olá queria saber se por ventura eu colocar uma tampa de 18 libras no radiador pode acontecer algo? radiador pega 7,5 litros e qual aditivo a galera usa no radiador de cobre? pq já ouvi falar que coloca oleo soluvel mas ele n faz com que diminua o ponto de ebulição e alguns aditivos podem corroer o radiador e cobre
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^Marcos^
edimmota
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Tampa de radiador e Aditivo
edimmota- Opaleiro
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Localização : Sergipe
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cambio 3M
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Data de inscrição : 14/04/2013
- Mensagem nº1
Tampa de radiador e Aditivo
^Marcos^- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2522
Idade : 60
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 16/06/2008
- Mensagem nº2
Re: Tampa de radiador e Aditivo
Opala 4cc usa tampa de 13 libras (se não me engano), radiador não selado, colocar uma de 18 pode ser "explosivo" para as borrachas.
Pesquise por aditivo neste forum pois criei um topico que tem as informações relativas a aditivo que vc precisa.
Pesquise por aditivo neste forum pois criei um topico que tem as informações relativas a aditivo que vc precisa.
gilmareu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 636
Idade : 50
Localização : Cosmopolis - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto
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Cilindros : 6cil
Data de inscrição : 10/06/2012
- Mensagem nº3
Re: Tampa de radiador e Aditivo
No meu radiador coloquei uma tampa de 13lbs e o fluído é de etilenoglicol (líquido verde) a proporção de meio litro para 1,5 litros de água senão me engano, foram umas 3 ou 4 garrafinhas.
Comprei uma do Mercado Livre, da marca Stant, bonita demais no Opalão.
Eu coloquei água do purificador Europa mesmo, mas o certo é uma água desmineralizada.
Naquele reservatório que fica à esquerda, próximo do alternador, eu coloquei água até 3/4.
Comprei uma do Mercado Livre, da marca Stant, bonita demais no Opalão.
Eu coloquei água do purificador Europa mesmo, mas o certo é uma água desmineralizada.
Naquele reservatório que fica à esquerda, próximo do alternador, eu coloquei água até 3/4.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº4
Re: Tampa de radiador e Aditivo
edimmota escreveu:olá queria saber se por ventura eu colocar uma tampa de 18 libras no radiador pode acontecer algo? radiador pega 7,5 litros e qual aditivo a galera usa no radiador de cobre? pq já ouvi falar que coloca oleo soluvel mas ele n faz com que diminua o ponto de ebulição e alguns aditivos podem corroer o radiador e cobre
Mesmo em radiadores não selados tem que deixar um espaço sem água para a dilatação da água do radiador, ou as mangueiras estouram mesmo.
O meu radiador antigo (porque eu troquei) a tampa não se assentava e perdia pressão e eu calcei com borracha, se vai aumentar a resistência de pressão da tampa por causa de vazamento, olhe se ela (a velha) está assentando bem.
Óleo solúvel
Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
Durabilidade: N/A;
Custo: Baixíssimo;
Cor: Branco (leitoso);
Proporção: 10%.
Sem etilenoglicol
Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
Custo: Baixo;
Cor: Verde;
Proporção: 10% até 20%.
Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%.
Orgânico (com etilenoglicol)
Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
Custo: Alto;
Cor: Vermelho/Laranja;
Proporção: 40% até 60%.
Observações importantes:
Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos.
Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
Jamais mistures aditivos com composição diferente.
Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
Água da rua (encanada) tem muito cloro, não use.
Quem tiver mais informações, fique a vontade.
4X4 Brasil
Tito Fernandes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 296
Idade : 61
Localização : Ponta Grossa, Pr
Modelo do carro : Opala SS 79
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 22/05/2012
- Mensagem nº5
Re: Tampa de radiador e Aditivo
Estou usando água de poço (sem cloro) com óleo soluvel, conforme recomenda o manual do proprietário
ROBERTO KESTERING- Opaleiro
- Número de Mensagens : 57
Idade : 63
Localização : Siderópolis-SC
Modelo do carro : OPALA COMODORO 1990, 4.1S
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 28/08/2013
- Mensagem nº6
Re: Tampa de radiador e Aditivo
Qual o aditivo para radiador Usar?? RADIEX Bio Coolant, vai causar algum dano ao Sistema???alguem usa? que me diz da experiencia?
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