Tenho um tópico que relata o processo de restauração de um opala SS 76 que foi do meu pai de 79 à 2009, data do seu falecimento. Independente do meu pai estar vivo ou não, o carro será sempre dele. Com isso, surgiu uma oportunidade e adquiri uma Caravan SS 1979.
Essa Caravan é o que chamam de Barn Find (informação do amigo Luciano Brazil). Ela foi encontrada, por acaso, em uma chácara próxima a uma cidade chamada Padre Bernardo que fica no Estado de Goiás. Seu antigo dono, Sr. Abílio, é um senhor que teve um problema cardíaco e não podia mais fazer esforço e, consequentemente, dirigir o carro.
Entrei nesse projeto porque o do opala estava parado devido a lateral esquerda não ser localizada para compra num preço realista.
Confesso que quando fui visitar para avaliar o carro não gostei muito. O carro estava imundo e empoeirado. Renato me levou e ajudou com sua visão profissional a avaliá-lo e informou que o carro estava bom. Contudo, eu estava descrente por não ter visto o volante original e não gostei, num primeiro momento, da cor Bege que estava nele. Como tive muito problema em encontrar o volante para o opala SS 76, além de pagar muito caro por ele, desanimei.
Voltamos à Brasília e eu disse ao Renato que não queria o carro. Passadas duas ou três semanas desse acontecimento recebi um e-mail do Luciano Brazil (Colecionador de carro antigo) com a solicitação das fotos e do vídeo que fiz da Caravan SS 79 no dia da avaliação. Enviei e ele não animou em tocar o projeto, pois estava em outros.
Esse email motivou-me a pesquisar sobre a Caravan SS e constatei que é um exemplar RARO tanto pela quantidade de anos que o modelo foi produzido, 78, 79 e 80 quanto pela cor, bege itapema. Nesse ponto dei uma animada! Contudo, não tinha muita esperança de que o carro ainda estivesse com o senhor, já que o Renato ficou de comprá-lo para revender a um amigo. Mas esse carro era para ser meu mesmo! Renato, me pareceu que não iria mexer com isso e o Luciano Brazil não demonstrou interesse. Logo resolvi comprá-lo e iniciar outro projeto.
Esse projeto só tem me dado alegria. Após uma lavagem completa o carro, que estava imundo e com aparência de ter muitos podres embaixo daquele barro todo, apresentou uma estrutura muito boa. Já encontrei o volante ( Com ajuda do amigo Léo Araújo), tampa do tanque e um motor 6cc com câmbio ré para frente. Todos com preços realmente justos. Segue fotos do projeto da MINHA Caravan SS 79:
PS: (Só me chateia pensar que terei o opala e a caravan reformados e não poderei dar umas voltas com meu pai, ele no opala dele e eu na minha caravan. Mas fazer o quê, a vida é assim mesmo.)
Dia da avaliação
Dia que chegou à BSB
Motor chegou um dia depois
Início da desmontagem
Lavagem para iniciar a lanternagem
Peças adquiridas. (O botão do volante vai para o opala)
(Volante antes de um trato)
(Volante depois de um trato)
Fotos 14/4/2014. Carro aguardando sol para ir ao jateamento.
Última edição por evistonborges em Ter 10 Jun - 21:54:01, editado 6 vez(es)
Ontem à(s) 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito
» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Ontem à(s) 16:23:01 por acezario
» Trinco da porta destravando sozinho
Ontem à(s) 12:23:04 por geosordi
» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Ontem à(s) 6:48:40 por opala4cc
» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Dom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc
» Tutorial Desmontando alternador 65a.
Dom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc
» farol alto não liga
Sex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP
» Alocação dos relés - 81/84
Sex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro
» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Sex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc