da metal leve, eu achei em um distribuidor oficial mahle, aqui de SP.
    comprei pistões, bronzinas, anéis, jogo de juntas e tuchos mecânicos originais GM por cerca de 1000 reais.
    realmente muito barato.
    posso passar o telefone se interessar, mas acho que eles não tem site, pois se trata de uma loja muito antiga.
    o nome da loja é "comercio paulista de peças" fica bem no centro da cidade de SP.

    Se o que vc diz ser o "forjado" for o Fundição por Injeção, esses pistões não vão aguentar a potência que vc quer. Vai ser preciso comprar pistões forjados realmente.

    mas voltando o assunto do motor com turbo.
    pretendo chegar na potencia que vc mencionou.
    quanto ao diferencial e o cambio, tenho certeza que aguenta, pois o diferencial é praticamente o de um caminhão, enorme mesmo, e desmontado, percebe-se que as peças são feitas de forma mais forte do que a necessária, coisa bruta mesmo.

    e o cambio é o famoso clark 260F.
    conhecido tambem pelos apelidos de "ré pra frente" , "cleck cleck"
    e "cambio de dodge"

    Depois voltamos a falar no assunto câmbio e diferencial. Mas vamos lembrar que nenhum deles foi feito para trabalhar nem próximo de 60 kgf.m de torque. Depois vou pegar as relações deles para checar a relação final. Mas acredito que o conjunto ficará muito curto para um motor da potência pretendida e para rua, mas calculo isso depois para vc.

    e as bielas, as originais aguentam quanta força mais ou menos ?
    o que acontece se montar em um motor muito forte, ela quebra ?

    Originais chuto aguentarem 300 cv mais ou menos. Elas podem fraturar no movimento de tração ou cisalhar ou entortar no movimento de compressão.


    a suspensão também ta um pouco mexida, feixes aliviados na traseira e suspensão independente por duplo braço articulado na frente com molas reforçadas.
    o carro esta mais baixo também.
    não ta rebaixada, mas ta uns 15 cm mais baixa que uma D20 comum.

    os pneus são 255/75/R15 da goodyear, estão novos.

    Se realmente vc buscar no mínimo os 500 cv, vc perceberá que vai precisar de muita modificação na suspensão, inclusive buscar pneus com dureza mais baixa. Mas esse assunto é muito grande. Vamos indo por parte...

    ah e quanto o problema de custo, não sei se vai ser um problema muito grande não, pois possuo quase todas as peças e falta só retificar o bloco, fazer o cabeçote, instalar a injeção, o escape dimensionado e o turbo.

    estou calculando mais uns 6 a 8 mil reais.
    mas vou montar aos poucos até o final desse ano.

    Vamos lembrar que no mínimo nem os pistões nem as bielas estão adequadas. E se quiser um turbo de qualidade como o mostrado acima, só ele deve estar na casa de uns 4,5 K.

    se eu mudar o projeto agora acho que ficaria mais caro ainda.

    Se não mudar, vai quebrar e vai sair mais caro depois. Se mudar agora vc consegue ainda vender suas peças.

    e sobre o turbo, valeu me indicar.
    tenho uma noção de preparação aspirada, mas turbinada não entendo nada, e peço desculpas de tantas perguntas, é que quero aprender sobre esse tipo de preparação.
    e claro que eu entendo seu ponto de vista, e francamente não tenho nada que te questionar, pois tudo o que vc me falou é realmente muito coerente e sei que vc esta falando porque sabe.
    a proposito agradeço muito a atenção.
    abraço.

    Entenda que só quero te mostrar o caminho ideal. Quem vai optar por qual seguir é vc. Minha intenção é só ajudar.

    Abs.
    avatar
    Ré.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Chevrolet A20
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/02/2013

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Ré. Qui 21 Fev - 13:31:51

    é Wevertonvb me desculpe.
    realmente são feitos por processo de forja.

    eu achei que não existia, porque uma vez me mostraram um pistão, e falaram que era forjado.
    mas na hora eu percebi que se tratava de um pistão comum com tratamento térmico, por isso meu erro.

    e tambem eu falei que não era possivel de se fazer, pois forjo eixos de aço.
    e com esse material acredito que não é possivel fazer uma peças desse nivel de tolerancia, com uma usinagem tão profunda e bem feita.

    como já tenho os pistões, vou trata-los por processo de solubilização.
    esse processo, não aumenta só a resistencia da superficie, mas aumenta tambem a resistencia do nucleo do material.
    depois eu mando nitreta-los, para aumentar mais ainda a resistencia da superficie.

    realmente não vão ficar tão fortes com no processo de forja.
    pois a forja vira as moleculas do material para o mesmo lado, puxando toda a resistencia para o centro.
    mas como vc pode ver no video, ele tambem é temperado.
    na verdade a resisttencia esta mais na tempera, e o resto no processo.

    se eu mandar temperar o meu injetado, ele vai ficar com o dobro da resistencia do original e proxima a do forjado, no entanto a durabilidade vai ser menor.
    devido o processo de injeção
    mas já vai ser o suficiente para aguentar.

    vou fazer o mesmo com as bielas, pois todas as bielas são forjadas.
    o problema é que as originais devem ser de um material inferior, mas nada que uma boa tempera não resolva, vou deixa-las mas tenaz, para não racharem.
    novamente, não se comparam as indicadas para isso, mas vão comprir bem a sua função por um bom tempo.

    a relação do diferencial é 3,54.
    mas posso deixar mais longo sem problemas.

    nossa tudo isso um turbo ?
    como não vou usar o carro para corridas.
    não pode ser uma turbina nacional, mais em conta ?
    entenda o meu lado, não sou o tipo do cara que poem porcaria no carro.
    nem sou pão duro, mas estou trabalhando com um orçamento reduzido, e o carro não vai ser feito pra ganhar nenhum campeonato, por isso, vou por o correto, mas não precisa ser o top de linha.

    e quanto o trabalho que vou fazer nos pistões e bielas é por que realmente não tenho condições de comprar o correto, então vou tentar aumentar a resistencia dos meus.
    é uma remediada e uma experiencia.
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Brunugomes Qui 21 Fev - 15:54:54

    http://www.opaleirosdoparana.com/t26590-600-cv-biela-e-pistao-original-procede?highlight=biela
    avatar
    Ré.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Chevrolet A20
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/02/2013

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Ré. Sex 22 Fev - 20:38:35

    pelo que eu andei lendo, o pistão ate aguentaria potencia de uns 500 cv, dizem que cada pistão chega aguentar 100 cv.
    mas não vou arriscar, vou mandar tratar.

    quanto as bielas, to achando muito estranho as originais quebrarem.
    pois também são forjadas.
    alias toda biela é forjada.

    e o único material possível é aço 4140.
    pelo que andei lendo, as bielas especias são de 4340, um material superior, mas nem tanto assim.

    tenho quase certeza que o problema das bielas originais esta na tempera.
    o tratamento térmico deve ser muito precário nessas bielas.

    poxa, trabalho com forja de eixos de aço 1045, algumas matrizes são do mesmo aço das bielas, 4140, e suportam porradas de 60 toneladas da prensa por meses, sem sofrer nenhum dano.

    não é possível que esse material não suporte as forças geradas dentro do motor.

    o problema que mais me preocupa é taxa de compressão.
    pois vou usar os pistões do alcool, que são "cabeçudos" e o cabeçote do omega.
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Brunugomes Sáb 23 Fev - 5:32:23

    Ré. escreveu:pelo que eu andei lendo, o pistão ate aguentaria potencia de uns 500 cv, dizem que cada pistão chega aguentar 100 cv.
    mas não vou arriscar, vou mandar tratar.

    quanto as bielas, to achando muito estranho as originais quebrarem.
    pois também são forjadas.
    alias toda biela é forjada.

    e o único material possível é aço 4140.
    pelo que andei lendo, as bielas especias são de 4340, um material superior, mas nem tanto assim.

    tenho quase certeza que o problema das bielas originais esta na tempera.
    o tratamento térmico deve ser muito precário nessas bielas.

    poxa, trabalho com forja de eixos de aço 1045, algumas matrizes são do mesmo aço das bielas, 4140, e suportam porradas de 60 toneladas da prensa por meses, sem sofrer nenhum dano.

    não é possível que esse material não suporte as forças geradas dentro do motor.

    o problema que mais me preocupa é taxa de compressão.
    pois vou usar os pistões do alcool, que são "cabeçudos" e o cabeçote do omega.


    Faça a cubagem nas camaras, assim dá pra se ter uma ideia da taxa... E o dome dos pistões do opala a alcool salve engano tiram -2cm³ da camara... Abraço
    avatar
    Ré.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Chevrolet A20
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/02/2013

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Ré. Sáb 23 Fev - 13:46:20

    Bruno, o que seria essa cubagem das câmaras,
    seria uma usinada na câmara pra deixar ela mais profunda ?

    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por BANDIT Sáb 23 Fev - 19:48:14

    olha eu li um puco ai .....e fiquei assustado......
    (se for util pra vc. vou dar o meu pitaco)
    Bielas de oapla originais são vagabundas e sem vergonhas.......não aguentam preparação........vc. pode dizer que tem 300HP....e só fazer de conta que anda (acelera) .......se vc.a celerar de verdade.........vc. entorta bielas..........eu entortei as 6 bielas de um pré teste do meu 5100 !
    Sobre trabalhar bielas.....
    Se vc. fizer nitratação dela.........é a maior merd$%$ que vc. pode fazer !
    No gol de terra ...um vez fizemos nitratação das bielas.......simplesmente perdemos tudo...o bloco...até o cabeçote !
    A biela nitratada......fica dura de +( seca).......em reduzidas.....dá uma dilatadinha.........e é esa dilatadinha.....que salva os motores....se a biela rece nitratação.....ela quebra.....ela perde essse poder !!!! Veja os Dragster........usam bielas de alumnio....não somente pela leveza..........mas porque em 3 a 5 puxadas (só isso).........elas cresçem.........se deformam!!!! Se fossemde aço elas quebrariam .....então isso exite !
    O teu grande problema é que vc. está querendo fazer um motor Turbinado mas com peças de aspirado...........amigo isso não rola ........não da certo........vc. até pode montar.........e dizer que funcionou..........mas andar.....(correr) isso não anda!!!
    Ou vc. faz aspirado...........ou faz turbinado.........a grande diferença é a taxa...........aspirado tem que ser taxado.....por causa do comando ( o comando alto destacha o motor!!!) e Turbinado.........tem que ter pouca taxa ..........oque quebra o motor turbo........não é pressão de 1.5kg. ,,,,,,,,,,,2.5kg.,,,,,,,,,,,,,,,,,3.0kg.,,,,,,,,,,,,,não é isso não! oque quebra o motor.............é no pico da turbina...........a taxa dentro da camara de combustão............é ai que vai entortar biela ..........pois turbinado vai ter ai dentro 18......19....de taxa!!!!!!!!!! No apce da turbina !!!! `Por isso que o turbinado sai de taxa de cabeçote de 7...8...9.....................porque com a pressão do turbo............isso no cabeçote vai pra 16......17.....até 20..........ai já é o limite pra biela suportar!!!!!
    Vc está tentando unir o melhor dos 2 mundo Turbo e aspirado !!!! Mas não tente fazer isso que não vai dar certo
    Procure o usuaário PIZZOLO ele tem oapla turbo e aspirado !
    Sinto em lhe dizer.........coloque tudo oque vc. acha de preparação num papel tudo mesmo............e não siga nada disso !!!!
    Siga os conselhos Do WEvverton.....
    Sobre oque vc. comentou da suspensão e freio da caminhonte......eu não vou comentar ( mas lembre-se que isso é um veiculo de carga ...........NÃO de velocidade) foi feito pra levar peso............NÃO fazer curvas e ter aceleração de carro!

    ...........................................................
    A anos atraz ...........muito tempo mesmo...........tinha um cara que corria de stock..........dai se quebrou($$$) e abadonou tudo............e ficou cvom um motor de stock .........de pista mesmo..........esse motor foi feito uma junta de aço.....de espeçura.....e SÓ foi substituído o comando 310°x320°......por um comando 250/S ......e o motor foi pra uma Veraneio 74!!!
    Essa Veraneio..............arrancando com um Opala 250/S (bom !!!) arancava atráz.......mas acompanhando o Opala .............depois de embalada .........ela andava igual a Opala !!!!!!!!!
    ela arancava + rápido que opala 4100!!!! Isso na época que as ruas estavam cheias de Opalas !!!!
    Só que bebia ...........parcia um Cadillac.............vc. via o ponteiro do tanque desçendo!!!!! e nem tinah 280HP !!!!
    Veja um Veraneio 454 andando
    https://www.youtube.com/watch?v=bUGt8Cup0oM

    Veja como torçe tudo isso ...............se for o motor da Silverado SS Injetado tem 240HP..........e nem chega a 41kg de torque ( 40kg/t só que a 2400rpm !!! ) !!!!!! Imagine com 500HP
    https://www.youtube.com/watch?v=4zp4GWMd7U8
    avatar
    Ré.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Chevrolet A20
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/02/2013

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Ré. Sáb 23 Fev - 21:47:25

    mas Bandit, qual a diferença das bielas especiais das originais, eu não entendi ela são mais "moles" ou mais "duras" ?

    e quanto ao tratamento que ia mandar fazer, não era só nitretação.
    era um processo de tempera de sal por imersão.
    esse processo modifica completamente o aço, podendo deixar mais duro ou mais mole.

    eu queria fazer assim, revenir a biela, pra ficar com o núcleo mole.
    e nitretar a superfície.
    assim ela fica parecendo uma mola, não quebra por causa do núcleo mole e nem entorta por causa da superfície dura.

    é eu já entendi sobre os diferentes jeitos de se preparar um motor.
    mas não que eu esteja tentando fazer a duas em um só motor.
    estou tentando readequar o projeto, pois mudei ele no meio do caminho, mas ainda a tempo de concertar as coisas.

    eu não sei nada de preparação, sei só o básico.
    o problema é que sou curioso, vc e o amigo Wevertonvb me deram ótimos conselhos e me falaram como tem que ser e sei que vcs realmente sabem do que estão falando,
    mas também falaram como não pode ser, ai minha curiosidade toma conta e eu quero saber o porque não pode ser, e acabo teimando e teimando. Laughing
    não me interprete mal.

    então...
    somente diminuindo a taxa, já posso montar a turbina, sei do comando, o 292, lá, mas o problema é que vai ficar bruto demais né ?
    tenho um 268, 110 lob e levante 7,5 mm
    esse ficaria melhor ?

    ah..
    como posso destaxar o motor ?
    junta mais alta, cava nos pistões ?

    ah sim, estou completamente ciente que o carro que tenho não é pra correr.
    não tem estabilidade e com o motor original já rabeia se pisar tudo.
    quero montar um carro pra dar umas saidas fortes em sinal e fazer uns borrachões, provocar um cara com carro importado e tals e depois andar de boa, assim ele sabe que não dá pra ganhar da velha chevrolet.
    carro com jeito americano mesmo, bom só de reta.
    sabe, eu gosto dessa incoerência, um carro que não é feito pra isso, com uma potencia totalmente desnecessária.
    o mesmo caso dos americanos, camionetes com motores de 7.2 com potencia especifica de CG 125, mas que andam como uma maciça nuvem de torque.

    bruta essa veraneio ai do video heim, Very Happy
    quero minha camionete dai pra mais.
    sei que ela vai quebrar minhas pernas quando tiver que abastecer. Crying or Very sad o tanque é enorme, 150 litros, e essa é a autonomia affraid isso com sorte e andando leve né.


    só aproveitando o assunto.
    vou comprar uma silverado 4.1 injetada.
    ela tem de fabrica 138 cv a 4000 rpms e 30 kgfm de torque a 2300 rpms.
    to achando meio fraca e gostaria de dar um tapa no motor.
    mas coma vai ser carro pro dia a dia.
    não pode ser nada bruto nem que perca força em baixa.

    até ai eu sei o que fazer pra aumentar a potencia sem mexer muito na curva de potencia e torque.
    escape, injeção, cabeçote, ignição e por ai vai.

    mas mesmo assim, um comando seria bem vindo.
    e fiquei na duvida sobre um assunto que já ta cansando todo mundo.
    graduação e lob.

    por exemplo, se eu colocasse um comando 292 com lob 114 o carro perderia força em baixa ?
    e o desempenho desse comando seria inferior ao um com o lob mais baixo ?

    porque a intenção é deixar ela com uns 180 a 200 cv mas com a mesma faixa de potencia e torque.
    baita desafio.
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por BANDIT Dom 24 Fev - 9:57:14

    mas veja o nitratamento é superficial..........o caso que eu cometei...do Gol de corrida..........o piloto errou marcha...........o giro foi lá perto dos 8000mil.......normelmente teria entortado 1 biela ........talvez 2.......minimo prejuíjo...........só que como estavam nitratadas......moeu pelo menos 2 bielas........a 8000rpm .........já viu oque deu dentro do bloco..........que sobrou até pro cabeçote ..........
    uma biela que da pra usar é a da Silverado.......ela é (um pouco + forte que as de Opala ....um pouquinho + SÓ !!!)
    masa dai pense........vai comprar essa bielas por R$600,oo ..vai gastar + R$350 de prisioneiro de biela ARP..........então já compre bielas forjadas prefil " H " da Pro Comp..........10x mlehor que as de Silverado.........num preço ai + ou menos de R$1.300,oo biela para opala !!!!

    Pra turbo tenha um lob ai de no minimo 112 ...dai pra cima !!!!
    a Siverado SS 454........apesar de tar umaninharia de HP........se vc. socar o pé........ela queima pneu em 1° ....2° ......e 3° marcha.........e arranca como um Opala 250/S ......sendo hidramátoica de 3M !!!!!! Eu sei porque tenho um amigo que tem uma !!!!!!! Ahhh e é + ecônomica que a "nossa" Silverado 4.1 !!!!!! mecânica!!!

    A grosso modo quanto + baixo o lob 105..........em + alta rotação ele vai entregar a força (num comando 292 por exemplo)
    se ele tivesse 114 de lob..............ele entregaria a força em biaxo rpm ....já (sendo um comando 292)
    os 2 vão girar " praticamente " a mesma coisa "!!!!!!!
    Um vem a força só na alta ......outro vem a força já na baixa !
    http://www.opaleirosdoparana.com/t19850-os-10-mandamentos-da-preparacao-para-iniciantes
    avatar
    Ré.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Chevrolet A20
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/02/2013

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Ré. Dom 24 Fev - 14:41:29

    BANDIT escreveu:mas veja o nitratamento é superficial..........o caso que eu cometei...do Gol de corrida..........o piloto errou marcha...........o giro foi lá perto dos 8000mil.......normelmente teria entortado 1 biela ........talvez 2.......minimo prejuíjo...........só que como estavam nitratadas......moeu pelo menos 2 bielas........a 8000rpm .........já viu oque deu dentro do bloco..........que sobrou até pro cabeçote ..........
    uma biela que da pra usar é a da Silverado.......ela é (um pouco + forte que as de Opala ....um pouquinho + SÓ !!!)
    masa dai pense........vai comprar essa bielas por R$600,oo ..vai gastar + R$350 de prisioneiro de biela ARP..........então já compre bielas forjadas prefil " H " da Pro Comp..........10x mlehor que as de Silverado.........num preço ai + ou menos de R$1.300,oo biela para opala !!!!

    Pra turbo tenha um lob ai de no minimo 112 ...dai pra cima !!!!
    a Siverado SS 454........apesar de tar umaninharia de HP........se vc. socar o pé........ela queima pneu em 1° ....2° ......e 3° marcha.........e arranca como um Opala 250/S ......sendo hidramátoica de 3M !!!!!! Eu sei porque tenho um amigo que tem uma !!!!!!! Ahhh e é + ecônomica que a "nossa" Silverado 4.1 !!!!!! mecânica!!!

    A grosso modo quanto + baixo o lob 105..........em + alta rotação ele vai entregar a força (num comando 292 por exemplo)
    se ele tivesse 114 de lob..............ele entregaria a força em biaxo rpm ....já (sendo um comando 292)
    os 2 vão girar " praticamente " a mesma coisa "!!!!!!!
    Um vem a força só na alta ......outro vem a força já na baixa !
    http://www.opaleirosdoparana.com/t19850-os-10-mandamentos-da-preparacao-para-iniciantes

    vou tratar a biela do jeito que eu te falei, acho que vai ficar bom.
    e alem disso, não vou ficar andando com o motor acima dos 6.000 rmps toda hora.
    é como eu te falei, é pra dar uma pisadinhas e depois sair de boa.

    o que ta me deixando com a pulga atras da orelha é que o material das bielas e o processo de fabricação, é praticamente o mesmo das bielas especiais
    o que muda é o tratamento térmico, tenho certeza.

    e as da silverado, não dá pra por, pois são de 6 polegadas e os meus pistões são pra bielas de 5,7 polegadas.

    então eu poderia chegar aos 200 e poucos cavalos e uns 40 kgfm de torque, mantendo a faixa de giro original do carro.
    legal, entendi.
    assim fica mais forte e não perde força em baixa.

    acho que um dos motivos da nossa Silverado 4.1 gastar mais do que as americanas é a relação do diferencial muito curta.
    4,27, pra um cambio de 5 marchas e um motor de baixa rotação é muito amarrado.

    vou por a relação das primeiras Silverado diesel, que usam o motor maxion S4.
    a relação é 3,90.
    ai fica mais econômica, mas forte por causa do tapa no motor e vai ficar mais prazerosa de se dirigir.

    e quanto essas americanas, sei que ela geram "pouca força" mas ela toda vem a baixíssimos Rpms.
    deve sair em subida com 3 engatada. Twisted Evil
    avatar
    Ré.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Chevrolet A20
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/02/2013

    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Ré. Sex 2 Ago - 19:01:08

    e ai pessoal de boa, dando aqui uma ressuscitada no tópico.
    primeiro gostaria de dizer que, aprendi muito com os amigos, agradeço a força e peço desculpas se fui chato Laughing Laughing Laughing 

    estou quase terminando meu carro e gostaria de postar algumas fotos da caranga.
    sei que o fórum é dedicado aos gloriosos opalões, mas essa bandida tem tanto a marca quanto o coração desses carros.




    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 O2do4wm


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Hc3b0A9


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 RlUOF1o


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Y5seiXp


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 AktPT5U


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 PI6Qrck


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 XogCYMW


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 FvCaaJU


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 MpYvcpC


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 ZVCP2Pf


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 BwCdY9Z


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 McFTWFW


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 XWq6iHS


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 P47tKft


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 ISfj1CW


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 O2zHQyl


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Yq6b9y9


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 BG84qDI


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 BiENNB9





    no momento o seis bocas esta com comandinho sobe 268 e lob 110.
    cabeçote rebaixado, queimando álcool, bobina MI, cabos de 10mm, velas grau 7 e 446 nova.
    alem do escape de 3 polegadas até o final, com um abafador só.
    acho que deve estar próximo dos 180 cv.

    esse vai ficando ai por um tempo, até eu montar o turbo injetado.
    alias, gostaria de agradecer especialmente o Bandit, o Weverton e o Brunu, pela grande ajuda e pela aula sobre comandos e turbos.


    Conteúdo patrocinado


    gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos. - Página 2 Empty Re: gostaria de contar um pequena historia e pedir uns conselhos.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 9 maio - 22:39:06