Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst EmptyOntem à(s) 19:36:25 por Rubão6cc

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst EmptyOntem à(s) 14:16:11 por Marcos Marcos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst EmptyTer 30 Abr - 15:39:52 por Tonho_RS

» farol alto não liga
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst EmptyTer 30 Abr - 15:28:42 por Tonho_RS

» Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst EmptyTer 30 Abr - 11:49:15 por Pagung

» Limitador Vidro Opala Coupé (onde encaixa essa peça?)
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst EmptyTer 30 Abr - 8:49:03 por Paulo Corso

» Seção COMÉDIA
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst EmptySeg 29 Abr - 21:28:04 por opala4cc

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst EmptySeg 29 Abr - 7:39:44 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst EmptySáb 27 Abr - 17:25:56 por Goettens

Quem está conectado?

63 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 63 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

Os membros mais ativos do mês

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_leftQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst BarQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_right 
tabarbosa (16850)
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_leftQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst BarQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_right 
Rubão6cc (15346)
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_leftQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst BarQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_right 
BANDIT (13573)
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_leftQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst BarQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_right 
Xann (10394)
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_leftQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst BarQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_leftQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst BarQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_right 
j ricardo (9376)
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_leftQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst BarQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_right 
Jean Bida (9320)
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_leftQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst BarQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_leftQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst BarQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_leftQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst BarQual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Bar_right 

+3
opala4cc
BenKenobi
Pagung
7 participantes

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Pagung
    Pagung
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : São jose dos campos
    Modelo do carro :

    - OPALA COMODORO 89
    - MOTOR SILVERADO 4.1i STANDARD
    - ALCOOL
    - COMANDO 260sst
    - TUCHOS MECANICOS
    - BICOS 80 LBS
    - INJEÇÃO PROGRAMÁVEL FUELTECH FT-300
    - NANO PRO
    - SPARK PRO
    - BOMBA ELÉTRICA
    - CAMBIO VORTEC 4.3
    - VOLANTE ALIVIADO - ALUMÍNIO
    - EMBREAGEM DE CERAMICA - ATUADOR HIDRÁULICO
    - ESCAPAMENTO ELÉTRICO 2,5" - ABERTURA APÓS COLETOR OU ABAFADOR
    - DIFERENCIAL DANA 44 - 3.07 - AUTOBLOCANTE 75%
    - FREIO A DISCO NAS 4 RODAS
    - PAINEL ODG
    - CHICOTE INTEIRO EM MANTA MARITIMA
    - RODAS WELD MAGNUM - R15
    - PNEUS COOPER COBRA - DIANTEIRO-225/65. TRASEIRO-245/60


    Cilindros : 6 CILINDROS - 4100cc
    Data de inscrição : 28/08/2021

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por Pagung Qua 20 Dez - 7:00:13

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Comecei esse projeto pensando em fazer um carro aspirado nervoso, mas conforme fui evoluindo, vi que será mais conveniente um projeto turbo.

    Nesse processo, errei bastante e tive muitas quebras, devido a isso, hoje ja estou com uma base mediana pra colocar turbo.. sendo Cambio vortec da S10, diferencial dana 44, volante de alumínio, embreagem de cerâmica, e o cardã coloquei inteiriço e tirei o bipartido original (não sei se era azar, mas quebrei ele 3x e tinha muita vibração mesmo gastando com balanceamentos), depois do inteiriço o carro ficou melhor e não quebrou mais.

    Após colocar o volante aliviado, senti que o carro ficou completamente sem torque na baixa, e acredito que o próprio comando turbo somado a esse volante de alumínio estão causando isso..

    E hoje ele tem 160cv de roda, medidos no dinamômetro (bem menos, do que antes quando tinha volante e comando original da silverado, eu achava bem agressivo, somados ao diferencial 3,54)

    Ou seja.. falta somente a turbina para concluir o motor, que agora tem as características para trabalhar sobrealimentado..

    Algo em torno de 250cv a 300cv, acho que é o máximo para manter nesse motor original e atender o que procuro SEM QUEBRAR (caso seja menos, pra evitar quebras, podem falar, não sei se estou certo nisso)
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por BenKenobi Qui 21 Dez - 12:28:47

    Volante aliviado faz perder o torque em baixo rpm sim, ainda mais colocando D44 e cambio grande, o esforco do motor pra tirar o carro da inercia faz ficar amarrado.

    Qual comando vc usa? A turbina varia em qual RPM vc quer ir, por isso é bom saber o RPM. Turbina pra opala menor que 65 costumam ser pequenas, motor grande pede turbina grande .70 e etc.

    Pagung gosta desta mensagem

    Pagung
    Pagung
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : São jose dos campos
    Modelo do carro :

    - OPALA COMODORO 89
    - MOTOR SILVERADO 4.1i STANDARD
    - ALCOOL
    - COMANDO 260sst
    - TUCHOS MECANICOS
    - BICOS 80 LBS
    - INJEÇÃO PROGRAMÁVEL FUELTECH FT-300
    - NANO PRO
    - SPARK PRO
    - BOMBA ELÉTRICA
    - CAMBIO VORTEC 4.3
    - VOLANTE ALIVIADO - ALUMÍNIO
    - EMBREAGEM DE CERAMICA - ATUADOR HIDRÁULICO
    - ESCAPAMENTO ELÉTRICO 2,5" - ABERTURA APÓS COLETOR OU ABAFADOR
    - DIFERENCIAL DANA 44 - 3.07 - AUTOBLOCANTE 75%
    - FREIO A DISCO NAS 4 RODAS
    - PAINEL ODG
    - CHICOTE INTEIRO EM MANTA MARITIMA
    - RODAS WELD MAGNUM - R15
    - PNEUS COOPER COBRA - DIANTEIRO-225/65. TRASEIRO-245/60


    Cilindros : 6 CILINDROS - 4100cc
    Data de inscrição : 28/08/2021

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por Pagung Qui 21 Dez - 13:24:12

    BenKenobi escreveu:Volante aliviado faz perder o torque em baixo rpm sim, ainda mais colocando D44 e cambio grande, o esforco do motor pra tirar o carro da inercia faz ficar amarrado.

    Qual comando vc usa? A turbina varia em qual RPM vc quer ir, por isso é bom saber o RPM. Turbina pra opala menor que 65 costumam ser pequenas, motor grande pede turbina grande .70 e etc.

    Concordo com você, era uma delicia acelerar com o volante, cambio e diferencial original, o carro respondia rápido e entregava todo torque de uma vez só... acredito que somado ao comando original da silverado, FT300, a entrega de força vinha cedo.
    Mas em compensação não tinha mais nada após 3500rpm, motor só gritava, amarrava cedo demais..
    Pra brincar era legal, mas as peças não aguentaram e eu decidi colocar o cambio e diferencial maiores pra conseguir um carro mais integro, mesmo sacrificando potencia.

    Aí veio a ideia do projeto turbo pra compensar toda perda de potencia/torque e aproveitar a nova estrutura do carro..
    Abrimos o motor completo e revisamos tudo nesse processo, até porque o carro ficou só na carroceria, aguardando toda mecânica nova..

    Agora ele esta com o comando 260sst da kuir, (específico para carro turbo), o que posso dizer é "o que esse comando não tem de torque inicial, tem de giro", porque depois que começa subir a aceleração da pra ver que o carro puxa MUITO, e se eu não me engano, a rotação esta limitada em 5500RPM, até o momento, devido à falta da turbina...

    Sobre a compra do volante foi por instrução do preparador, depois que desmontamos o carro completo, vimos que estava com trincas a ponto de quebrar, junto com a embreagem no fim de vida..
    Pensando em segurança, possibilidade de brincar em algumas pistas e características boas pra usar com o comando que comprei (não sei se prossegue), demos segmento nesse volante de alumínio..

    Cheguei a ver algumas turbinas .70, mas não sei se algumas especificações casariam melhor com a configuração que ja tenho, vi que tem muitas diferenças e realmente sou absurdamente leigo no assunto técnico de turbina

    Lembrando que penso em um carro com no máximo 300cv (não que seja o mais importante, mais uma base mesmo..)
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por BenKenobi Sex 22 Dez - 6:20:59

    Tente sempre seguir a orientacao do preparador, geralmente ele que tem uma percepcao melhor da coisa. MAS, turbina para opala como falei nao use pequena turbina.

    Tem alguns lugares da internet que mostram como calcular a turbina, precisa saber um pouco do ingles, mas no proprio site da garret mostra a formula. Acredito que já ajuda a ter um norte.

    Mapas das turbinas
    https://www.rbracing-rsr.com/turbosupermaps.html

    Materia da Garret:
    https://www.garrettmotion.com/news/newsroom/article/how-to-select-a-turbo-with-over-35-garrett-turbos-to-choose-from/#:~:text=If%20you%20have%20a%204,2.0L%20and%20345hp%20match.

    Pagung gosta desta mensagem

    Pagung
    Pagung
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : São jose dos campos
    Modelo do carro :

    - OPALA COMODORO 89
    - MOTOR SILVERADO 4.1i STANDARD
    - ALCOOL
    - COMANDO 260sst
    - TUCHOS MECANICOS
    - BICOS 80 LBS
    - INJEÇÃO PROGRAMÁVEL FUELTECH FT-300
    - NANO PRO
    - SPARK PRO
    - BOMBA ELÉTRICA
    - CAMBIO VORTEC 4.3
    - VOLANTE ALIVIADO - ALUMÍNIO
    - EMBREAGEM DE CERAMICA - ATUADOR HIDRÁULICO
    - ESCAPAMENTO ELÉTRICO 2,5" - ABERTURA APÓS COLETOR OU ABAFADOR
    - DIFERENCIAL DANA 44 - 3.07 - AUTOBLOCANTE 75%
    - FREIO A DISCO NAS 4 RODAS
    - PAINEL ODG
    - CHICOTE INTEIRO EM MANTA MARITIMA
    - RODAS WELD MAGNUM - R15
    - PNEUS COOPER COBRA - DIANTEIRO-225/65. TRASEIRO-245/60


    Cilindros : 6 CILINDROS - 4100cc
    Data de inscrição : 28/08/2021

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por Pagung Sex 22 Dez - 8:04:56

    BenKenobi escreveu:Tente sempre seguir a orientacao do preparador, geralmente ele que tem uma percepcao melhor da coisa. MAS, turbina para opala como falei nao use pequena turbina.

    Tem alguns lugares da internet que mostram como calcular a turbina, precisa saber um pouco do ingles, mas no proprio site da garret mostra a formula. Acredito que já ajuda a ter um norte.

    Mapas das turbinas
    https://www.rbracing-rsr.com/turbosupermaps.html

    Materia da Garret:
    https://www.garrettmotion.com/news/newsroom/article/how-to-select-a-turbo-with-over-35-garrett-turbos-to-choose-from/#:~:text=If%20you%20have%20a%204,2.0L%20and%20345hp%20match.

    Com certeza, a oficina que esta dando andamento no projeto é top, mas nem chegamos a conversar sobre a turbina ainda, porque decidimos fechar aspirado antes, e depois dar andamento com o kit turbo pra finalizar, devido a falta de $$$$ depois de gastar até o que não tinha kkkkk

    Irei ver os vídeos, valeu!!!

    A uns 2 anos atrás quando eu estava na fase de adaptação do diferencial, por coincidência, você ajudou também Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst 851505
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por opala4cc Sáb 23 Dez - 9:28:44

    O seu projeto é um dos raros projetos de preparação que foi pra frente. A maioria fica só no delírio/devaneio, encerrando silenciosamente na falta de noção e nos preços das peças de performance.
    Parabéns pela perseverança de ter seguido em frente!

    Pagung gosta desta mensagem

    denizio
    denizio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 55
    Idade : 38
    Localização : são paulo
    Modelo do carro : Caravan standard 1980
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/08/2012

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por denizio Seg 1 Jan - 10:38:42

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Img-2011
    Tenho um projeto muito parecido
    Uso uma turbina ZR .70.84 Eixo 61mm - Rotor 65mm
    Começa pegar com 3000rpm meu carro corta com 5600rpm (Cabeçote original)
    Vem 06 de primeira 09 de segunda e 1.5bar de terceira e quarta

    SMITH250 e Pagung gostam desta mensagem

    SMITH250
    SMITH250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Idade : 57
    Localização : sapiranga - RS
    Modelo do carro : comodoro 1978 250-S
    Opala de luxo 78 4c
    Cilindros : 6cc
    4cc
    Data de inscrição : 28/12/2009

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por SMITH250 Ter 2 Jan - 10:09:30

    Pagung escreveu:Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Comecei esse projeto pensando em fazer um carro aspirado nervoso, mas conforme fui evoluindo, vi que será mais conveniente um projeto turbo.

    Nesse processo, errei bastante e tive muitas quebras, devido a isso, hoje ja estou com uma base mediana pra colocar turbo.. sendo Cambio vortec da S10, diferencial dana 44, volante de alumínio, embreagem de cerâmica, e o cardã coloquei inteiriço e tirei o bipartido original (não sei se era azar, mas quebrei ele 3x e tinha muita vibração mesmo gastando com balanceamentos), depois do inteiriço o carro ficou melhor e não quebrou mais.

    Após colocar o volante aliviado, senti que o carro ficou completamente sem torque na baixa, e acredito que o próprio comando turbo somado a esse volante de alumínio estão causando isso..

    E hoje ele tem 160cv de roda, medidos no dinamômetro (bem menos, do que antes quando tinha volante e comando original da silverado, eu achava bem agressivo, somados ao diferencial 3,54)

    Ou seja.. falta somente a turbina para concluir o motor, que agora tem as características para trabalhar sobrealimentado..

    Algo em torno de 250cv a 300cv, acho que é o máximo para manter nesse motor original e atender o que procuro SEM QUEBRAR (caso seja menos, pra evitar quebras, podem falar, não sei se estou certo nisso)
    [b[/b]

    Olá amigos, Já fiz bastante coisa em 6c turbo, quebrei alguns motores, usei motor com taxa de gasolina original, cabeçote feito com válvulas de admissão de 49,5mm e dutos feitos, na época com Weber 44 mais 3 bicos mono ponto administrados por uma injeção analógica digipulse como suplementar. A configuração máxima que cheguei sem quebras foi turbo.70 x .100 com eixo 67mm comando omega 4.1 e 1,4bar de pressão rendendo em torno de 300cv na roda, câmbio clark 5m do opala 1992 e diferencial dana 44 3,07:1 com autoblocante de f1000 … maravilhoso de andar e foi bastante rodado… montei em 1999 e quando meu filho fez 18 anos dei o carro a ele… agora está com tudo forjado, comando engle TCS5 turbina garret GT… mas aí câmbio abriu o bico.
    Se quiserem ver o carro é muito vídeo bacana ou tirar dúvidas entre no galpao.239 no insta, é tudo sobre o carro que já está turbo fazem 24 anos na nossa família. E no que pudermos ajudar, colocamo-nos a disposição. Nao trabalhamos com isto, portanto não é objetivo comercial. Forte abraço.

    Pagung gosta desta mensagem

    Pagung
    Pagung
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : São jose dos campos
    Modelo do carro :

    - OPALA COMODORO 89
    - MOTOR SILVERADO 4.1i STANDARD
    - ALCOOL
    - COMANDO 260sst
    - TUCHOS MECANICOS
    - BICOS 80 LBS
    - INJEÇÃO PROGRAMÁVEL FUELTECH FT-300
    - NANO PRO
    - SPARK PRO
    - BOMBA ELÉTRICA
    - CAMBIO VORTEC 4.3
    - VOLANTE ALIVIADO - ALUMÍNIO
    - EMBREAGEM DE CERAMICA - ATUADOR HIDRÁULICO
    - ESCAPAMENTO ELÉTRICO 2,5" - ABERTURA APÓS COLETOR OU ABAFADOR
    - DIFERENCIAL DANA 44 - 3.07 - AUTOBLOCANTE 75%
    - FREIO A DISCO NAS 4 RODAS
    - PAINEL ODG
    - CHICOTE INTEIRO EM MANTA MARITIMA
    - RODAS WELD MAGNUM - R15
    - PNEUS COOPER COBRA - DIANTEIRO-225/65. TRASEIRO-245/60


    Cilindros : 6 CILINDROS - 4100cc
    Data de inscrição : 28/08/2021

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por Pagung Ter 2 Jan - 11:31:00

    opala4cc escreveu:O seu projeto é um dos raros projetos de preparação que foi pra frente. A maioria fica só no delírio/devaneio, encerrando silenciosamente na falta de noção e nos preços das peças de performance.
    Parabéns pela perseverança de ter seguido em frente!

    Cara, obrigado pelo reconhecimento, isso é um ponto que quase ninguém consegue enxergar, a menos que viva no meio e entenda muito bem do assunto!
    muitos acham que é fácil, só chegar e montar porque teve um "fulano que fez um parecido e encaixa tudo certinho"..

    É um processo que quanto mais você acha que está no final, na verdade está bem no começo kkk
    E mais longe ainda de ser um "investimento" para ter rentabilidade no futuro.. chega um ponto que se colocarmos na ponta da caneta, os valores desmotivam (acho que é a razão da maioria desistir)

    Eu ainda complico um pouco mais, porque sou o famoso (zé-frisinho) se tratando de detalhes originais no carro Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst 695742 kkkkkk

    Mais próximo ao fim do projeto, penso em contar a história completa desse carro, e vim postando as fotos com as explicações do que foi feito e escondido pra parecer um carro de vovô por fora.. sempre me empolgo nessa parte hahaha
    Quem olha esse carro de capô fechado e interior, acha que é tudo original, com exceção das rodas, e rádio que não tenho original ainda.


    Pagung
    Pagung
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : São jose dos campos
    Modelo do carro :

    - OPALA COMODORO 89
    - MOTOR SILVERADO 4.1i STANDARD
    - ALCOOL
    - COMANDO 260sst
    - TUCHOS MECANICOS
    - BICOS 80 LBS
    - INJEÇÃO PROGRAMÁVEL FUELTECH FT-300
    - NANO PRO
    - SPARK PRO
    - BOMBA ELÉTRICA
    - CAMBIO VORTEC 4.3
    - VOLANTE ALIVIADO - ALUMÍNIO
    - EMBREAGEM DE CERAMICA - ATUADOR HIDRÁULICO
    - ESCAPAMENTO ELÉTRICO 2,5" - ABERTURA APÓS COLETOR OU ABAFADOR
    - DIFERENCIAL DANA 44 - 3.07 - AUTOBLOCANTE 75%
    - FREIO A DISCO NAS 4 RODAS
    - PAINEL ODG
    - CHICOTE INTEIRO EM MANTA MARITIMA
    - RODAS WELD MAGNUM - R15
    - PNEUS COOPER COBRA - DIANTEIRO-225/65. TRASEIRO-245/60


    Cilindros : 6 CILINDROS - 4100cc
    Data de inscrição : 28/08/2021

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por Pagung Ter 2 Jan - 11:42:41

    denizio escreveu:Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Img-2011
    Tenho um projeto muito parecido
    Uso uma turbina ZR .70.84 Eixo 61mm - Rotor 65mm
    Começa pegar com 3000rpm meu carro corta com 5600rpm (Cabeçote original)
    Vem 06 de primeira 09 de segunda e 1.5bar de terceira e quarta

    Coisa linda irmão!!
    Parabéns pelo carro!!

    Essa configuração que você ta utilizando, está bem próxima do que estou pensando em colocar no meu..
    A sua é pulsativa? - vi algumas explicações sobre ela, e não sei se compensaria pelo nível e construção do projeto, alguns dizem que compensa, outros que não, cheguei a ver bastante explicações mas na prática acho que compensa ouvir a opinião de quem tem cada uma né?! hihihi



    Pagung
    Pagung
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : São jose dos campos
    Modelo do carro :

    - OPALA COMODORO 89
    - MOTOR SILVERADO 4.1i STANDARD
    - ALCOOL
    - COMANDO 260sst
    - TUCHOS MECANICOS
    - BICOS 80 LBS
    - INJEÇÃO PROGRAMÁVEL FUELTECH FT-300
    - NANO PRO
    - SPARK PRO
    - BOMBA ELÉTRICA
    - CAMBIO VORTEC 4.3
    - VOLANTE ALIVIADO - ALUMÍNIO
    - EMBREAGEM DE CERAMICA - ATUADOR HIDRÁULICO
    - ESCAPAMENTO ELÉTRICO 2,5" - ABERTURA APÓS COLETOR OU ABAFADOR
    - DIFERENCIAL DANA 44 - 3.07 - AUTOBLOCANTE 75%
    - FREIO A DISCO NAS 4 RODAS
    - PAINEL ODG
    - CHICOTE INTEIRO EM MANTA MARITIMA
    - RODAS WELD MAGNUM - R15
    - PNEUS COOPER COBRA - DIANTEIRO-225/65. TRASEIRO-245/60


    Cilindros : 6 CILINDROS - 4100cc
    Data de inscrição : 28/08/2021

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por Pagung Ter 2 Jan - 11:50:58

    SMITH250 escreveu:
    Pagung escreveu:Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Comecei esse projeto pensando em fazer um carro aspirado nervoso, mas conforme fui evoluindo, vi que será mais conveniente um projeto turbo.

    Nesse processo, errei bastante e tive muitas quebras, devido a isso, hoje ja estou com uma base mediana pra colocar turbo.. sendo Cambio vortec da S10, diferencial dana 44, volante de alumínio, embreagem de cerâmica, e o cardã coloquei inteiriço e tirei o bipartido original (não sei se era azar, mas quebrei ele 3x e tinha muita vibração mesmo gastando com balanceamentos), depois do inteiriço o carro ficou melhor e não quebrou mais.

    Após colocar o volante aliviado, senti que o carro ficou completamente sem torque na baixa, e acredito que o próprio comando turbo somado a esse volante de alumínio estão causando isso..

    E hoje ele tem 160cv de roda, medidos no dinamômetro (bem menos, do que antes quando tinha volante e comando original da silverado, eu achava bem agressivo, somados ao diferencial 3,54)

    Ou seja.. falta somente a turbina para concluir o motor, que agora tem as características para trabalhar sobrealimentado..

    Algo em torno de 250cv a 300cv, acho que é o máximo para manter nesse motor original e atender o que procuro SEM QUEBRAR (caso seja menos, pra evitar quebras, podem falar, não sei se estou certo nisso)
    [b[/b]

    Olá amigos, Já fiz bastante coisa em 6c turbo, quebrei alguns motores, usei motor com taxa de gasolina original, cabeçote feito com válvulas de admissão de 49,5mm e dutos feitos, na época com Weber 44 mais 3 bicos mono ponto administrados por uma injeção analógica digipulse como suplementar. A configuração máxima que cheguei sem quebras foi turbo.70 x .100 com eixo 67mm comando omega 4.1 e 1,4bar de pressão rendendo em torno de 300cv na roda, câmbio clark 5m do opala 1992 e diferencial dana 44 3,07:1 com autoblocante de f1000 … maravilhoso de andar e foi bastante rodado… montei em 1999 e quando meu filho fez 18 anos dei o carro a ele… agora está com tudo forjado, comando engle TCS5 turbina garret GT… mas aí câmbio abriu o bico.
    Se quiserem ver o carro é muito vídeo bacana ou tirar dúvidas entre no  galpao.239  no insta, é tudo sobre o carro que já está turbo fazem 24 anos na nossa família. E no que pudermos ajudar, colocamo-nos a disposição. Nao trabalhamos com isto, portanto não é objetivo comercial. Forte abraço.

    Com certeza irei dar uma olhada!!
    Sensacional a história do carro de vocês!
    Quando a paixão pelos opalas vem de herança, nosso cuidado é diferenciado Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst 122938

    Obrigado pelo relato de até onde aguentou sem quebras kkk, venho de várias que não cheguei colocar tudo aqui pra não sobrecarregar o fórum, mas agora com a estrutura mecânica que tenho, também estimo os 300cv como teto do projeto, (caso não mude de novo kkkkkkk)
    christian
    christian
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 218
    Idade : 36
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 14/01/2010

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por christian Qua 3 Jan - 3:44:25

    Bom dia.
    Tenho a mesma experiência que nosso amigo comentou, andei com o meu sem quebras até 300cv,com segurança, acima disso já começa a correr riscos. Meu motor na última configuração tinha 340cv e 60kg de torque com 1,2 kg de turbo, comando original, só os pistões forjados e bielas originais de silverado/ômega. Andei um bom tempo assim até que uma das bielas se entregou e quebrou tudo, então também acho que o limite pra não quebrar é na casa dos 300cv. Minha turbina era uma 70/70 , eixo 59 e rotor 56,é uma turbina pequena pro opala, porém pra rua acho que é a melhor configuração pra um carro com comando original porque a turbina começa a encher com 1500rpm e vai cheia desde 1800rpm até 4500/4700rpm onde o motor já começa a andar pra trás devido ao comando original, e fica um carro muito bom de andar na rua pela resposta rápida e praticamente sem lag. No teu caso que é um comando que permite girar mais pegaria uma turbina pouca coisa maior pra deixar o motor respirar mais e ter menos contrapressão.

    Pagung gosta desta mensagem

    Pagung
    Pagung
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : São jose dos campos
    Modelo do carro :

    - OPALA COMODORO 89
    - MOTOR SILVERADO 4.1i STANDARD
    - ALCOOL
    - COMANDO 260sst
    - TUCHOS MECANICOS
    - BICOS 80 LBS
    - INJEÇÃO PROGRAMÁVEL FUELTECH FT-300
    - NANO PRO
    - SPARK PRO
    - BOMBA ELÉTRICA
    - CAMBIO VORTEC 4.3
    - VOLANTE ALIVIADO - ALUMÍNIO
    - EMBREAGEM DE CERAMICA - ATUADOR HIDRÁULICO
    - ESCAPAMENTO ELÉTRICO 2,5" - ABERTURA APÓS COLETOR OU ABAFADOR
    - DIFERENCIAL DANA 44 - 3.07 - AUTOBLOCANTE 75%
    - FREIO A DISCO NAS 4 RODAS
    - PAINEL ODG
    - CHICOTE INTEIRO EM MANTA MARITIMA
    - RODAS WELD MAGNUM - R15
    - PNEUS COOPER COBRA - DIANTEIRO-225/65. TRASEIRO-245/60


    Cilindros : 6 CILINDROS - 4100cc
    Data de inscrição : 28/08/2021

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por Pagung Qua 3 Jan - 7:17:31

    christian escreveu:Bom dia.
    Tenho a mesma experiência que nosso amigo comentou, andei com o meu sem quebras até 300cv,com segurança, acima disso já começa a correr riscos. Meu motor na última configuração tinha 340cv e 60kg de torque com 1,2 kg de turbo, comando original, só os pistões forjados e bielas originais de silverado/ômega. Andei um bom tempo assim até que uma das bielas se entregou e quebrou tudo, então também acho que o limite pra não quebrar é na casa dos 300cv. Minha turbina era uma 70/70 , eixo 59 e rotor 56,é uma turbina pequena pro opala, porém pra rua acho que é a melhor configuração pra um carro com comando original porque a turbina começa a encher com 1500rpm e vai cheia desde 1800rpm até 4500/4700rpm onde o motor já começa a andar pra trás devido ao comando original, e fica um carro muito bom de andar na rua pela resposta rápida e praticamente sem lag. No teu caso que é um comando que permite girar mais pegaria uma turbina pouca coisa maior pra deixar o motor respirar mais e ter menos contrapressão.

    Cara, bom dia!
    Agradeço o relato, somado ao que estou vendo de motores similares estou caindo numa realidade melhor do que iniciei.

    Faz muito sentido a questão da contrapressão!! vou procurar sobre ela melhor  Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst 428172

    Agora estou naquela fase de estudar custo benefício, a última que tinha visto foi a Turbina Roletada 70. Master Power (instrução de revendedor da fabricante, pra configuração do meu motor) - mas está quase 8 mangos só ela, fora os periféricos que virá depois.. então julgo que ficaria em média uns 12 mil fora mão de obra.. não sei se está fora.
    christian
    christian
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 218
    Idade : 36
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 14/01/2010

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por christian Qua 10 Jan - 6:02:06

    Bom dia
    Não vejo vantagem no teu caso de usar uma roletada, a não ser que tu tenha muita grana sobrando. Turbina roletada é mais vantajoso pra quem precisa duma turbina grande e quer reduzir o lag porque ela sai da inércia mais rápido, ou pra quem tem um carro de pista e precisa carregar muita pressão com mais facilidade justamente porque usam turbina gigante pra gerar muita potência, nesses casos a roletada vai fazer diferença. Mas pra um projeto de 300cv não vejo uma vantagem considerável que pague esse valor todo, não to dizendo que não presta, pelo contrário, é muito melhor que de mancal, mas não precisa gastar isso tudo pra esse projeto, teu motor nem forjado é, não vai aproveitar nem 50% da turbina. Se tu tem essa grana disponível gastaria essa diferença numa injeção melhor pra fazer o acerto do teu carro que tu não vai se arrepender.

    Pagung gosta desta mensagem

    Pagung
    Pagung
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : São jose dos campos
    Modelo do carro :

    - OPALA COMODORO 89
    - MOTOR SILVERADO 4.1i STANDARD
    - ALCOOL
    - COMANDO 260sst
    - TUCHOS MECANICOS
    - BICOS 80 LBS
    - INJEÇÃO PROGRAMÁVEL FUELTECH FT-300
    - NANO PRO
    - SPARK PRO
    - BOMBA ELÉTRICA
    - CAMBIO VORTEC 4.3
    - VOLANTE ALIVIADO - ALUMÍNIO
    - EMBREAGEM DE CERAMICA - ATUADOR HIDRÁULICO
    - ESCAPAMENTO ELÉTRICO 2,5" - ABERTURA APÓS COLETOR OU ABAFADOR
    - DIFERENCIAL DANA 44 - 3.07 - AUTOBLOCANTE 75%
    - FREIO A DISCO NAS 4 RODAS
    - PAINEL ODG
    - CHICOTE INTEIRO EM MANTA MARITIMA
    - RODAS WELD MAGNUM - R15
    - PNEUS COOPER COBRA - DIANTEIRO-225/65. TRASEIRO-245/60


    Cilindros : 6 CILINDROS - 4100cc
    Data de inscrição : 28/08/2021

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por Pagung Qua 10 Jan - 6:53:57

    christian escreveu:Bom dia
    Não vejo vantagem no teu caso de usar uma roletada, a não ser que tu tenha muita grana sobrando. Turbina roletada é mais vantajoso pra quem precisa duma turbina grande e quer reduzir o lag porque ela sai da inércia mais rápido, ou pra quem tem um carro de pista e precisa carregar muita pressão com mais facilidade justamente porque usam turbina gigante pra gerar muita potência, nesses casos a roletada vai fazer diferença. Mas pra um projeto de 300cv não vejo uma vantagem considerável que pague esse valor todo, não to dizendo que não presta, pelo contrário, é muito melhor que de mancal, mas não precisa gastar isso tudo pra esse projeto, teu motor nem forjado é, não vai aproveitar nem 50% da turbina. Se tu tem essa grana disponível gastaria essa diferença numa injeção melhor pra fazer o acerto do teu carro que tu não vai se arrepender.

    Bom dia Christian
    Top demais a visão cara!!

    Realmente acho que teve muito papo de vendedor pra empurrar um produto bom, mas não se encaixa no meu projeto, ela está bem acima.

    Depois de estudar sobre as diferenças de turbinas e configurações, achei muito atrativo alguns modelos da ZR que se encaixa melhor, até o momento estou optando pela pulsativa (teria que trocar o coletor de admissão como adicional, mas nem de perto chega no preço da roletada), e vejo inúmeras vantagens para um projeto de rua, com um teto de potencia que não será tão grande.

    Meu próximo passo é definir a caixa quente e fria, somado ao dimensionamento dos eixos.

    Após definir esse norte, levo pro preparador nos dar um aval e ajustar o que for necessário, e venho atualizando aqui, deixo meus relatos, pra dizer como ficou  Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst 562542

    BenKenobi gosta desta mensagem

    zanduzzo
    zanduzzo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1
    Localização : Curitiba
    Data de inscrição : 11/08/2016

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por zanduzzo Seg 8 Abr - 8:45:27

    Bom dia!

    Pesquisei MUITO, utilizei programas com dados técnicos das turbinas e conversei com especialistas para chegar no que seria o ideal para o nosso 6 cilindros:

    Abaixo resumo:
    - Fria: 0.70
    - A/R: 0.84
    - Eixo: 64.5/74.15mm
    - Rotor: 59.85/88mm

    A minha turbina é uma Biaggio modelo AUT940.84P do tipo pulsativa.

    Usei um coletor de ferro fundido, com correção de projeto, ou seja, colocando mais uma válvula Westgate, visto que o coletor é 6x2.

    Pagung gosta desta mensagem

    Pagung
    Pagung
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : São jose dos campos
    Modelo do carro :

    - OPALA COMODORO 89
    - MOTOR SILVERADO 4.1i STANDARD
    - ALCOOL
    - COMANDO 260sst
    - TUCHOS MECANICOS
    - BICOS 80 LBS
    - INJEÇÃO PROGRAMÁVEL FUELTECH FT-300
    - NANO PRO
    - SPARK PRO
    - BOMBA ELÉTRICA
    - CAMBIO VORTEC 4.3
    - VOLANTE ALIVIADO - ALUMÍNIO
    - EMBREAGEM DE CERAMICA - ATUADOR HIDRÁULICO
    - ESCAPAMENTO ELÉTRICO 2,5" - ABERTURA APÓS COLETOR OU ABAFADOR
    - DIFERENCIAL DANA 44 - 3.07 - AUTOBLOCANTE 75%
    - FREIO A DISCO NAS 4 RODAS
    - PAINEL ODG
    - CHICOTE INTEIRO EM MANTA MARITIMA
    - RODAS WELD MAGNUM - R15
    - PNEUS COOPER COBRA - DIANTEIRO-225/65. TRASEIRO-245/60


    Cilindros : 6 CILINDROS - 4100cc
    Data de inscrição : 28/08/2021

    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por Pagung Ter 30 Abr - 11:49:15

    zanduzzo escreveu:Bom dia!

    Pesquisei MUITO, utilizei programas com dados técnicos das turbinas e conversei com especialistas para chegar no que seria o ideal para o nosso 6 cilindros:

    Abaixo resumo:
    - Fria: 0.70
    - A/R: 0.84
    - Eixo: 64.5/74.15mm
    - Rotor: 59.85/88mm

    A minha turbina é uma Biaggio modelo AUT940.84P do tipo pulsativa.

    Usei um coletor de ferro fundido, com correção de projeto, ou seja, colocando mais uma válvula Westgate, visto que o coletor é 6x2.

    Top a configuração cara!
    Sabe quantos cavalos em média, consegue extrair com essa configuração?

    Conteúdo patrocinado


    Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst Empty Re: Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 2 maio - 2:59:08