Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 70 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 69 visitantes :: 1 motor de busca
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15350) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
+15
Call
bruno silverstar83
SevenFifty
Rubão6cc
opala4cc
ZZ Top
m2s
LipCamaro
gilrichardbr
leonardo opaleiro
Diegoj
Müller
Gustavo 1976
ALPS_RONE
Riccardo
19 participantes
Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Riccardo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1
Localização : Capivari SP
Data de inscrição : 06/02/2013
- Mensagem nº1
Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Bom dia galera,gostaria de saber a diferença do diplomata para o comodoro 92 pois andei vendo por aki,e todos os opcionais que tinha em um tinha em outro
ALPS_RONE- Opaleiro
- Número de Mensagens : 93
Idade : 41
Localização : Curitiba/PR
Modelo do carro : CAVUCA, BARCA... DIPLO 89
CINZA NIMBUS
Cilindros : 6cc - weber446
Data de inscrição : 19/10/2012
- Mensagem nº2
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
freio a disco nas quatro rodas na diplo?? não lembro se a comodoro tem tbm... entre outros detalhes do genero possivelmente.... mas calma ai que ainda to com sono....hauhauhauha jájá deve aparecer mais coisas...
Gustavo 1976- Opaleiro
- Número de Mensagens : 164
Localização : São Joaquim de Bicas
Modelo do carro : Diplomata 1980
Cilindros : 4cc (6 original)
Data de inscrição : 16/01/2012
- Mensagem nº3
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
o diplomata vinha completo, o unico opcional era o cambio automatico
já o comodoro não vinha tao completo, mais podia ser equipado com os opcionais do diplomata
já o comodoro não vinha tao completo, mais podia ser equipado com os opcionais do diplomata
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4058
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº4
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Externamente, Comodoro tem para choques e apliques pretos, piscas laranjas, lanternas tricolores e rodas serrinhas 14". Internamente, os bancos e forros tem forração listrada e encosto de cabeça cheio. É o q eu me lembro no momento.
Diplomata tem para choques e apliques na cor do carro, piscas brancos, lanternas fumê e rodas 15". Por dentro, forração específica com porta trecos atras dos bancos dianteiros. Td isso de série.
Hj em dia tem mto Comodoro caracterizado como Diplomata.
Diplomata tem para choques e apliques na cor do carro, piscas brancos, lanternas fumê e rodas 15". Por dentro, forração específica com porta trecos atras dos bancos dianteiros. Td isso de série.
Hj em dia tem mto Comodoro caracterizado como Diplomata.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº5
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Que eu saiba os unicos opcionais pro diplomata 91 e 92 eram cambio automatico e bancos em couro, o resto era de série.
Agora eu to com um comodoro 91/92 que só falta cambio automatico e banco de couro pra ser totalmente 'completo', o resto dos opcionais ele tem tudo. E o encosto de cabeça dele já é vazado igual dos diplomatas 92.
Só o que diferencia ele de um diplomata são as escritas Comodoro SL/E nos apliques laterais, no volante e no documento, a forração de banco e das portas e o estepe que ainda é o original dele, roda serrinha 14" (com um pneu bem antigo que aparentemente ainda é o que saiu da fabrica junto com o opala), o resto é tudo igualzinho diplomata.
Agora eu to com um comodoro 91/92 que só falta cambio automatico e banco de couro pra ser totalmente 'completo', o resto dos opcionais ele tem tudo. E o encosto de cabeça dele já é vazado igual dos diplomatas 92.
Só o que diferencia ele de um diplomata são as escritas Comodoro SL/E nos apliques laterais, no volante e no documento, a forração de banco e das portas e o estepe que ainda é o original dele, roda serrinha 14" (com um pneu bem antigo que aparentemente ainda é o que saiu da fabrica junto com o opala), o resto é tudo igualzinho diplomata.
leonardo opaleiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 240
Idade : 32
Localização : são josé do rio preto
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1990
Cilindros : 6c
Data de inscrição : 07/07/2012
- Mensagem nº6
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
As rodas serrinha sairam no inicio dos comodoros 91, logo saiu as do diplomata 91 no comodoro tambem
ALPS_RONE- Opaleiro
- Número de Mensagens : 93
Idade : 41
Localização : Curitiba/PR
Modelo do carro : CAVUCA, BARCA... DIPLO 89
CINZA NIMBUS
Cilindros : 6cc - weber446
Data de inscrição : 19/10/2012
- Mensagem nº7
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
nas diplo 88/89 já tinha serrinha...
gilrichardbr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 853
Idade : 50
Localização : Araraquara-SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4.1/S - (Diplomatizado)
92/92 - Prata Niquel
Cambio Clarck 2205-B - 5 Marchas
Gasolina
Cilindros : 6 Canecos!
Parte de cima completa do ômega
(Injeção, comando, módulo, etc...)
Data de inscrição : 08/11/2009
- Mensagem nº8
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
http://www.opaleirosdoparana.com/t10840-originalidade-de-cada-modelo
http://www.opaleirosdoparana.com/t17833-o-que-muda-no-diplomata-pra-um-comodoro
FORA O QUE JÁ FOI DITO NOS TÓPICOS ACIMA, TEM MAIS ALGUMAS COISINHAS AQUI:
Os comodoros vinham com as rodas serrinhas.
Na calha do teto dos diplomatas, vinha um friso plastico preto (no comodoro não)
A churrasqueira (atras do capo) nos diplomatas é da cor do carro (no comodoro é preto)
O toca-fitas do comodoro é ANDARA e o toca-fitas do diplomata é SHEDAR
Os bancos dianteiros dos diplomatas tem um acabamento bem melhor e aquela "bolsa" tipo porta-revistas atras
E mais alguns outros detalhes que uns vão concordar e outros nao, rsrsrs
MAS O MAIS IMPORTANTE É SABER QUE:
MUITOS COMODOROS JÁ SAIAM DAS CONCESSIONÁRIAS COM "KITS DE DIPLOMATA"
(COLOCAVAM OS OPCIONAIS QUE QUERIAM NA ÉPOCA, AO GOSTO DO FREGUÊS, RSRS)
http://www.opaleirosdoparana.com/t17833-o-que-muda-no-diplomata-pra-um-comodoro
FORA O QUE JÁ FOI DITO NOS TÓPICOS ACIMA, TEM MAIS ALGUMAS COISINHAS AQUI:
Os comodoros vinham com as rodas serrinhas.
Na calha do teto dos diplomatas, vinha um friso plastico preto (no comodoro não)
A churrasqueira (atras do capo) nos diplomatas é da cor do carro (no comodoro é preto)
O toca-fitas do comodoro é ANDARA e o toca-fitas do diplomata é SHEDAR
Os bancos dianteiros dos diplomatas tem um acabamento bem melhor e aquela "bolsa" tipo porta-revistas atras
E mais alguns outros detalhes que uns vão concordar e outros nao, rsrsrs
MAS O MAIS IMPORTANTE É SABER QUE:
MUITOS COMODOROS JÁ SAIAM DAS CONCESSIONÁRIAS COM "KITS DE DIPLOMATA"
(COLOCAVAM OS OPCIONAIS QUE QUERIAM NA ÉPOCA, AO GOSTO DO FREGUÊS, RSRS)
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº9
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
O aplique traseiro, entre as lanternas, no comodoro é vermelho( rubi ) e no diplomata fumê...
No diplomata vem aquele tampão traseiro no interior do carro com um trio de som de cada lado ( 1 tweeter, 1 6x9 e 1 redondo) e 2 filtros de som na mala para cada um dos trios.
Fora o que já foi mencionado...
No diplomata vem aquele tampão traseiro no interior do carro com um trio de som de cada lado ( 1 tweeter, 1 6x9 e 1 redondo) e 2 filtros de som na mala para cada um dos trios.
Fora o que já foi mencionado...
m2s- Opaleiro
- Número de Mensagens : 85
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85
Cilindros : 6
Data de inscrição : 22/11/2015
- Mensagem nº10
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Desculpe mas Comodoro até o fim veio com serrinha e nunca com a roda do Diplomata e também não tinha churrasqueira da cor do carro não.
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4058
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº11
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
m2s escreveu:Desculpe mas Comodoro até o fim veio com serrinha e nunca com a roda do Diplomata e também não tinha churrasqueira da cor do carro não.
De 85 a 90 Comodoro usava ralinho e Diplomata usava serrinha. A partir de 91 Comodoro passou a vir com serrinha.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
ZZ Top- Opaleiro
- Número de Mensagens : 242
Idade : 50
Localização : SP Interior
Modelo do carro : Diplomata 92
Diplomata 86 coupê
Opala 79 coupê
Cilindros : Tudo 6cil
Data de inscrição : 05/09/2013
- Mensagem nº12
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Nos 91/92 não saiu Diplomata 4cil, já os Comodoro saíram na versão 4cil e 6cil. E se não me engano o Ar condicionado nos Comodoro era opcional, já nos Diplos vinha de série. E concordo que nos 91 e 92 os comodoro tinha as rodas serrinha, mas discordo que a churrasqueira nos diplos 91/92 eram pintadas na cor do carro, mas sim que eram pretas, de qualquer forma o nível de detalhamento ta ficando bem legal.
m2s- Opaleiro
- Número de Mensagens : 85
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85
Cilindros : 6
Data de inscrição : 22/11/2015
- Mensagem nº13
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Diplomata e Comodoro 85 usavam roda de ferro e calota (curiosidade: é o único ano em que o Diplomata não saiu com roda de liga). As calotas dos modelos eram diferentes
Diplomata e Comodoro 86-87 usavam ralinho.
Diplomata 88-90 usavam serrinha. Comodoro 88-90 usava ralinho.
Diplomata 91-92 aro 15 e Comodoro serrinha.
Acima quando me referi ao Comodoro usar serrinha foi somente no comparativo do tópico pq alguém havia dito que no final o Comodoro saiu com aro 15, e isso nunca ocorreu.
Sim ZZTop o A/C dos Comodoro era opcional, esses dias mesmo ví o anúncio de um que não tinha ar.
Diplomata e Comodoro 86-87 usavam ralinho.
Diplomata 88-90 usavam serrinha. Comodoro 88-90 usava ralinho.
Diplomata 91-92 aro 15 e Comodoro serrinha.
Acima quando me referi ao Comodoro usar serrinha foi somente no comparativo do tópico pq alguém havia dito que no final o Comodoro saiu com aro 15, e isso nunca ocorreu.
Sim ZZTop o A/C dos Comodoro era opcional, esses dias mesmo ví o anúncio de um que não tinha ar.
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº14
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Churrasqueira dos diplomatas 91 e 92 na cor do carro sim.
Rodas:
Os primeiros diplomatas 82-84 usavam rodas ralinho SEM tampa central e os comodoros usavam rodas de ferro repolho.
Os diplomatas 85-87 usavam ralinho com tampa e os comodoros calotas plásticas sobre as rodas repolhos.
Os diplomatas 88-90 usavam serrinha e os comodoros sairam com as rodas do diplo anterior (ralinho).
Os diplomatas 91-92 vieram com rodas 15 e os comodoros vieram com as rodas do diplo anterior novamente( serrinha)
Essa coisa do comodoro usar peças do diplomata da geração anterior, também aconteceu com o aplique entre as lanternas. Os primeiros diplomatas 88-90, com placa no parachoque, vieram com aplique rubi e os dos comodoros eram pretos. Já nos 91-92, diplomatas fumê e do comodoros com os apliques do diplo anterior( rubi ).
Isso é fato... Acompanho opalas desde os 82...
Quanto aos motores dos 91 e 92, os diplomatas sairam somente com 6cc e os comodoros 4cc ou 6cc, como foi dito.
Curiosidade é que os comodoros 4cc com ar, saíram com a mesma frente do 6cc( para radiador largo) mas usaram o radiador de alumínio. Já os comodoros 4cc SEM ar, vieram com a frente com suporte de radiadores dos 4cc antigos( braços longos que suportam o radiador curto mais próximo do motor) e vieram com radiador de cobre.
Rodas:
Os primeiros diplomatas 82-84 usavam rodas ralinho SEM tampa central e os comodoros usavam rodas de ferro repolho.
Os diplomatas 85-87 usavam ralinho com tampa e os comodoros calotas plásticas sobre as rodas repolhos.
Os diplomatas 88-90 usavam serrinha e os comodoros sairam com as rodas do diplo anterior (ralinho).
Os diplomatas 91-92 vieram com rodas 15 e os comodoros vieram com as rodas do diplo anterior novamente( serrinha)
Essa coisa do comodoro usar peças do diplomata da geração anterior, também aconteceu com o aplique entre as lanternas. Os primeiros diplomatas 88-90, com placa no parachoque, vieram com aplique rubi e os dos comodoros eram pretos. Já nos 91-92, diplomatas fumê e do comodoros com os apliques do diplo anterior( rubi ).
Isso é fato... Acompanho opalas desde os 82...
Quanto aos motores dos 91 e 92, os diplomatas sairam somente com 6cc e os comodoros 4cc ou 6cc, como foi dito.
Curiosidade é que os comodoros 4cc com ar, saíram com a mesma frente do 6cc( para radiador largo) mas usaram o radiador de alumínio. Já os comodoros 4cc SEM ar, vieram com a frente com suporte de radiadores dos 4cc antigos( braços longos que suportam o radiador curto mais próximo do motor) e vieram com radiador de cobre.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7205
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº15
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
LipCamaro escreveu:Churrasqueira dos diplomatas 91 e 92 na cor do carro sim.
Rodas:
Os primeiros diplomatas 82-84 usavam rodas ralinho SEM tampa central e os comodoros usavam rodas de ferro repolho.
Os diplomatas 85-87 usavam ralinho com tampa e os comodoros calotas plásticas sobre as rodas repolhos.
Os diplomatas 88-90 usavam serrinha e os comodoros sairam com as rodas do diplo anterior (ralinho).
Os diplomatas 91-92 vieram com rodas 15 e os comodoros vieram com as rodas do diplo anterior novamente( serrinha)
Essa coisa do comodoro usar peças do diplomata da geração anterior, também aconteceu com o aplique entre as lanternas. Os primeiros diplomatas 88-90, com placa no parachoque, vieram com aplique rubi e os dos comodoros eram pretos. Já nos 91-92, diplomatas fumê e do comodoros com os apliques do diplo anterior( rubi ).
Isso é fato... Acompanho opalas desde os 82...
Quanto aos motores dos 91 e 92, os diplomatas sairam somente com 6cc e os comodoros 4cc ou 6cc, como foi dito.
Curiosidade é que os comodoros 4cc com ar, saíram com a mesma frente do 6cc( para radiador largo) mas usaram o radiador de alumínio. Já os comodoros 4cc SEM ar, vieram com a frente com suporte de radiadores dos 4cc antigos( braços longos que suportam o radiador curto mais próximo do motor) e vieram com radiador de cobre.
Colega, eu não sei de onde você tirou esse negócio da churrasqueira dos diplomatas 91 a 92 na cor do carro. Me mostre uma foto disso...
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15350
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº16
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
opala4cc escreveu:LipCamaro escreveu:Churrasqueira dos diplomatas 91 e 92 na cor do carro sim.
Rodas:
Os primeiros diplomatas 82-84 usavam rodas ralinho SEM tampa central e os comodoros usavam rodas de ferro repolho.
Os diplomatas 85-87 usavam ralinho com tampa e os comodoros calotas plásticas sobre as rodas repolhos.
Os diplomatas 88-90 usavam serrinha e os comodoros sairam com as rodas do diplo anterior (ralinho).
Os diplomatas 91-92 vieram com rodas 15 e os comodoros vieram com as rodas do diplo anterior novamente( serrinha)
Essa coisa do comodoro usar peças do diplomata da geração anterior, também aconteceu com o aplique entre as lanternas. Os primeiros diplomatas 88-90, com placa no parachoque, vieram com aplique rubi e os dos comodoros eram pretos. Já nos 91-92, diplomatas fumê e do comodoros com os apliques do diplo anterior( rubi ).
Isso é fato... Acompanho opalas desde os 82...
Quanto aos motores dos 91 e 92, os diplomatas sairam somente com 6cc e os comodoros 4cc ou 6cc, como foi dito.
Curiosidade é que os comodoros 4cc com ar, saíram com a mesma frente do 6cc( para radiador largo) mas usaram o radiador de alumínio. Já os comodoros 4cc SEM ar, vieram com a frente com suporte de radiadores dos 4cc antigos( braços longos que suportam o radiador curto mais próximo do motor) e vieram com radiador de cobre.
Colega, eu não sei de onde você tirou esse negócio da churrasqueira dos diplomatas 91 a 92 na cor do carro. Me mostre uma foto disso...
Eu já vi uma vez...um coió pintou
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
m2s- Opaleiro
- Número de Mensagens : 85
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85
Cilindros : 6
Data de inscrição : 22/11/2015
- Mensagem nº17
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Também quero ver uma foto de época com um Diplomata com a churrasqueira da cor do carro...
E como disse anteriormente, Diplomata 85 não saiu com ralinho nem com qualquer outra roda de liga. É o único ano em que o Diplomata não teve esse acessório nem como opcional. Basta consultar pois o fato foi amplamente divulgado e pode ser visto inclusive no comercial da época.Segue o link do citado comercial:
https://youtu.be/RRchY9mnmfI
E como disse anteriormente, Diplomata 85 não saiu com ralinho nem com qualquer outra roda de liga. É o único ano em que o Diplomata não teve esse acessório nem como opcional. Basta consultar pois o fato foi amplamente divulgado e pode ser visto inclusive no comercial da época.Segue o link do citado comercial:
https://youtu.be/RRchY9mnmfI
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7205
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº18
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
m2s escreveu:Também quero ver uma foto de época com um Diplomata com a churrasqueira da cor do carro...
E como disse anteriormente, Diplomata 85 não saiu com ralinho nem com qualquer outra roda de liga. É o único ano em que o Diplomata não teve esse acessório nem como opcional. Basta consultar pois o fato foi amplamente divulgado e pode ser visto inclusive no comercial da época.Segue o link do citado comercial:
https://youtu.be/RRchY9mnmfI
Correto: o diplomata 1985 usava a tal "super calota". Essa porcaria deve ter feito a festa de venda de peças para a montadora e para os ladrões de calotas.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7205
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº19
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Rubão6cc escreveu:opala4cc escreveu:
Colega, eu não sei de onde você tirou esse negócio da churrasqueira dos diplomatas 91 a 92 na cor do carro. Me mostre uma foto disso...
Eu já vi uma vez...um coió pintou
É interessante salientar a excelente qualidade do plástico dessa churrasqueira. Não desbota, não resseca, não quebra com facilidade... enfim, um verdadeiro erro de projeto pra esse país.
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº20
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Fala galera
Eu não sou dono da verdade, mas tenho 45 anos e tenho opala desde os 16( era do meu pai ). Quando eu tinha 12, me apaixonei pelo diplomata do pai de um amigo e desde então acompanho eles.
Eu particularmente sempre preferi e tive opalas dos quadrados.
Como mexo nos meus próprios carros desde os 20, virei meio que viciado em opalas.
Talvez os primeiros diplomatas 85 tenham saido com aquela calota, mas elas foram dos comodoros ( de série ou não, eu não garanto).
Quanto às churrasqueiras do 92 pintadas, já peguei vários diplomatas 91/92 que nunca foram re-pintados e as churasqueiras eram da cor do carro( com excessão dos pratas ). Vou mandar uma foto de um diplomata 91 azul que está comigo. Nunca reformado...
Tentei achar algo da época e no catálogo chevrolet, mas o que tem de antigo do diplomata 92 era de pretos e nao dá para notar a churrasqueira. No catálogo também não diz nada ( como também não fala da calota do 85 ).
Muita coisa hoje em dia vai ser baseada em discussões, por isso gosto de dar e ouvir opiniões dos outros, porque se deixar como na revista Opala e Cia ( eu colecionei aquela playboy de opala) vai ter documentários errados sobre opalas que alguém colocou na revista sem ter consultado se estava certo ou errado.
Eu não sou dono da verdade, mas tenho 45 anos e tenho opala desde os 16( era do meu pai ). Quando eu tinha 12, me apaixonei pelo diplomata do pai de um amigo e desde então acompanho eles.
Eu particularmente sempre preferi e tive opalas dos quadrados.
Como mexo nos meus próprios carros desde os 20, virei meio que viciado em opalas.
Talvez os primeiros diplomatas 85 tenham saido com aquela calota, mas elas foram dos comodoros ( de série ou não, eu não garanto).
Quanto às churrasqueiras do 92 pintadas, já peguei vários diplomatas 91/92 que nunca foram re-pintados e as churasqueiras eram da cor do carro( com excessão dos pratas ). Vou mandar uma foto de um diplomata 91 azul que está comigo. Nunca reformado...
Tentei achar algo da época e no catálogo chevrolet, mas o que tem de antigo do diplomata 92 era de pretos e nao dá para notar a churrasqueira. No catálogo também não diz nada ( como também não fala da calota do 85 ).
Muita coisa hoje em dia vai ser baseada em discussões, por isso gosto de dar e ouvir opiniões dos outros, porque se deixar como na revista Opala e Cia ( eu colecionei aquela playboy de opala) vai ter documentários errados sobre opalas que alguém colocou na revista sem ter consultado se estava certo ou errado.
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº21
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº22
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Ele veio todo original, inclusive com toca-fitas Shedar...
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº23
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Tenho um manual de um comodoro 85 que mostra um desenho da mala de um diplomata 85 com roda ralinho na mala.
Reparem no desenho que tem o batente no parachoque traseiro, que era item de série do diplomata 85-87.
Reparem no desenho que tem o batente no parachoque traseiro, que era item de série do diplomata 85-87.
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº24
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº25
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Carro foi comprado em Janeiro de 85, então essa roda ralinho já existia e deve ter saído no diplomata 85. Acho que o diplomata do vídeo e o que aparece na quatro rodas vieram sem roda de liga leve e com a tal calota do comodoro.
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº26
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Prova do manual ser de Janeiro de 85
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº27
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
http://1.bp.blogspot.com/-wheufxxdRb8/UUTKXAV4xLI/AAAAAAAA1KQ/XWELTUDymQw/s1600/291%252C061%252C25%252C10%252CTE.jpg
Segundo este site, a foto do diplomata 85 testado pela Quatro Rodas, saiu na edição de Outubro de 1984, edição 291, talvez a chevrolet não tenha liberado a roda nova ralinho para esse teste...
Segundo este site, a foto do diplomata 85 testado pela Quatro Rodas, saiu na edição de Outubro de 1984, edição 291, talvez a chevrolet não tenha liberado a roda nova ralinho para esse teste...
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7205
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº28
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
LipCamaro escreveu:
Ele veio todo original, inclusive com toca-fitas Shedar...
Mas aonde que está na foto a churrasqueira na cor do carro? Eu vejo uma na cor preta!
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15350
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº29
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
LipCamaro escreveu:
Não está pintada Filipe...pode ver está na cor preta..
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº30
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Rubão, é azul sim, na foto não parece. Eu coloquei uma chave de fendas preta para comparar...
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº31
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Botei uma preta do lado para comparar
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7205
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº32
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Aviso a quem futuramente acessar este tópico e resolver criticar: quem achar que essa discussão no tópico é "zé frisinhagem", por favor, não encha o saco! Não participe do tópico e não enriqueça a história do automóvel no Brasil. Mas na hora em que bater a dúvida de originalidade de algum automóvel, não vá encher o saco dos "zé frisinhos" com perguntas!LipCamaro escreveu:Churrasqueira dos diplomatas 91 e 92 na cor do carro sim.
Rodas:
Os primeiros diplomatas 82-84 usavam rodas ralinho SEM tampa central e os comodoros usavam rodas de ferro repolho.
Os diplomatas 85-87 usavam ralinho com tampa e os comodoros calotas plásticas sobre as rodas repolhos.
Os diplomatas 88-90 usavam serrinha e os comodoros sairam com as rodas do diplo anterior (ralinho).
Os diplomatas 91-92 vieram com rodas 15 e os comodoros vieram com as rodas do diplo anterior novamente( serrinha)
Essa coisa do comodoro usar peças do diplomata da geração anterior, também aconteceu com o aplique entre as lanternas. Os primeiros diplomatas 88-90, com placa no parachoque, vieram com aplique rubi e os dos comodoros eram pretos. Já nos 91-92, diplomatas fumê e do comodoros com os apliques do diplo anterior( rubi ).
Isso é fato... Acompanho opalas desde os 82...
Quanto aos motores dos 91 e 92, os diplomatas sairam somente com 6cc e os comodoros 4cc ou 6cc, como foi dito.
Curiosidade é que os comodoros 4cc com ar, saíram com a mesma frente do 6cc( para radiador largo) mas usaram o radiador de alumínio. Já os comodoros 4cc SEM ar, vieram com a frente com suporte de radiadores dos 4cc antigos( braços longos que suportam o radiador curto mais próximo do motor) e vieram com radiador de cobre.
Concordo que o catálogo de peças é a melhor alternativa para dirimir dúvidas.
Vamos lá:
"Os primeiros diplomatas 82-84 usavam rodas ralinho SEM tampa central"
Catálogo de peças, 1988:
A tal roda ralinho é a opção "NV3" e "NX8":
A descrição da opção no índice de opções:
A diferença entre NV3 e NX8? Não sei! Achei muito vago o que está escrito ali. Talvez no NV3 o estepe viesse com roda ralinho e o estepe da opção NX8 fosse a roda repolho...
Agora, o tira-teima:
TODOS os carros que tinham a roda ralinho entre 1979 e 1984 saíam com a calotinha preta, mostrada lá na segunda foto.
"Os diplomatas 85-87 usavam ralinho com tampa e os comodoros calotas plásticas sobre as rodas repolhos."
A primeira linha da foto acima diz que, entre 1985 e 1987, os comodoro que saíram com a roda de aço estampado (opção P19, a roda repolho - ver a segunda foto), vinham com o modelo de supercalota mostrado na segunda foto (peça GM 94644415).
A segunda linha da foto acima diz que, entre 1985 e 1987, os diplomata que saíram com a roda de aço estampado (opção P19, a roda repolho - ver a segunda foto), vinham com o modelo de supercalota mostrado na segunda foto (peça GM 94644416).
A terceira linha diz que os comodoros e os diplomatas, entre 1986 e 1987, que saíram com a roda ralinho (opção NX8), usavam aquela linda calota maior, feita de alumínio, muito parecida com a calota que equipava os opalas com a roda serrinha. A calota é mostrada na segunda foto da postagem.
A quarta linha diz que os opalas básicos e (redundantemente) os diplomatas, que saíram com a roda ralinho em 1988, também usavam a mesma calota de alumínio da roda ralinho.
A quinta linha diz que os comodoro de 1988 que saíssem com a roda repolho, seriam equipados com aquela micro-calotinha que em 1991 e 1992 equiparia a roda dos diplomata, só que com outra pintura. Sempre lembrando que a roda repolho de 1988 em diante era furada no centro, para encaixe da micro-calotinha.
A sexta linha contém um erro. "R" é opala SS. Em 1988 eles não mais existiam. "PD8" é a roda serrinha. O que me faz inferir, então, que "R" deveria ser um "Q" e essa linha diz que os diplomatas em 1988 usavam obvaimente a calota da roda serrinha.
Deste catalogo de peças, brota uma curiosidade: segundo ele, a roda ralinho não foi fabricada em 1985!
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº33
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Essa churrasqueira está num diplomata 91 que tem tudo original GM.
Lanternas traseiras gm, faróis gm, piscas cibiê, parachoques originais, automático com tela de arame da grade, rádio shedar, braços do limpador dyna, alto-falantes, enfim, todo original...
Só que ficou no tempo largado por mais de 5 anos e queimou a tinta, tabelier rachou, forros soltaram o plástico azulado, volante esfarelando...
As únicas coisas que não vieram neste diplomata foram o parabrisa GM( está com um glasstech ), o estojo da mala veio com triângulo e macaco, faltaram a chave de rodas e a de fenda ( nunca vi essa ). A gravatinha dianteira foi arrancada...
Se não fosse pelo documento ruim e por ter ficado no tempo, este diplomata iria ser uma raridade!!!
E como está todo original, acredito virem com as churrasqueiras pintadas... Fora outros que já passaram por mim... Ainda tenho uma churrasqueira vinho de um diplomata 92, mas com um derretido em uma das aletas....
Lanternas traseiras gm, faróis gm, piscas cibiê, parachoques originais, automático com tela de arame da grade, rádio shedar, braços do limpador dyna, alto-falantes, enfim, todo original...
Só que ficou no tempo largado por mais de 5 anos e queimou a tinta, tabelier rachou, forros soltaram o plástico azulado, volante esfarelando...
As únicas coisas que não vieram neste diplomata foram o parabrisa GM( está com um glasstech ), o estojo da mala veio com triângulo e macaco, faltaram a chave de rodas e a de fenda ( nunca vi essa ). A gravatinha dianteira foi arrancada...
Se não fosse pelo documento ruim e por ter ficado no tempo, este diplomata iria ser uma raridade!!!
E como está todo original, acredito virem com as churrasqueiras pintadas... Fora outros que já passaram por mim... Ainda tenho uma churrasqueira vinho de um diplomata 92, mas com um derretido em uma das aletas....
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15350
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº34
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
LipCamaro escreveu:Essa churrasqueira está num diplomata 91 que tem tudo original GM.
Lanternas traseiras gm, faróis gm, piscas cibiê, parachoques originais, automático com tela de arame da grade, rádio shedar, braços do limpador dyna, alto-falantes, enfim, todo original...
Só que ficou no tempo largado por mais de 5 anos e queimou a tinta, tabelier rachou, forros soltaram o plástico azulado, volante esfarelando...
As únicas coisas que não vieram neste diplomata foram o parabrisa GM( está com um glasstech ), o estojo da mala veio com triângulo e macaco, faltaram a chave de rodas e a de fenda ( nunca vi essa ). A gravatinha dianteira foi arrancada...
Se não fosse pelo documento ruim e por ter ficado no tempo, este diplomata iria ser uma raridade!!!
E como está todo original, acredito virem com as churrasqueiras pintadas... Fora outros que já passaram por mim... Ainda tenho uma churrasqueira vinho de um diplomata 92, mas com um derretido em uma das aletas....
Vai restaurá-lo?
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº35
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Muita coisa para analisar, mas eu já acho que a diferença entre a NV3 e NV8 é que uma delas é pintada( eu acho) de cinza e era usada antes de 85 ( não sabia que tinha nos 79/ ) com mini tampa preta conforme o colega mostrou e a outra era polida ( brilhosa) e vinha com as calotas de alumínio como também disse nos 85/ ou talvez 86 conforme dito.
Antes de continuar, lembro que eu também tenhonum catálogo chevrolet( digital CEPCHEV ) que podem baixar, e nem tudo é correto, pelo menos nesse catálogo que tenho.
Antes de continuar, lembro que eu também tenhonum catálogo chevrolet( digital CEPCHEV ) que podem baixar, e nem tudo é correto, pelo menos nesse catálogo que tenho.
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº36
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Roda ralinho antiga que falei que era sem tampa, mas realmente tem uma mini tampa no centro...
Essa seria a ralinho nova, mas nessa foto está sem a tampa de alumínio.... Ela deve ser exatamente igual a antiga... Como eu nunca tive a da antiga, nunca comparei com a nova...
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº37
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
A grande dificuldade também é que o catálogo diz que a peça é do diplomata e do comodoro, mas pode ser de série no diplomata e acessório no comodoro...
Exemplo do A/C, que vem pros dois, mas nem todo comodoro tem...
Exemplo do A/C, que vem pros dois, mas nem todo comodoro tem...
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº38
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Acessório não.... Opcional...
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº39
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Pelo catálogo do companheiro, então realmente existem 2 calotas, do comodoro e do diplomata e o diplomata 85-87 poderia vir com essa calota dele ou roda ralinho( 86-87 ).
Não lembro de ter visto algum diplomata 85-87 com essa calota....
Não lembro de ter visto algum diplomata 85-87 com essa calota....
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7205
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº40
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
LipCamaro escreveu:Pelo catálogo do companheiro, então realmente existem 2 calotas, do comodoro e do diplomata e o diplomata 85-87 poderia vir com essa calota dele ou roda ralinho( 86-87 ).
Não lembro de ter visto algum diplomata 85-87 com essa calota....
É claro que não lembra, mas você deve se lembrar da criançada que fazia evoluções circenses nos semáforos usando calotas de carros... e você também não se lembra dessas calotas porque na primeira estacionada, os proprietários danificavam elas encostando no meio-fio. Dependendo do dano, elas eram ejetadas da roda quando o carro atingia determinada velocidade. Então, parece razoável que 90% destes carros perdiam suas super-calotas no primeiro ano. E a GM voltou a oferecer a roda de liga ralinho no ano seguinte (1986), fazendo muita gente precavida optar pela roda de liga ao invés de uma roda de aço que era coisa de carro de básico...e que ainda tinha uma calota de manteiga que quando se desmanchava expunha a tal roda repolho.
Última edição por opala4cc em Dom 14 Fev - 20:03:43, editado 1 vez(es)
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7205
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº41
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
LipCamaro escreveu:Muita coisa para analisar, mas eu já acho que a diferença entre a NV3 e NV8 é que uma delas é pintada( eu acho) de cinza e era usada antes de 85 ( não sabia que tinha nos 79/ ) com mini tampa preta conforme o colega mostrou e a outra era polida ( brilhosa) e vinha com as calotas de alumínio como também disse nos 85/ ou talvez 86 conforme dito.
Antes de continuar, lembro que eu também tenhonum catálogo chevrolet( digital CEPCHEV ) que podem baixar, e nem tudo é correto, pelo menos nesse catálogo que tenho.
Você interpretou errado. "NV3" e "NX8" não é peça, é OPÇÃO. Você podia escolher na concessionária pela OPÇÃO que vinha com roda de liga leve também no estepe ou pela opção que vinha com roda de aço no estepe.
A opção da roda de liga leve do tipo ralinho que tinha nos 1979 era dos diplomata. Exclusiva. Já o catálogo é vago e está incompleto de informação, pois entre 1979 e 1984, se o carro não vinha com as opções NV3 ou NX8, ele tinha de vir com... AS RODAS REPOLHO! E não consta isso. A informação está suprimida (no meu catálogo de 1983 consta essa roda repolho como disponível para esse período). Veja que o catálogo diz que TODOS QUE SAÍRAM COM AS OPÇÕES NV3 e NX8 entre 1979 e 1984 usam a tal calotinha preta pequena. Então, a roda de liga não saía sem a calotinha. Ponto.
O único jeito confiável de saber o que estava disponível e para qual versão é tendo em mãos o prospecto do carro para aquele ano, onde vinha uma tabela de opções disponíveis para cada versão, a fim de orientar os clientes interessados na compra do carro.
Sim, concordo que os catálogos de peças - tanto impresso quanto eletrônico - contêm erros. Eu mesmo citei um desses erros no quesito da roda serrinha, que dizia que era para opala SS em um período que eles nem mesmo eram mais fabricados (e nunca saiu SS com roda serrinha)!
Quanto a informação sobre roda ralinho pintada e roda ralinho polida, eu não faço a menor ideia...
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7205
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº42
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
LipCamaro escreveu:A grande dificuldade também é que o catálogo diz que a peça é do diplomata e do comodoro, mas pode ser de série no diplomata e acessório no comodoro...
Exemplo do A/C, que vem pros dois, mas nem todo comodoro tem...
Sim. Nesse quesito, o único jeito confiável de saber seria olhando o prospecto da concessionária para aquele carro naquele ano, onde havia uma tabela com as versões disponíveis para o carro e as opções disponíveis para cada versão.
m2s- Opaleiro
- Número de Mensagens : 85
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85
Cilindros : 6
Data de inscrição : 22/11/2015
- Mensagem nº43
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Não quero polemizar mas volto a afirmar, Diplomata 85 NÃO tinha roda ralinho nem qualquer outra roda de liga. Era roda de ferro com calota e a calota era diferente do Comodoro. A do Diplomata tinha um pentágono no centro em baixo relevo com a inscrição Chevrolet, e a do Comodoro tinha a gravata em preto. Essa foto do manual é igual em todos desde 81. Conheço bem a história desses carros também, meu pai teve todos os modelos de Diplomata na época (83/85/87/88/90/91).
Existem outras curiosidades sobre o Diplomata 85, ele não tem o relógio no painel e não saiu com Motorádio. Neste ano foi o lançamento do Bosch Rio de Janeiro, rádio com dial digital e relógio e para promover o lançamento a Bosch fechou com a GM e equipou os Diplomatas com o novo toca-fitas, não fazendo assim sentido o carro ter outro relógio no painel além daquele do rádio.
O tecido dos bancos do Diplomata 85 também são únicos e só saíram naquele ano.
Existem outras curiosidades sobre o Diplomata 85, ele não tem o relógio no painel e não saiu com Motorádio. Neste ano foi o lançamento do Bosch Rio de Janeiro, rádio com dial digital e relógio e para promover o lançamento a Bosch fechou com a GM e equipou os Diplomatas com o novo toca-fitas, não fazendo assim sentido o carro ter outro relógio no painel além daquele do rádio.
O tecido dos bancos do Diplomata 85 também são únicos e só saíram naquele ano.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7205
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº44
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
m2s escreveu:Não quero polemizar mas volto a afirmar, Diplomata 85 NÃO tinha roda ralinho nem qualquer outra roda de liga. Era roda de ferro com calota e a calota era diferente do Comodoro. A do Diplomata tinha um pentágono no centro em baixo relevo com a inscrição Chevrolet, e a do Comodoro tinha a gravata em preto. Essa foto do manual é igual em todos desde 81. Conheço bem a história desses carros também, meu pai teve todos os modelos de Diplomata na época (83/85/87/88/90/91).
Existem outras curiosidades sobre o Diplomata 85, ele não tem o relógio no painel e não saiu com Motorádio. Neste ano foi o lançamento do Bosch Rio de Janeiro, rádio com dial digital e relógio e para promover o lançamento a Bosch fechou com a GM e equipou os Diplomatas com o novo toca-fitas, não fazendo assim sentido o carro ter outro relógio no painel além daquele do rádio.
O tecido dos bancos do Diplomata 85 também são únicos e só saíram naquele ano.
EXATO.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7205
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº45
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
LipCamaro escreveu:
Roda ralinho antiga que falei que era sem tampa, mas realmente tem uma mini tampa no centro...
Essa seria a ralinho nova, mas nessa foto está sem a tampa de alumínio.... Ela deve ser exatamente igual a antiga... Como eu nunca tive a da antiga, nunca comparei com a nova...
Exato. A roda ralinho da primeira foto é de 1979 até 1984. Em 1985 não foi produzia a roda ralinho. Em 1986 a GM retomou com a roda ralinho da segunda foto, que era equipada com a bela calota de alumínio que tampava o centro da roda.
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15350
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº46
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Sou meio lerdo e to com pressa. Entraram num nível de detalhamento que já me perdi
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
m2s- Opaleiro
- Número de Mensagens : 85
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85
Cilindros : 6
Data de inscrição : 22/11/2015
- Mensagem nº47
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Rs... Fugimos do assunto do tópico...
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7205
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº48
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
m2s escreveu:Rs... Fugimos do assunto do tópico...
Ahan. Mas não foi uma conversa totalmente inútil. Acredito que algumas curiosidades sobre o carro viraram consenso.
m2s- Opaleiro
- Número de Mensagens : 85
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85
Cilindros : 6
Data de inscrição : 22/11/2015
- Mensagem nº49
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
Sim! Gosto muito de saber curiosidades sobre os modelos pós 80.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7205
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº50
Re: Qual a diferença do diplomata 92 X comodoro 92
m2s escreveu:Sim! Gosto muito de saber curiosidades sobre os modelos pós 80.
Esse tópico me fez consultar catálogos impressos, o catálogo eletrônico e o livro do Paulo César Sandler. E pela primeira vez, isso me suscitou a sensação de que o livro gastou muitas linhas descrevendo sobre política, as concorrentes da GM e a história da GM no Brasil que "no final da ópera" deixou muito detalhe da linha do tempo do carro de fora ou implícito. Acho que se o livro tivesse publicado os prospectos ano-a-ano do opala com a tabela dos opcionais e acessórios disponíveis, teria sido alçado ao status de "bíblia do opala".
Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Qui 9 maio - 10:47:45 por junoccj
» diferencial braseixo
Qui 9 maio - 10:36:46 por junoccj
» Compro Diferencial braseixos 2.73
Qui 9 maio - 10:32:34 por junoccj
» Compro cardã opala 89
Qui 9 maio - 10:30:07 por junoccj
» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
Qui 9 maio - 10:27:25 por junoccj
» Compro Diferencial 6cc
Qui 9 maio - 10:15:42 por junoccj
» Compro Diferencial Braseixos 2,73
Qui 9 maio - 10:12:31 por junoccj
» Enchentes no Rio Grande do Sul
Qui 9 maio - 8:00:02 por FabioM