Bom dia senhores!
Tentar ser o mais pragmático possível.
Peguei este desenho da internet e coloquei a numeração seguindo o esquema postado acima.
Vamos considerar somente a resistência mesmo....
Quando você aperta o botão, um contato elétrico é fechado... e esse contato têm uma resistência. Com o tempo e uso, esse valor de resistência aumenta ao ponto de haver uma queda de tensão significativa para alimentação do motor.
No caso do vidro elétrico, esse valor é mais significativo pelos valores de corrente do motor do vidro... quanto maior a corrente, maior são as perdas no contato.
Mas vamos a prática. Fiz um ensaio relâmpago aqui.
1 – Primeiro medi a tensão na bateria. 11,95 V. (sim, está bem ruim... carro parado a mais de 3 meses..., gastei metade da bateria para fazê-lo funcionar hoje, mas falhava do que funcionava, fiquei puto e arranquei o carburador para limpar... história para outro post!). Tem que medir com a ignição ligada para poder liberar o rele temporizador do vidro elétrico.
2 – Agora eu medi a tensão entre os pontos 3 e 4 da chave. 11,85 V. É aceitável esta queda mesmo sem corrente, porque tem os contatos das “emendas” (+ e -), rele temporizado, disjuntor...
3 – Agora é a parte que interessa. Mede a tensão entre o 4 e 1 (ou 4 e 2). Você vai ter praticamente a mesma tensão do item 2 (11,85 V). Mas quando você aperta o botão para subir ou descer esta tensão tende a zero (o que seria o ideal)... mas nunca é! Sempre tem uma “perda”.
4 – No meu caso, entre o 4 e 1 deu 50,6mV e entre 4 e 2 deu 48,4mV. Estamos falando de +/-0,4% de queda... na prática, se der mais de 100mV, desconfie! Na vida real, você vai encontrar botão com mais de 2 V... hehehehe!
5 – Já que estava com a mão na massa, resolvi medir entre os pontos 1 e 2. Para descer o vidro medi 10,31V e subir o vidro 8,75V. Aqui a gente percebem a força que o motor faz para subir... puxa mais corrente, mais perdas no circuito.... para ter um entendimento mais assertivo aqui tinha que medir a tensão nos polos da bateria nestes mesmos instantes, já que a bateria está descarregada e provavelmente tem uma resistência interna a ser considerada.
É isso aí... agora vai o disclaimer... aqui está repleto de generalizações e simplificações. Mas o quadro geral é esse mesmo.(copyright)
Rubão6cc escreveu:Legal!!!
O que aconteceria se você deixasse esse botão com a impedância alta?
Nada... seu motor ia ficar bem fraquinho e, talvez, depois de muito abrir e fechar seguidamente, você sentiria um leve aquecimento....
Não sei dizer se internamente na chave o 3 e o 5 são curto-circuitados... não seria o ideal, mas dada a quantidade de produto vagabundo que tem por ai, não seria de se estranhar. Quando se trata dos vidros traseiros, tem dois botões desses e tem um “jeito” de ligar. Se a botão tiver internamente o 3 e o 5 curto-circuitados.... da merda capitão! E ai esquenta do jeito que você descreveu!
Valeu!
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