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    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Empty Vidro elétrico X rele temporizador

    Mensagem por Diegoj Qui 24 Jul - 20:04:23

    Boa noite a todos.
    Estou com um problema nos vidros elétricos do meu opala e seguindo conselhos de uns amigos resolvi refazer toda a parte elétrica referente aos vidros.
    Estou puxando um fio positivo direto da bateria para alimentar os botões e os motores, enfim, praticamente um chicote novo só pros vidros elétricos.
    Até ai tudo certo, o problema é como continuar usando o temporizador dos vidros elétricos?
    Tentei procurar na internet mas praticamente não existe informação sobre a elétrica dos opalas mais novos, apenas até 80.
    Qual a diferença do rele temporizador para um normal (alem do fato de manter o sistema energizador por alguns momentos, claro)?
    Qual a forma correta de instalar ele? Direto no fio que estou puxando da bateria?
    Existe a possibilidade de utilizar o rele original nessa instalação ou tem mais alguma coisa ligada nele alem dos vidros? Se der, já vou economizar uma grana boa porque um rele desse na internet custa uma facada.

    Foi mal tantas perguntas, mas só agora que estou começando a mexer mais nessa parte de elétrica, por enquanto tudo isso é novidade pra mim kkkkk
    Já refiz a instalação da ventoinha elétrica e do motor de arranque, também coloquei um rele pra auxiliar na partida e mais umas coisinhas menores, mas agora nos vidros elétricos a coisa complicou pra mim.
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    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Empty Re: Vidro elétrico X rele temporizador

    Mensagem por xovil Qui 24 Jul - 21:16:00

    Não é muito complicado fazer a ligação.Pra temporizar os vidros vc deve comprar o relê temporizador de 4 saídas dê preferência pelo da marca DNI número 0303 ele é o mesmo utilizado no Monza e Kadet e vc fará a ligação da seguinte forma: No pino 15 vc liga uma ignição pós chave.No pino 31 é aterramento.No pino 30 é corrente direta da bateria. (Lembrando q tanto o pino 15 quanto o 30 devem utilizar fusíveis para sua proteção) e o 87 será a saída pra alimentar o comando dos vidros.
    Espero ter ajudado. Grande abraço!
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    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Empty Re: Vidro elétrico X rele temporizador

    Mensagem por eduardobezera Qui 24 Jul - 21:19:24

    fala ai parceiro.
    a instalação é desse jeito:

    um rele de 5 pinos parecido com este da foto.

    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Rele-temporizador-de-luz-interna-monza-kadett-original-gm-13993-MLB3081012735_082012-F


    neste rele tem os seguintes pinos:

    pino 30 (positivo direto)

    pino S (sinal. neste caso, o sinal do fio que aciona os vidros)

    pino 87 ( sinal que sai do rele já temporizado)

    pino 31 ( sinal negativo direto da lata do carro)

    pino n 15 pino do centro (não vai ser utilizado)

    o pino S você encontra o fio que vai para o acionamento dos vidros antes de chegar, você corta ele poe um terminal e coloca no pino S

    e a outra ponta do fio cortado, você poe um terminal também, e coloca no pino 87.

    qualquer duvida manda ai que se eu souber te ajudo. boa sorte!
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    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Empty Re: Vidro elétrico X rele temporizador

    Mensagem por Diegoj Qui 24 Jul - 21:37:05

    xovil escreveu:Não é muito complicado fazer a ligação.Pra temporizar os vidros vc deve comprar o relê temporizador de 4 saídas dê preferência pelo da marca DNI número 0303 ele é o mesmo utilizado no Monza e Kadet e vc fará a ligação da seguinte forma: No pino 15 vc liga uma ignição pós chave.No pino 31 é aterramento.No pino 30 é corrente direta da bateria. (Lembrando q tanto o pino 15 quanto o 30 devem utilizar fusíveis para sua proteção) e o 87 será a saída pra alimentar o comando dos vidros.
    Espero ter ajudado. Grande abraço!

    Sim, já coloquei um fusível logo lá perto da bateria por garantia. Então básicamente eu só preciso fazer esse positivo que vem da bateria passar pelo rele temporizador antes de ir pros botões e motores né?
    Mas será que dá pra mim utilizar o rele que já tem lá na instalação original? Porque andei olhando aqui na internet e esse DNI 0303 tá quase R$40 e no momento estou precisando economizar o máximo possível pois tive que pagar documento, multa e ainda tenho que pagar a vistoria pra conseguir o licenciamento do carro :/

    Obrigado pela ajuda


    eduardobezera escreveu:fala ai parceiro.
    a instalação é desse jeito:

    um rele de 5 pinos parecido com este da foto.

    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Rele-temporizador-de-luz-interna-monza-kadett-original-gm-13993-MLB3081012735_082012-F


    neste rele tem os seguintes pinos:

    pino 30 (positivo direto)

    pino S (sinal. neste caso, o sinal do fio que aciona os vidros)

    pino 87 ( sinal que sai do rele já temporizado)

    pino 31 ( sinal negativo direto da lata do carro)

    pino n 15 pino do centro (não vai ser utilizado)

    o pino S você encontra o fio que vai para o acionamento dos vidros antes de chegar, você corta ele poe um terminal e coloca no pino S

    e a outra ponta do fio cortado, você poe um terminal também, e coloca no pino 87.

    qualquer duvida manda ai que se eu souber te ajudo. boa sorte!

    Qualquer rele de 5 pinos serve? E esse pino S que vc se refere, é um positivo pós chave?
    Obrigado
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    Mensagem por xovil Qui 24 Jul - 21:45:27

    Mas se o seu carro já tem os vidros elétricos e o relê está no lugar provavelmente deve ser pane no relê ou alguma alimentação está comprometida
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    Diegoj
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    Mensagem por Diegoj Qui 24 Jul - 22:43:51

    xovil escreveu:Mas se o seu carro já tem os vidros elétricos e o relê está no lugar provavelmente deve ser pane no relê ou alguma alimentação está comprometida

    Na verdade funciona tudo (menos um vidro eletrico traseiro que não está acionando pelo botão do console, apenas pelo botão da porta).
    O problema é que está muuuuuuuito lento pra subir e descer os vidros, principalmente os vidros de tras. Fiz um teste puxando os fios direto da bateria para o motor do vidro e dai ele sobe e desce normalmente, os 2 vidros traseiros não chegam a subir muito rapido mas é porque os conectores estão totalmente encrustados de sujeira (as portas traseiras estavam bem podres por baixo, entrava muita agua e poeira e isso grudou em tudo).

    Eu pensei em abrir o chicote e trocar todos os fios, mas meu amigo disse que ia precisar trocar até lá na frente pra resolver de vez e talvez nem ficasse muito bom porque os botões poderiam estar com algum problema de condutividade já devido aos anos de uso. Ai deu a idéia de puxar uma fiação totalmente por fora pra não precisar abrir chicote e passar pelos botões pra ver, se eles realmente estivessem com problema era pra montar com reles para acionar os motores dos vidros.

    Para mim, teóricamente isso faz sentido, mas será que é assim mesmo?
    Amanhã estava planejando tirar um tempo pra montar o esquema todo no papel e depois tirar a medida dos fios que vou precisar comprar.

    Se tiver uma idéia melhor, por favor poste ai porque vai me economizar bastante trabalho kkkk
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    Mensagem por eduardobezera Sex 25 Jul - 0:39:18

    cara seguinte, se ta tudo funcionando, e os vidros sobem lentos demais, o problema poder ser canaleta, ou sujeira mesmo, o ideal era tirar o forro dessas portas e dar uma limpeza na maquina do vidro dá uma lixada nos terminais, limpar as canaletas, lubrificar elas, e dar uma olhada nas roldanas da porta por onde passam os cabos, elas podem estar presas por sujeira.

    testa o rele tira ele e abre pra ver se não esta com ferrugem no contato.
    só aconselharia você fazer uma nova instalação se fosse do zero, com fios novos e uma instalação original, sem puxar da bateria. ai é um trabalho não tão difícil, mas sim trabalhoso, fiz no meu carro quando ajeitei as travas.
    tive que tirar o forramento todo do piso e das portas, foi uns 3 dias mas ficou bom, no meu caso foi preciso, poque nenhum vidro subia.

    o fio que alimenta o console central é o 2 ou o 3 fusível não to lembrado exatamente , na caixa que fica presa na lateral do carro perto do puxador do capô

    o pino s é onde você vai colocar o fio que sai do console para as portas. pega o fio no console que aciona os vidros, corta ele ai em uma extremidade você liga no pino s e a outra extremidade você liga no pino 87 do rele
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    Mensagem por marcel.minatto Sex 25 Jul - 7:16:34

    eduardobezera escreveu:cara seguinte, se ta tudo funcionando, e os vidros sobem lentos demais, o problema poder ser canaleta, ou sujeira mesmo, o ideal era tirar o forro dessas portas e dar uma limpeza na maquina do vidro dá uma lixada nos terminais, limpar as canaletas, lubrificar elas, e dar uma olhada nas roldanas da porta por onde passam os cabos, elas podem estar presas por sujeira.

    testa o rele tira ele e abre pra ver se não esta com ferrugem no contato.
    só aconselharia você fazer uma nova instalação se fosse do zero, com fios novos e uma instalação original, sem puxar da bateria. ai é um trabalho não tão difícil, mas sim trabalhoso, fiz no meu carro quando ajeitei as travas.
    tive que tirar o forramento todo do piso e das portas, foi uns 3 dias mas ficou bom, no meu caso foi preciso, poque nenhum vidro subia.

    o fio que alimenta o console central é o 2 ou o 3 fusível não to lembrado exatamente , na caixa que fica presa na lateral do carro perto do puxador do capô

    o pino s é onde você vai colocar o fio que sai do console para as portas. pega o fio no console que aciona os vidros, corta ele ai em uma extremidade você liga no pino s e a outra extremidade você liga no pino 87 do rele

    também defendo essa tese ai!  OKK 
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    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Empty Re: Vidro elétrico X rele temporizador

    Mensagem por Diegoj Sex 25 Jul - 12:00:46

    eduardobezera escreveu:cara seguinte, se ta tudo funcionando, e os vidros sobem lentos demais, o problema poder ser canaleta, ou sujeira mesmo, o ideal era tirar o forro dessas portas e dar uma limpeza na maquina do vidro dá uma lixada nos terminais, limpar as canaletas, lubrificar elas, e dar uma olhada nas roldanas da porta por onde passam os cabos, elas podem estar presas por sujeira.

    testa o rele tira ele e abre pra ver se não esta com ferrugem no contato.
    só aconselharia você fazer uma nova instalação se fosse do zero, com fios novos e uma instalação original, sem puxar da bateria. ai é um trabalho não tão difícil, mas sim trabalhoso, fiz no meu carro quando ajeitei as travas.
    tive que tirar o forramento todo do piso e das portas, foi uns 3 dias mas ficou bom, no meu caso foi preciso, poque nenhum vidro subia.

    o fio que alimenta o console central é o 2 ou o 3 fusível não to lembrado exatamente , na caixa que fica presa na lateral do carro perto do puxador do capô

    o pino s é onde você vai colocar o fio que sai do console para as portas. pega o fio no console que aciona os vidros, corta ele ai em uma extremidade você liga no pino s e a outra extremidade você liga no pino 87 do rele

    Mas dai é usado 1 rele pra cada porta?

    E não é problema nas portas nem canaletas porque se eu ligo o motorzinho direto na bateria, os vidros sobem e descem normalmente. Antes de fazer isso eu já tinha lubrificado tudo com vaselina e não mudou nada. Os 2 vidros traseiros são bem lentos mas se ligo na bateria sobem um pouco mais rapido, esses acho que realmente as canaletas estão ruins (tanto que já comprei novas, só falta trocar). Eu vou fazer um teste limpando bem (ou talvez até trocando) todos os conectores pra ver se vai ajudar, mas caso contrario não vejo outra possibilidade, porque se ligando direto ele sobe rapido, só pode ser problema na eletrica.
    E o carro está completamente desmontado por dentro, só tem o painel no lugar.

    Eu tava pensando agora, se eu apenas puxar um fio novo da bateria direto até dentro do carro e dali em diante usar a fiação original, será que daria certo? Pois todos os botoes/motores devem usar o mesmo positivo né?
    Nesse caso, deveria puxar o positivo da bateria até no rele temporizador original dele e dai deixar o resto original ou devo ligar ele em outra parte? Claro que usando fusivel e etc.
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    Mensagem por eduardobezera Sex 25 Jul - 20:01:44

    bom se o carro ta todo desmontado, dai da pra mexer tranquilo.

    quanto ao rele é somente um apenas, como falei antes: o pino S entra o fio que originalmente esta la nos botoes de acionamento dos vidros ( é somente um fio que vai para os controles dos vidros e la no console ele se ramifica para os outros botoes, esse fio você conecta no pino S e a outra extremidade conecta no pino 87, é como se o rele fosse um Jumper neste fio entendeu?

    e quanto ao fio direto da bateria, pode ser sim não tem problema.

    andei pesquisando e em relação ao seu problema pode ser também somente o aterramento  sinal - que deve esta com mal contato, tem como você tirar umas fotos do  controle dos botoes ai fica mais fácil pra mim poder te ajudar. blz?

    tem um vídeo aqui ensinando como instalar rele temporizador, no caso do vídeo, ele instala para apagar a luz do teto, mas o conceito é igual, a diferença é que no seu caso em vez da lampada, são os vidros. da uma olhada ai pode ser que te ajude.

    no meu opala eu não tenho este rele dos vidros, descartei ele porque dava muita dor de cabeça, refiz a instalação sem o relé.



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    Mensagem por Diegoj Sáb 26 Jul - 21:19:44

    eduardobezera escreveu:bom se o carro ta todo desmontado, dai da pra mexer tranquilo.

    quanto ao rele é somente um apenas, como falei antes: o pino S entra o fio que originalmente esta la nos botoes de acionamento dos vidros ( é somente um fio que vai para os controles dos vidros e la no console ele se ramifica para os outros botoes, esse fio você conecta no pino S e a outra extremidade conecta no pino 87, é como se o rele fosse um Jumper neste fio entendeu?

    e quanto ao fio direto da bateria, pode ser sim não tem problema.

    andei pesquisando e em relação ao seu problema pode ser também somente o aterramento  sinal - que deve esta com mal contato, tem como você tirar umas fotos do  controle dos botoes ai fica mais fácil pra mim poder te ajudar. blz?

    tem um vídeo aqui ensinando como instalar rele temporizador, no caso do vídeo, ele instala para apagar a luz do teto, mas o conceito é igual, a diferença é que no seu caso em vez da lampada, são os vidros. da uma olhada ai pode ser que te ajude.

    no meu opala eu não tenho este rele dos vidros, descartei ele porque dava muita dor de cabeça, refiz a instalação sem o relé.




    Minha internet esta muito lenta então não consegui assistir os videos, mas deixei salvo pra tentar ver outra hora.

    Hoje troquei as canaletas dos vidros traseiros, mas antes disso fiz um teste cortando o conector do motorzinho fora e ligando direto na bateria.
    O resultado foi que os vidros sobem e descem muito rapido, o problema nas portas eram somente os conectores extremamente sujos (eu até tinha raspado eles pra tirar a sujeira, mas não adiantou muito). Amanhã vou cortar os conectores das portas dianteiras e soldar os fios pra eliminar esse problema. Ai coloco a bateria no lugar e faço o teste pra ver como vai ficar.
    Talvez nem seja necessario trocar nada na fiação, apenas dar um jeito em todos os conectores Very Happy

    Obrigado pela ajuda!
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    Mensagem por Falves Sáb 26 Jul - 21:33:59

    Diegoj, meu Diplomata estava com um problema parecido com os seus. Os vidros traseiros não abaixavam pelos botões do console, ou se baixavam, abaixavam muito lentamente....Nos botões das portas funcionavam perfeitamente!
    O problema do meu eram os botões do console, acredita? Passei os de trás pra frente e vice-versa, e os traseiros passaram a funcionar perfeitamente, e os da frente ficaram lentos... Foi só trocar os dois botões defeituosos que ficou tudo perfeito! Faz esse teste!
    O que faço no meu é a cada lavagem lubrificar todas as canaletas com silicone spray! Fica 10!
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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 26 Jul - 21:40:31

    Fernando Diplo 91 escreveu:Diegoj, meu Diplomata estava com um problema parecido com os seus. Os vidros traseiros não abaixavam pelos botões do console, ou se baixavam, abaixavam muito lentamente....Nos botões das portas funcionavam perfeitamente!
    O problema do meu eram os botões do console, acredita? Passei os de trás pra frente e vice-versa, e os traseiros passaram a funcionar perfeitamente, e os da frente ficaram lentos... Foi só trocar os dois botões defeituosos que ficou tudo perfeito! Faz esse teste!
    O que faço no meu é a cada lavagem lubrificar todas as canaletas com silicone spray! Fica 10!

    Bom saber q eram os botões...estou com problema parecido...nos botões localizados nas portas traseiras...um não funciona e o outro não abaixa, só sobe..


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    Mensagem por Falves Sáb 26 Jul - 22:19:22

    Rubão6cc escreveu:
    Fernando Diplo 91 escreveu:Diegoj, meu Diplomata estava com um problema parecido com os seus. Os vidros traseiros não abaixavam pelos botões do console, ou se baixavam, abaixavam muito lentamente....Nos botões das portas funcionavam perfeitamente!
    O problema do meu eram os botões do console, acredita? Passei os de trás pra frente e vice-versa, e os traseiros passaram a funcionar perfeitamente, e os da frente ficaram lentos... Foi só trocar os dois botões defeituosos que ficou tudo perfeito! Faz esse teste!
    O que faço no meu é a cada lavagem lubrificar todas as canaletas com silicone spray! Fica 10!

    Bom saber q eram os botões...estou com problema parecido...nos botões localizados nas portas traseiras...um não funciona e o outro não abaixa, só sobe..

    Pra vc ver Rubão, creio que com o tempo os botões sofreram algum desgaste ou aumento da resistência elétrica.... faz algo bem simples, retire a moldura com os 4 botões, e ligue os conectores dos vidros de trás nos botões da frente e vice-versa... se o defeito se transferir de local, ou seja, passar pros da frente e os de trás passarem a funcionar corretamente, BINGO!
    Pena que eu só achei os botões novos com iluminação laranja... aí acabando trocando os 4... mas ainda vou procurar os com iluminação verde, só pra deixar tudo combinando...
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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 26 Jul - 22:36:57

    Fernando Diplo 91 escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Bom saber q eram os botões...estou com problema parecido...nos botões localizados nas portas traseiras...um não funciona e o outro não abaixa, só sobe..

    Pra vc ver Rubão, creio que com o tempo os botões sofreram algum desgaste ou aumento da resistência elétrica.... faz algo bem simples, retire a moldura com os 4 botões, e ligue os conectores dos vidros de trás nos botões da frente e vice-versa... se o defeito se transferir de local, ou seja, passar pros da frente e os de trás passarem a funcionar corretamente, BINGO!
    Pena que eu só achei os botões novos com iluminação laranja... aí acabando trocando os 4... mas ainda vou procurar os com iluminação verde, só pra deixar tudo combinando...

    Iluminação laranja...nunca vi isso..os botões do console estão ok...os que estão ruins são os localizados nas portas traseiras..


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    Mensagem por Falves Sáb 26 Jul - 22:47:52

    Pois é rubão... me parece que o Kadett GS/GSI e alguma versão do Monza usavam esses botões, que por sinal são os mesmos do Opala...
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    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Empty Botão vidro elétrico traseiro esquerdo

    Mensagem por douglasdiplomata91 Qua 12 Jul - 9:46:58

    Bom dia pessoal tudo bem?
    Aconteceu algo comigo no meu Opala, o vidro da porta traseira parou de funcionar ao apertar o botão, pois bem, troquei o botão e quando liguei para testar os fios esquentaram muito, refiz a ligação do botão traseiro e voltou a funcionar, depois disso o botão do console da frente não funciona mais, já troquei o botão da frente e nada. Podem me ajudar não sei se expliquei direito.
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    Mensagem por GustavoZorzi Qua 12 Jul - 16:21:12

    douglasdiplomata91 escreveu:Bom dia pessoal tudo bem?
    Aconteceu algo comigo no meu Opala, o vidro da porta traseira parou de funcionar ao apertar o botão, pois bem, troquei o botão e quando liguei para testar os fios esquentaram muito, refiz a ligação do botão traseiro e voltou a funcionar, depois disso o botão do console da frente não funciona mais, já troquei o botão da frente e nada. Podem me ajudar não sei se expliquei direito.
    Seu motor é o original ainda? Como ele está em questão de força de subida?
    Esses vidros tem um disjuntor térmico que ao esquentar devido aumento da corrente ele cessa a alimentação do motor.

    Você mediu para ver se está chegando alimentação no cabo que alimenta os botões?

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    Mensagem por douglasdiplomata91 Qui 13 Jul - 11:09:33

    Oi Gustavo, o motor da porta esquerda traseiro não é o original troquei a pouco tempo, vou medir esse final de semana, o botão traseiro está funcionando somente o do console que não, muito obrigado.
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    Mensagem por GustavoZorzi Qui 13 Jul - 12:00:36

    douglasdiplomata91 escreveu:Oi Gustavo, o motor da porta esquerda traseiro não é o original troquei a pouco tempo, vou medir esse final de semana, o botão traseiro está funcionando somente o do console que não, muito obrigado.
    Quem alimenta os vidros é um fio preto de 1.5mm², então veja dele quando testar se chega alimentação

    Depois pode conferir se tem continuidade entre a alimentação dos botões console/traseiro
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    Mensagem por acezario Sex 14 Jul - 14:05:36

    Boa tarde Senhores.

    Espero poder ajudar. Este é o esquema do vidro elétrico do Opala 89.

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    • D4 - DISJUNTOR DO VIDRO ELÉTRICO
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    No meu caso, o antigo dono tinha colocado um "positron" para fechar os vidros remotamente... tirei tudo!

    A maioria dos conectores (tipo faston fêmea) estava ou folgado, ou sujo ou com o fio quebrado.

    Um dos botões estava realmente com a impedância muito alta. Troquei por um novo, que tem a iluminação de cor laranja.... naquela esperança de que um dia eu troco... claro que está até hoje lá!

    Fotos de época....

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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 15 Jul - 0:18:38

    acezario escreveu:Boa tarde Senhores.

    Espero poder ajudar. Este é o esquema do vidro elétrico do Opala 89.

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    No meu caso, o antigo dono tinha colocado um "positron" para fechar os vidros remotamente... tirei tudo!

    A maioria dos conectores (tipo faston fêmea) estava ou folgado, ou sujo ou com o fio quebrado.

    Um dos botões estava realmente com a impedância muito alta. Troquei por um novo, que tem a iluminação de cor laranja.... naquela esperança de que um dia eu troco... claro que está até hoje lá!

    Fotos de época....

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    Legal!!!
    O que aconteceria se você deixasse esse botão com a impedância alta?


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    Mensagem por GustavoZorzi Sáb 15 Jul - 14:23:41

    Rubão6cc escreveu:
    acezario escreveu:Boa tarde Senhores.

    Espero poder ajudar. Este é o esquema do vidro elétrico do Opala 89.

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    Legal!!!
    O que aconteceria se você deixasse esse botão com a impedância alta?

    Impedância na verdade é um conceito voltado para corrente alternada pois em contínua ela é igual a resistência, que temos ações de resistência e reatância na alternado caso acredito que ele tenha se referido a resistência mesmo, mas dizer impedância nesse caso também é correto.

    Se o botão estava com resistência alta faria sentido haver esse aquecimento dos fios.
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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 15 Jul - 20:10:10

    GustavoZorzi escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Legal!!!
    O que aconteceria se você deixasse esse botão com a impedância alta?

    Impedância na verdade é um conceito voltado para corrente alternada pois em contínua ela é igual a resistência, que temos ações de resistência e reatância na alternado caso acredito que ele tenha se referido a resistência mesmo, mas dizer impedância nesse caso também é correto.  

    Se o botão estava com resistência alta faria sentido haver esse aquecimento dos fios.

    Certa vez coloquei um botão e na hora senti a fiação esquentar...rapidamente retirei e coloquei um novo no lugar. Até hoje nunca soube porque aquilo aconteceu. Joguei fora o botão.


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    Mensagem por acezario Seg 17 Jul - 9:03:02

    Bom dia senhores!

    Tentar ser o mais pragmático possível.

    Peguei este desenho da internet e coloquei a numeração seguindo o esquema postado acima.

    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Captur11

    Vamos considerar somente a resistência mesmo....

    Quando você aperta o botão, um contato elétrico é fechado... e esse contato têm uma resistência. Com o tempo e uso, esse valor de resistência aumenta ao ponto de haver uma queda de tensão significativa para alimentação do motor.

    No caso do vidro elétrico, esse valor é mais significativo pelos valores de corrente do motor do vidro... quanto maior a corrente, maior são as perdas no contato.

    Mas vamos a prática. Fiz um ensaio relâmpago aqui.

    1 – Primeiro medi a tensão na bateria. 11,95 V. (sim, está bem ruim... carro parado a mais de 3 meses..., gastei metade da bateria para fazê-lo funcionar hoje, mas falhava do que funcionava, fiquei puto e arranquei o carburador para limpar... história para outro post!). Tem que medir com a ignição ligada para poder liberar o rele temporizador do vidro elétrico.

    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Img_3313

    2 – Agora eu medi a tensão entre os pontos 3 e 4 da chave. 11,85 V.  É aceitável esta queda mesmo sem corrente, porque tem os contatos das “emendas” (+ e -), rele temporizado, disjuntor...

    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Img_3311


    3 – Agora é a parte que interessa. Mede a tensão entre o 4 e 1 (ou 4 e 2). Você vai ter praticamente a mesma tensão do item 2 (11,85 V). Mas quando você aperta o botão para subir ou descer esta tensão tende a zero (o que seria o ideal)... mas nunca é! Sempre tem uma “perda”.

    4 – No meu caso, entre o 4 e 1 deu 50,6mV e entre 4 e 2 deu 48,4mV. Estamos falando de +/-0,4% de queda... na prática, se der mais de 100mV, desconfie! Na vida real, você vai encontrar botão com mais de 2 V... hehehehe!

    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Img_3410
    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Img_3411


    5 – Já que estava com a mão na massa, resolvi medir entre os pontos 1 e 2. Para descer o vidro medi 10,31V e subir o vidro 8,75V. Aqui a gente percebem a força que o motor faz para subir... puxa mais corrente, mais perdas no circuito.... para ter um entendimento mais assertivo aqui tinha que medir a tensão nos polos da bateria nestes mesmos instantes, já que a bateria está descarregada e provavelmente tem uma resistência interna a ser considerada.

    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Img_3412
    eletrico - Vidro elétrico X rele temporizador Img_3312


    É isso aí... agora vai o disclaimer... aqui está repleto de generalizações e simplificações. Mas o quadro geral é esse mesmo.(copyright)

    Rubão6cc escreveu:Legal!!!
    O que aconteceria se você deixasse esse botão com a impedância alta?

    Nada... seu motor ia ficar bem fraquinho e, talvez, depois de muito abrir e fechar seguidamente, você sentiria um leve aquecimento....


    Não sei dizer se internamente na chave o 3 e o 5 são curto-circuitados... não seria o ideal, mas dada a quantidade de produto vagabundo que tem por ai, não seria de se estranhar. Quando se trata dos vidros traseiros, tem dois botões desses e tem um “jeito” de ligar. Se a botão tiver internamente o 3 e o 5 curto-circuitados.... da merda capitão! E ai esquenta do jeito que você descreveu!

    Valeu!
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    Mensagem por gozzi_14404 Ter 18 Jul - 0:07:04

    Em relação a cor do botão, podem comprar a que acharem. Basta substituir o led interno, é bem fácil. Fiz isto no meu Monza, que tinha o botão original verde. Todo o painel era âmbar, daí troquei o led dos botões. O led é aquele bem ordinário e comum, se acha em qualquer casa de eletrônica. Fica jóia!

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