eleandro kalckmann escreveu:Rubão6cc escreveu:
Para uma boa conversão é necessário:
1–Remoção de mangueiras, tubos, conexões, condensador, e compressor, para limpeza completa de todo o circuito por onde o gás refrigerante circula para limpar todo este material com produtos químicos para limpeza, eliminando qualquer resquício do óleo mineral.
2-Desmontagem do compressor de ar condicionado para limpeza, bem como troca de todos os reparos, juntas e selo e, após, montagem do mesmo, bem como abastecimento do mesmo com o óleo sintético, compatível com o gás R134a.
3-Trocar o filtro secador por um compatível ao R134a.
4-Limpeza também do evaporador e condensador com os mesmos produtos, eliminando todo o antigo material (óleo mineral).
5-Troca das válvulas de enchimento de alta e baixa.
6-Troca da válvula de expansão.
7-Remontagem de todo este material.
8-Completar o sistema com o óleo sintético, que circulará com o gás R134a, lubrificando o sistema.
9-Fazer a aplicação de vácuo no sistema, utilizando a bomba de vácuo e,
10-Finalmente, a aplicação do Gás R134a.
Dependendo do sistema, da resposta desta conversão, em alguns casos há a necessidade de troca de mais alguns itens, como por exemplo, o Condensador.
o rubao blz!!!!
nao tinha visto este topico ainda,nao tenho muito conhecimento tecnico em A/C mas trabalho só com isso a mais de 3 anos,e assino em baixo de todos estes procedimentos descritos á cima....porem tem mais um detalhe q gostaria de explicar;
*no caso de carros q utilizam o gas R12 tambem é de costume da oficina onde eu trabalha a troca das mangueiras.
*pelo motivo de q o R134a é mais fino do q o R12,e como as mangueiras normalmente sao as originais e ja estao velhas ,o gas tende a nao ficar dentro por muito tempo,coisa de 3 ou 4 meses,as vezes até menos dependendo do estado das mangueiras.
*ou seja;vc gasta um monte na entrada do verao ,usa o arcondicionado durante o verao inteiro,e no inverno deixa ele parado(ou quase sem uso) e quando chega o proximo verao de novo ele nao gela nada.
*na oficina aonde eu trabalho o meu chefe nao pega carro com gas antigo pra fazer a conversao sem trocar as mangueiras,justamente pelo fato de ja ter ocorrido fatos no passado em q teve este acontecimento de nao parar gas no sistema.
em uma das msg acima(se nao me engano, do ivo)ele relata q o ar dele nao esta funcionando direito apos a conversao pro R134a.e se nao houver nada de errado em todo o sistema,a maior probabilidade esta nas mangueiras....
se nao me engano vai prescisar de uma feramenta chamada de ´´guia de selo``tambem...e uma alicate de abrir chaveta,para retirar a polia e a bobina se correr o risco de estraga-las....
abç
Opam valeu amigo! Sobre as mangueiras eu conheço o fato...na verdade não fui eu quem bolei o texto sobre o retrofit..achei num site e gostei e resolvi postar. No meu quando fiz foram trocadas as mangueiras. Realmente se faz necessário.
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